Está en la página 1de 3

Tipos de Corroso - Resumo

Corroso Uniforme
Ataque de toda a superfcie metlica Diminuio da espessura Formao de pilhas de ao local Desgaste de fcil acompanhamento Leva a falhas significativas do equipamento

Corroso por Pites


Localizada, com formao de cavidades de pequena extenso e razovel profundidade. Caracterstica de materiais metlicos formadores de pelculas protetoras (passivveis) Pilha ativa-passiva, com rompimento da camada passiva. Pequena rea andica e grande rea catdica Difcil acompanhamento

Corroso Intergranular
Corroso na regio dos contornos do gro. Gros se destacam medida que a corroso se propaga. ddp ocasionada pelas diferenas nas caractersticas dos materiais (meio do gro e material vizinho ao contorno)

Corroso Intragranular
Ocorre nos gros da rede cristalina.

Corroso por Esfoliao


Paralela superfcie metlica. Chapas ou componentes extrudados => gros achatados ou alongados.

Empolamento pelo hidrognio


Hidrognio no estado atmico tem grande capacidade de difuso em materiais metlicos. Hidrognio atmico migra para o interior e acumula-se em falhas existentes (descontinuidades), causando aumento de presso no interior da falha. Falhas prximas superfcie: empolamento pelo hidrognio.

Em torno do Cordo de Solda


Ocorre em aos inox com C > 0,03% - corroso intergranular

Corroso por Concentrao Diferencial


Corroso por concentrao inica diferencial

Pilhas de concentrao inica diferencial nodo rea com menor concentrao Ctodo rea com maior concentrao.

Corroso por aerao diferencial

Pilhas de aerao diferencial nodo rea com menor concentrao. Ctodo rea com maior concentrao. Interface de sada de uma estrutura do solo ou da gua para a atmosfera Pilhas de aerao diferencial (meio gasoso) e de concentrao inica diferencial (meio lquido) Juntas soldadas com chapas superpostas, juntas rebitadas, ligaes roscadas, revestimentos com chapas aparafusadas. Evitar frestas. Filmes de revestimentos, especialmente tintas. Pilha de aerao diferencial provocada por defeito no filme de pintura.

Corroso em frestas

Corroso filiforme

Corroso Eletroltica ou por Correntes de Fuga


Causada por correntes eltricas de interferncia que abandonam seu circuito normal para fluir pelo solo ou pela gua. Correntes de fuga que causam maiores danos: correntes contnuas. Principais fontes de correntes de fuga: sistemas de trao eltrica (trens, bondes, metr), instalaes de solda eltrica e de eletrodeposio e sistemas de proteo catdica. Ocorre em tubulaes enterradas como: oleodutos, gasodutos, adutoras, minerodutos, cabos telefnicos. Na regio onde a corrente eltrica abandona a estrutura, tem-se a rea andica.

Corroso Galvnica
Pilhas de eletrodos diferentes ou pilha galvnica Maior ddp, maior corroso. Menor relao entre rea catdica e andica => desgaste menor e mais uniforme da rea andica. Presena de ons metlicos (de materiais mais catdicos) no eletrlito => oxidao do metal, devido reduo destes ons.

Corroso Seletiva
Formao de par galvnico devido a grande diferena de nobreza entre dois elementos de uma liga metlica. Ferro fundido cinzento e ferro nodular, usados em tubulaes de gua, de esgoto, drenagem. Grafite mais catdico que o ferro. Revestimento interno com argamassa de cimento. Ligas de zinco, especialmente lates com alto teor de zinco, sendo o zinco o material mais andico. Tratamento trmico de solubilizao da liga, ou uso de ligas com elementos inibidores como As e Sb.

Corroso graftica

Corroso por dezincificao

Corroso associada a fatores mecnicos


Acelerao dos processos corrosivos devido associao do efeito mecnico com a ao corrosiva. Eroso desgaste mecnico provocado pela abraso superficial de uma substncia slida, lquida ou gasosa. Desgaste maior do que se apenas o processo corrosivo ou erosivo agisse isoladamente. Tubulaes, permutadores, ps de turbina. Material submetido a tenses de trao, aplicadas ou residuais, colocado em contato com um meio corrosivo especfico. Fatores decisivos: dureza, encruamento, fases presentes. Propagao de trinca por corroso sob tenso geralmente lenta, at atingir o tamanho crtico para uma ruptura brusca. Progresso de uma trinca a partir da superfcie at a fratura, quando o material submetido a solicitaes cclicas. Processo corrosivo pode ser a causa do surgimento de uma trinca, por onde iniciase a fadiga. rea andica base da trinca => regio tensionada e encruada. Associao dos dois efeitos causa a falha do material em um nmero muito menor de ciclos. Cavitao desgaste provocado em uma superfcie metlica devido a ondas de choque do lquido, oriundas do colapso de bolhas gasosas. Cavitao surge em zonas de baixa presso onde o lquido entra em ebulio formando bolhas (de vapor do lquido), as quais ao tomarem contato com zonas de presso mais alta so destrudas criando ondas de choque no lquido. Processo corrosivo associado ao fluxo turbulento de um lquido. Ocorre particularmente quando h reduo na rea de fluxo. Aparecimento de bolhas gasosas (bolhas de ar) => impingimento.

Corroso-eroso

Corroso sob tenso

Corroso-fadiga

Corroso com cavitao

Corroso por turbulncia

También podría gustarte