Está en la página 1de 53

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES Ol, meus amigos.

. Estamos indo muito bem! Parabns pelo esforo. Estamos na reta final. Agora momento de juntarmos nossas foras (aquela reserva) e dar uma esticada, para semana quem vem, ficarmos mais tranqilos. Saiba que voc j um valente candidato, um vencedor mesmo! Horas e horas de sono perdido, cansao... Ento, no fraqueje agora. Falta pouco. Dentre alguns dias, voc vai ter a excelente notcia da sua vida. Sua aprovao, seu sonho se realizando. Por isso, f e fora. Esta a aula 06, de modo que abordaremos: Sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (Lei n 8.429/1992). Ento, vamos em frente.

AULA 06 QUESTES COMENTADAS


1. (JUIZ DO TRABALHO TRT 5 REGIO/BA 2007) O conceito de improbidade administrativa mais restrito que o conceito de moralidade administrativa. Gabarito: Certo Comentrio: Pudemos constatar, quando tratamos dos princpios orientadores da Administrao Pblica, que o princpio da moralidade administrativa estabelece a exigncia de que a administrao pblica e seus agentes atuem com tica profissional, de forma proba, honesta, com honradez, lealdade e boa-f.

www.pontodosconcursos.com.br
1

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES A moralidade princpio que insere aspectos subjetivos, porm goza de suficiente normatividade para ser observado. Assim, podemos dizer que a violao a probidade administrativa, um dos aspectos da moralidade administrativa, teve tratamento especial pela Constituio, conforme art. 37, 4, ao estabelecer que:
Art. 37. 4 os atos importaro de a improbidade suspenso dos administrativa

direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel.

Dessa forma, conforme dispe o art. 37, 4 da Constituio Federal, os atos de improbidade administrativa importaro em perda do cargo ou funo pblica, ressarcimento do errio, indisponibilidade de bens e suspenso dos direitos polticos. Nesse sentido, foi editada a Lei n 8.429/92 a fim de disciplinar as sanes aplicveis aos atos de improbidade administrativa. Com efeito, de acordo com o art. 2 da Lei de Improbidade Administrativa (LIA), reputa-se agente pblico, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior. De fato, a definio conferida improbidade administrativa mais restrita do que o alcance da moralidade administrativa.

2. (TCNICO ADMINISTRATIVO REA ADMINISTRATIVA STF/2008) Considera-se agente pblico, para os efeitos da lei de improbidade administrativa, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades que www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES recebam subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Gabarito: Errado. Comentrio: Com efeito, de acordo com o art. 2 da Lei de Improbidade Administrativa (LIA), reputa-se agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades previstas no art. 1 da LIA.
Art. 2 Reputa-se agente pblico, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior.

Ateno que, para tais efeitos, deve ser observado, como sujeito passivo, os entes e entidades descritos no art. 1 da LIA, conforme assim expresso:
Art. 1 Os atos de improbidade praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no, contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual, sero punidos na forma desta lei. Pargrafo nico. Esto tambm sujeitos s penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimnio de entidade que receba subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico bem como daquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de cinqenta

www.pontodosconcursos.com.br
3

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES
por cento do patrimnio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sano patrimonial repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos.

importante salientar, ademais, que no s o agente pblico passvel de sano por ato de improbidade, mas o terceiro que tenha concorrido, induzido ou que dele se beneficie, conforme estabelece o art. 3 da Lei de Improbidade:
Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

Portanto, o erro consiste em dizer que o agente pblico aquele que exerce suas atividades nas entidades que recebam subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Em verdade, deve-se observar que o sujeito passivo do ato de improbidade poder ser ente ou entidade da Administrao Direta, Indireta, de qualquer esfera de poder, entidade incorporada ao Errio ou que este tenha custeado ou participado de sua criao ou, ainda, entidade que receba subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico.

3. (JUIZ DO TRABALHO TRT 5 REGIO/BA 2007) O alcance subjetivo da chamada Lei de Improbidade estende-se alm do tradicional conceito de agentes pblicos. Gabarito: Certo. Comentrio: Uma dica, esse uma questo rotineira do CESPE quando trata de improbidade. Busca-se, especialmente, indagar acerca do sujeito ativo e passivo da improbidade, a competncia, os atos de improbidade e a

www.pontodosconcursos.com.br
4

EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES natureza da lei de improbidade. Bem, neste caso, ou seja, do alcance subjetivo (quanto ao sujeito), a assertiva de fato correta, pois a lei de improbidade no adotou definio restritiva no tocante a agente pblico (de modo a contemplar apenas aqueles detentores de cargos, empregos ou funes pblicas). Perceba que a lei estabeleceu qualquer um que exera, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo considerada pblica. Significa dizer que a LIA deu amplitude mxima para a definio de agente pblico, tal como se utiliza atualmente no mbito do Direito Administrativo, de modo que contemplou: agentes polticos, agentes administrativos, agentes honorficos, agentes delegados etc.

4. (TECNICO EM PROCURADORIA - PGE/PA - 2007) Os particulares que eventualmente colaboram com o poder pblico, como os mesrios e os jurados, no so considerados agentes pblicos. Gabarito: Errado. Comentrio: Ento, visualizou? Qualquer pessoa que exera ainda que temporariamente e mesmo sem remunerao, sob qualquer vnculo considerado agente pblico para a Lei de Improbidade. De modo que as jurados, mesrios, ou seja, honorficos, conforme verificamos, tambm so agentes para os fins de improbidade administrativa, em especial. agentes pblicos

5. (TECNICO EM PROCURADORIA - PGE/PA - 2007) Tanto os servidores pblicos podem vir a responder por atos de improbidade administrativa quanto os terceiros que se beneficiem www.pontodosconcursos.com.br

ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES do ato, sob qualquer forma, direta ou indireta. Gabarito: Certo. Comentrio: Como destacamos anteriormente, no s o agente pblico passvel de sano por ato de improbidade, mas o terceiro que tenha concorrido, induzido ou que dele se beneficie tambm sujeito ativo dos atos de improbidade administrativa, conforme estabelece o art. 3 da Lei de Improbidade:
Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

Ento, por exemplo, voc aprovado no concurso para a DPF v um colega recebendo o famoso caixinha, e a, ele comea a te dar presentinhos, abastece seu tanque de gasolina daqui, te d camisas, etc e tal. Final da conversa, voc beneficirio do ato de improbidade. Dessa forma, voc integrar o rol dos sujeitos ativos da improbidade, por ser terceiro beneficirio do ato.

6. (ANALISTA - JUDICIRIO - REA JUDICIRIA - STF 2008) O Ministrio da Sade firmou convnio com uma instituio privada, com fins lucrativos, que atua na rea de sade pblica municipal. O objeto desse convnio era a instalao de uma UTI neonatal no hospital por ela administrado. Conforme esse convnio, a referida instituio teria o encargo de, utilizando-se de subvenes da Unio, instalar a UTI neonatal e disponibilizar, para a comunidade local hipossuficiente, pelo menos 50% dos leitos dessa nova UTI. No entanto, essa instituio acabou por utilizar parte desses recursos pblicos na reforma de outras reas do hospital e na aquisio de equipamentos mdico-hospitalares de baixssima

www.pontodosconcursos.com.br
6

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES qualidade. Maria, que ali foi atendida, viu sua filha recm-nascida falecer nesse hospital. Apurou-se, por meio de percia, que a morte da recm-nascida ocorreu por falha tcnica na instalao e devido baixa qualidade dos equipamentos ali instalados. Em face dessa constatao e visando evitar novas mortes, o municpio suspendeu provisoriamente o alvar de funcionamento da referida UTI, notificando-se o hospital para cincia e eventual impugnao no prazo legal. *** No houve, no caso em tela, ato de improbidade, j que os dirigentes de instituio privada no respondem por ato de improbidade, de que trata a Lei n 8.429/1992. Gabarito: Errado. E a? Fcil agora? Vai responder ou no, o terceiro? Veja que a entidade est recebendo subveno pblica, ou seja, h direito pblico ingressando para a realizao da atividade. Por isso, mesmo que no esteja ocupando cargo, emprego ou funo pblica, o agente ser considerado agente pblico para os termos da Lei de Improbidade porque na hiptese o agente ser considerado um agente delegado pelo Estado. Nesse sentido, veja a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia que trata exatamente do caso:
ADMINISTRATIVO. LEI DE IMPROBIDADE. CONCEITO E ABRANGNCIA DA EXPRESSO "AGENTES PBLICOS". HOSPITAL PARTICULAR CONVENIADO AO SUS (SISTEMA NICO DE SADE). FUNO DELEGADA. 1. So sujeitos ativos dos atos de improbidade administrativa, no s os servidores pblicos, mas todos aqueles que estejam abrangidos no conceito de agente pblico, insculpido no art. 2, da Lei n. 8.429/92. 2. Deveras, a Lei Federal n 8.429/92 dedicou cientfica ateno na atribuio da sujeio do dever de probidade administrativa ao agente pblico, que se reflete internamente na relao

www.pontodosconcursos.com.br
7

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES
estabelecida entre ele e a Administrao Pblica, superando a noo de servidor pblico, com uma viso mais dilatada do que o conceito do funcionrio pblico contido no Cdigo Penal (art. 327). 3. Hospitais e mdicos conveniados ao SUS que alm de exercerem funo pblica delegada, administram verbas pblicas, so sujeitos ativos dos atos de improbidade administrativa. 4. Imperioso ressaltar que o mbito de cognio do STJ, nas hipteses em que se infirma a qualidade, em tese, de agente pblico passvel de enquadramento na Lei de Improbidade Administrativa, limita-se a aferir a exegese da legislao com o escopo de verificar se houve ofensa ao ordenamento. 5. Ademais, a efetiva ocorrncia do periculum in mora e do fumus boni juris so condies de procedncia do mrito cautelar, sindicvel pela instncia de origem tambm com respaldo na Smula 07. 6. Em conseqncia dessa limitao, a comprovao da ocorrncia ou no do ato improbo matria ftica que esbarra na interdio erigida pela Smula 07, do STJ. 7. Recursos parcialmente providos, apenas, para reconhecer a legitimidade passiva dos recorridos para se submeteram s sanes da Lei de Improbidade Administrativa, acaso comprovadas as transgresses na instncia local. (REsp 495.933/RS, Rel. Ministro FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 16/03/2004, DJ 19/04/2004 p. 155) LUIZ

