Está en la página 1de 95

COMPETITIVIDADE DO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DO LEITE

Prof. Dr. Marcos Sawaya Jank ESALQ-PENSA-USP

Eng. Agr. Valter Bertini Galan PENSA-USP

179

SUMRIO EXECUTIVO

O sistema agroindustrial do leite no Brasil passou por mudanas estruturais profundas desde o incio dos anos noventa, com o desenvolvimento de um ambiente competitivo completamente novo que resultou da desregulamentao do mercado, da abertura comercial ao exterior e ao Mercosul e do processo de estabilizao da economia. Liberalizao e diferenciao de preos da matria-prima, guerras de ofertas nas gndolas dos supermercados, entrada de produtos importados, aquisies e alianas estratgicas no meio empresarial, ampliao do poder dos laticnios multinacionais e dos supermercados, ampliao da coleta a granel, reduo global do nmero de produtores, reestruturao geogrfica da produo, problemas de padronizao do produto e a amplitude de um pujante mercado informal so itens que formam o cotidiano do setor. Neste momento, seguramente ainda estamos no meio do turbilho das mudanas institucionais, organizacionais e tecnolgicas deflagradas no incio da dcada. Contudo, possvel apontar algumas tendncias importantes em relao a competitividade do SAG do leite nos prximos dez anos. Este o objetivo final do presente trabalho.

O primeiro problema de competitividade do SAG pode ser traduzido na condio histrica do Brasil figurar como um dos grandes importadores mundiais de derivados lcteos. Apesar da oferta domstica de leite ter crescido ao longo da dcada (+26% entre 1990/92 e 1995/97), as importaes aumentaram sensivelmente no mesmo perodo (+180%), principalmente aquelas oriundas da pampa mida argentino-uruguaia. Grosso modo, o leite importado entra a preos altamente competitivos, e aparentemente serve como um importante balizador de tetos de preos no mercado interno. Vale salientar que a entrada de derivados lcteos decorre, por um lado, da comprovada eficincia dos nossos parceiros do Mercosul no mercado agora integrado; e por outro, da existncia de condies vantajosas - em termos de preos, prazos, financiamentos, cmbio valorizado, subsdios praticados na origem (alm de desvios de conduta como subfaturamentos, fraudes e triangulaes de produtos via Mercosul) - que tm sido oferecidas aos importadores por terceiros pases, com destaque para os da Unio Europia e Oceania.

180

Na nossa avaliao, o Brasil continuar sendo um importador lquido de derivados lcteos, sendo que a amplitude deste segmento depender do grau de efetividade das polticas de defesa comercial praticadas (anti-subsdios, anti-dumping, salvaguardas e outras) e dos ajustes futuros nas polticas macroeconmicas e setoriais (juros, cmbio, impostos, crdito, infraestrutura, reconverso produtiva e outras). No nosso entender, cabe ao governo utilizar-se dos instrumentos de que dispe para conter volumes desnecessrios de importao de produtos lcteos, evitando problemas no ajuste do balano de pagamentos e quedas de preos reais que agravem os problemas sociais na produo primria, que j no sero nada pequenos, como veremos mais abaixo.

Tudo isso no quer dizer que o leite brasileiro no seja genericamente competitivo. A produo primria de leite no Brasil amplamente dominada por produtores pouco ou nada especializados, com interesses divididos entre a venda sazonal de pequenos volumes de leite de baixo custo e qualidade e a venda de animais mestios e de corte. Na verdade, a existncia de uma legislao completamente ultrapassada em relao a normas e padres de qualidade - aliada a um sistema pouco eficiente de inspeo sanitria do produto favoreceram o desenvolvimento de uma pecuria absolutamente sui-generis no Pas, que no encontra paralelo em nenhum pas competitivo em lcteos do mundo atual. A corrente competitiva dominante no leite brasileiro comea com um consumidor mdio bastante exigente em preos baixos e praticamente incapaz de diferenciar a qualidade do produto final. Dele deriva uma forte heterogeneidade entre as indstrias de laticnios, que se aproveitam da inexistncia de normas rgidas (caso das empresas do mercado formal, sejam elas multinacionais, empresas nacionais ou cooperativas) e da inoperncia da fiscalizao (caso das pequenas empresas do mercado informal) para adquirir matria-prima barata e de baixa qualidade. Da mesma forma, na produo primria prevalece tambm uma forte heterogeneidade de situaes, indo desde o produtor especializado (que se utiliza de raas leiteiras puras, alimentao, sanidade e manejo adequados, equipamentos de ordenha e refrigerao, em que a grande varivel de sucesso a explorao de economias de escala) at o produtor de gado de corte, para o qual o leite um subproduto do bezerro capaz de gerar uma pequena renda mensal. Tudo isso sob o guarda-chuva complacente da poltica pblica na rea de qualidade e sanidade do produto.

181

Este circulo vicioso foi apontado neste estudo como o segundo grande problema de competitividade sistmica do SAG do leite: a legislao sanitria desatualizada e a ineficcia dos sistemas de fiscalizao geram a perpetuao de ndices medocres de produtividade e qualidade da matria-prima leite, dificultando os investimentos em sistemas especializados de produo. Alm disso, estes fatores estimulam a flagrante heterogeneidade tecnolgica, gerencial, e legal da indstria de laticnios e o crescimento de um expressivo mercado informal no setor, que responde por 31% da renda bruta e 41% do volume de leite vendido no Pas.

Esta realidade comea a mudar. Primeiro, por iniciativa do setor privado, com a ampliao do sistema de coleta a granel de leite refrigerado, o qual traz importantes redues nos custos de transporte e resfriamento de leite, alm da racionalizao global do processo e de ganhos imediatos na qualidade da matria-prima. Segundo, por parte do poder pblico, com a recente apresentao do primeiro esboo de um Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite, que far mudanas na legislao e no aparato oficial de inspeo.

Este estudo nos permite apontar as seguintes conseqncias para os prximos dez anos:

No curto prazo, dever continuar havendo redues importantes do nmero de produtores mdios e mdio-grandes, principalmente aqueles que operam com custos mais elevados, pequenas escalas e mo-de-obra assalariada. Simultaneamente, enquanto no ocorrer a aplicao efetiva de um novo conjunto de normas e padres de matria-prima, continuar havendo uma grande oferta de leite de baixo custo e qualidade. A maioria deste leite vir de produtores familiares que operam com gado mestio. Grande parte deste leite continuar sendo dirigido ao mercado informal, que deve aumentar ainda mais a sua participao relativa no curto prazo. No setor formal da indstria, a expectativa o aprofundamento do processo de aquisies e alianas estratgicas dos grandes laticnios, em funo de ganhos de escala e da ampliao do marketing estratgico e operacional. Espera-se tambm uma maior internacionalizao do setor, com a entrada de novos grupos industriais.

182

No longo prazo, a generalizao da coleta a granel, a reviso das normas de produo e a melhoria do sistema de fiscalizao devero criar um trade-off (claramente associado definio de polticas pblicas) entre o aumento da importncia relativa de um menor nmero de produtores especializados que substituiro um forte contingente de produtores no-especializados. Estima-se que o processo dever redundar no desaparecimento de pelo menos um tero dos atuais produtores de leite. Alm disso, haver uma reduo do tamanho do mercado informal, aumentando a concentrao do setor industrial. Portanto, o resultado global aponta para um menor nmero de produtores operando com produtividades significativamente superiores s atuais, vendendo para um pequeno grupo de grandes empresas com forte presena de capital de origem externa. Estas, por sua vez, mantero ligaes mais fortes com um pequeno nmero de grandes varejistas, com destaque para a venda em hiper e supermercados.

Uma terceira questo crtica de competitividade do SAG do leite a falta de um fluxo eficiente de informaes e adaptaes que facilitem a harmonia das relaes entre os agentes do SAG. Este problema, identificado principalmente nas falhas de sinalizao de expectativas das indstrias em relao produo de leite vem ocasionando ciclos de excesso e falta de matriaprima no mercado nacional. Anos considerados satisfatrios em relao aos preos pagos ao produtor de leite geralmente so seguidos por anos ruins, com excesso de oferta e conseqente queda na remunerao do produtor. O mercado ainda se caracteriza por uma enorme indefinio em relao a quanto vale de fato a quantidade produzida, a qualidade e a regularidade da oferta de leite, com fortes oscilaes nos preos e gios/desgios praticados, o que dificulta os investimentos de mdia e longa maturao e o processo de especializao dos agentes produtivos. obvio que esta variabilidade de relaes decorre exatamente do crculo vicioso discutido anteriormente.

O problema agravado pela dificuldade na identificao de pontos de cooperao entre os diferentes segmentos e pela falta de uma atuao sistmica e coordenada das organizaes de interesse privado na resoluo de problemas de interesse coletivo. Preocupa a presena de uma grande quantidade de associaes com baixo poder de articulao e representatividade, principalmente na esfera da indstria. As poucas cmaras setoriais em funcionamento atuam mais como fruns de reivindicaes junto ao poder pblico do que como entidades com o objetivo de reduzir conflitos na cadeia produtiva e coordenar aes de benefcio coletivo.

183

Uma rara ao de consenso entre os segmentos do sistema formal do leite foi o recente lobby desenvolvido junto ao governo federal para dificultar a entrada de produtos importados com prazos dilatados de pagamento e subsdios na origem e impedir determinados desvios de conduta j comentados. No entanto, outros temas como, por exemplo, o combate ao leite informal, a definio de diretrizes comuns de mdio e longo prazos, o investimento na ampliao da coleta a granel, a reformulao das normas e padres e a propalada campanha de marketing institucional para aumento do consumo nacional deveriam tambm constar da pauta de discusses de uma ao pblico-privada coordenada por meio das cmaras setoriais.

Finalmente, a inexistncia de estatsticas oficiais confiveis e facilmente disponveis torna a prpria anlise do SAG difcil e bastante imprecisa. As informaes referentes a nmero de produtores, volumes produzidos, eficincia econmica dos diferentes sistemas de produo, nvel tecnolgico da indstria, sistemas de distribuio e comportamento do consumidor so espordicas e pouco confiveis, impedindo o planejamento sistmico do setor. A informao hoje disponvel privada, estratgica e muito cara, ao passo que informaes oficiais so disponibilizadas com atraso e geralmente ignoradas no processo de deciso.

Em suma, o SAG do leite brasileiro mudou radicalmente nos ltimos anos, fruto das novas variveis da poltica pblica (desregulamentao, abertura comercial, integrao, estabilizao) e seus reflexos no ambiente competitivo (concentrao e internacionalizao da indstria, novas embalagens, maior poder dos supermercados, coleta a granel, reestruturao geogrfica, pagamento diferenciado, etc.).

No momento, poderamos dizer que um verdadeiro dilema de poltica pblica impede um avano sensvel e radical na modernizao do SAG. Trata-se de romper com o ciclo de um grande nmero de produtores ofertando pequenos volumes individuais de matria-prima de baixa qualidade e custo para um amplo e heterogneo grupo de laticnios, com elevada participao do segmento informal. Como resultados positivos espera-se: crescente homogeneizao dos sistemas produtivos (produo primria e indstria), ganhos extremamente relevantes de produtividade, qualidade e regularidade da oferta de leite e derivados, racionalizao dos processos produtivos,

184

explorao de economias de escala, maior foco estratgico nas atividades (por exemplo, com a terceirizao da criao de animais e atividades de alimentao), aprimoramento das formas de relacionamento produtor-indstria (com aumento da dependncia bilateral), maior estabilidade dos preos, forte reduo do setor informal, etc. Como resultados negativos espera-se: maior concentrao do setor industrial (podendo levar ampliao do poder de monoplio), aumento do custo bsico da matria-prima e, principalmente, a excluso relativamente acelerada de milhares de produtores, o que implica na necessidade de identificar alternativas de reconverso produtiva.

A aumento da concorrncia, e a conseqente necessidade de reduzir custos, fez com que as indstrias partissem para um processo acelerado de granelizao da coleta de leite refrigerado. Em conseqncia, elas acabaram tomando a dianteira no processo de reforma do SAG, talvez ainda sem avaliar adequadamente a amplitude das mudanas que esto em andamento. O Estado, por sua vez, tem demorado a agir, porm a presso da sade pblica fatalmente acabar forando as mudanas necessrias (um levantamento de 1995 da International Dairy Federation mostra que, dentre 22 pases com contam com uma produo relevante de leite no mundo, apenas 2 ainda permitem a ausncia de refrigerao na propriedade rural). No que se refere ao grave quadro de seleo de produtores que se apresenta frente pouco se pode fazer, j que desde o ps-guerra todos os pases do mundo vm se deparando exatamente com o mesmo dilema. O poder pblico poder, por meio de programas de capacitao e treinamento, de investimento direcionado, de reconverso e outros, apenas minorar os custos sociais do processo de excluso. Revert-lo algo que nos parece impossvel. Entendemos, enfim, que o maior desafio atual para obtermos ganhos expressivos e sustentveis de competitividade no leite brasileiro passa pela resoluo deste complicado trade-off.
(Julho de 1998)

185

PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPETITIVIDADE

DE TENDNCIAS

POLTICAS PBLICAS

1. Concorrncia dos produtos importados

Brasil continuar sendo um importador liquido de Monitoramento das importaes e aplicao efetiva de polticas de defesa comercial (antiprodutos lcteos, oriundos principalmente do Mersubsdios, anti-dumping, regras de origem, salvacosul. guardas, controle de qualidade do produto importa Cabe ao governo utilizar os instrumentos de que do, etc.). dispe para conter volumes desnecessrios de im Ajuste e harmonizao das polticas macroeconportao. micas e setoriais (juros, cmbio, impostos, crdito, infra-estrutura e outras) s condies vigentes no mercado externo. Forte heterogeneidade de atores e interesses (produtores e laticnios), em termos tecnolgicos, gerenciais, comerciais e legais. Elevada flutuao da oferta domstica e dos preos ao produtor. Mercado informal em franco crescimento (41%). Tendncia de perpetuao de ndices medocres de produtividade e qualidade. Instabilidade de relaes e forte oportunismo. Falhas na sinalizao de expectativas por parte da indstria ocasionam ciclos permanentes de excesso/falta de matria-prima. Falta de atuao sistmica e presena de permanentes conflitos entre os segmentos do SAG. Reviso da legislao de normas e padres de qualidade para a produo e comercializao de leite. No momento, encontra-se em discusso um documento do governo intitulado Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite (PNQL). Reforma e modernizao do sistema de inspeo sanitria nas esferas federal, estadual e municipal.

2. Legislao e fiscalizao sanitria - Legislao ultrapassada em relao a normas e padres de qualidade - Fiscalizao sanitria ineficiente 3. Ausncia de um fluxo eficiente de in- formaes no SAG

Aprimoramento do trabalho das cmaras setoriais. Desenvolvimento de um sistema confivel de estatsticas oficiais do SAG do leite e desenvolvimento de modelos-referncia de eficincia de produo.

4. Excluso de produtores, cooperativas e A ampliao da coleta a granel de leite refrigerado e Treinamento e capacitao tecnolgica e gerencilaticnios as inevitveis mudanas nas normas e padres de al dos pecuaristas, cooperativas e laticnios, buscanqualidade devero ocasionar o desaparecimento de do aumentar a eficincia econmica dos mesmos e o milhares de produtores de leite. maior aproveitamento de sinergias regionais. A concorrncia no mercado aberto (e integrado no Maior coerncia na poltica de investimentos pMercosul) e o aumento da concentrao e internablicos, buscando direcion-la para os segmentos produtivos que se provem efetivamente competiticionalizao do setor industrial provocaro o desaparecimento de muitos laticnios. vos no longo prazo. Aplicao de polticas coerentes e efetivas de reconverso dos produtores menos eficientes.

186

1. INTRODUO

O presente documento constitui-se no relatrio final do projeto de pesquisa sobre a competitividade do agribusiness do leite brasileiro. O objetivo da pesquisa identificar um conjunto de aes, tanto no mbito privado quanto pblico, que melhorem a capacidade competitiva do referido sistema agroindustrial, isto , sua capacidade de sobreviver e crescer nos prximos 10 anos. Para tanto, pretende-se definir um cenrio provvel para 2.008 no qual estejam definidas algumas variveis importantes como participao da produo brasileira no mercado interno, participao brasileira no mercado internacional, principais caractersticas do mercado interno, caractersticas esperadas da organizao dos segmentos constituintes do sistema produtivo (agrcola, industrial e de comercializao), volume de produo, localizao da produo, principais fontes de suprimento, etc.

Como ponto de partida, foi realizada uma ampla reviso dos vrios diagnsticos recentes realizados sobre o setor. H uma forte predominncia de trabalhos cujo foco principal de anlise so as ineficincias do segmento de produo primria. Dentre estes trabalhos destacam-se Lima & Pereira (1995), SEBRAE-MG (1996), Farina (1996), De Negri (1997), Filippsen (1997), SAASP (1997) e Bortoleto et al. (1998), alm do Relatrio Final do Grupo Temtico LEITE do Frum Nacional da Agricultura1.

Aps esta reviso, foram realizadas entrevistas com diversos especialistas e empresrios do setor, procurando identificar os principais problemas de competitividade, as tendncias de mercado e tecnolgicas e mapear as reas de conflito e os problemas de coordenao que podem gerar perdas de competitividade decorrentes da incapacidade de se adaptar ou de tirar proveito de oportunidades geradas por mudanas no ambiente competitivo e institucional. Tambm foram levantadas informaes secundrias que visam estimar a competitividade revelada em cada segmento do sistema, as quais foram cotejadas com os diagnsticos e entrevistas. O resultado dessa
1

A relao completa dos trabalhos que foram consultados neste projeto encontra-se listada no Captulo 10.

187

primeira etapa orientou consultas a especialistas e agentes do setor privado em um workshop de um dia, onde procurou-se identificar as bases da competitividade futura, guiada por um cenrio provvel definido com base nas leituras e entrevistas.

O prximo captulo traz uma delimitao e uma descrio sucinta dos segmentos que compem o sistema agroindustrial (doravante denominado SAG) do leite. Segue-se uma anlise da sua competitividade revelada at o presente momento, os fatos mais relevantes e seus principais problemas, com base na reviso dos diagnsticos de competitividade setorial e na experincia pregressa dos pesquisadores (Captulo 3). Posteriormente, feita uma anlise do ambiente sistmico institucional, organizacional e tecnolgico, onde se desenvolvem as atividades relacionadas cadeia do leite (Captulo 4). Seguem-se a anlise do ambiente competitivo e das estratgias dominantes (Captulo 5), a caracterizao das transaes no SAG e da coordenao dos elos constituintes (Captulos 6 e 7) e, por fim, a construo de cenrios provveis para o SAG no perodo de 10 anos (Captulo 8), considerando-se principalmente a consulta aos agentes que nele atuam, por meio de entrevistas dirigidas e do workshop realizado. O objetivo final do trabalho atendido com a listagem das propostas de poltica pblica e privada para o setor lcteo brasileiro (Captulo 9), baseadas na anlise detalhada de seus problemas e questes crticas.

188

2. DELIMITAO DO SAG

Neste item, pretende-se apenas delimitar o sistema agroindustrial do leite, definindo os elos que o constituem e aqueles que sero alvo de estudo deste trabalho. A Figura 1, apresentada na pgina seguinte, resume a composio do SAG do leite no Brasil. Dada a amplitude do SAG do leite - em termos de quantidade de produtos finais, regies geogrficas, heterogeneidade de empresas envolvidas, etc. - optou-se neste trabalho por enfocar basicamente os segmentos assinalados em cor mais escura, que so aqueles cujas transaes foram consideradas mais importantes na dinmica atual e potencial do sistema leite. Abaixo apresentada a Tabela 1, que procura quantificar o PIB Lcteo brasileiro, salientando a importncia econmica relativa de cada um dos elos que constituem o sistema.

Tabela 1. Valor da Produo do SAG do Leite Brasileiro em 1997


Unidade Quantidade Valor (Milhes de Reais) 8.970 365 1.611 2.352 703 1.020 886 720 367 345 248 205 147 3.796 3.116 680 12.766 %

Mercado Formal 70,3% Leite A + B milhes de litros 400 2,9% Leite C milhes de litros 2.120 12,6% Longa Vida milhes de litros 2.400 18,4% Leite em P mil toneladas 109 5,5% Queijos mil toneladas 204 8,0% Iogurtes e bebidas lcteas mil toneladas 351 6,9% Sorvetes mil toneladas 122 5,6% Manteiga mil toneladas 72 2,9% Leite condensado mil toneladas 119 2,7% Creme de leite mil toneladas 57 1,9% Petit suisse mil toneladas 31 1,6% Doce de leite e sobremesas mil toneladas 33 1,2% Mercado Informal 29,7% Leite cru milhes de litros 6.232 24,4% Queijos mil toneladas 57 5,3% Total (formal + informal) 100,0% Fonte: LEITE BRASIL, ABIQ, ABRINI, ABLV, AC NIELSEN Nota: Os valores dos leites tipo fluido foram calculados com base na mdia de preos do varejo levantados pela FIPE para o ano de 1997. Os valores dos derivados lcteos so da AC Nielsen e de varias associaes de indstrias laticinistas.

