Está en la página 1de 2

1

CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL E COMUNICAO DA PRISO EM FLAGRANTE


Rmulo de Andrade Moreira

Promotor de Justia e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais do Ministrio Pblico do Estado da Bahia. Professor de Direito Processual Penal da Universidade Salvador-UNIFACS na graduao e na ps-graduao (Cursos de Especializao em Direito Pblico e em Processo). Ps-graduado, lato sensu, pela Universidade de Salamanca/Espanha e pela UNIFACS (Especializao em Processo, coordenado pelo Professor Calmon de Passos). Membro da Association Internationale de Droit Penal e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Associado ao Instituto Brasileiro de Cincias Criminais IBCCrim e ao Movimento do Ministrio Pblico Democrtico.

Prescreve a Constituio Federal no seu art. 129, VII que ao Ministrio Pblico cabe, como funo institucional, exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior , delegando, assim, ao legislador infraconstitucional a misso de regulamentar a forma como se exteriorizaria tal controle externo, ou seja, o modo como ele deveria ser exercido. A lei complementar referida exatamente aquela prevista no art. 128, 5. da Carta Magna, ou seja, a lei complementar estadual de iniciativa do Procurador-Geral de Justia que estabelece as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico. Deixe-se, claro, portanto, que a citada lei complementar no precisa ser uma norma federal, mas uma lei estadual, sem dvidas; basta ler o texto constitucional com alguma acuidade. Ou seja, o legislador constituinte, induvidosamente, deixou para o legislador estadual disciplinar o controle externo da atividade policial pelo Ministrio Pblico. Por sua vez, a Lei Complementar estadual n. 11/96 disciplina no art. 72, XVI, e, que dentro das atribuies imanentes ao controle externo pelo Ministrio Pblico est o de receber, imediatamente, comunicao da priso de qualquer pessoa por parte da autoridade policial, com indicao do lugar onde se encontra o preso e cpia dos documentos comprobatrios da legalidade da priso. Ora, expressa esta exigncia, imposta por uma lei complementar estadual, erigida, por sua vez, com autorizao constitucional. Nem se invoque o art. 5., LXII da Constituio Federal que exige a comunicao da priso de qualquer pessoa ao Juiz competente, pois tal disposio constitucional no exclui a necessidade da mesma comunicao tambm ser feita a outras autoridades pblicas, como aos membros do Ministrio Pblico. O referido dispositivo apenas obriga a comunicao ao Juiz de Direito (no proibindo que o seja a outras autoridades), o que no retira absolutamente a possibilidade de se exigir o

mesmo em relao ao Promotor de Justia, como o fez a citada lei complementar estadual, respaldada, repita-se, pela Constituio Federal. No se diga, tampouco, que o art. 307 do Cdigo de Processo Penal determina a comunicao da priso em flagrante apenas ao juiz a quem couber tomar conhecimento do fato delituoso , bastando lembrar aos imprudentes que o referido diploma adjetivo da dcada de 40... Alis, o novo Cdigo de Processo Penal, cujo projeto j est em franca tramitao no Congresso Nacional, prestes a ser sancionado, modifica o art. 6. do velho CPP, estabelecendo no seu 5. que a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero imediatamente comunicados autoridade judiciria competente, ao Ministrio Pblico e famlia do preso, ou a pessoa por ele indicada , amoldando -se nova ordem constitucional. Ainda que desnecessrio, invocamos, tambm, o art. 10 da Lei Complementar Federal n. 75/93 (Lei Orgnica do Ministrio Pblico federal), utilizada subsidiariamente pelo Ministrio Pblico estadual (art. 80 da Lei n. 8.625/93) que exige expressamente a comunicao ao Ministrio Pblico da priso de qualquer pessoa; ressalvamos que no entendemos necessrio lanarmos mo da supra referida Lei Complementar n. 75/93, para embasarmos nossas idias, tendo isto sido feito apenas para esgotarmos o assunto.

También podría gustarte