Está en la página 1de 12

Produo, v. 19, n. 3, set./dez. 2009, p.

502-513

O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso


Juliane Figueiredo Fonseca UFRJ Paulo Afonso Rheingantz UFRJ

Resumo Este artigo apresenta a Anlise Ergonmica Experiencial do Ambiente Construdo (AEE), em continuidade discusso da Avaliao Ergonmica do Ambiente Construdo proposta por Villarouco. Visa contribuir para o processo de concepo de ambientes construdos, a partir da interface entre duas metodologias de anlise: Interveno Ergonomizadora e Abordagem Experiencial da Avaliao Ps-Ocupao. Seu foco nos aspectos fsicos, funcionais, cognitivos e culturais das demandas dos usurios do ambiente construdo possibilita uma compreenso mais apurada das relaes humano-ambiente e contribui para a concepo de ambientes mais responsivos e humanizados. Palavras-chave Avaliao ergonmica experiencial, adequabilidade do ambiente construdo.

The environment is suited? Pursuing the discussion


Abstract This article introduces the theme of Built Environment Ergonomics Experiential Evaluation (EEE), and discusses the proposals on the subject by Villarouco. It aims to contribute to the design process of built environments from the interface between two methods of analysis: Ergonomics Intervention and Experiential Post-Occupancy Evaluation. Its focus on the physical, functional, cognitive and cultural demands of the users of built environment enables a more accurate understanding of the relationships between human beings and the environment and contributes to the design of more responsive and humanized environments. Keywords Ergonomics experiencial evaluation, suitability of the built environment.

502

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

1. INTRODUO Com o propsito de dar continuidade discusso iniciada por Villarouco (2002, 2007b) relativa ao desenvolvimento de uma abordagem de Avaliao Ergonmica do Ambiente Construdo, neste artigo procuramos relacionar as metodologias da Interveno Ergonomizadora (IE) e da Abordagem Experiencial da Avaliao Ps-Ocupao (APO Experiencial) com o processo de concepo do ambiente construdo. Para contemplar isso, ele foi estruturado segundo trs diferentes procedimentos: inicialmente, foi adotada a sistematizao da IE como passos metodolgicos para a proposta de Anlise Ergonmica Experiencial do Ambiente Construdo (AEE); a seguir, em funo dos fatores envolvidos em uma APO, foram definidos trs grupos de anlise Anlise da Tarefa, relacionada com os fatores comportamentais, Anlise da Percepo Fsico-Espacial, com os fatores tcnicos e funcionais, e Anlise da Percepo Ambiental, com os fatores cognitivos-experienciais , avaliados com base em um conjunto de atributos de desempenho previamente definidos; finalmente, a partir dos mtodos da IE e da APO Experiencial, foram configurados os procedimentos da AEE. A IE1 uma vertente metodolgica da Ergonomia desenvolvida por Moraes e MontAlvo (2005), que se dedica ao estudo pormenorizado da tarefa e das atividades que a constituem. A APO, por sua vez, uma vertente metodolgica interdisciplinar utilizada para avaliar o desempenho do ambiente construdo em uso, segundo a tica de seus usurios (PREISER et al., 1988; ORNSTEIN, 1992; BECHTEL, 1997; STOKOLS, 1996; RHEINGANTZ, 2000, entre outros). A Abordagem Experiencial da APO (APO Experiencial), em desenvolvimento pelos pesquisadores do grupo Qualidade do Lugar e Paisagem (ProLUGAR), vinculado ao Programa de Ps-graduao em Arquitetura da FAU/ UFRJ, implica na transformao da postura do observador, que deve incorporar as sensaes e as emoes experienciadas durante a observao do ambiente construdo (RHEINGANTZ, 2004). A IE e a APO Experiencial procuram relacionar as atividades reais e o desempenho dos ambientes em uso com as necessidades fsicas, funcionais, culturais e cognitivas de seus usurios. A necessidade de sistematizar uma abordagem de avaliao do ambiente construdo tem sido apontada por diversos autores da Ergonomia (REIS, 2001; BINS ELY, 2003; VILLAROUCO, 2001b, 2002; ROSCIANO; ALMEIDA, 2002, 2004; CASTRO; FONSECA, 2004, 2006) e da APO (PREISER et al., 1988; PREISER, 1999; BECHTEL, 1997; ORNSTEIN, 1992, 1995, 1996; RHEINGANTZ, 1995, 2000, 2004). Todos eles reconhecem que os procedimentos de concepo projetual no so suficientes para a anlise do desenvolvimento das

situaes de uso, especialmente as relacionadas com os ambientes concebidos para o trabalho (investigao das tarefas e das atividades realizadas), nem para uma compreenso apurada das necessidades fsicas, funcionais, cognitivas e culturais das pessoas. Assim, como os projetistas podem conceber ambientes construdos mais responsivos s necessidades das pessoas que os vivenciam e adequados realizao das tarefas e atividades a que se destinam? Como podem identificar e compreender essas demandas? Essas indagaes surgem do reconhecimento da diversidade de fatores e/ou aspectos relacionados com a adequabilidade do ambiente construdo. Esse reconhecimento justifica a anlise ergonmica do ambiente construdo, visando identificar e sistematizar esses fatores e/ou aspectos, bem como a forma mais adequada de apreend-los. A contribuio de Villarouco (2001a, 2001b, 2002, 2004, 2005, 2007a, 2007b) tem sido importante para aprimorar os procedimentos e a estrutura da anlise ergonmica do ambiente construdo. Em Avaliao ergonmica do projeto arquitetnico (VILLAROUCO, 2002), a autora apresenta um leque de preocupaes contempladas na concepo de ambientes ergonomicamente adequados, envolvendo elementos da Antropometria, da Psicologia Ambiental, da Ergonomia Cognitiva e da Anlise Ergonmica do Trabalho (AET), alm de aspectos relacionados com o conforto trmico, acstico, lumnico, cromtico e acessibilidade integral. Movida pelo desejo de discutir as bases de uma sistematizao para a anlise do ambiente, em O ambiente est adequado?, Villarouco (2007) delineia uma metodologia de Avaliao Ergonmica do Ambiente Construdo. Neste trabalho propomos incorporar os elementos da sistematizao de procedimentos da IE e da APO Experiencial Anlise Ergonmica do Ambiente Construdo originalmente proposta por Villarouco. A seguir, e em seqncia, so apresentados: a) uma breve descrio de cada uma das abordagens e metodologias adotadas; b) a proposta preliminar de uma Anlise Ergonmica Experiencial do Ambiente Construdo (AEE); e c) a sistematizao de um conjunto de procedimentos necessrios para sua utilizao, com base na IE e na APO Experiencial. Nas consideraes finais, so discutidas as possveis contribuies da AEE para o processo projetual de ambientes mais responsivos e humanizados.

