Está en la página 1de 4

Encarte da Revista Renovao n 54 - Janeiro/Fevereiro de 2009

BOLETIM N 43

1. INTRODUO Os carismas eram comuns no incio da Igreja. Basta ler os Atos dos Apstolos e as cartas de So Paulo. Depois, por alguns sculos eles se mantiveram restritos aos grandes santos. Assim, pensava-se que os carismas eram para alguns homens e mulheres reconhecidamente santos, msticos e penitentes. Os Carismas, portanto no so novidades trazidas pela Renovao Carismtica Catlica, a no ser no aspecto do seu exerccio nos tempos atuais. Foi o documento conciliar Lumen Gentium que traou as primeiras diretrizes sobre carismas para os tempos atuais:

CARISMAS

nas questes humanas, acentuado zelo pelo Evangelho e o respeito pela autoridade da Igreja.2

Nesse sentido, necessrio afirmar a atualidade dos carismas e promov-los como realidades necessrias evangelizao e ao crescimento pessoal de cada cristo. A vida batizada no Esprito marcada por uma experincia de unio dinmica com Deus e tambm por uma experincia de carismas doados pelo Esprito Santo.3 So Pedro aviva essa esperana: Pois a promessa para vs, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus (At 2,39). A promessa , portanto, para todos os tempos. Contm abalizar dons efusos, que matria deste estudo, dos dons infusos,que tambm so carismas do Esprito, mas que se distinguem daqueles:4 a. Dons infusos temor de Deus, fortaleza, piedade, conselho, conhecimento, sabedoria e discernimento (cf. Is 11,1-3). Num total de sete, esses dons so concedidos para a pessoa (infundidos), aprimoram e reforam as virtudes, constituindo-se em benefcios para o crescimento pessoal; b. Dons efusos lnguas, profecia, interpretao, cincia, sabedoria, discernimento dos espritos, cura, f e milagres (cf. ICor 13,8-10). Num total de nove, esses dons so para o servio e o bem comum e so concedidos como manifestaes atuais, de acordo com a vontade de Deus.
4. Essa distino didtica, mas com fundamento bblico teolgico; apesar disso, no tem a inteno de segmentar a ao do Esprito Santo nem de encerrar dentro dela todas as espcies de carismas.

...No apenas atravs dos sacramentos e dos ministrios que o Esprito Santo santifica e conduz o Povo de Deus (...), mas, repartindo seus dons a cada um como lhe apraz (I Cor 12,11), distribui entre os fiis de qualquer classe mesmo graas especiais (...) Estes carismas, quer eminentes, quer mais simples e mais amplamente difundidos, devem ser recebidos com gratido e consolao, pois que so perfeitamente acomodados e teis s necessidades da Igreja. Uma vida mais plena no Esprito Santo, a uno carismtica do Esprito Santo, contempla a Igreja com toda uma amplitude de dons.1 Esses dons de adorao, louvor e orao aprofundam a dimenso contemplativa da f crist e as ddivas de servio animam a vida de santidade. Todos os carismas trazem nova docilidade ao Esprito, a f esperanosa na salvadora interveno de Deus
1. N.4 e 12. 2. Conferncia Catlica dos EUA, Declarao pastoral sobre a RCC, p.7. 3. Killian MCDONNELL, George Montague, Avivar a Chama, p.32.

