Está en la página 1de 75

Arte Renascentista e Barroco

Elementos da Histria da Arte e Arquitetura

Caio Lucas C. Lima;Giulan A. R. Vasconcelos;Humberto M. Ataide;Vitor G. Claudino Joo Pessoa, 27 de Abril de 2012

Renascimento e Barroco

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DA HISTRIA DA ARTE E ARQUITETURA PROF.: IVAN CAVALCANTI FILHO GRUPO: CAIO LUCAS CARDOSO LIMA 11218771 GIULAN A. R. VASCONCELOS 11211361 HUMBERTO MADRUGA ATAIDE 11211379 VITOR GOMES E CLAUDINO 11211375

ARTE RENASCENTISTA E BARROCO

Joo Pessoa, 27 de abril de 2012.


2|Pgina

Renascimento e Barroco

NDICE

Renascimento

3|Pgina

Renascimento e Barroco

Renascimento
Introduo
Atravs do redescobrimento da literatura do mundo antigo foi desenvolvido o que se conhece por Renascimento Cultural. Aps estudos sobre a cultura grego-romana, encontrou-se uma valorizao da natureza, do corpo humano e do mrito pessoal, levando a um novo respeito pelo homem e pela natureza. Caractersticas que fixaram os princpios gerais que regem boa parte do mundo que conhecemos hoje.

Contexto Histrico
A Europa passou por um processo de transformao durante o fim da Idade Mdia. A burguesia, uma nova classe social, surgia fazendo a transio entre o sistema econmico feudal para o capitalismo. Houve uma modificao dos valores, ideais, necessidades artsticas e culturais da sociedade europeia. O pensamento teocntrico foi ultrapassado e o homem tomou um novo posicionamento em tordo de si mesmo e do mundo. A retomada das ideias clssicas em choque com os dogmas cristos. A valorizao do racionalismo. Tudo isto fazia parte do cenrio que levou o surgimento do Renascimento na Europa.

Caractersticas do Renascimento
O movimento e a arte do renascimento eram dotados de aspectos e caractersticas marcantes, que ajudam a explicar e definir esse momento histrico. Essas caractersticas so: Antropocentrismo: uma concepo que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto , o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relao com o Homem. normal se pensar na ideia de "o Homem no centro das atenes ou no centro do universo". Humanismo: O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento. Baseia-se em diversos conceitos associados: Neoplatonismo, Antropocentrismo, Hedonismo, Racionalismo,Otimismo e I ndividualismo. a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importncia. uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas ticas que atribuem a maior importncia dignidade, aspiraes e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Racionalismo: O racionalismo a corrente filosfica que iniciou com a definio do raciocnio que a operao mental, discursiva e lgica. Este usa uma ou mais proposies para extrair concluses se uma ou outra proposio verdadeira, falsa ou provvel. Hedonismo: (do grego hedon, "prazer", "vontade") uma teoria ou doutrina filosfico moral, que afirma ser o prazer, o supremo bem da vida humana.
4|Pgina

Renascimento e Barroco

Otimismo: Otimismo a disposio para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorvel, mesmo em situaes muito difceis. o oposto de pessimismo. A oposio entre otimismo e pessimismo seguidamente evocada pelo "dilema do copo": se ele preenchido com gua at a metade de sua capacidade, espera-se que um otimista diga que ele est "meio cheio" e que um pessimista reconhea um copo "meio vazio". Individualismo: O Homem do renascimento passou a apoiar a competio e a desenvolver uma crena baseada em que o homem tudo poderia, desde que tivesse vontade, talento e capacidade de ao individual. Naturalismo: uma escola literria conhecida por ser a radicalizao do Realismo, baseando-se na observao fiel da realidade e na experincia, mostrando que o indivduo determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. A escola esboou o que se pode declarar como os primeiros passos do pensamento terico evolucionista de Charles Darwin. Reutilizao das artes greco-romana: Nesse perodo ouve o retorno do interesse pela arte na cultura Greco-romana, pois os influentes da poca consideravam que esses artistas possuam uma viso completa e humana da natureza, ao contrrio dos homens medievais; Perfeccionismo: uma caracterstica bastante exaltada em todas as obras do renascimento, sejam elas pinturas ou esculturas. Onde a perfeio do todo ou dos detalhes sempre buscada.