189

Figura 1. Delimitao do Sistema Agroindustrial do Leite no Brasil


Fornecedores de Insumos, Mquinas e Equipamentos Produo Primria de Leite Processamento Distribuio

Produtos Veterinrios

Empresas Multinacionais

Padarias

Forrageiras Pastagens Raes (Volumosos Gros Concentrados) Sais e Vitaminas Corte Rebanho Misto e Produtores No Especializados

Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais

Pequeno Varejo

Supermercados

Grupos Nacionais Equipamentos de Ordenha e Refrigerao Produtores Especializados Instalaes, Mquinas e Equipamentos Mini Usinas Prestadores de Servios Outros: Atacadistas, Bares, Mercado Institucional Pequenos Laticnios Venda Direta ao Consumidor (formal e informal)

Comerciais Importadores

Restaurantes, etc.

Fornecedores de Smen, Embries e Animais

Lcteos Importados

190

2.1. Segmentos que Compem o SAG do Leite no Brasil

2.1.1. Pecuria Leiteira

possvel classificar inmeros tipos de produtores de leite no Brasil. Porm, no limite, costuma-se qualificar e definir dois tipos bsicos:2

Produtores especializados: so aqueles que tm como atividade principal a produo de leite, obtida a partir de rebanhos leiteiros especializados e outros ativos especficos para este fim, tendo investido em know-how, tecnologia, economias de escala e at alguma diferenciao do produto (a exemplo dos leites tipo A e B). Por especializao entende-se a aplicao de recursos financeiros em elementos de incremento da produo de leite em termos de volume e qualidade, como vacas especializadas de raas europias, alimentos concentrados (farelo de soja, fub de milho, polpa ctrica, etc.), alimentos volumosos (pastagens e forrageiras de alta produo, silagem, fenao, etc.), equipamentos de ordenha, misturadores, resfriadores de leite, etc. Saliente-se que apesar de todos estes investimentos especficos indicarem uma tecnificao da atividade de produo, nem todos os produtores especializados necessariamente alcanam elevadas produtividades dos fatores de produo e, principalmente, retorno adequado sobre os investimentos realizados. Os produtores leiteiros especializados concentram-se principalmente nas bacias leiteiras tradicionais dos estados de Minas Gerais, So Paulo, Rio Grande do Sul e Paran. Com o aparecimento e crescimento na importncia de novas bacias produtoras, como o estado de Gois e as regies mineiras do Tringulo e Alto Paranaba, comeam a surgir produtores especializados tambm na regio dos cerrados. A experincia de campo mostra que, se estimulado, o produtor especializado capaz de gerar importantes ganhos de produtividade e qualidade, comparveis a qualquer pas eficiente na produo leiteira.

191

Produtores no-especializados: tambm chamados de extratores ou extrativistas, os produtores no-especializados so aqueles que trabalham com tecnologia extremamente rudimentar, para os quais o leite ainda um subproduto do bezerro de corte (ou vice-versa, dependendo da poca do ano) e, por isso mesmo, so capazes de suportar grandes oscilaes de preos. Tratase, na sua maioria, de produtores que encontram no leite uma atividade tpica de subsistncia, portanto no-empresarial, que serve mais como uma fonte adicional de liquidez mensal, onde os custos monetrios so, no geral, bastante reduzidos. So eles os principais responsveis pela formao de excedentes de leite de baixa qualidade (pela ausncia de sistemas de refrigerao) na poca chuvosa. Estes produtores teriam dificuldades para sobreviver num mercado que exigisse qualidade da matria-prima e estabilidade de produo.

Dado o enorme rebanho misto de leite e corte presente no pas, os produtores no ou pouco especializados representam a quase totalidade do segmento de produo primria. Pode-se dizer que no h uma regio geogrfica de predominncia destes produtores, estando eles localizados em todos os estados produtores de leite do Pas. Dentro da categoria pode-se encontrar desde criadores tradicionais de gado especializado para produo de carne, que exploram a atividade leiteira exclusivamente na poca da safra (produo baseada no aproveitamento residual de pastagens, a custos quase nulos), at aqueles um pouco mais dedicados atividade leiteira, que ofertam leite o ano todo, mas com pouca ou nenhuma tecnologia aplicada atividade.

Em relao avaliao financeira da atividade do produtor no-especializado de leite no Brasil, pode-se dizer que em geral ele opera com baixos retornos associados ao pequeno (ou, em muitos casos, nenhum) investimento na produo. Isto significa, por outro lado, a existncia de riscos muito baixos. Este ltimo fator pode ser considerado como a principal razo da existncia de grandes contingentes destes produtores, que so tambm favorecidos pela inexistncia de regras rgidas e modernas de regulamentao sanitria da produo e pelo padro vigente de consumo de produtos lcteos no pas, amplamente produzidos a partir de matria-prima de baixa qualidade.

. No Anexo 1 apresentada uma descrio mais completa dos dois extremos em termos de modelos encontrados na produo brasileira de leite. O texto foi extrado da Revista Agroanalysis, 18 (6):20-23, junho de 1998.

192

De imediato, fcil notar que as duas categorias de produtores apresentadas possuem interesses frontalmente opostos, residindo a a principal barreira ao desenvolvimento de um poder de representao organizado e homogneo do setor. Na verdade, os diferentes tipos de matriaprima gerados por estas duas categorias de produtores sero identificados no prximo item como um dos principais limitantes a competitividade do leite brasileiro.

2.1.2. Indstria de Laticnios

Neste trabalho, a indstria definida como o setor que adquire a matria-prima leite, processa e produz diversos derivados lcteos. Utilizaremos a seguinte classificao:

2.1.2.1. Empresas Multinacionais

So os grandes grupos privados controlados por capital de origem externa. Destacam-se no Brasil, a Nestl, a Parmalat, a Fleischmann-Royal, a Danone e a Cirio-Bombril (esta ltima no momento iniciando suas atividades no Pas). O que h em comum entre estes grupos empresariais o fato deles atuarem em mbito nacional (e s vezes internacional), tanto na captao formal de matria-prima (ou seja, controlada pelo SIF) como, principalmente, na comercializao de produtos finais. Todas estas empresas possuem atividades de compra de leite, processamento do produto, fabricao e distribuio de produtos finais com marca nacionalmente reconhecida. Outras caractersticas importantes destes grupos so a sua maior capacidade financeira para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, as elevadas escalas de produo, os vultosos gastos com propaganda e a manuteno de estruturas permanentes de assistncia tcnica aos seus fornecedores.

Nos ltimos 15 anos, e particularmente aps a desregulamentao do mercado de leite em 1990, estas empresas envolveram-se em um processo contnuo de aquisio de laticnios de capi-

193

tal nacional, o que provocou um processo de concentrao no setor industrial. A empresa que mais tem se destacado na estratgia de crescimento por integrao horizontal o grupo italiano Parmalat.

2.1.2.2. Grupos nacionais

So empresas que tambm realizam atividades de compra formal de matria-prima, processamento e distribuio de derivados lcteos, porm com menor capacidade financeira do que as multinacionais e atuao mais voltada para produtos especficos e mercados regionais, tanto no que se refere coleta de leite como comercializao de produtos finais. O melhor exemplo deste tipo de empresa o Grupo Mansur, que detm as marcas Leco, Vigor e Flor da Nata.

Estas empresas encontram-se hoje num momento bastante difcil em relao definio de suas reas de atuao, estratgias e concorrncia. Se, por um lado, tm a obrigao de crescer para competir, j que seus nichos de mercado vo sendo cada vez mais ocupados por produtos substitutos ou similares produzidos pelas multinacionais, por outro, seu menor flego financeiro um fator limitante a este crescimento. Muitos laticnios nacionais acabaram sendo adquiridos pelas multinacionais, alguns passaram por processos de fuso visando aumentar a escala e outros procuraram desenvolver alianas estratgicas em determinados segmentos do mercado (a exemplo da parceria Vigor/MD Foods em queijos).

2.1.2.3. Cooperativas de produtores de leite

Estas empresas cresceram durante o perodo em que o mercado era regulamentado pelo Estado, dentro de uma estratgia de captao regional de leite sob inspeo. Algumas delas procuraram apenas aumentar o poder de barganha dos produtores diante das grandes empresas compradoras de leite e dos fornecedores de insumos. Outras integraram-se verticalmente, procurando atingir o consumidor final a partir da produo de derivados lcteos. H basicamente dois tipos de cooperativas:

194

Cooperativas Singulares: so cooperativas de primeiro grau, que atuam na compra comum de insumos, na venda comum da matria-prima leite a outros laticnios, e em alguns casos, na industrializao do leite, fabricando produtos voltados basicamente para o consumo local em mercados regionais. Estas cooperativas normalmente prestam diversos servios de assistncia aos seus cooperados.

Cooperativas Centrais: so cooperativas de segundo grau, constitudas por cooperativas singulares. O seu principal objetivo alcanar economias de escala no processo de industrializao de derivados lcteos, buscando atingir o consumidor final em escala regional ou nacional. Hoje h no Brasil 4 centrais cooperativas em funcionamento, destacando-se a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (Itamb) e a Cooperativa Central de Laticnios do Estado de So Paulo (Paulista). Todas elas realizam atividades de compra de leite, processamento e comercializao de derivados lcteos com marca prpria. Elas tambm contam com sistemas de acompanhamento e assistncia tcnica s suas singulares e cooperados.

A natureza destas empresas fez com que elas enfrentassem graves problemas de concorrncia na compra da matria-prima e venda de produtos finais a partir de 1990. A menor capacidade financeira e falta de agilidade no processo de deciso tm dificultado a sobrevivncia de muitas cooperativas, que perderam participao nos mercados onde atuam. Algumas acabaram sendo adquiridas por empresas mais agressivas na rea comercial, como a venda da CCGL para a Avipal, ou perderam o controle da Central, como no caso recente da Batavo/Parmalat.

Comerciais Importadores: tambm chamados de negociantes sem fbrica, estas empresas ultimamente tm tido uma grande influncia no mercado de derivados lcteos ao internalizarem, a preos altamente competitivos, produtos importados de origens diversas.

Pequenos laticnios: so empresas pequenas que adquirem matria-prima, industrializam e comercializam produtos lcteos normalmente em mercados regionais, por vezes alcanando tambm o pequeno varejo das grandes cidades. A maioria destas empresas atua aproveitando-se de lacunas legais nas reas tributria e sanitria, em funo da falta de fiscalizao na comercializa-

195

o de produtos lcteos, notadamente nos queijos. Em algumas regies, estas empresas geram uma forte concorrncia, tanto na aquisio de matria-prima, como na venda do produto final, que normalmente acompanha as variaes sazonais de preo dos produtores no-especializados.

2.1.3. Distribuio e Varejo

2.1.3.1. Padarias e pequeno varejo

So estabelecimentos importantes na distribuio de determinados produtos lcteos, notadamente dos leites pasteurizados de tipos B e C e os queijos fatiados sem marca. Porm, por conta do extraordinrio crescimento no consumo do leite longa vida, em detrimento do leite pasteurizado, as padarias e o pequeno varejo vm perdendo sua importncia na distribuio do leite fluido.

2.1.3.2. Grandes superfcies

Nesta classe esto includos os super e hipermercados, cuja importncia na distribuio de derivados lcteos tem crescido significativamente nos ltimos anos, principalmente em decorrncia do crescimento do consumo de leite longa vida. Normalmente estes distribuidores pressionam fortemente as margens dos laticnios, pois operam com margens reduzidas de comercializao, elevado giro de vendas, prazos dilatados de pagamento, alm de crescente exigncia de entrega just-in-time.

196

2.1.3.3. Venda direta ao consumidor

Realizada por produtores, intermedirios e pequenos laticnios que operam, via de regra, margem da legislao. Os principais produtos vendidos diretamente ao consumidor so o leite cru e os queijos sem marca. Entra tambm nesta categoria o leite tipo A que, segundo a legislao, deve obrigatoriamente ser industrializado na prpria fazenda e, em seguida, ser entregue na forma integral para varejistas ou diretamente ao consumidor final (porta a porta). Vale salientar que este produto tido como o leite fluido de melhor qualidade encontrado no mercado brasileiro.

2.2. Produtos Lcteos

A classificao de produtos lcteos que ser utilizada neste trabalho baseia-se na necessidade ou no de refrigerao para manuteno e transporte do produto. De acordo com este critrio, foram definidas duas grandes categorias de produtos:

A.

LINHA FRIA - produtos que tm a necessidade de resfriamento para transporte e manuteno

nos pontos de comercializao. Dentre eles, destacam-se os leites pasteurizados (tipos A, B e C), os iogurtes, as bebidas lcteas, o petit-suisse e alguns tipos de queijos de massa mole e semi-dura, como minas frescal, meia cura e outros. As especificidades da matria-prima e a exigncia de gesto adequada da cadeia do frio fazem com que o abastecimento destes produtos seja predominantemente de carter regional, havendo necessidade de relativa proximidade entre as bacias produtoras de leite, a unidade industrial e o mercado consumidor final. Por isso mesmo, estes produtos so menos afetados pela entrada de similares importados no mercado nacional.

B.

LINHA SECA - produtos que no tm necessidade de refrigerao para estocagem e transporte.

Dentre eles destacam-se o leite esterilizado (longa vida), o leite em p e alguns queijos de massa

197

dura, como o provolone, o parmeso e outros. Por conta desta especificidade, estes produtos so comercializados em cadeias de abrangncia nacional e, em alguns casos, internacional.

2.3. Sistemas Produtivos Regionais

2.3.1.Bacias leiteiras tradicionais


A maior parte das bacias leiteiras tradicionais encontra-se nos estados de Minas Gerais, So Paulo, Paran e Rio Grande do Sul, sendo elas responsveis pela maior parte da produo brasileira de leite. A queda real do preos do leite e o aumento da produo de leite em outros estados brasileiros tem feito com que muitos produtores das bacias tradicionais abandonem a atividade.

2.3.2. Leite do cerrado


Desde a desregulamentao do mercado nacional, a atividade leiteira vem se desenvolvendo bastante na regio dos cerrados, principalmente em Gois. O crescimento da importncia relativa desta regio tem sido atribudo s condies favorveis nos financiamentos de origem governamental, maior disponibilidade de gros e s crises concomitantes nas atividades de produo agrcola e bovinocultura de corte da regio, que seriam responsveis pela migrao de um grande contingente de produtores para a atividade leiteira. A produo da regio quase totalmente voltada exportao para os grandes centros consumidores do Pas (cerca de 95% tem como destino a regio sudeste).

198

2.3.3. Mercosul
O Brasil responde hoje por cerca de 75% das exportaes da Argentina e 42% do Uruguai, dois eficientes produtores e exportadores de derivados lcteos, o que tem provocado um efeito naqueles pases denominado Brasil-dependncia. Sua produo de leite baseada na explorao de pastagens temperadas de elevado valor nutricional em termos proticos e baixos nveis de suplementao energtica (via alimentos concentrados) e mineralizao. Por isso, eles trabalham com custos de produo altamente competitivos no mercado internacional. Por outro lado, os seus sistemas de produo parecem ter atingido algo prximo ao ponto mximo em termos de capacidade de produo de leite, dada a limitao geogrfica da regio da Pampa mida, sendo que novos incrementos na produo dependem de alimentao energtica suplementar, o que certamente representaria um aumento sensvel nos custos de produo.

2.3.4. Importaes de terceiros mercados:


Neste caso, predominam os produtos oriundos da Unio Europia e Oceania, os quais tm causado um certo desequilbrio no abastecimento do mercado brasileiro, com queda real de preos e excesso de leite em plena entressafra. O produto internalizado basicamente pelos importadores sem fbrica a preos altamente competitivos, seja graas aos subsdios praticados na origem do produto (caso da Unio Europia), seja pelos custos baixos de produo (pases da Oceania) e, principalmente, devido aos prazos dilatados de pagamento a menores taxas de juros (inferiores a 8% ao ano), obtidos pelos importadores.

199

3. COMPETITIVIDADE REVELADA

O sistema agroindustrial do leite brasileiro sofreu profundas mudanas de carter estrutural desde a virada dos anos 90. Primeiro, veio a desregulamentao do mercado logo no incio do Governo Collor, liberando os preos do produto aps mais de quatro dcadas de controle estatal. Simultaneamente, ocorreu a abertura comercial ao exterior e a consolidao do Mercosul, que representaram um incremento da concorrncia com produtos importados (Tabela 2). Finalmente, o Plano Real trouxe a reduo da inflao e a estabilizao da economia.

Neste perodo, a produo brasileira de leite e derivados teve um significativo incremento acumulado de quase 40% no volume produzido. Hoje o pas produz quase 20 bilhes de litros anuais de leite, posicionando-se como sexto maior produtor mundial. Entretanto, h muitos anos o Pas tambm se posiciona como grande importador de produtos lcteos, principalmente de leite em p integral (maior do mundo), leite em p desnatado, queijos, manteiga e at leite longa vida. A Tabela 2 mostra a evoluo da produo, importaes e consumo per capita de leite e derivados no Brasil. A Tabela 3 e o Grfico 1 mostram a evoluo do tamanho do mercado de cada derivado lcteo produzido e importado no Pas desde o incio da dcada de noventa.

200

Tabela 2. Brasil: Produo, Importao e Consumo per capita de Leite Produo Importao Consumo aparente ANO 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 (milhes l) 12.492 12.996 13.522 14.095 14.484 15.079 15.784 15.591 16.090 18.005 19.021 19.972 (%) 4% 4% 4% 3% 4% 5% -1% 3% (milhes l) 2.319 813 214 1.357 909 1.353 398 729 1.371 (%) (l/hab/ano) 110,0 (%) -9% -2% 11% -2% 5% -3% -1% 5% 19% 0% 1%

-65% 100,6 -74% 98,2 534% 108,6 -33% 106,4 49% 111,7 -71% 108,3 83% 107,7 88% 113,6 128% 135,6 -25% 135,3 -17% 137,1

12% 3.131 6% 5% 2.339 1.950

Fonte: IBGE, MAARA, MF, CNA

201

Tabela 3. Mercado Brasileiro de Leite e Derivados (em milhes de litros equivalente leite fluido)
Variao (%) 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 95-97/90-92

PRODUO TOTAL CONSUMO TOTAL Produo Formal Pasteurizado A+B Pasteurizado C Longa Vida Queijos Leite em P Outros Lcteos Importaes Totais Leite em P importado Longa Vida importado Queijos importados Manteiga importada

14.484 15.079 15.784 15.591 16.090 18.005 19.021 19.972 15.393 16.432 16.182 16.320 17.461 21.136 21.360 21.922 9.609 375 3.655 184 2.450 1.589 1.356 909 529 3 196 181 9.440 478 3.245 204 2.900 1.651 962 1.353 899 3 184 268 9.690 395 2.924 341 2.960 1.718 1.353 398 269 3 23 103 9.146 481 2.245 386 3.100 1.452 1.482 729 462 8 77 182 9.410 436 2.305 759 2.040 2.130 1.740 1.371 756 17 308 291 10.596 11.394 11.800 515 2.432 1.050 2.240 2.600 1.759 3.131 1.737 57 898 439 449 400

26% 34% 18% 9% -30% 613% -13% 52% 52% 179% 182% --272% 53% 31% 40%

2.327 2.120 1.700 2.450 2.400 2.600 2.428 2.504 2.090 1.726 2.339 1.950 1.637 1.403 125 321 256 120 280 147

Mercado Formal (Prod+Imp) 10.518 10.793 10.088 9.874 Mercado Informal


Longa Vida/Leites Fluidos

10.781 13.727 13.733 13.750 6.680 22% 13% 42% 7.409 26% 23% 41% 7.627 8.172 38% 17% 40% 49% 14% 41%

4.875 4%

5.639 5% 13% 37%

6.094 9% 4% 39%

6.445 12% 7% 41%

Importaes/Mercado Formal (%) 9% Tamanho do Mercado Informal (%) 34%

Nota: ndices para converso de kg de produto em litros de leite fluido: p integral (8,4), p desnatado (10,2), manteiga (21) e
queijos (10) Fonte: DECEX, MAARA, SUNAB, LEITE BRASIL, ABLV, ABIQ

202

Grfico 1. Brasil: Mercado Formal de Leite e Derivados (em equivalentes milhes de litros de leite fluido)
4.000 3.500 3.000 2.500 2.000 1.500 1.000 500 0 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996
QUEIJOS

4.000 3.500 3.000 2.500 2.000 1.500 1.000 500 0 1997

1.000 t

PASTEURIZADO A+B IMPORTAES

LONGA VIDA PASTEURIZADO C

Fonte: DECEX/MAARA/ABPLB/SUNAB/ABLV/ABIQ

Note-se que a estabilidade econmica e a recuperao do poder de compra das classes sociais mais pobres aps a implantao do Plano Real representaram um aumento expressivo no consumo de leite e derivados. O consumo per capita cresceu quase 30% desde 1994, atingindo a marca de 137 litros/hab em 1997. Este aumento refletiu-se em praticamente todos os produtos, mas deve-se destacar o crescimento do longa vida, dos queijos e de alguns refrigerados (iogurtes, bebidas lcteas, petit-suisse e sobremesas lcteas). Apesar do crescimento na produo, as importaes tambm aumentaram nesta dcada, em decorrncia da abertura comercial e da integrao do Pas ao Mercosul. Os Grficos 2 e 3 mostram, respectivamente, a evoluo recente das importaes por produto lcteo e por Pas de origem. Nos produtos, h uma clara predominncia do leite em p. J entre os pases que exportam leite e derivados para o Brasil, destacam-se principalmente a Argentina e o Uruguai, parceiros do Mercosul, e a Unio Europia.