7. (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO - TJTO - 2007) A Constituio de determinado estado da Federao atribuiu ao respectivo tribunal de justia a competncia para processar e julgar os atos de improbidade dos procuradores do estado. Lcia, procuradora desse estado, encontra-se respondendo a processo de improbidade. Com base nessa situao hipottica e nos precedentes do STF, correto dizer: A natureza jurdica da ao de

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES improbidade penal. Gabarito: Errado. Comentrio: Preste ateno nisso! O Supremo Tribunal Federal, por diversas ocasies, j se manifestou em relao ao tema, salientando que a Lei de Improbidade Administrativa e os atos que ela tipifica no tm natureza criminal, ou seja, trata-se de responsabilizao civil. Vale verificar a transcrio do informativo n 401, no julgamento da ADI 2860, que assim sintetizou:
INFORMATIVO N 401 TTULO Improbidade Foro - 2 Administrativa e Prerrogativa de

PROCESSO: ADI 2860 ARTIGO O Tribunal concluiu julgamento de duas aes diretas ajuizadas pela Associao Nacional dos Membros do Ministrio Pblico CONAMP e pela Associao dos Magistrados Brasileiros - AMB para declarar, por maioria, a inconstitucionalidade dos 1 e 2 do art. 84 do Cdigo de Processo Penal, inseridos pelo art. 1 da Lei 10.628/2002 v. Informativo 362. Entendeu-se que o 1 do art. 84 do CPP, alm de ter feito interpretao autntica da Carta Magna, o que seria reservado norma de hierarquia constitucional, usurpou a competncia do STF como guardio da Constituio Federal ao inverter a leitura por ele j feita de norma constitucional, o que, se admitido, implicaria submeter a interpretao constitucional do Supremo ao referendo do legislador ordinrio. Considerando, ademais, que o 2 do art. 84 do CPP veiculou duas regras a que estende, ao de improbidade administrativa, a competncia especial por prerrogativa de funo para inqurito e ao

www.pontodosconcursos.com.br
9

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES
penais e a que manda aplicar, em relao mesma ao de improbidade, a previso do 1 do citado artigo concluiu-se que a primeira resultaria na criao de nova hiptese de competncia originria no prevista no rol taxativo da Constituio Federal, e, a segunda estaria atingida por arrastamento. Ressaltou-se, ademais, que a ao de i mprobidade administrativa de natureza civil, conforme se depreende do 4 do art. 37 da CF, e que o STF jamais entendeu ser competente para o conhecimento de aes civis, por ato de ofcio, ajuizadas contra as autoridades para cujo processo penal o seria. Vencidos os Ministros Eros Grau, Gilmar Mendes e Ellen Gracie que afastavam o vcio formal, ao fundamento de que o legislador pode atuar como intrprete da Constituio, discordando de deciso do Supremo, exclusivamente quando no se tratar de hiptese em que a Corte tenha decidido pela inconstitucionalidade de uma lei, em face de vcio formal ou material, e que, afirmando a necessidade da manuteno da prerrogativa de foro mesmo aps cessado o exerccio da funo pblica, a natureza penal da ao de improbidade e a convivncia impossvel desta com uma ao penal correspondente, por crime de responsabilidade, ajuizadas perante instncias judicirias distintas, julgavam parcialmente procedente o pedido formulado, para conferir aos artigos impugnados interpretao conforme no sentido de que: a) o agente poltico, mesmo afastado da funo que atrai o foro por prerrogativa de funo, deve ser processado e julgado perante esse foro, se acusado criminalmente por fato ligado ao exerccio das funes inerentes ao cargo; b) o agente poltico no responde a ao de improbidade administrativa se sujeito a crime de responsabilidade pelo mesmo fato; c) os demais agentes pblicos, em relao aos quais a improbidade no consubstancie crime de responsabilidade, respondem ao de improbidade no foro definido por prerrogativa de funo, desde que a ao de improbidade tenha por objeto ato funcional. ADI 2797/DF e ADI 2860/DF, rel. Min. Seplveda Pertence, 15.9.2005. (ADI-2797) (ADI-2860)

8. (OAB - NACIONAL - 2007 - EXAME I) Prevalece o entendimento de que a ao judicial cabvel para apurar e punir os atos de www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES improbidade titularizada, de natureza civil deve ser com exclusividade, pelo Ministrio Pblico.

Gabarito: Errado. Comentrio: importante destacar que a ao de improbidade administrativa tem a feio de ao civil pblica por improbidade administrativa, ou seja, observa os termos da Lei n 8.429/92 e utiliza-se supletivamente a Lei de Ao Civil Pblica (Lei n 7.347/85). Com efeito, a prpria Constituio Federal ao definir a competncia para a Ao Civil Pblica no estabeleceu que o Ministrio Pblico fosse o legitimado exclusiva, possibilitando que outras entidades, conforme definido em lei, poderiam ter a competncia para tanto, vide art. 129, inc. III c/c art. 129, 1 da CF/88. Assim, nesses termos a Lei de Improbidade Administrativa estabeleceu que a ao civil de improbidade poder ser proposta pelo Ministrio Pblico ou por outra pessoa jurdica interessada, por exemplo o prprio ente ou entidade lesada, vtima de ato de improbidade, conforme art. 17 da Lei n 8.429/92:
Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar.

9. (PROCURADOR MUNICIPAL PREF. NATAL/RN 2008). O dirigente de uma empresa pblica municipal realizou contratao de produtos de informtica sem o cumprimento prvio de licitao. Para a dispensa de licitao, alegou-se que os bens precisavam ser adquiridos com urgncia. Os servios foram corretamente prestados e no restou demonstrado superfaturamento de preos. Aps a execuo do contrato, descobriu-se que o fornecedor dos produtos de informtica havia presenteado o referido dirigente www.pontodosconcursos.com.br
11

EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES com uma TV de LCD e um notebook. Diante desses fatos, o MP estadual ajuizou ao de improbidade administrativa contra o dirigente. Acerca dessa situao hipottica, julgue: O MP o nico titular legitimado a propor ao de improbidade nesse caso, visto que no houve prejuzo para a administrao pblica. Gabarito: Errado. Comentrio: Observe que geralmente se flrea bastante para ir ao ponto que ser quer. Ento, como j sabemos, no s o Ministrio Pblico legitimado para propor a ao de improbidade administrativa. Outras pessoas jurdicas interessadas, tal como os entes polticos ou as entidades administrativas podem propor, tendo seus interesses sido afetado por ato dessa natureza.

10. (TCNICO ADMINISTRATIVO - REA ADMINISTRATIVA STF/2008). Os atos de improbidade administrativa devem ter por pressuposto a ocorrncia de dano ao errio pblico. Gabarito: Errado. Comentrio: Tome cuidado. Primeiro devemos lembrar que os atos de improbidade administrativa so separados em trs modalidades, sendo: a) atos que importam em enriquecimento ilcito; b) atos que causem prejuzo ao errio; c) atos que atentam contra princpios da administrao. Dou uma dica: Tais atos foram separados na Lei de Improbidade em trs artigos distintos (9 a 11). Assim, decoreba do art. 11, pois o menor, o que no for dele associe da seguinte forma: 9 (enriquecimento sem causa lcita); 10 (dano ao patrimnio ao errio). Assim, possvel a existncia de ato de improbidade administrativa que

www.pontodosconcursos.com.br
12

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES nem chegue a causar dano ao errio pblico, como em algumas situaes descritas no art. 9 e 11 da Lei de Improbidade, ou seja, somente se exige efetivo dano ao errio nos casos tipificados no art. 10. Nesse sentido, a jurisprudncia Justia. Ilustrativamente: do Superior Tribunal de

PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. UTILIZAO DE BENS E SERVIOS PBLICOS POR PARTICULAR. ANLISE DE LEI LOCAL E DOS ELEMENTOS FTICO- PROBATRIOS. IMPOSSIBILIDADE. SMULAS 280/STF E 7/STJ. AUSNCIA DE DANO AO ERRIO. VIOLAO DO ART. 10 DA LEI 8.429/1992 NO-CONFIGURADA. 1. Hiptese em que o Ministrio Pblico do Estado de Santa Catarina props Ao Civil Pblica contra prefeito, imputando-lhe ato de improbidade administrativa por disponibilizar mquinas e servidores para uso de particular. 2. O Tribunal de Justia rechaou a alegada improbidade ao fundamento de que o demandado agiu em conformidade com lei municipal que, para fins de incentivo agrcola, autoriza o uso transitrio de servios e bens por particulares, mediante o pagamento das despesas. 3. A verificao de que a conduta do recorrido no teve respaldo legal demandaria, no caso especfico, a anlise de lei local e dos elementos ftico-probatrios dos autos, o que invivel em Recurso Especial. Aplicao da Smula 280/STF, por analogia, e da Smula 7/STJ. 4. A configurao de ato de improbidade administrativa censurado pelo art. 10 da Lei 8.429/1992 pressupe a ocorrncia de dano ao Errio. In casu, a Corte estadual no apontou a existncia de prejuzo ao patrimnio pblico, ao contrrio, consignou que as despesas foram previamente pagas pelo particular, constatao no questionada pelo Parquet, que se limita a sustentar a ilegalidade da conduta. 5. A ausncia de dano ao Errio no exclui, em tese, eventual enquadramento da conduta do agente pblico e do particular

13

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES
nos arts. 9 e 11 da Lei 8.429/1992, que cobem os atos de improbidade por enriquecimento ilcito e por atentado aos princpios da Administrao Pblica. No caso dos autos, contudo, as razes recursais e o acrdo recorrido limitam-se a debater a norma contida no art. 10 da referida lei. 6. Recurso Especial no provido. (REsp 1040814/SC, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 18/06/2009, DJe 27/08/2009)

11. (JUIZ DO TRABALHO TRT 5 REGIO/BA 2007) Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio. Gabarito: Certo. Comentrio: Na exata dico do art. 37, 4 da Constituio Federal, nos atos de improbidade administrativa poder ser aplicada as penalidades de suspenso dos direitos polticos (no cassao e nem perda), a perda da funo pblica (leia-se cargo, emprego ou funo), a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio.
Art. 37. 4 Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

importante atentar-se para o fato de que no sero necessariamente aplicadas todas as penalidades, ou seja, de forma cumulativa. que podero ser aplicadas em conjunto ou isoladamente, conforme o caso.

www.pontodosconcursos.com.br
14

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES Por exemplo, na hiptese do artigo 11 da LIA, as sanes podero ser de: ressarcimento integral do dano, se houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos, pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente, proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos. que o Juiz dever verificar a extenso do dano causado e sua gravidade, conforme estabelece o pargrafo nico do art. 12, assim firmado:
Pargrafo nico. Na fixao das penas previstas nesta lei o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.

12. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL/RN - 2008). Joo, servidor pblico efetivo, ocupa o cargo de presidente da comisso de licitaes de um rgo pblico. No curso de determinado certame, Joo recebeu, da empresa X, que era uma das empresas licitantes, um pacote de viagem para o exterior com todas as despesas pagas e direito a acompanhante. Ao final do processo, a empresa X sagrou-se vencedora em razo da desclassificao das demais concorrentes, embora o preo dos servios oferecidos pela empresa X fosse o mais alto. Joo respondeu a processo administrativo disciplinar, no qual lhe foi assegurada ampla defesa, restando demonstrado, ao final, que o servidor violou os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies. O ordenamento jurdico brasileiro no tem instrumentos legais para punir condutas antiticas. Gabarito: Errado. Comentrio: a? Quer dizer que se o servidor no for tico, honesto, probo com a www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES Administrao, no h como puni-lo? Ora, evidente que temos instrumentos para verificar as condutas ticas do servidor pblico, bem como de todo e qualquer agente administrativa, seja em processo administrativo disciplinar, seja em processo por quebra de decoro, por exemplo, em caso de parlamentares, seja no caso de impeachment do Presidente ou outra autoridade pblica, seja, em especial, no caso de improbidade administrativa.

13. (JUIZ DO TRABALHO TRT 5 REGIO/BA 2007) As atividades que podem vir a ser consideradas como atentatrias probidade administrativa esto divididas em trs grupos, quais sejam, as que importam em enriquecimento ilcito, as que causam prejuzo ao errio e as que violam os princpios da honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies pblicas. Gabarito: Certo. Comentrio: De fato, como pudemos observar, os atos de improbidade administrativa so separados em trs modalidades, sendo: a) atos que importam em enriquecimento ilcito; b) atos que causem prejuzo ao errio; c) atos que atentam contra princpios da administrao. Assim temos:
Enriquecimento ilcito Prejuzos ao Patrimnio Art. 9 Constitui ato de improbidade Art. 10. Constitui administrativa importando ilcito de indevida em auferir qualquer vantagem razo de improbidade Violar princpios da administrao ato Art. 11. Constitui ato de improbidade que da atenta contra administrao de

administrativa administrativa

enriquecimento que causa leso ao errio qualquer os princpios patrimonial que enseje perda

tipo ao ou omisso, dolosa ou culposa, pblica qualquer ao ou omisso que patrimonial, viole os deveres apropriao, honestidade, imparcialidade, ou dilapidao legalidade, e lealdade s instituies, e 1 desta lei, e

do exerccio de desvio,

cargo, mandato, funo, emprego ou malbaratamento no art. 1 desta lei, e notadamente: referidas no art.

atividade nas entidades mencionadas dos bens ou haveres das entidades notadamente: notadamente:

www.pontodosconcursos.com.br
16

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES
I receber, para si ou para outrem, I facilitar ou concorrer por qualquer para a incorporao de particular, ou I praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia;

dinheiro, bem mvel ou imvel, ou forma direta ou indireta, presente a ttulo de

qualquer outra vantagem econmica, ao patrimnio comisso, percentagem, gratificao rendas, verbas

de pessoa fsica ou jurdica, de bens, quem integrantes do acervo

valores II retardar ou deixar de patrimonial ou praticar, indevidamente, ato de ofcio; tenha interesse, direto ou das entidades mencionadas no art. III revelar fato ou circunstncia de que que possa ser atingido ou 1 desta lei; indireto, ou omisso II permitir ou concorrer para tem cincia em razo das atribuies e amparado por ao decorrente das atribuies do que pessoa fsica ou jurdica que deva permanecer em segredo; agente pblico; II para ou perceber facilitar locao vantagem ou indireta, mvel ou servios no art. a a aquisio, de bem imvel, contratao 1 de pelas entidades mercado; III para ou facilitar locao por referidas econmica, direta privada utilize verbas do ou desta bens, ou valores acervo patrimonial no art. rendas, integrantes IV negar publicidade aos atos oficiais; das 1 V frustrar a licitude de

permuta entidades mencionadas formalidades

lei, sem a observncia das legais

concurso pblico; deixar de prestar contas

ou VI

regulamentares aplicveis espcie; III doar pessoa fsica ou jurdica

quando esteja obrigado a faz-lo;

por preo superior ao valor de perceber ou vantagem indireta,

bem como ao ente despersonalizado, VII revelar ou permitir que chegue ao ainda que de do fins educativos conhecimento de terceiro, oficial, antes teor ou assistncias, bens, rendas, verbas da respectiva patrimnio divulgao

econmica, direta

a alienao, por

permuta ou valores ente no art. desta

de de medida poltica ou econmica capaz ou servio.

de bem pblico ou o

qualquer das entidades mencionadas de afetar o preo de mercadoria, bem lei, sem observncia legais

fornecimento de servio estatal IV servio material de de mercado; utilizar, particular, equipamentos em

preo inferior ao valor de 1 obra

das formalidades

ou e regulamentares aplicveis espcie; ou permuta ou do locao patrimnio entidades por de de

veculos, IV permitir ou facilitar a alienao, natureza, bem entidades no integrante art.

mquinas,

de qualquer das art. qualquer no

propriedade ou

disposio qualquer das 1 desta lei, prestao ou terceiros mercado; essas V econmica de permitir bem ao

referidas ainda a parte

1 desta lei, ou de servio por

mencionadas bem como o pblicos, entidades; V receber contratados

trabalho de servidores delas, por vantagem natureza, de jogos

preo inferior ao de ou facilitar ou por a preo

empregados

aquisio, permuta direta superior

locao

ou servio

de qualquer ou a azar, de outra prtica de usura atividade

de mercado; das normas ou legais aceitar

ou indireta, para tolerar a explorao VI realizar operao financeira sem de observncia de e lenocnio, ou ilcita, regulamentares

narcotrfico,

de contrabando, garantia insuficiente ou inidnea; de qualquer VII conceder benefcio administrativo ou aceitar ou fiscal sem a observncia legais aplicveis ou das formalidades regulamentares

promessa de tal vantagem; qualquer ou indireta, sobre falsa natureza, para fazer medio em obras pblicas

VI receber vantagem econmica de ou

direta espcie; VIII frustrar a licitude de declarao processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente; ou IX ordenar ou permitir a realizao sobre de despesas no autorizadas em lei

avaliao qualquer

outro servio, ou

quantidade, peso, medida, qualidade ou caracterstica de mercadorias ou bens fornecidos a

URSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES
qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei; VII adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cujo ou cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer valor evoluo renda VIII do aceitar natureza seja desproporcional do patrimnio agente pblico; emprego, para que de comisso consultoria pessoa tenha ser por ou regulamento; X agir negligentemente de tributo no que ou diz como na arrecadao renda, bem respeito

conservao do

patrimnio pblico; XI liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular; XII permitir, facilitar que se enriquea ilicitamente; XIII permitir que se utilize, em obra ou material natureza, desta de disposio lei, bem servio de particular, qualquer de propriedade art. ou 1 de qualquer das como o trabalho pblico, veculos, mquinas, equipamentos ou ou terceiro concorrer para

ou exercer atividade de ou assessoramento fsica ou atingido ao ou jurdica interesse suscetvel

ou amparado

omisso decorrente das

atribuies do agente pblico, durante a atividade; IX liberao verba natureza; X receber vantagem natureza, para ou omitir econmica direta ato declarao de qualquer ou indiretamente, de ofcio, perceber ou pblica aplicao vantagem intermediar a de econmica para

de qualquer

entidades mencionadas no servidor

empregados ou terceiros contratados por essas entidades.

providncia

a que esteja obrigado; XI incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimnio bens, rendas, verbas ou valores integrantes no art. do das 1 acervo patrimonial entidades desta lei; XII usar, em proveito prprio, bens, rendas, valores patrimonial verbas integrantes das do ou acervo entidades mencionadas

mencionadas no art. 1 desta lei. XIII permitir em obra de de ou ou que servio se utilize,

particular, qualquer propriedade de

veculos, mquinas, equipamentos ou material natureza,

disposio lei, bem ou

qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta trabalho pblico, XIV outro objeto pblicos de empregados celebrar como o servidor terceiros ou por

contratados por essas entidades contrato que de tenha instrumento a prestao por

servios

www.pontodosconcursos.com.br
18

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES
meio da gesto as associada formalidades

sem observar previstas na lei;

(Includo pela

Lei n 11.107, de 2005)


XV celebrar contrato de rateio de consrcio pblico as sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar previstas na lei. formalidades

(Includo pela

Lei n 11.107, de 2005)

14. (TCNICO ADMINISTRATIVO - ADMINISTRATIVA - STF 2008). A aquisio, para si ou para outrem, no exerccio de funo pblica, de bens cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico configura ato de improbidade administrativa na modalidade dos que importam em enriquecimento ilcito. Gabarito: Certo. Comentrio: Exatamente isso. Certo dia, um aluno me perguntou se um Soldado da Polcia Militar poderia pegar seu carro e socorrer outros colegas que estavam em um tiroteio e cercados por traficantes. Ento, disse que eu entendia que no via nada de abusivo nisso. S um um um que eu perguntei ao aluno, mas que carro era esse? Ele disse: Fusion blindado, professor! Ento, perguntei a ele. Ora, mas como Soldado de Polcia vai ter um fusion e pior blindado? Para blindar carro no to barato assim.

