Está en la página 1de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF.

GRACIANO ROCHA

AULA 06

Saudaes, caro aluno! Esta a ltima aula de nosso curso. Os temas aqui tratados fogem um pouco temtica oramentria que viemos tratando: Conta nica do Tesouro Nacional, limites constitucionais da educao e da sade e transferncias voluntrias. Infelizmente, so temas que a ESAF no aproveitou muito em suas provas na verdade, isso se aplica s bancas em geral. Apenas o CESPE demonstra ter um banco de questes mais abrangente. Por isso, desta vez, as questes foram aproveitadas no decorrer da aula, sem questes adicionais ao final. Muito bem, vamos finalizar nossa preparao. Boa aula!

GRACIANO ROCHA

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 1 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

CONTA NICA DO TESOURO A Conta nica do Tesouro assunto tratado h bastante tempo na legislao financeira ptria. A Lei 4.320/64 j fez antever essa realidade:

Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais.
Apesar dessa ordem emanada em 1964, at a dcada de 80 a realidade era bem diferente. Os rgos e unidades mantinham, principalmente no Banco do Brasil, diversas contas bancrias prprias, para diferentes usos, sem qualquer conciliao que permitisse o controle total das disponibilidades ou a utilizao de saldos inativos em despesas mais prementes. A determinao que resultou na implantao efetiva da Conta nica veio em 1986, com a edio do Decreto 93.872. Observe alguns trechos desse Decreto:

Art. 1 A realizao da receita e da despesa da Unio far-se- por via bancria, em estrita observncia ao princpio de unidade de caixa. Art. 2 A arrecadao de todas as receitas da Unio far-se- na forma disciplinada pelo Ministrio da Fazenda, devendo o seu produto ser obrigatoriamente recolhido conta do Tesouro Nacional no Banco do Brasil S.A. Art. 4 Os recursos de caixa do Tesouro Nacional sero mantidos no Banco do Brasil S.A., somente sendo permitidos saques para o pagamento de despesas formalmente processadas e dentro dos limites estabelecidos na programao financeira. Art. 5 O pagamento da despesa, obedecidas as normas reguladas neste decreto, ser feito mediante saques contra a conta do Tesouro Nacional.
Vale a pena ler o seguinte trecho, disponvel no site do Tesouro Nacional, a respeito da implantao da Conta nica:

A Conta nica, implantada em setembro de 1988, representou uma mudana radical no controle de caixa do Tesouro Nacional, em virtude

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 2 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

da racionalizao na movimentao dos recursos financeiros no mbito do Governo Federal. Com ela, todas as Unidades Gestoras on line do SIAFI passaram a ter os seus saldos bancrios registrados e controlados pelo sistema, sem contas escriturais no Banco do Brasil. Assim, a Conta nica uma conta mantida junto ao Banco Central do Brasil, destinada a acolher, em conformidade com o disposto no artigo 164 da Constituio Federal, as disponibilidades financeiras da Unio que se encontram disposio das Unidades Gestoras on line, nos limites financeiros previamente definidos.
Portanto, atualmente, a Conta nica gerida por meio do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal, o SIAFI. Os papis que cabem s instituies envolvidas com o tema Conta nica so os seguintes: Tesouro Nacional: titular da conta; Banco Central do Brasil: instituio bancria em que mantida a Conta nica; Banco do Brasil: principal agente operador de pagamentos e

recebimentos relacionados Conta nica. A ideia ao se instituir uma Conta nica no mbito governamental centralizar ao mximo a gesto dos recursos. Assim, a arrecadao das receitas pblicas, de qualquer tipo, deve resultar em ingressos nela. Portanto, recursos oramentrios e extraoramentrios so depositados igualmente na Conta nica, que mantm os controles devidos para a segregao entre eles. Os rgos e entidades abrangidos pelos oramentos fiscal e da seguridade so obrigados a utilizar o SIAFI em sua modalidade total. Isso significa o emprego do SIAFI como nico sistema bancrio, centralizando toda a vida financeira dessas unidades. pelas Com isso, esses rgos e entidades, recolhero ao as arrecadarem recursos, mais diferentes razes,

disponibilidades Conta nica do Tesouro.


Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 3 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

As empresas estatais independentes, abrangidas pelo oramento de investimento, tm suas atividades financeiras regidas pela lgica de mercado, atuando como empresas privadas. Assim, essas empresas fogem a muitos dos controles institudos sobre as estatais dependentes, incluindo o dever de utilizar a Conta nica.

Como isso cai na prova? 1. (CESPE/ANALISTA/TRE-GO/2008) As receitas extraoramentrias, por constiturem recursos de terceiros, no devem ser recolhidas conta nica. 2. (CESPE/ANALISTA/ANEEL/2010) A movimentao da Conta nica do Tesouro Nacional efetuada por intermdio das unidades gestoras integrantes do SIAFI, sob a forma de acesso online e offline, utilizando como agente financeiro, para efetuar os pagamentos e recebimentos, o Banco Central do Brasil. 3. (CESPE/ANALISTA/ANTAQ/2008) A conta nica do Tesouro Nacional, mantida junto ao Banco do Brasil e operacionalizada pelo do Banco Central, destina-se a acolher as disponibilidades financeiras da Unio, disposio das unidades gestoras. Como regra, todas as receitas devem ser recolhidas Conta nica, oramentrias ou no. A questo 1 est ERRADA. A questo 2 est ERRADA: o agente financeiro que opera os recursos da Conta nica o Banco do Brasil, e no o Banco Central. A questo 3 tambm est ERRADA. Foram invertidos, novamente, os papis do BB e do BACEN.

Conta nica, mas nem tanto Utilizando o SIAFI e a Conta nica, possvel aos rgos e entidades da Administrao Federal fazer diversas movimentaes financeiras sem a intermediao da rede bancria.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 4 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Como exemplos, podem-se citar: a concesso de cota financeira pela STN aos rgos responsveis pela programao financeira; as transferncias financeiras entre rgos e entidades dos oramentos fiscal e da seguridade; a realizao de receitas e despesas intraoramentrias; a reteno de tributos sobre pagamentos feitos a fornecedores, etc. Por outro lado, apesar da impresso causada pelo nome Conta nica e dos comentrios que j traamos, possvel a utilizao de outras contas bancrias para atendimento a necessidades especficas de unidades do governo federal, sem emprego ou afetao da Conta nica. Isso ocorre, por exemplo, no caso de unidades isoladas, em regies no muito urbanizadas, ainda sem possibilidade de conexo que permita o acesso ao SIAFI. Essas unidades governamentais precisaro abrir e movimentar contas bancrias junto a estabelecimentos bancrios, para atender a suas necessidades de arrecadao e de pagamento. O mesmo ocorre tambm com unidades que precisam operar recursos em moeda estrangeira. No obstante, essas unidades excludas no podero optar por quaisquer bancos para abrirem suas contas. Apenas agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda podero ser contratados para manterem contas substitutas da Conta nica, nominais s unidades que no a utilizam. A permisso de abertura de contas em quaisquer instituies financeiras, sem a superviso de um rgo, abriria margem para o retorno situao catica anterior Conta nica e ao SIAFI.

Como isso cai na prova? 4. (CESPE/ANALISTA/MIN. INTEGRAO/2009) Nos casos em que

caractersticas operacionais especficas no permitam a movimentao financeira pelo sistema de caixa nico do Tesouro Nacional, os recursos podem ser movimentados por qualquer instituio financeira autorizada a operar no mercado brasileiro. 5. (CESPE/AGENTE/DPF/2009) Nem todas as receitas so recolhidas conta nica do Tesouro, podendo ser revertidas a outras contas-correntes.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 5 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

A questo 4 est ERRADA. Acabamos de ver que contas bancrias substitutas da Conta nica s podem ser abertas junto a agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda. A questo 5 est CERTA. Mencionou-se a possibilidade excepcional de no utilizao da Conta nica.

Subconta da Previdncia At alguns anos atrs, as receitas previdencirias eram totalmente

seccionadas das demais. O INSS, responsvel por elas, tinha uma conta corrente no Banco do Brasil, para onde se dirigiam as arrecadaes previdencirias. Entretanto, o crescimento dos gastos previdencirios levou a conta do INSS a uma situao desequilibrada, e os custos de mercado para cobrir os dficits da conta eram representativos. Verificou-se que a juno da conta do INSS Conta nica era o mais apropriado (e adequado legislao), evitando-se o endividamento do INSS sob as altas taxas de mercado. Assim, a conta da Previdncia foi incorporada Conta nica, em 1998, juntamente com as outras contas separadas, mantidas por autarquias e fundaes. Apesar de ter se juntado a conta da Previdncia conta nica, os recursos so mantidos em absoluta separao. Na subconta da Previdncia, sob gesto verdade, foi formalizada do INSS, para manter uma as

disponibilidades da arrecadao das contribuies respectivas. Isso obedece tambm ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal:

Art. 43, 1 As disponibilidades de caixa dos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores pblicos, ainda que vinculadas a fundos especficos a que se referem os arts. 249 e 250 da Constituio, ficaro depositadas em conta separada das demais disponibilidades de cada ente e aplicadas nas condies de mercado, com observncia dos limites e condies de proteo e prudncia financeira.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 6 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Com o artifcio da subconta, atendem-se, ao mesmo tempo, o mandamento da LRF quanto separao das disponibilidades da Previdncia e o princpio da unidade de caixa.

