Está en la página 1de 4

Princpios Penais: No precisam estar necessariamente positivado em lei Ex: princpio da insignificncia.

. So as ordenaes que se irradiam por todo o sistema, dando-lhe contorno e inspirando o legislador (criador da norma) e o juiz (aplicador da norma). Serve ainda como fonte para interpretao e integrao do sistema normativo. 1- Legalidade ou reserva legal teve origem na Inglaterra em 1215 e est dentro dos Direitos Fundamentais de 1 dimenso. - No h crime nem pena sem expressa previso legal. - Somente podem ser criados atravs de lei em sentido estrito. Eficcia da Legalidade adota-se no Brasil a legalidade formal, somente constituindo crime a conduta descrita em lei, devendo exigir que os tipos penais sejam redigidos de maneira clara e minuciosa. 2 Anterioridade no h crime nem pena sem anterior previso legal. Ou seja, a lei penal incriminadora somente pode ser aplicada a um fato concreto e que tenha tido origem antes da prtica da conduta para qual se destina. 3- Retroatividade da Lei Benfica podem retroceder no tempo para aplicao ao caso concreto, ainda que j tenha sido transitado e julgado. Abre-se exceo vedao irretroatividade quando se trata de lei penal benfica, este pode voltar no tempo para favorecer o ru. 4 Responsabilidade pessoal a pena no passar da pessoa do condenado. Trata-se do impedimento a terceiros inocentes possam pagar pelo que no fizeram, nem contriburam para que fosse realizado. 5 Individualizao da Pena no haver pena padronizada, dando-se a cada ru o que efetivamente merece. 6- Humanidade no haver penas cruis. Isto , o direito penal deve pautar-se pela benevolncia, garantindo o bem estar da coletividade, inclusive dos condenados. 7 Interveno mnima o direito penal deve ser a ltima opo do legislador para resolver conflitos emergentes na sociedade, preocupando-se em proteger bens jurdicos efetivamente relevantes. Isto para que o Direito Penal no intervenha em demasia na vida do indivduo, retirando-lhe autonomia e liberdade. 8 Fragmentariedade o direito penal um fragmento do ordenamento jurdico, no podendo regular todas as leses a bens jurdicos tutelados. 9- Culpabilidade no h crime sem dolo e sem culpa. Ou seja, ningum ser punido se no houver agido com dolo ou culpa. 10- Taxatividade o direito penal incriminador deve ser bem definido e detalhado para no gerar qualquer dvida quanto ao seu alcance e aplicao. 11- Proporcionalidade as penas devem ser proporcionais gravidade da infrao penal. As penas devem ser harmnicas com a gravidade da infrao cometida, no cabendo exagero, nem liberalidade.

12 Vedao da dupla punio pelo mesmo fato o autor da infrao penal somente pode sofrer punio uma nica vez pelo que cometeu, constituindo abuso estatal pretender sancionlo seguidamente pela mesma conduta. Fonte Material do Direito Penal a Unio. Excepcionalmente, o Estado membro se autorizado por Lei complementar editada pela Unio. Fonte Forma do Direito Penal A Lei em sentido estrito. Analogia processo de integrao do sistema normativo, suprindo-se lacunas e aplicando norma existente a caso semelhante ao que seria cabvel. Interpretao Analgica processo de conhecimento do contedo da norma atravs de um procedimento de comparao entre os seus termos, ampliando-se o seu alcance, dentro de critrios previstos pela prpria lei penal. Analogia in malam partem aplica-se determinada norma para punir o ru em caso anlogo, para o qual inexiste lei especfica, construindo procedimento inadmissvel em face do princpio da legalidade. PROIBIDO NO ORDENAMENTO BRASILEIRO. Analogia in bonam partem aplica-se certa norma para absolver o ru em caso anlogo, para qual inexiste lei especfica, sendo excepcionalmente admissvel para evitar o surgimento de situao de flagrante injustia. Lei Penal no Tempo: 1 Regra geral da lei penal no tempo aplica-se a lei vigente poca do cometimento da infrao penal e ainda em vigor no momento da sentena (tempus regit actum). 2 Extratividade da lei penal significa que a lei penal pode ser aplicada a fato ocorrido fora da sua poca de vigncia, dividindo-se em dois aspectos: retroatividade e ultratividade. 3 Retroatividade ocorre quando o juiz aplica nova lei penal, no existente poca do fato, mas que retroage a essa data porque beneficia o ru. 4 Ultratividade d-se no momento em que o magistrado, ao sentenciar, aplica lei penal j revogada, entretanto benfica ao ru, que era a lei vigente poca do fato. 5 Leis intermitentes so as normas penais feitas para ter curta durao. Dividem-se em temporrias e excepcionais. 6 Leis penais temporrias so aquelas que possuem no seu prprio texto, a data da sua revogao. Vigoram por perodo certo. 7 Leis penais excepcionais so as formuladas para durar enquanto decorrer uma situao anormal qualquer. Vigoram por perodo relativamente incerto, mas sempre de breve durao. Tempo do Crime adota-se no Brasil a teoria da atividade, considerando-se praticada a infrao penal ao tempo do desenvolvimento da ao ou da omisso, pouco importando, quando se deu o resultado. Lugar do Crime adota-se no Brasil a teoria mista ou da ubiquidade, reputando-se cometida a infrao penal no lugar onde se desenvolveu a ao ou omisso ou onde ocorreu o resultado.