Para comprar um Fusion at d, mas blindar! Olha, o soldo de um PM no DF gira em torno de 4 mil reais. Ento, blindar um carro desses deve ficar no mnimo em uns 100 mil, mais o valor do carro outros 80 mil (por a). A pergunta que no quer calar: onde ele conseguiu todo esse dinheiro????? E com esse raciocnio que observamos alguns servidores pblicos, que no fazem outra atividade privada, ou que no tm outra ocupao, alarem a www.pontodosconcursos.com.br
19

EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES patrimnio que no se coaduna com sua remunerao. Pode ter certeza, tais situaes se investigadas, configuraro hiptese de improbidade, ou outra coisa pior, salvo se recebeu de herana, loteria, prmio etc e tal. Assim, configura ato de improbidade administrativa, tipificado como enriquecimento ilcito, adquirir para si ou para outrem, no exerccio de funo pblica, de bens cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico, conforme art. 9, inc. VII, da Lei n 8.429/92, assim expresso:
Art. 9. VII adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico;

15. (JUIZ DO TRABALHO TRT 5 REGIO/BA 2007) Enquadrase como ato de improbidade aquele que importa ou ameaa implicar prejuzo ou desfalque material ao patrimnio pblico, mas no aquele que afeta a credibilidade ou a honra objetiva das entidades pblicas. Gabarito: Errado. Comentrio: Aqui temos que ter ateno para o seguinte: As condutas deve ser separadas. Assim, temos a primeira que diz respeito a ato que importa ou ameaa implicar prejuzo ou desfalque material ao patrimnio pblico. Outra, aquela que afeta a credibilidade ou a honra objetiva das entidades pblicas Com efeito, de se observar que, se atividade tem condo de gerar prejuzo ou desfalque material ao patrimnio pblico, tal conduta ser www.pontodosconcursos.com.br
20

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES caracteriza como ato de improbidade administrativa, conforme art. 10 da LIA porque causa leso ao patrimnio pblico. No entanto, se tal conduta ameaa causar, ou seja, no causou leso ao patrimnio pblico, ou seja, foi obstada antes disso, ou no chegou efetivamente a causar, ainda assim configura-se o ato de improbidade, conforme art. 21 que assim estabelece:
Art. 21. A aplicao das sanes previstas nesta lei independe: I - da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico; II - da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

De outro lado, se a conduta violar afetar a credibilidade ou a honra objetiva da Administrao Pblica estar configurado ato de improbidade, nos termos do art. 11 da Lei n 8.429/92.

16. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL/RN - 2008). Joo, servidor pblico efetivo, ocupa o cargo de presidente da comisso de licitaes de um rgo pblico. No curso de determinado certame, Joo recebeu, da empresa X, que era uma das empresas licitantes, um pacote de viagem para o exterior com todas as despesas pagas e direito a acompanhante. Ao final do processo, a empresa X sagrou-se vencedora em razo da desclassificao das demais concorrentes, embora o preo dos servios oferecidos pela empresa X fosse o mais alto. Joo respondeu a processo administrativo disciplinar, no qual lhe foi assegurada ampla defesa, restando demonstrado, ao final, que o servidor violou os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies. A situao hipottica apresentada configura improbidade administrativa. Gabarito: Certo

www.pontodosconcursos.com.br
21

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES Comentrio: A conduta do servidor, muito embora no se tenha dito exatamente, o que ele tenha feito, mas como ficou demonstrado em processo administrativo que no foi honesto, imparcial, leal Instituio, tampouco observou o dever de legalidade, podemos caracteriz-la como violadora dos arts. 9, inc. I; 10, inc. VII e 11, caput, da Lei de Improbidade.
Art. 9 I receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico; Art. 10 VIII frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente;

Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente:

Significa dizer que a situao descrita, ou seja, a ao ou omisso do servidor, caracteriza-se como ato de improbidade administrativa.

17. (PROCURADOR MUNICIPAL - PREF. NATAL/RN - 2008). O dirigente de uma empresa pblica municipal realizou contratao de produtos de informtica sem o cumprimento prvio de licitao. Para a dispensa de licitao, alegou-se que os bens precisavam ser adquiridos com urgncia. Os servios foram corretamente prestados e no restou demonstrado superfaturamento de preos. Aps a execuo do contrato, descobriu-se que o fornecedor dos

www.pontodosconcursos.com.br
22

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES produtos de informtica havia presenteado o referido dirigente com uma TV de LCD e um notebook. Diante desses fatos, o MP estadual ajuizou ao de improbidade administrativa contra o dirigente. Acerca dessa situao hipottica, julgue: A situao descrita configura ato de improbidade administrativa, que importa em enriquecimento ilcito. Gabarito: Certo. Comentrio: Que urgncia hein? Ento, isso inclusive crime! E tenham certeza, vocs estaro diante de vrias condutas assim. Lembre-se que o servidor responde nas esferas penal, civil e administrativa. Por isso, responder criminal (corrupo etc), administra (corrupo, improbidade etc) e civilmente (improbidade administrativa). Que beleza. Essa lei uma maravilha, deve ser aplicada a esses malditinhos que pensam que o Estado uma coisa sem dono, que qualquer um pode fazer o que quiser. Referida conduta, no mnimo, se enquadraria nas hipteses do art. 9, inc. II e art. 10, incs. V e VIII, da Lei n 8.429/92.
Art. 9 II perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem mvel ou imvel, ou a contratao de servios pelas entidades referidas no art. 1 por preo superior ao valor de mercado; Art. 10 V permitir ou facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado; VIII frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente;

www.pontodosconcursos.com.br
23

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES

18. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL/RN - 2008). Joo, servidor pblico efetivo, ocupa o cargo de presidente da comisso de licitaes de um rgo pblico. No curso de determinado certame, Joo recebeu, da empresa X, que era uma das empresas licitantes, um pacote de viagem para o exterior com todas as despesas pagas e direito a acompanhante. Ao final do processo, a empresa X sagrou-se vencedora em razo da desclassificao das demais concorrentes, embora o preo dos servios oferecidos pela empresa X fosse o mais alto. Joo respondeu a processo administrativo disciplinar, no qual lhe foi assegurada ampla defesa, restando demonstrado, ao final, que o servidor violou os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies. O servidor pode eximir-se de punio, caso devolva o valor do pacote de viagem. Gabarito: Errado Comentrio: Essa questo muito boa. E importante sabermos. Mesmo que o agente venha ressarcir voluntariamente o dano causado ou devolva o presente recebido, isso no afasta sua responsabilidade no tocante aos atos de improbidade, pois conforme vimos credibilidade a honra objetiva da Administrao em jogo, e isto j restou violado. Ou seja, a simples devoluo da vantagem recebida indevidamente no suficiente para descaracterizar o ato de improbidade administrativa, at porque uma das sanes que seria aplicada passaria justamente pela medida punitiva de devolver o auferido indevidamente, porm, lembre-se que h outras sanes que tambm sero aplicadas (suspenso dos direitos polticas, perda funo pblica etc).

19. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL/RN - 2008). Joo, servidor pblico efetivo, ocupa o cargo de presidente da comisso de licitaes de um rgo pblico. No curso de determinado certame, Joo recebeu, da empresa X, que era uma das empresas

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES licitantes, um pacote de viagem para o exterior com todas as despesas pagas e direito a acompanhante. Ao final do processo, a empresa X sagrou-se vencedora em razo da desclassificao das demais concorrentes, embora o preo dos servios oferecidos pela empresa X fosse o mais alto. Joo respondeu a processo administrativo disciplinar, no qual lhe foi assegurada ampla defesa, restando demonstrado, ao final, que o servidor violou os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies. A nica pena a ser imposta ao servidor, no mbito civil, a perda do cargo pblico. Gabarito: Errado. Comentrio: Conforme o art. 37, 4 da Constituio Federal, nos atos de improbidade administrativa poder ser aplicada as seguintes sanes: Suspenso dos direitos polticos; Perda da funo pblica; Indisponibilidade dos bens Ressarcimento ao errio.

Outrossim, poder ainda ser aplicada, nos termos da Lei n 8.429/92, a pena de pagamento de multa civi e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios

20. (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO - TJAL - 2008). Servidor pblico da prefeitura de determinada cidade do interior dispensou procedimento licitatrio, fora das hipteses legais, para a contratao de empresa prestadora de servio de limpeza e conservao. Em decorrncia desse fato, o MP ajuizou ao de improbidade administrativa contra o servidor, imputandolhe conduta prevista no art. 10, inciso VIII, da Lei n. 8.429/1993. Esse artigo expressa diretamente que constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio,

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1. da Lei de Improbidade, e, notadamente, frustrao da licitude de processo licitatrio ou sua dispensa indevida. Considerando a situao hipottica descrita no texto, nos termos da Lei de Improbidade, caso esse servidor seja condenado, a pena a ser imposta a ele a de aposentadoria compulsria com vencimentos proporcionais. Gabarito: Errado Comentrio: Ento, aposentadora compulsria? E isso pena. Veja que algumas autoridades pblicas, em razo de seu regime jurdico, tal como os Magistrados e Membros do Ministrio Pblico, h a previso de referida pena, ou seja, para violao de seus deveres funcionais se estabelece a punio administrativa de aposentadoria compulsria. Com efeito, a Lei de Improbidade no estabelece referida penalidade, havendo as penas suspenso dos direitos polticos, perda da funo pblica, ressarcimento ao errio, indisponibilidade de bens, multa civil e proibio de contratar ou receber subveno ou incentivo pblico, conforme art. 12, que assim estabelece:
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas, previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes: I - na hiptese do art. 9, perda dos bens ou valores acrescidos perda da ilicitamente do ao dano, patrimnio, quando houver, ressarcimento integral

funo pblica, suspenso dos direitos

polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos; II - na hiptese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES
ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de cinco anos; III - na hiptese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos, pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos. Pargrafo nico. Na fixao das penas previstas nesta lei o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.