2. INTERVENO ERGONOMIZADORA (IE) Uma atuao mais responsiva no processo de concepo projetual demanda maior ateno e conhecimento dos
503

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

projetistas sobre a importncia, as implicaes e os reflexos das relaes humano-ambiente. No entanto, poucos so os profissionais de projeto que reconhecem e consideram as reais demandas e relaes dos usurios dos ambientes que concebem. Essa prtica decorre da prpria natureza da teoria da arquitetura, que tem focalizado mais.
O relacionamento do arquiteto com o artefato que ele produz e as ideologias e testemunhos individuais dos projetistas do que o relacionamento entre as pessoas (individualmente ou em geral) e o ambiente construdo (ZEISEL, 1981, p. 8).

Mas esse problema no se restringe aos projetistas, uma vez que de modo geral so contratados para conceber projetos com base em informaes negociadas com os proprietrios ou oucos so os projetistas que reconhecem e administradores das organizaes demandantes, que tambm tendem consideram as reais demandas e relaes dos a no atentar para as reais necessidades das diferentes atividades imusurios dos ambientes que concebem plicadas, e muito menos ainda para as demandas individuais das pessoimplicados, as atividades (comportamentos)2 realizadas, os as que vo desempenhar essas atividades. Como resultado, meios utilizados, os constrangimentos impostos pelo ama maioria das pessoas trabalha em ambientes annimos biente (tecnolgico, fsico, ambiental, espacial, organizacioe impessoais, sendo forada a investir na adaptao do nal) e o ambiente onde a tarefa realizada. Compreender a ambiente s suas caractersticas pessoais; esses ambientes tarefa e as atividades implica conhecer as dificuldades que dificultam e interferem em suas necessidades comportaas pessoas encontram para realiz-las, bem como as causas mentais de trabalho, reduzindo sua produtividade organidessas dificuldades. zacional (SMITH; KEARNY, 1994). A IE tem o intuito de detectar o problema, contextualiSegundo Smith e Kearny (1994), necessrio prestar z-lo, diagnostic-lo e propor solues, com a participao maior ateno ao que acontece quando as pessoas esto dos usurios (MORAES, 2003). uma abordagem sistpensando e como o ambiente interfere de maneira positiva mica porque holstica e sistemtica pois segue uma ou negativa, especialmente nas atividades que exigem consrie de etapas e fases do sistema-alvo e do seu ambiencentrao ou trabalho mental. preciso estudar com mais te, e se divide em quatro etapas: Apreciao Ergonmica, cuidado como os diferentes tipos de ambientes estimulam Diagnose Ergonmica, Projetao Ergonmica e Avaliao o pensamento e sua posterior transformao em aes. e Validao Ergonmica. Envolve um conjunto de proceComo as pessoas tm uma capacidade limitada e varivel dimentos no necessariamente exclusivos da Avaliao para prestar ateno a estmulos externos, uma configuraErgonmica (MORAES; MONT A LVO, 2005), tais como: o das zonas de conforto (seus limites de capacidade de observao assistemtica e sistemtica, registros de comateno) que permita eliminar ou reduzir as interferncias portamento, entrevistas, verbalizaes, questionrios, no trabalho mental possibilita que seu desempenho seja escalas de avaliao e alguns mtodos da engenharia diamelhorado. gramas de fluxo, mapofluxogramas, cartas e outros. Esse desconhecimento gera lacunas nas premissas projetuais, com reflexos negativos no processo de ocupao 2.1 Apreciao ergonmica e uso dos ambientes. Metodologias como a Interveno Etapa inicial e exploratria para identificao dos proErgonomizadora (IE) e a Abordagem Experiencial da blemas ergonmicos do ambiente que constitui o sistema Avaliao Ps-Ocupao (APO Experiencial), que considefocado. Consiste na sistematizao e compreenso integral ram a vivncia e a experincia do lugar por seus usurios, do sistema humano-tarefa-mquina-ambiente construpodem auxiliar na compreenso e na apreenso das relaes do ou coletivo, segundo Latour (2001): quem a orgahumano-ambiente, reduzindo a necessidade de os usurios nizao, qual trabalho realiza, ordenao hierrquica do investirem na adaptao do ambiente s suas caractersticas sistema (identificao da posio do ambiente analisado pessoais. Elas tambm podem contribuir para: (a) superar a

crena na adaptabilidade humana, que produz lugares genricos, autoajustveis a pessoas de qualquer tamanho (foco na oferta); (b) reconhecer a necessidade de produzir um ambiente mais responsivo, adaptvel s necessidades de cada indivduo; (c) reconhecer que as pessoas so treinadas desde pequenas a se adaptar, a ajustar-se aos ambientes (SMITH; KEARNY, 1994); e (d) relacionar as futuras demandas com a concepo e produo de ambientes construdos como elementos de interao com o meio social. A IE, desenvolvida por Moraes e MontAlvo (2005), uma vertente metodolgica da Ergonomia que se dedica ao estudo pormenorizado da tarefa e das atividades que a constituem, envolvendo: o objetivo a atingir, os requisitos

504

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

no sistema), dados administrativos (funo, nmero de funcionrios, turnos de trabalho, etc.) e caractersticas das atividades.
2.2 Diagnose ergonmica

