Está en la página 1de 6

1 Aula de matemtica 2013 5 srie (6 ano) Nmeros inteiros (conceitos) Dados da Aula

O que o aluno poder aprender com esta aula: 1- Situar diferentes povos e pocas relacionadas ao surgimento dos nmeros. 2- Reconhecer como se deu a criao dos nmeros e do atual sistema de numerao. 3- Identificar nmeros inteiros, racionais, irracionais reais e complexos.

Estratgias e Recursos da aula


Os nmeros esto to presentes em nossa vida que nem nos damos conta disso. Vamos pensar no nosso cotidiano, entre ontem e hoje, quantas vezes voc se envolveu com eles? Faamos um breve levantamento de momentos e situaes que usamos os nmeros... Mas ser que sempre foi assim? Antigamente as pessoas no tinham telefone em casa, nem havia automvel nas ruas, poucas casas tinham nmeros e o comrcio no tinha a intensidade que temos hoje. Quanto mais voltarmos o tempo, mais vamos perceber que menor era a dependncia dos nmeros na vida das pessoas... Mas desde quando os nmeros existem? Quando e como foram criados? Investigar a origem dos nmeros investigar a origem da humanidade. H 50 mil anos, as pessoas viviam em grupos pouco numerosos, alimentavam-se da caa e coleta de frutos e razes, abrigavam-se em cavernas para proteger-se do tempo e dos inimigos. Eles no comerciavam e no usavam dinheiro, no plantavam, no criavam animais e nem construam suas casas. Com o passar de milhes de anos, esse modo de vida foi se alterando... O homem deixa de ser apenas caador e coletor de alimento e passa a ser agricultor. Passa a capturar animais para t-los como reserva de alimento, aprende a domestic-lo e aproveitar-se do que ofereciam... Assim foram evoluindo!!! A agricultura e o pastoreio provocaram inmeras mudanas na vida do homem. Passaram a se organizar e a viver em grupos, a reservar alimento para atender a populao que crescia. Com o sentimento de propriedade (animais, terra e produtos dela extrados) o homem desenvolveu o comrcio rudimentar e o sistema de trocas. Nos primeiros tempos, para contar eram usados os dedos, pedras, os ns de uma corda, marcas num osso...

Para controlar o rebanho e ter certeza de que nenhuma ovelha havia fugido ou sido devorada por algum animal selvagem, usavam pedras. Cada ovelha que saa para pastar correspondia a uma pedra. O pastor colocava todas as pedras em um saquinho. No fim do dia, medida que as ovelhas entravam no cercado, ele ia retirando as pedras. Que susto levaria se aps todas as ovelhas estarem no cercado, sobrasse alguma pedra! Da decorre a palavra Clculo, que em latim quer dizer contas com pedras. E, assim contando objetos com outros objetos o homem comeou a construir o conceito de nmero. Nosso corpo teve papel importantssimo nesse processo. Pois se passou a relacionar a ideia de contagem com os dedos da mo: cinco dedos, cinco peixes, cinco bastes, cinco animais, e assim por diante. A associao entre dedos e nmeros at hoje est presente na palavra dgito, que provm de digitus = dedo. Mas, como fazer clculos mais elaborados com pedrinhas, ns ou riscos num osso? Por conta desta necessidade os egpcios passaram a representar a quantidade de objetos por meio de sinais. - Um trao vertical representava a unidade; - Um sinal em forma de ala indicava a dezena; - Uma corda enrolada valia cem; - A flor de ltus representava mil; - Um dedo dobrado valia 10.000; - Um girino representava 100.000 unidades e; - Uma figura ajoelhada, valia 1.000.000.

Os nmeros de 1 a 10 eram representados:

Os romanos no inventaram smbolos para representar os nmeros; usaram as prprias letras do alfabeto. I V X L C D M O sistema de numerao romano baseava-se em sete nmeros-chave: I tinha o valor 1. V valia 5. X representava 10 unidades. L indicava 50 unidades. C valia 100. D valia 500. M valia 1.000. Os chineses utilizaram caracteres tradicionais para seu sistema numrico:

A cincia chinesa sofreu influncia dos rabes e dos indianos e tambm influenciou outras regies, como o Japo, por exemplo. Os maias usavam uma combinao de trs smbolos para representar os nmeros: um ponto, uma barra horizontal e uma concha; onde o ponto = 1 unidade, a barra = 5 unidades e a concha=0 (Professor, para aprofundar os conhecimentos no sistema de numerao maia, acesse a aula O sistema de numerao dos Maias, disponvel em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19543, acesso em 18 de agosto de 2010.)