Como isso cai na prova? 6. (CESPE/ACE/TCU/2008) A Conta nica do Tesouro Nacional, mantida pelo Banco do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio movimentveis pelas unidades gestoras da administrao federal, excluindo-se a contribuio previdenciria, que ingressa em conta especfica administrada pelo INSS. 7. (CESPE/ANALISTA/ANATEL/2006) A receita de contribuies

previdencirias ingressa diretamente na conta nica do Tesouro Nacional sob a gesto do INSS, em virtude da proibio de manuteno das disponibilidades das autarquias, fundos e fundaes fora da conta nica. O problema da questo 6 est em considerar a existncia de uma conta especfica da Previdncia, separada da Conta nica. Questo ERRADA. A questo 7 d um tratamento correto relao entre a subconta da Previdncia e a Conta nica. Questo CERTA.

LIMITES CONSTITUCIONAIS SADE E EDUCAO A Constituio de 1988 traz algumas diretrizes para estabelecimento de um montante mnimo de recursos a serem aplicados pelos entes federados em aes de sade e educao, para assegurar a sustentabilidade e a continuidade do nvel de prestao de servios nessas reas. Relembrando o incio de nosso curso, permitida a vinculao da receita de impostos para essas finalidades, caracterizando-se excees ao princpio oramentrio da no vinculao. No caso da sade, os dispositivos aplicveis so os seguintes:

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 7 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Art. 198, 2 A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios aplicaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade recursos mnimos derivados da aplicao de percentuais calculados sobre: I no caso da Unio, na forma definida nos termos da lei complementar prevista no 3; II no caso dos Estados e do Distrito Federal, o produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 155 e dos recursos de que tratam os arts. 157 e 159, inciso I, alnea a, e inciso II, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municpios; III no caso dos Municpios e do Distrito Federal, o produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 156 e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159, inciso I, alnea b e 3. 3 Lei complementar, que ser reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecer: I os percentuais de que trata o 2; II os critrios de rateio dos recursos da Unio vinculados sade destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municpios, objetivando a progressiva reduo das disparidades regionais; III as normas de fiscalizao, avaliao e controle das despesas com sade nas esferas federal, estadual, distrital e municipal; IV as normas de clculo do montante a ser aplicado pela Unio.
Como visto, a previso constitucional para aplicao de recursos mnimos em aes de sade no autoaplicvel. A redao acima, conferida pela Emenda Constitucional 29, delegava a uma lei complementar ( 3) o estabelecimento dos percentuais incidentes sobre receitas tributrias dos entes federados que serviriam ao clculo do valor mnimo para cada um. Alm disso, por incrvel que parea, no havia unanimidade sobre o que seria aes e servios de sade; alguns entes federados incluam nesse conceito, por exemplo, gastos com limpeza urbana, preservao do meio ambiente etc. Ou seja, o prprio conceito de aes e servios de sade deveria ser fixado na lei complementar regulamentadora.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 8 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

O art. 77 do ADCT trouxe uma fixao de limites provisrios, vlidos at 2004: a Unio deveria aplicar em aes e servios de sade o valor aplicado no ano anterior, corrigido pela variao nominal do PIB, destinando pelo menos 15% para aplicao populacional; os estados, 12% das receitas tributrias arrecadadas diretamente ou transferidas; os municpios, 15%; o DF, que acumula competncias tributrias de estado e de municpio, 12% das receitas estaduais e 15% das municipais. Ultimamente, nos meios de comunicao, era bastante frequente ver-se falar na necessidade da regulamentao da Emenda 29, requerida por diversos segmentos sociais. Essa ausncia de regulamentao definitiva foi suprida apenas em janeiro deste ano, com a aprovao da Lei Complementar 141/2012. Nessa Lei, estabeleceu-se o conceito de aes e servios pblicos de sade (arts. 2, 3 e 4), restringindo-o s despesas de responsabilidade especfica do setor da sade, no se aplicando a despesas relacionadas a outras polticas pblicas que atuam sobre determinantes sociais e econmicos, ainda que incidentes sobre as condies de sade da populao. Entretanto, relativamente aos limites, basicamente no houve mudanas; o critrio de variao nominal do PIB, aplicvel Unio, e os percentuais referentes aos entes subnacionais continuaram iguais aos fixados anteriormente no ADCT. No caso da educao, o percentual mnimo da receita de impostos a ser aplicado na manuteno e desenvolvimento do ensino foi fixado diretamente pela Constituio. A cada ano, a Unio dever aplicar, no mnimo, 18% da receita de impostos nessas aes, e os entes subnacionais, 25%. Esses percentuais devem ser calculados sobre a receita de impostos afetada pelas transferncias constitucionais, ou seja, a Unio faz incidir seu percentual sobre o montante ps-transferncias, e os entes nos municpios, segundo critrio

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 9 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

subnacionais calculam seus percentuais sobre o valor diretamente arrecadado somado ao recebido mediante as transferncias. Atualmente, as aes em manuteno e desenvolvimento do ensino em cada estado e no DF so afetadas pelo respectivo Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao, o Fundeb, previsto no art. 60 do ADCT. Em cada ente, o Fundeb deve receber 20% das receitas de impostos, ou seja, abarca quase o mnimo constitucional obrigatrio (25%). Dessa forma, os estados e o DF ainda devem aplicar recursos por fora do Fundeb. Alm disso, deve-se considerar o valor anual mnimo a ser aplicado por aluno. Esse valor, fixado nacionalmente, baseia o clculo do montante que cada estado e o DF devem executar na manuteno e desenvolvimento do ensino. O clculo feito pela multiplicao do valor nacional pelo nmero de alunos do ente federado. Caso o montante do Fundeb seja inferior ao total necessrio, a Unio transferir recursos para complementar o Fundeb deficitrio . Por outro lado, a complementao da Unio (em 2011, um total de R$ 8,8 bilhes) no pode ser totalmente deduzida dos 18% mnimos exigidos da esfera federal. A Lei do Fundeb (Lei 11.494/2007) determina que apenas 30% dessa complementao podem ser deduzidos do percentual relativo Unio. Por fim, vale destacar que a aplicao do mnimo em aes de sade e educao princpio constitucional sensvel, cujo descumprimento autoriza a interveno federal nos estados e no DF, bem como a interveno de estado em municpio, conforme o art. 34, inc. VII, e, e art. 35, inc. III. Adicionalmente, caso os recursos mnimos em aes de sade no estejam sendo aplicados, permitida a reteno de transferncias constitucionais ao ente que desrespeitar a regra.

Como isso cai na prova? 8. (FCC/ANALISTA/SEFAZ-SP/2010) A Constituio Federal veda a reteno ou qualquer restrio entrega e ao emprego dos recursos atribudos nas receitas transferidas (repartio constitucional), aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. Todavia, prev a possibilidade da Unio e dos
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 10 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Estados condicionarem a entrega de recursos. Esta situao ocorrer quando a) houver descumprimento das metas fiscais previstas na lei oramentria anual. b) as contas prestadas forem reprovadas pelo Tribunal de Contas competente para julg-las. c) o Estado, o Distrito Federal ou o Municpio estiver com operao de crdito por antecipao de receita ainda em andamento, pendente de pagamento, mesmo que dentro do prazo. d) no estiverem sendo aplicados anualmente em aes e servios pblicos de sade os recursos mnimos derivados da aplicao de percentuais calculados sobre determinados impostos, conforme determinao constitucional especfica. e) o Estado, o Distrito Federal ou o Municpio deixar de aplicar anualmente o mnimo exigido em educao bsica, aps apurao em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas competente. 9. (CESPE/TCNICO/MIN. SADE/2010) Os estados e o DF aplicaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade, recursos mnimos derivados da aplicao de percentuais calculados sobre o produto da arrecadao dos impostos referentes a: transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens ou direitos; operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior; propriedade de veculos automotores. 10. (COPEVE/ASSISTENTE/UFAL/2011) A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de vinte, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, a no mnimo, da de receita resultante na de impostos, e compreendida proveniente transferncias, manuteno

desenvolvimento do ensino. 11. (FGV/ADVOGADO/SENADO/2008) A Unio poder intervir nos Estados e no Distrito Federal para assegurar a observncia da aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 11 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade. D C E C

TRANSFERNCIAS VOLUNTRIAS Sob o termo geral transferncias voluntrias, encontram-se diversas espcies de ajustes que podem ser celebrados com o poder pblico. Na esfera federal, as transferncias voluntrias so disciplinadas pelo Decreto 6.170/2007, pela Portaria Interministerial 507/2011, por algumas regras na Lei de Responsabilidade Fiscal (j vistas na aula passada art. 25) e outras nas Leis de Diretrizes Oramentrias. O regramento maior do tema dado pelos dois primeiros normativos. Veremos em seguida os pontos principais trazidos por eles.

