Está en la página 1de 24

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Superintendncia de Museus e Artes Visuais

Coleo

Falando de...

Ao Educativa em Museus

Belo Horizonte

GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS Antnio Augusto Junho Anastasia SECRETRIA DE ESTADO DE CULTURA Eliane Parreiras SECRETRIA ADJUNTA Maria Olvia de Castro e Oliveira SUPERINTENDENTE DE MUSEUS E ARTES VISUAIS Lo Bahia ASSESSORA DA SUPERINTENDNCIA DE MUSEUS E ARTES VISUAIS Ana Maria Azeredo Furquim Werneck DIRETORA DE DESENVOLVIMENTO DE AES MUSEAIS Silvana Canado Trindade DIRETORA DE GESTO DE ACERVOS MUSEOLGICOS Maria Inez Cndido DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGENS MUSEOLGICAS Thiago Carlos Costa MUSEU CASA GUIMARES ROSA Ronaldo Alves de Oliveira MUSEU MINEIRO Francisco Magalhes MUSEU DO CRDITO REAL Jos Roberto Dilly MUSEU CASA GUIGNARD Glcio Fortes MUSEU CASA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Ana Cludia Rla Santos PROJETO GRFICO, DIAGRAMAO E EDITORAO Fernanda Camas Marques REVISO DE TEXTO Lyslei Nascimento

Para a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, lanar estes quatro cadernos Falando de..., por intermdio da Superintendncia de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais, cumprir com algumas de suas diretrizes bsicas: democratizao do acesso cultura, difuso da informao e capacitao de pessoal para gerir aparelhos culturais. Os cadernos esto publicados na seguinte ordem: - Caderno 1 Falando de Gesto de Segurana e Conservao em Museus. Os interessados tero, neste primeiro volume, informaes sobre as prticas de preservao e de conservao de obras de arte dentro do museu e da reserva tcnica; - Caderno 2 Falando de Planejamento Museolgico. Este volume servir de base para que os tcnicos possam construir um Plano Museolgico, que dever responder a questes sobre o que fazer, para quem fazer, como fazer, com que meios fazer e quando fazer as aes no museu; - Caderno 3 Falando de Planejamento e Gesto de Exposies em Museus. Neste volume, sero apresentadas as etapas relacionadas exposio no museu. Uma planilha, que servir de roteiro para a realizao da exposio, acompanha o exemplar; - Caderno 4 Falando de Ao Educativa em Museus. Nesta etapa, o volume disponibilizar ao interessado noes sobre o que uma ao educativa; sobre como construir uma relao entre a exposio e o visitante e sobre as normas de conduta que os profissionais que trabalham na ao educativa devem adotar. Estes cadernos no pretendem esgotar os assuntos tratados, antes, servir de ponto de partida para que os gestores e interessados na rea museolgica possam ter uma direo, um auxlio para o incio de seus trabalhos, ficando a Superintendncia de Museus e Artes Visuais disponvel para o aprofundamento das questes e orientaes que se fizerem necessrias. Eliane Parreiras Secretria de Estado de Cultura de Minas Gerais Belo Horizonte, 04 de abril de 2011 Belo

Ao Educativa em Museus: Caderno 04. Barbosa, Neilia Marcelina; Oliveira, Anna Luiza Barcellos de; Ticle, Maria Letcia Silva. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura/ Superintendncia de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais, 2010. 24 p. Inclui Bibliografia ISBN: 978-85-99528-31-0 1. Museus. 2.Museologia 3.Museus-Educao I. Barbosa, Neilia Marcelina; II. Oliveira, Anna Luiza Barcellos de; III. Ticle, Maria Letcia Silva. CDD 069

Apresentao

7 O que so Aes Educativas 8


Por que fazer Ao Educativa Quais as Particularidades dessas Aes realizadas nos Museus?