Janeiro/Fevereiro 2009

Aqui sero estudados os carismas efusos, que so realidades manifestas nos grupos de orao da Renovao Carismtica, constituindo-se num dos aspectos de sua identidade:5 Os carismas so dons, graas, presentes, dados pelo Esprito Santo, mas um e o mesmo Esprito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz (ICor 12,11): A palavra carisma (chrisma) oriunda da lngua grega e significa dom gratuito. Ela encontra seu significado fundamental na raiz char que indica tudo aquilo que produz bem-estar; assim que temos chris, querendo significar graa, dom, favor, bondade; charzomai, no sentido de fazer um dom gratuito, mostrar-se generoso. O sufixo -ma exprime na lngua grega o resultado da aco indicada pelo verbo, o seu efeito, o que pode denota r tambm o carter objetivo da concesso e da exerincia da graa. Portanto, o significado geral e fundamental de chrisma poderia ser: dom concedido por pura benevolncia, que , ao mesmo tempo, o objetivo e o resultado da graa divina, do presente que Deus faz aos homens.6 Em sentido restrito, os carismas so manifestaes extraordinrias do Esprito Santo para proveito comum7. Eles exercem papel fundamental na evangelizao. Padre Luiz Fernando R. Santana aprofunda o assunto e alerta: Paulo tem em alta estima a presena e ao dos dons e carismas do Esprito na vida da Igreja e dos fiis batizados, at mesmo exortando a comunidade a que tivesse o cuidado de no extinguir o Esprito, de no desprezar as profecias, mas de verificar tudo com um discernimento sbio e s-brio (cf. ITs 5,19-22). Disso inferimos que, para Paulo, os carismas e os ministrios so os instru-mentais privilegiados na edificao do Corpo de Cristo e na realizao do desgnio de Deus na histria; ambas as realidades possuem igual importncia e dignidade, uma vez que emanam do mesmo Esprito e esto ordenadas, cada uma naquilo que lhe especfico, a um mesmo fim.8 Pelo seu prprio carter, dom no implica santidade. Na verdade, qualquer pessoa pode rece5. 6. 7. 8. Cf. RENOVAO CARISMTICA CATLICA, Identidade da Renovao Carismtica Catlica, p. 27-28. Luis Fernando R. SANTANA, Recebereis a forca do Esprito Santo, p. 77. Cf. A. VAN DEN BORN, Dicionrio enciclopdico da Bblia, p. 245. Batizados no Esprito, p. 43-44.

2. CONCEITO

ber os presentes de Deus (cf. At 10,34). Porm, no se pode esquecer que quem no tem vida espiritual e reta inteno de agradar a Deus, certamente usar mal os carismas, pois no cultiva a necessria unio com Cristo (cf. Jo 15,4-5), para querer o que Deus quer. E difcil precisar em que momentos utilizar os carismas do Esprito. O seu exerccio quase sempre oportuno, sobretudo quando as situaes o exigem. Sendo a graa do Esprito uma realidade perene na vida humana, os carismas por sua vez, tornam-se tambm profusamente inseridos na vida daqueles que foram batizados. No entanto, preciso dizer que os carismas so realidades atuais e no adquiridas por posse. E o Esprito que opera tudo em todos (cf. ICor 12,6-7), a seu querer (ICor 12,8-10). No seria justo, portanto, atribuir a uma pessoa ou grupo de pessoas especfico a conteno exclusiva de qualquer manifestao carismtica;9 nem mesmo se pode dizer que algum tem este ou aquele dom, pois cada manifestao nica,10 mesmo que se processe com muita frequncia atravs de determinadas pessoas. Talvez ao dom de lnguas possa se atribuir um carter mais perene e sob controle, por se tratar de um dom de orao, mais para edificao pessoal (cf. ICor 14,4). Contudo, no se pode cair no equvoco de reduzir os dons do Esprito a algumas ocasies especiais. Eles foram dados em profuso nos tempos atuais. Pode ser cultivada uma constante expectativa em relao sua manifestao, como para o derramamento do Esprito.11 A misso da Renovao Carismtica Catlica evangelizar a partir do batismo no Esprito Santo, formando o povo de Deus em santidade e servio. Para evangelizar o povo de Deus com uno e poder so necessrios os carismas. A fora do Esprito Santo (At 1,8) derramada nos coraes dos cristos, manifestao do amor e do poder de Deus, provoca uma significativa diferena entre a ao evangelizadora de uma pessoa que se deixa conduzir por ela e uma que age sem ela. Aquele que evangeliza com os dons carismticos multiplica as possibilidades humanas. A investidura carismtica em
9. Cf. SAGRADA CONGREGAO PARA A DOUTRINA DA F, Instrues sobre as oraes para alcanar de Deus a cura, p. 14. 10.Cf.lbid., p. 10. 11. Cf. Ronaldo Jos de SOUSA, O impacto da Renovao Carismtica, p. 23.