203

Grfico 2. Evoluo das Importaes Lcteas Brasileiras Produtos


700

600

500

US$ MILHES - FOB

400

300

200

100

1990 1991 1992 1993


ANO

1994

1995

1996

1997

Leite em P Integral Q ueijos O utros Lcteos Fonte: DECEX

Leite em P Desnatado Manteiga

204

Grfico 3. Evoluo das Importaes Lcteas Brasileiras - Pas de Origem


700 600 US$ MILHES FOB 500 400 300 200 100 1990 1991 1992 1993 ANO 1994 1995 1996 1997

MERCOSUL

U.E.

Outros Pases

Outros Europa

EUA

Fonte: DECEX

Alm das importaes, outro problema de competitividade do SAG brasileiro do leite deriva da existncia de uma legislao completamente ultrapassada em relao a normas e padres de qualidade do produto que chega plataforma das indstrias, o que ainda se soma ineficincia do aparato oficial de fiscalizao ao longo da cadeia produtiva. A Tabela 4 resume a legislao brasileira vigente na produo e industrializao de leite fluido, que data do incio dos anos cinqenta (PNQL, 1998).

Note-se as diferenas gritantes em termos das exigncias em nvel de fazenda para a produo dos leites crus tipos A, B e C. Saliente-se ainda que, de acordo com legislao posterior, o leite longa vida pode ser produzido a partir da mesma matria-prima que utilizada para a pro-

205

duo do leite pasteurizado tipo C. Ora, longa vida e leite tipo C representam hoje 92% do mercado formal de leite fluido.

Em outras palavras, a tabela mostra que a legislao atual praticamente isenta a matriaprima que ser utilizada para produzir mais de 90% do leite fluido formal e a totalidade dos derivados lcteos de quaisquer exigncias sanitrias e de qualidade relevantes antes, durante e aps a ordenha, em relao a instalaes, equipamentos, projeto e registro do estabelecimento, resfriamento imediato, higiene e controle da produo e sade do rebanho. Alm disso, ela tambm permite que o leite seja transportado da fazenda at a plataforma da indstria temperatura ambiente, nos tradicionais lates de 50 l. O leite tipo B, por sua vez, tem padres legais menos rigorosos do que os praticados nos pases desenvolvidos e o leite tipo A tem exigncias legais maiores do que o leite Grade A dos EUA, Canad e de outros pases desenvolvidos. J da indstria para a frente, as exigncias legais aumentam, porm ainda esto muito aqum das normas praticadas nos pases desenvolvidos e em grande parte dos subdesenvolvidos (International Dairy Federation Bulletin, 1995).

Tudo isso sem contar o produto informal, que representa cerca de 40% da produo brasileira e que, por definio, no passa por nenhum tipo de inspeo sanitria e de qualidade, alm de escapar da imposio de tributos. A Tabela 3 inclusive mostra que a informalidade est em plena expanso no SAG do leite brasileiro, tendo crescido cerca de 7% nos ltimos 7 anos, fruto da combinao da elevada carga tributria e da inoperncia da estrutura oficial de fiscalizao.

206

Tabela 4. Exigncias Mnimas para Produo de Leite Pasteurizado


TIPO A Participao no mercado de leite fludo NA PROPRIEDADE RURAL Instalao e Equipamentos Resfriamento imediato Higiene na produo Sade do rebanho (1) Controle da produo Controle analtico (laboratorial) Projeto de construo Registro do estabelecimento Transporte at a indstria NA INDSTRIA Pasteurizado na fazenda Padro e anlises microbiolgicas Padro e anlises fsico-qumicas Padro e contagem clulas somticas Higienizao Existncia de termorregulador Existncia de termorregistrador Automao Registro prvio na inspeo Contagem global leite cru (mximo) Prova redutase leite cru Sim Sim Sim Sem definio Exigente Sim Sim Sim Sim 10.000/ml > 5 horas No Sim Sim Sem definio Exigente Sim Sim Sim Sim 500.000/ml > 3 horas 40.000/ml 2/ml No Sim Sim Sem definio Exigente Sim Sim Sim Sim Sem limites > 2,5 horas (**) 150.000/ml 10/ml Exigente Exigente Exigente Exigente Exigente Exigente Sim Sim No Exigente Pouco exigente Exigente Exigente Exigente Exigente Sim Sim Resfriado Sem exigncia Sem exigncia Sem exigncia Sem exigncia Sem exigncia Sem exigncia No No Temperatura ambiente 0,8% TIPO B 7,3% TIPO C (*) 91,9%

Contagem global leite pasteurizado (mximo) 500/ml Coliformes totais 0/ml

(1) - Desconsiderando a exigncia de contagem mxima de clulas somticas, que no existe atualmente no Brasil (*) As normas de leite tipo C na propriedade rural tambm valem para a produo de todos os tipos de leite industrial (longa vida, queijos, etc) (**) Na prtica, sem exigncias Nota: Segundo a Lei n 1.283, de 18/12/1950 e Decreto n 30.691, de 29/03/1952 e alteraes, padres do Ministrio da Agricultura (RIISPOA), vlidos em todo territrio nacional.

207

Na realidade o mercado brasileiro de leite e derivados marcado pela convivncia branca de empresas e empresrios extremamente diferentes do ponto de vista tecnolgico e gerencial, freqentemente com interesses frontalmente opostos. Assim, pecuaristas que produzem leite refrigerado a partir de gado europeu puro convivem no mercado com extratores de leite de baixssima qualidade. Multinacionais exigentes em qualidade e padronizao de seus derivados lcteos convivem com pequenas queijarias que sobrevivem das lacunas na fiscalizao e legislao tributria.

O resultado disso so os ndices medocres de produtividade, rentabilidade e qualidade do leite na mdia das propriedades rurais (Tabela 5), a elevada sazonalidade da oferta ao longo do ano e a predominncia de relaes instveis e conflituosas entre laticnios e produtores. Da mesma forma, apesar de no haverem ndices mdios nacionais para o processamento de leite, a enorme variabilidade de preos e nveis de qualidade dos produtos finais indica uma forte heterogeneidade administrativa, comercial e tecnolgica tambm no meio laticinista.

Tabela 5. Comparao da Pecuria Leiteira em Pases Selecionados


Brasil EUA Argentina Uruguai Unio Austrlia Nova Europia Zelndia 11.000 3.300 3.333 15 2.078 0,16 10.115

Produo de Leite 19.020 70.300 8.760 1.300 120.500 9.400 (milhes de litros/ano) Nmero de vacas leiteiras 20.000 9.300 2.400 401 21.600 1.900 (mil animais) Produtividade do rebanho 950 7.559 3.650 2.879 5.579 4.947 (l por lactao) Nmero de produtores 1.182 105 22 4,6 825 14 (mil) Produo mdia 47 1.834 1.091 774 400 1.814 (l/prod/dia) Preo do leite ao produtor 0,22 0,30 0,21 0,18 0,39 0,20 (US$/litro) Faturamento mensal por produtor 315 16.738 6.968 4.179 4.747 11.033 (US$/ms) Fonte: Australian Dairy Corporation, New Zealand Dairy Board, USDA, FAO, SAGyP, Leite Brasil.

208

Este estudo parte do princpio de que a coordenao de uma sistema produtivo ser tanto melhor quanto melhor flurem as informaes do mercado para os seus segmentos constituintes, e mais rpido se resolverem os problemas distributivos tpicos das relaes econmicas." (Farina e Zylbersztajn, 1997). Sob este ponto de vista, o SAG do leite ainda apresenta inmeras falhas de coordenao entre os seus agentes, residindo a, no nosso entender, o principal fator que impede ganhos de produtividade e competitividade no setor.

Apesar destes indicadores que denotam um baixo nvel de competitividade internacional, importante destacar que o sistema agroindustrial do leite no Brasil est passando por mudanas bastante drsticas ao longo desta dcada, que se refletiram em alteraes na produo, no perfil de consumo e nas relaes estabelecidas entre os seus agentes.

209

4. ANLISE DO AMBIENTE

Desde o incio dos anos noventa, o SAG do leite no Brasil vem passando por mudanas estruturais de grande magnitude. A seguir so apresentadas, de forma sinttica e direta, as principais mudanas ocorridas nos ambientes institucional, organizacional e tecnolgico do SAG do leite.

4.1. Ambiente Institucional

4.1.1. Desregulamentao do mercado


Ocorrido no incio do Governo Collor, o fim do controle estatal sobre preos acirrou a concorrncia entre as empresas em todos os elos do sistema leite.

Na aquisio de matria-prima, as empresas passaram a disputar produtores visando melhorar o seu mix de custos e qualidade do produto. Acertos informais quanto a reas de ao das empresas, preos fixados com base em planilhas oficiais de custos e contratos semelhantes para produtos e produtores diferentes so prticas que tendem a se reduzir drasticamente no mapa brasileiro da compra de leite.

Na venda de produtos finais, a tnica do processo foi o forte incremento na segmentao do mercado consumidor, percebido em qualquer prateleira de supermercado: novas linhas de produtos, explorao de novos segmentos de consumidores e diferenciao das empresas e marcas por meio de vultosas campanhas promocionais, hoje de abrangncia nacional. O exemplo mais

210

marcante o do leite esterilizado, cujas vendas cresceram 670% entre os trinios 1990/92 e 1995/97 (ver Grfico 1 e Tabela 3). Mais do que apenas agregar praticidade ao consumidor, que agora pode armazenar o seu leite fora da geladeira, o Longa Vida representa o fortalecimento do poder dos super e hipermercados na distribuio dos produtos lcteos, em detrimento das padarias e do pequeno comrcio. Ora, supermercados normalmente operam com margens reduzidas de comercializao e altssimo giro de vendas. Ao aproximar produtores distantes de grandes varejistas, o leite esterilizado acabou quebrando o equilbrio das bacias leiteiras tradicionais que abasteciam mercados locais pulverizados em milhares de pontos de venda. A conseqncia no podia ser outra: uma guerra de preos sem precedentes (Grfico 4), principalmente no grande varejo, que transformou o longa vida no produto regulador do mercado de leite, substituindo o papel que era antes desempenhado pelo leite em p reidratado na entressafra.

Grfico 4. Evoluo dos Preos Reais do Leite Fluido na Cidade de So Paulo


1 0 ,9 0 ,8 Reais/litro 0 ,7 0 ,6 0 ,5 0 ,4
4 ov /9 Ja 4 n/ 95 M ar /9 M 5 ai /9 5 Ju l/9 S 5 et /9 5 N ov /9 Ja 5 n/ 96 M ar /9 M 6 ai /9 6 Ju l/9 S 6 et /9 6 N ov /9 Ja 6 n/ 97 M ar /9 M 7 ai /9 7 Ju l/9 S 7 et /9 7 N
M e se s

4 l/9 Ju S et

/9

L e ite C (litro)

L e ite B (litro)

Longa Vida (litro)

Fonte: FIPE

211

A guerra de preos do longa vida nas gndolas dos supermercados continua, sendo que a expectativa geral de que as economias de escala e o poder dos investimentos em promoo das grandes empresas determinem o desaparecimento de paraquedistas e indstrias menos eficientes que embarcaram nesta onda.

4.1.2. Abertura Comercial e Consolidao do Mercosul

Historicamente, as importaes de produtos lcteos cumpriam o papel de regular o abastecimento domstico na entressafra. Eternamente preocupado em controlar a inflao corrente na cesta bsica, toda vez que se previa falta de leite na entressafra o governo zerava alquotas e promovia importaes de leite em p e outros produtos, subsidiados ou no, para abastecer o mercado. A regulao tradicional era feita pelo leite barato do safrista, pela reidratao deste leite na entressafra e, se necessrio, pela importao de p monopolizada pelo governo.

Esta realidade mudou na atual dcada. Hoje, as importaes so realizadas pelo setor privado, tanto pelas empresas que possuem fbricas no Pas e que adquirem produtos para complementar o seu mix de vendas, como tambm, e de forma crescente, por empresrios que apenas jogam com os diferenciais de preos, fracionamento de produtos, taxas de juros, taxas de cmbio e prazos de pagamento, os chamados "sem-fbrica". Trata-se, na verdade, de agentes capitalistas naturais e sempre presentes numa economia aberta, que se aproveitam das assimetrias nas taxas de juros e cmbio e das distores geradas pela poltica pblica. A Tabela 6 mostra o perfil dos agentes importadores de produtos lcteos no Brasil no ano de 1997 (perodo de janeiro a novembro).

212

Tabela 6. Importaes de Derivados Lcteos por Tipo de Agente (jan/nov 1997) US$ 1.000 FOB % Fracionadores sem fbrica Indstrias lcteas brasileiras Atacadistas e Tradings Indstrias alimentcias Indstrias lcteas argentinas Supermercados e correlatos Outros Total 128.063 108.965 75.938 52.084 44.808 14.550 11.508 435.917 29% 25% 17% 12% 10% 3% 3% 100%

Fonte: DECEX (extrado do Banco de Dados Terra Viva)

Para muitos empresrios tradicionais do setor - produtores e industriais - estes oportunistas seriam danosos "estabilidade" da economia leiteira, na medida em que provocam sobreofertas de produtos importados com prazos dilatados de pagamento (superiores a um ano) e taxas internacionais de juros muito abaixo daquelas praticadas no mercado interno (Nogueira e Bernardes, 1997). A Tabela 3 mostra que as importaes representam globalmente cerca de 15% do mercado formal de leite e derivados no Brasil, podendo chegar faixa de 25 a 40% no caso do leite em p. Segundo diversos tcnicos entrevistados, mais do que um efeito em termos de volume, as importaes favoreceriam a fixao de tetos de preos no mercado, o que sem dvida acaba afetando a oferta domstica.

Na verdade, a concorrncia por vezes predatria dos lcteos importados uma realidade que deriva de problemas na definio e aplicao de regras de poltica pblica. Entende-se por regras de poltica pblica, em primeiro lugar, a adequao e equiparao das polticas macroeconmicas - monetria, fiscal e cambial s condies que so praticadas no mercado internacional. Em segundo lugar, a aplicao efetiva e permanente de uma poltica eficaz de defesa comercial, envolvendo a adequada fixao das tarifas alfandegrias (poltica tarifria), a aplicao da

213

legislao anti-dumping e anti-subsdios (direitos compensatrios), a existncia de salvaguardas comerciais contra surtos de importao e regras de origem no Mercosul (e outras zonas de livre de comrcio e unies aduaneiras que venham a ser negociadas) e o policiamento de desvios de conduta (tipo subfaturamentos, fraudes e triangulaes via Mercosul).

No ltimo ano, a mdia tem relatado a existncia de casos de triangulao de produtos oriundos de terceiros mercados, principalmente da Unio Europia, importados via Mercosul, e de venda de leite daquela regio a preos que caracterizariam a prtica de dumping. De fato, alguns tcnicos estimam que uma parte do produto oficialmente importado da Argentina seja, na realidade, proveniente de outros pases, notadamente da Unio Europia. O produto estaria entrando naquele Pas graas alquota mais baixa da TEC, sendo posteriormente repassado ao mercado brasileiro, onde os lcteos figuram na lista de excees TEC. De acordo com Nogueira e Bernardes (1997), estas importaes, constitudas basicamente pelo leite em p trazido pelos sem fbrica, seriam responsveis pela forte depresso dos preos ao produtor ocorrida em 1997/98. O principal alvo deste leite (90% do seu destino) seriam os mercados institucionais constitudos por Prefeituras, Foras Armadas e outras instituies que possuem programas de distribuio de leite. Segundo as associaes de produtores, no ano passado este leite respondeu por 20% do mercado domstico e 70% das compras governamentais no segmento do leite em p. No nosso entender, estas so aes oportunistas provocadas por falhas na poltica pblica da regio, j que os lcteos fazem parte da lista de excees do Brasil Tarifa Externa Comum do Mercosul.

No caso especfico do Mercosul, importante salientar que as assimetrias nos custos primrios de produo, mais elevados no Brasil, favoreceram um incremento da produo e das importaes oriundas da Argentina e do Uruguai, dentro das regras do novo bloco (Grfico 3). Com a alquota intra-bloco zerada, os fluxos de comrcio de leite em p, queijos, e mesmo leite esterilizado aumentaram sensivelmente.

Em suma, a concorrncia no mercado brasileiro de produtos lcteos est hoje globalizada nas estratgias de agentes que se aproveitam das assimetrias e distores nas polticas pblicas.

214

4.1.3. Efeitos da Estabilizao da Economia

O Plano Real trouxe uma menor disperso dos preos reais, fruto da estabilizao da moeda. As empresas do setor podem hoje estabelecer horizontes de planejamento nos seus investimentos de mdio e longo prazo. At o incio da dcada de noventa, os preos eram basicamente formados a partir de planilhas de custos acrescidas de um mark-up proporcional ao poder de negociao de cada agente do sistema. Estes preos dependiam basicamente da eficincia em convencer o ator principal, que era o governo, de que eles eram "justos" naquele contexto especfico do mercado, sendo que os interesses do consumidor eram freqentemente relegados a segundo plano. Hoje, o sistema ajusta-se a partir de uma concorrncia globalizada em cada ponto de venda, que fora os agentes econmicos a se ajustarem s foras nem sempre equilibradas do mercado, em cada cadeia produtiva.

Graas elevada elasticidade-renda dos derivados lcteos (queijos, iogurtes, petit-suisse, bebidas lcteas e outros), o primeiro efeito da estabilizao econmica foi o forte aumento do consumo represado nas classes de menor aquisitivo. Isso gerou um movimento de estmulo ao produtor, no s nas bacias leiteiras tradicionais, mas tambm (e de forma crescente) nas novas regies que passaram a se aventurar nesta atividade, como a rea de cerrados de Minas Gerais e de alguns estados da regio Centro-Oeste.

Os Grficos 5 e 6 mostram, respectivamente, a evoluo dos ndices de preos reais do leite e seus principais derivados ao produtor e ao consumidor. Por terem variado menos do que a inflao do perodo, estes preos mostram, na sua quase totalidade, um comportamento de queda em termos reais, porm h diferenas significativas nos preos relativos das diferentes regies produtoras (Grfico 5 ) e dos diversos derivados lcteos (Grfico 6).

215

Grfico 5. Evoluo do ndice de Preos ao Produtor (base julho de 1994 deflacionado pelo IPPFGV)
120 110 100 90 ndice 80 70 60 50 40
jan/95 jan/96 jan/97 out/94 out/95 out/96 abr/95 abr/96 Meses abr/97 out/97 jan/98 jul/94 jul/95 jul/96 jul/97

Gois

Sul de Minas

So Paulo (Rio Preto)

Rio Grande do Sul

Fonte: CEPEA

Grfico 6. Evoluo do ndice de Preos de alguns Derivados Lcteos ao Consumidor (base julho de 1994, deflacionado pelo IPC FIPE)
130 120 110 100 ndice 90 80 70 60 50
Ju l/9 4 Se t/9 4 N ov /9 4 Ja n/ 95 M ar /9 5 M ai /9 5 Ju l/9 5 Se t/9 5 N ov /9 5 Ja n/ 96 M ar /9 6 M ai /9 6 Ju l/9 6 Se t/9 6 N ov /9 6 Ja n/ 97 M ar /9 7 M ai /9 7 Ju l/9 7 Se t/9 7 N ov /9 7 Ja n/ 98 M ar /9 8

Meses

Leite C Queijo Prato

Leite B Iogurte

Longa Vida

Fonte: FIPE

216

O primeiro "brao-de-ferro" entre os agentes do sistema agroindustrial do leite aps a estabilizao da economia comea ser disputado neste momento, em que as tendncias de oferta, demanda e sazonalidade de mercado parecem mais claras. Aparentemente, o consumo total per capita estacionou na casa dos 140 l/hab/ano (Tabela 2), sendo que novos incrementos dependem essencialmente de ganhos de renda do consumidor.