21. (PROCURADOR MUNICIPAL - PREF. NATAL/RN - 2008). O dirigente de uma empresa pblica municipal realizou contratao de produtos de informtica sem o cumprimento prvio de licitao. Para a dispensa de licitao, alegou-se que os bens precisavam ser adquiridos com urgncia. Os servios foram corretamente prestados e no restou demonstrado superfaturamento de preos. Aps a execuo do contrato, descobriu-se que o fornecedor dos produtos de informtica havia presenteado o referido dirigente com uma TV de LCD e um notebook. Diante desses fatos, o MP estadual ajuizou ao de improbidade administrativa contra o dirigente. Acerca dessa situao hipottica, julgue: Uma eventual ao proposta pelo MP deve, necessariamente, ser precedida de inqurito civil pblico no qual seja oportunizada ao dirigente a apresentao de defesa preliminar. Gabarito: Errado. Comentrio:

www.pontodosconcursos.com.br
27

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES Inicialmente esclareo que o inqurito civil (art. 129, inc. III, CF/88) no pea obrigatrio e necessria a propositura de ao civil pblica. Ou seja, o Ministrio Pblico pode se valer desse instrumento a fim de preliminarmente verifique os indcios do ilcito (materialidade) e a autoria (causador e beneficirios) do ato de improbidade. Assim, a questo seria errada. Aproveitando, no entanto, o tema, observe que a Lei de Improbidade estabelece um rito diferenciado, ou seja, proposta da ao, o Juiz ordenar a notificao do requerido para se manifestar previamente, por escrito. De modo que, com base nessa, manifestao o Juiz poder admitir ou no rejeitar a ao, se convencido da inexistncia do ato de improbidade ou da improcedncia da ao. Se recebida a petio, ou seja, admitida a ao, o Juiz citar o ru para contestar a ao e da por diante, conforme art. 16, 7, 8 e 9 da Lei n 8.429/92, conforme abaixo:
7o Estando a inicial em devida forma, o juiz mandar para manifestao de quinze por dias. escrito, (Includo o que pela no ato ou poder Medida prazo de da

autu-la e ordenar a notificao do requerido, oferecer do prazo

ser instruda com documentos e justificaes, dentro Provisria n 2.225-45, de 2001) 8o Recebida a manifestao, ao, se convencido da da via da

juiz, do ao

de trinta dias, em deciso fundamentada, rejeitar a inexistncia da (Includo improbidade, inadequao improcedncia eleita.

pela

Medida

Provisria n 2.225-45, de 2001) 9o Recebida a petio inicial, ser o ru citado para apresentar contestao. (Includo pela Medida Provisria n 2.225-45, de 2001)

22. (OAB - NACIONAL - 2007 - EXAME I) O Ministrio Pblico deve provar, logo na inicial, o ato qualificado como de improbidade www.pontodosconcursos.com.br
28

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES administrativa, no bastando que se afirme que o far ao longo da instruo processual. Gabarito: Errado. Comentrio: Em que pese o procedimento inicial, no sentido de que proposta a ao, ser notificado o requerido para se manifestar, cabe a este, previamente, demonstrar que no h qualquer ato de improbidade administrativa ou de que a ao improcedente por ser inadequada (ou seja, que seria cabvel outra ao e no a de improbidade). Ao Ministrio Pblico ou outro legitimado caber demonstrar indcios da materialidade do ato de improbidade, que poder se confirmado ou rechaado no curso da ao, ou em sentena a ser proferida pelo Juiz.
Art. 16. 6o ou

ao que da ou

ser

instruda documentos contenham do ato

com indcios de

justificao

suficientes improbidade

existncia com

razes fundamentadas da

impossibilidade de apresentao de qualquer dessas provas, observada a legislao vigente, inclusive as disposies inscritas nos arts. 16 a 18 do Cdigo de Processo Civil

23. (PROCURADOR MUNICIPAL - PREF. NATAL/RN - 2008). O dirigente de uma empresa pblica municipal realizou contratao de produtos de informtica sem o cumprimento prvio de licitao. Para a dispensa de licitao, alegou-se que os bens precisavam ser adquiridos com urgncia. Os servios foram corretamente prestados e no restou demonstrado superfaturamento de preos. Aps a execuo do contrato, descobriu-se que o fornecedor dos produtos de informtica havia presenteado o referido dirigente com uma TV de LCD e um notebook. Diante desses fatos, o MP estadual ajuizou ao de improbidade administrativa contra o dirigente. Acerca dessa situao hipottica, julgue: Considerando no ter havido prejuzo para o

ente

pblico,

MP

pode

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES transacionar com o agente pblico e desistir da ao caso os bens indevidamente recebidos sejam devolvidos. Gabarito: Errado. Comentrio: Nas aes de improbidade administrativa o direito indisponvel, de modo que no se permite a conciliao, transao ou acordo, conforme art. 17, pargrafo 1, que assim expressa:
Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. 1 vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes de que trata o caput.

24. (PROCURADOR FEDERAL - AGU 2007). permitida transao, acordo ou conciliao nas aes de improbidade administrativa, quando o dano causado ao errio for ressarcido. Gabarito: Errado. Comentrio: Ento, atente-se para essa questo, ou seja, no h possibilidade de se fazer acordo, transao ou conciliar acerca de ato considerado de improbidade administrativa, por expressa vedao legal, conforme art. 17, 1, da Lei n 8.429/92.

25. (PROCURADOR FEDERAL - AGU - 2007) Havendo fundados indcios de responsabilidade de servidor pblico por ato de improbidade administrativa, comisso processante tambm ser possvel representar procuradoria do rgo para que requeira ao juzo competente a decretao do seqestro dos bens do agente

www.pontodosconcursos.com.br
30

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico. Gabarito: Certo. Comentrio: Nos termos do art. 16 da Lei de Improbidade Administrativa, ao verificar a Comisso Processante do rgo ou entidade pblica, que apura as infraes no mbito interno, representar ao Ministrio Pblico ou a procuradoria do rgo para que postule em juzo a decretao do seqestro de bens do agente ou do terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico.
Art. 16. Havendo fundados indcios de responsabilidade, a comisso representar ao Ministrio Pblico ou ao procuradoria do rgo para que requeira juzo competente a decretao do seqestro dos

bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico.

V-se, portanto, que a Comisso dever representar ao Ministrio Pblico ou Procuradoria do Estado, Municpio, rgo ou Unio a fim de que tome as medidas a fim de assegurar o repatriamento de recursos pblicos ou o ressarcimento ao errio de prejuzos sofridos.

26. (PROCURADOR FEDERAL - AGU - 2007) Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. Ademais, a rejeio da representao realizada por particular administrao pblica, por no se cumprirem as formalidades legais, no impede a representao ao Ministrio Pblico. Gabarito: Certo.

www.pontodosconcursos.com.br

ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES Comentrio: importante destacar que qualquer pessoa um fiscal pblico, ou seja, tem o direito e dever de realizar controle sobre os atos da administrao. Ah! Isso me fez lembrar a era Sarney (bom: esse , se que ela j acabou!!! - risos), em que o Presidente conclamava as donas de casas para serem fiscais do Estado. Em verdade, a Lei de Improbidade estabeleceu outro instrumento para que as pessoas auxiliem o Estado no combate a ilcitos contra o patrimnio pblico, contra a dignidade da Administrao Pblica. Com efeito, diante de ilcitos, representar a autoridade competente procedimento para investigar o fato. qualquer para que pessoa poder seja instaurado

bem verdade, que tal representao poder ser rejeitada, quando no contiver as formalidades legais (ex: escrita, assinada, qualificao do representante, informaes sobre o fato e sua autoria, e indicao das provas). Todavia, a rejeio da representao no impede que seja feita ao Ministrio Pblico para que tome as providencias que entender cabvel, por exemplo, determinando a instaurao de inqurito policial ou de procedimento administrativo, conforme art. 14, 2, parte final.
Art. 14. autoridade Qualquer pessoa poder administrativa competente para investigao destinada a representar que a

seja instaurada

apurar

prtica de ato de improbidade. 1 A representao, que ser escrita ou reduzida a termo e que a e assinada, as e a conter indicao a qualificao sobre das o fato de provas do representante, sua autoria 2 A informaes

tenha conhecimento. autoridade se administrativa em esta no no rejeitar despacho contiver 1 as deste representao, estabelecidas

fundamentado, formalidades

artigo. A rejeio no impede a

www.pontodosconcursos.com.br
32

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES
representao ao Ministrio Pblico, nos termos do art. 22 desta lei. 3 Atendidos representao, servidores de apurao dos fatos que, federais, os em se requisitos tratando na da de forma de com

a autoridade determinar a imediata ser processada

prevista nos arts. 148 a 182 da Lei n 8.112, de 11 dezembro de 1990 e, em se tratando militar, de acordo servidor

os respectivos regulamentos disciplinares.