3. QUANDO UTILIZAR OS CARISMAS

Janeiro/Fevereiro 2009

comunidades da Igreja, em todo mundo, tem gerado e sustentado grande nmero de evangelistas dedicados eficientes, com novo vigor, com nova capacitao, nova alegria, novo jubilo, nova exaltao e louvor, levando em si o poder transformador do Esprito (cf. ICor 2,1-5) que toca crianas, jovens, adultos e idosos de todo tipo de raa e cultura.12 O uso dos carismas no s um direito, um dever de todos os fiis. Da aceitao destes carismas, mesmo dos mais simples, nasce em favor de cada um dos fiis (...) o dever de exerc-los para o bem dos homens e a edificao da Igreja dentro da Igreja e do mundo.13 Pode-se constatar na prtica apostlica que, quando a evangelizao acompanhada de carismas, colhem-se frutos abundantes: os carismas fazem diferena e so eficazes na evangelizao, quando exercidos na caridade. Jesus deu o mandamento do amor: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo (Jo 15,12.17). So Paulo apresenta o trabalho apostlico realizado no amor. No um amor qualquer, mas o amor gape, amor doao a Cristo e aos irmos: (Icor 13). Os captulos 12 a 14 da carta aos Corntios, que tratam dos carismas e suas manifestaes, so verdadeiros referenciais para se viver a vida nova, guiada pelo Esprito Santo, exercendo os seus dons de maneira autntica e frutuosa. Eles contm regras bsicas e orientaes seguras. Outras recomendaes podem ser encontradas em Ef 4,15.30; Rm 12,6-8; 13,8-10; e ITess 5,14-15. 19-21. Jesus d a regra para verificar o valor do trabalho: Pelos frutos os conhecereis (Mt 7,16). So Paulo tambm fala: o fruto do Esprito caridade, alegria, paz, pacincia, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperana. Contra estas coisas no h lei (Gl 5,2223). Dessa forma, o bom uso dos carismas garantido pelo amor,14 que o dom por excelncia e que atribui sentido aos outros dons.15 Os carismas, portanto, so fundamentados na caridade: Sejam extraordinrios, sejam simples e humides, os carismas so graas do Esprito Santo que, direta ou
5. 6. 7. 8. Cf. RENOVAO CARISMTICA CATLICA, Identidade da Renovao Carismtica Catlica, p. 27-28. Luis Fernando R. SANTANA, Recebereis a forca do Esprito Santo, p. 77. Cf. A. VAN DEN BORN, Dicionrio enciclopdico da Bblia, p. 245. Batizados no Esprito, p. 43-44.

indiretamente, tm uma utilidade eclesial, ordenados que so edificao da Igreja, ao bem dos homens e s necessidades do mundo. Os carismas devem ser acolhidos com reconhecimento por aquele que os recebe, mas tambm por todos os membros da Igreja. So uma maravilhosa riqueza de graa para a vitalidade apostlica e para a santidade de todo o Corpo de Cristo, desde que se trate de dons que provenham verdadeiramente do Esprito Santo e que sejam exercidos de maneira plenamente conforme aos impulsos autnticos deste mesmo Esprito, isto , segundo a caridade, verdadeira medida dos carismas.16 5. Os carismas devem ser pedidos com f e exercidos na humildade exatamente por causa do amor que os dons efusos devem ser almejados. A motivao deve ser o uso em benefcio dos outros, para ajudar o povo de Deus a alcanar a santidade. Por isso, os carismas devem ser pedidos com f e sem temor. Embora eles sejam distribudos conforme apraz ao Esprito, nada impede que o crente aspire e pea os dons, para que seu testemunho seja permeado de sinais (cf. ICor 2,4-5). S aqueles que reconhecem o valor dos dons na sua vida crist e no servio aos irmos so impulsionados a pedi-los ao Pai, como Jesus mesmo nos ensinou: Pedi, e dar-se-vos-; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater se lhe abrir (Lc 11,9-10).17 Para o exerccio prtico dos carismas, no se deve esquecer trs coisas fundamentais: A. HUMILDADE Deus constituiu a Igreja como um corpo (cf. ICor 12,12-29), de tal maneira que um carisma s se pie-nifica no conjunto da comunidade. Exercer os carismas na humildade exerc-los sem exibicionismo, sem buscar prestgio, honra, poder. (...) E tambm exerc-los sem auto-suficincia (cf. Mt 18,3-4), sem individualismo, sabendo que necessitamos da ajuda dos irmos para confirmar ou discernir a vontade de Deus para o seu povo.. ,.18 O uso dos carismas ser tanto mais saudvel e til
9. Cf. SAGRADA CONGREGAO PARA A DOUTRINA DA F, Instrues sobre as oraes para alcanar de Deus a cura, p. 14. 10.Cf.lbid., p. 10. 11. Cf. Ronaldo Jos de SOUSA, O impacto da Renovao Carismtica, p. 23.

