Está en la página 1de 6

LIMPADOR DE PARA-BRISA Sem dvida um importante acessrio do automvel que visa a segurana e a comodidade ao conduzir o seu veculo.

Entre suas caractersticas temos a apresentao de motores com duas velocidades, acionamento intermitente e em conjunto com o lavador de vidros, seleo de tempos para varredura, etc. A proposta elucidar algumas caractersticas deste sistema, bem como o funcionamento de seu circuito eltrico. Cuidados com as palhetas: Parte responsvel pela limpeza propriamente dita dos vidros, feita de borracha acoplada a braos metlicos. Este sistema possui molas que pressionam a palheta contra o vidro, e por isso, deve-se ter cuidados especiais como no utilizar a seco sem a presena de gua da chuva ou do lavador de vidros podendo acarretar em arranhes no vidro e desgaste das palhetas. Deve-se estar atento aos sinais de desgaste das borrachas, procurando sempre substitu-las ao sinal de rachaduras na borracha e limpeza irregular do pra-brisa. A aplicao de lquidos abrasivos que agridam a borracha no reservatrio do limpador ou diretamente nas palhetas acarretar na diminuio da vida til das mesmas e at marcas no para-brisas. Conjunto Limpador Chamamos de conjunto limpador a unio das palhetas, brao de comando e motor do limpador. Desde sua criao este conjunto evoluiu, se apresentando com formas reduzidas e menor consumo de energia.

Diagrama de Limpador para motor de velocidade simples O fato do motor apresentar duas velocidades no o grande diferencial de seu funcionamento, e sim, ter um contato interno agregado ao eixo ou engrenagem que estabelece interligao (realimentao) entre interruptor de comando e motor. Observe na imagem animada a seguir as etapas de funcionamento para um motor de velocidade nica com contato.

1.

No primeiro momento a chave est desligada, estabelecendo

contato eltrico do massa atravs do contato interno do motor e atravs do interruptor de comando, aplicando massa no outro lado do motor. Isto garante que o motor estar parado e que apresentar um ponto de descanso do qual sara somente quando for alimentado novamente. 2. Ao acionar o interruptor para a posio Liga, o motor recebe energia e sai de sua inrcia movimentando o o contato. A partir deste momento, o motor funcionar independente de seu contato interno, e o mesmo estar positivo.

3.

Observando o funcionamento teremos agora a passagem do motor

pelo ponto de repouso ou descanso. Como o interruptor de comando est ainda na posio Liga, o motor fica independente deste contato. 4. Ao voltar o interruptor de comando para a posio Desliga, o contato interno do motor recolocado no circuito principal, e, como o mesmo est fora da posio de descanso, o motor recebe atravs dele L15 (alimentao positiva). 5. Ao chegar na posio de repouso, levando em considerao o interruptor de comando na posio Desliga, o motor recebera massa em ambos os lados travando seu funcionamento e impedindo seu movimento para fora desta posio. Diagrama de Limpador para motor de velocidade dupla

No circuito com duas velocidades o interruptor de comando mais complexo pois necessita que se separe os dois circuitos (1 e 2 velocidades), para tanto o mesmo composto de dois conjuntos de contato. Abaixo est o circuito em repouso e com as linhas de 1 e 2 velocidades indicadas pelas cores verde e azul claro respectivamente. Funcionamento da 1 velocidade:

Funcionamento da 2 velocidade:

Retorno ao repouso:

Nas figuras acima esto representado o funcionamento do sistema limpador de pra-brisa com duas velocidades. O interruptor de comando agora possui dois conjuntos de trs posies conjugados comandados pela alavanca de acionamento do limpador. 1. No primeiro momento temos o sistema desligado e o motor recebendo massa na primeira velocidade fazendo o travamento do mesmo. Assim que o interruptor de comando colocado na posio I, a primeira velocidade acionada aplicando positivo ao terminal de primeira velocidade.

2. Assim que o motor entra em funcionamento, o contato interno do motor muda a condio de massa para positivo do primeiro conjunto de contatos do interruptor de comando. 3. Ao acionar a segunda velocidade, colocando o interruptor de comando na posio II, aplica-se positivo no terminal da segunda velocidade desligando o de primeira velocidade. 4. Ao retornar o interruptor de comando para a posio desligado, vse que o motor continua a girar o que garante seu retorno a posio de repouso, pois o interruptor interno do motor mantm positivo no primeiro conjunto de contatos responsvel por realimentar a primeira velocidade do motor at que ele chegue na posio de repouso onde o mesmo travado pela aplicao de massa na primeira velocidade impedindo a continuidade do movimento. Obs.: Sempre o retorno do limpador feito na primeira velocidade
Diagrama de Limpador para motor de velocidade dupla com intermitente

Esta funo tem por objetivo aumentar o conforto do condutor evitando que o mesmo desvie a sua ateno para acionar e desacionar o limpador de pra-brisa constantemente quando a necessidade do uso do mesmo no constante. Observe que o rel que interrompe a linha 31b tambm chamada 53s, podendo aplicar a mesma 12V da bateria, este fato faz com que chegue ao motor na linha 53 (primeira velocidade) 12V atravs dos contatos do interruptor de comando.

O acionamento da 1 e 2 velocidades se d como no circuito anteriormente abordado, porm, atravs do contato do rel intermitente. Outra funo encontrada nos rels a de temporizao, que utilizada em conjunto com o sistema lavador de vidros. Esta funo permite o acionamento do limpador na 1 velocidade enquanto estiver esguichando gua no pra-brisa e aps cessar o esguicho, mantm o motor alimentado at completar de 2 a 4 varreduras retornando ao repouso. O diagrama abaixo apresenta o sistema completo de limpador/lavador dianteiro e traseiro.

También podría gustarte