a) Tcnicos aspectos construtivos, condies de conforto ambiental, segurana e consumo energtico; b) Funcionais estudo do dimensionamento dos ambientes, dos fluxos presentes, das possibilidades de realizar as atividades previstas, do desempenho organizacional e da acessibilidade; e c) Comportamentais elementos como atividades que acontecem no local, relaes entre uso real e uso previsto, satisfao/aspiraes dos usurios da edificao (PREISER et al., 1988; ORNSTEIN, 1992). Rheingantz, Del Rio e Duarte (2002) propem uma quarta categoria de fatores: d) Culturais que possibilitam reconhecer as transformaes significantes produzidas nas relaes entre os grupos humanos e o ambiente construdo, seus aspectos cognitivos (subjetivos), seus valores declarados e reais que influenciam e so influenciados pelo uso e pela operao dos edifcios. A exemplo da contribuio de Villarouco (2002) para a Ergonomia que reconhece a influncia direta das sensaes experimentadas ao conviver em um determinado ambiente nas aes de seus usurios a partir de 2003, o grupo de pesquisa Qualidade do Lugar e Paisagem (ProLUGAR)4 vem desenvolvendo e testando a Abordagem Experiencial da APO (APO Experiencial), que possibilita incorporar aos procedimentos clssicos da APO as sensaes, sentidos e emoes do observador vivenciadas durante a observao. A APO Experiencial implica transformao da postura ou atitude do observador. Em lugar da neutralidade e distanciamento preconizados pela abordagem comportamental, o observador deve atentar e registrar os estmulos, sensaes e emoes produzidos durante sua experincia de observao. Valendo-se da empatia (THOMPSON, 1999), o observador tambm deve procurar colocar-se no lugar dos usurios na tentativa de: a) compreender e incorporar a sua experincia vivenciada no ambiente; b) identificar seus valores, expectativas e necessidades; e c) propor medidas e recomendaes corretivas nas etapas de programao e de projeto (ALCANTARA; BARBOZA; RHEINGANTZ, 2006). Para dar conta disso, alm dos instrumentos tradicionalmente utilizados em uma APO walkthrough, questionrio, entrevista, checklist de fatores tcnicos, funcionais e comportamentais, seleo visual, mapeamento visual, preferncias visuais etc. , a APO Experiencial se vale de outros procedimentos que possibilitam identificar a percepo ambiental dos usurios, especialmente a observao incorporada, a matriz de descobertas (RODRIGUES, 2005) e o poema dos desejos (SANOFF, 1991).
505

Visa aprofundar a anlise dos problemas ergonmicos identificados e compreende: Anlise Comportamental da Tarefa, Anlise da Ambincia da Tarefa, Perfil e Voz dos usurios, em que so analisados os fatores cognitivos e experienciais relativos percepo e vivncia das relaes humano tarefa ambiente, os fatores comportamentais relativos tarefa realizada e os fatores tcnicos e funcionais relativos ao ambiente em uso.
2.3 Projetao ergonmica

Etapa de concepo do ambiente construdo, onde o conhecimento e a compreenso da vivncia e uso do ambiente pelos usurios no desempenho de suas tarefas e a apreenso de suas necessidades e expectativas devem possibilitar a concepo de projetos mais adequados e responsivos a tais condicionantes.
2.4 Avaliao e validao ergonmica

Apresentao dos argumentos, propostas e alternativas projetuais aos usurios.

3. ABORDAGEM EXPERIENCIAL DA AVALIAO PS-OCUPAO A APO um processo sistematizado e rigoroso de avaliao de edifcios, passado algum tempo de sua construo e ocupao, que focaliza os ocupantes do edifcio e suas necessidades. A partir das demandas dos usurios so avaliadas as consequncias das decises projetuais no desempenho da edificao e, em funo dos objetivos do cliente e do tempo necessrio, a APO possibilita a adoo de melhorias a curto, mdio e longo prazo (PREISER et al., 1988). Suas origens remontam a trs vertentes distintas de pesquisa iniciadas nos Estados Unidos e Canad, as duas primeiras no final dos anos 40, e a terceira no final dos anos 50: a Psicologia ambiental, que estuda as relaes entre ambiente e comportamento, o desempenho dos edifcios (U.S. National Institute of Standards and Technology e Committee E06 on Performance of Buildings of ASTM) e a consolidao da Architectural Programming3 ou Programao Arquitetnica. Tradicionalmente as pesquisas em APO tm como meta a avaliao de trs conjuntos de fatores:

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

Anlise Ergonmica do Projeto de Ambiente (AEPA)

Conforto ambiental Lumnico, trmico, acstico Percepo ambiental Aspectos cognitivos Medidas antropomtricas Acessibilidade dimensionamento Adequao de materiais Revestimentos acabamentos

Figura 1: Fatores componentes de uma Anlise Ergonmica do Projeto de Ambiente (AEPA).


Fonte: Villarouco et al. (2005)

Enquanto a IE fundamenta-se na anlise da tarefa e das atividades humanas realizadas no ambiente construdo, a APO Experiencial fundamenta-se na anlise de desempenho dos ambientes em uso como suporte para as atividades humanas, segundo a percepo do observador e dos usurios do ambiente. Na aplicao dos procedimentos de ambas as metodologias, o projetista deve portar-se como um observador atento e aberto ao que acontece no ambiente em uso.

4. ANLISE ERGONMICA EXPERIENCIAL DO AMBIENTE CONSTRUDO Nesta seo apresentaremos a proposta de sistematizao para a Anlise Ergonmica Experiencial do Ambiente Construdo (AEE), a partir das bases lanadas por Villarouco (2002, 2007b). Segundo Villarouco (2002), elaborar um projeto a partir de um enfoque ergonmico antever sua utilizao,
506

conjugar condicionantes fsicos, cognitivos, psicossociais e culturais, objetivando identificar o elenco de variveis envolvidas na adequabilidade do ambiente construdo. Uma completa avaliao ergonmica do ambiente abrange um vasto leque de variveis composto pelos elementos da Antropometria, da Percepo Ambiental, da Ergonomia Cognitiva e da Anlise Ergonmica do Trabalho (AET), assim como conceitos de conforto trmico, acstico e lumnico e acessibilidade integral (Figura 1). Villarouco (2007b) considera que uma abordagem pensada para verificar a adequao ergonmica do ambiente construdo deve contemplar duas fases uma de ordem fsica do ambiente e outra de identificao da percepo do usurio em relao a esse ambiente. As anlises e recomendaes so geradas da confrontao dos dados obtidos nessas duas fases. Os contornos do mtodo proposto por Villarouco tm como base a Anlise Ergonmica do Trabalho (AET), que teve cada uma de suas etapas adaptadas para a anlise dos aspectos fsicos do ambiente construdo em uso. Para a identificao de variveis da percepo dos usurios foi adotado um procedimento do campo da Percepo Ambiental a Constelao de Atributos. A partir do cruzamento dos dados obtidos nos dois mtodos, so feitas anlises no intuito de verificar as relaes entre as variveis do ambiente de trabalho e a produtividade. Iniciamos nossas reflexes apresentando os contornos da abordagem a ser proposta. Ao contrrio de Villarouco (2007b), adotamos a sistematizao de procedimentos da Interveno Ergonomizadora (IE). A escolha da IE se deve ao conhecimento e familiaridade por parte dos autores. As etapas e os procedimentos da IE foram adaptados anlise dos fatores envolvidos em uma avaliao do ambiente construdo, complementados pelos procedimentos da APO Experiencial. A partir da apresentao dos fatores que compem uma Anlise Ergonmica do Ambiente Construdo, no quadro elaborado por Villarouco (2005), procuramos reorganiz-los em grupos e incorporar alguns outros segundo a anlise dos fatores de uma APO Experiencial comportamentais, tcnicos, funcionais e cognitivos-experienciais. Para avaliar esses fatores, selecionamos alguns atributos de anlise de desempenho inspirados na CPBR (Centre for Building Performance Research) checklist (BAIRD et al., 1995), no conjunto de atributos de desempenho, desenvolvidos por Rheingantz (2000), por Abrantes (2004)5 e Moraes (2005). Cabe esclarecer que, neste artigo, foram selecionados somente os atributos considerados bsicos para uma anlise do ambiente construdo, sendo possvel a insero de outros, em funo da especificidade do ambiente e das tarefas a serem analisadas. O processo de anlise foi estruturado em trs grupos: i) Anlise da Tarefa relacionada com os fatores comportamentais e avaliados a partir dos atributos da