27. (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO - TJTO - 2007) A Constituio de determinado estado da Federao atribuiu ao respectivo tribunal de justia a competncia para processar e julgar os atos de improbidade dos procuradores do estado. Lcia, procuradora desse estado, encontra-se respondendo a processo de improbidade. Com base nessa situao hipottica e nos precedentes do STF, correto dizer: inconstitucional a norma da Constituio estadual, pois somente a Unio tem competncia para legislar, por meio de lei federal, sobre competncia em matria de improbidade administrativa. Gabarito: Errado. Comentrio: Como destacamos inicialmente, a norma sobre improbidade administrativa no tem natureza penal, ou seja, norma que dispe sobre sano de cunho civil e poltico. Assim, sob esses dois prismas a norma teria natureza Nacional. Significa dizer que a competncia para tratar sobre atos de improbidade administrativa da competncia da Unio. Todavia, no tocante a estabelecer foro para responder ao de improbidade, o Supremo Tribunal Federal tem entendimento que no se pode veicular por norma infraconstitucional, sobretudo para fixar ou criar novas competncias alm daqueles expressamente indicadas na Constituio Federal, de modo que haveria a necessidade de se realizar

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS POLCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVO PROF. EDSON MARQUES por Emenda Constituio. Todavia, acaso a Constituio do Estado estabelea foro por prerrogativa de funo para autoridade estadual, no haveria inconstitucionalidade nesse aspecto.
INFORMATIVO N 372 TTULO: Prerrogativa de Foro: Modelo Federal - 3 PROCESSO: ADI 2587 ARTIGO O Tribunal concluiu julgamento de ao direta ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores - PT contra a alnea e do inciso VIII do art. 46 da Constituio do Estado de Gois, na redao dada pela EC 29/2001, que, ampliando Justia os as hipteses de foro para e especial processar da por e prerrogativa de funo, outorgou ao Tribunal de estadual competncia do Estado julgar, originariamente, "os Delegados de Polcia, Procuradores Assemblia Legislativa e os Defensores Pblicos, ressalvadas as competncias da Justia Eleitoral e do Tribunal do Jri" v. Informativos 340 e 370. Por maioria, acompanhando Min. Carlos Britto, o "e em pedido, os da expresso Delegados aos a do de Polcia", de de Polcia contida have ria de outras da foro regras no dispositivo impugnado. Entendeu-se que somente relao e trata Delegados entre a efetividade controle pelo tambm, voto se agentes resistir de de para incompatibilidade conferida a que prerrogativa a divergncia iniciada pelo procedente, em parte, julgou-se

e declarou-se a inconstitucionalidade

constitucionais, tendo em conta, principalmente, externo nos a atividade Pblico. dos policial exercido Ministrio termos

Considerou-se, fundamentos do necessidade categorias advogados capacidade

do Min. Gilmar Mendes, a garantir pblicos, maior a determinadas como a dos e

pblicos,

independncia eventuais presses

polticas, e, ainda, o disposto no 1 do art. 125 da CF, que reservou s constituies estaduais a definio da competncia dos respectivos

www.pontodosconcursos.com.br
34

tribunais. Vencidos, em parte, os Ministros Maurcio Corra, relator, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso e Carlos Velloso Mello que que o julgavam julgavam integralmente o pedido integralmente procedente, e Marco Aurlio e Celso de improcedente. Corra, rel. ADI 2587/GO, rel. orig. Min. Maurcio p/ acrdo

Min. Carlos Britto, 1.12.2004. (ADI-2587)

28. (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO - TJTO - 2007) A Constituio de determinado estado da Federao atribuiu ao respectivo tribunal de justia a competncia para processar e julgar os atos de improbidade dos procuradores do estado. Lcia, procuradora desse estado, encontra-se respondendo a processo de improbidade. Com base nessa situao hipottica e nos precedentes do STF, correto dizer: Se Lcia for diplomada em cargo eletivo federal, os autos devero ser encaminhados ao STF. Gabarito: Errado. Comentrio: O Supremo Tribunal Federal entendeu que a Lei de Improbidade Administrativa, como destacado, no tem natureza criminal, de modo que no pode criar foro por prerrogativa de funo que no esteja previsto expressamente na prpria Constituio. Assim, a competncia para apreciar as aes de improbidade devem ser propostas para o Juiz de 1 grau, ou seja, nas instncias ordinrias, denominada de 1 instncia, no havendo prerrogativa de foro para tais situaes, salvo previso em Constituio Estadual.
INFORMATIVO N 401 TTULO: Improbidade Administrativa e Prerrogativa de Foro - 2 PROCESSO:ADI 2860 ARTIGO

O Tribunal concluiu julgamento de duas aes diretas ajuizadas pela Associao Nacional dos Membros do para Ministrio declarar, Pblico CONAMP Brasileiros e pela AMB Associao dos Magistrados

por maioria, a inconstitucionalidade

dos 1 e 2 do art. 84 do Cdigo de Processo Penal, inseridos pelo art. 1 da Lei 10.628/2002 v. Informativo 362. Entendeu-se que ter o 1 do art. 84 do CPP, de alm de feito interpretao autntica da Carta Magna, o norma hierarquia

que seria reservado

constitucional, usurpou a competncia do STF como guardio da Constituio Federal ao inverter a leitura por ele j o submeter do do feita que, a legislador de se Supremo norma admitido, ao ordinrio. estende, improbidade especial para manda inqurito aplicar, de rol constitucional, implicaria constitucional referendo

interpretao

Considerando, ademais, que o 2 do art. 84 do CPP veiculou duas regras a que ao de e 1 a do a de a competncia funo que administrativa, por prerrogativa e em ao penais relao do na

mesma ao de improbidade, a citado primeira de nova hiptese no a artigo que

previso resultaria

concluiu-se competncia taxativo da segunda estaria administrativa

criao

originria no prevista e, Co nstituio Federal, atingida por

arrastamento.

Ressaltou-se, ademais, que a ao de improbidade de natureza civil, con forme se depreende do 4 do art. 37 da CF, e que o STF jamais entendeu ser competente para o conhecimento de aes as civis, por autoridades Ellen como deciso Gracie ato de ofcio, ajuizadas contra para cujo processo penal o que afastavam o o vcio formal, pode ao de

seria. Vencidos os Ministros Eros Grau, Gilmar Mendes e fundamento de que intrprete do legislador atuar

da Constituio,

discordando

Supremo, exclusivamente quando no

se tratar de hiptese em que a Corte tenha decidido pela inconstitucionalidade de uma lei, em face de vcio formal ou material, e que, afirmando a da a natureza manuteno penal da por mesmo aps cessado o exerccio da ao crime necessidade de foro pblica, penal funo da prerrogativa

de improbidade e a de

convivncia impossvel desta com uma ao correspondente,

responsabilidade, ajuizadas perante instncias judicirias distintas, julgavam parcialmente procedente o pedido formulado, para conferir aos artigos impugnados interpretao conforme no sentido de que: a) o agente poltico, mesmo afastado da funo que atrai funo, esse deve o foro por prerrogativa de ser processado e julgado perante

foro, se acusado criminalmente por fato ligado

ao exerccio das funes inerentes ao cargo; b) o agente poltico no responde a ao de improbidade administrativa se sujeito a crime de responsabilidade pelo mesmo fato; c) os demais agentes pblicos, em relao aos quais a improbidade no crime funo, ADI 2797/DF e ADI 2860/DF, rel. Min. Seplveda Pertence, 15.9.2005. (ADI-2797) (ADI-2860) de desde tenha consubstancie de de responsabilidade, respondem ao que por a objeto ao ato

de improbidade no foro definido por prerrogativa improbidade

funcional.

Todavia, no tocante aos seus prprios membros, o STF estabeleceu que a competncia no dos Juzes de 1 grau, sob pena de inverter a ordem natural do sistema judicial.
O Tribunal, por maioria, resolvendo questo de ordem suscitada em petio, firmou sua competncia para julgar STF, outros, 12, na III, ao por ato de da I improbidade do e e Unio, e II, administrativa ajuizada qual da se Lei contra atual Ministro

poca Advogado-Geral 11,

lhe imputam a suposta prtica 8.429/92. Reportando-se

dos crimes previstos nos artigos

orientao fixada pela Corte na Rcl 2138/DF (pendente de publicao), entendeu-se que distribuir competncia para juiz de 1 grau para julgamento Lcia, Ricardo Celso no de ponto, o de ministro Lewandowski Mello Min. fizeram Marco ressalvas. da Corte quebraria o e Vencido, Aurlio, relator, que, na forma 102),

sistema judicirio como um todo. Os Ministros Crmen

linha de seu voto na citada reclamao, e salientando estar definida a competncia do Supremo de exaustiva do para seguida, na Constituio Federal por a maioria, (art.

considerava ser do juzo da 9 Vara da Seo Judiciria Distrito o Tribunal, competncia determinou o o processamento e julgamento da ao. Em

arquivamento da

petio, em relao ao referido Ministro desta Corte, haja vista o fato de ele no mais ocupar o cargo de Advogado-Geral da Unio, e a descida dos autos ao mencionado juzo de 1 instncia, relativamente aos demais acusados. Vencido, tambm nessa parte, o Min. Marco Aurlio que, asseverando tratar-se de ao de natureza cvel, tendo em conta a ressalva contida no art. 37, 4, da CF, e reconhecendo a independncia das esferas cvel, penal e administrativa, no extinguia o feito quanto ao Ministro do STF. Pet 3211 QO/DF, rel. Min. Marco Aurlio, 13.3.2008. (Pet-3211)

29. (OAB - NACIONAL - 2007 - EXAME I) A competncia judicial para apurar ato de improbidade de governador de estado do STJ. Gabarito: Errado. Comentrio: Pois ! Conforme vimos, no pode a Lei de Improbidade criar prerrogativa de foro que no esteja expressamente estabelecida na Constituio. Assim, em que pese o Governador de Estado ser julgado por crimes comuns perante o Superior Tribunal e Justia, nos termos do art. 105, inc. I, alnea a, CF/88, no responder em ao de improbidade perante o STJ. E, ento, onde responder? Veja assim: Se a Constituio do Estado ou Distrito Federal nada dispuser, responder perante ao Juiz de Direito (se a leso for em relao a entidade ou rgo estadual) ao Juiz Federal da Seo Judiciria correspondente (tratando-se de leso a Unio, suas autarquias, fundaes pblicos ou empresa pblica federal). Se a Constituio do Estado prev a garantia de foro, tal como sendo o Tribunal de Justia, ento este ser o rgo competente, no mbito do Estado.