Um ponto extremamente importante o crescimento expressivo da oferta de leite no perodo da entressafra, o que configura uma tendncia de grande relevncia para o SAG do leite (Grfico 7), que merece ser melhor avaliada em futuras pesquisas de campo.

Grfico 7. Sazonalidade da Oferta de Leite no Brasil: Variao Safra/Entressafra (%)


35% 30% Safra/Entressafra (%) 25% 20% 15% 10% 5% 0% 90/91 91/92 92/93 93/94 Anos 94/95 95/96 96/97

Nota: Safra = meses de dezembro, janeiro, fevereiro e maro Entressafra = meses de junho, julho, agosto e setembro Fonte: Pesquisa Mensal do Leite IBGE

217

Numa anlise preliminar, trs fatores podem explicar o fenmeno da formao recente de excedentes de leite no Pas: o crescimento horizontal da produo em algumas regies, a crescente especializao de uma parte dos produtores - que comeam a vencer os problemas de sazonalidade da oferta (vale lembrar que este mesmo fenmeno ocorre hoje em outros produtos, como boi e milho) - e a j comentada concorrncia acirrada dos importados lcteos. A conseqncia deste fenmeno so as quedas generalizadas nos preos ao produtor e at quebras contratuais.

A formao de excedentes tem levado a projees, por parte de alguns especialistas, de que o Pas poder se tornar um exportador de leite na prxima dcada. No entanto, mesmo que isso ocorra, preciso ter em mente quatro pontos. Primeiro, conseguir exportar no quer dizer que o Pas deixar de importar, pois a economia encontra-se aberta ao exterior e integrada no Mercosul, e tudo depende dos preos internalizados de cada produto. Segundo, para exportar preciso ser competitivo nos mercados de destino, o que envolve assimilar custos adicionais de fretes, organizar adequadamente a cadeia produtiva para exportar e ter eficincia para competir l fora, num mercado ainda caracterizado por toda sorte de subsdios e protecionismos tarifrios e no-tarifrios. Terceiro, para exportar preciso seguir certos padres internacionais de qualidade e cumprir exigncias sanitrias dos pases compradores que o Brasil ainda est longe de atender. Quarto, o atual excedente de oferta foi produzido num cenrio de preos ao produtor certamente mais altos do que os que existiro num contexto de manuteno dos excedentes.

Excedentes, guerra de preos, concorrncia dos importados, efeito-Mercosul, possibilidades de exportao, so parte das cartas do jogo no conturbado ambiente institucional do SAG do leite, que fazem com que este seja um momento particularmente oportuno para uma reflexo sobre o ponto em que estamos e aonde queremos chegar.

218

4.2. Ambiente Organizacional

O agribusiness brasileiro caracterizado pela presena de uma enorme quantidade de associaes com os mais diferentes matizes e propsitos, no s no nvel nacional, mas tambm nas esferas regional, estadual e municipal. No faltam no pas entidades que se prope a representar os mais diferentes elos dos sistemas agroindustriais. A grande questo saber qual a sua real e legtima representatividade e funo. Algumas caractersticas freqentemente encontradas so a falta de objetivos claros e transparentes, o conflito entre propsitos e aes, a baixa capacidade de articulao organizacional e institucional, a luta pela manuteno de idias superadas e determinadas regalias, o baixo nvel de profissionalizao do quadro tcnico e a incapacidade de dilogo fora do sistema agroindustrial. Alm disso, no raro entidades supostamente distintas acabam por operar no mesmo segmento, com propostas de ao muito similares, o que produz uma freqente duplicidade de funes, alm de grande imbricao nas suas gestes poltico-institucionais.3 Tal realidade traz, para os rgos de governo e a sociedade em geral, a idia de um setor muito mal articulado e representado.

No SAG do leite no diferente. Atualmente, vrias associaes se colocam como representantes legtimas dos diferentes segmentos produtivos: associaes de produtores de leite (Comisso de Leite da CNA, Leite Brasil), associaes variadas de quase todos os derivados lcteos (queijos, leite desidratado, iogurtes, longa vida, pasteurizado, etc.), associaes de cooperativas (Confederao Nacional das Cooperativas de Laticnios, organizaes estaduais, etc.), associaes de fornecedores de insumos, equipamentos e gentica leiteira (inseminao artificial, raes, etc.), entre outras. O que mais assusta no que se refere capacidade de representatividade e coordenao a situao da indstria de laticnios, que conta com nada menos que 8 entidades nacionais atuando no presente momento! Isto porque muitas empresas acabam participando simultane-

. O fato de existirem associaes agindo dentro do mesmo mbito refora a necessidade de uma viso do associado como cliente. Caso outras associaes atuem mais eficientemente no cumprimento da misso definida pelos associados, sempre h a possibilidade de perda de clientes.

219

amente de vrias entidades, o que certamente acaba por provocar uma forte disperso de recursos financeiros e humanos.

Na Figura 2 apresentado o fluxograma com as organizaes que atuam nos vrios segmentos do sistema leite no Brasil. De forma geral, a atuao destes rgos de representao tem se caracterizado pela defesa de interesses conjunturais de seus associados, particularmente no que se refere a gestes polticas junto s cmaras setoriais e aos governos estadual e Federal. No raro, surgem conflitos entre os interesses de uns e outros, como no caso dos agentes ligados aos leites pasteurizado e esterilizado.

220

Figura 2. Organizaes de Interesse Privado Atuantes no SAG do Leite do Brasil


Equipamentos, Insumos e Gentica para a Produo de Leite EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria ANFAR - Associao Nacional dos Fabricantes de Raes SINDIRAES - Sindicato Nacional da Indstria de Alimentao Animal ASBIA - Associao Brasileira de Inseminao Artificial SBTE Sociedade Brasileira de Transferncia de Embries SINDAN - Sindicato Nacional da Indstria de Produtos para Sade Animal ASSOCIAES DE CRIADORES ABCBRH - Associao Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raa Holandesa ACGJB - Associao de Criadores de Gado Jersey do Brasil ABCGPS - Associao Brasileira dos Criadores de Gado Pardo Suo ABCGIL - Associao Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro ASSOLEITE - Associao Brasileira dos Criadores de Gado Girolando

Pecuria Leiteira CNA/CNL - Comisso Nacional do Leite da Confederao Nacional da Agricultura FE/CEL - Comisses Estaduais do Leite nas Federaes Estaduais da Agricultura LEITE BRASIL - Associao Brasileira de Produtores de Leite

INDSTRIA PROCESSADORA ABIA Associao Brasileira da Indstria da Alimentao CONIL - Conselho Nacional das Indstrias de Laticnios ABIQ Associao Brasileira da Indstria do Queijo ABLV Associao Brasileira de Leite Longa Vida ABRINI Associao Brasileira da Indstria de Iogurte ABPLA Associao Brasileira dos Produtores de Leite A ABILD Associao Brasileira da Indstria do Leite Desidratado ABILP Associao Brasileira das Indstrias de Leite Pasteurizado COOPERATIVAS CBCL - Confederao Nacional das Cooperativas de Laticnios OCB - Organizao das Cooperativas Brasileiras OCEs Organizaes Estaduais de Cooperativas

DISTRIBUIO ADLSP Associao dos Distribuidores de Leite do Estados de So Paulo AIPCSP Associao da Indstria de Panificao e Confeitaria do Estado de So Paulo ABRAS Associao Brasileira dos Supermercados

221

No entanto, de um ano para c, o grau de coordenao entre estas associaes melhorou sensivelmente, com a identificao de determinados interesses e inimigos comuns. Um destes inimigos comuns, segundo declarao pblica de vrias entidades, so os produtos lcteos importados pelos negociantes sem-fbrica, que aparentemente desorganizaram o mercado na ltima entressafra. Foram produzidos vrios documentos com sugestes e propostas de poltica pblica para reduzir o nvel destas importaes, com a chancela das mais diferentes organizaes de interesse privado, sendo o principal deles aquele assinado por sete das principais associaes do SAG do leite em 27/08/19974, sugerindo um amplo conjunto de medidas de poltica comercial com o intuito de desestimular as importaes. O resultado desta ao conjunta fica que algumas propostas apresentadas tm sido, de fato, implementadas, tais como:

Elevao de 3 pontos percentuais na Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, que passou de 14 a 16% para 17 a 19% (dependendo do produto) em dezembro de 1997, com o objetivo de desestimular a triangulao do produto via Mercosul.

Elevao da tarifa aduaneira brasileira dos produtos lcteos que compem a lista de excees TEC (basicamente leite em p e queijos) de 27% para 33%. Suspenso do crdito fiscal do ICMS nas importaes do Rio Grande do Sul, Paran e Minas Gerais, mantendo a taxao do imposto somente no caso do produto importado (no nacional, o imposto diferido).

Necessidade de anuncia prvia para a importao (trata-se de uma srie de exigncias previamente estabelecidas sobre a origem e as especificaes do produto a ser importado). Aplicao do sistema de valorao aduaneira (baseado em preos de pauta do produto) Reduo do prazo mximo de financiamento das importaes de produtos lcteos para 30 dias (antes este prazo era superior a 365 dias). Criao de linhas de crdito para a estocagem de produtos lcteos, visando enxugar o excedente de leite no perodo de safra.

. Assinam o documento os presidentes da CNA, CONIL, ABILD, CBCL, ABLV, LEITE BRASIL e ABIQ (a Figura 2 mostra a distribuio das entidades no SAG do leite).

222

Alm disso, a prpria Cmara dos Deputados, em Braslia, por meio da sua Comisso de Agricultura e Poltica Rural, instaurou este ano um processo para a investigao e o controle das importaes de produtos lcteos. Este processo foi composto de seis audincia pblicas dos deputados envolvidos com os representantes do SAG do leite em cada regio do Pas, nas cidades de Goinia, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Fortaleza. O resultado destas audincias e das demais investigaes e levantamentos de dados foi agrupado no Relatrio intitulado Um Projeto para o Leite - Proposta de Fiscalizao e Controle No 84/97, da Comisso de Agricultura e Poltica Rural da Cmara dos Deputados que acabou sendo aprovado por unanimidade em 20/05/19985.

Outro inimigo comum das empresas organizadas do sistema o leite informal, cujo combate comea a ser amplamente apregoado, numa convergncia de interesses que agrega vrias entidades. Para combater este produto necessrio, antes de mais nada, iniciar uma profunda reformulao das normas de produo e, principalmente, do aparato oficial de fiscalizao, assuntos que sero abordados mais a frente.

O ponto mais importante de todo este processo a crescente identificao de determinadas demandas e questes que exigem um elevado grau de cooperao e coordenao sistmica do
5

. Em resumo, foram as seguintes as principais denncias colhidas por ocasio das Reunies de Audincia Pblica promovidas pela Relatoria da Proposta de Fiscalizao e Controle No 84/97 da Cmara dos Deputados (p. 47): abertura no planejada do mercado e concorrncia desleal praticada contra o Brasil pelos pases parceiros do Mercosul; prtica de dumping por parte de Austrlia, Nova Zelndia, Argentina e Uruguai; circulao de leite em p importado acompanhado de guias de importao fraudadas; ausncia de reciprocidade, em relao ao Brasil no comrcio entre os pases membros do Mercosul; importao de capital de giro (prazos excessivos no financiamento das importaes de leite, a juros internacionais); desaparelhamento do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento para o pleno exerccio das atividades de fiscalizao e inspeo sanitria do leite importado; tratamento discriminatrio do MA, principalemente pelos Ministrios da rea econmica, no contexto da inspeo e fiscalizao sanitria do leite em p importado; desrespeito legislao sanitria brasileira por importadores de leite em p; utilizao de registros falsos do Servio de Inspeo Federal (SIF); descumprimento sistemtico da legislao que probe a reidratao do leite em p para a fabricao do leite longa vida e outros tipos; descumprimento da legislao que exige o mximo de 3% de umidade no leite em p importado; indefinio quanto s normas de qualidade para a produo de leite no pas, em funo do corporativismo reinante nas entidades pblicas; custos excessivos e total inadequao das linhas de crdito rural, em particular dos Fundos Constitucionais de Financiamento (FCO, FNO, FNE), inexistncia de linhas de crdito para investimentos; desvio de recursos oriundos do Governo Federal e destinados compra do leite para programas sociais Programa Leite Sade, instituio do leite papel, com apoio de fornecedores e grficas especializadas na confeco de talonrios falsos de notas fiscais; aquisio e distribuio de leite em p adulterado (soro adicionado ao leite), imprprio para o consumo humano; manipulao, por Prefeitos Municipais, dos chamados Conselhos Municipais de Sade e de Eduo; falta de acompanhamento e

223

SAG do leite, particularmente num momento em que o Estado deixou de exercer boa parte do papel regulatrio. A proposta bsica dos agentes envolvidos deveria sempre ser a busca de ganhos de eficincia sistmica no longo prazo, procurando dirimir conflitos, aumentando o nvel de cooperao por meio de um trabalho permanente em fruns que reunam todos os segmentos produtivos.

4.3. Ambiente Tecnolgico

O ambiente tecnolgico no SAG brasileiro do leite mostra um elevado grau de maturidade em todos os segmentos do sistema. Inmeros pacotes de tecnologias modernas encontram-se hoje disponveis ao produtor de leite, indstria lctea e ao sistema de distribuio. Grande parte da melhor tecnologia mundial encontra-se acessvel no Pas. Porm, a permissividade de uma legislao caduca e o duplo interesse dos produtores (leite e corte) e das indstrias fazem com que sistemas extremamente heterogneos convivam com xito no mercado. Assim, pecuaristas que se utilizam das melhores tecnologias de produo baseadas em rebanhos especializados6 convivem e dividem o mercado com extratores de leite de baixssima qualidade e alta sazonalidade, produzido a partir de vacas no-especializadas (gado azebuado). Multinacionais que utilizam sistemas industriais modernssimos de certificao on-line de produto (inclusive atendendo s exigncias da srie ISO) convivem diariamente com pequenas queijarias artesanais que operam com matria-prima e produto no inspecionado.

O SAG marcado pela disponibilidade de tecnologias maduras e em elevado processo de aprimoramento no sentido de permitir ganhos globais de escala e reduo de custos. Neste sentifiscalizao de convnios e programas, por parte dos governos federal e estaduais, por falta de condies operacionais. 6 . No caso dos produtores especializados, encontram-se modelos de produo que vo desde o sistema de pastejo rotacionado (explorao intensiva de pastagens de alta produo e suplementao na poca da seca) at o sistema de confinamento de animais (fornecimento de forragens e suplementao concentrada durante todo o ano). Saliente-se que h uma grande controvrsia em relao ao melhor sistema de produo intensiva que deve ser utilizado em condies tropicais, principalmente no que se refere sua eficincia econmica (retorno x risco).

224

do, a mudana tecnolgica mais importante que est em andamento a rpida ampliao do processo de coleta a granel de leite refrigerado, questo que ser aprofundada no item seguinte.

4.3.1. Coleta a granel de leite refrigerado

A coleta e transporte de leite refrigerado a granel nas propriedades rurais um processo que vem sendo implantado por todos os grandes laticnios e que dever redundar em profundas mudanas nas relaes entre produtores e indstrias. Trata-se de uma medida que, ao mesmo tempo, reduz os custos de captao do primeiro percurso, possibilita a eliminao de postos de resfriamento, aumenta a produtividade na fazenda (pela viabilizao da segunda ordenha diria) e melhora sensivelmente a qualidade do produto que chega plataforma.

Na verdade, ela representa um upgrade extremamente importante do SAG do leite no Brasil, uma vez que at agora a modernizao ocorrida da indstria para a frente - representada no vasto leque de novos produtos, marcas e estratgias de comercializao - ainda no havia encontrado correspondncia em termos de melhoria da matria-prima recebida nas plataformas dos laticnios.

No entanto, a face mais dura da granelizao a inevitvel seleo de produtores implcita no processo. Refrigerao e granel representam, a mdio prazo, um forte impacto sobre o produtor no especializado de leite. Isto porque a granelizao fora a homogeneizao do leite na linha de coleta, sendo que os produtores que no se adaptarem nova regra devero obrigatoriamente deixar de entregar o produto, sob pena de prejudicar os demais. Indivduos que produzem menos de 50 l/dia no conseguem sequer adquirir o menor tanque de expanso disponvel no mercado (200 l), sem contar as inevitveis redues do custo por litro de leite que podem ser obtidas na aquisio de tanques maiores (Tabela 7). A indstria j comea a forar uma seleo nestes nveis de produo, financiando a aquisio do tanque em at 60 meses.

225

Entrevistas realizadas mostram que a generalizao da coleta a granel de leite refrigerado poder, a mdio prazo, provocar o desaparecimento de pelo menos um tero dos produtores brasileiros, ou seja, aproximadamente 400 mil pecuaristas. Alguns especialistas chegam a afirmar que a granelizao da coleta ter um impacto no SAG do leite brasileiro de magnitude semelhante da desregulamentao do mercado no incio desta dcada. Para ilustrar estes impactos, a Tabela 8 mostra os principais resultados do processo de granelizao na cooperativa SUDCOOP, que atua no oeste do estado do Paran.

Tabela 7. Preos de Tanques Resfriadores ao Produtor


Capacidade (litros) Preo Unitrio (R$) 220 520 1550 2050 Fonte: Consulta s empresas 2.950 3.847 7.341 8.500 Preo por litro (R$ /l) 13,41 7,40 4,74 4,15

Tabela 8. Impacto da Coleta a Granel de Leite Refrigerado na SUDCOOP


Antes (dez/92) Recepo Mensal de Leite (1.000 l) Nmero de Produtores Produo Mdia (l/dia) Linhas de Leite Postos de Resfriamento Caminhes Pessoas no Transporte Volume por Caminho (l) Gastos Anuais com Fretes (R$ Mil) 8.691 7.396 38 135 9 142 203 1.974 1.645 Depois (jun/97) 9.362 3.941 79 71 5 50 78 6.241 910 Diferena 8% -47% 109% -47% -44% -65% -62% 216% -45%

Notas: Economia Global nos Fretes: R$ 735 mil SUDCOOP: Cooperativa Central Agropecuria do Sudoeste Ltda. Fonte: Maurcio Botelho, 35 Semana do Laticinista, jun/97

Um ponto interessante da coleta a granel o fato dela estimular, pelo menos durante algum tempo, o aumento do grau de dependncia e fidelidade do produtor em relao indstria,

226

pois a grande maioria deles depende de um financiamento de mdio prazo para adquirir o equipamento de refrigerao. Nestl, Parmalat, Eleg, Fleishmann & Royal e Itamb so exemplos de empresas de grande porte que esto hoje investindo pesadamente no resfriamento e granelizao da coleta. Estima-se que at 2.005 o mercado brasileiro de tanques de expanso deve movimentar cerca de US$ 800 milhes com a venda de 55 mil unidades. Ademais, algumas empresas tm financiado outros itens de produo como ordenhadeiras mecnicas, mquinas agrcolas, implementos, matrizes, etc. Alm disso, comenta-se que o prprio Ministrio da Agricultura dever disponibilizar uma linha especial de crdito de cerca de R$ 200 milhes, exclusivamente para o financiamento da compra de equipamentos relacionados implantao da coleta a granel nas propriedades leiteiras.

227

5. ANLISE DO AMBIENTE COMPETITIVO E ESTRATGIAS

5.1. Consumo e Distribuio

A principal caracterstica que marca o consumo brasileiro de leite a baixa exigncia em relao a qualidade (Filippsen e Pellini, 1997) e a importncia do fator preo. Este o principal motivo que explica o crescimento de 613% do mercado de longa vida ao longo da atual dcada. Alm do fator preo, outras tendncias do consumo final so a hiper-segmentao do mercado, a busca pela diferenciao por meio de pesados investimentos em marcas e novos produtos e a explorao de sinergias com outros produtos aproveitando, por exemplo, a capacidade industrial instalada e os mesmos canais de distribuio (exemplo dos sucos pasteurizados, isotnicos e outros).