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

Anlise Ergonmica Experencial do Ambiente Construdo (AEE) Anlise da tarefa Fatores comportamentais Atributos da tarefa Anlise e percepo fsico-espacial Fatores tcnicos Atributos de ambincia interna Fatores funcionais Atributos do espao Anlise da percepo ambiental Fatores cognitivo-experienciais Atributos cognitivo-experienciais

dever ser dada maior nfase s relaes e sensaes humano ambiente do que s medies dos fatores tcnicos e funcionais e s normas de trabalho prescritas, relacionadas com os aspectos comportamentais. Isso significa que todos os atributos devero ser avaliados atravs da percepo do pesquisador (observador) e dos usurios.
4.1 Sistematizao da Abordagem Ergonmica Experiencial do Ambiente Construdo (AEE)

Conforme mencionado, foram adotadas as fases da anlise tradicional da IE e adaptadas para a anlise de desempenho do AC com o foco nas demandas do usurio, na tarefa e nas atividades realizadas.
Etapa 1: Apreciao Ergonmica do Ambiente Construdo

Figura 2: Fatores componentes de uma Anlise Ergonmica Experiencial do AC.

Etapa de aprofundamento da anlise dos problemas ergonmicos identificados, compreendendo: Anlise Comportamental da Tarefa, Anlise da Ambincia da Tarefa e Perfil e Voz dos usurios. (a) Anlise Comportamental da Tarefa implica na anlise dos fatores comportamentais. Compreende o estudo pormenoriAnlise Ergonmica Experiencial do Ambiente zado das atividades realizadas em situaes reais de trabalho, sendo Construdo (AEE) deve ser realizada sob o ponto de analisados os seguintes atributos da tarefa: tarefa, durao, constncia, vista da Abordagem Experiencial da APO familiaridade, ritmo e sequncia. (b) Anlise da Ambincia Fsica e Perceptiva da Tarefa implica na anlise dos fatores tcnicos e funcionais do ambiente em vista da Abordagem Experiencial da APO, ou seja, que o uso. Quanto aos fatores tcnicos avaliam-se os atributos de pesquisador, durante a observao do ambiente em uso, ambincia interna, sendo eles: conforto interno em que os incorpore suas sensaes e emoes, assim como busque resultados do levantamento dos dados fsicos do ambiente absorver a experincia e vivncia do usurio. Dessa forma,
507

tarefa (tarefa, durao, constncia, familiaridade, ritmo e sequncia); ii) Anlise da Percepo Fsico-espacial relacionada com os fatores tcnicos, avaliados a partir dos atributos de ambincia interna (conforto do ambiente interno e adequao dos materiais) e fatores funcionais, avaliados a partir dos atributos de espao (rea til, flexibilidade de layout, circulao interna, antropometria, acessibilidade); e iii) Anlise da Percepo Ambiental relacionada com os fatores cognitivos-experienciais, avaliados a partir dos atributos cognitivos-experienciais imaginabilidade e adaptabilidade (Figura 2). Propomos que a Anlise Ergonmica Experiencial do Ambiente Construdo (AEE) seja realizada sob o ponto de

Etapa exploratria e de delimitao dos problemas ergonmicos. O quadro de Categorizao dos Problemas Ergonmicos foi adaptado em funo dos atributos de desempenho do AC adotados (Tabela 1): Nesta fase devem ser aplicados os seguintes procedimentos: Observaes exploratria/assistemticas e incorporadas no local de trabalho; Anlise walkthrough; Entrevistas no estruturadas com supervisores e trabalhadores; Registros fotogrficos e/ou em vdeo; Levantamento fsico dos ambientes.
Etapa 2: Diagnose Ergonmica do Ambiente Construdo

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

Tabela 1: Categorizao dos problemas ergonmicos e dos atributos de desempenho do AC


FATORES COMPORTAMENTAIS Atributos da Tarefa Tarefa Durao Constncia Familiaridade Ritmo Sequncia Atributos de ambincia interna Conforto interno Descrio Compreenso do trabalho prescrito trabalho real, da tarefa e atividades O tempo de permanncia em um ambiente de trabalho age diretamente sobre o comportamento ambiental de um indivduo Fator que proporciona experincias ambientais diferentes conforme a periodicidade e permanncia no ambiente Como se familiariza com o ambiente onde passa a maior parte do seu tempo produtivo A rapidez com que as pessoas se movem e a dinmica com que os eventos se passam Diz respeito aos caminhos percorridos e experienciados no ambiente de trabalho FATORES TCNICOS Descrio Relativos qualidade do ambiente interno necessrio para o bem-estar fsico e tambm emocional dos usurios; so: conforto visual, sonoro, ttil, trmico e aerbico Autor de referncia CPBR checklist; Rheingantz (2000) Autor de referncia Moraes e MontAlvo (2005) Sommer (1979); Fischer (1994) Sommer (1979); Fischer (1994) Sommer (1979); Tuan (1980) Sommer (1979) Sommer (1979)

Adequao dos materiais

Aparncia, adequao, conservao, limpeza e manuteno dos materiais de acabamento Moraes e MontAlvo (2005) dos revestimentos propostos para o ambiente (piso, teto e parede) e mobilirio FATORES FUNCIONAIS

