Está en la página 1de 4

A hospitalizao na infncia pode se configurar como uma experincia potencialmente traumtica.

Ela afasta a criana de sua vida cotidiana, do ambiente familiar e promove um confronto com a dor, limitao fsica e a passividade, aflorando sentimentos de culpa, punio e medo da morte. Para dar conta de elaborar essa experincia torna-se necessrio que a criana possa dispor de instrumentos de seu domnio e conhecimento. (16) Os hospitais so fontes de estresse da criana hospitalizada, alm da ansiedade da separao, tais como o medo da dor, das agulhas, e de ficar sem a me, e a falta de controle sobre as situaes, inclusive de seu corpo.(4) Surgem ainda alguns trabalhos que discutem aspectos da hospitalizao a partir de relatos das prprias crianas, as quais expressam o sofrimento advindo da vivncia dos procedimentos diagnsticos e teraputicos, especialmente os que envolvem a utilizao de agulhas, assim como de outros aspectos da hospitalizao: a diferena de alimentao, as restries para poder brincar e o prprio fato de ter que permanecer no hospital. Elas referemse ao hospital como um local desconhecido, estranho, de anonimato, de torturas e suplcios, de agresses fsicas com intenes punitivas, de solido, de tristeza e saudades; um local desagradvel, onde proibido brincar. Algumas crianas portadoras de doena crnica chegam a pedir um hospital diferente, onde no haja doena. Brincar a atividade mais importante da vida da criana e crucial para seu desenvolvimento motor, emocional, mental e social. a forma pela qual ela se comunica com o meio em que vive e expressa ativamente seus sentimentos, ansiedades e frustraes. Por meio do brinquedo, num evento em que sujeito passivo, transforma-se em investigador e controlador ativo, e adquire o domnio da situao utilizando a brincadeira e a fantasia. Para a criana hospitalizada o ato de brincar importante porque a brincadeira faz com que ela preserve sua sade emocional. Brincando a criana expressa de modo simblico suas fantasias, seus desejos e suas experincias vividas. O modo como a criana brinca um indicativo de como est, de como .

Expressar seus conflitos por meio da brincadeira a forma mais natural de autoterapia que a criana dispe. Segue dizendo ser possvel que o brincar desempenhe muitos outros papis no seu desenvolvimento, mas que sem dvida a criana o utiliza para expressar seus sofrimentos, frustraes e derrotas. Para o autor, brincar a forma infantil da capacidade humana para lidar com a experincia e dominar a realidade. Sobre as funes do brinquedo, refere que uma das funes mais importantes a dramatizao de papis ou de conflitos, que conduz diminuio da ansiedade por meio da catarse (ou seja, de alvio ou "purificao" do indivduo). O brinquedo utilizado com essa funo, no nos d somente o diagnstico do conflito que a criana est vivenciando, mas tem tambm uma funo curativa, pois se constitui numa "vlvula de escape" para seus conflitos. O autor afirma, ainda, que o brinquedo to importante que constitui a base da psicoterapia infantil, a ludoterapia. Entende-se por brinquedo teraputico como uma tcnica baseada nos princpios da ludoterapia, adaptado para aliviar ou diminuir a ansiedade na criana, que esteja ou no hospitalizada, gerada por experincias atpicas para sua idade. (1) Acreditamos que o uso do brinquedo teraputico diminui ou, ao menos, ameniza os citados traumas, deixando a criana mais vontade e aberta ao tratamento clnico. O brinquedo teraputico tambm a utilizao de uma brincadeira, que simula situaes hospitalares, obedecendo aos princpios de ludoterapia, porm com um tema mais dirigido, onde a criana receber explicao sobre os procedimentos a que deve ser submetida, ou descarregar sua tenso aps os procedimentos, visualizando as situaes e manuseando os instrumentos e suas imitaes. O brinquedo teraputico proporciona criana hospitalizada a oportunidade de reorganizar a sua vida, seus sentimentos e diminuir a ansiedade, podendo tambm ser utilizado para ajud-la a reconhecer seus sentimentos, assimilar novas situaes, compreender o que se passa no hospital e esclarecer conceitos errneos. Ressaltam, ainda, que graas ao contato de 24 horas com as crianas, a equipe de enfermagem est em excelente posio para evitar que as crianas ocultem seus sentimentos durante perodos de tenso. Vrios autores demonstraram em seus trabalhos que a utilizao do brinquedo teraputico um valioso instrumento no preparo

de crianas para procedimentos, pois no s lhes permite extravasar seus sentimentos e compreender melhor a situao, como subsidia a equipe para a compreenso das necessidades da criana Sua finalidade permitir criana exteriorizar as experincias que tem dificuldade de verbalizar, a fim de aliviar tenso, expressar sentimentos, necessidades e medos. (7) utilizado Geralmente aps o procedimento 1.4.4.2 - Brinquedo Teraputico Instrucional Indicado para preparar e informar a criana dos procedimentos teraputicos a que dever se submeter, com a finalidade de se envolver na situao e facilitar sua compreenso a respeito do procedimento a ser realizado.(7) O pr-escolar interpreta um objeto no a partir de suas propriedades e sim em funo do uso que se faz dele. A criana com idade pr-escolar tem uma vida de fantasias ativa, pela qual interpreta os eventos externos. O perigo externo da hospitalizao, da anestesia, de injees, da perda de sangue e da interveno cirrgica se funde com a sua vida de fantasia interna o que, sem uma preparao adequada, a faz experimentar tais eventos como agresses ou castigo pelo seu cime, sua desobedincia e sua masturbao. Estudo sobre os efeitos do preparo pr-operatrio no comportamento das crianas antes e aps a cirurgia relata que os medos fizeram com que as crianas respondessem adversamente aos eventos cirrgicos e contriburam para os problemas de comportamento aps a hospitalizao. Tais respostas incluem: pnico, agitao externa que requer restrio fsica, resistncia ativa aos procedimentos, o esquivar-se fortemente dos cuidadores e/ou um longo perodo de recuperao aps a cirurgia. Os medos decorrentes das ansiedades e fantasias reativadas pela cirurgia tendem a persistir por perodos prolongados aps a operao, de onde provm a necessidade de ajuda e orientao criana. . Uma vez que a criana em idade pr-escolar ainda no desenvolveu recursos verbais que lhe permitam exteriorizar esses sentimentos, necessrio recorrer ao brincar que o seu meio de comunicao por excelncia.

por meio desse recurso que a criana lida com os seus medos, manifesta suas ansiedades, receios e apreenses, expressa sentimentos de amor e raiva, controla sua ansiedade e adquire domnio de si e do ambiente. ver a criana apreciar uma brincadeira e esquecer-se da sua doena, permitindo assim, que reserve seu emocional para lidar melhor com as situaes adversas.

También podría gustarte