Na verdade, o perfil de concorrncia do mercado final de lcteos est passando por profundas alteraes em decorrncia do crescimento do poder de fogo dos hiper e supermercados na distribuio de lcteos. Competio acirrada, guerra por espao nas gndolas e tendncia de introduo de marcas prprias dos varejistas so caractersticas que levam a uma inevitvel presso sobre as margens da indstria de laticnios. Tradicionalmente a negociao com os supermercados se faz com base em altos volumes de venda e reduzidas margens de comercializao. O segmento mais afetado por esta mudana na distribuio foi o do leite fluido, com a crescente substituio do produto pasteurizado pelo esterilizado, principalmente o leite tipo C, tradicionalmente vendido em sacos plsticos, cujo mercado decresceu 30% ao longo da presente dcada (Tabela 3). O mercado do leite tipo B permanece relativamente estacionrio, ao passo que o leite tipo A mostra, de um ano para c, uma pequena tendncia de crescimento, principalmente no segmento de consumidores mais ricos que estariam insatisfeitos com a qualidade mdia dos demais leites fluidos oferecidos no mercado. No entanto, este um segmento que depende cada vez mais da

228

inovao em embalagens, da colocao de geladeiras prprias nos ponto de venda, da distribuio direta ao consumidor e de maiores investimentos em marketing.

Apesar de estarem perdendo espao na distribuio global, as padarias e o pequeno varejo podem adotar uma estratgia de diversificao do leque de produtos ofertados e de melhoria da sua aptido e competncia em fornecer um atendimento diferenciado para a clientela local do bairro, ou seja, em transformar-se em um comrcio de elevada convenincia.

5.2. Indstria de Laticnios

Analisando a estrutura industrial e a diferenciao de mercados consumidores, De Negri (1997) prope uma classificao das indstrias de laticnios em trs grupos estratgicos (GE), de acordo com os mercados consumidores atingidos, sobre os quais acrescentamos as nossas observaes dentro da metodologia utilizada neste estudo: GE 1 - Firmas lderes que atuam em mercados protegidos por barreiras entrada. Neste grupo estratgico fundamental a diferenciao de produtos por meio da valorizao de marcas e investimentos em propaganda. Tratam-se produtos da linha fria de maior valor adicionado dirigidos ao segmento de consumidores de maior renda per capita, como os queijos de marca, os iogurtes, o petit-suisse e as sobremesas e bebidas lcteas. Um importante fator diferenciador neste segmento o domnio impecvel da cadeia do frio, no sentido de ofertar produtos de alta qualidade e elevado nvel de padronizao. GE 2 - Firmas que atuam em mercados competitivos, com pouca diferenciao de produto. Neste caso, o perfil deste segmento de mercado o do consumidor de renda mdia, que consome produtos com pouca ou nenhuma diferenciao. Neste caso, as principais variveis de concorrncia so o custo final do produto e a escala de produo, no sentido de ofertar elevados volumes a

229

preos reduzidos. Exemplos de produtos que competem neste segmento so a maior parte dos leites fluidos longa vida e tipos C e B, este ltimo comercializado basicamente no Estado de So Paulo, dirigido consumidores de renda mdia-alta - e os queijos sem marca - queijo minas frescal e os de tipo semi-duro (prato, mussarela, etc., com destaque para a crescente oferta do produto fatiado). GE 3 - Firmas pequenas que atuam em mercados locais, dentro de uma estratgia porteriana de focalizao em um segmento geogrfico. Normalmente estas empresas vendem produtos dirigidos a consumidores de renda baixa ou mdia nos mercados locais da sua regio de origem. Os principais produtos comercializados so os queijos de fabricao caseira e o leite cru, produzidos em geral sem inspeo sanitria.

intenso o processo de concentrao na indstria de laticnios, com algumas empresas ganhando destaque graas a uma estratgia agressiva de ao, tanto na compra de matria-prima como na disputa nos mercados finais. Este processo seria resultado de ganhos em economias de escala e escopo, da capacidade de investimento e capitalizao das empresas, das estratgias de diferenciao, diversificao e segmentao, entre outras. Na verdade, dependendo das condies de industrializao, distribuio e marketing, a mesma empresa pode eventualmente decidir atuar em diferentes grupos estratgicos, buscando por exemplo, escala e liderana em custos num produto comoditizado (a exemplo do Longa Vida) e diferenciao via estratgias de marca numa especialidade (lactobacilus vivos, por exemplo).

A ordem do dia no mundo dos laticnios so as aquisies e alianas estratgicas. A Tabela 9 mostra que mais da metade dos grandes laticnios atuantes em 1981 foi adquirida por outros grupos ou desenvolveu parcerias estratgicas desde ento. Na verdade, as grandes multinacionais do leite prosperaram no perodo, valendo-se basicamente de estratgias de crescimento por integrao horizontal, por meio da aquisio de empresas dentro de um escopo nacional de atuao. A Parmalat o maior exemplo, ao adquirir cerca de duas dezenas de empresas entre 1988 e 1997.

230

Tabela 9. Ranking das maiores empresas de laticnios do Brasil


Classificao 96 94 1 1 2 2 3 3 4 4 5 5 6 8 7 6 8 7 9 10 11 11 13 12 18 13 16 14 19 15 21 9 10 12 14 15 17 20 4 8 13 14 15 16 17 19 20 20 12 10 3 18 81 1 6 5 2 7 9 11 Grupo Empresarial Nestl Parmalat Fleischmann Royal Itamb (CCPR/MG) Leite Paulista (CCL-SP) BSN Gervais Danone Batavo (CCLP-PR) CCGL-RS/Avipal Grupo Mansur Yakult SUDCOOP Laticnios Mococa Nutril LeiteSol Barbosa e Marques Produtora de Alimentos Vigor CCPL-RJ Itasa Grupo Betnia CCCL-SC Avar SPAM Leco Lacesa Laticnios Unio Cacisa (Cia Alves Costa) Embar Alimba Cia Goinia Kamby Sede SP SP RJ MG SP SP PR RS SP SP PR SP MG SP MG BA SP RJ MG CE SC SP RJ SP RS SP MG RJ BA GO PR Faturamento (milhes de dlares) 1996 1994 3.300 2.200 1.148 700 550 470 419 389 360 337 262 158 147 72 60 33 706 654 441 412 257 319 317 164 100 61 79 53 38 226 167 134 91 80 68 43 144 78 40 40 37 33 26 24 23 Parmalat Nestl (fechada)

1981 804 136 140 191 112 70 62 25 51 65 184 -

Adquirido por

Parmalat Avipal

(fechada) Mastellone Hermanos

Parmalat Grupo Mansur (em dificuldades) Nestl Parmalat Parceria com a Batavia Fleischmann Royal Parmalat Grupo Mansur Parmalat (fechado) Arrendada pela Cemil

TOTAL 8.406 6.611 2.285 Fonte: Brainstock Consultoria Empresarial S/C Ltda., Revista Exame - Maiores e Melhores 1997, Gazeta Mercantil - Panorama Setorial da Indstria de Laticnios (janeiro 1997)

231

Empresas nacionais mdias - de carter familiar e atuao mais regional - foram os alvos preferidos no processo de aquisio. Na verdade, a desregulamentao do setor atingiu esta categoria de empresas, j que as grandes empresas (particularmente as multinacionais) cresceram bastante no perodo e as pequenas empresas continuam a operar sombra da legislao (nas reas tributria e sanitria), sobrevivendo das benesses do mercado informal, principalmente na rea dos queijos mais tradicionais sem marca e na distribuio de leite cru.

Nos prximos anos, a tendncia aponta para um acirramento ainda maior da concorrncia entre os laticnios, com aproveitamento de economias de escala e escopo, incorporao de novas tecnologias e ampliao do poder do marketing, em escala nacional. Estima-se que os grandes laticnios gastaram, apenas em 1994, US$ 250 milhes em investimentos, dirigidos principalmente para a ampliao de fbricas. As multinacionais lideraram este processo. Da mesma forma, estima-se que as despesas de marketing das duas empresas lderes superem hoje US$ 200 milhes por ano. Ou seja, ao que parece o processo de reestruturao e crescimento da indstria de laticnios continua a pleno vapor no Brasil, com novas aquisies em andamento, alianas estratgicas, perspectiva de entrada de novos grupos estrangeiros e concorrncia cada vez mais globalizada.

importante salientar que a desregulamentao do mercado lcteo atingiu em cheio as cooperativas leiteiras. Das nove grandes centrais cooperativas que existiam nos anos oitenta, restam hoje apenas a Paulista (SP) e a Itamb (MG). A central gacha foi vendida para a empresa Avipal. As centrais de Gois, Mato Grosso do Sul e Bahia fecharam. A outrora enorme Cooperativa Central do Rio de Janeiro (CCPL) encontra-se em situao muito difcil, assim como a maior parte das cooperativas da ex-Central Catarinense, a CCCL. As cooperativas do oeste catarinense formaram uma associao denominada Agromilk, que assinou um contrato de parceria com a Batavo. Esta, por sua vez, transferiu para a Parmalat o controle acionrio da sua Cooperativa Central, que agora se chama Batavia S/A. Este movimentos do uma boa idia da dimenso do problema de sobrevivncia das cooperativas.

Segundo diversos estudos, as cooperativas de laticnios esto enfrentando um momento crtico nos dias atuais. Em estudo sobre o sistema cooperativista mineiro e sua estrutura de orga-

232

nizao, o Sebrae-MG traa algumas concluses sobre problemas de organizao destas empresas no contexto do SAG do leite:

Seu quadro diretivo despreparado para as situaes de transio que se avizinham no setor industrial lcteo brasileiro; Muitos investimentos so realizados sem qualquer tipo de avaliao mercadolgica ou estudo de viabilidade; As linhas de coleta so, em sua maioria, deficitrias, graas ao predomnio de pequenos produtores. Predominam relaes bastante conflituosas entre singulares e centrais, o que freqentemente produz aes desconexas e uma competio predatria entre cooperativas.

Filippsen e Pellini (1997) argumentam que h uma grande sobreposio destas empresas, tanto na coleta de matria-prima como em consumidores finais locais e restritos. Por isso, a cada momento torna-se mais necessrio estudar formas de fundir cooperativas buscando ganhar economias de escala e escopo, com base em uma completa reformulao das relaes contratuais estabelecidas entre cooperados, singulares e centrais. Por sua maior proximidade e relao privilegiada com o produtor, uma alternativa a ser melhor estudada refere-se possibilidade das cooperativas focarem a sua ao basicamente nas atividades de captao de matria-prima (hoje denominadas de originao), desenvolvendo contratos de fornecimento de grandes quantidades de leite refrigerado e padronizado para os grandes laticnios privados. Estes, por sua vez, poderiam ento se especializar nas atividades de processamento e marketing, onde teriam maiores vantagens competitivas.

233

5.3. Produo Primria

Aps a desregulamentao do mercado, os dados mostram que a atual dcada est sendo marcada por um intenso processo de seleo e especializao da pecuria leiteira, principalmente em decorrncia da introduo de sistemas de pagamento diferenciado por volume individual de produo, qualidade da matria-prima e regularidade de entrega. No h melhor forma de especializar (leia-se profissionalizar) o produtor que o pagamento diferenciado. Ao incentivar estes itens, penalizando a falta deles, a indstria fora a melhoria dos ndices tcnicos de produo e o nvel de qualidade do produto.

Esta ao, traduzida nos termos dos contratos produtor-indstria, certamente tem sido muito mais relevante para a modernizao do SAG do leite do que programas de profissionalizao desatrelados do mercado, conduzidos por centros de pesquisa, Universidades e associaes de interesse privado.

Na verdade, se compararmos os dados da pecuria leiteira brasileira com os de outros pases onde esta atividade tambm importante, veremos que os ndices mdios de eficincia aqui obtidos ainda so absolutamente calamitosos (Tabela 5). No entanto, esta conta parte de estimativas precrias tanto no que se refere ao rebanho total de vacas em lactao como ao nmero global de produtores do Pas.

Ora, estimativas recentes da produtividade dos pecuaristas vinculados aos dez maiores laticnios do Mercosul e no Brasil (Tabelas 10 e 11, respectivamente) mostram uma realidade um pouco diferente daquela mdia nacional de 47 l/prod/dia. A maioria destes laticnios opera com produtores cuja produtividade atinge o dobro da mdia nacional, sendo que, no caso de um deles, o volume mdio de entrega seria cinco vezes maior.

234

Tabela 10. Mercado Lcteo no Mercosul - Maiores Empresas em 1996


Nmero de Empresa Pas Recepo diria (mil litros) SanCor Nestl Mastellone (La Serenssima) Parmalat Sistema Paulista Itamb Conaprole Avipal (CCGL) Nestl Milkaut Williner Grupo Mansur (Leco, Vigor) TOTAL sendo: BRA (6) ARG-URU (6) ARG BRA ARG BRA BRA BRA URU BRA ARG ARG ARG BRA 4.382 3.923 3.063 2.927 2.684 1.945 1.917 1.836 1.343 990 872 827 26.709 14.142 12.567 produtores (mil) 4,5 39,2 1,8 35,8 25,4 20,2 3,5 44,0 1,2 1,3 0,8 8,4 186 173 13 974 100 1.702 82 106 96 548 42 1.119 761 1.038 98 143 82 956 Litros/produtor/dia

Fonte: Infortambo, Leite Brasil e consulta s empresas

Da mesma forma, ao observarmos a estratificao da entrega de leite em uma grande central cooperativa (Tabela 12), vemos que, em pleno 1997, mais da metade dos fornecedores de leite da empresa ainda entregavam menos do que 50 l/dia, representando, porm, apenas 11,6% do volume de leite recebido pela empresa. Ou seja, se esta cooperativa perder a metade dos seus menores produtores, o impacto no volume total de leite captado ser muito pequeno, podendo ser recuperado em dois anos pelo restante dos produtores.

235

Tabela 11. Mercado Lcteo Brasileiro - Maiores Empresas em 1994 e 1996


1994 Recepo Nmero de 1996 Recepo diria de leite Nmero de Litros/ Produtor/dia 100 82 106 97 42 99 81 236 38 42 79 63 70 32 47

diria de leite produtores Litros/ (mil l) Nestl Parmalat Sistema Paulista Sistema Itamb CCGL/Avipal Grupo Mansur 3.205 2.219 2.726 1.548 1.364 1.123 (mil) 41,5 43,1 25,2 22,4 52,1 9,4 ----------

produtores (mil) 39,2 35,8 25,4 20,2 44,0 8,4 9,5 2,0 12,2 10,7 207,3 270,5 477,9 704,1 1182,0

produtor/dia (mil l) 77 51 108 69 26 119 ----63 ----3.923 2.927 2.684 1.945 1.836 827 767 473 469 452 16.303 17.016 33.319 22.440 55.759

Fleischmann-Royal -Danone CCPL (RJ) Batavo/Agromilk Subtotal Outras empresas Total (com SIF) Leite sem SIF TOTAL GERAL -----25.866 18.216 44.082

Fonte: Leite Brasil e estimativa dos autores

Concentrao e especializao dos produtores so tendncias que decorrem tambm das mudanas que esto ocorrendo no sistema de captao de leite, principalmente com o j comentado crescimento da coleta a granel de produto refrigerado por parte dos maiores laticnios. Fica a, ento, a inevitvel pergunta: ser que as mudanas apontadas provocaro o perecimento do pequeno produtor de leite, confirmando uma profecia que vem sendo apresentada h dcadas no setor?

236

Tabela 12 . Estratificao da Produo Anual de Leite na Itamb


1985 Nmero de (%) Produo Anual Produtores < 50 l 50 a 200 l 200 a 500 l 12.128 5.613 907 64,4 29,8 4,8 0,8 0,2 100 (mil litros) 99.019 197.367 97.494 37.459 17.503 448.842 22,1 44,0 21,7 8,3 3,9 100 (%) 1997 Nmero de (%) Produtores 9.862 6.725 1.724 570 162 19.043 51,8 35,3 9,1 3,0 0,8 100 Produo Anual (mil litros) 87.941 247.972 192.389 142.777 87.006 758.085 11,6 32,7 25,4 18,8 11,5 100 (%)

500 a 1000 l 154 > 1000 l Total 32 18.834

Fonte: Jank, M. & Galan, V.- Estudo de Caso Itamb - O Desafio das Cooperativas no Novo Cenrio do Leite Brasileiro, Seminrio Internacional de Agribusiness do PENSA, 1997

5.3.1. O Futuro dos Produtores No-Especializados

O futuro dos produtores no-especializados, na sua maioria pequenos, funo de uma equao complexa composta por vrios fatores. Por um lado, a racionalizao das linhas de coleta, a busca da qualidade da matria-prima, a reduo dos custos de transao, a granelizao e o frio, as economias de escala e a regularidade de oferta so itens que ganham importncia no SAG do leite e que fatalmente atuaro no sentido do reduo do nmero de produtos noespecializados. Por outro lado, sempre que houver compradores interessados, o produtor noespecializado estar ofertando produtos de baixo preo e qualidade. Ora, nos momentos de excesso de oferta os laticnios precisam melhorar o seu mix de preos pagos e correm atrs do produtor que oferece leite mais barato, a exemplo do famoso leite extra-cota do safrista. Vale lembrar que este produtor vive basicamente de subsistncia (autoconsumo) e no tendo interesses voltados unicamente para o leite - em geral ele tambm produz animais de corte e se dedica a diversas atividades agrcolas em pequena escala o que faz com que a sua capacidade em suportar altas oscilaes de preos (leia-se preos mais baixos) seja muito maior que a dos produtores mais especializados.

237

No nosso entender, as mudanas estruturais ocorridas na dcada de noventa estariam provocando um inevitvel processo de seleo de produtores, cujo ritmo dado pelo interesse ainda ambguo dos laticnios em relao equao "preos baixos" versus "eficincia do processo". Os economistas traduzem este duplo interesse em duas vertentes de anlise: busca de poder de monoplio e busca de eficincia. Na busca do maior lucro econmico, o interesse da indstria centra-se em compor um mix de preos mais baixos de matria-prima, obtendo, assim, margens mais altas. Na busca de eficincia, o interesse menos voltado para preos e mais voltado para a racionalizao do processo (por exemplo, atravs da reduo dos custos de frete, mesmo que a matria-prima torne-se mais cara, com a refrigerao), a partir do desenvolvimento de novas formas contratuais que valorizem a fidelidade produtor-indstria, aspectos de qualidade e a especializao e profissionalizao do pecuarista. A primeira vertente est ligada busca de lucro imediato no curto prazo e a segunda construo de vantagens competitivas no longo prazo. Laticnios que operam com produtos que enfrentam maior guerra de preos sempre optaro majoritariamente pela primeira vertente.

Ou seja, trata-se de um trade-off complexo, cuja principal varivel est ligada duplicidade de interesses da indstria, ainda dividida entre estimular ou eliminar o produtor noespecializado. Expanso da oferta de leite, nvel de qualidade do produto, postura em relao cota e ao extra-cota, presso de preos por parte do varejo, racionalizao do frete, grau de especializao via contratos que estimulam volume e qualidade so os principais itens que devero determinar o futuro da pecuria de leite em todos os nveis, do grande ao pequeno produtor, do especializado ao safrista, dos cerrados ao pampa gacho.

De qualquer forma, importante salientar que, no curto e mdio prazos, os produtores mdios (principalmente aquele que opera com mo-de-obra assalariada) e mdios-grandes so, no geral, aqueles que esto correndo maior risco de abandonar a atividade. Isto porque a maioria dos pequenos produtores (estrato abaixo de 50 l/dia) vivem de subsistncia (ou auto-consumo), operando com custos baixos e mo-de-obra exclusivamente familiar. J os mdios produtores, por operarem com custos maiores decorrentes de tecnologias por vezes custosas como, por exemplo, o arraoamento dos animais base de concentrado adquirido no mercado e mo-de-obra as-

238

salariada - so aqueles que, na prtica, mais rapidamente esto abandonando a atividade nos ltimos anos.

5.3.2. O Desafio da Qualidade

Um ponto extremamente importante relacionado ao futuro da pecuria leiteira brasileira e ao aumento de sua produtividade mdia refere-se questo da qualidade do leite matria-prima, o que certamente tem muito a ver com o processo de coleta a granel e as perspectivas de crescimento do pequeno produtor. O problema central a generalizada baixa qualidade do produto que chega nas plataformas dos laticnios brasileiros (ver Tabela 4). A despeito da recente proliferao de sistemas de pagamento que premiam a qualidade com uma bonificao sobre o preo base recebido pelo produtor, na prtica a indstria de laticnios ainda tem enormes dificuldades para separar o leite de melhor e de pior qualidade durante o processamento. O nico fator que parece estimular o crescimento destes sistemas de pagamento a busca por um mix de matria-prima de melhor qualidade, que traria ganhos industriais em termos de aumento de rendimento e reduo das perdas. No entanto, o incentivo homogeneizao da matria-prima (leia-se verdadeira especializao do produtor) ainda parece bastante limitado.

A questo da qualidade envolve uma mudana radical nas normas de plataforma (contagem bacteriana, crioscopia, acidez, redutase, clulas somticas, etc.), a introduo de normas de origem (animais controlados, refrigerao na propriedade, coleta a granel e ordenha mecnica) e, principalmente, a fiscalizao e punio nos pontos de venda.

