Está en la página 1de 6

TRANSTORNOS DE SONO SÍNTESE PSICOTATOLÓGICA DOS TRANSTORNOS DO SONO Vigilia: Primeiro ano de vida:dificuldade para dormir, acorda

várias vezes por noite, ¨sono invertido¨. 2o ano de vida: aumento constitucional das angústias persecutórias ou devido a uma enfermidade orgânica. Aumento angústia de perda de fatores ambientais ou da angústia paranóide por causas traumáticas. Terrores noturnos: 18 meses até os 5-6 anos. A criança desperta aterrorizada todas as noites e várias vezes por noite. Angústia paranóide e de perda objetal aumentadas, mecanismos de projeção e deslocamento; depois dos 3 anos, ansiedade de castração; desorganização egóica; simbolização defeituosa. Em idades posteriores regressão defensiva. Rangido de dentes: Angústia paranóide aumentada, fixação oral canibalistica, vivência de perda do objeto de amor, situação depressiva com características persecutórias ( ficar desprotegido à mercê dos objetos persecutórios).

menor grau de organização egóica. Pré-consciente organizado: defesa frente às angústias derivadas do conflito edipiano (pouca importância patológica). Não pode dormir a noite inteira ou grande parte dela. Denota a existência de uma situação crítica. Angústia paranóide. de castração e confusional. prépsicótica. angústia de perda (luto pelo corpo infantil e pelos pais da infância) e medo de ter pesadelos. Babar no travesseiro: Crise de angústia Regressão defensiva. Deficitária elaboração do complexo de Édipo.Sonilóquia: Falar ou gritar em sonhos. Sonambilismo: A partir dos 7 anos Caminhar ou realizar atos dormindo. A partir da pré-puberdade: a repetição do sintoma.Intensas vivências persecutórias (angústia de castração). defesas onipotentes e maníacas frente à frustração. Vivência de ser exigido como um adulto. que vai acompanhado de gritos e brigas imaginárias. controle onipotente (trauma). Insônia: Puberdade e adolescência. persistência do narcisismo infantil. . mostra o perigo do aparecimento de um surto psicótico.

incremento do sadismo oral. .desmame precoce (ansiedade de perda) .contemporâneo e/ou consecutiva a enfermidades físicas . das angústias paranóides e traços melancólicos.depressão anaclítica e marasmo .más.formações congênitas bucais ou digestivas 3º ao 6º mês de vida -indução forçada da mastigação (administração prematura de papinhas).TRANSTORNOS DA ALIMENTAÇÃO Vômito Em jato Nascimento até os 3 meses Vivência persecutória do contato com a mãe INAPETÊNCIA 1º mês de vida excessiva angústia paranóide constitucional ou narcisismo primário incrementado .

onipotência.-Do 7º mês em diante -. projeções persecutórias sobre a comida -Inapetência – fantasia persecutória de dente afiado. -Devido à irrupção dentária -.interação familiar e narcisista com supervalorização da criança que não aprende a tolerar as frustrações impostas pela realidade e procura perpetuar -A simbiose dos primeiros anos de vida -.ferida narcisita pelo desmame. angústias paranóides.angústias confusionais coexistentes com a situação narcisista e simbiótica que ocasionam detenção parcial do desenvolvimento . frustração do erotismo oral primário.ausência da mãe nas horas da refeição: rancor para com ela e fantasias de vingança -De um ano e meio em diante -.

projeção .nascimento de um irmão: ferida narcisista. ressentimento. projeção.-Controle onipotente.viagem dos pais: vivência de abandono. excremento. simbiose com os pais e detenção de áreas do desenvolvimento . objetos persecutórios não bem delimitados). projeção -Circunstâncias familiares críticas: angústia e terror -Fobias Alimentares -Forte componente fóbico constitucional -Angústia persecutória. evitação -Rituais Alimentícios – anular a vivência terrorífica projetada sobre a comida -Anorexia – A partir dos 8-9 anos -Incremento da pulsão de morte -Insociabilidade. ansiedades paranóides. ciume. traços obsessivos claros e ciúmes patológicos . ressentimento. -Angústia paranóide.onipotência. -. fantasia confusional (dente afiado.

idealisação psicótica das substâncias sujas -Coprofagia – rara na infância e adolescência .-Bulimia – .avidez e voracidade constitucionais mania e onipotência -A comida é fator de gratificação narcisista .fantasia de maltrato e difamação .vivência de desproteção e abandono .desorganização e confusão em áreas do ego -Levar coisas à boca (sujas) .