Conceitos As principais espcies de transferncia voluntria so: convnio: acordo ou ajuste que discipline a transferncia de recursos financeiros de dotaes consignadas nos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social da Unio e tenha como partcipe, de um lado, rgo ou entidade da administrao pblica federal, direta ou indireta, e, de outro lado, rgo ou entidade da administrao pblica estadual, do Distrito Federal ou municipal, direta ou indireta, consrcios pblicos, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando execuo de programa de governo, envolvendo a realizao de projeto, atividade, servio, aquisio de bens ou evento de interesse recproco, em regime de mtua cooperao;

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 12 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

termo de cooperao: instrumento por meio do qual ajustada a transferncia de crdito de rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal para outro rgo federal da mesma natureza ou autarquia, fundao pblica ou empresa estatal dependente;

contrato de repasse: instrumento administrativo por meio do qual a transferncia dos recursos financeiros processa-se por intermdio de instituio ou agente financeiro pblico federal, atuando como mandatria da Unio;

contrato de prestao de servios CPS: instrumento jurdico que regula a prestao de servios realizados pela mandatria da Unio a favor do concedente, que deve conter as atribuies delegadas, as limitaes do mandato e a forma de remunerao pelos servios.

Nos convnios, participam, de um lado, o rgo ou entidade concedente, responsvel pelo repasse de recursos a serem utilizados, e o convenente, que o ente pblico ou entidade privada sem fins lucrativos recebedora dos recursos caso. No caso dos contratos de repasse e de prestao de servios, os participantes so denominados contratante (equivalente ao concedente) e contratado (equivalente ao convenente). Alm disso, existe o papel do mandatrio, que desempenhado por instituio financeira federal (normalmente, a Caixa Econmica Federal), e que assume a posio de representante do poder pblico, repassando os recursos, assinando os termos e fiscalizando a execuo a no ser que o rgo/entidade tenha estrutura para fazer o controle da execuo, caso em que ser celebrado um convnio comum. Os recursos transferidos mediante contratos de repasse servem normalmente para execuo de obras, cuja fiscalizao no possa ser feita pelo concedente, enquanto os convnios so utilizados para execuo de objetos dos mais variados realizao de eventos, aquisio de bens, implementao de polticas sociais etc. Atualmente, como regra, as transferncias voluntrias so executadas no mbito do Sistema de Gesto de Convnios e Contratos de Repasse, o e responsvel pela execuo do programa de governo descentralizado, aplicando, tambm, a contrapartida exigida conforme o

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 13 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Siconv, que fornece acesso pblico a informaes mediante o Portal dos Convnios (www.convenios.gov.br). por meio do Siconv que os rgos e entidades informam, a cada ano, quais programas e aes por eles geridos podero ser executados de forma descentralizada, a partir da formalizao dos ajustes baseados em transferncias voluntrias. Alm disso, tambm so publicados as exigncias, padres, procedimentos, critrios de elegibilidade e de prioridade, estatsticas e outros elementos relacionados aos futuros ajustes. Tambm por meio do Siconv so cadastradas as propostas de trabalho, os documentos de habilitao, os dados da execuo e os documentos relativos prestao de contas, por parte dos convenentes.

Como isso cai na prova? 12. (ESAF/ANALISTA/ANA/2009) De acordo com o Decreto n. 6.170/2007, que dispe sobre as normas relativas s transferncias de recursos da Unio mediante convnios e contratos de repasse, o instrumento por meio do qual ajustada a transferncia de crdito de rgo da administrao pblica federal direta, autarquia, fundao pblica ou empresa estatal dependente, para outro rgo ou entidade federal da mesma natureza, denomina-se: a) Termo de Cooperao. b) Termo de Parceria. c) Termo Aditivo. d) Termo de Referncia. e) Termo de Consrcio. 13. (CESPE/ANALISTA/INMETRO/2009) Caso determinado rgo pblico

federal deseje celebrar acordo com uma entidade privada sem fins lucrativos para executar ao prevista no oramento, o contrato de repasse ser o instrumento adequado para realizao do acordo, pois permitir a transferncia de recursos financeiros de dotaes consignadas

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 14 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

no oramento pblico da Unio para execuo de programa de governo pela entidade sem fins lucrativos. 14. (CESPE/ANALISTA/INMETRO/2010) O convnio, destinado execuo de programas governamentais, o instrumento utilizado para transferncia de recursos financeiros da Unio para os estados, o Distrito Federal e os municpios, por intermdio de instituio ou agncia financeira oficial federal. 15. (CESPE/ANALISTA/INMETRO/2010) Entende-se por concedente o rgo ou entidade da administrao pblica direta ou indireta dos governos estaduais, municipais ou do Distrito Federal, com o qual a administrao federal pactua a execuo de programa ou projeto com durao definida. 16. (CESPE/ASSISTENTE/CNPQ/2011) Caracteriza-se como convenente o

rgo da administrao pblica federal, direta ou indireta, responsvel pela transferncia dos recursos financeiros ou pela descentralizao dos crditos oramentrios destinados execuo do objeto do convnio pactuado com a administrao federal. 17. (ESAF/AFC/STN/2008) Caso a entidade concedente no disponha de infraestrutura para controlar a execuo do convnio, a transferncia dos recursos para a realizao de obra dever ser realizada mediante contrato de repasse. 18. (CESPE/ANALISTA/CNPQ/2011) Para celebrar convnio ou contrato de repasse com rgos e entidades da administrao pblica federal, as entidades privadas sem fins lucrativos devem realizar cadastro prvio no Sistema de Gesto de Convnios e Contratos de Repasse (SICONV), conforme normas do rgo central do sistema. Na questo 12, o instrumento a ser celebrado entre rgos/entidades pertencentes administrao federal o termo de parceria. Gabarito: B. A questo 13 est ERRADA. No caso, no havendo circunstncias especiais, como a execuo de obras ou servios que exijam fiscalizao acima das capacidades do concedente, deve ser celebrado um convnio comum. Na questo 14, a existncia de instituio financeira que age como

intermediria entre o rgo/entidade federal e outros entes caracteriza os

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 15 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

instrumentos contrato de repasse e contrato de prestao de servios. Questo ERRADA. Na questo 15, a descrio trata do conceito de convenente. Questo ERRADA. A questo 16 est ERRADA: o conceito abordado no enunciado de concedente. A questo 17 est CERTA. O contrato de repasse, destinado a objetos que envolvam obras e servios de engenharia, tem sua utilizao fundamentada na impossibilidade do convenente de controlar a execuo de um convnio tradicional. Assim, a responsabilidade do controle repassada para uma instituio financeira federal, que age como mandatria. A questo 18 est CERTA. Os proponentes, para celebrarem convnios ou instrumentos congneres com a administrao pblica federal, devero cadastrar-se no Siconv, que controlar a formalizao dos instrumentos desde o incio.

Competncias e atribuies As competncias do concedente/contratante encontram-se listadas no art. 5 da Portaria Interministerial 507/2011:

Art. 5 Ao concedente caber promover: I - a gesto dos programas, projetos e atividades, mediante: a) monitoramento, acompanhamento e fiscalizao do convnio, alm da avaliao da execuo e dos resultados; b) definio das diretrizes gerais e os procedimentos operacionais para a sua implementao; c) anlise de enquadramento e seleo das propostas apresentadas pelos rgos ou entidades da administrao pblica, direta ou indireta, de qualquer esfera de governo, consrcio pblico ou entidade privada sem fins lucrativos, com vistas celebrao de convnio; d) descentralizao dos crditos oramentrios e financeiros a favor do convenente.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 16 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

II - a operacionalizao da execuo dos programas, projetos e atividades, mediante: a) divulgao de atos normativos e orientaes aos convenentes; b) anlise e aprovao da documentao tcnica, institucional e jurdica das propostas selecionadas, inclusive projeto bsico; c) celebrao dos convnios decorrentes das propostas selecionadas; d) verificao de realizao do procedimento licitatrio pelo convenente (...); e) execuo oramentria e financeira necessria aos convnios (...); f) acompanhamento e ateste da execuo do objeto conveniado, assim como verificao da regular aplicao das parcelas de recursos, condicionando sua liberao ao cumprimento de metas previamente estabelecidas; g) anlise e aprovao da prestao de contas dos recursos aplicados; h) notificao do convenente, quando no apresentada a prestao de contas dos recursos aplicados ou constatada a m aplicao dos recursos pblicos transferidos, e instaurando, se for o caso, a competente Tomada de Contas Especial.
As atribuies contidas no inciso II acima reproduzido podem ser delegadas pelos rgos e entidades concedentes a agentes mandatrios. O art. 6 trata das competncias do convenente, cujo texto bastante autoexplicativo. Destacamos abaixo as principais:

Art. 6 Ao convenente compete: (...) II - definir por etapa/fase a forma de execuo, direta ou indireta, do objeto conveniado; III - elaborar os projetos tcnicos relacionados ao objeto pactuado, reunir toda documentao jurdica e institucional necessria celebrao do convnio, de acordo com os normativos do programa (...); IV - executar e fiscalizar os trabalhos necessrios consecuo do objeto pactuado no convnio, observando prazos e custos, designando profissional

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 17 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

habilitado no local da interveno com a respectiva Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART; V - assegurar, na sua integralidade, a qualidade tcnica dos projetos e da execuo dos produtos e servios conveniados (...); VI - selecionar as reas de interveno e os beneficirios finais em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela concedente, podendo estabelecer outras que busquem refletir situaes de vulnerabilidade econmica e social, informando a concedente sempre que houver alteraes; VII - realizar, sob sua inteira responsabilidade, o processo licitatrio nos termos da Lei n 8.666, de 1993, e demais normas pertinentes matria (...); XI - no caso dos entes municipais e do Distrito Federal, notificar os partidos polticos, os sindicatos de trabalhadores e as entidades empresariais com sede no municpio ou Distrito Federal quando ocorrer a liberao de recursos financeiros pelo concedente, como forma de incrementar o controle social, em conformidade com a Lei n 9.452, de 1997, facultada a notificao por meio eletrnico; XIII - prestar contas dos recursos transferidos pela concedente destinados consecuo do objeto do convnio; XV - prever no edital de licitao e no contrato de execuo ou fornecimento CTEF que a responsabilidade pela qualidade das obras, materiais e servios executados/fornecidos da empresa contratada para esta finalidade (...); XVI - realizar no SICONV os atos e os procedimentos relativos formalizao, execuo, acompanhamento, prestao de contas e informaes acerca de tomada de contas especial dos convnios, quando couber; XVII - instaurar processo administrativo apuratrio, inclusive processo administrativo disciplinar, quando constatado o desvio ou malversao de recursos pblicos, irregularidade na execuo do contrato ou gesto financeira do convnio, comunicando tal fato ao concedente; XVIII - registrar no SICONV o extrato do edital de licitao, o preo estimado pela Administrao para a execuo do servio e a proposta de preo total ofertada por cada licitante com o seu respectivo CNPJ, o termo de homologao e adjudicao, o extrato do CTEF e seus respectivos aditivos, a Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART dos projetos, dos executores e da fiscalizao de obras, e os boletins de medies.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 18 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Chamamento pblico Uma novidade a respeito das transferncias voluntrias a possibilidade de realizar previamente o denominado chamamento pblico, ou concurso de projetos. Trata-se de um procedimento pelo qual os rgos/entidades publicam sua disposio de celebrarem ajustes, indicando quais programas esto sujeitos execuo descentralizada e os critrios de seleo dos futuros parceiros. H poucos anos, o rgo ou entidade concedente ficava numa posio mais passiva, esperando que os interessados batessem a sua porta com propostas de trabalho. A ideia da sistemtica atual aumentar a publicidade e o nmero de possveis convenentes/contratados. Um detalhe importante, e uma exigncia recente, que, para celebrao de ajuste com entidades privadas sem fins lucrativos, obrigatria a realizao de chamamento pblico. Antes da Portaria 507/2011, o concedente poderia optar pela realizao ou no do chamamento. Entretanto, essa regra comporta trs excees: em casos de emergncia ou calamidade pblica; para realizao de programas de proteo a pessoas em situao de risco; e nos casos em que a parceria com a entidade seja concretizada h pelo menos cinco anos, com aprovao das prestaes de contas respectivas. Os rgos/entidades podem apresentar programas para execuo

descentralizada tanto individualmente quanto coletivamente. Nesse caso, em que os convnios serviro execuo de mais de um programa ou ao da esfera federal, necessria a formalizao de um protocolo de intenes entre os concedentes envolvidos.

19. (ESAF/AFC/STN/2008) A celebrao de convnios com entidades privadas sem fins lucrativos poder ser precedida de chamamento pblico. 20. (CESPE/ANALISTA/ANEEL/2010) Na celebrao de um termo de

cooperao entre a ANEEL e uma entidade privada sem fins lucrativos envolvendo transferncia de receita oramentria mediante seleo por
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 19 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

chamamento pblico, a agncia dever estabelecer indicadores, tendo como referncia os custos incorridos e resultados obtidos em experincias anteriores. Na questo 19, devemos registrar a mudana recente na legislao.

Originalmente, a realizao de chamamento pblico antecedendo a celebrao de convnio com entidade privada sem fins lucrativos era facultativa, e o gabarito da questo, de 2008, obedeceu a esse dispositivo. Entretanto, hoje em dia, o chamamento obrigatrio. Por isso, a questo deve ser considerada ERRADA. A questo 20 est CERTA: trata-se de critrios que devem ser consideradas pelo concedente para seleo de parceiros no mbito de chamamentos pblicos.

Vedaes O art. 10 da Portaria Interministerial 507/2011 apresenta algumas vedaes celebrao de convnios. Destacam-se as seguintes: celebrao de convnios com rgos e entidades dos entes subnacionais cujo valor seja inferior a R$ 100 mil (no caso de execuo de obras e servios de engenharia exceto projetos , o piso de R$ 250 mil). Para fugir a essa restrio, os entes federados podem formar consrcios, agregando demandas comuns, cujo valor total supere o piso; inclusive, a legislao indica os consrcios pblicos como parceiros preferenciais para realizao de transferncias voluntrias; celebrao de convnios com entidades privadas sem fins lucrativos dirigidas por dirigentes de rgos/entidades pblicas, agentes polticos ou do Ministrio Pblico, bem como pelos respectivos cnjuge/companheiro e parentes at o segundo grau; entre rgos e entidades da Administrao Federal (nesse caso, celebrase termo de parceria); com pessoas fsicas ou entidades de fins lucrativos; com entidades de objeto social no relacionado s caractersticas do programa, ou sem condies tcnicas para execuo do convnio;
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 20 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

com entes inadimplentes junto Unio ou que tenham histrico de irregularidades em outros convnios.

Como isso cai na prova? 21. (ESAF/ANALISTA/ANA/2009) A norma vigente veda a celebrao de convnios e contratos de repasse com rgos e entidades da administrao pblica direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municpios, cujo valor seja inferior: a) a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). b) ao limite estabelecido para a modalidade convite, ou seja: R$ 70.000,00 (setenta mil reais). c) a R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). d) ao limite estabelecido para a modalidade convite, para obras e servios de engenharia, ou seja: R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). e) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). 22. (ESAF/AFC/STN/2008) A Unio pode realizar convnio com os consrcios pblicos, desde que com o objetivo de viabilizar a descentralizao e a prestao de polticas pblicas em escalas adequadas. 23. (CESPE/ASSISTENTE/CNPQ/2011) vedada a celebrao de convnio no valor de R$ 50.000,00 entre rgo da administrao direta federal e o Distrito Federal. 24. (CESPE/CONTADOR/MIN. SADE/2009) A celebrao de convnios de natureza financeira que permita a execuo de ao que esteja sob responsabilidade do Ministrio da Sade somente ser realizada com entes federativos que comprovem dispor de condies para a consecuo do objeto do programa de trabalho relativo ao e, ainda, que desenvolvam programas prprios idnticos ou assemelhados. 25. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) O MPU pode celebrar convnio para a execuo descentralizada de programa de sua responsabilidade com transferncia de recursos para instituio privada com fins lucrativos,

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 21 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

desde que a entidade de direito privado no esteja em mora, inadimplente com outros convnios e no esteja em situao irregular para com a Unio ou com entidade da administrao pblica federal indireta. Sobre a questo 21, o piso para celebrao de convnios e instrumentos congneres com rgos e entidades dos entes subnacionais de R$ 100 mil. Gabarito: E. A questo 22 est CERTA. Na verdade, esses objetivos esto presentes em convnios com quaisquer convenentes espalhados pelo pas, no apenas com consrcios pblicos. A questo 23 tambm est CERTA: o valor indicado est abaixo do mnimo permitido pela legislao. Como visto anteriormente, so requisitos para a celebrao de convnios a comprovao de condies para realizao do objeto e atuao prvia na rea correlacionada ao programa a ser executado descentralizadamente. A questo 24 est CERTA. A questo 25 est ERRADA. No permitida a celebrao de convnios com entidades privadas de fins lucrativos.