Da parte do setor pblico, acredita-se que a reviso das atuais normas deveria se dar na forma de um plano de metas plurianuais a serem atingidas pouco a pouco, a mdio e o longo prazo. Da parte do setor privado, preciso entender que qualidade nada mais que um conjunto de caractersticas do produto, que podem basicamente ser de dois tipos: intrnsecas ao produto (aquelas que influenciam, por exemplo, o processamento do leite) e percebidas pelo consumidor

239

(aquelas capazes de gerar preos maiores no produto final, presentes em raros exemplos, como o do leite tipo A). Neste sentido, alm das marcas, que funcionam como indicadores de qualidade, esforos poderiam ser feitos pelas empresas para criar certificados de qualidade supra-firmas. A atual "sopa de letras" poderia ser substituda por selos de qualidade ou selos de origem que atestassem que o produto foi controlado desde a fazenda (e no s a partir da indstria), esclarecendo o consumidor sobre as caractersticas e vantagens do mesmo.

A grande verdade que a modernizao ocorrida da indstria para a frente infelizmente ainda no foi acompanhada, em velocidade e extenso, pelas relaes contratuais estabelecidas com os setores montante dos laticnios.

Visando mudar este quadro, em abril de 1996 um grupo de produtores especializados props ao Ministro da Agricultura uma completa reviso dos padres de qualidade e de fiscalizao do leite brasileiro. Aps uma srie de discusses que envolveram tcnicos das mais variadas esferas de governo, foi distribudo em maio ltimo um documento preliminar intitulado Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite Brasileiro (PNQL). O documento apresenta um diagnstico da legislao e da situao atual do leite de consumo comercializado no pas, lista algumas propostas de aes corretivas, sugere mecanismos de acompanhamento, controle e avaliao continuada das aes propostas e divulga um manual de prticas adequadas para a fabricao de derivados lcteos, compreendendo sistemas de controle, segurana e garantia de qualidade do produto. Trata-se um primeiro passo para a modernizao da legislao e do sistema de fiscalizao de qualidade do leite, que dever agora ser amplamente debatido com os agentes envolvidos e, mais importante, seguido de aes concretas por parte do governo.

Somadas a um sistema de fiscalizao sanitria que tem se demonstrado bastante ineficiente, estas normas conduzem a este novo programa, cujas principais propostas so: Normatizao da coleta e dos procedimentos de anlise da matria-prima, com divulgao dos resultados;

240

Aumento da amplitude e eficincia do sistema de inspeo, com credenciamento de um maior nmero de laboratrios; Estabelecimento de limites rgidos no horrio de recepo do leite tipo C na plataforma dos laticnios; Reviso do sistema de coleta de leite em lates, que seria gradativamente substitudo pela coleta e transporte a granel de leite refrigerado; Estabelecimento de padres mnimos de qualidade para o leite cru tipo C; Treinamento dos tcnicos do Ministrio da Agricultura em tecnologia, equipamentos industriais e anlises laboratoriais; Implantao de um programa de Anlise de Riscos e Controle de Pontos Crticos (HACCP) nos laticnios sob inspeo sanitria oficial; Estabelecimento de sistema de controle de equipamentos e ingredientes utilizados nos laticnios; Ampliao do Programa Nacional de Resduos Biolgicos do Ministrio da Agricultura; Aumento do uso de barreiras de fiscalizao e controle no trnsito interestadual de animais e produtos.

Do programa consta tambm um Manual de Procedimentos de Fabricao de Derivados Lcteos nas indstrias nacionais, com o objetivo de fornecer s indstrias sob inspeo federal as diretrizes bsicas para apresentao, implantao, manuteno e verificao dos princpios do Sistema de Anlise de Riscos e Controle de Pontos Crticos (HACCP).

Pode-se perceber que a reviso das normas sanitrias, notadamente aquelas que fazem referncia produo, coleta e transporte de leite, caminham para um sistema no qual a utilizao de tanques resfriadores na propriedade e a coleta a granel de leite resfriado passam a ser a prtica comum em todas as bacias leiteiras do pas. Pode-se inferir algumas conseqncias deste processo na estrutura de produo de leite no Brasil:

241

O provvel desaparecimento de uma grande quantidade de pequenos produtores de leite, incapazes de atender s novas exigncias sanitrias, e o aumento da escala mdia e do grau de especializao em pecuria leiteira dos produtores que se adequarem eficientemente ao processo. Uma forte presso sobre os pequenos e mdios processadores de leite (oficiais ou clandestinos) que antes atuavam margem da legislao sanitria e que agora devero adequar a sua estrutura de produo s novas exigncias.

Ao observarmos a evoluo histrica do SAG do leite nos Estados Unidos (Quadro 1), veremos que aquele Pas viveu, em meados dos anos 60, um processo de especializao e seleo na pecuria e no processamento de leite muito semelhante ao que ora se inicia no Brasil. A mudana da legislao sanitria estadual norte-americana obrigou os produtores a investirem pesadamente em sistemas de refrigerao, equipamentos de ordenha mecnica e outros itens, o que provocou o desaparecimento de quase metade das fazendas norte-americanas em apenas trs anos. importante destacar, tambm, que esta mudana acabou produzindo um intenso processo de fuso das cooperativas de leite naquele Pas, que resultou em grandes cooperativas regionais responsveis pela captao de enorme volume de matria-prima, repassada a grandes empresas de capital que atuam nacionalmente na comercializao e marketing de derivados lcteos.

242

Quadro 1. As Grandes Mudanas no SAG do Leite nos Estados Unidos Fatores de Mudana Cenrio de Fundo Anos 30 Milhes de pequenas propriedades altamente diversificadas Especializao dos produtores: eletrificao, pasteurizao e homogeneizao Meio-Oeste: milhares de pequenas fazendas especializadas (30 a 50 vacas) Anos 60 Milhares de pequenas fazendas especializadas em leite Legislao estadual: leite refrigerado e sala de ordenha mecnica Produtores so obrigados a investir pesadamente no negcio Anos 90 Incertezas e grandes mudanas no ambiente industrial. Fazendas altamente especializadas (300 a 500 vacas): capital e mo-deobra externo, economias de escala Especializao e sinergias: leite x criao de animais x alimentos. Propriedades familiares em dificuldade Leite fluido perde importncia para queijos na formao de preos da indstria Consolidao dos distribuidores: poder dos hipermercados (especificidades) Alianas estratgicas: grande distribuidor x poucos laticnios. Deslocamento da produo para a costa oeste Concorrncia por grandes produtores. Contratos que garantem oferta estvel planejada Nova onda de fuses de cooperativas

Tecnologia

Leite fluido substitui manteiga Entrega de leite engarrafado na porta do consumidor Urbanizao: aquisio de leite fresco pasteurizado engarrafaEstrutura do Mercado do Produto

Liderana do leite fluido Supermercados crescem na distribuio Cresce o poder dos grandes processadores regionais Fuso de cooperativas de leite. Surgem grandes cooperativas regionais Regulamentao do Grade A Desaparecimento de quase me Federal Milk Marketing Or- tade das fazendas de leite em 3 anos ders Resultados Valorizao do teor de gordu- Fortalecimento do poder lobstico das cooperativas: grande ra e nata nmero de cooperados Fonte: Dickrell, J - Why the World Changed. DAIRY TODAY, nov/dez 1997, p. 16.

243

5.3.3. Reestruturao Geogrfica da Pecuria Leiteira

O Brasil tem passado por importantes mudanas em relao distribuio geogrfica da produo primria de leite (Tabela 13). As bacias leiteiras tradicionais localizam-se nas regies sudeste e sul do pas, notadamente nos Estados de Minas Gerais, So Paulo, Paran e Rio Grande do Sul. Porm, fato recente e marcante na pecuria leiteira do Brasil a crescente migrao da produo para a regio dos cerrados do centro-oeste, com destaque para o crescimento da importncia do estado de Gois e do cerrado mineiro.

Tabela 13 . Produo Regional de Leite no Brasil


Milhes de litros 1990/91 Norte Nordeste Sudeste Minas Gerais So Paulo Sul Paran Rio Grande do Sul Centro Oeste Gois Brasil Fonte: IBGE, CNA, Leite Brasil 620 2.110 6.957 4.305 1.970 3.326 1.200 1.470 1.769 1.119 14.782 (%) 4,2% 14,3% 47,1% 29,1% 13,3% 22,5% 8,1% 9,9% 12,0% 7,6% 100,0% 1995/96 738 1.948 8.297 5.332 2.117 4.474 1.695 1.923 2.651 1.830 18.108 (%) 4,1% 10,8% 45,8% 29,4% 11,7% 24,7% 9,4% 10,6% 14,6% 10,1% 100,0% Crescimento (%) 19% -8% 19% 24% 7% 35% 41% 31% 50% 64% 23%

Atualmente Gois j apontado como o terceiro maior estado leiteiro do Pas, produzindo cerca de 2 bilhes de litros anuais, e caminhando rapidamente para o segundo posto. Sua produo de leite cresceu impressionante cifra de 64% desde o incio da dcada de noventa. Ainda que pouco estudados, alguns fatores explicam este interessante fenmeno de migrao da pecuria leiteira para os cerrados:

244

Crescimento da demanda por produtos lcteos menos perecveis, que podem ser transportados a partir de regies mais distantes (caso do longa vida). Crise da pecuria de corte tradicional: a estabilizao econmica reduziu drasticamente os movimentos especulativos com terras, bezerros, garrotes e bois gordos, dificultando a sobrevivncia do pecuarista nos moldes tradicionais de baixa lotao e desfrute de animais por hectare. A escala de produo passou a ser um fator determinante do sucesso na pecuria de corte, sendo que muitos pecuaristas viram no leite uma alternativa complementar que gera renda mensal.

Crise da agricultura nos dois primeiros anos do Real: o excessivo endividamento provocado pelo descasamento entre preos e custo financeiro dos emprstimos e os baixos preos dos gros estimularam uma certa diversificao de produtores tradicionais de gros para a pecuria. Adicionalmente, baixos preos de gros servem tambm como estmulo produo de leite, na medida em que reduzem o custo de arraoamento de animais especializados, um dos principais itens no custo da pecuria leiteira. Note-se que no caso dos cerrados, a maior proximidade entre a pecuria e a produo de gros serve como um importante estmulo adicional ao crescimento da atividade leiteira.

Incentivos da poltica pblica - as linhas de financiamento do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) e do BNDES, com taxas de juros mais baixas e prazos e carncias mais altos que os oferecidos no mercado, estimularam muitos produtores a adquirir animais de raas especializadas em outras regies do Pas (e at do Mercosul), estimulados pela crescente demanda por leite. Consta em vrias matrias publicadas na imprensa especializada que os produtores goianos adquiriram cerca de 60.000 animais leiteiros nos ltimos 3 anos atravs do FCO.

Estes motivos explicam o crescimento da pecuria leiteira na regio dos cerrados, particularmente no Estado de Gois, tido por muitos como o novo Eldorado da produo leiteira (Tabela 13). Contudo, estes mesmos motivos servem tambm como um alerta contra projees excessivamente entusiasmadas, na medida em que eles ainda no provam a consolidao de vantagens competitivas de forma sustentvel, e sim o adequado aproveitamento de oportunidades conjunturais. A competitividade dos cerrados na produo de leite dever ainda ser comprovada na conso-

245

lidao de produtores e indstrias eficientes e auto-sustentveis, que consigam sobreviver nos momentos de alta e de baixa do mercado dentro do seu mix de produtos, livre de efeitos distorcivos provocados pelos prazos e carncias dos financiamentos regionais e crises temporais especficas em atividades correlatas tpicas daquela regio. Em outras palavras, a consolidao de um sistema agroindustrial de leite superior ao presente nas demais regies do Pas aparentemente ainda no fato consumado, e sim uma aposta num jovem bem nascido, com futuro aparentemente promissor. O ciclo relativamente longo de estabilizao da atividade leiteira e as inconstncias conjunturais desta dcada ainda no permitem tirar concluses definitivas, e sim apenas avanar hipteses7.

. importante destacar que o crescimento da produo de leite nos cerrados um tema que ainda no foi adequadamente trabalhado na literatura de economia e administrao rural. Trata-se de uma tendncia muito recente (da dcada de noventa) e seguramente ainda no consolidada.

246

6. CARACTERIZAO DAS TRANSAES

Neste item foram consideradas trs transaes principais entre os principais elos do SAG do leite, nas quais esto localizados os principais fatores limitantes sua competitividade global.

6.1. Transaes Distribuio/Consumidor Final

Apesar desta transao ter sido sempre relegada a segundo plano em todos os diagnsticos sobre o SAG do leite at hoje realizados, ela que define todo o padro de relaes contratuais montante do sistema. Afinal, o consumidor quem paga a conta, determinando a importncia dos fatores preo, qualidade, marca e convenincia do produto final. Neste ponto, vale destacar que a principal varivel de concorrncia no mercado de lcteos ainda o preo do produto final. ela que explica, por exemplo, o sucesso de produtos como o leite longa vida e os iogurtes aps o Real (Grficos 4 e 6). Em segundo lugar, duas variveis que esto ganhando importncia junto aos consumidores, desde que acopladas varivel preo, so a praticidade do produto e a credibilidade transmitida pela sua marca. No primeiro caso, o maior exemplo a verdadeira revoluo introduzida no setor pelas embalagens cartonadas asspticas, que permitiram importantes ganhos em termos da conservao de produtos a temperatura ambiente. No segundo caso, o exemplo o resultado positivo em termos de aumento do consumo e/ou substituio de uma marca por outra gerado pelo forte incremento no volume e na qualidade das campanhas publicitrias do setor nesta dcada. O destaque na rea promocional vai para as multinacionais Parmalat e Nestl, principalmente a primeira, cuja propaganda mamferos j recebeu vrias premiaes no Pas e no exterior. Por fim, pode-se dizer que o item ainda menos valorizado no consumo final de lcteos a qualidade intrnseca do produto, aspecto valorizado principalmente pelos segmentos de consumidores das classes mais abastadas. Como a varivel-chave preo seguramente a mais impor-

247

tante (sendo que aspectos relacionados gesto da qualidade do produto ao longo dos sistemas produtivos ainda so pouco valorizados) no para menos que a estrutura de governana dominante na relao distribuidores/consumidores continuar sendo o mercado.

Um ponto importante na relao distribuio final/consumidor a crescente migrao do consumo para os supermercados, em funo do aumento da venda de produtos esterilizados, a exemplo do longa vida. A conseqncia deste fato um forte incremento na guerra de preos, j que o poder de negociao das grande superfcies varejistas muito maior que o das padarias e pequenos comrcios locais. Alm disso, a menor perecibilidade dos produtos e a amplitude de compras dos supermercados permitem que produtos de procedncias e nveis de qualidade muito diversos disputem o mesmo segmento geogrfico de consumidores. Vem da a origem de grande parte dos conflitos que atingem a relao laticnios/produtores, em relao a preo da matriaprima, volume produzido, prmio por qualidade e outros pontos.

6.2. Transaes Laticnios/Distribuio

As relaes contratuais entre a indstria de laticnios e a distribuio alteraram-se profundamente nos ltimos anos, por conta da mudana no padro de consumo dos produtos lcteos, notadamente do leite fluido. A migrao do consumo para super e hipermercados significa, na prtica, que o setor industrial passa agora a transacionar com um cliente muito mais poderoso e exigente. Os supermercados adquirem elevados volumes, impondo prazos dilatados de pagamento, inovaes constantes nas linhas de produtos, mix complementar, margens reduzidas, adequao da logstica de entrega (normalmente de tipo just-in-time), gesto adequada das marcas e da qualidade do produto final, entre outros. Um dos aspectos mais interessantes a necessidade de inovao constante que vem sendo imposta na concorrncia final: somente no ano passado, a Nielsen informa que foram lanados 1.205 novos produtos na rea dos laticnios, compreendendo novas formulaes, embalagens, volumes, etc. A principal conseqncia a forte presso sobre

248

as margens dos laticnios (e, em conseqncia, dos prprios produtores) e a necessidade de operar com elevados volumes de vendas e de desenvolver uma ampla e eficiente rede de distribuio.

Outros tipos de canais de distribuio, como por exemplo as padarias, as pequenas mercearias e a venda direta fiscalizada de produtos, devem limitar-se cada vez mais ao atendimento focado da clientela local, a segmentos especficos de consumidores e a determinados nichos de produtos de maior valor agregado, com fornecimento de certos servios que as grandes superfcies no conseguem oferecer. Neste caso, podero surgir novas formas contratuais (principalmente contratos de mdio e longo prazos) ligadas a venda a domiclio de produtos de maior especificidade, como o leite tipo A.

A transao predominante na relao laticnios/distribuidores dever continuar sendo o mercado de balco, sendo que as empresas continuaro convivendo com a tendncia inevitvel de reduo das margens ante o inevitvel incremento da concorrncia. Neste contexto, para manter rentabilidades satisfatrias, a nica sada aumentar o giro de vendas.

6.3. Transaes Pecuaristas/Laticnios

Dada a estrutura de produo primria de leite no Brasil, que comporta a existncia de um pequeno nmero de produtores especializados cercados de um enorme contingente de pecuaristas pouco ou nada especializados, comercializando produtos muito heterogneos em termos de qualidade, a quase totalidade das transaes pecuaristas/laticnios acaba ocorrendo por meio do sistema de preos. As principais variveis que influenciam na formao dos preos pagos ao produtor so a evoluo da oferta e da demanda, com destaque para as diferenas sazonais entre a safra e a entressafra, e o nvel das importaes.

249

Em casos especiais, onde se busca matria-prima de qualidade superior junto a produtores especializados, a transao pecuarista/laticnios passa a ser regulada por contratos mais formalizados, que estabelecem preos-base absolutos ou relativos a serem pagos durante um determinado intervalo de tempo, em geral um ano agrcola (entressafra e safra). Entretanto, as grandes flutuaes da oferta entre safra/entressafra (e tambm ao longo dos anos) e as constantes falhas na sinalizao de expectativas muitas vezes levam ao rompimento destes contratos, principalmente por parte das indstrias, que se dizem impossibilitadas de cumprir com os valores previamente acordados. Neste caso, o produtor especializado fica diante de uma situao de elevado risco em relao receita, j que os custos deste tipo de sistema so relativamente fixos. Tal o que vem ocorrendo no presente momento, em que diversas fazendas especializadas menos eficientes acabaram leiloando parte dos seus rebanhos para cobrir prejuzos decorrentes da reduo dos preos.

De qualquer forma, a mdio e longo prazo, espera-se que a indstria passe a sinalizar suas expectativas com maior clareza para os produtores, no sentido de realmente valorizar caractersticas de especializao do produtor, privilegiando volume individual, qualidade e regularidade de oferta ao longo do ano. Esta a nica maneira de melhorar os ndices de produtividade e qualidade da matria-prima mdia ofertada no Pas.

Em outras palavras, a especializao do produtor est intimamente relacionada estrutura de preos que montada pela indstria, principalmente no que se refere existncia de instrumentos efetivos de incentivo e controle de caractersticas tipo volume individual, qualidade e regularidade de oferta de leite ao longo do ano. Por muito tempo, a estrutura de governana predominante continuar sendo o sistema de preos do mercado livre. Porm, no momento em que a especificidade da matria-prima leite aumentar, a teoria diz que passaro a predominar formas de governana do tipo contratos. No XV Encontro Nacional de Laticnios, ocorrido em Juiz de Fora em julho de 1998, alguns especialistas do setor afirmaram categoricamente que isso s ser possvel no momento em que: a) a granelizao da coleta de leite refrigerado e a reviso da legislao e do sistema de fiscalizao exigirem matria-prima padronizada; b) a oferta superar o consumo domstico, permitindo a efetiva penalizao ao produto fora de padro. As estimativas atuais apontam que estes dois fatos devero estar ocorrendo nos prximos dez anos.

250

7. ANLISE DA COORDENAO DO SAG

Seguindo a metodologia proposta no Captulo I, o Workshop do SAG do Leite reuniu, em novembro de 1997, cerca de 25 especialistas e representantes de todos os segmentos do sistema agroindustrial do leite (Anexo 2). Estiveram presentes a indstria de insumos e equipamentos para a produo leite, tcnicos, pesquisadores e professores universitrios que representavam o setor de pesquisa, diretores de associaes nacionais de produtores de leite, representantes das principais empresas atuantes no setor de processamento industrial de leite (Nestl, Itamb, Fleischmann Royal e Parmalat) e diretores de associaes de fabricantes de diferentes derivados lcteos (leite em p, leite longa vida e outros).

A dinmica do encontro foi iniciada com uma breve apresentao das questes mais relevantes sobre os problemas de competitividade at ento identificados pela equipe de pesquisa. As discusses foram conduzidas com base num documento provocativo, distribudo com antecedncia aos participantes do encontro. Aps a apresentao, a palavra foi franqueada, sendo a discusso dirigida no sentido de responder a algumas questes gerais e cenrios elaborados pelos pesquisadores do PENSA.