Atributos do espao rea til Flexibilidade do layout Espaos de apoio Circulao interna Antropomtricos Acessibilidade

Descrio rea disponvel para a realizao das tarefas e atividades

Autor de referncia

CPBR checklist; Rheingantz (2000) Capacidade de mudana do espao fsico CPBR checklist; Rheingantz (2000) Espao para recepo, copa e descanso, rea para fumantes, instalaes para CPBR checklist; funcionrios, para prestadores de servios, sanitrias etc. Rheingantz (2000) Posio, sinalizao/comunicao visual, distncias a serem percorridas para a realizao CPBR checklist; Rheingantz das atividades da tarefa e atividades (2000) Relacionados adequao do dimensionamento do espao e mobilirio aos percentis Moraes e MontAlvo (2005) extremos Facilidade de acesso para todas as pessoas, normais ou com necessidades especiais Rheingantz (2000); (portadores de deficincias, acidentados, gestantes, idosos e crianas) Moraes e MontAlvo (2005) FATORES COGNITIVOS-EXPERIENCIAIS Descrio As imagens que os usurios fazem do seu ambiente de trabalho Como se estabelece o sentimento de posse por meio da personalizao e adequao do lugar de trabalho Autor de referncia Lynch (1960) Lynch (1960); Sommer (1979); Fischer (1994)

Atributos cognitivosexperienciais1 Imaginabilidade Adaptabilidade

com instrumentos e tcnicas especficas devem ser confrontados com o levantamento da percepo do usurio e adequao dos materiais de piso, parede, teto e mobilirio. Quanto aos fatores funcionais, avaliam-se os atributos do espao necessrio para a realizao das tarefas e atividades requeridas em um ambiente de trabalho. Tais como rea til, flexibilidade do layout, espaos de apoio, circulao interna, antropomtricos, acessibilidade. (c) Perfil e Voz dos usurios implica na anlise dos fatores cognitivos-experienciais, relacionados com a
508

percepo do ambiente. Com a participao dos usurios avaliam-se os atributos cognitivos-experienciais de imaginabilidade e adaptabilidade. Nesta etapa devem ser utilizados os seguintes procedimentos: Observaes sistemtica e incorporada; Anlise walkthrough; Questionrios e entrevistas; Verbalizaes;

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

Registros de comportamento; Carta de-para; Mapofluxogramas; Mapeamento visual; Seleo Visual ou Preferncias Visuais; Poema dos desejos (Wish Poem).
Etapa 3: Projetao Ergonmica do Ambiente Construdo

Nesta etapa os projetistas devem lanar mo dos dados coletados na AEE realizada no ambiente em uso para a concepo de ambientes mais responsivos e humanizados.
Etapa 4: Avaliao Ergonmica do Ambiente Construdo

instrumentos aplicados e por qual metodologia eles so empregados. Os procedimentos e instrumentos da APO, apresentados no quadro anterior, vm sendo aplicados desde 2004 pelo Grupo ProLUGAR (RHEINGANTZ et al., 2008) em suas avaliaes de desempenho do ambiente construdo, e sua incorporao aos instrumentos e procedimentos de avaliao ergonmica representa a principal contribuio deste trabalho ao desenvolvimento de uma abordagem de AEE. A seguir apresentada a descrio dos mtodos da APO Experiencial indicados na Tabela 3.
4.2.1 Observao incorporada

Nesta etapa os argumentos, as propostas e alternativas projetuais devem ser apresentados e negociados com os usurios.
4.2 Relao entre os atributos de desempenho e os mtodos da IE e da APO Experiencial

Neste item so apresentados os procedimentos da AEE, ou seja, mtodos e respectivos instrumentos, que devem ser aplicados para a anlise dos atributos apresentados. A anlise situada ou ida ao campo um momento privilegiado de apreenso das informaes relevantes sobre as demandas fsicas, tcnicas, funcionais e cognitivas-experienciais dos usurios, de identificao das exigncias das atividades desenvolvidas e de contato com os usurios. A Tabela 2 relaciona os mtodos da IE e da APO Experiencial que podem ser adotados para a anlise dos atributos de desempenho apresentados. A Tabela 3, referente aos procedimentos da AEE, apresenta um resumo dos mtodos citados, quais os

O roteiro de campo da observao incorporada focaliza a experincia do observador no lugar. Munido dos instrumentos usuais para esse fim prancheta, papel de rascunho, lpis macio, caderno de campo, mquina fotogrfica e gravador , o observador deve dirigir-se ao local da observao e seguir as seguintes etapas e procedimentos: (a) preparao antes de iniciar a observao, ele deve fazer um breve relaxamento das tenses e ansiedades produzidas em seu deslocamento; (b) observao atenta a ateno deve se voltar para os acontecimentos que se desenrolam e, na medida do possvel, deixar-se envolver pela atmosfera do ambiente, iniciando um percurso deriva. Em lugar de direcionar seus pensamentos e sentidos, deve atentar para as reaes e efeitos produzidos em seu corpo e sua mente. Esse percurso deve ser complementado por fotografias contendo instantneos ou elementos considerados relevantes pelo observador e, sempre que possvel, por um gravador para registro oral de sua experincia; (c) anlise in loco terminado o percurso, ainda contagiado pelas emoes vivenciadas, o observador deve relatar em um gravador ou caderno de anotaes suas observaes; (d) anlise compartilhada a seguir deve

Tabela 2: Categorias de atributos de desempenho e mtodos da IE e APO Experiencial.


FATORES COMPORTAMENTAIS Atributos da tarefa: Trabalho prescrito trabalho real, tarefa e atividades; durao, constncia, familiaridade, ritmo, sequncia Atributos de ambincia interna: Conforto do ambiente interno; adequao dos materiais Atributos do espao: rea til; flexibilidade do layout; espaos de apoio; circulao interna; antropomtricos Atributos cognitivos- experienciais: Imaginabilidade; adaptabilidade Walkthrough, observaes assistemtica, sistemtica e incorporada em situao real de trabalho, entrevistas, questionrios, verbalizaes, registros de comportamento, carta de-para, mapofluxogramas FATORES TCNICOS Walkthrough, observaes assistemtica, sistemtica e incorporada em situao real de trabalho, questionrios, poema dos desejos, mapeamento visual, entrevistas FATORES FUNCIONAIS Walkthrough, observaes assistemtica, sistemtica e incorporada em situao real de trabalho, questionrio, poema dos desejos, mapeamento visual, entrevistas, mapofluxograma, carta de-para FATORES COGNITIVOS-EXPERIENCIAIS Walkthrough, observaes assistemtica, sistemtica e incorporada em situao real de trabalho, questionrio, seleo visual, poema dos desejos, mapeamento visual, entrevistas

