Está en la página 1de 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
1 Srie Comportamento Organizacional
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Rita das Graas Cndido Cavichioli


Faculdade Anhanguera de Mato

Administrao - 1 Srie - Comportamento Organizacional


.

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir: Desenvolver expresso e comunicao compatveis com o exerccio profissional, inclusive nos processos de negociao e nas comunicaes interpessoais ou intergrupais; Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produo, compreendendo sua posio e funo na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; Ter iniciativa, criatividade, determinao, vontade poltica e administrativa, vontade de aprender, abertura s mudanas e conscincia da qualidade e das implicaes ticas do seu exerccio profissional; Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e das experincias cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuao profissional, e analisar diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptvel.

DESAFIO
A equipe produzir um Trabalho Acadmico, que dever ser elaborado a partir das instrues dadas nas etapas, abordando o conceito de Comportamento Organizacional (CO), enfatizando as dimenses que interferem nas relaes dentro das organizaes. Assim, voc compreender e ampliar seu conhecimento sobre as dimenses de Comportamento Organizacional sob o ponto de vista de diversos autores. O desafio deve seguir a estrutura de trabalho acadmico e conter de 7 a 10 pginas.

Objetivo do desafio
Produo de Trabalho Acadmico elaborado a partir das etapas da ATPS.

Produo Acadmica

Ler textos acadmicos. Manusear diferentes materiais acadmicos. Construir quadros comparativos. Produzir relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas descritas. Pesquisar sobre diferentes conceitos. Elaborar de Trabalho Acadmico.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 3 a 5 participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial.
Rita das Graas Cndido Cavichioli

Administrao - 1 Srie - Comportamento Organizacional

Pg. 3 de 7

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc defina o conceito de Comportamento Organizacional (CO), compreenda o contexto em que ele se apresenta, entenda suas dimenses e verifique o que as organizaes esto fazendo para efetivar as dimenses do CO. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Observar a estrutura de um Trabalho Acadmico que servir como base para a organizao desta ATPS. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index .html>. Acesso em: 19 set. 2011. Passo 2 Elaborar uma definio de CO. Para tanto a equipe deve ler o texto Comportamento Organizacional Princpios, de autoria de Karla Sampaio. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamentoorganizacionalprincipios/13911/>. Acesso em: 19 set. 2011. Passo 3 Utilizar livros disponveis na biblioteca: escolha dois autores que abordem a temtica e faa uma comparao entre suas definies de CO. Construir um quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO e indicar a fonte de pesquisa.

Rita das Graas Cndido Cavichioli

Administrao - 1 Srie - Comportamento Organizacional

Pg. 4 de 7

Passo 4 Organizar as informaes dos passos 2 e 3 para compor o Captulo 1 do desenvolvimento do trabalho acadmico. Guardar o arquivo para compor o trabalho final que vai ser entregue ao final das etapas para o professor tutor a distncia.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc analise a velocidade e os efeitos das mudanas nas organizaes. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Elaborar uma pesquisa sobre o conceito de Inovao: aplique a vinte pessoas em diferentes faixas etrias (podem ser indivduos que faam parte do quadro de colaboradores da organizao de um dos membros da equipe). Relatar as respostas no desenvolvimento do Trabalho Acadmico. Passo 2 Descrever o efeito da inovao para as organizaes a partir do resultado apresentado no passo anterior. Passo 3 Pesquisar em livros disponveis em sua Unidade e considerar as informaes sobre inovao no artigo Inovao Organizacional e na matria sobre inovao tecnolgica Faltam condies para inovao tecnolgica nas empresas brasileiras. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inovacao organizacional/24882/>. Acesso em: 19 set. 2011. Disponvel em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518>. Acesso em: 19 set. 2011. Passo 4 Organizar as informaes do passo 1 e 3 para compor o Captulo 2 do desenvolvimento do Trabalho Acadmico e, o passo 2, para iniciar o texto da Concluso. Guardar o arquivo para compor o trabalho final.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc identifique as principais caractersticas de uma equipe, os estilos de atuao e a importncia da liderana para as organizaes. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Rita das Graas Cndido Cavichioli

Administrao - 1 Srie - Comportamento Organizacional

Pg. 5 de 7

PASSOS
Passo 1 Fazer uma relao entre a imagem abaixo (Figura 1) e as informaes obtidas a partir da leitura do texto Trabalho em equipe: Uma Vantagem Competitiva. Disponvel em: <http://www.supertextos.com/texto/Trabalho_Em_Equipe_Uma_Vantagem_Competitiva/ 4484>. Acessado em: 19 set. 2011.

Figura 1. Trabalho em equipe Fonte: <http://www.osvigaristas.com.br/imagens/trabalho-em-equipe-3493.jpg>

Passo 2 Analisar quais fatores geram o fracasso no mbito da liderana segundo os referenciais apontados no texto A liderana no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudana? Disponvel em: <http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4430/a-lideranca-no-ambiente-detrabalhopor-que-fracassam-os-planos-de-mudanca.html>. Acesso em: 19 set. 2011. Passo 3 Organizar a relao do passo 1 para estruturar o Captulo 3 do desenvolvimento do Trabalho Acadmico e organizar o passo 2 para fazer parte da Concluso. Guardar o arquivo para compor o trabalho final.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc entenda as concepes de eficincia e eficcia e a importncia da comunicao para o contexto organizacional. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.
Rita das Graas Cndido Cavichioli

Administrao - 1 Srie - Comportamento Organizacional

Pg. 6 de 7

PASSOS
Passo 1 Definir Percepo e Comunicao e relacionar os conceitos arte de administrar. Tenha como base os textos a seguir sobre Percepo e Comunicao: Leis da Percepo. Disponvel em: <http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/leispercepcao.ht m>. Acesso em: 19 set. 2011. Comunicao empresarial versus comunicao organizacional: novos desafios tericos. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n6/10.pdf>. Acesso em: 19 set. 2011. Comunicao Empresarial, uma ferramenta estratgica. Disponvel em: <http://www.bocc.uff.br/pag/pessoa-sonia-comunicacao-empresarial-estrategica.pdf> Acesso em: 19 set. 2011. Elementos da Comunicao e suas formas de planejamento. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/view/1594/754>. Acesso em: 19 set. 2011. Passo 2 Estruturar as informaes do passo 1 e elaborar o Captulo 4 do desenvolvimento do Trabalho Acadmico. Passo 3 Reler as etapas anteriores e as informaes sobre CO/Eficincia/Eficcia e estruturar a Introduo do Trabalho Acadmico. Eficincia e Eficcia: conceitos distintos, porm interligados. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-e-eficaciaconceitosdistintos-porem-interligados/11978/>. Acesso em: 19 set. 2011. Comportamento Organizacional. Disponvel em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/cap_humano/1.pdf>. Acesso em: 19 set. 2011. Comportamento Organizacional. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/44374/1/ComportamentoOrganizacional/pagina1.html>. Acesso em: 19 set. 2011. Passo 4 Considerar as informaes e interpretaes dos conceitos desenvolvidos em todas as etapas e finalizar a Concluso do Trabalho Acadmico, contendo de 7 a 10 pginas, escritas de acordo com o Manual de Normas da Anhanguera. Entregar o trabalho em formato .doc para a avaliao do professor tutor a distncia.
Rita das Graas Cndido Cavichioli

Administrao - 1 Srie - Comportamento Organizacional

Pg. 7 de 7

Lembre-se da estrutura do arquivo final a ser entregue: Introduo Captulo 1 Captulo 2 Captulo 3 Captulo 4 Concluso Referncias bibliogrficas

Rita das Graas Cndido Cavichioli

También podría gustarte