As discusses foram bastante profcuas e, ao final da reunio, foram identificados alguns pontos de convergncia relativos questo da competitividade futura do leite brasileiro. Quatro itens foram identificados como cruciais para a evoluo das relaes entre os atores do SAG, buscando aumentar o seu nvel de coordenao e competitividade sustentvel:

PADRES E NORMAS DE QUALIDADE AO LONGO DO SISTEMA: a inexistncia de um padro de qualidade claramente definido para os produtos ao longo do SAG do leite foi identificado como o principal aspecto de limitao da competitividade brasileira, funcionando como um item altamente descoordenador da cadeia. Na prtica, a matria-prima leite no tem uma definio precisa, no podendo sequer ser chamada de commodity, j que no tem padronizao

251

definida8. Vale salientar que mesmo no mbito do Mercosul ainda no h qualquer tentativa de harmonizao dos padres de qualidade e sanidade do leite e seus derivados, sendo que no comrcio vale a legislao do Pas destino.

MARKETING INSTITUCIONAL: visando aumentar o consumo global de produtos lcteos e melhorar a coordenao sistmica dos agentes, fazendo com que o consumidor final reconhea e valorize aspectos ligados qualidade e padronizao do produto, foi identificada a necessidade de uma ampla campanha institucional de marketing. Esta campanha teria a funo de alertar o consumidor para os perigos e a falta de qualidade presente no produto informal, estimulando o aumento do consumo de produtos lcteos de boa qualidade. Ela seria financiada pela cadeia como um todo, atravs de fundos recolhidos dos produtores e indstria. evidente que esta medida no conta com o apoio de toda a cadeia do leite, j que ela beneficiaria apenas os produtores e laticnios inspecionados.

APLICAO DE UMA POLTICA EFETIVA DE DEFESA COMERCIAL: a definio das tarifas aduaneiras no Mercosul (exceo TEC e ao regime de adequao) e o problema da entrada de produtos subsidiados ou com condies privilegiadas de crdito so fatores que causam importantes desequilbrios no mercado interno, sendo alvo de preocupaes dos participantes no encontro. A resoluo destes problemas foi considerada como um aspecto fundamental na definio dos padres internos de concorrncia.

ESTATSTICAS

MODELOS-REFERNCIA

DE

COMPETITIVIDADE: o levantamento de infor-

maes confiveis sobre o SAG do leite no Brasil foi o quarto ponto destacado como importante no processo de melhoria da sua competitividade. Projees e planejamentos estratgicos de mdio e longo prazo dependem de estatsticas confiveis e geis. O Estado foi identificado como o melhor agente de atuao nesta rea, tendo a obrigao de incrementar o sistema de informaes gerais, alimentando o setor. Um dos pontos essenciais deste processo o levantamento de modelos-referncia de competitividade regional, nos quais so apresentados in. Hoje se entende por matria-prima LEITE desde aquele produto ordenhado manualmente em condies totalmente precrias (chuva, barro, etc.) e transportado a temperatura ambiente por longas distncias, at o produto ordenhado mecanicamente e imediatamente resfriado.
8

252

formaes e ndices tcnicos ideais, aptido edafoclimtica, custos reais e riscos associados aos diferentes sistemas produtivos, entre outros.

Para captao da percepo dos presentes sobre aspectos relacionados competitividade futura do leite, foi aplicado um questionrio que colocou afirmaes hipotticas sobre o futuro do sistema em 2.008, sobre as quais os participantes foram convidados a opinar. O resultado foi o seguinte:

Questo 1. Sobre o futuro do SAG do leite e das relaes produtor/laticnios/varejistas, coloque (C) para Concordo, (D) para Discordo e (?) para No sei /Em termos:
Afirmaes As normas de produo sero redefinidas pelo governo A fiscalizao aumentar, com sensvel reduo da economia informal A sazonalidade de produo tende a desaparecer junto com os safristas O gado no especializado ser quase totalmente substitudo por raas especializadas A coleta a granel de leite refrigerado ser um procedimento generalizado no pas Haver uma ntida diferenciao de preos ao produtor por volume e qualidade individual A prtica de preos diferenciados para cota e extra cota ir desaparecer Os cerrados tero competitividade superior a outras regies em qualquer tipo de leite Os cerrados tero maior eficincia comparativa somente no leite de baixo custo e qualidade O longa vida dever representar a quase totalidade do consumo de leite fluido Economias de escala e poder de marketing faro a concentrao do setor industrial aumentar A internacionalizao da indstria ir aumentar com a entrada de novos grupos estrangeiros A presso dos supermercados sobre as margens da indstria ser ainda maior O Brasil se tornar um exportador lquido de derivados lcteos Os importadores sem-fbrica tero menos espao para atuar C 17 13 20 15 25 20 13 08 06 16 25 21 19 10 14 D 16 04 04 07 01 06 12 12 08 01 01 04 10 04 ? 3 08 03 04 01 04 05 06 07 02 04 03 06 08

253

Questo 2. Selecione as categorias de produtores e indstrias correm maior risco de desaparecer nos prximos dez anos, colocando (1) para maior risco e seguindo em ordem de importncia at aquela de menor risco.
Categorias de Produtores Mdio produtor com mo-de-obra assalariada (50 a 250 l/dia) Pequeno produtor familiar (< 50 l/dia) Mdio produtor familiar (50 a 250 l/dia) Produtores entre 250 e 1000 litros Grandes empresas (> 1000 l/dia), produzindo com base em confinamento de animais Grandes empresas (> 1000 l/dia), produzindo com base em pastejo rotacionado Categorias de Laticnios Mini-usinas Pequenos laticnios (mercado informal) Grupos nacionais mdios Cooperativas Comerciantes importadores Grupos nacionais grandes Multinacionais Mdia das Notas 1,69 2,00 3,15 3,76 4,96 5,50 2,12 2,27 2,81 3,58 4,08 4,77 6,50

O Quadro 2 resume as principais transaes que caracterizam a coordenao do sistema agroindustrial do leite brasileiro. O quadro apresenta as estruturas de governana observada e esperada, lista os principais problemas observados em cada uma das transaes e aponta diversos instrumentos de coordenao no que se refere ao suprimento de bens pblicos e aos mecanismos de incentivo e controle.

Com base nos instrumentos de coordenao colocados no Quadro 2, o Quadro 3 lista as principais aes de coordenao pblica e/ou privada recomendadas para o SAG do leite.

O Quadro 4 analisa os impactos de cada poltica pblica (ver 9.1) e privada (ver 9.2) recomendada neste estudo sobre cada um dos agentes que formam o SAG do leite no Brasil.

Por fim, o Quadro 5 apresenta uma anlise SWOT do SAG do leite, dirigida para o sistema como um todo e para cada segmento constituinte relevante e subsistemas de maior importncia.

254

Quadro 2. Anlise da Coordenao do Sistema Agroindustrial do Leite Brasileiro


Estrutura de Go- Estrutura de Gover- Problemas Observados vernana Esperada nana Observada Forte heterogeneidade Mercado Mercado T1 de sistemas produtivos: nvel tecnolgiVendedores de co, gesto, capacidade Insumos de investimento, etc. Pecuaristas Diferenas de interesses dos produtores (leite/corte) Dificuldades de adaptao de tecnologias s condies tropicais (umidade e calor) Diferenas de interesMercado Mercado T2 ses: produtores (lei(mensal, sistema de (mensal, sistema de te/corte); laticnios cotas e raramente anual) Pecuaristas cotas e anual) (formal/ informal) e Laticnios Forte heterogeneidade Formas Hbridas da matria-prima: fal(contratos de mdio ta de normas, padres prazo, com base no de qualidade e sanivolume, qualidade, e dade e inspeo regularidade da ma Erros freqentes na tria-prima) sinalizao de expectativas e nos incentiObjetivo: planejavos dados pela indsmento da oferta, tria padronizao da Baixo incentivo esmatria-prima e pecializao do produgarantia de abastetor cimento por parte de Concorrncia desleal cada indstria dos importados afeta a estrutura de formao de preos ao produtor Transao Instrumentos de Coordenao Propostos Suprimento de Incentivos Controle Bens Pblicos Capacitao tec- Aplicao de tecno- Estabelecimento de metas e padres relogia sempre deve nolgica dos pegionais de eficinestar acoplada ao cuaristas cia comparativa: reresultado econmi Treinamento em sultados econmico do pecuarista administrao, cos esperados, teccomercializao e nologias de sucesso, mercados escalas timas, etc.

Melhor planejamento individual da oferta Normas e padres de produo e comercializao de leite Aplicao efetiva de uma poltica de defesa comercial: antidumping antisubsdios, regras de origem, TEC, etc. Harmonizao das polticas macroeconmicas em relao aos concorrentes: juros, cmbio, impostos, reconverso, etc.

Desenvolvimento de Estabelecimento de contratos mais dura- metas e padres redouros entre latic- gionais de eficinnios e produtores cia comparativa. Aplicao de siste- Monitoramento mas objetivos de permanente e punio efetiva do propagamento diferenciado por volume, duto fora dos paqualidade e regula- dres oficiais exigiridade de matria- dos Monitoramento prima permanente das Incentivos amplicondies de imao da coleta a granel de leite portao de produtos lcteos, inclusirefrigerado ve no Mercosul Reorganizao do sistema de inspeo sanitria em todos os nveis

255 Transao T2 (cont.) Estrutura de Go- Estrutura de Gover- Problemas Observados Suprimento vernana Esperada nana Observada Bens Pblicos de Incentivos Controle

T3 Laticnios Distribuidores

Mercado

Mercado

Falta de estatsticas Melhoria no sisconfiveis sobre protema de estatstiduo e mercado de cas de produo e leite no Brasil mercado de leite (setor pblico e associaes) Concorrncia desleal Reviso das nor- Reorganizao do Monitoramento do mercado informal mas e padres de sistema de fiscaliza- permanente e puniem todos os nveis comercializao o em todos os n- o efetiva ao pro Concentrao: poder duto fora de padro de leite veis crescente dos super- Desenvolvimento Desburocratizao e dos laticnios mercados em relao clandestinos de campanhas de da concesso de ala laticnios, padarias e vars de funcionaconscientizao pequeno varejo mento visando ausobre o consumo Baixa eficincia da de produtos no mentar o nmero de cadeia do frio fiscalizados laticnios fiscaliza Melhoria da gesdos to da cadeia dos produtos refrigerados, com nfase na recuperao do leite pasteurizado

256

Quadro 3. Aes Recomendadas para Sistema Agroindustrial do Leite Brasileiro Governo BENS COLETIVOS Reviso das normas e padres de produo e comercializao e do sistema de inspeo Poltica efetivas de defesa comercial (subsdios, dumping, triangulao, etc.) Adequao e harmonizao das polticas macroeconmicas e setoriais Sinalizao mais clara de expectativas da indstria e planejamento da oferta via contratos Campanhas de conscientizao contra o consumo de leite informal Melhoria do levantamento e divulgao de estatsticas e modelos-referncia Capacitao tecnolgica e gerencial dos pecuaristas, cooperativas e laticnios Melhor gesto da cadeia dos refrigerados INCENTIVOS Ampliao da coleta a granel de leite refrigerado Pagamento diferenciado por volume, qualidade e regularidade Desburocratizao e reorganizao do sistema de fiscalizao Planejamento individual da oferta (base: contratos duradouros indstria/produtores) Maior coerncia na poltica de investimentos pblicos (FCO, BNDES, etc.) Difuso de tecnologia sempre acoplada ao resultado econmico do pecuarista CONTROLE Monitoramento e punio ao produto fora de padro Monitoramento das condies de importao de lcteos Definio de padres e metas de eficincia comparativa (modelos-referncia) X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Associaes Firmas CooperatiPrivadas Individuais vas

Quadro 4. Avaliao do Impacto das Polticas Pblicas e Privadas nos agentes do SAG do leite no Brasil

257

Produtores de Leite

Indstria de Laticnios Empresas Multinacionais Grupos Nacionais Cooperativas Pequenos laticnios Comerciais portadores

Distribuio e varejo im- Padarias e Grandes Venda direta consumidor

Propostas de Poltica Pblica 1. Reviso das normas e padres de qualidade 2. Sistemas de inspeo sanitria 3. Monitoramento das importaes e defesa comercial 4. Adequao das polticas macroeconmicas 5. Estatsticas gerais e modelos-referncia 6. Treinamento na capacitao tecnolgica e gerencial 7. Maior coerncia na poltica de investimentos pblicos 8. Reconverso dos produtores
++ + o -+-

Produtores Especializados

Produtores no especializados

pequeno varejo superfcies

++ + + + + + + +

-+ + + + +++

++ ++ ++++

++ + + ++++

++ + + ++++

--+ + ++++

-o -o o

o o+ o + o o o o

o o+ ++ o o o o

--+ + o o o o

= efeitos altamente positivos = efeitos positivos = efeitos indiferentes = efeitos negativos = efeitos altamente negativos = alguns efeitos positivos e outros negativos

258

Quadro 4. Avaliao das Polticas Pblicas e Privadas pelos Segmentos do SAG do Leite no Brasil (continuao)
Produtores de leite Indstria de laticnios Empresas Multinacionais Grupos Nacionais Cooperativas Pequenos laticnios Comerciais portadores Distribuio e varejo im- Padarias e pequeno varejo Grandes Superfcies Venda direta

Propostas de Poltica Privada 1. Ampliao da coleta a granel de leite refrigerado e do sistema de incentivos ao produtor 2. Sinalizao mais clara de expectativas por parte de cada laticnio. Novos contratos. 3. Campanhas de conscientizao contra o leite informal e de marketing institucional 4. Reorganizao das associaes privadas 5. Gesto da cadeia dos produtos refrigerados 6. Maior especializao da pecuria leiteira (terceirizao de atividades) 7. Alternativas para diferenciar produtos (selos de qualidade, denominao origem, etc.)
++ + o -+-

Produtores Especializados

Produtores no especializados

ao consumidor

++

+-

+-

++ ++

+-

++

++

+ ++

+-

o +

o +

o +

+ ++ ++ +

+ ++ ++

+ + + +-

+ + + +-

+ + + +

++++

o o o

+ + o +

+ + o +-

o ++

= efeitos altamente positivos = efeitos positivos = efeitos indiferentes = efeitos negativos = efeitos altamente negativos = alguns efeitos positivos e outros negativos

259

Quadro 5. Anlise SWOT para o Sistema Agroindustrial do Leite Brasileiro


Pontos Fortes Baixos custos de produo de leite Condies edafoclimticas adequadas. Sinergias potenciais leite/agricultura Elevada capacidade instalada e bom nvel tecnolgico da indstria Sistema adequado de distribuio de derivados Pontos Fracos Baixssimos ndices de produtividade e qualidade da matria-prima Elevada participao do mercado informal Relaes produtor x indstria muito instveis Baixa capacidade de coordenao do SAG Baixa sensibilidade qualidade ao longo do SAG Oportunidades Elevada elasticidade-renda da demanda no mercado interno Facilidade de incorporao de tecnologias de sucesso Reviso dos padres de qualidade da matria-prima Condies para exportar lcteos Ameaas Competio dos produtos importados Fortes diferenas de interesses no SAG: leite/corte; formal/ informal Desajuste das variveis macroeconmicas

SAG

PRODUO PRIMRIA Produtores Especializados Alta produtividade Maiores custos de produ- Reviso das normas e pa- Riscos mais elevados, Melhor nvel de qualidade ante o de leite dres de qualidade e aumen- principalmente Pequena variao sazonal Dificuldades de adapta- to da coleta a granel. uma elevada volatilidada produo o das raas leiteiras pu- Grande potencial de aumen- de dos preos Investimentos em tecnolo- ras condio tropical to de produo, produtivida- Ausncia de padronizagias mundialmente difun- (umidade e calor) de e qualidade do produto o da matria-prima didas Ampliao dos sistemas de remunerao diferencial Oportunidade de ganhos com terceirizao das atividades (cria, alimentao e produo) ver Anexo 1 Baixos custos de produo Baixa produtividade Baixa exigncia do consu- Impacto da reviso das Rebanho no especializado Baixo nvel de qualidade midor por qualidade normas de produo e menos exigente em ma- Alta variao sazonal da Menor risco da ampliao da coleta a nejo, alimentao e sani- produo Poltica pblica e questes granel dade sociais (inevitvel excluso)

Produtores No Especializados (Sacristas)

260

Anlise SWOT (cont.)

INDSTRIA DE LATI- Pontos Fortes CNIOS Grandes Grupos Explorao de economias (Multinacionais e de escala e escopo Nacionais) Marketing global Alta capacidade de investimento Produtos e marcas lderes Grupos Nacionais Mdios Estruturas industriais mais homogneas

Pontos Fracos Parque industrial muito heterogneo Sinalizao de expectativas e incentivos aos produtores, pois a maioria de baixa confiana Menores escalas e escopos (produtos/regies) Menor capacidade de marketing e investimento

Oportunidades

Ameaas

Cooperativas Agropecurias

Maior proximidade e fide- Orientao para o merlidade do produtor cado e definio do co Maior garantia de oferta re business de leite Diferena de interesses: produtores e singula Vantagens tributrias e res/central algumas linhas especiais Capacidade de markede financiamento ting e investimento (ex. Recoop)

Pequenos Laticnios

Baixos custos de produ- Escalas muito pequenas o e comercializao Baixo nvel de qualidade Apelo do produto direto dos produtos da fazenda Promoo e distribuio Investimentos reduzidos

Perspectivas de redues Entrada de novos conglobais de custos correntes estrangeiros Aumento da concentrao Excessiva concentrao Maior poder de negociao (aes do CADE) com canais de distribuio Concorrncia do setor informal Focalizao regional do Concorrncia com os negcio grandes grupos Explorao de segmentos Negociao com os caespecficos de consumidonais de distribuio res no atendidos por gran- Concorrncia do setor des grupos informal Alta capacidade de organi- Concorrncia com os zar a produo (integrao grandes grupos vertical) Negociao com a dis Poder de negociao para o tribuio produtor Concorrncia do setor Apelo e notoriedade regioinformal nal da cooperativa Decises populistas e Fuses e alianas estratgipaternalistas. cas entre cooperativas Tratamento diferenciado de produtores e seleo de cooperados Oportunidade de crescer Reviso das normas e regionalmente e em segpadres de qualidade mentos especficos no atendidos

261

Anlise SWOT (cont.)


DISTRIBUIO Grandes Superfcies (super e hipermercados) Pontos Fortes Elevado poder de negociao com fornecedores Concentrao da distribuio nas grandes superfcies Contato e informaes dos consumidores graas posio estratgica junto ao mercado final Padarias e Pequeno Varejo Focalizao na clientela local: proximidade, atendimento personalizado, etc. Pontos Fracos Dificuldade para focalizar o atendimento Maior distncia fsica da clientela local em relao s padarias e ao pequeno varejo. Oportunidades Ameaas Tendncia de fortalecimento Poder de negociao das marcas prprias dos grandes grupos in Melhor gesto da cadeia do dustriais (concentrafrio o) Hiper-segmentao do mercado

Baixo poder de negocia- Focalizao e diferenciao Poder de negociao o com fornecedores em segmentos especficos dos grandes grupos in Menos informaes sobre dustriais (concentratendncias de consumo o) Dificuldades de gesto da Concorrncia dos sucadeia do frio per e hipermercados Baixos volumes (giro de Campanhas de marketing que Reviso das normas e vendas) valorizem a qualidade do aumento da concorrn Problemas de distribuio produto integral cia e marketing Parcerias com indstrias e Segmento pequeno e disdistribuidores perso

Sub-sistemas Estritamente Coordenados Leite Tipo A Alta qualidade e pureza (integrao vertical do produto definida por legislao) Barreiras institucionais entrada da indstria neste segmento Margens mais elevadas Sistemas Produtivos Regionais Leite do Cerrado Terras mais baratas Disponibilidade de gros Linhas especiais de financiamento

Sustentabilidade econ- Sinergia regional: criao de Quitao dos financimica de longo prazo quesanimais, alimentao e proamentos tionvel Adequao da tecnoduo de leite Baixos nveis de produti- Potencial de melhoria da inlogia disponvel vidade e qualidade, semefra-estrutura da regio Concorrncia dos prolhantes ao resto do pas dutos importados (baixos)

262

8. CENRIOS
Com base nas leituras, entrevistas e discusses ocorridas no workshop, foram estabelecidos os seguintes cenrios bsicos para o sistema agroindustrial do leite no Brasil.

