Está en la página 1de 4

1

Nossa oferta a Deus


Mc. 14.3-9 Estando ele em Betnia, reclinado mesa, em casa de Simo, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosismo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o blsamo sobre a cabea de Jesus. 4 Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdcio de blsamo? 5 Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denrios e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. 6 Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ao para comigo. 7 Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. 8 Ela fez o que pde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura. 9 Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, ser tambm contado o que ela fez, para memria sua.

INTRODUO - Fundo Histrico

Estava Jesus em uma casa, visitando um homem chamado Simo, onde a bblia chama-o de o leproso, o qual provavelmente teria sido curado por Jesus, pois com certeza no estaria mais leproso, seno, Jesus no estaria em sua casa, porque era proibido um judeu estar com um leproso. Simo teria convidado Jesus para uma refeio de agradecimento. Simo estava demonstrando gratido a Jesus. Todavia, a Bblia diz que certa mulher entrou trazendo um vaso de alabastro. Embora a Bblia no mencione o nome desta mulher, logo pode ser eu e voc, ela tem sido um exemplo. Esta mulher teria sido provavelmente, curada, liberta, ou perdoada por Jesus. E tambm com a mesma atitude de gratido, assim como Simo, ela veio agradecer. Esta mulher teria tomado exemplo de Maria, irm de Marta e Lzaro, que h quatro dias antes, houvera feito o mesmo. Isto porque Maria teria ungido Jesus seis dias antes da Pscoa conforme (Jo. 12.1) e esta mulher h dois dias antes da pscoa (Mc. 14.1). O que vemos que estas pessoas eram realmente gratas pela que Jesus fez nelas.

1. GRATIDO

Algo que sempre falo, tal como estas pessoas que precisamos ter um corao agradecido. Tudo o que Deus nos faz ou d, no por obrigao e sim por amor. Por isso tudo o que ns fazemos no Reino de Deus deve ser por amor e jamais por obrigao.

Colossenses 3:16 Habite, ricamente, em vs a palavra de Cristo; instru-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cnticos espirituais, com gratido, em vosso corao. A Bblia nos encoraja a sermos gratos. Voc veio aqui nesta noite com este sentimento de agradecimento pelo que Deus fez em sua vida? Glria a Deus por isso, voc esta tendo a motivao correta de um verdadeiro adorador.

2. DIFERENA ENTRE GRATIDO E CORTESIA

Quero ressaltar a importncia de ser cortez, educado porque isto um fruto do Esprito santo, temos que ser corteses com os amigos, colegas, visinhos, enfim com todas as pessoas porque atravs da cortesia ns mostramos a amabilidade de Cristo em nossos coraes. O que mais desprestigia o Evangelho diante do mundo quando estes vem alguns cristos azedos, mal-humorados e rudes. Sendo assim, como as pessoas vo querer Jesus, ou vo querer ser semelhantes aos cristos se dentre estes, alguns aparentam estar sempre de mal com a vida. Mas, isto no se refere a ns porque temos ensinado a tratar as pessoas com respeito amor, e considerao. Contudo o que quero esclarecer aqui , na verdade, a diferena entre gratido e cortesia. Cortesia retribuir por educao um favor, mas gratido reconhecimento por algo no merecido. Simo foi cortez, retribuiu o favor, contudo a mulher foi grata. Ela reconheceu que Jesus fez por amor. Simo pensou que com um convite teria retribudo a Jesus. A mulher entendeu que o que Jesus fez por ela, era algo que ela no tinha como retribuir. Ento ela deu o seu melhor; ela juntou o que houvera feito em um ano de trabalho, assim, a cada dia ela agradecia a Deus, com um propsito, presentear a Jesus. Aprenda este princpio, adorao muito mais que uma retribuio, adorao um agradecimento dirio pelo que Deus fez e faz por ns.

3. ADORAO E AUTOSUFICINCIA

Muitas pessoas pensam que podem comprar o favor ou o milagre de Deus com uma simples visita a um culto e desta forma, depois, nunca mais retornam. Gratido comprometimento. Muitos so como aqueles 9 leprosos. Lc. 17.11- 19 De caminho para Jerusalm, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galilia. Ao entrar numa aldeia, saram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de ns! 14 Ao v-los, disse-lhes Jesus: Ide e

mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glria a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos ps de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. 17 Ento, Jesus lhe perguntou: No eram dez os que foram curados? Onde esto os nove? 18 No houve, porventura, quem voltasse para dar glria a Deus, seno este estrangeiro? 19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua f te salvou. O que a lepra pode representar, lepra representa a auto-justificao. Podemos ver isto em Miri, Rei Uzias , Geazi e o prprio Simo, os quais eram ou ficaram leprosos. No contexto da adorao lepra a auto-suficincia. Miri tocava o tamborim, porm um dia se achou auto-suficiente e questionou liderana de Moiss (Nm.12). Rei Uzias achou que poderia adorar a Deus com seu sacrifcio sem os sacerdotes (2 Cr.26). Geazi ficou leproso porque achou que poderia servir sem a cobertura de Eliseu (2 Rs.5). A lepra vem quando algum pensa que pode fazer a obra de Deus sozinho, o auto-suficiente.