Proposta de trabalho e plano de trabalho Apenas para termos cuidado quanto nomenclatura prpria desse assunto, vamos diferenciar proposta e plano de trabalho. A proposta de trabalho o documento pelo qual o proponente manifesta seu interesse na celebrao de ajustes com rgo/entidade federal. Podemos pensar nela como o primeiro contato entre os futuros parceiros na execuo do objeto celebrado. Essa proposta deve ser protocolada no Siconv, devendo conter, pelo menos: descrio do objeto a ser executado; justificativa, contendo a caracterizao dos interesses recprocos, a relao entre a proposta apresentada e os objetivos e diretrizes do

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 22 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

programa federal e a indicao do pblico alvo, do problema a ser resolvido e dos resultados esperados; estimativa dos recursos financeiros, discriminando o repasse a ser realizado pelo concedente e a contrapartida prevista para o proponente, especificando o valor de cada parcela e do montante de todos os recursos, na forma estabelecida em lei; previso de prazo para a execuo; e informaes relativas capacidade tcnica e gerencial do proponente para execuo do objeto. Por sua vez, o plano de trabalho uma evoluo da proposta de trabalho, formalizado depois do cadastro do proponente. Alm dos elementos inicialmente apresentados, ele deve trazer pelo menos a descrio das metas a serem atingidas, a definio das etapas ou fases da execuo do objeto, o cronograma de execuo fsica, o cronograma de execuo financeira e o plano de aplicao dos recursos.

Como isso cai na prova? 26. (CESPE/CONTADOR/UNIPAMPA/2009) O convnio disciplina a

transferncia de recursos pblicos envolvendo rgo da administrao pblica federal direta, autrquica ou fundacional, que esteja gerindo recursos dos oramentos da Unio, visando execuo de programas de trabalho, entre outras finalidades. A transferncia de recursos financeiros est condicionada existncia de plano de trabalho previamente aprovado e contendo cronograma de desembolso. 27. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) A aprovao do plano de trabalho o primeiro passo para a celebrao de convnio pelos rgos ou entidades da administrao pblica. O plano de trabalho dever conter as razes que justifiquem a celebrao do convnio, a descrio do objeto a ser executado, as metas a serem atingidas e, quando envolver obras que exijam estudos ambientais, dever conter tambm a licena ambiental prvia.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 23 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

A questo 26 est CERTA. Antes da celebrao do convnio, o plano de trabalho deve ser aprovado. A questo 27 tambm est CERTA; a licena ambiental deve constar do plano de trabalho quando o objeto envolver obras que exijam o licenciamento.

Contrapartida A contrapartida representa o esforo prprio do convenente favorecido pelos recursos da transferncia voluntria. por meio da contrapartida que o convenente comprova o interesse recproco na execuo do objeto. Caso contrrio, ele seria um mero recebedor/aplicador de recursos alheios. A legislao permite que a contrapartida seja tanto financeira quanto executada na forma de bens e servios economicamente mensurveis (por exemplo, disponibilizao de mo de obra). A Portaria 507/2011 traz as seguintes disposies sobre o assunto:

Art. 24. A contrapartida, quando houver, ser calculada sobre o valor total do objeto e poder ser atendida por meio de recursos financeiros e de bens ou servios, se economicamente mensurveis. 1 A contrapartida, quando financeira, dever ser depositada na conta bancria especfica do convnio em conformidade com os prazos estabelecidos no cronograma de desembolso. 2 A contrapartida por meio de bens e servios, quando aceita, dever ser fundamentada pelo concedente e ser economicamente mensurvel devendo constar do instrumento, clusula que indique a forma de aferio do valor correspondente em conformidade com os valores praticados no mercado ou, em caso de objetos padronizados, com parmetros previamente estabelecidos. 3 A contrapartida, a ser aportada pelo convenente, ser calculada observados os percentuais e as condies estabelecidas na lei federal anual de diretrizes oramentrias. 4 O proponente dever comprovar que os recursos, bens ou servios referentes contrapartida proposta esto devidamente assegurados. 5 A contrapartida a ser aportada pelos entes pblicos, quando financeira, dever ser comprovada por meio de previso oramentria.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 24 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

6 A contrapartida no financeira para os entes pblicos poder ser aceita, salvo disposio legal em contrrio.

Como isso cai na prova? 28. (ESAF/AFC/STN/2008) As contrapartidas financeiras devem ser

depositadas na conta especfica do convnio, em conformidade com o cronograma estabelecido. 29. (CESPE/ANALISTA/INMETRO/2010) Denomina-se contrapartida a parcela de colaborao financeira do convenente na execuo do convnio. A questo 28 est CERTA. Todos os recursos a serem aplicados no objeto celebrado devem ser depositados e geridos na conta bancria especfica. A questo 29 tambm est CERTA: a contrapartida representa o esforo e o interesse prprio do convenente na execuo do convnio.

Condies para celebrao A legislao exige, inicialmente, que os entes recebedores de recursos repassados mediante transferncias voluntrias desempenhem atividades correlacionadas aos objetos celebrados e apresentem condies tcnicas para participar da avena (por exemplo, quanto s entidades sem fins lucrativos, exigem-se trs anos de regular funcionamento, relativamente a atividades correlacionadas ao objeto celebrado, com comprovao mediante declaraes de autoridades). Alm disso, nos arts. 38 e 39, so exigidos como principais requisitos (a maior parte, exigida de entes federados): demonstrao de plena competncia tributria no exerccio; regularidade previdenciria; regularidade quanto a tributos e contribuies federais e Dvida Ativa da Unio;

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 25 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

regularidade perante o Poder Pblico Federal (mediante certido do CADIN);

regularidade quanto prestao de contas de recursos federais recebidos anteriormente;

regularidade em relao adimplncia financeira em emprstimos e financiamentos concedidos pela Unio;

aplicao mnima de recursos nas reas de educao e sade; publicao do Relatrio de Gesto Fiscal e do Relatrio Resumido de Execuo Oramentria;

inexistncia de vedao ao recebimento de transferncia voluntria por descumprimento dos limites da LRF quanto a despesa total com pessoal, montante das dvidas consolidada e mobiliria, limite de operaes de crdito e limite de inscrio em restos a pagar;

encaminhamento das contas anuais para consolidao das contas dos entes federados;

cadastro do convenente no Siconv; Plano de Trabalho aprovado; licena ambiental prvia; comprovao de propriedade do imvel, no caso de execuo de obras ou benfeitorias.

Como isso cai na prova? 30. (CESPE/CONTADOR/AGU/2010) No caso de convnios celebrados pela Unio, a obrigao de os entes federativos comprovarem a regularidade de sua situao perante os rgos federais somente poder ser cumprida por meio da apresentao da devida documentao impressa. 31. (CESPE/AUDITOR/SECONT-ES/2009) A no divulgao do RGF, nos prazos e condies estabelecidos em lei, impedir que o ente da federao receba transferncias voluntrias at que a situao esteja regularizada.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 26 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

A questo 30 est ERRADA. A documentao relativa comprovao de regularidade para celebrao de convnios encaminhada pelos proponentes por meio do Siconv. A questo 31 est CERTA: a publicao do RGF um dos requisitos para que os entes federados recebam transferncias voluntrias.

Execuo A Portaria 507/2011 traa diversas observaes que os convenentes devem cumprir durante a execuo dos objetos celebrados no mbito de transferncias voluntrias. Essas observaes tratam principalmente da vinculao dos recursos financeiros ao objeto avenado, evitando-se a aplicao em finalidade diversa da acordada. So exemplos de vedaes: realizar despesas a ttulo de taxa de administrao ou similar (exceto entidades privadas sem fins lucrativos, que podem utilizar at 15% do valor do objeto, desde que expressamente autorizadas); utilizar os recursos para finalidade diversa da estabelecida no

instrumento, ainda que em carter emergencial; realizar despesas com taxas bancrias, multas, juros ou correo monetria; realizar despesas com publicidade, salvo as de carter educativo, informativo ou de orientao social. Outro ponto de interesse diz respeito ao perodo de utilizao dos recursos. No se admite que despesas realizadas antes do incio ou depois do trmino da vigncia do ajuste sejam pagas com os recursos transferidos. Apenas despesas contempladas no perodo de vigncia so vlidas para esse fim. Alm disso, vedado efetuar pagamentos a servidor ou empregado pblico por servios de consultoria ou assistncia tcnica (salvo hipteses permitidas em legislao especfica), bem como transferir recursos para clubes, associaes de servidores ou entidades congneres.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 27 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

A liberao dos recursos deve obedecer ao cronograma financeiro do Plano de Trabalho, de acordo com as metas e fases previstas para o objeto celebrado. Os recursos devem ser depositados e geridos em conta bancria especfica do convnio, abertas em instituies financeiras federais, e, enquanto no utilizados, devem ser aplicados em caderneta de poupana (para previso de incio de uso superior a um ms) ou em fundo de aplicao de curto prazo (para prazos menores). Os rendimentos dessas aplicaes financeiras devem ser tambm aplicados no objeto do convnio, no podendo ser indicados como contrapartida do convenente. Os pagamentos e demais movimentaes financeiras devem, como regra, permitir a identificao dos favorecidos. No obstante, possvel, em cada convnio, apenas um pagamento em moeda, no valor mximo de R$ 800,00, para favorecido que no tenha conta bancria.

