Está en la página 1de 9

28/03/13

Dodos : aplicaes

Pergunta : Gostaria de obter informaes sobre a utilizao de dodos em circuitos electrnicos.

Resposta :

DODOS CIRCUITOS DE APLICAO

ndice

Introduo Circuitos limitadores ou recortadores Circuito limitador srie negativo Circuito limitador srie positivo Circuito limitador paralelo negativo Circuito limitador paralelo positivo Circuitos limitadores polarizados Limitador paralelo negativo polarizado Limitador paralelo positivo polarizado Limitador paralelo duplo polarizado Circuitos fixadores Circuito fixador de nvel positivo Circuito fixador de topo Circuitos multiplicadores de tenso Duplicador de tenso tipo terminal comum (ou duplicador de meia onda) Duplicador de tenso tipo simtrico Triplicador de tenso Circuitos detectores
elektron.no.sapo.pt/diodosutilizacaoprovisorio.htm 1/9

28/03/13

Dodos : aplicaes

Detector de pico Detector por dodo Filtros Filtro com condensador Rectificadores Rectificador monofsico de meia-onda Rectificador monofsico de onda completa com transformador com ponto mdio no secundrio Rectificador monofsico de onda completa de dodos ou em ponte de Graetz Rectificador trifsico em estrela (ou de meia-onda) Rectificador trifsico em ponte (ou de onda completa) Rectificador de preciso

Introduo Os dodos, como acontece tambm com os outros componentes electrnicos, tm mltiplas utilizaes. As mais simples envolvem apenas um dodo. Um dodo um elemento rectificador, pois conduz num sentido e no conduz no outro. Para ser mais preciso, quando est polarizado inversamente, conduz uma insignificante corrente no sentido inverso (chamada corrente inversa de saturao). Quando est polarizado directamente, conduz corrente no sentido directo, mas provoca uma queda de tenso no circuito. Se o dodo for de silcio, esta tenso de 0,6 a 0,7 V. Concretamente, se a tenso directa aplicada ao dodo no ultrapassar 0,5 V, ele no conduz (ou conduz uma corrente de muito pequeno valor). Nos exemplos seguintes vamos supor os dodos ideais. Um dodo ideal aquele cuja corrente 0 quando est polarizado inversamente e em que a tenso aos seus terminais zero quando est polarizado directamente.

ndice

Circuitos limitadores ou recortadores

Circuito limitador srie negativo


elektron.no.sapo.pt/diodosutilizacaoprovisorio.htm 2/9

28/03/13

Dodos : aplicaes

Quando ui positivo, D fica polarizado directamente, a tenso aos seus terminais pequena e circula corrente pelo dodo e por R. A tenso uo , em R, praticamente igual a ui.

Quando ui negativo, D fica polarizado indirectamente, pelo que no circula corrente nem por D nem por R. A tenso uo anula-se

Circuito limitador srie positivo

Circuito limitador paralelo negativo

Quando ui > 0, D no conduz (OFF) e uo igual tenso em R2.

A forma de onda de uo igual de ui. Quando ui < 0, D conduz (ON), a tenso aos seus terminais praticamente anula-se e uo = 0.

Circuito limitador paralelo positivo

Circuitos limitadores polarizados

Limitador paralelo negativo polarizado Quando ui > 0, D est polarizado inversamente (OFF) e a forma de onda de uo igual de ui, com Quando ui < 0, D fica ON quando ui for maior que U. Ento, uo = uD + U = 0 + U = U. Quando ui < U, D fica OFF e uo tem a forma da tenso de entrada.
elektron.no.sapo.pt/diodosutilizacaoprovisorio.htm 3/9

28/03/13

Dodos : aplicaes

Limitador paralelo positivo polarizado

Limitador paralelo duplo polarizado

ndice

Circuitos fixadores

Circuito fixador de nvel positivo

C carrega na primeira metade da primeira alternncia de ui (D ON) e uo = 0 porque D est ON. Nas restantes alternncias D est OFF e C mantm a carga, sendo uo = Up + ui.

Circuito fixador de topo

C carrega quando D est ON (para ui > 0 e ui > UC). Ento, uo = 0 (porque D est ON) e uC = ui. Quando ui se torna inferior a Ui mx, fica menor que uC = Ui mx. Ento D passa a OFF e uo = uC + ui = - Ui mx + ui.

elektron.no.sapo.pt/diodosutilizacaoprovisorio.htm

4/9

28/03/13

Dodos : aplicaes

ndice

Circuitos multiplicadores de tenso

Duplicador de tenso tipo terminal comum (ou duplicador de meia onda)

C1 carrega na primeira metade da primeira alternncia de ui (D1 ON) e mantm a carga (D2 fica OFF). C2 carrega na segunda metade da primeira alternncia de ui e na primeira metade da segunda alternncia (D2 ON). C2 descarrega sobre RL (D2 OFF) at que a tenso em D1 seja novamente superior tenso em C2.