9 11

Construo de Aes Educativas

16 Avaliao 17 Referncias 18 Anexos 20


A Prtica

sumrio

6 Falando de...Ao Educativa em Museus

Apresentao
A Superintendncia de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, tem por finalidade trabalhar pela implementao e pela consolidao das polticas de Museus e das Artes Visuais para o Estado de Minas Gerais, de acordo com os princpios de preservao, promoo e acesso ao patrimnio cultural. Desse modo, ela atende a uma de suas principais aes, que consiste em promover a aplicao e a disseminao de conceitos e prticas que visem ao incentivo, valorizao e ao aprimoramento das atividades relacionadas a museus e s artes visuais. A partir dessa orientao, o lanamento da coleo de publicaes tcnicas, Falando de..., tem por objetivo estimular a troca de experincias adquiridas pelo corpo tcnico da SUMAV com o pblico e interessados no universo museolgico. Ao utilizar uma linguagem didtica, a coleo se configura como um pequeno manual de ao para as instituies museolgicas, profissionais e estudantes da rea em geral. O objetivo e a expectativa em torno dessas publicaes, que sero disponibilizadas na internet para download gratuito (www.cultura.mg.gov.br, em Museus/Publicaes SUMAV), o de promover a democratizao e a interiorizao da informao para o campo museolgico em Minas Gerais. Espera-se, desse modo, ampliar o fortalecimento das aes promovidas pela Superintendncia de Museus e Artes Visuais ao longo de sua existncia.

Lo Bahia
Superintendente de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais

Ana Maria Azeredo Furquim Werneck


Assessora da Superintendncia de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais

Falando de...Ao Educativa em Museus 7

Por que fazer AO EDUCATiVA?


Historicamente, o foco de atuao dos museus passou por intensas transformaes, nas quais os olhares e as prticas dos profissionais dessas instituies foram se transferindo, paulatinamente, do cuidado exclusivo com as colees para a ateno com o pblico.1 Segundo Denise Grinspum (2001, p.2), desde que o museu tornou-se pblico no sculo XVIII a sua funo social que tem sido motivo para justificar sua existncia. Atualmente, sob a gide da Nova Museologia, o compromisso sciopoltico dos museus , antes de tudo, educacional e sua nova definio aponta para instituies de servio pblico e educao, um termo que inclui explorao, estudo, observao, pensamento crtico, contemplao e dilogo. A partir dessa perspectiva, em que o paradigma de atuao dos museus e seus conceitos-chave giram em torno da importncia assumida pelo pblico e das aes de comunicao/educao dentro das instituies2, os museus buscam estruturar de forma mais satisfatria suas AES EDUCATIVAS.

RIVIRE, 1989 apud MARTINS, 2006, p.17. MARTINS, 2006, p.19.

8 Falando de...Ao Educativa em Museus


O que so AES EDUCATIVAS?
De acordo com o Glossrio da Revista Museu,3 AES EDUCATIVAS so: Procedimentos que promovem a educao no museu, tendo o acervo como centro de suas atividades. Pode estar voltada para a transmisso de conhecimento dogmtico, resultando em doutrinao e domesticao, ou para a participao, reflexo crtica e transformao da realidade social. Nesse caso, deve ser entendida como uma ao cultural, que consiste no processo de mediao, permitindo ao homem apreender, em um sentido amplo, o bem cultural, com vistas ao desenvolvimento de uma conscincia crtica e abrangente da realidade que o cerca. Seus resultados devem assegurar a ampliao das possibilidades de expresso dos indivduos e grupos nas diferentes esferas da vida social. Concebida dessa maneira, a ao educativa nos museus promove sempre benefcio para a sociedade, em ltima instncia, o papel social dos museus.