Como isso cai na prova? 32. (ESAF/ANALISTA/RFB/2009) A respeito dos recursos transferidos

mediante convnios, enquanto no utilizados, correto afirmar: a) a aplicao no mercado financeiro est condicionada autorizao formal do concedente e os rendimentos devem ser aplicados no objeto do convnio. b) a aplicao somente permitida em operaes de mercado aberto lastreadas em ttulos da dvida pblica e os rendimentos devem ser aplicados no objeto do convnio. c) os rendimentos da aplicao podero, a critrio das partes, ser aplicados em outro objeto correlato desde que o valor no exceda o valor desse objeto. d) por se tratar de recursos destinados ao cumprimento de polticas pblicas, a sua aplicao no mercado financeiro vedada por lei. e) devem ser aplicados em caderneta de poupana de instituies financeiras pblicas, se a previso de seu uso for igual ou superior a um ms.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 28 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

33. (CESPE/CONSULTOR/SEFAZ-ES/2010) Desde que devidamente justificada, permitida a utilizao de recursos recebidos a ttulo de transferncias voluntrias em finalidade diversa da pactuada. 34. (CESPE/PROCURADOR/PGE-PE/2009) Ao beneficirio de transferncias voluntrias facultado investir os valores repassados em mercado financeiro de instituio oficial, podendo a receita oriunda dos rendimentos dessas operaes ser computada, pelo convenente, como contrapartida. 35. (CESPE/ANALISTA/ANEEL/2010) Os recursos relativos a convnios

firmados entre a ANEEL e agncia ou rgo de regulao estadual podero ser mantidos em bancos estaduais, exceto quando legislao prpria do estado especifica que os recursos devero ser aplicados no mercado financeiro, com o resultado revertido para a conta especfica do convnio. Relativamente questo 32, os recursos de transferncias voluntrias, enquanto no utilizados, devem ser aplicados em caderneta de poupana, caso a previso de uso seja para prazo igual ou superior a um ms. Gabarito: E. A questo 33 est ERRADA. No permitida a aplicao de recursos de transferncias voluntrias em finalidade diversa da pactuada, sob qualquer pretexto. Alis, depois de celebrado o instrumento, sequer permitido o aditamento que tenha por objetivo a modificao do objeto. A questo 34 est ERRADA. Os rendimentos financeiros dos recursos de transferncias voluntrias no podem ser computados como contrapartida do convenente/contratado. A questo 35 est ERRADA: os recursos relativos a convnios devem ser mantidos em contas bancrias abertas em instituies controladas pela Unio.

Contrataes efetuadas por entidades privadas sem fins lucrativos Como obriga nosso arcabouo jurdico, os convenentes pertencentes a algum nvel da administrao pblica (rgos e entidades de qualquer esfera) devem obedecer legislao sobre licitaes para empreender contrataes no mbito de convnios e instrumentos semelhantes.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 29 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Entretanto, no que se refere s entidades privadas sem fins lucrativos, a legislao exige, no mnimo, a realizao de cotao prvia de preos no mercado, que constitui procedimento bem mais simplificado de escolha de fornecedores. A entidade poder realizar uma licitao nas modalidades tradicionais prego, tomada de preos, etc., mas no est obrigada a isso. O Siconv fornece suporte para a realizao de cotao eletrnica de preos, numa sistemtica assemelhada ao prego eletrnico. Por outro lado, para contrataes de valor inferior a R$ 8.000,00, no necessria sequer a realizao da cotao prvia.

Acompanhamento e fiscalizao O acompanhamento e a fiscalizao da aplicao dos recursos repassados mediante transferncias voluntrias so empreendidos em diferentes nveis: inicialmente, o prprio rgo/entidade repassador tem obrigao de acompanhar a execuo fsica e financeira do objeto, com a anotao das eventuais atividades; os documentos, processos e demais informaes relativas execuo dos convnios e instrumentos congneres devem ser sempre disponibilizados aos rgos de controle interno e externo da Unio, sob pena de responsabilizao administrativa, civil e penal de quem obstaculizar as atividades de fiscalizao. falhas observadas e das medidas necessrias a sua regularizao, designando um representante especfico para essas

Como isso cai na prova? 36. (CESPE/TEFC/TCU/2009) Quando a Unio repassa recursos aos demais entes da Federao mediante convnios ou instrumentos congneres, o TCU examina as prestaes de contas dos rgos ou das entidades repassadores, mas no pode examinar as contas de entes beneficirios dos recursos relativos quelas transferncias em obedincia ao princpio da autonomia federativa.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 30 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

A questo 36 est ERRADA. Os rgos de controle interno e externo devem ter acesso total aos documentos relativos s transferncias voluntrias efetuadas pela administrao pblica federal, para fins de apreciao e demais providncias a seu encargo.

Prestao de contas Um dos princpios bsicos aplicveis a qualquer pessoa ou ente que gere recursos pblicos o da prestao de contas, a fim de que a utilizao de parcela do errio seja comprovadamente aplicada em necessidades da coletividade e em respeito legislao vigente. No caso dos recursos recebidos mediante transferncias voluntrias, a prestao de contas se d por meio do encaminhamento da documentao correspondente execuo do objeto ao rgo/entidade repassador, com registro da operao no Siconv. Assim, todos os comprovantes de despesas e documentos relativos a licitaes, cotaes de preos, recibos de pagamento a pessoas etc. devem compor o processo de prestao de contas. Alm disso, havendo saldo de recursos sem aplicao, dever ser feita a devoluo, observando-se a proporcionalidade entre os recursos federais e a eventual contrapartida financeira. A Portaria Interministerial 507/2011 lista a seguinte documentao para compor a prestao de contas: Relatrio de Cumprimento do Objeto; notas e comprovantes fiscais; relatrio de prestao de contas; declarao de realizao dos objetivos; relao de bens adquiridos, produzidos ou construdos; relao de treinados ou capacitados; relao de servios prestados; comprovante de recolhimento do saldo de recursos;
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 31 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

termo de compromisso de guarda dos documentos relacionado ao convnio.

O prazo para encaminhamento da prestao de contas ao concedente de 60 dias aps o encerramento da vigncia, ou aps a concluso da execuo do objeto, o que ocorrer primeiro. Para evitar interpretaes diferentes no final do processo, esse prazo deve constar do termo do instrumento de celebrao. A autoridade competente do concedente tem o prazo de 90 dias, desde o recebimento da prestao de contas, para concluir a anlise respectiva, com base nos pareceres tcnico e financeiro emitidos pelas reas correspondentes. O resultado da anlise deve ser registrado no Siconv, e, havendo aprovao integral da prestao, deve ser emitida declarao de que os recursos transferidos tiveram boa e regular aplicao.

Como isso cai na prova? 37. (CESPE/ANALISTA/ANATEL/2009) utilizadas nos respectivos As eventuais sero receitas ou financeiras revertidas

auferidas com a aplicao dos recursos de convnios, enquanto no objetos, devolvidas exclusivamente s atividades-fim dos rgos e entidades beneficirias. A questo 37 est ERRADA. Os rendimentos financeiros devem ser aplicados no objeto do convnio, ou, se vierem a compor saldo sem utilizao, devem ser devolvidos, na proporo do repasse feito pelo concedente.