509

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

ser feita uma troca de experincias e impresses vivenciadas por aqueles que compartilharam a observao, anotando-se os pontos comuns e as discrepncias; (e) anlise crtica j no laboratrio/escritrio, o observador rene os dados em novo documento, agora mais sistematicamente e devidamente fundamentado; (f) se necessrio, novas observaes mais estruturadas, com roteiros previamente definidos, podem ser realizadas no local.
4.2.2 Anlise walktrough

4.2.3 Seleo Visual (ou Preferncias Visuais)

Por ser relativamente fcil e rpida de aplicar, um dos procedimentos mais utilizados em APOs e, em geral, precede todos os estudos e levantamentos, sendo bastante til para identificar as principais qualidades e defeitos do edifcio e de seu uso. Sua realizao permite identificar, descrever e hierarquizar quais aspectos do edifcio ou de seu uso merecem estudos mais aprofundados e quais tcnicas e instrumentos devem ser utilizados; as falhas, os problemas e os aspectos positivos do ambiente analisado. Consiste em formar uma equipe composta por especialistas e por representantes dos usurios ou do staff da(s) organizao(es) instalada(s) no edifcio ou de usurios de um determinado lugar urbano que, munida de plantas e fichas de registro, faz uma entrevista-percurso de reconhecimento ou ambientao, abrangendo todos seus ambientes considerados no estudo, bem como o modo como eles so utilizados. Para tanto, se vale de diversas tcnicas de registro: mapas, plantas, checklists, gravaes de udio e de vdeo, fotografias, desenhos, dirios, fichas etc. Sempre que possvel a walkthrough deve ser precedida e complementada com informaes extradas das plantas dos pavimentos e de outros documentos significantes e/ou informativos.

Esse instrumento possibilita a identificao das ideias, valores, atitudes e cultura dos usurios. (SANOFF, 1977, 1990, 1991). de grande utilidade para a compreenso do impacto causado pelos ambientes na qualidade de vida e no bem-estar dos usurios. Consiste, basicamente, na apresentao de um conjunto de imagens de ambientes (por exemplo: escritrios, salas de espera, postos de trabalho) para avaliao dos usurios e indicao da imagem que mostra o ambiente preferido pelo respondente, ou a indicao de que elementos de cada imagem so considerados bons ou ruins por meio de um conjunto de adjetivos de conotao positiva e/ou negativa de cada imagem. Essa tcnica utilizada por Sanoff como instrumento de participao dos usurios no processo projetual. Ao se depararem com uma srie de possibilidades visuais e de arranjos espaciais, os respondentes so levados a comparar as alternativas, avaliar as possibilidades de cada uma e conhecer suas preferncias.
4.2.4 Mapeamento Visual

um instrumento que possibilita identificar a percepo dos usurios em relao a um determinado ambiente, focalizando a localizao, a apropriao, a demarcao de territrios, as inadequaes a situaes existentes, o mobilirio excedente ou inadequado e as barreiras, entre outras caractersticas. Seus objetivos so: (a) verificar aspectos relacionados com territorialidade e apropriaes; (b) avaliar a adequao do mobilirio e do equipamento existente; e (c) possibilitar que o usurio registre em plantas baixas humanizadas e de fcil identificao os pontos positivos e negativos do ambiente considerado. O instrumento pode ser aplicado em dois momentos distintos: no incio e no final da pesquisa de campo, e pode ser associado

Tabela 3: Quadro resumo de mtodos e instrumentos da Anlise Ergonmica Experiencial do AC


MTODOS Observaes assistemtica, sistemtica Observao incorporada Anlise walkthrough Questionrio Entrevista Verbalizaes Registros de comportamento Carta de-para Mapofluxogramas Seleo visual Mapeamento visual Poema dos desejos (Wish Poem) INSTRUMENTOS Caderno de campo, fotos, plantas esquemticas Caderno de campo, fotos, plantas esquemticas Ficha de avaliao tcnica Walkthrough, fotografias, croquis gerais, gravao de udio e vdeo Questionrio (perguntas estruturadas e semiestruturadas) Entrevista (perguntas no estruturadas, semiestruturadas e estruturadas) Caderno de campo, gravador e filmadora Fichas de registro, fotos e/ou filmagens Caderno de campo, ficha de registro, plantas esquemticas Caderno de campo, ficha de registro, plantas esquemticas Ficha de seleo visual, imagens de ambientes Planta do ambiente Poema IE APO