O documento de Diretrizes para elaborao do Programa Educativo e Cultural dos museus da Superintendncia de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais4 define AES EDUCATIVAS como:

elementos fundamentais no processo de comunicao que, juntamente com a preservao e a investigao, formam o pilar de sustentao de todo museu, qualquer que seja sua tipologia. Entendidas como formas de mediao entre o sujeito e o bem cultural, as aes educativas facilitam sua apreenso pelo pblico, gerando respeito e valorizao pelo patrimnio cultural.

http://www.revistamuseu.com.br/glossario/glos.asp. Acesso: 20/11/2010. 4 Documento elaborado em 2009 pela Diretoria de Desenvolvimento de Linguagens Museolgicas da Superintendncia de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, sob a consultoria de Vanessa Barboza Arajo.
3

Falando de...Ao Educativa em Museus 9


Denise Grinspum5 prope o conceito de Educao para o Patrimnio que contempla as AES EDUCATIVAS de museus de qualquer tipologia:

Formas de mediao que propiciam aos diversos pblicos a possibilidade de interpretar objetos de colees dos museus, do ambiente natural ou edificado, atribuindo-lhes os mais diversos sentidos, estimulando-os a exercer a cidadania e a responsabilidade social de compartilhar, preservar e valorizar patrimnios com excelncia e igualdade.

Apesar da diversidade apresentada, as definies apontam para o museu como espao de educao e de comunicao, sendo as AES EDUCATIVAS mediadoras entre o bem cultural e os visitantes, que visam valorizao do patrimnio e apreenso da memria cultural.

Quais as PARTICULARIDADES dessas aes realizadas nos museus?


De acordo com Hermeto e Oliveira,6 as reflexes atuais acerca do processo de ensino-aprendizagem deslocaram a escola do local prioritrio onde se educa e educado. Juntamente com outros espaos, os museus ganharam lugar de destaque em virtude de seu potencial educativo e de suas especificidades. Como outros lugares destinados educao, os museus possuem objetivos como educar, facilitar o acesso cultura, socializar, favorecer a prtica da cidadania, formar indivduos crticos, criativos e autnomos.7

GRINSPUM, Denise. Educao para o Patrimnio: Museu de arte e escola Responsabilidade compartilhada na formao de pblicos. Tese (Doutorado). Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2000. 6 HERMETO, M.; OLIVEIRA, G.D. Ao educativa: produo de conhecimento e formao para a cidadania. In: AZEVEDO, F.L.M.; PIRES, J.R.F.; CATO, L.P. Museu cidadania, memria e patrimnio . As dimenses do museu no cenrio atual. Belo Horizonte: Crislida, 2009. 7 CABRAL, 2005 apud BERTELLI, 2010, p. 17.
5

10 Falando de...Ao Educativa em Museus


Por outro lado, objetivos como coletar, conservar, estudar e expor os testemunhos materiais do homem e de seu meio-ambiente8 delineiam a IDENTIDADE dos museus. Alm disso, constituem-se especificidades das AES EDUCATIVAS dos museus: pblico variado, de frequncia no obrigatria, com o tempo resultante da negociao entre o tempo do visitante e o espao do museu e desenvolvimento de atividades baseadas prioritariamente no objeto.9 Portanto, para planejar uma AO EDUCATIVA, reflita sobre: - O tempo: geralmente as visitas so efmeras, de curta durao e espaadas.10 O tempo reservado para uma visita varia de acordo com cada tipo de pblico. As visitas escolares, por exemplo, tem durao aproximada de duas horas. J que elas devem se adequar ao turno escolar e levar em conta o tempo do deslocamento. - O espao: Marandino11 afirma que o espao fsico determina a forma com que a visita realizada. Como trata-se, em geral, de um trajeto aberto, o visitante deve ser cativado pela exposio durante seu percurso. - O objeto: o que h de mais especfico nos museus o trato com a cultura material, portanto, as prticas educacionais necessitam criar possibilidades para que os visitantes desenvolvam habilidades para analisar os objetos em seus aspectos materiais, histricos e simblicos.12

MARTINS, 2006, p.42. ALLARD e BOUCHER , 1991 apud MARTINS, 2006, p.42. 10 MARTINS, 2006, p.26. 11 MARANDINO, M. et al. Educao em museus: a mediao em foco. So Paulo: Pr-Reitoria Cultura e Extenso USP e GEENF/FEUSP, 2008. v. 1. 12 Para saber sobre aprendizagem por meio dos objetos, ler: RAMOS, Francisco Rgis Lopes. A Danao do Objeto: o museu no ensino de histria. Chapec: Argos, 2004.
8 9