PROCESSUAL CIVIL. RECLAMAO. PRESERVAO DE COMPETNCIA. AO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DO JUSTIA DOS INCONSTITUCIONALIDADE ADI 2797/DF. 1. A Ao Lei 10.628/2002 que identificou a DA LEI DISTRITO FEDERAL. DO DISTRITO FEDERAL GOVERNADOR COMPETNCIA DA E TERRITRIOS. 10.628/2002.

de Improbidade, de natureza civil, com a Ao a competncia do Superior

Penal foi declarada inconstitucional (ADI 2797/DF), no cabendo estender-se Tribunal constitucional. 2. A Justia Estadual e do Distrito Federal competente para julgar as aes contra de os improbidade respectivos administrativa ajuizadas Governadores, Estaduais e Lei Orgnica. 3. Reclamao no provida. (Rcl 1.494/DF, Rel. Ministro BENJAMIN, PRIMEIRA DJe 26/05/2008) SEO, HERMAN julgado em 14/02/2007, de Justia alm da exata determinao

nos termos de suas Constituies

30. (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO - TJTO - 2007) A Constituio de determinado estado da Federao atribuiu ao respectivo tribunal de justia a competncia para processar e julgar os atos de improbidade dos procuradores do estado. Lcia, procuradora desse estado, encontra-se respondendo a processo de improbidade. Com base nessa situao hipottica e nos precedentes do STF, correto dizer: O Poder Executivo estadual no tem competncia para aplicar administrativamente as penalidades previstas na lei de improbidade administrativa federal. Gabarito: Certo Comentrio: De fato, as sanes de improbidade administrativa, por terem natureza civil, no podem ser aplicadas pela Administrao Pblica, ou seja, somente podem ser aplicada pelo Juiz.

Nesse sentido, o entendimento do Supremo Tribunal Federal, conforme julgamento Recurso em Mandado de Segurana, veiculado no Informativo 372, assim sintetizado:
INFORMATIVO N 372 TTULO: Demisso de Servidor Pblico e Controle Jurisdicional PROCESSO: RMS 24699 ARTIGO A Turma do STJ das do deu que, provimento no a recurso ordinrio em e

em mandado de segurana interposto contra acrdo vislumbrando dado a que de anlise nulidade o fatos processo administrativo, questes ensejaria mrito de que do e do de exame denegara

ato administrativo,

mandado Transportes recorrente de Estradas cargo em e para

segurana impetrado contra ato do culminara de na demisso Nacional DNER, valer-se de do de por do outrem,

Advogado-Geral da Unio e do Ministro de Estado dos cargo engenheiro e por pessoal do quadro

pessoal

Departamento Rodagem

improbidade administrativa lograr proveito detrimento I). Na

da dignidade da funo pblica (Lei a autoridade competente

8.112/90, art. 117, IX e Lei 8.429/92, art. 11, caput, espcie, fundamentara o ato punitivo em preceito diverso do sugerido pela comisso processante (Lei 8.112//90, art. 117, XV e Lei 8.429/92, arts. 10, caput apurar utilizao atualizao construtora. possibilidade, ato e o mediante administrativo, e 11, caput), nos autos de para processo administrativo de da ndices disciplinar e instaurado

a responsabilidade funcional do recorrente na mtodos de e supostamente clculos de elaborao DNER de a o dos pena

incorretos, quando da

dvida objeto de acordo extrajudicial determinada a do Inicialmente, dever, rever ao anlise assentou-se motivos de

que seria celebrado entre o

Poder Judicirio, demisso base

imposta a servidor pblico. Em seguida, afastou-se a penalidade aplicada na defesa, eis servidor, Lei direito de ampla administrativo procedimento com referida que no

8.112/90, porquanto violado o seu

fora discutido apnas o fato de ele ter agido ou no com desdia, sem ser abordada a questo de a empresa ter

logrado proveito, motivo determinante de sua demisso. Considerou-se, ainda, invlido esse mesmo motivo, j que verificada a inexistncia de proveito da empresa, em virtude da resciso imposta do com acordo extrajudicial, sem o pagamento de quantia. Quanto base atos na de Lei improbidade ao da administrativa, Ministrio competente que a ao e caberia para no das Poder a penalidade qualquer

8.492/92, entendeu-se que, verificada a prtica de representao ajuizamento demisso, Pblico aplicao

haja vista

penalidades previstas

nessa Lei no incumbe

Administrao por ser privativa do Judicirio. RMS provido para, reformando o acrdo proferido recorrente 24699/DF, 24699) pelo a STJ, cassar o ato de mediante demisso o ao qual imposta ao cargo. RMS rel. Min. Eros Grau, 30.11.2004. penalidade

e determinar sua imediata reintegrao (RMS-

31. (OAB - NACIONAL - 2007 - EXAME I) Considere que um exservidor pblico tenha praticado ato de improbidade administrativa, mas somente trs anos depois desse ato tenha sido afastado do exclusivo cargo em comisso que ocupava. Nessa situao, o prazo prescricional de 5 anos para que seja proposta a pertinente ao de improbidade tem incio com o trmino do exerccio do referido cargo e no, da prtica do ato. Gabarito: Certo. Comentrio: exatamente isso. A Lei de Improbidade estabeleceu que o prazo prescricional, como regra de cinco anos, somente ter curso quando tiver ocorrido o trmino do exerccio do mandato, de cargo comissionado ou de funo de confiana. Entretanto, se o agente tem cargo efetivo ou emprego pblico, o prazo ser o previsto na legislao especfica quando trata das faltas disciplinares punveis com Demisso.

Para fixao, vejamos o teor do art. 23 da Lei de Improbidade:


Art. 23. As aes destinadas a levar a efeitos do as

sanes previstas nesta lei podem ser propostas: I at cinco anos aps o trmino exerccio ou II em de de mandato, funo dentro do de prazo para do servio cargo em de confiana; prescricional faltas pblico,

comisso previsto com

lei especfica a bem

disciplinares nos casos

punveis demisso de exerccio de cargo efetivo ou emprego.

*********** F I M ********* Por agora, isso, meus carssimos. Fora e bons estudos. Forte abrao. Prof. Edson Marques QUESTES SELECIONADAS 1. (JUIZ DO TRABALHO TRT 5 REGIO/BA 2007) O conceito de improbidade administrativa mais restrito que o conceito de moralidade administrativa. 2. (TCNICO ADMINISTRATIVO REA ADMINISTRATIVA STF/2008) Considera-se agente pblico, para os efeitos da lei de improbidade administrativa, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades que recebam subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. 3. (JUIZ DO TRABALHO TRT 5 REGIO/BA 2007) O alcance subjetivo

da chamada Lei de Improbidade estende-se alm do tradicional conceito de agentes pblicos. 4. (TECNICO EM PROCURADORIA - PGE/PA - 2007) Os particulares que eventualmente colaboram com o poder pblico, como os mesrios e os jurados, no so considerados agentes pblicos. 5. (TECNICO EM PROCURADORIA - PGE/PA - 2007) Tanto os servidores pblicos podem vir a responder por atos de improbidade administrativa quanto os terceiros que se beneficiem do ato, sob qualquer forma, direta ou indireta. 6. (ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA STF 2008) O Ministrio da Sade firmou convnio com uma instituio privada, com fins lucrativos, que atua na rea de sade pblica municipal. O objeto desse convnio era a instalao de uma UTI neonatal no hospital por ela administrado. Conforme esse convnio, a referida instituio teria o encargo de, utilizando-se de subvenes da Unio, instalar a UTI neonatal e disponibilizar, para a comunidade local hipossuficiente, pelo menos 50% dos leitos dessa nova UTI. No entanto, essa instituio acabou por utilizar parte desses recursos pblicos na reforma de outras reas do hospital e na aquisio de equipamentos mdico-hospitalares de baixssima qualidade. Maria, que ali foi atendida, viu sua filha recmnascida falecer nesse hospital. Apurou-se, por meio de percia, que a morte da recm- nascida ocorreu por falha tcnica na instalao e devido baixa qualidade dos equipamentos ali instalados. Em face dessa constatao e visando evitar novas mortes, o municpio suspendeu provisoriamente o alvar de funcionamento da referida UTI, notificandose o hospital para cincia e eventual impugnao no prazo legal. *** No houve, no caso em tela, ato de improbidade, j que os dirigentes de instituio privada no respondem por ato de improbidade, de que trata a Lei n 8.429/1992. 7. (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO TJTO 2007) A Constituio de determinado estado da Federao atribuiu ao respectivo tribunal de justia a competncia para processar e julgar os atos de improbidade dos procuradores do estado. Lcia, procuradora desse estado, encontra-se respondendo a processo de improbidade. Com base nessa situao hipottica e nos precedentes do STF, correto dizer: A natureza jurdica

da ao de improbidade penal. 8. (OAB - NACIONAL - 2007 - EXAME I) Prevalece o entendimento de que a ao judicial cabvel para apurar e punir os atos de improbidade de natureza civil deve ser titularizada, com exclusividade, pelo Ministrio Pblico. 9. (PROCURADOR MUNICIPAL - PREF. NATAL/RN - 2008). O dirigente de uma empresa pblica municipal realizou contratao de produtos de informtica sem o cumprimento prvio de licitao. Para a dispensa de licitao, alegou-se que os bens precisavam ser adquiridos com urgncia. Os servios foram corretamente prestados e no restou demonstrado superfaturamento de preos. Aps a execuo do contrato, descobriu-se que o fornecedor dos produtos de informtica havia presenteado o referido dirigente com uma TV de LCD e um notebook. Diante desses fatos, o MP estadual ajuizou ao de improbidade administrativa contra o dirigente. Acerca dessa situao hipottica, julgue: O MP o nico titular legitimado a propor ao de improbidade nesse caso, visto que no houve prejuzo para a administrao pblica. 10. (TCNICO ADMINISTRATIVO - REA ADMINISTRATIVA STF/2008). Os atos de improbidade administrativa devem ter por pressuposto a ocorrncia de dano ao errio pblico. 11. (JUIZ DO TRABALHO TRT 5 REGIO/BA 2007) Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio. 12. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL/RN - 2008). Joo, servidor pblico efetivo, ocupa o cargo de presidente da comisso de licitaes de um rgo pblico. No curso de determinado certame, Joo recebeu, da empresa X, que era uma das empresas licitantes, um pacote de viagem para o exterior com todas as despesas pagas e direito a acompanhante. Ao final do processo, a empresa X sagrou-se vencedora em razo da desclassificao das demais concorrentes, embora o preo dos servios oferecidos pela empresa X fosse o mais alto. Joo respondeu a processo administrativo disciplinar, no qual lhe foi assegurada ampla defesa,