Territorialidade a aplicao da lei penal brasileira aos crimes ocorridos no territrio nacional. Cuida-se da regra geral, em homenagem soberania do Estado. Extraterritorialidade a aplicao da lei penal brasileira aos crimes ocorridos fora do territrio nacional. Teoria do Crime ou Delito Crime Fato humano contrrio a lei, ou seja, a lei tem que dizer expressamente que crime. No Brasil utilizada a Teoria Bi dividida 1 Crime ; 2 Contraveno. 1 Crime - infrao penal a que a lei comina pena de Recluso ou Deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente, com pena de multa; 2 Contraveno - infrao penal a que a lei comina, isoladamente, pena de Priso Simples ou Multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente. Sujeito Ativo a pessoa que pratica a conduta tpica. Sujeito Passivo o titular do bem diretamente lesado pelo delito. Objeto Material a coisa, pessoa ou interesse que sofre diretamente a conduta criminosa. Objeto Jurdico o interesse protegido pela norma penal incriminadora. Classificao dos Crimes a organizao dos delitos em diversas categorias, com a finalidade de proporcionar melhor estudo e aplicao de cada um dos tipos penais incriminadores, ora levando em considerao o momento consumativo, ora o sujeito ativo capaz de cometer a infrao penal, dentre outros fatores. Conceito Analtico de Crime (no Brasil): Viso Bipartida (Idealizado por Damsio de Jesus e seus discpulos) Fato Tpico e Antijurdico: Finalista dolo e culpa na tipicidade (a culpabilidade pressuposto de aplicao da pena). ou Fato tpico e Culpvel: Finalista dolo e culpa na tipicidade (a tipicidade contm a ilicitude). 1 Tipicidade a adequao do fato ao tipo. 2 Tipo o modelo legal de conduta, podendo ser incriminador, permissivo e devido. 3 Conduta a ao ou omisso voluntria e consciente, que movimenta o corpo humano, com uma finalidade (finalismo); a ao ou omisso voluntria e consciente que movimenta o corpo humano (causalismo). 4 Resultado a leso ao bem ou interesse protegido pela norma, realizando-se no campo de dever-ser (teoria do resultado jurdico); a leso ao bem ou interesse protegido pela norma, provocando alguma alterao no mundo naturalstico (teoria do resultado naturalstico).

5 Nexo Causal o juno entre a conduta e o resultado, que faz nascer o fato tpico. DOLO: Dolo a conscincia e vontade na realizao da conduta tpica. Dolo natural (finalista) a vontade consciente de praticar a conduta tpica, independentemente da conscincia do ilcito. Dolo normativo (causalista) a vontade consciente de realizar a conduta tpica, com conscincia da ilicitude. Dolo direto significa querer a ocorrncia do resultado tpico sem desculpa na vontade. Dolo eventual significa querer um determinado resultado, vislumbrando a possibilidade de atingir um outro, que no deseja, mas lhe possvel prever, assumindo o risco de produzi-lo. CULPA: Culpa o comportamento voluntrio desatencioso, voltado a um determinado objetivo, lcito ou ilcito que podia ter sido evitado. Culpa inconsciente significa que o agente tem a previsibilidade do resultado, mas na prtica no o previu. Culpa consciente significa que a o agente tem no somente a previsibilidade do resultado, mas tambm a efetiva previso do resultado, esperando sinceramente que no acontea.

También podría gustarte