Está en la página 1de 3

Resenha Panorama da semitica de Winfried Nth

Nordan Manz

Panorama da Semitica de Plato a Peirce de Winfried Nth fruto de um curso intensivo, ministrado por ele em 1994 na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. O livro foi publicado pela editora Annablume em 2008 (4. Ed.), 155 pginas. Resumo: O autor desenvolve um panorama abrangente da semitica, suas origens e sua terminologia, percorre a linha do tempo da cincia geral dos signos aprofundando-se no legado filosfico e lgico de Charles Sanders Peirce. Toma como objeto para anlise a obra literria Alice no Pas das Maravilhas utilizando como instrumento a teoria de Peirce. Finalmente, discute os pontos de convergncia entre a semitica e a cincia cognitiva. Palavras-chave: Histria da Semitica, Semitica Peirceana, Cincias Cognitivas ABSTRACT: The author develops a comprehensive overview of semiotics, its origins and its terminology, goes to the timeline of the general science of signs, and stops with more details in Peircean semiotics. The author takes as his object of analysis the book Alice in The Wonderland, using Pierce's theory as an a guide. Finally, he discusses the convergent points between semiotics and cognitive science. Keywords: History of Semiotics, Peircean Semiotics, Cognitive Science. NOTH apresenta em 5 captulos, de forma rica, um conciso panorama dos diversos conceitos e teorias semiticas, em uma viso que toma como ponto de partida Plato e sua filosofia. Vale destacar a apresentao da obra, elaborada por Lcia Santaella, uma das maiores semioticistas brasileiras, que no apenas expe um quadro geral como

nos prepara para a leitura que se segue, alm de estimular o leitor, aumentando sua expectativa para a obra. No primeiro captulo, Termo, Origens e Precursores da Semitica, NOTH informa o leitor sobre os movimentos precursores e a histria terminolgica da Semitica, alm de demonstrar as diferenas conceituais entre semitica e semiologia. J no captulo Histria da Semitica, o autor, de maneira objetiva, aprofundase em uma abordagem histrica, percorrendo a linha do tempo da cincia geral dos signos desde o perodo Greco-romano at o sculo XIX, passando tambm pelo racionalismo, empirismo e o iluminismo. Mais uma vez as informaes so colocadas de forma didtica, apresentando as questes mais relevantes. Tomando como base a teoria semitica desenvolvida por Charles Sanders Peirce, o terceiro captulo, A Semitica Universal de Peirce, NOTH apresenta o carter tridico da semitica peirceana, demonstrado a partir dos conceitos de signo, objeto e interpretante e suas categorias e classificaes. Os nveis de abstrao e complexidade da semitica peirceana so caractersticas logo percebidas, fatores que so comentados principalmente por aqueles que se iniciam nessa cincia. Entretanto, o autor explana e discute de forma clara e objetiva, tornando o assunto envolvente e convidativo at mesmo para aqueles que esto tendo seu primeiro contato com os conceitos desenvolvidos por Peirce. NOTH demonstra grande habilidade ao abordar e discutir o tema de forma concisa, mas ainda assim de maneira profunda e detalhada. No quarto captulo, Semitica Aplicada de Extrao Peirceana, NOTH vai alm das discusses de conceitos e faz uma explorao no tocante semiose da lngua. Em seguida, aplica a teoria em sua anlise da fbula Alice no Pas das Maravilhas e demonstra o valor investigativo das categorias peirceanas. A prtica trabalhada de maneira interessante e possibilita ao leitor acompanhar a aplicao dos conceitos vistos no terceiro captulo, levando-o a um novo patamar de entendimento ou, em termos semiticos, a novas semioses. Este captulo representa, com certeza, o ponto alto do livro.

O autor discute, por fim, os pontos convergentes entre a cincia cognitiva e semitica, introduzindo o quinto captulo, Peirce e as Bases Semiticas do Paradigma Cognitivo, colocando em pauta as relaes entre a iconicidade e representaes mentais, alm da importncia da mediao sgnica para superao de modelos didicos de cognio. A obra cumpre, com maestria, as expectativas criadas em sua apresentao e oferece uma viso ampla, rica e detalhada, mas ainda assim, sucinta, clara e direta da semitica, oferecendo uma viagem histrica pelas diferentes especificidades dessa cincia, aprofundando-se camada a camada da teoria peirceana, discutindo as vrias facetas dessa cincia e sua aplicabilidade.

Nordan MANZ Especialista em Docncia no Ensino Superior, Mestrando em Comunicao e Semitica na PUCSP, onde pesquisa a srie japonesa Kyou Tokuso Juspion. Participa do Grupo de Estudos Orientais.

También podría gustarte