Tomada de contas especial Conforme a legislao, o conceito de tomada de contas especial processo devidamente formalizado, dotado de rito prprio, que objetiva apurar os fatos, identificar os responsveis e quantificar o dano causado ao Errio, visando ao seu imediato ressarcimento. No mbito administrativo, trata-se da providncia mais sria tomada pelas autoridades em busca da correo de desvios ou danos ao errio ocorridos no mbito de convnios ou instrumentos congneres, podendo resultar na

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 32 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

declarao de inadimplncia do responsvel, sem prejuzo da atuao das esferas penal e civil. As hipteses ensejadoras da instaurao de TCE so disciplinadas pelo 1 do mesmo artigo. Vejamos:

1 A Tomada de Contas Especial somente dever ser instaurada depois de esgotadas as providncias administrativas a cargo do concedente pela ocorrncia de algum dos seguintes fatos: I - a prestao de contas do convnio no for apresentada no prazo fixado no inciso I do art. 72, observado o 1 do referido artigo desta Portaria; e II - a prestao de contas do convnio no for aprovada em decorrncia de: a) inexecuo total ou parcial do objeto pactuado; b) desvio de finalidade na aplicao dos recursos transferidos; c) impugnao de despesas, se realizadas em desacordo com as disposies do termo celebrado ou desta Portaria; d) no utilizao, total ou parcial, da contrapartida pactuada, na hiptese de no haver sido recolhida na forma prevista no pargrafo nico do art. 73 desta Portaria; e) no utilizao, total ou parcial, dos rendimentos da aplicao financeira no objeto do Plano de Trabalho, quando no recolhidos na forma prevista no pargrafo nico do art. 73 desta Portaria; f) inobservncia do prescrito no 1 do art. 54 desta Portaria ou no devoluo de rendimentos de aplicaes financeiras, no caso de sua no utilizao; g) no devoluo de eventual saldo de recursos federais, apurado na execuo do objeto, nos termos do art. 73 desta Portaria; e h) ausncia de documentos exigidos na prestao de contas que comprometa o julgamento da boa e regular aplicao dos recursos.
Perceba que, para instaurao de TCE, no basta a verificao de indcios de dano ao errio. Primeiramente, o concedente dever tomar as medidas administrativas a seu alcance que levem ao esclarecimento dos fatos ou recomposio do errio. Nesse aspecto, destacam-se os seguintes dispositivos:

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 33 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Art. 72, 1 Quando a prestao de contas no for encaminhada no prazo estabelecido no convnio, o concedente estabelecer o prazo mximo de 30 (trinta) dias para sua apresentao, ou recolhimento dos recursos, includos os rendimentos da aplicao no mercado financeiro, atualizados monetariamente e acrescidos de juros de mora, na forma da lei. 3 Se, ao trmino do prazo estabelecido, o convenente no apresentar a prestao de contas nem devolver os recursos nos termos do 1, o concedente registrar a inadimplncia no SICONV por omisso do dever de prestar contas e comunicar o fato ao rgo de contabilidade analtica a que estiver vinculado, para fins de instaurao de tomada de contas especial sob aquele argumento e adoo de outras medidas para reparao do dano ao errio, sob pena de responsabilizao solidria. 11. O registro da inadimplncia no SICONV s ser efetivado 45 (quarenta e cinco) dias aps a notificao prvia. Art. 76 2 Caso a prestao de contas no seja aprovada, exauridas todas as providncias cabveis para regularizao da pendncia ou reparao do dano, a autoridade competente, sob pena de responsabilizao solidria, registrar o fato no SICONV e adotar as providncias necessrias instaurao da Tomada de Contas Especial, com posterior encaminhamento do processo unidade setorial de contabilidade a que estiver jurisdicionado para os devidos registros de sua competncia.
Como efeito da simples instaurao da TCE, os identificados como

responsveis pelo dano so inscritos como inadimplentes no Siconv, no sendo permitida a realizao de novas transferncias de recursos mediante convnios ou instrumentos congneres enquanto perdurar a inadimplncia. Ocorrendo a apresentao da prestao de contas ou o recolhimento do dbito imputado, a inadimplncia deve ser seu registro cancelado, enquanto a anlise finalizada. Sendo aprovada a prestao de contas ou certificado o recolhimento do dbito, devem ser tomadas as seguintes providncias: registro da aprovao das contas no Siconv; comunicao da aprovao ao rgo onde se encontre o processo de TCE, para arquivamento do processo;

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 34 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

registro da baixa de responsabilidade; comunicao ao TCU do fato, em anexo ao processo de tomada ou prestao de contas do rgo/entidade concedente.

Por outro lado, no sendo aprovada a prestao de contas, deve ser feita a comunicao ao rgo onde estiver o processo, para seu prosseguimento, e deve ser reinscrita a inadimplncia do convenente.

Como isso cai na prova? 38. (CESPE/AUDITOR/UNIPAMPA/2009) Considere que o rgo de controle interno de instituio de ensino superior fundacional da Unio tenha constatado que o dirigente de uma unidade da instituio mantm os recursos de um convnio com o MEC em aplicao financeira para prevenir atrasos ou insuficincia em outras transferncias. Nesse caso, o rgo de controle deve solicitar diretamente ao TCU a instaurao de tomada de contas especial, fato que ser, ento, comunicado autoridade responsvel. A questo 38 est ERRADA: antes da instaurao da tomada de contas especial, devem ser tomadas as providncias administrativas por parte do concedente. No caso, poderia ser solicitada, por exemplo, a devoluo dos recursos. Alm disso, sendo necessria a instaurao da TCE, isso deveria ser feito no mbito do rgo concedente, no pelo TCU.

Muito bem, caro aluno, acaba aqui nosso curso. Espero que nossas aulas, comentrios e questes possam ajudar o mais possvel no aprendizado dessa matria e na resoluo da prova. Bons estudos, e boa sorte!

GRACIANO ROCHA

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 35 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 1. (CESPE/ANALISTA/TRE-GO/2008) As receitas extraoramentrias, por constiturem recursos de terceiros, no devem ser recolhidas conta nica. 2. (CESPE/ANALISTA/ANEEL/2010) A movimentao da Conta nica do Tesouro Nacional efetuada por intermdio das unidades gestoras integrantes do SIAFI, sob a forma de acesso online e offline, utilizando como agente financeiro, para efetuar os pagamentos e recebimentos, o Banco Central do Brasil. 3. (CESPE/ANALISTA/ANTAQ/2008) A conta nica do Tesouro Nacional, mantida junto ao Banco do Brasil e operacionalizada pelo do Banco Central, destina-se a acolher as disponibilidades financeiras da Unio, disposio das unidades gestoras. 4. (CESPE/ANALISTA/MIN. INTEGRAO/2009) Nos casos em que

caractersticas operacionais especficas no permitam a movimentao financeira pelo sistema de caixa nico do Tesouro Nacional, os recursos podem ser movimentados por qualquer instituio financeira autorizada a operar no mercado brasileiro. 5. (CESPE/AGENTE/DPF/2009) Nem todas as receitas so recolhidas conta nica do Tesouro, podendo ser revertidas a outras contas-correntes. 6. (CESPE/ACE/TCU/2008) A Conta nica do Tesouro Nacional, mantida pelo Banco do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio movimentveis pelas unidades gestoras da administrao federal, excluindo-se a contribuio previdenciria, que ingressa em conta especfica administrada pelo INSS. 7. (CESPE/ANALISTA/ANATEL/2006) A receita de contribuies

previdencirias ingressa diretamente na conta nica do Tesouro Nacional sob a gesto do INSS, em virtude da proibio de manuteno das disponibilidades das autarquias, fundos e fundaes fora da conta nica. 8. (FCC/ANALISTA/SEFAZ-SP/2010) A Constituio Federal veda a reteno ou qualquer restrio entrega e ao emprego dos recursos atribudos nas receitas transferidas (repartio constitucional), aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. Todavia, prev a possibilidade da Unio e dos
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 36 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Estados condicionarem a entrega de recursos. Esta situao ocorrer quando a) houver descumprimento das metas fiscais previstas na lei oramentria anual. b) as contas prestadas forem reprovadas pelo Tribunal de Contas competente para julg-las. c) o Estado, o Distrito Federal ou o Municpio estiver com operao de crdito por antecipao de receita ainda em andamento, pendente de pagamento, mesmo que dentro do prazo. d) no estiverem sendo aplicados anualmente em aes e servios pblicos de sade os recursos mnimos derivados da aplicao de percentuais calculados sobre determinados impostos, conforme determinao constitucional especfica. e) o Estado, o Distrito Federal ou o Municpio deixar de aplicar anualmente o mnimo exigido em educao bsica, aps apurao em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas competente. 9. (CESPE/TCNICO/MIN. SADE/2010) Os estados e o DF aplicaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade, recursos mnimos derivados da aplicao de percentuais calculados sobre o produto da arrecadao dos impostos referentes a: transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens ou direitos; operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior; propriedade de veculos automotores. 10. (COPEVE/ASSISTENTE/UFAL/2011) A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de vinte, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, a no mnimo, da de receita resultante na de impostos, e compreendida proveniente transferncias, manuteno

desenvolvimento do ensino. 11. (FGV/ADVOGADO/SENADO/2008) A Unio poder intervir nos Estados e no Distrito Federal para assegurar a observncia da aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 37 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade. 12. (ESAF/ANALISTA/ANA/2009) De acordo com o Decreto n. 6.170/2007, que dispe sobre as normas relativas s transferncias de recursos da Unio mediante convnios e contratos de repasse, o instrumento por meio do qual ajustada a transferncia de crdito de rgo da administrao pblica federal direta, autarquia, fundao pblica ou empresa estatal dependente, para outro rgo ou entidade federal da mesma natureza, denomina-se: a) Termo de Cooperao. b) Termo de Parceria. c) Termo Aditivo. d) Termo de Referncia. e) Termo de Consrcio. 13. (CESPE/ANALISTA/INMETRO/2009) Caso determinado rgo pblico