Falando de...Ao Educativa em Museus 11

Construo de AES EDUCATIVAS


A concepo das AES EDUCATIVAS deve se fundamentar nas seguintes dimenses:

- A misso do museu:
Definida a misso, ou seja, a vocao do museu, as prticas educativas devem ser elementos cumpridores desse propsito. Por exemplo, um dos motivos para o qual o Museu Casa Guimares Rosa existe, divulgar a literatura roseana, ento, suas aes so orientadas por essa vocao e esto baseadas na literatura e nos temas que comparecem em suas obras.

- Junto curadoria das exposies:


Durante um longo perodo, o trabalho dos educadores s iniciava quando a exposio j estava montada, depois de concludos os trabalhos dos pesquisadores, expgrafos e dos marceneiros. Ento, eram obrigados a pensar uma AO EDUCATIVA a partir de sua prpria leitura da exposio e dos catlogos. Atualmente, existe um movimento para que o educador participe do processo de construo das exposies, conhea o trabalho da pesquisa, visto que a exposio, geralmente, no a reflete por inteiro; contribua com o trabalho dos expgrafos e/ou arquitetos com o objetivo de planejar a disposio dos textos e objetos, a altura das legendas e vitrines e possveis roteiros.

- Adequado aos vrios tipos de pblico:


Apesar de parecer bvio, fundamental que as AES EDUCATIVAS sejam planejadas para um pblico alvo. Tendo em vista que os museus so visitados por famlias, estudantes em vrios nveis, grupos de convivncia, grupos com necessidades especiais, entre outros, o museu deve planejar aes a partir das especificidades de cada pblico visitante. Vejamos algumas classificaes:13
Essas categorias de pblico foram inspiradas no Documento de Diretrizes para elaborao do Programa Educativo e Cultural dos museus da Superintendncia de Museus. Diretoria de Desenvolvimento de Linguagens Museolgicas. Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Consultoria de Vanessa Barboza Arajo. 2009.
13

12 Falando de...Ao Educativa em Museus


A. Pblico Espontneo Formam o pblico espontneo de um museu, aqueles que visitam as exposies sem agendamento. Para esse tipo de pblico, difcil planejar aes, porque o seu perfil diversificado e as motivaes que os levam as exposies so pouco conhecidas.14 Porm, o museu deve dispor de instrumentos que facilitem o atendimento e dilogo com essas pessoas, tais como: - textos de parede; - catlogos, folderes; - udio-tours; - sites, blogs; - visitas orientadas em horas marcadas; - visitas dramatizadas; - programas para famlias. B. Pblico Agendado O Pblico Agendado, como o prprio nome diz, composto pelas visitas marcadas com antecedncia aos museus. Podem ser grupos de turistas, estudantes, grupos de convivncia, entre outros. Diferente do espontneo, por existir um contato prvio entre visitante e instituio, possvel conhecer os objetivos da visita, bem como as especificaes do grupo. Portanto, as aes devem ser estruturadas em dilogo com as expectativas e motivaes para a visita. Exemplos de aes para pblicos agendados: - oficinas; - visitas orientadas;

14

Um instrumento que visa dimensionar o perfil do pblico visitante de cada museu a Pesquisa de pblico. Indicativos como: idade, escolaridade, procedncia, profisso e sexo podem dar a conhecer as caractersticas gerais dos visitantes. Para tanto, podem ser aplicados questionrios ou o livro de assinaturas pode conter espaos para a coleta desses dados. Pesquisas ainda mais aprofundadas podem ser desenvolvidas para dimensionar a aceitao da exposio e as aprendizagens adquiridas. Para saber mais sobre esse assunto, ler: MORTARA, A. Os pblicos de museus universitrios. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. v.12. So Paulo, 2002.