4. DEDICAO E DETERMINAO

O que me chama a ateno nesta mulher a sua dedicao e determinao. O que vemos aqui neste texto apenas o resultado. Ela derramando o nardo puro em Jesus. Mas houve um caminhar anterior. A Palavra nos diz que este perfume custou 300 denrios. Teve um preo, e muito alto. Esta mulher tinha um corao to agradecido a Jesus que ela se dedicou a demonstrar o quanto estava grata. Ela no deu qualquer presente. Um denrio equivalia a um dia de trabalho, isto quer dizer que por um ano ela guardou seu dinheiro. Com certeza ela ouviu reclamaes, crticas, do tipo: tu te esforas trabalhando para dar seu dinheiro para os outros?... Voc com certeza j deve ter ouvido isto! Mas havia uma determinao em seu corao de retribuir a Jesus, o que Ele fez por ela, ningum mais fez, ela tinha que demonstrar sua gratido. Assim no importa o que as pessoas falem a teu respeito, porque estes que falam ou criticam, no fizeram nada por ti como tambm no fizeram nada por ela! Ela deu o melhor. Uma vaso de alabastro era um recipiente feito de um massa branca parecido com o mrmore, porm mais malevel. Ele conservava melhor e por mais tempo o produto. Ela no pegou qualquer vaso, porque no era qualquer perfume. A Bblia diz que tinha neste vaso um perfume de nardo puro. Nardo era uma resina tirada de uma planta da ndia, que cresce nos altos dos montes. No era qualquer planta que nasce perto de sua casa, ou na sua ptria. Vinha de longe, Tinha de ser colhido, manufaturado e transportado para Israel, e naquele tempo no havia a tecnologia de hoje ou a rapidez de nossos transportes. Podemos fazer uma aluso deste nardo para ns hoje, o presente que damos a Jesus precisa vir

do alto, de Deus. Precisamos de Jesus para presente-lo. Da mesma forma, este nardo deve ser puro. Sua adorao, assim como o nardo, tem que vir do alto e dever ser pura. Ela esperou, com pacincia. No d qualquer coisa, qualquer adorao a Jesus. Quero te levar hoje a um entendimento mais elevado. Planeje sua adorao, sua oferta, seu agradecimento. Esta mulher foi dedicada e determinada em seu objetivo.

5. RENDIO

v.3c quebrando o alabastro Esta mulher quebrou o vaso. O vaso no poderia mais ser recuperado. Sim, ela poderia apenas ter derramado o blsamo sobre Jesus, mas ela quebrou o vaso. Significando que no esperava nada em troca, nem honra, nem agradecimento no queria fazer-lhe nenhum pedido, apenas dedicar seu amor, sua gratido a Jesus. Aquele nardo, aquele presente no era para ningum mais, apenas para Jesus. Precisamos tomar cuidado, quando queremos dar algo a Jesus, para no darmos pensando em receber algo em troca. se eu der a melhor adorao, Deus vai me curar ou se eu der uma oferta, Deus vai me dar tanto. Esta mulher no queria nada, apenas demonstrar o quanto ela era grata e quanto ela amava a Jesus. O verdadeiro presente o nosso corao quebrantado, longe da auto-suficincia, do interesse. Rendio, essa foi a atitude da mulher. Rendio entregar-se, entregar nossa vida, nossa vontade, nossos sonhos, nossas finanas, nosso tudo. Foi o que ela fez, entregou sua vida, sua economias, um ano inteiro Jesus, isso por amor e gratido. Nesta noite renda-se a Jesus, na adorao, na orao. Quando nos rendemos exalamos um precioso perfume, nardo puro, o perfume de Cristo. No v.4. diz-nos que indignaram contra ela. No espere elogios, compreenso ou honra dos outros. Se eles no tm um corao rendido e grato, eles nunca vo entender. Quem tem olhos apenas para si mesmo, no compreendem as coisas espirituais. Estes que se indignaram, pensaram apenas no valor financeiro, mostraram interesse. CONCLUSO

Esta mulher representa a igreja. Voc e eu. Mulher adoradora, grata, dedicada e rendida ao Senhor. Que no se importa se outros no compreendem a sua f e o seu amor por Jesus. Porque o que importa agradar a Deus. APELO

Assim como aquela mulher trouxe um vaso de alabastro. Quero fazer um desafio hoje e seguirmos o exemplo desta mulher. Uma experincia de gratido, adorao, dedicao, determinao e abnegao que ir levar sua vida a uma maior intimidade com Deus.

También podría gustarte