Está en la página 1de 2

COMPORTAMENTOS DE SADE E DE RISCO NA ADOLESCNCIA DOUTORAMENTO EM DESENVOLVIMENTO E INTERVENO PSICOLGICA Carlos Manuel de Sousa Albuquerque Provas concludas em 20 de Julho

de 2004 RESUMO A investigao realizada teve como objectivo principal determinar se algumas variveis psicossociais (auto-conceito, locus de controlo, assertividade e satisfao com o suporte social ) e cognitivas (crenas de sade e atitudes face sade) se associavam com comportamentos relacionados com a sade. A amostra foi constituda por 829 adolescentes, 382 homens e 447 mulheres, que frequentavam o nono ano de escolaridade do ensino bsico, oficial e diurno, ministrado em Escolas do Distrito de Viseu Portugal. Realizmos um estudo ex post facto retrospectivo, atravs do qual nos foi possvel, tendo como referncia os valores globais da Escala de Comportamentos de Sade e de Risco, extrair as seguintes concluses: 1. Estudo da relao entre comportamentos de sade e de risco e variveis sciodemogrficas: As mulheres apresentam melhores comportamentos do que os homens; A idade est associada a uma diminuio de comportamentos saudveis e a um aumento de comportamentos de risco; O efeito da rea de residncia no adquire significncia estatstica. 2. Estudo da relao entre comportamentos de sade e de risco e variveis de contexto familiar: Quanto melhor a funcionalidade familiar melhores so os comportamentos; Os adolescentes sem irmos apresentam melhores comportamentos; O efeito da classe scio-econmica no adquire significncia estatstica. 3. Estudo da associao entre comportamentos de sade e de risco e variveis psicossociais: Quanto melhor o auto-conceito melhores so os comportamentos; Quanto maior a satisfao com o suporte social melhores so os comportamentos; Quanto maior a assertividade melhores so os comportamentos; A associao entre e o locus de controlo e os comportamentos de sade e de risco no se revela significativa. 4. Estudo da associao entre comportamentos de sade e de risco e variveis cognitivas: Quanto mais favorveis so as atitudes face sade melhores so os comportamentos; Quanto mais adequadas so as crenas de sade melhores so os comportamentos. 5. Estudo dos efeitos principais, das variveis psicossociais, na predio dos comportamentos de sade e de risco: A varivel psicossocial que se revela como melhor predictora dos comportamentos de sade e de risco o Factor 1 - aspecto comportamental - da Escala de Auto-Conceito. Esta varivel explica a maior percentagem de varincia dos comportamentos de sade e de risco (R2=.179, p=.000).

6. Estudo dos efeitos principais, das variveis cognitivas, na predio dos comportamentos de sade e de risco: A varivel cognitiva que se revela como melhor predictora dos comportamentos de sade e de risco o Factor 4 - atitude preventiva - da Escala de Atitudes Face Sade. Esta varivel explica a maior percentagem de varincia dos comportamentos de sade e de risco (R2=.218, p=.000). 7. Estudo dos efeitos de interaco, das variveis psicossociais com as variveis cognitivas, na predio dos comportamentos de sade e de risco: A varivel de interaco que se revela como melhor predictora dos comportamentos de sade e de risco a varivel resultante da interaco entre o Factor 1 - aspecto comportamental (Auto-Conceito) e o Factor 4 - atitude preventiva (Atitudes face Sade), com um coeficiente de determinao (R2) de .309, valor que corresponde a 30.90% da varincia explicada dos comportamentos de sade e de risco. A anlise do coeficiente padronizado Beta (eta=.327) indicia que quanto maior o efeito desta interaco (F1 aspecto comportamental * F4 atitude preventiva) melhores so os comportamentos.

También podría gustarte