510

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

i) definir os passos metodolgicos para a anlise do ambiente em uso; ii) identificar e sistematizar os fatores e/ou aspectos, bem 4.2.5 Poema dos desejos (Wish Poem) como os respectivos atributos de desempenho envolvidos na adequabilidade do ambiente em uso; Desenvolvido por Sanoff (1991), esse instrumento encoraja os usurios a refletir e registrar em uma folha de papel iii) e definir uma forma adequada de apreend-los. a descrio do ambiente de seus sonhos. Diferentemente A contribuio deste artigo para a discusso iniciada das rimas dos poemas tradicionais, o poema dos desejos por Villarouco envolve os seguintes aspectos: deve conter um conjunto de frases representativas dos de1) Sistematizao dos fatores envolvidos na anlise ergonmica do ambiente em uso; tal sistematizao em trs grupos de incorporao da AEE ao processo de concepo anlise relacionados com os fatores de uma APO e avaliados a partir de disponibiliza procedimentos adequados para a um conjunto previamente determinado de atributos de desempenho anlise do desenvolvimento das situaes de uso (i) Anlise da Tarefa, com os fatores comportamentais avaliados a sejos e sentimentos dos usurios com relao ao ambiente partir dos atributos da tarefa (tarefa, durao, constnconsiderado. As sentenas so sempre iniciadas da mesma cia, familiaridade, ritmo e sequncia), (ii) Anlise da forma, Eu gostaria que..., e devem evidenciar os sonhos, Percepo Fsico-Espacial, com os fatores tcnicos avadesejos, preferncias, inadequaes (aspectos de ergonoliados a partir dos atributos de ambincia interna (conmia e de projeto), bem como insatisfaes e sugestes de forto do ambiente interno e adequao dos materiais) mudanas. e fatores funcionais avaliados a partir dos atributos de espao (rea til, flexibilidade de layout, circulao interna, antropometria, acessibilidade), e (iii) Anlise da Percepo Ambiental, com os fatores cognitivos5. CONSIDERAES FINAIS experienciais avaliados a partir dos atributos cognitivos-experienciais (imaginabilidade e adaptabilidade) Conforme o prprio ttulo sugere, a discusso sobre permite uma apreenso clara dos aspectos envolvidos o tema no se esgota neste artigo. Para a sistematizao e nas relaes internas do coletivo humano tarefa mconsolidao de um processo de AEE, ainda existem muiquina ambiente construdo. tas questes a ser analisadas e aprofundadas. Considerando 2) Incorporao dos procedimentos da APO Experiencial a observao abaixo: aos instrumentos adotados na IE, baseados na percepA realidade uma proposio explicativa... e a cio do observador e dos usurios, representa uma signcia um domnio cognitivo vlido para todos aquenificativa contribuio para a melhor compreenso das les que aceitam o critrio de validao das explicaes relaes estabelecidas entre o coletivo humano tarefa cientficas. Maturana (2001, p. 37) mquina ambiente construdo estudado, reduzindo Suas implicaes e desdobramentos ainda precisam ser a necessidade dos usurios investirem na adaptao do mais bem analisados e validados pela comunidade acadambiente s suas caractersticas pessoais. mica. Logo, preciso prosseguir com a discusso! 3) Relao entre os atributos de desempenho e os mtodos Partimos do pressuposto de que o entendimento da de anlise das metodologias adotadas, apresentada na complexidade dos fatores envolvidos nas relaes estabeTabela 2, fornece aos projetistas a operacionalizao da lecidas entre o coletivo humano tarefa mquina amapreenso dos fatores envolvidos na adequabilidade do biente construdo fundamental para a concepo de AC. ambientes mais responsivos s demandas dos usurios e A incorporao da AEE ao processo de concepo prodas atividades desempenhadas por eles. jetual disponibiliza um conjunto de procedimentos adePara a compreenso e apreenso desses fatores, delinequados para a anlise do desenvolvimento das situaes de amos, a partir dos trabalhos de Villarouco (2002, 2007b), uso e para a compreenso apurada das necessidades fsicas, uma abordagem de AEE com base na sistematizao de funcionais, cognitivas e culturais das pessoas e, consequenprocedimentos da IE e da APO Experiencial, a qual teve o temente, pode auxiliar os projetistas na elaborao de ampropsito de: bientes mais responsivos e humanizados. Anlise da Tarefa na identificao do territrio de trabalho e contatos.
511

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

Artigo recebido em 26/01/2009 Aprovado para publicao em 05/08/2009 NOTAS


1. Neste artigo, dentre as metodologias de anlise ergonmica existentes, adotamos a Interveno Ergonomizadora de Moraes e MontAlvo (2005) pelo fato de esta ser a base de pesquisa e atuao da primeira autora. Sua experincia foi iniciada em 2003, ano de incio de sua especializao em Ergonomia no Ncleo de Ergonomia e Segurana do Trabalho da UFJF e de seu mestrado em Design na PUC-Rio, que teve como orientadora a profa. Cludia MontAlvo. 2. Por atividade compreendem-se os comportamentos: tomada de informaes, gestos de acionamentos, posturas assumidas, comunicaes, deslocamentos... (Moraes e MontAlvo, 2005). 3. Que nos Estados Unidos tem sido considerada uma atividade distinta da prtica projetual. 4. Vinculado ao Programa de Ps-graduao em Arquitetura da FAU/UFRJ < www.fau.ufrj. br/prolugar >. 5. Os atributos propostos por Abrantes (2004) foram elaborados a partir de quatro autores: Lynch (1960), Sommer (1979), Fischer (1994) e Tuan (1980). 6. A anlise dos aspectos experienciais consiste em uma contribuio das pesquisas do PROLugar metodologia da Interveno Ergonomizadora.

REFERNCIAS
ABRANTES, M. Um Olhar cognitivo sobre o lugar de trabalho: avaliao de desempenho em ambiente de escritrio: estudo de caso em empresa de advocacia. Rio de Janeiro, 2004. 221 p.Dissertao (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. ALCANTARA, D.; BARBOSA, A.; RHEINGANTZ, P.Percursos Deriva na Investigao do Lugar: o caso do Corredor Cultural, Rio de Janeiro. In: NUTAU2006. Anais... So Paulo: FAUUSP, 2006. ALMEIDA, M. Ergonomia e Arquitetura: uma vinculao transdisciplinar. In: CONGRESSO LATINO- AMERICANO DE ERGONOMIA, 7, SEMINRIO BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE INTEGRAL, 1, CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 12, Recife, 2002. Anais... ALMEIDA, M. Ergonomia e Teoria do Projeto Arquitetnico: investigando a lgica de utilizao para projetar a de funcionamento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, II FRUM BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 13, CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAO CIENTFICA EM ERGONOMIA, 1, Fortaleza, 2004. Anais BAIRD, G. et al. (Ed.). Building Evaluation Techniques. Wellington: Victoria University of Wellington; New York: McGraw-Hill, 1995. BECHTEL, R. Environment & Behavior na introduction. Thousand Oaks (Califrnia): SAGE, 1997. BINS ELY, V. Ergonomia + Arquitetura: buscando um melhor desempenho do ambiente fsico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO-TECNOLOGIA: PRODUTOS, PROGRAMAS, INFORMAO, AMBIENTE CONSTRUDO, 3, 2003. Anais... Rio de Janeiro: LEUI/PUC-Rio, 2003. CASTRO, I. S. A importncia da validao no processo de concepo de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 13, FRUM BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 2, CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAO CIENTFICA EM ERGONOMIA, 1, Fortaleza, 2004. Anais... FISCHER, G. N. Psicologia Social do Ambiente. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. FONSECA, J. F. A aplicao dos mtodos de anlise ergonmica na elaborao de projetos cromticos para locais de trabalho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 13, FRUM BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 2, CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAO CIENTFICA EM ERGONOMIA, 1, Fortaleza, 2004. Anais... FONSECA, J. F. Cor nos locais de trabalho como aplic-la de forma adequada s necessidades dos usurios e s exigncias da tarefa? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 14, Curitiba, 2006. Anais... LATOUR, B. A Esperana de Pandora. Bauru, SP: EDUSC, 2001. LYNCH, K. A Imagem da Cidade. Martins Fontes: So Paulo, 1960. MATURANA, H. Cognio, cincia e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001. MORAES, A. Abordagem sistmica e sistemtica: apreciao, diagnose, projetao, avaliao, validao. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANOTECNOLOGIA: PRODUTOS, PROGRAMA, INFORMAO, AMBIENTE CONSTRUDO, 3, 2003. Anais... Rio de Janeiro: LEUI/PUC Rio, 2003. MORAES, A.; MONTALVO, C. Ergonomia: conceitos e aplicaes. Rio de Janeiro: A. de Moraes, 2005. ORNSTEIN, S.; ROMRO, M. Avaliao Ps-Ocupao do Ambiente Construdo. So Paulo: Nobel, 1992. ORNSTEIN, S.; BRUNA, G.; ROMRO, M. Ambiente Construdo & Comportamento: Avaliao Ps-Ocupao e a Qualidade Ambiental. So Paulo: Studio Nobel, 1995. ORNSTEIN, S. Desempenho do Ambiente Construdo, Interdisciplinaridade e Arquitetura. So Paulo: FAUUSP, 1996. PEDRO, R. Cognio e Tecnologia: Hbridos Sob o Signo do Artifcio. Rio de Janeiro, 1996. Tese (Doutorado em Comunicao) - ECO-UFRJ. PREISER, W. F. E. et al. Post-Occupancy Evaluation. New York: Van Nostrand Reinhold, 1988.