Falando de...Ao Educativa em Museus 13


- atelis; - jogos; - dinmicas; - conferncias. B.1 Pblico escolar Estima-se que no Brasil as visitas escolares representam de 50% a 90% das visitas aos museus,15 esses nmeros indicam o quanto esse pblico expressivo. Em funo disso, e para atingir o objetivo das atividades dos museus, isto , adquirir, preservar, documentar, pesquisar e comunicar para fins de educao e lazer, interessa que o museu e a escola estabeleam uma parceria educativa, partilhando do poder e da responsabilidade de formar e educar. De que forma pessoas com culturas institucionais e profissionais distintas, como os educadores dos museus e os professores das escolas, podem construir uma parceria educativa? Para comear, necessrio que alm dos objetivos comuns, as identidades das instituies sejam conhecidas e preservadas pelos atores envolvidos nessa parceria. Vejamos as principais diferenas entre o MUSEU e a ESCOLA de acordo com ALLARD e BOUCHER (apud MARANDINO, 2001, p. 87):

ESCOLA
15

. Objetivo: Instruir e educar. . Cliente cativo e estvel. . Cliente estruturado em funo da idade ou da formao. . Possui programa que lhe imposto, pode fazer diferentes interpretaes, mas fiel a ele. . Concebida para atividades em grupos (classe). . Tempo: 1 ano. . Atividade fundamentada na palavra e na leitura.

KPTCHE, Luciana Seplveda. Analisando a dinmica da relao museu-educao formal. Caderno do Museu da Vida. Rio de Janeiro: MAST/Museu da Vida, 2001-2002.

14 Falando de...Ao Educativa em Museus

MUSEU
16

. Objetivo: Recolher, conservar, estudar e expor. . Cliente livre e passageiro. . Todos os grupos de idade sem distino de formao. . Possui exposies prprias ou itinerantes e realiza suas atividades pedaggicas em funo de sua coleo. . Concebidos para atividades individuais ou de pequenos grupos. . Tempo: 1h ou 2h. . Atividade fundamentada no objeto.

Nesse contexto, o professor precisa ser visto como parceiro, agente multiplicador, e no como mero receptor de produtos culturais. Por isso, canais de comunicao e de troca de programas educativos necessitam ser abertos. Um exemplo importante a criao de encontros onde o museu pode apresentar as particularidades de suas AES EDUCATIVAS, a temtica das exposies em cartaz e a rotina de seu funcionamento e os professores falem de suas expectativas para a visita, objetivos, temas que pretendem abordar, perfil de seus alunos, etc. Assim, em dilogo, uma real parceria entre o museu e a escola pode ser construda. Exemplos de aes para o pblico escolar: - exposies itinerantes; - maletas pedaggicas; - visitas dialgicas; - encontros com professores. C. Comunidade local Camilo Vasconcelos16 afirma que os turistas esto vidos por conhecer as distintas manifestaes culturais e artsticas de povos com os quais no mantm contato. Os museus so lugares privilegiados que do a conhecer a cultura de determinados grupos, localidades e at de nacionalidades, por esse, entre outros motivos, fazem parte de roteiros tursticos.

VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Turismo e museus. So Paulo: Aleph, 2006.

Falando de...Ao Educativa em Museus 15


No entanto, antes de ser um divulgador para os turistas, os museus devem atuar de forma contextualizada com os problemas locais e com as pessoas que formam a comunidade, de outra forma, ter como consequncia o seu isolamento. Em sua localidade, os museus tm a capacidade de promover a identidade local por meio de aes que colocam em evidncia aspectos relevantes de sua cultura e histria, alm de promover o dilogo, o reconhecimento e a solidariedade entre diferentes grupos sociais. Alguns exemplos de AES EDUCATIVAS para a comunidade: - exibio de filmes; - intervenes artsticas na cidade; - cursos e oficinas; - promoo de eventos, como peas, apresentaes, festas. D. Funcionrios As pessoas que trabalham no museu precisam ser tratadas como um dos seus pblicos. Vigilantes, faxineiros, porteiros, recepcionistas, vendedores da loja do museu, devem entender o conceito do espao no qual trabalham, alm de serem os primeiros a visitar as exposies, conhecer suas temticas, participar de oficinas, de visitas orientadas. Assim, podero ser aliados no acolhimento do pblico e potenciais multiplicadores. Exemplos de aes para os funcionrios: - colnia de frias para os filhos de funcionrios; - oficinas de capacitao para lidar com o pblico. ideal que toda equipe que atuar nas prticas educativas, participe de sua concepo. Esse ser um importante momento de reflexo/formao e ainda capacitar os educadores do museu para AVALIAR a diferena entre o planejamento e o que pode ser efetivamente aplicado.

