Está en la página 1de 8

SISTEMA ARTICULAR

PROFESSOR ANTNIO RAMALHO

Nem todas as junes entre ossos so constitudas para permitir movimentos ; algumas servem de engrenagem, outras para crescimento, estas nas epfises. Articulao o conjunto de partes moles ou duras que servem de unio entre dois ou mais ossos prximos. A parte da anatomia que estuda as articulaes a Sindesmologia. A Cinesiologia estuda a mecnica do movimento humano- a relao funcional dos ossos ,articulaes e msculos quando eles trabalham em conjunto para produzir o movimento coordenado. O estudo das articulaes interessa a vrias especialidades da rea da sade, como a reumatologia, ortopedia e fisioterapia,dentre outras. Podemos classificar as articulaes de acordo com a substancia interposta entre as peas sseas e o grau de movimento. A) Articulaes Fibrosas ou Sinartroses- o tecido interposto entre os ossos fibroso e por isso elas so imveis.So as seguintes; SUTURAS- ocorrem somente entre os ossos da cabea e podem ser de quatro Tipos: a)Plana- a unio retilnea. Ex. internasal,palatina, mediana,nasomaxilar,frontolacrimal,esfeozigomtica,lcrimomaxilar. b)Escamosa- a unio em bisel. Ex. temporoparietal,esfenofrontal,esfenotemporal c)Serreadas- a unio em forma de dentes de serra. Ex. interparietal,frontoparietal,ociptoparietal,zigomticamaxilar. d)Esquindilese- a crista de um osso se encaixa numa fenda de outro.A nica que existe entre a base do vmer e uma crista no corpo do esfenide

A- DENTEADA

TIPOS DE SUTURAS B ESCAMOSA C PLANA D - ESQUINDILESE

A partir dos cinqenta anos as suturas sofrem um processo de ossificao que denominado sinostose. GONFOSE- um pino em um encaixe. a articulao entre os dentes e seus alvolos. Podem ser maxilares e mandibulares

GONFOSES MAXILARES E MANDIBULARES

SINDESMOSES- Ocorrem fora da cabea e a quantidade de tecido fibroso interposto maior.Ex.tibiofibular distal,membranas intersseas do brao e da perna e entre a base do estribo e a membrana timpnica (tmpano-estapedial).

SINDESMOSE TBIOFIBULAR DISTAL E MEMBRANA INTERSSEA DA PERNA

B)Cartilagneas ou Anfiartroses- os ossos se mantm unidos por cartilagem e movimentos so realizados.So chamadas de semi-mveis. Podem ser de dois tipos:

pequenos

a) Sincondrose- a juno entre os ossos feita atravs de cartilagem hialina que funciona como rea de crescimento. So articulaes temporrias, exceto as cartilagens costais( articulaes esterno-costais). So exemplos: petro-occiptal, esfeno-occiptal, esfenopetrosa e as metafisrias.

DISCO EPIFISRIO

SINCONDROSES CRANIANAS

b) Snfise- entre as peas sseas existe fibrocartilagem. manbrioesternal, sacrococcgea, intercorpovertebral.

Exemplos:

interpbica,

SFISES ESTERNAIS E INTERCOSTAIS

B) Sinoviais ou Diartroses- a maioria das articulaes do corpo so desse tipo.As superfcies articulares esto em contato mas no esto em continuidade,existindo entre elas uma cavidade que contm lquido. Devido a este fato, essas articulaoes so mveis. Os componentes de uma articulao sinovial So os seguintes:

Superfcie articular-so as superfcies dos ossos que entram em contato. Elas so antagnicas. Cartilagem articular-cartilagem articular que recobre as superfcies articulares.

* Cpsula articular- o principal elemento das sinartroses.Envolve a articulao como um manguito e apresenta duas camadas: uma externa, a fibrosa e outra interna, a membrana sinovial, que produz o lquido sinovial. Cavidade articular- espao entre as superfcies articulares e a cpsula. Lquido sinovial- produzido pela membrana sinovial ,ocupa a cavidade articular , bastante espesso e contm cido hialurnico e albumina ;serve para lubrificar a articulao. Ligamentos-so faixas de tecido conjuntivo que servem para manter as peas sseas juntas e limitar o grau de movimento.Podem ser extracapsulares e intracapsulares. Elemementos acessrios-em algumas articulaes na cavidade articular so encontrados coxins de tecido fibroso que atuam como amortecedores. SE apresentarem a forma arredondada, so denominados discos , que so encontrados nas articulaes esternoclavicular,tmporomandibular e crpicoulnar.Quando apresentam forma semilunar So chamadas de meniscos, encontrados nas articulaes do joelhoe incudo-maleolar. Bolsas sinoviais so pequenos sacos que contm lquido sinovial ,situados entre tendes e ossos e que servem para evitar atritos.Os tendes, ao cruzarem as articulaes so envolvidos por bainhas contendo lquido sinovial ,que permitem o deslizamento sem trao.

