Está en la página 1de 7

Segue um tutorial explicando passo a passo como transmitir (via streaming) um video (evento, imagem de webcam, etc..

) ao vivo pela internet, direto para seu site, blog...

Requerimentos: - Um computador no ponto de transmissao do evento com acesso a internet. Lembre-se que para quanto mais usuarios assitirem o evento pelo seu site, mais banda de upload da internet ser usada. Basicamente esse calculo : banda de UPLOAD da internet __________________________ = nmero de usurios que podem assitir a transmisso. taxa de transmissao Exemplificando: se vc tem uma banda de UPLOAD de 300k, e usar uma taxa de 64kbps na transmisso, voc pode transmitir para 4 pessoas simultaneamente, sem prejudicar a transmisso. Software necessrio: Windows Media Encoder (para codificar o video e transmitir) Pode ser baixado em: Media Encoder A instalao dele super simples.. so ir dando avanar, avanar, aceito, avanar..e tal..

Script necessrio para exibir o player no site:


<object type="video/x-ms-wmv" data="http://www.sarahsnotecards.com/catalunyalive/fishstore.wmv"

width="240" height="200"> <param name="src" value="http://www.sarahsnotecards.com/catalunyalive/fishstore.wmv" /> <param name="autostart" value="true" /> <param name="controller" value="true" /> </object>

Nesse player vc define se exibir os controles, o link do streaming, e o tamanho dele. As partes mais importantes aqui definiao de tamanho (Influencia diretamente na qualidade do video, assim como na taxa de atualizaao da camera e a velocidade de upload) e o link em si. Para o link (data e value) no script acima, voc atribui: http://ip_do_ponto_de_transmisso_do evento:8080 O que vem a ser isso? Bom, no local em que voce estar filmando e transmitindo, voc precisar de um ponto de acesso a internet. Esse Ponto de acesso tem um IP. esse IP tem que ser um IP Externo. PAra sabe rqual o seu ip externo, acesse o site www.abusar.org e veja na imagem onde esta o seu ip.

E aquele 8080 ???? Aquele 8080 a porta do computador necessria para transmitir o evento. Voce precisa, obrigatoriamente liberar essa

porta no firewall ou qualquer outra coisa que por ventura possa bloquear, inclusive roteadores, modems etc... Normalmente, essa a parte mais chata da historia toda. Mas e se o Ip for dinamico? Bom se o ip for dinamico, voc ter q criar um script que gerencie a troca de ip do seu cliente. Uma ideia criar uma area protegida com login e senha no site, e que o usurio precise "Ligar" a transmisso. Nesse "Ligar" a transmisso, nada mais do que pegar o ip mais atual do computador transmissor e salva-lo no banco de dados. Nao vou me aprofundar mais nisso nao.. bora botar essa zona pra funcionar.

Sobre o tamanho do video, vou trabalhar com 64kbps. O tamanho do video no player ser 240 x 180 . Porem temos que adicionar mais altura (Height) para dar espao para a barra de controle do media player. Ou seja, o tamanho 240 x 200

Bom, feito isso, configurado o ip certinho e tudo mais, voc pode enviar esse arquivo para seu site. Usando o Media encoder para gerar o streaming. Iniciando o windows media encoder.

Selecione "Broadcast a live event" e clique em OK. eu vou demostrar o funcionamento atravs do Wizard dele mesmo, com o tempo voce configura manualmente sua transmisso.

Em "What devices do you want use" voc selecionar qual cmera e qual microfone ser utilizado. Se um dos itens estiverem desabilitados porque nao foi encontrado nenhum dispositivo. as vezes, se a camera possui um microfone imbutido essa opo poder ficar desabilitada Caso nao for o caso, ai vc tem que verificar a instalao da camera e/ou microfone.

Depois de selecionado a camera e microfone, Clique em avanar. A proxima tela, te d 2 opes.

A primeira opo usada caso voce queria transmitir para muitas pessoas e para isso usar um servidor windows media. Iremos utilizar a segunda opo onde nosso computador ser o "servidor". Se nao me engano, h uma limitaao mxima de 10 usuarios utilizando o windows media encoder. Para mais usuarios, vc ter q usar um servidor windows media. Aps selecionada a segunda opo, clique em avanar. Nessa nova tel, teremos a seguintes opes:

No http port, vc vai deixar 8080 mesmo (Lembra do que falei l em cima sobre a porta??) Na url connections, voce ir deixar o IP como est...( no player vc usa outro IP, lembra?) No url for lan, so ser usado caso deseje transmitir o evento via rede.

clique em avanar.

Aqui voce ir ajustar todas as configuraes do video e audio que sero transmitidos. Como iremos usar 64kbps na taxa de trasmissao, devemos deixar o bit rate proximo de 64, podendo usar o 70 ou 54 kbps. Apos ter configurado isso, clique em avanar para seguir os proximos passos.

Esta tela permite que vc salve sua transmissao em um arquivo para ser utilizada posteriormente. Caso deseje salvar, marque o checkbox e selecione o local onde deseja salvar. Clique em avanar.

Nessa proxima tela, voce pode colocar dados sobre a transmissao, para que seja exibidas no media player.

Finalmente, agora so vc marcar o checkbox e clicar em concluir.

Bom, isso o modo mais facil que eu conheo. QUando se tem mais pratica, voce cria seus proprios perfils de transmissao, altera as configuracoes e tal para obter melhores resultados. Espero que tenha ficado claro para voces. Duvidas? postem!

También podría gustarte