16 Falando de...Ao Educativa em Museus

A prtica
Como j citado, AES EDUCATIVAS so formas de mediao e, assim, deve propor-se desafiadora, instigante e problematizadora, afastando-se o princpio da transmisso de conhecimentos. Deve alinhar-se Pedagogia Crtica e buscar dilogo como fonte de aprendizagem, enfatizando o papel ativo do indivduo na construo de novos conhecimentos.17 Assim, o educador do museu precisa ter a mediao como meta em sua prtica diria. Mirian Martins (2005) entende a mediao como um encontro sensvel e atento ao outro, como ir ao encontro do repertrio cultural e aos interesses do outro. A obteno dessa sensibilidade depende, pois, de uma formao continuada. Os profissionais que atuam no educativo dos museus, geralmente, no possuem formao especializada para essa funo e so procedentes de diferentes reas do conhecimento. Dessa forma, a prtica um importante momento de formao e aprendizagem, podendo se transformar em situao geradora de reflexo e insight.18 Para alm disso, o museu precisa instituir grupos de estudos, fruns e momentos de leitura e reflexo para formao dos educadores no que tange aos contedos e s prticas pedaggicas.

Diretrizes para elaborao do Programa Educativo e Cultural dos museus da Superintendncia de Museus. Diretoria de Desenvolvimento de Linguagens Museolgicas. Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Consultoria de Vanessa Barboza Arajo. 2009. 18 PEREIRA, J.S.; SIMAN, L.M.C. Limiares da relao museu-escola: educadores em zonas de fronteira. In: NASCIMENTO, S.S.; BOSSLER, A.P. (Org.). Museu e Escola: isso me lembra uma histria. v.1. Belo Horizonte: LEME/FAE/UFMG, 2010.
17

Falando de...Ao Educativa em Museus 17

Avaliao
A avaliao a ltima fase de uma AO EDUCATIVA, ela a base para se decidir sobre sua continuidade ou seu aperfeioamento. Inicialmente, preciso definir o que ser avaliado: objetivos, contedos, aprendizagens, atitudes do pblico, material didtico, tempo da ao, desempenho dos educadores, dentre outros. Em seguida, deve-se decidir de que forma essa avaliao ser aplicada. Algumas possibilidades so aplicao de questionrios individuais e promoo de discusses coletivas. O livro de assinaturas do museu tambm uma importante ferramenta para a coleta de dados. Esse momento importante para que o visitante possa se expressar, manifestando sua satisfao ou apresentando crticas e sugestes.19