COMPONENTES DA ARTICULAO SINOVIAL

Classificao morfolgica das articulaes sinoviais:


1) Plana- as superfcies articulares so planas ou ligeiramente curvas.No possuem eixo e o movimento realizado apenas de deslizamento.Exemplos: sacro-ilaca, intercrpica, intertrsica, costovertebral, zigoapofisria, etc.

ARTICULAO SINOVIAL PLANA

2) Gnglimo- Em dobradia. Realiza movimentos em um s eixo- flexo e extenso.Ex : interfalangiana, mero- ulnar ,talocrural, etc. 3) Trocide- ou em piv. um piv sseo dentro de um anel. Permite apenas movimentos de rotao. Exemplos: atlanto-axial ,rdioulnares proximal e distal.

1- TROCIDE 2 GNGLIMO

4) Condilar- Uma superfcie articular saliente em um dos sentidos, o cndilo que se articula em ema depresso de outro. Possui dois eixos de movimento: flexo,extenso,aduo e abduo.Ex.: temporomandibular, meroradial , do joelho.

ARTICULAO CONDILAR

5) Elipside- pelo menos uma das superfcies articulares tem a forma de elipse. Possuem os mesmos movimentos da condilar. Ex.: radiocrpica, metacarpo e metatrsicafalangianas. 6) Selar-As faces articulares opostas so cncavas-convexas e realizam os mesmos movimentos das condilares e elipsides. Ex.:calcneocuboide, manbrio-clavicular, carpometacroica do polegar, incudo-malear.

1 ELIPSIDE

2 - SELAR

7) Esferide- uma superfcie um segmento de esfera e a outra uma cavidade. Permite trs graus de movimento: flexo e extenso, aduo e abduo, rotao lateral e medial. Ex.: escapuloumeral, coxo- femoral, incudostapedial.

ESFERIDE

Sob a ao da contrao de msculos que cruzam as articulaes e que se fixam em ossos prximos, so realizados movimentos, que tm a direo dos eixos do corpo humano: anteroposterior, crnio-caudal e ltero-lateral.No entanto, o eixo do movimento sempre perpendicular ao plano (direo) no qual o movimento no qual o movimento se realiza.

Tipos de movimento:
a) Ativos- so os movimentos normalmente realizados pelas articulaes.So limitados por causa da cpsula articular, ligamentos, msculos periarticulares,etc. Podem ser: Deslizamento , nas articulaes sinoviais planas. Angulares- flexo e extenso ( anteroposteriores) abduo e aduo ( ltero-laterais) Rotatrios Rotao lateral e medial, cranial e caudal. Circundao- nas esferides, uma seqncia de flexo, abduo, extenso e aduo do brao ou da coxa. b) Passivos- aumento dos ativos por um examinador c) Acessrios- Sob manipulao especial, a articulao realiza movimentos anormais

Classificao funcional das articulaes sinoviais:


No axiais- sinoviais planas Monoaxiais- gnglimo e trocide Biaxiais- condilar, elipside e selar. Triaxiais- esferides.

Classificao quanto ao nmero de superfcies articulares:


Simples- duas superfcies Composta- mais de um par de ossos Complexa- se possuir disco ou menisco. Movimentos especiais:Inverso- planta do p voltada medialmente Everso- planta do p voltada lateralmente. Protrao- movimento de parte do corpo para diante. Ex. empurrar os ombros e a mandbula para diante. Retrao- o oposto de protrao. Elevao- movimentar parte do corpo papa cima. Ex. elevao da mandbula na mastigao.

Abaixamento- o oposto da elevao. As artrias que irrigam as articulaes originam-se de artrias que trajetam nas proximidade.As veias so satlites das artrias. Os vasos cruzam as articulaes na face de flexo. Os nervos derivam dos que inervam a pele e msculos prximos. A cpsula muito sensvel a dor.

Terminologia clnica:
Anquilose- enrigecimento de uma articulao, causando impotncia funcional. Artralgia- dor em uma articulao. Artropatia- doena da articulao. Artrose- processo degenerativo. Artroosteite- inflamao das partes sseas de uma articulao. Condrite- inflamao da cartilagem articular. Hemartrose- acmulo de sangue na cavidade articular. Reumatologia- especialidade que trata as doenas articulares. Sinovite- inflamao da membrana sinovial.

También podría gustarte