5|Pgina

Renascimento e Barroco

O humanismo: Petrarca

Andrea Del Castagno, Famous Persons: Francesco Petrarca, afresco sobre madeira, 1450. Galleria degli Uffizi, Florena. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Petrarch_by_Bargilla.jpg. Acesso em: 25 de Abril de 2012 Francesco Petrarca nasceu em 1304 na Bolonha. Foi um grande admirador da cultura clssica. Atravs de suas leituras, sua formao crist medieval entrou em choque com os ideais Greco-romanos que cultuavam a beleza fsica, natureza, liberdade e aos ideais que esta lhe apresentava em conjunto com a conscincia histrica, o poder poltico e a determinao firme dos romanos. Devido a estes conhecimentos, Petrarca redescobriu a importncia dos estudos liberais, ou studia humanitatis, como Ccero apresentara em seu tempo, eram considerados essenciais ao homem livre durante sua poca como a retrica (a arte de fazer discursos), a histria, a poesia e a filosofia moral, que permitiam que o individuo fosse considerado culto. O termo Humanista surgiu destes preceitos, caracterizando as pessoas que recebiam esta educao. J o Humanismo denominado pelos historiadores como o fenmeno cultural que fez surgir o Renascimento, o motivo mor de ressuscitar os valores que haviam sido enterrados durante grande parte da Idade Mdia.
6|Pgina

Renascimento e Barroco

Eles so o instrumento usado para corromper a poltica, a religio, a famlia e a educao Foram com estas palavras que o cardeal Domicini descreveu os humanistas. O que torna clara a ntida represso que o movimento teve durante seu incio, sculo XIV, devido a toda contradio que fazia com a cultura teocntrica. Mesmo assim,durante o sculo XVI, o humanismo era cultivado em toda a Europa, principalmente na Itlia e Frana.

Mecenato
Assim como muitas coisas do Renascimento vieram da cultura clssica greco-romana, tal nome surgiu de um poltico romano chamado Gaius Maecanas que patrocinava vrios literrios de sua poca com sua amizade, bens materiais e proteo poltica.

Busto de Maecenas, Coole Park, Galway. Ento tendo esse antigo patrono das artes, utilizou-se o termo mecenato para indicar o incentivo, proteo e patrocnio de artistas, mais amplamente, de atividades artsticas e culturais. Geralmente quem financiava as obras eram as igrejas e as famlias mais abastardas. Que tiveram mais poder a partir das descobertas martimas dos Portugueses e dos Espanhis e o contacto mercantil com a sia, que ampliaram o comrcio e a diversificao dos produtos de consumo na Europa a partir do sculo XV. O que contribuiu para que a arte se expandisse cada vez mais nesse perodo. Um exemplo de mecenato foi a famlia Mdici, que patrocinou a arte durante muitos anos, entre os membros que a constituram, podemos citar banqueiros, polticos, papas, entre outros. Alm de terem contratados vrios gnios da arte como Michellangelo, Caravaggio, Rafael, Donatello, e at Galileu Galilei foi patrocinado pela famlia.
7|Pgina

Renascimento e Barroco

A influncia do mundo antigo sobre as artes visuais


At antes de Petrarca comear a difundir o humanismo, os remanescentes da arte grega e romana existiam e possuam um conhecimento inconsciente da cultura e das edificaes clssicas. Por exemplo j por volta de 1250, Pisano cria esculturas nos moldes classicistas que se torna evidente pelas formas de seus drapeados e inspirao nos grupos antigos.

Nicola Pisano, Natividade, ca. 1260, painel em relevo, mrmore, 0,85x1,13m. Batistrio de Pisa. Fonte: http://arsturmundrang.blogspot.com.br/2011/12/nascimentoe-anunciacao-aos-pastores.html. Acesso em: 18 de Abril de 2012 Outro exemplo de artista que buscava a pintura clssica foi Giotto em meados do sculo XIV, ao pintar a Virgem Maria com caractersticas de uma matrona romana.