Duplicador de tenso tipo simtrico

C1 carrega na primeira metade da primeira alternncia de ui (D1 ON) e mantm a carga . C2 carrega na primeira metade da segunda alternncia de ui (D2 ON) e mantm a carga . uo no descarrega sobre RL, pois em cada alternncia D1 ou D2 est ON e RL fica ligado rede.

Triplicador de tenso

C3 carrega na primeira metade da primeira alternncia de ui (D3 ON) e mantm a carga a partir da.

elektron.no.sapo.pt/diodosutilizacaoprovisorio.htm

5/9

28/03/13

Dodos : aplicaes

ndice

Filtros

Filtro com condensador

Quando ui > 0, D ON e uo = uC = ui. Quando ui se torna inferior a uC = ui mx, D passa a OFF e C descarrega-se sobre a carga RL, com uma constante de tempo dependente de C e de RL. Se a constante de tempo for muito superior ao perodo da tenso de entrada, a descarga de C ser pequena, mantendo-se a tenso na carga com pouca variao. O filtro diminui a ondulao (ripple) natural do circuito rectificador.

ndice

Circuitos detectores

Detector de pico

Na primeira metade da primeira alternncia de ui, D fica ON e C carrega-se com uC = ui at Ui mx. Quando ui se torna inferior a Ui mx, uC > ui. Ento, D passa a OFF e C mantm sensivelmente a carga at que ui se torne novamente superior a uC. Ento D fica novamente ON e uo = uC = ui.

Detector por dodo

O sinal da esquerda (ui) est modulado em amplitude. O dodo faz a rectificao do sinal de
elektron.no.sapo.pt/diodosutilizacaoprovisorio.htm 6/9

28/03/13

Dodos : aplicaes

alta frequncia. O condensador C filtra o sinal resultante e o sinal uo em R a envolvente do sinal rectificado.

ndice

Rectificadores A rectificao destina-se a obter uma forma de onda na carga unidireccional, a partir de uma rede alternada. Apenas por rectificao no possvel obter uma tenso contnua.

Rectificador monofsico de meia-onda

Rectificador monofsico de onda completa com transformador com ponto mdio no secundrio

Nesta rectificao, conduz um dodo em cada alternncia. A tenso na carga RL toma a forma da tenso na metade do secundrio ligada ao dodo condutor.

Rectificador monofsico de onda completa de dodos ou em ponte de Graetz

Nesta rectificao conduzem dois dodos em cada alternncia. A tenso na carga toma a forma
elektron.no.sapo.pt/diodosutilizacaoprovisorio.htm 7/9

28/03/13

Dodos : aplicaes

de onda da tenso da rede.

Rectificador trifsico em estrela (ou de meia-onda)

Nesta rectificao conduz um dodo de cada vez (durante 120). O dodo condutor aquele cuja tenso no nodo superior s restantes tenses da rede. A tenso na carga toma a forma de onda da tenso simples da rede. Esta rectificao apresenta menor ondulao que a monofsica.

Rectificador trifsico em ponte (ou de onda completa)

Nesta rectificao conduzem dois dodos de cada vez, um do conjunto superior (aquele cuja tenso no nodo seja maior que as restantes) e um do conjunto inferior (aquele cuja tenso no ctodo seja inferior s restantes). A forma de onda da tenso na carga toma, em cada intervalo de conduo, a forma de onda duma tenso composta da rede. A forma de onda da tenso na carga apresenta o dobro dos picos que na rectificao em estrela. A rectificao em ponte tem menos ondulao que a rectificao em estrela.

Rectificador de preciso Para tenses de entrada muita pequenas (da ordem da tenso de conduo do dodo) obtmse com a rectificao um sinal bastante deformado, visto que o dodo (de silcio) s se torna condutor a partir de 0,7 V. Com o auxlio de um amplificador operacional possvel fazer a rectificao de sinais muito
elektron.no.sapo.pt/diodosutilizacaoprovisorio.htm 8/9

28/03/13

Dodos : aplicaes

fracos sem distoro, graas ao elevado ganho de tenso dos amplificadores. Existem rectificadores de meia-onda e de onda completa.

Rectificador de preciso de meia-onda

vi > 0

>>>>

D1 OFF

D2 ON vo = 0 D2 OFF

vi < 0

>>>>

D1 ON

elektron.no.sapo.pt/diodosutilizacaoprovisorio.htm

9/9

También podría gustarte