Quadro 6. Cenrios para o Sistema Agroindustrial do Leite SITUAO EM 1998 Pecuria de Leite Matria-prima: baixa qualidade, alta sazonalidade, ausncia de padronizao Produo: atomizada e de baixa produtividade Ampliao da coleta a granel de leite refrigerado AMBIENTE INSTITUCIONA L E POLTICA PBLICA

Indstria de Laticnios Tendncia de concentrao: aquisies e alianas estratgicas Setor informal bastante importante (40%) Forte heterogeneidade tecnolgica, administrativa e comercial

Distribuio Aumento de consumo dos derivados com a estabilizao Preo como principal varivel de concorrncia Crescente poder de barganha dos supermercados Problemas de gesto da cadeia do frio

Normas e padres: legislao muito antiga (anos 50) e inoperante para leite na plataforma Sistema de fiscalizao: ineficiente e disperso entre diferentes rgos do governo Importaes problemticas: poltica comercial pouco ativa Desajustes nas polticas macroeconmicas: juros, cmbio e impostos Ausncia de medidas de apoio reconverso dos excludos

CENRIO PROVVEL EM 2008

Pecuria de Leite

Indstria de Laticnios

Distribuio

Forte seleo e especiali Alto grau de concentrao Aumento do consumo per capita zao: homogeneizao Forte presena de multinacionais Maiores exigncias em relao dos sistemas produtivos, qualidade e padronizao Presso sobre o mercado informal integrao regional (cria Poder das grandes superfcies e Pequenas empresas voltadas para o, alimentao, produgrandes marcas segmentos especficos o de leite) Hiper-segmentao 100% de coleta a granel de leite refrigerado nas empresas sob inspeo Maior rigidez em relao qualidade, sanidade e padronizao Redimensionamento das bacias leiteiras com base em eficincia comparativa AMBIENTE Normas e padres de produo e comercializao de leite: adequados aos padres internacionais INSTITUCIONA Reorganizao total do sistema de fiscalizao L E POLTICA Aplicao efetiva de mecanismos de poltica comercial PBLICA Reforma e adequao das polticas macroeconmicas Polticas de reconverso dos excludos (?) Poltica de investimentos pblicos: adequada e mais coerente PRINCIPAIS DESAFIOS DE COORDENAO Implantao do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite Relaes produtor/indstria: maior fidelidade e estabilidade Coordenao do SAG: transmisso de informaes, planejamento individual da oferta, etc. Polticas de marketing institucional Sistemas de informaes estatsticas e modelos-referncia

263

9. PROPOSTAS DE POLTICA

Este estudo prope um conjunto de aes de poltica pblica e privada, visando aumentar a competitividade do SAG do leite no Brasil. A maior parte destas polticas j foi apresentada nos Quadros 2, 3, 4 e 6. Todavia, ficou faltando uma hierarquizao mais clara das mesmas. Assim, este item apresenta uma listagem completa das polticas pblicas e privadas desejveis, em ordem decrescente de relevncia para o setor, na opinio dos autores do trabalho.

9.1. Polticas para o Setor Pblico

i. Reviso das normas e padres de qualidade para produo e comercializao de leite e derivados, envolvendo a pecuria leiteira, a indstria de laticnios e os sistemas de distribuio e varejo.

ii. Modernizao e desburocratizao dos sistemas de inspeo sanitria nas esferas federal, estadual e municipal. imprescindvel ampliar o controle e aplicar punies efetivas ao produto fora de padro.

iii. Monitoramento das importaes e aplicao permanente e efetiva de polticas de defesa comercial: legislao anti-dumping e anti-subsdios, regras de origem (contra operaes de triangulao de produtos), salvaguardas e fixao coerente de tarifas alfandegrias, alm do controle de qualidade do produto importado.

264

iv. Adequao das polticas macroeconmicas s condies de comrcio praticadas no mercado externo (juros reais, taxa de cmbio, impostos, prazos de pagamento nas importaes, etc.), com harmonizao das mesmas no mbito do Mercosul.

v. Melhoria no levantamento e divulgao de estatsticas gerais do sistema agroindustrial do leite, com nfase na realidade da pecuria leiteira. Desenvolvimento de modelos-referncia de eficincia da produo em termos de padres e metas a serem atingidas pelos agentes no mdio e longo prazo. Tais modelos seriam desenvolvidos pelos rgos de pesquisa e Universidades (EMBRAPA, EPAMIG, Universidades, etc.), em parceria com a iniciativa privada.

vi. Treinamento na capacitao tecnolgica e gerencial dos pecuaristas, cooperativas e laticnios, objetivando principalmente melhorar a eficincia econmica dos mesmos. Uma melhoria que deveria ser trabalhada no processo de capacitao o ganho potencial que resultaria da especializao individual e terceirizao regional de atividades nas propriedades leiteiras, aumentando a coordenao horizontal da atividade (v. 9.2 item vi e Anexo 1).

vii. Maior coerncia na poltica de investimentos pblicos (Fundos Constitucionais, BNDES, etc.), buscando direcionar os financiamentos para os sistemas produtivos que se provem efetivamente competitivos no longo prazo. Isto vale principalmente para os programas de desenvolvimento regional do tipo do FCO, FNO e FNE.

viii. Aplicao de polticas coerentes e efetivas de reconverso dos produtores de leite excludos do processo de especializao e seleo (questo social), respeitando as especificidades regionais e procurando solues adequadas s realidades locais.

265

9.2. Polticas para o Setor privado


i. Ampliao da coleta a granel de leite refrigerado e do sistema de incentivos ao produtor (por exemplo, via pagamento diferencial por qualidade, volume e regularidade de oferta).

ii. Sinalizao mais clara de expectativas por meio de polticas mais coerentes e planejadas de recepo de matria-prima por parte de cada laticnio. A base seria o desenvolvimento de contratos produtor/indstria que estimulassem maior fidelidade e continuidade nas relaes de mdio e longo prazo.

iii. Desenvolvimento de campanhas de conscientizao popular contra o consumo de leite informal. Estabelecimento de polticas de marketing institucional do SAG organizado, visando o aumento do consumo dos produtos lcteos.

iv. Reviso da forma de organizao das associaes privadas que atuam no SAG do leite, buscando melhorar o nvel de cooperao e de coordenao sistmica. Iniciativas concretas neste sentido seriam a fuso das associaes com duplicidade de objetivos e aes (muitas delas hoje atendendo exatamente o mesmo grupo de clientes) e o aprimoramento da ao das cmaras setoriais.

v. Melhoria da gesto da cadeia dos produtos refrigerados, envolvendo aes concretas de parceria da indstria com os distribuidores e varejistas.

vi. Incentivar uma maior especializao da pecuria leiteira por meio da terceirizao de atividades, a exemplo do que ocorre nos EUA, buscando explorar os ganhos da integrao regional de atividades entre criadores de animais superiores, agricultores especializados na produo de alimentos de qualidade e produtores de leite.

vii. Utilizao de selos de qualidade e denominaes de origem controlada como formas alternativas para diferenciar produtos, por meio de uma ao coordenada supra-firmas.

266

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

BADINI, K.B.; NADER FILHO, A.; AMARAL, L.A. Hbitos dos Consumidores de Leite Cru, Produzido e Comercializado Clandestinamente nos Municpios de Botucatu/SP e de So Manuel/SP. Higiene Alimentar, vol. 11, nmero 51, setembro/outubro de 1997. BOLETIM DO LEITE. Vrios nmeros. BOLETIM TECNOLAT EM AO (SAA-SP/ITAL). Vrios nmeros. BORTOLETO, E.E. et al. Leite: Realidade e Perspectivas - Coleo Cadeias de Produo da Agricultura. Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo, 1998. CMARA DOS DEPUTADOS. Um Projeto para o Leite. Comisso de Agricultura e Poltica Rural. Relatrio Final da Proposta de Fiscalizao e Controle No 84/97, 20 de maio de 1998, 186 p. (Relator: Dep. Fed. Moacir Micheletto). DE NEGRI, J.A. Os Determinantes da Competitividade no Agribusiness Lcteo Brasileiro. Instituto de Pesquisas Econmicas Avanadas (IPEA), 1997, no prelo. DICKRELL, J. Why the World Changed. Revista Dairy Today, novembro/dezembro de 1997. FARIA, V.P. O que est acontecendo na Pecuria Leiteira do Pas. Partes I e II. Boletim do Leite, CEPEA/FEALQ, ano 3, ns 30 e 31, agosto e setembro de 1996. FARINA, E.M.M.Q. Aes e Tendncias do Setor Leiteiro em Tempo de Mudanas. Revista Balde Branco, maro de 1997. FARINA, E.M.M.Q. Indstria de Laticnios e o Desenvolvimento da Pecuria Leiteira. Revista Balde Branco, janeiro de 1996. FARINA, E.M.M.Q. Reflexes sobre Desregulamentao e Sistemas Agroindustriais: A Experincia Brasileira. Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administrao e

267

Contabilidade da Universidade de So Paulo (FEA/USP). So Paulo, 1996. (Tese de Livre Docncia). FEDERAO DA AGRICULTURA DO ESTADO DE GOIS (FAEG). VI Seminrio de Pecuria Leiteira de Gois, 1997. FILIPPSEN, L.F., PELLINI, T. Estudo da Cadeia Produtiva Bovinocultura de Leite. Instituto Agronmico do Paran, abril de 1997, 50 p. FRUM NACIONAL DA AGRICULTURA. Relatrio Final do Grupo Temtico do Leite,1996. INTERNATIONAL DAIRY FEDERATION BULLETIN. Milk Payment Systems for Ex-Farm Milk, n 305, 1995. JANK, F.S. Gesto da Pecuria Leiteira Sob Medida para o Brasil. Revista Agroanalysis, 18(6):20-23, Junho de 1998. JANK, M.S. Agribusiness do Leite no Brasil: o atual Momento e o Futuro. Revista Balde Branco, abril de 1995. JANK. M.S.; NASSAR, A.M.; BARALDI, G.L. Preos, Consumo e Importaes de Lcteos. Revista Balde Branco, novembro de 1995. LEN, E.F. El Sector Lacteo en El Mercosur: Fortalezas y Debilidades en La Busqueda de La Competitividad. Seminrio sobre Competitividade na Indstria de Alimentos, Campinas, 1998. LIMA, J.F. & PEREIRA, A.P.G. A Cadeia Agroindustrial do Leite e seus Derivados. BNDES Setorial, nmero 2, novembro 1995. MEIRELES, A.J.A. Desrazo Laticinista - A Indstria de Laticnios no ltimo Quartel do Sculo XX. Cultura Editora Associados, So Paulo, 268 p., 1996. NATIONAL DAIRY PROMOTION & RESEARCH BOARD. Marketing with One Voice. Annual Report, 18 p.,1994.

268

NOGUEIRA, V. & BERNARDES, P. Mercado Mundial distorcido Prejudica o Setor. Revista Gleba, Confederao Nacional da Agricultura, ano 42, n 141, julho de 1997. PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE (PNQL). Verso preliminar em disquete. REVISTA GADO HOLANDS. Vrios nmeros. REVISTA INDSTRIA DE LATICNIOS. Vrios nmeros. REVISTA LEITE BRASIL. Vrios nmeros. REVISTA PRODUTOR PARMALAT. Vrios nmeros. SEBRAE-MG. Diagnstico da Indstria de Laticnios do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 270 p.,1997. SEBRAE-MG. Diagnstico da Pecuria Leiteira do Estado de Minas Gerais. Relatrio de Pesquisa; FAEMG, SEBRAE-MG, 212 p., 1996. SEBRAE-MG. Relatrio de Pesquisa sobre as Cooperativas. Projeto Sistema Agroindustrial do Leite, SEBRAE, FAEMG, OCEMG, Belo Horizonte, 121 p., 1996. SECRETARIA DA AGRICULTURA DO ESTADO DE SO PAULO (SAA-SP). Repensando a Agricultura Paulista - Cadeia Produtiva do Leite, So Paulo, 61 p., 1997. VERHEIJEN, J.A.G.; BROEKMANS, J.E.; ZWANENBERG, A.C.M. The World Dairy Market Developments and Strategy. Agribusiness Research, Rabobank, The Nederlands, 67 p., 1994. WILKINSON, J. Competitividade da Indstria de Laticnios. Estudo da Competitividade da Indstria Brasileira, IE/UNICAMP, 1993. ZOCCAL, R. Leite em Nmeros. Embrapa, Federao da Agricultura do Estados de Minas Gerais (FAEMG), 131 p., 1994.

269

ANEXO 1
A ATUAL AMPLITUDE DOS MODELOS DE PRODUO DE LEITE NO BRASIL9 Fernando Sawaya Jank10 A pecuria leiteira em pases como o Brasil, onde o inverno ameno e a gua abundante, comporta grande diversidade de modelos de produo. Paradoxalmente, essa diversidade caracteriza o setor como sendo aquele em que se encontra o mais simples e banal dos negcios agropecurios nacionais (a pecuria leiteira extensiva) e, ao mesmo tempo, o mais complexo e exigente deles (a intensiva). A produo extensiva de leite apresenta diminutas barreiras entrada. Qualquer cidado com um mnimo de terra e capital consegue colocar algumas vacas rsticas em uns poucos hectares de pasto e extrair alguns litros de leite diariamente mo, coloc-los num lato, deix-lo na porteira esperando o caminho passar, e comear a receber j no ms seguinte ao de incio das operaes a remunerao a que faz jus. As exigncias de conhecimento, tecnologia e gerenciamento desse sistema produtivo so minsculas. Os resultados esperados tambm so pequenos: supondo um preo do litro de leite de R$ 0,20, teramos, para uma produo total de, por exemplo, 40 litros dirios, faturamento bruto mensal de R$ 240. Como sempre se gasta alguma coisa com raes, medicamentos e outros produtos, talvez sobre 1 salrio mnimo mensal para o produtor e sua famlia. Isso com um capital constitudo, provavelmente, por umas duas dezenas de bovinos e de hectares. Esse o retrato da misria, e tambm uma boa caracterizao da pecuria leiteira nacional, a qual obtm uma produo estimada em cerca de 20 bilhes de litros de leite por ano a partir de mais de 1 milho de produtores, que extraem em mdia pouco mais de 40 litros por dia de algo em torno de 20 milhes de vacas. Ou seja, uma pecuria com produtividade de pouco mais de 2 l dirios por vaca. J a produo intensiva de leite um negcio completamente diferente. Pressupe a utilizao de gado especializado, capaz de ingerir mais de 40 quilos dirios de alimentos e convert-los em mais de 25 litros de leite, iniciando sua vida produtiva aos dois anos de idade e tendo lactaes longas e persistentes. O problema que esse tipo de gado no natural dos trpicos, o que o torna extremamente sensvel ao calor, umidade e molstias. Tambm na questo das forragens a rea tropical perde para a temperada, com plantas de pior qualidade nutricional, e vantagens apenas na sua enorme velocidade de crescimento no vero, embora a produo estvel ao longo do ano seja provavelmente prefervel. Essas condies adversas fazem com que seja necessrio investir em sistemas de alimentao, alojamento e ambientao para os animais, e de se organizar a produo de forma que todas as variveis estejam permanentemente sob controle. No Brasil, as fazendas de pecuria leiteira intensiva so tipicamente verticalizadas. Possuem pelo menos trs setores: produo de leite, criao de animais jovens e alimentao, compreendendo este ltimo no mnimo a agricultura voltada para a produo de forragens. Alm de todos esses setores terem alto contedo tecnolgico, em termos de infra-estrutura, insumos e tcnicas de manejo utilizados, sua coordenao complexa, dada a interdependncia das atividades que desenvolvem e a freqente competio que exercem sobre recursos produtivos comuns.

. Texto extrado do artigo Gesto da Pecuria Leiteira - Sob Medida para o Brasil, publicado na Revista Agroanalysis, 18(6):20-23, junho de 1998. 10 . Administrador de Empresas e Diretor da Agrindus S/A, So Paulo.

270

Verifica-se ainda que, como os mdulos de produo no so grandes (no Brasil h menos de 10 fazendas que produzem mais de 10 mil litros de leite por dia), a departamentalizao acaba muitas vezes se tornando parcial e informal, dando margem a frequentes problemas e ineficincias. A agricultura desenvolvida numa fazenda de pecuria leiteira intensiva , por si s, bastante complicada, provavelmente mais do que grande parte dos negcios estritamente agrcolas: a produo de forragens (silagem, pr-secado ou feno) depende de maquinrios e tcnicas de produo especficos e ainda no devidamente adaptados s reas tropicais, cada vez mais de biotecnologias especiais (inoculantes) e, talvez principalmente, de uma boa dose de sorte meteorolgica no momento da colheita e armazenamento. Quanto parte pecuria do negcio leiteiro, esta abrange no s a criao e reproduo, como o caso da pecuria de corte (embora as raas leiteiras tendam a apresentar problemas de sanidade e fertilidade muito maiores), mas tambm a produo propriamente dita, requerendo 2 ou 3 inexorveis ordenhas dirias, sem possibilidade de cancelamento ou adiamento, utilizando equipamentos sofisticados que no podem quebrar, ou permanecer quebrados mais do que poucas horas. Por tudo isso, a produo de leite em sistemas intensivos pode ser caracterizada como um dos negcios agropecurios mais complicados (e de maior risco operacional) que podem ser desenvolvidos pelos produtores rurais brasileiros. Em outros pases, como por exemplo nos EUA, a complexidade do sistema reduzida pela terceirizao das atividades. L, nas regies de produo mais desenvolvidas, comum encontrar fazendas especializadas na produo de forragens ou na criao de animais jovens, permitindo que os produtores de leite propriamente ditos possam concentrar-se apenas na atividade principal, e adquirir de terceiros os produtos e servios complementares necessrios. No Brasil, onde a terceirizao ainda incipiente, as fazendas de produo intensiva so obrigatoriamente verticalizadas, realizando uma enorme gama de atividades e requerendo intenso e competente gerenciamento. Para se ter uma idia, nessas fazendas os estoques de materiais utilizados para produo e manuteno costumam conter mais de mil itens. A conseqncia desse quadro o alto custo de produo de leite nos modelos intensivos e, por isso, a extrema vulnerabilidade aos preos obtidos na venda do produto. No por outra razo que as contnuas redues do preo do leite pago aos produtores, ocorridas a partir de 1995, resultaram na onda de vendas de gado, redues de plantel e at mesmo liquidaes de fazendas completas, que tem atingido com cada vez mais fora propriedades praticantes da pecuria leiteira intensiva da regio sudeste do Brasil. Verifica-se que os casos de sobrevivncia e deciso de manuteno do negcio pelos produtores de leite intensivos tm decorrido sobretudo de dois fatores principais: escala e gesto. O aumento da escala de produo um importante fator no s de reduo dos elevados custos fixos da atividade, pela sua diluio, como tambm de obteno de melhor remunerao do leite produzido, pela concesso de vantagens diferenciais s usinas compradoras na captao do produto, principalmente no transporte, qualidade e administrao. Quanto gesto do negcio, embora tenha sem dvida constitudo importante fator de sobrevivncia e evoluo, provavelmente no se pode dizer que exista um mtodo gerencial estudado, aceito e aplicado de forma ampla pelos produtores de sucesso, predominando, acima de tudo, formas empricas e personalizadas de gerenciamento.

271

ANEXO 2

LISTA DE ESPECIALISTAS CONSULTADOS

Participante Airdem G. de Assis Almir Jos Meirelles Antnio Jos Xavier Arthur Chinelato de Camargo Carlos Humberto M. de Carvalho Carlos Tarcsio Nogueira Edmlson Vilela Elizabeth O. da Costa Elosa Elena Bortoleto Fernando Jank Flvio Augusto Portela Santos Jacques Gontijo Alvares Jorge Rubez Jos dson Rosolen Leonardo Moura Vilela Luiz Gustavo Nussio Luiz Moraes Barros Marcelo Pereira de Carvalho Maria Tereza Ferreran Paul Delaney Paulo Fernando Machado Ricardo Niero Roberto Jank Jr. Sebastio Brando Sebastio Teixeira Gomes Slvia Helena Miranda

Instituio EMBRAPA-CNPGL (Coronel Pacheco, MG) Associao Brasileira de Leite Longa Vida Associao Brasileira dos Produtores de Leite EMBRAPA-CNPSE (So Carlos, SP) Conselho Nacional das Indstrias de Laticnios (CONIL) Nestl Parmalat USP-FMVZ Instituto de Economia Agrcola Agrindus ESALQ-DZ Itamb Associao Brasileira dos Produtores de Leite Associao Brasileira dos Produtores de Leite CNA - Federao da Agricultura do Estado de Gois ESALQ-DZ Gentica Avanada ESALQ-DZ Valle S/A Fleischmann Royal ESALQ-DZO Alfa Laval Associao Brasileira dos Produtores de Leite Universidade Federal de Viosa Universidade Federal de Viosa Federao da Agricultura do Estado de So Paulo

También podría gustarte