19

Ver: modelos de avaliao nos anexos

18 Falando de...Ao Educativa em Museus

Referncias

BARBOSA, N. M. ; MOURTH, N. G. . Trilhas e Trilhos: a experincia educativa do Museu de Artes e Ofcios. In: NASCIMENTO, S.S.; BOSSLER, A.P. (Org.). Museu e Escola: isso me lembra uma histria. v. 1. Belo Horizonte: LEME/FAE/UFMG, 2010. CABRAL, M.; RANGEL, A. Processos Educativos: de aes esparsas curadoria. In: JULIO, Letcia, BITTENCOURT, Jos Neves.(Org.) Caderno de Diretrizes Museolgicas 2: mediao em museus: curadorias, exposies, ao educativa. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Superintendncia de Museus, 2008. GRINSPUM, Denise. Educao para o patrimnio: conceitos, mtodos e reflexes para formulao de poltica. In: Anais do Simpsio Internacional Museu e Educao, Conceitos e Mtodos. s/e, So Paulo, 2001. KPTCHE, Luciana Seplveda. Analisando a dinmica da relao museu-educao formal. Caderno do Museu da Vida. Rio de Janeiro, MAST/Museu da Vida, 20012002. KPTCHE, Luciana Seplveda. A anlise da parceria museu-escola como experincia social e espao de afirmao do sujeito. In: GOUVA, G., MARANDINO, M. e LEAL. M.C. (Org.). Educao e museu. A construo social do carter educativo dos museus de cincia. Rio de Janeiro: Access Editora/FAPERJ, 2003. p. 107-128. MARANDINO, M. Interfaces da Relao Museu/Escola. In: Cad.Cat.Ens.Fs., v. 18, n.1: p.85-100, abr. 2001. MARANDINO, M. et al. Educao em museus: a mediao em foco. v.1. 1. ed. So Paulo: Pr-Reitoria Cultura e Extenso USP e GEENF/FEUSP, 2008. MARTINS, Luciana Conrado. A relao museu/escola: teoria e prtica educacionais nas visitas escolares ao Museu de Zoologia da USP. Dissertao de mestrado. USP. 2006. MARTINS, Mirian Celeste (Coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexo e Ao Revista do Departamento de Educao/UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27. PEREIRA, J.S. SIMAN, L.M.C. Limiares da relao museu-escola: educadores em zonas de fronteira. In: NASCIMENTO, S.S.; BOSSLER, A.P. (Org.). Museu e Escola: isso me lembra uma histria. v.1. Belo Horizonte: LEME/FAE/UFMG, 2010.

Falando de...Ao Educativa em Museus 19


SEMINRIO DE AO EDUCATIVA. Cultura e Educao: parceria que faz a histria/ coordenao geral: ngela Gutierrez; coordenao editorial: Helena Maria Mouro Loureiro e Betnia Gonalves Figueiredo. Belo Horizonte: Mazza Edies; Instituto Cultural Flvio Gutierrez/ MAO, 2007. PRIMO, Judite. A importncia dos museus locais em Portugal. In: Cadernos de Sociomuseologia, vol. 25, n. 25, 2006.

20 Falando de...Ao Educativa em Museus

ANEXOS
AES EDUCATIVAS SUMAV

Oficina: Obreiros a Obra Museu Mineiro: Belo Horizonte, MG Fotografia: Roberto de Paula - 2010

Oficina: Territrios II Reserva Tcnica Museu Mineiro: Belo Horizonte, MG Fotografia: Marconi Marques - 2007

Oficina: Observao da Paisagem Museu Casa Guignard: Ouro Preto, MG Fotografia: Glcio Fortes - 2007

Oficina: Maquetes da Memria Museu Casa Guimares Rosa: Cordisburgo, MG Fotografia: Ronaldo Alves - 2010

Falando de...Ao Educativa em Museus 21


AVALIAO DO PROFESSOR
Para otimizar o trabalho desenvolvido pela equipe de Ao Educativa do Museu, gostaramos de sua colaborao. Solicitamos que voc faa uma avaliao da atividade educativa oferecida. A sua opinio nos ser muito til! Nome: E-mail: Endereo: 1) a primeira vez que voc traz seus alunos ao Museu do Crdito Real? ( ) sim ( ) no 1.1) Se no, com que freqncia voc o faz?___________________________________ ______________________________________ 2) Que disciplina voc leciona para esta turma? _______________________________ 3) Voc visitou o Museu antes de trazer seus alunos? ( )Sim ( )No. 4) Como foi a preparao de seus alunos para a visita ao Museu? _________________ ______________________________________ 5) Qual o seu objetivo ao trazer seus alunos para fazer uma visita a esta instituio?______________________________________________________________ 6) Dos temas apresentados na visita, quais deles podem ser trabalhados nas suas aulas?________________________________________________________________ 7) O tempo utilizado para a visita foi suficiente? ( ) sim ( ) no. Se no, por qu?_____________________________________ 8) A linguagem utilizada para abordar os temas foi compatvel com o nvel de compreenso dos seus alunos? ( ) sim ( ) no. Justifique ___________________________ 9) Voc conhece e j participou de alguma atividade educativa ou evento do Museu? Quais?_______________________________________________________________ UTILIZE O VERSO PARA DEIXAR SUGESTES, DVIDAS E CRTICAS. N alunos: Tel: Faixa Etria: Instituio: Srie: Data:

22 Falando de...Ao Educativa em Museus


Superintendncia de Museus e Artes Visuais Museu do Crdito Real Avaliao dos Educadores do Museu
Escola: __________________________________ No. de alunos: _______ Data: ____/____/_______ Faixa Etria: ( ) crianas ( ) jovens ( ) adultos Professor/Coordenador: ______________________ Tema Solicitado: ___________________________________ Horrio Previsto: _______ a ________ Educador responsvel: __________________________________________ 1) Envolvimento do professor responsvel: ( ) bom ( ) muito bom ( ) regular ( ) a desejar

Obs.:_________________________________________________________
2) Interesse dos alunos pela visita: ( ) bom ( ) muito bom ( ) regular ( ) a desejar

Obs.:_________________________________________________________
3) Os alunos foram preparados para a visita? ( ) sim ( )no

Por que?______________________________________________________
4) O tempo utilizado para a visita foi suficiente? ( ) sim ( ) no Observaes:

Falando de...Ao Educativa em Museus 23


Superintendncia de Museus e Artes Visuais Museu do Crdito Real Pesquisa com visitantes

Nome: _______________________________________________________ E-mail: ___________________________________________________ Tel.: _______________________


1. Com que freqncia voc visita museus? ( ) Sempre ( ) s vezes ( ) Raramente 2. Como tomou conhecimento do Museu do Crdito Real? ( ) TV ( ) Jornal ( )Panfleto/Flayer ( )Internet ( ) Amigos 3. Qual a finalidade da visita: ( ) Programao cultural pessoa ( ) Apenas conhecer ( ) Acompanhar outra ( ) Outros

4. Voc indicaria para familiares e amigos visitarem o Museu do Crdito Real? ( ) Sim ( ) No. Justifique 5. Avalie a recepo, atendimento e cortesia para o atendimento do visitante: ( ) Excelente ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim

DEIXE NO VERSO SUGESTES DE PESQUISA, DVIDAS E TEMAS PARA OUTRAS EXPOSIES.

Superintendncia de Museus e Artes Visuais - SUMAV Av. Joo Pinheiro, 342 | Funcionrios | Belo Horizonte, MG CEP: 30130180 Tel.: (31) 3269-1168 Site: www.cultura.mg.gov.br E-mail: sum.comunicacao@cultura.mg.gov.br Museu Mineiro Avenida Joo Pinheiro, 342 Funcionrios |Belo Horizonte, MG Tel.: (31) 3269-1168 E-mail: museumineiro@cultura.mg.gov.br Museu Casa Guignard Rua Conde de Bobadela(antiga Rua Direita), 110 Centro | Ouro Preto, MG Tel.: (31) 3551-5155 E-mail: museuguignard@cultura.mg.gov.br Museu Casa Alphonsus de Guimaraens Rua Direita, 35 | Centro | Mariana, MG Tel.: (31) 3557-3259 E-mail: museualphonsusguimaraes@cultura.mg.gov.br Museu Casa Guimares Rosa Rua Padre Joo, 744 | Centro | Cordisburgo, MG Tel.: (31) 3715-1425 E-mail: museuguimaraesrosa@cultura.mg.gov.br Museu do Crdito Real Rua Getlio Vargas, 455 | Centro | Juiz de Fora, MG Tel.: (32) 3211-0770 E-mail: museucreditoreal@cultura.mg.gov.br

También podría gustarte