federal deseje celebrar acordo com uma entidade privada sem fins lucrativos para executar ao prevista no oramento, o contrato de repasse ser o instrumento adequado para realizao do acordo, pois permitir a transferncia de recursos financeiros de dotaes consignadas no oramento pblico da Unio para execuo de programa de governo pela entidade sem fins lucrativos. 14. (CESPE/ANALISTA/INMETRO/2010) O convnio, destinado execuo de programas governamentais, o instrumento utilizado para transferncia de recursos financeiros da Unio para os estados, o Distrito Federal e os municpios, por intermdio de instituio ou agncia financeira oficial federal. 15. (CESPE/ANALISTA/INMETRO/2010) Entende-se por concedente o rgo ou entidade da administrao pblica direta ou indireta dos governos estaduais, municipais ou do Distrito Federal, com o qual a administrao federal pactua a execuo de programa ou projeto com durao definida. 16. (CESPE/ASSISTENTE/CNPQ/2011) Caracteriza-se como convenente o

rgo da administrao pblica federal, direta ou indireta, responsvel


Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 38 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

pela transferncia dos recursos financeiros ou pela descentralizao dos crditos oramentrios destinados execuo do objeto do convnio pactuado com a administrao federal. 17. (ESAF/AFC/STN/2008) Caso a entidade concedente no disponha de infraestrutura para controlar a execuo do convnio, a transferncia dos recursos para a realizao de obra dever ser realizada mediante contrato de repasse. 18. (CESPE/ANALISTA/CNPQ/2011) Para celebrar convnio ou contrato de repasse com rgos e entidades da administrao pblica federal, as entidades privadas sem fins lucrativos devem realizar cadastro prvio no Sistema de Gesto de Convnios e Contratos de Repasse (SICONV), conforme normas do rgo central do sistema. 19. (ESAF/AFC/STN/2008) A celebrao de convnios com entidades privadas sem fins lucrativos poder ser precedida de chamamento pblico. 20. (CESPE/ANALISTA/ANEEL/2010) Na celebrao de um termo de

cooperao entre a ANEEL e uma entidade privada sem fins lucrativos envolvendo transferncia de receita oramentria mediante seleo por chamamento pblico, a agncia dever estabelecer indicadores, tendo como referncia os custos incorridos e resultados obtidos em experincias anteriores. 21. (ESAF/ANALISTA/ANA/2009) A norma vigente veda a celebrao de convnios e contratos de repasse com rgos e entidades da administrao pblica direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municpios, cujo valor seja inferior: a) a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). b) ao limite estabelecido para a modalidade convite, ou seja: R$ 70.000,00 (setenta mil reais). c) a R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). d) ao limite estabelecido para a modalidade convite, para obras e servios de engenharia, ou seja: R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). e) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 39 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

22. (ESAF/AFC/STN/2008) A Unio pode realizar convnio com os consrcios pblicos, desde que com o objetivo de viabilizar a descentralizao e a prestao de polticas pblicas em escalas adequadas. 23. (CESPE/ASSISTENTE/CNPQ/2011) vedada a celebrao de convnio no valor de R$ 50.000,00 entre rgo da administrao direta federal e o Distrito Federal. 24. (CESPE/CONTADOR/MIN. SADE/2009) A celebrao de convnios de natureza financeira que permita a execuo de ao que esteja sob responsabilidade do Ministrio da Sade somente ser realizada com entes federativos que comprovem dispor de condies para a consecuo do objeto do programa de trabalho relativo ao e, ainda, que desenvolvam programas prprios idnticos ou assemelhados. 25. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) O MPU pode celebrar convnio para a execuo descentralizada de programa de sua responsabilidade com transferncia de recursos para instituio privada com fins lucrativos, desde que a entidade de direito privado no esteja em mora, inadimplente com outros convnios e no esteja em situao irregular para com a Unio ou com entidade da administrao pblica federal indireta. 26. (CESPE/CONTADOR/UNIPAMPA/2009) O convnio disciplina a

transferncia de recursos pblicos envolvendo rgo da administrao pblica federal direta, autrquica ou fundacional, que esteja gerindo recursos dos oramentos da Unio, visando execuo de programas de trabalho, entre outras finalidades. A transferncia de recursos financeiros est condicionada existncia de plano de trabalho previamente aprovado e contendo cronograma de desembolso. 27. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) A aprovao do plano de trabalho o primeiro passo para a celebrao de convnio pelos rgos ou entidades da administrao pblica. O plano de trabalho dever conter as razes que justifiquem a celebrao do convnio, a descrio do objeto a ser executado, as metas a serem atingidas e, quando envolver obras que exijam estudos ambientais, dever conter tambm a licena ambiental prvia.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 40 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

28. (ESAF/AFC/STN/2008)

As

contrapartidas

financeiras

devem

ser

depositadas na conta especfica do convnio, em conformidade com o cronograma estabelecido. 29. (CESPE/ANALISTA/INMETRO/2010) Denomina-se contrapartida a parcela de colaborao financeira do convenente na execuo do convnio. 30. (CESPE/CONTADOR/AGU/2010) No caso de convnios celebrados pela Unio, a obrigao de os entes federativos comprovarem a regularidade de sua situao perante os rgos federais somente poder ser cumprida por meio da apresentao da devida documentao impressa. 31. (CESPE/AUDITOR/SECONT-ES/2009) A no divulgao do RGF, nos prazos e condies estabelecidos em lei, impedir que o ente da federao receba transferncias voluntrias at que a situao esteja regularizada. 32. (ESAF/ANALISTA/RFB/2009) A respeito dos recursos transferidos

mediante convnios, enquanto no utilizados, correto afirmar: a) a aplicao no mercado financeiro est condicionada autorizao formal do concedente e os rendimentos devem ser aplicados no objeto do convnio. b) a aplicao somente permitida em operaes de mercado aberto lastreadas em ttulos da dvida pblica e os rendimentos devem ser aplicados no objeto do convnio. c) os rendimentos da aplicao podero, a critrio das partes, ser aplicados em outro objeto correlato desde que o valor no exceda o valor desse objeto. d) por se tratar de recursos destinados ao cumprimento de polticas pblicas, a sua aplicao no mercado financeiro vedada por lei. e) devem ser aplicados em caderneta de poupana de instituies financeiras pblicas, se a previso de seu uso for igual ou superior a um ms. 33. (CESPE/CONSULTOR/SEFAZ-ES/2010) Desde que devidamente justificada, permitida a utilizao de recursos recebidos a ttulo de transferncias voluntrias em finalidade diversa da pactuada.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 41 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

34. (CESPE/PROCURADOR/PGE-PE/2009) Ao beneficirio de transferncias voluntrias facultado investir os valores repassados em mercado financeiro de instituio oficial, podendo a receita oriunda dos rendimentos dessas operaes ser computada, pelo convenente, como contrapartida. 35. (CESPE/ANALISTA/ANEEL/2010) Os recursos relativos a convnios

firmados entre a ANEEL e agncia ou rgo de regulao estadual podero ser mantidos em bancos estaduais, exceto quando legislao prpria do estado especifica que os recursos devero ser aplicados no mercado financeiro, com o resultado revertido para a conta especfica do convnio. 36. (CESPE/TEFC/TCU/2009) Quando a Unio repassa recursos aos demais entes da Federao mediante convnios ou instrumentos congneres, o TCU examina as prestaes de contas dos rgos ou das entidades repassadores, mas no pode examinar as contas de entes beneficirios dos recursos relativos quelas transferncias em obedincia ao princpio da autonomia federativa. 37. (CESPE/ANALISTA/ANATEL/2009) utilizadas nos respectivos As eventuais sero receitas ou financeiras revertidas

auferidas com a aplicao dos recursos de convnios, enquanto no objetos, devolvidas exclusivamente s atividades-fim dos rgos e entidades beneficirias. 38. (CESPE/AUDITOR/UNIPAMPA/2009) Considere que o rgo de controle interno de instituio de ensino superior fundacional da Unio tenha constatado que o dirigente de uma unidade da instituio mantm os recursos de um convnio com o MEC em aplicao financeira para prevenir atrasos ou insuficincia em outras transferncias. Nesse caso, o rgo de controle deve solicitar diretamente ao TCU a instaurao de tomada de contas especial, fato que ser, ento, comunicado autoridade responsvel.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 42 de 43

AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

GABARITO 1 E 11 C 21 E 31 C 2 E 12 B 22 C 32 E 3 E 13 E 23 C 33 E 4 E 14 E 24 C 34 E 5 C 15 E 25 E 35 E 6 E 16 E 26 C 36 E 7 C 17 C 27 C 37 E 8 D 18 C 28 C 38 E 9 C 19 E 29 C 10 E 20 C 30 E

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 43 de 43

También podría gustarte