Fonte: IMENES, L.M. Os nmeros na histria da civilizao. So Paulo: Scipione, 1999. (Coleo Vivendo a matemtica). Os algarismos indianos consistiam em um agrupamento de traos verticais que representavam nove unidades. Posteriormente deu-se uma evoluo da representao destes algarismos, com vista a torn-la mais rpida.

Fonte: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/algarismos/india.htm Os algarismos rabes nos levam a diversas interpretaes fantasiosas associadas ideia do nmero representado.

Fonte: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/algarismos/arabes.htm

2 Aula de matemtica 2013 5 srie (6 ano) (Nmeros inteiros - Conceitos)

Atividade 1 Para entender melhor o funcionamento de cada um dos sistemas de numerao apresentados, rena os alunos em grupo, no laboratrio de informtica, e proponha uma pesquisa orientada para cada grupo. 1 grupo- numerao egpcia 2 grupo - numerao romana 3 grupo - numerao chinesa 4 grupo - numerao maia 5 grupo - numerao indiana 6 grupo - numerao rabe Para orientar a pesquisa, o professor pode organizar uma webquest. Metodologia de pesquisa online, organizada por meio de um roteiro que segue com os seguintes passos: introduo, tarefa, recursos, processo, avaliao e concluso. O professor d indicativos de stios, pr-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao mximo, e os alunos no se distraiam diante de tantas informaes da internet, e organizem a tarefa e a concluam com sucesso. Para desenvolver sua webquest, o professor pode seguir as orientaes do "Tutorial para criar e editar webquest", disponvel em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf e, utilizar o stio http://www.webquestbrasil.org para criar e postar. A nfase das pesquisas deve ser no sentido de compreender o sistema de numerao de cada povo antigo. Nessa pesquisa devem constar curiosidades e informaes, bem como (se possvel) clculos a partir do sistema destinado ao grupo. Aps a pesquisa, cada grupo deve socializar com os demais o que encontrou. Sugesto de stios para compor a webquest. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/algarismos/introducao.htm http://www.prof2000.pt/users/hjco/numerweb/Pg000100.htm http://www.iep.uminho.pt/aac/sm/a2004/sistnum/conclusao.htm Histria do Nmero 1, vdeo disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=9UtuMUw6ChA http://usuarios.upf.br/~pasqualotti/hiperdoc/matematica.htm Obs. No caso de ausncia do laboratrio de informtica, o professor pode orientar as pesquisas em sala de aula, disponibilizando o material impresso (ou projees) para realizao da pesquisa. Atividade 2 Mas e o nosso sistema de numerao? Como chegamos a ele? Ainda com os grupos no laboratrio de informtica, propor a pesquisa Histria dos Nmeros. Para orientar essa pesquisa, o professor pode usar como roteiro a webquest A Histria dos Nmeros disponvel em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=

15629&id_pagina=1, acesso em 02 de agosto de 2010. Aps a pesquisa, o professor pode fazer uma rodada de perguntas: Como eles surgiram? Quem teria os inventado? Ser que todos os povos da antiguidade os utilizavam com a mesma funo? Ser que os representavam da mesma forma? Como eles representavam os nmeros? Como surgiu nosso sistema de numerao? Para finalizar a atividade de pesquisa, o professor deve lembrar que pesquisar a origem da histria dos nmeros pesquisar a origem da histria da humanidade. E que essa, uma questo complicada de se responder efetivamente, pois so descobertas que perderamse no tempo, em uma poca que no havia linguagem escrita. Portanto, podemos chegar apenas a uma noo das descobertas... Atividade 3 Assistir com os alunos o vdeo Conjuntos Numricos, disponvel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8797, que apresenta a ideia de conjuntos e de elementos. A partir desse vdeo o professor pode encaminhar o contedo propiciando aos alunos identificar nos conjuntos, os nmeros inteiros, racionais, irracionais reais e complexos. Conjuntos numricos Relaes interdisciplinares Para essa aula, convide os professores da disciplina de Histria para trabalhar aspectos histricos da origem do homem. Da mesma forma, os professores de Artes podero discorrer sobre as manifestaes artsticas de cada cultura e poca.

También podría gustarte