4. OS DONS EFUSOS E A CARIDADE

B. HARMONIA

Janeiro/Fevereiro 2009

quanto as pessoas que a eles se abrirem forem equilibradas emocionalmente e orantes o suficiente para saber distinguir a ao do Esprito de eventuais devaneios da pessoa humana.19 necessrio ter respeito plos dons de Deus; no podemos exerc-los irresponsvel e indiferentemente, com desprezo, de forma inconsequente, olhando os nossos prprios interesses, ou dando aos carismas um relevo to singular e nico como se fossem bens totais e absolutos sobre os quais no h nada mais excelente e primeiro.20 A ordem no exerccio dos carismas uma extenso da harmonia, mas supe autoridade e obedincia. O cristo pode ser instrumento da manifestao autntica do Esprito Santo, mas no deve esquecer que at o esprito dos profetas deve estar-lhe submisso (cf. ICor 14,32). Portanto, os carismas devem ser exercidos na obedincia a Cristo e s autoridades constitudas. Mas faa-se tudo com dignidade e ordem (ICor 1.4,40). E oportuno destacar algumas asseres do Magistrio da Igreja em relao aos carismas e seu uso: a. O Esprito Santo, ao confiar Igreja-comu-nho os diversos ministrios, enriquece-a com outros dons e impulsos especiais, chamados carismas. Podem assumir as mais variadas formas, tanto como expresso da liberdade absoluta do Esprito que os distribui, como em resposta s mltiplas exigncias da histria da Igreja. A descrio e a classificao que os textos do Novo Testamento fazem desses dons so um sinal da sua grande variedade; b. Tambm em nossos dias no falta o florescer de diversos carismas entre os fiis leigos, homens e mulheres. So dados ao indivduo, mas tambm podem ser partilhados por outros, e de tal modo perseveram no tempo como uma herana preciosa e viva, que geram uma afinidade espiritual entre as pessoas;21 c. Para exercerem este apostolado (os leigos), o Esprito Santo, que opera a santificao do povo de Deus por meio do ministrio e dos sacramentos, concede tambm aos fiis dons particulares (cf. ICor 12,7), distribuindo-os por cada um conforme lhe apraz (ICor
19. Cf. Ronaldo Jos de SOUSA, Pregador ungido, p. 21-22. 20. RENOVAO CARISMTICA CATLICA, Carismas, p. 43. 21. JOO PAULO II, Christifidelis Laici, n. 24. 22.lbid,,n. 24.

C. ORDEM

12,7-11}, a fim de que cada um ponha em servio dos outros a graa que recebeu, e todos atuem como bons administradores da multiforme graa de Deus (IPd 4,10), para a edificao, no amor, do corpo todo. (cf. Ef4,16). (...) Nenhum carisma est dispensado da sua referncia e dependncia dos pastores da Igreja. O Conclio escreve com palavras claras que o juzo acerca da sua (dos carismas) autenticidade e reto uso pertence queles que presidem a Igreja e aos quais compete de modo especial no extinguir o Esprito, mas julgar tudo e conservar o que bom (cf. ITs 5,12 e 19-21), de modo que todos os carismas concorram, na sua diversidade e complementaridade, para o bem comum.23 As palavras da Igreja tiram o medo e as dvidas quanto necessidade e utilidade dos carismas, bem como o direito que os fiis leigos tm de us-los para o bem comum. O Catecismo da Igreja Catlica segue a mesma firme orientao: O Esprito Santo o princpio de toda a ao vital e verdadeiramente salutar em cada uma das diversas partes do corpo. Ele opera de mltiplas maneiras a edificao do corpo inteiro na caridade, pela Palavra de Deus (...), pelas virtudes, que fazem agir segundo o bem, e, enfim, pelas mltiplas graas especiais (chamadas de carismas), atravs das quais torna os fiis aptos e prontos a tomarem sobre si os vrios trabalhos e ofcios que contribuem para a renovao e maior incremento da Igreja.24 importante tomar conscincia de que todo bem, todo dom, todo servio prestado ao Reino de Deus em nome de Jesus, acontece sob inspirao do Esprito Santo. Sem Ele nada eficaz para o Reino de Deus. Nunca ser possvel haver evangelizao sem a ao do Esprito.25 Os grupos de orao no devem ter medo nem resistir aos dons do Esprito, mas procurar conhec-los cada vez mais para bem utiliz-los. Ateno: O prximo encarte da Revista Renovao, dando seqncia a este assunto, tratar do dom de lnguas e profecia. Este contedo tem como base a apostila sobre Carismas produzida pelo Ministrio de Formao (mdulo bsico, apostila 2).
23. lbid, n. 24, Cf, CONCLIO ECUMNICO VATICANO II, Lumen Gentium. n. 12. 24. N.798 25. Paulo VI, Evangelli Nuntiandi, n. 75

6. PALAVRA DA IGREJA

7. CONCLUSO

Janeiro/Fevereiro 2009

También podría gustarte