restando demonstrado, ao final, que o servidor violou os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies. O ordenamento jurdico brasileiro no tem instrumentos legais para punir condutas antiticas. 13. (JUIZ DO TRABALHO TRT 5 REGIO/BA 2007) As atividades que podem vir a ser consideradas como atentatrias probidade administrativa esto divididas em trs grupos, quais sejam, as que importam em enriquecimento ilcito, as que causam prejuzo ao errio e as que violam os princpios da honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies pblicas. 14. (TCNICO ADMINISTRATIVO - ADMINISTRATIVA - STF - 2008). A aquisio, para si ou para outrem, no exerccio de funo pblica, de bens cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico configura ato de improbidade administrativa na modalidade dos que importam em enriquecimento ilcito. 15. (JUIZ DO TRABALHO TRT 5 REGIO/BA 2007) Enquadra-se como ato de improbidade aquele que importa ou ameaa implicar prejuzo ou desfalque material ao patrimnio pblico, mas no aquele que afeta a credibilidade ou a honra objetiva das entidades pblicas. 16. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL/RN - 2008). Joo, servidor pblico efetivo, ocupa o cargo de presidente da comisso de licitaes de um rgo pblico. No curso de determinado certame, Joo recebeu, da empresa X, que era uma das empresas licitantes, um pacote de viagem para o exterior com todas as despesas pagas e direito a acompanhante. Ao final do processo, a empresa X sagrou-se vencedora em razo da desclassificao das demais concorrentes, embora o preo dos servios oferecidos pela empresa X fosse o mais alto. Joo respondeu a processo administrativo disciplinar, no qual lhe foi assegurada ampla defesa, restando demonstrado, ao final, que o servidor violou os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies. A situao hipottica apresentada configura improbidade administrativa. 17. (PROCURADOR MUNICIPAL - PREF. NATAL/RN - 2008). O dirigente de uma empresa pblica municipal realizou contratao de produtos de

informtica sem o cumprimento prvio de licitao. Para a dispensa de licitao, alegou-se que os bens precisavam ser adquiridos com urgncia. Os servios foram corretamente prestados e no restou demonstrado superfaturamento de preos. Aps a execuo do contrato, descobriu-se que o fornecedor dos produtos de informtica havia presenteado o referido dirigente com uma TV de LCD e um notebook. Diante desses fatos, o MP estadual ajuizou ao de improbidade administrativa contra o dirigente. Acerca dessa situao hipottica, julgue: A situao descrita configura ato de improbidade administrativa, que importa em enriquecimento ilcito. 18. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL/RN - 2008). Joo, servidor pblico efetivo, ocupa o cargo de presidente da comisso de licitaes de um rgo pblico. No curso de determinado certame, Joo recebeu, da empresa X, que era uma das empresas licitantes, um pacote de viagem para o exterior com todas as despesas pagas e direito a acompanhante. Ao final do processo, a empresa X sagrou-se vencedora em razo da desclassificao das demais concorrentes, embora o preo dos servios oferecidos pela empresa X fosse o mais alto. Joo respondeu a processo administrativo disciplinar, no qual lhe foi assegurada ampla defesa, restando demonstrado, ao final, que o servidor violou os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies. O servidor pode eximir-se de punio, caso devolva o valor do pacote de viagem. 19. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL/RN - 2008). Joo, servidor pblico efetivo, ocupa o cargo de presidente da comisso de licitaes de um rgo pblico. No curso de determinado certame, Joo recebeu, da empresa X, que era uma das empresas licitantes, um pacote de viagem para o exterior com todas as despesas pagas e direito a acompanhante. Ao final do processo, a empresa X sagrou-se vencedora em razo da desclassificao das demais concorrentes, embora o preo dos servios oferecidos pela empresa X fosse o mais alto. Joo respondeu a processo administrativo disciplinar, no qual lhe foi assegurada ampla defesa, restando demonstrado, ao final, que o servidor violou os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies. A nica pena a ser imposta ao servidor, no mbito civil, a perda do cargo pblico.

20. (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO - TJAL - 2008). Servidor pblico da prefeitura de determinada cidade do interior dispensou procedimento licitatrio, fora das hipteses legais, para a contratao de empresa prestadora de servio de limpeza e conservao. Em decorrncia desse fato, o MP ajuizou ao de improbidade administrativa contra o servidor, imputandolhe conduta prevista no art. 10, inciso VIII, da Lei n. 8.429/1993. Esse artigo expressa diretamente que constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1. da Lei de Improbidade, e, notadamente, frustrao da licitude de processo licitatrio ou sua dispensa indevida. Considerando a situao hipottica descrita no texto, nos termos da Lei de Improbidade, caso esse servidor seja condenado, a pena a ser imposta a ele a de aposentadoria compulsria com vencimentos proporcionais. 21. (PROCURADOR MUNICIPAL - PREF. NATAL/RN - 2008). O dirigente de uma empresa pblica municipal realizou contratao de produtos de informtica sem o cumprimento prvio de licitao. Para a dispensa de licitao, alegou-se que os bens precisavam ser adquiridos com urgncia. Os servios foram corretamente prestados e no restou demonstrado superfaturamento de preos. Aps a execuo do contrato, descobriu-se que o fornecedor dos produtos de informtica havia presenteado o referido dirigente com uma TV de LCD e um notebook. Diante desses fatos, o MP estadual ajuizou ao de improbidade administrativa contra o dirigente. Acerca dessa situao hipottica, julgue: Uma eventual ao proposta pelo MP deve, necessariamente, ser precedida de inqurito civil pblico no qual seja oportunizada ao dirigente a apresentao de defesa preliminar. 22. (OAB - NACIONAL - 2007 - EXAME I) O Ministrio Pblico deve provar, logo na inicial, o ato qualificado como de improbidade administrativa, no bastando que se afirme que o far ao longo da instruo processual. 23. (PROCURADOR MUNICIPAL - PREF. NATAL/RN - 2008). O dirigente de uma empresa pblica municipal realizou contratao de produtos de

informtica sem o cumprimento prvio de licitao. Para a dispensa de licitao, alegou-se que os bens precisavam ser adquiridos com urgncia. Os servios foram corretamente prestados e no restou demonstrado superfaturamento de preos. Aps a execuo do contrato, descobriu-se que o fornecedor dos produtos de informtica havia presenteado o referido dirigente com uma TV de LCD e um notebook. Diante desses fatos, o MP estadual ajuizou ao de improbidade administrativa contra o dirigente. Acerca dessa situao hipottica, julgue: Considerando no ter havido prejuzo para o ente pblico, o MP pode transacionar com o agente pblico e desistir da ao caso os bens indevidamente recebidos sejam devolvidos. 24. (PROCURADOR FEDERAL - AGU - 2007). permitida transao, acordo ou conciliao nas aes de improbidade administrativa, quando o dano causado ao errio for ressarcido. 25. (PROCURADOR FEDERAL - AGU - 2007) Havendo fundados indcios de responsabilidade de servidor pblico por ato de improbidade administrativa, comisso processante tambm ser possvel representar procuradoria do rgo para que requeira ao juzo competente a decretao do seqestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico. 26. (PROCURADOR FEDERAL AGU 2007) Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. Ademais, a rejeio da representao realizada por particular administrao pblica, por no se cumprirem as formalidades legais, no impede a representao ao Ministrio Pblico. 27. (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO - TJTO - 2007) A Constituio de determinado estado da Federao atribuiu ao respectivo tribunal de justia a competncia para processar e julgar os atos de improbidade dos procuradores do estado. Lcia, procuradora desse estado, encontra-se respondendo a processo de improbidade. Com base nessa situao hipottica e nos precedentes do STF, correto dizer: inconstitucional a norma da Constituio estadual, pois somente a Unio tem competncia

para legislar, por meio de lei federal, sobre competncia em matria de improbidade administrativa. 28. (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO - TJTO - 2007) A Constituio de determinado estado da Federao atribuiu ao respectivo tribunal de justia a competncia para processar e julgar os atos de improbidade dos procuradores do estado. Lcia, procuradora desse estado, encontra-se respondendo a processo de improbidade. Com base nessa situao hipottica e nos precedentes do STF, correto dizer: Se Lcia for diplomada em cargo eletivo federal, os autos devero ser encaminhados ao STF. 29. (OAB - NACIONAL - 2007 - EXAME I) A competncia judicial para apurar ato de improbidade de governador de estado do STJ. 30. (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO - TJTO - 2007) A Constituio de determinado estado da Federao atribuiu ao respectivo tribunal de justia a competncia para processar e julgar os atos de improbidade dos procuradores do estado. Lcia, procuradora desse estado, encontra-se respondendo a processo de improbidade. Com base nessa situao hipottica e nos precedentes do STF, correto dizer: O Poder Executivo estadual no tem competncia para aplicar administrativamente as penalidades previstas na lei de improbidade administrativa federal. 31. (OAB - NACIONAL - 2007 - EXAME I) Considere que um ex-servidor pblico tenha praticado ato de improbidade administrativa, mas somente trs anos depois desse ato tenha sido afastado do exclusivo cargo em comisso que ocupava. Nessa situao, o prazo prescricional de 5 anos para que seja proposta a pertinente ao de improbidade tem incio com o trmino do exerccio do referido cargo e no, da prtica do ato. GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. C E C E C

6. E 7. E 8. E 9. E 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. C

E C E C C E C C E E E E E E E C C E E E C

También podría gustarte