512

Fonseca, J. F. P.; Rheingantz, A. O ambiente est adequado? Prosseguindo com a discusso. Produo, v. 19, n. 3, p. 502-513, 2009.

PREISER, W. The International Building Performance Evaluation Project. In: Thorbjoern Mann (Ed.). The Power of Imagination. ANNUAL CONFERENCE OF THE ENVIRONMENTAL DESIGN RESEARCH ASSOCIATION, EDRA, 30, 1999. Proceedings... Orlando, Florida: EDRA, 2-6/jun 1999, p.13-19. REIS, T. ERGO-ARQUITETURA: A Ergonomia como fator fundamental nos processos de projetao em arquitetura de locais de trabalho. In: CONGRESSO LATINO- AMERICANO DE ERGONOMIA, 6, CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 11, Gramado, 2001. Anais... RHEINGANTZ, P. Centro Empresarial Internacional Rio: anlise ps-ocupao, por observao participante, das condies internas de conforto. Rio de Janeiro, 1995. Dissertao (Mestrado em Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro. ______. Aplicao do Modelo de Anlise Hierrquica COPPETEC-Cosenza na Avaliao do Desempenho de Edifcios de Escritrio. Rio de Janeiro, 2000. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) COPPE, UFRJ. RHEINGANTZ, P.; DEL RIO, V.; DUARTE, C. S. Cultural Factors: A needed category for Post-Occupancy Evaluation. In: EDRA, 33. Proceedings... Pensylvania: EDRA, 2002. (abstract) RHEINGANTZ, P. De Corpo Presente. In: NUTAU2004. Anais... So Paulo: FAU/USP, 2004. RHEINGANTZ, P. et al. Observando a qualidade do lugar: Procedimentos para a Avaliao Ps-ocupao. Rio de Janeiro: Proarq/ FAU-UFRJ, 2008 (no prelo). RODRIGUES, H. S. Cognio e experincia no ambiente de trabalho. Abordagem da Observao Incorporada na Avaliao Ps-ocupao: estudo

de caso no centro de pesquisa da Fundao Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, 2005. Dissertao (Mestrado em Arquitetura) - PROARQ/FAU/UFRJ. ROSCIANO, P.C. Reflexes sobre as interfaces entre a arquitetura e a anlise ergonmica do trabalho a concepo arquitetnica de espaos produtivos. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ERGONOMIA, 7, SEMINRIO BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE INTEGRAL, 1, CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 12, Recife, 2002. Anais SANOFF, H. Methods of Architectural Programming. Stroudsburg: Dowden, Hutchinson & Ross Inc., 1977. _____. Participatory Design: Theory Technique. Raleigh: Henry Sanoff, 1990. and

______. Ambiente para o usurio, ou usurio para o ambiente? In: CONGRESSO LATINO- AMERICANO DE ERGONOMIA, 6, CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 11, Gramado, 2001b. Anais... ______. Avaliao ergonmica do projeto arquitetnico. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ERGONOMIA, 6, SEMINRIO BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE INTEGRAL, 1, CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 12, Recife, 2002. Anais... ______. O que um ambiente ergonomicamente adequado? In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUDO ENTAC, 10, So Paulo, 2004. Anais... VILLAROUCO, V. et al. Identificao de parmetros para concepo de espaos ergonomicamente adequados habitao social. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO-TECNOLOGIA: PRODUTOS, PROGRAMA, INFORMAO, AMBIENTE CONSTRUDO Ergodesig, 5, 2005. Anais... Rio de Janeiro: LEUI/PUC, 2005. ______. Reflexes acerca da Ergonomia do Ambiente Construdo. Recife: Ed. ABERGO, 2007a. 9 Boletim da ABERGO - Associao Brasileira de Ergonomia. ______. O ambiente est adequado? In: ENCONTRO NACIONAL DE ERGONOMIA DO AMBIENTE CONSTRUDO, 1, SEMINRIO BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE INTEGRAL, 2, Recife, 2007b. Anais ZEISEL, J. Inquiry by Design. Monterey: Brooks/ Cole Publishing Co., 1981.

_____. Visual Research Methods in Design. Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1991. SMITH, P.; KEARNY, L. Creating Workplaces Where People Can Think. San Francisco: JosseyBass Publishers, 1994. SOMMER, R. A Conscientizao do Design. So Paulo: Editora Brasiliense, 1979. THOMPSON, E. (1999). Human Consciousness: from Intersubjectivity to Interbeing. Disponvel em: <http://www.philosophy.ucf.edu/pcsfetz1. html>. Acesso em maio 2001 TUAN, Y. F. Topofilia. So Paulo: Difel, 1980. VILLAROUCO, V. Modelo de avaliao de projetos enfoque cognitivo e ergonmico. Florianpolis, 2001a. (Doutorado) - Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo, UFSC.

Sobre os autores
Juliane Figueiredo Fonseca. Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Rio de Janeiro RJ, Brasil E-mail: julianearq@uol.com.br Paulo Afonso Rheingantz. Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Rio de Janeiro RJ, Brasil E-mail: par@ufrj.br

513

También podría gustarte