Giotto di Bondone, A Virgem entronizada e cercada de anjos, ca. 1306-1310, painel de madeira, 3,25x2,04m. Uffizi, Florena. Fonte: http://blog.zhdk.ch/nuria/labor-zeichnen/raum-undperspective/giotto-madonna/. Acesso em: 18 de Abril de 2012

8|Pgina

Renascimento e Barroco

Claramente a sociedade medieval reagiu negativamente s obras destes artistas devido ao contexto histrico. A Peste Negra que aconteceu durante este perodo atormentou toda a sociedade da Eursia, quem fosse infectado morreria em menos de 36 horas, resultando na morte de um tero da populao europeia em apenas dois meses. Este cenrio de caos dez com que as pessoas cheias de medo e angstia buscassem a igreja para sua proteo e se entregassem s preces com medo da ira de um Deus, acreditandose que seria o Juzo Final. Nas obras abaixo se mostra como o medo do apocalipse assombrava a mente do homem medieval.

Pieter

Museo del Prado. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Thetriumphofdeath.jpg. Acesso em: 18 de Abril de 2012.

Brugel,

Triunfo

da

Morte,

1562.

Hieronymus Bosch, As vises de Tondal, leo sobre tela. Museo Lazaro Galdiano, Madrid, Espanha. Fonte: http://www.allposters.com. br/-sp/Tondal-s-Visionposters_i1348852_.htm. Acesso em: 18 de Abril de 2012.

9|Pgina

Renascimento e Barroco

Incio do Renascimento: Florena, comeo do sculo XV


O Estado de Florena estava em conflito com o duque Milo que tentava dominar toda a Itlia. A cidade resistiu em trs frentes: militar, diplomtica e intelectual. O duque tentava por em prtica sua idealizao de recriar o antigo imprio romano fazendo-o de si mesmo a imagem de um novo Csar, ttulo dado aos imperadores de Roma, j Florena conseguiu tomar a opinio pblica ao enfatizar a defesa da liberdade contra a tirania do duque. Este conflito, tanto ideolgico quanto militar, era liderado por humanistas na tentativa de implantar reformas ideolgicas clssicas na Itlia. Os humanistas florentinos idealizaram sua cidade como centro de chefia poltica e intelectual, trazendo a tona um sentimento patritico ao ponto de que a cidade de Florena fosse chamada por seus habitantes como a Nova Atenas. Este entusiasmo na populao da cidade proporcionou oportunidades para os talentos criadores e condies para a elaborao de um estilo original, e isto, em conjunto com o investimento financeiro elevado que a arte recebeu, ressaltava a mentalidade em que Florena deveria ser o novo centro cultural. A construo da cpula da Baslica de Santa Maria Del Fiore foi o marco de iniciao desta nova concepo da cidade florentina.

Cpula

da

Baslica

de

Santa

Maria

Del

Fiore.

Fonte:

http://it.wikipedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore.jpg. Acesso em: 19 de Abril de 2012. 10 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Giorgio Vasari e Frederico Zuccari, Juzo Final, afresco, Cpula da Baslica de Santa Maria Del Fiore. Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dom_Florenz_Kuppelfresko.jpg. Acesso em: 19 de Abril de 2012.

As artes plsticas foram tidas por essenciais para o ressurgimento da alma florentina, incluindo-as ento nas artes liberais, as disciplinas para educao do homem culto como a matemtica, dialtica, retrica e filosofia. J que durante a poca Clssica eram excludas do grupo por serem trabalho manual e que no precisariam de uma base terica para sua execuo.

11 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Diviso histrica do Renascimento


A diviso pode se dar em dois tipos,o que leva em considerao os sculos que retratado como Trecentos, Quattrocentos, Cinquecento ou como o estilo de suas artes que so o Proto-Renascimento, Alta-Renascena e o Maneirismo. Trecento A fase que em particular Florena se preparou para receber o Renascimento. Tanto financeiramente, quanto ideologicamente, pois essa ideia j havia sido plantada desde muito tempo. Fase que tem fim no inicio do Proto-Renascimento. Proto-Renascimento Includo no Quattrocentos foi o inicio do Renascimento na Itlia principalmente em Florena, em torno do ano de 1400. Onde o artista passou a ser reconhecido como um homem de ideias sendo includo no hall dos homens cultos alm de um simples trabalhador manual como era na antiguidade. Alta-Renascena Esta poca abrange o fim do Quattrocentos e o Inicio do Cinquecento tida como a idade de Ouro do renascimento, onde os grandes nomes como Leonardo, Michelangelo, Rafael, Ticiano entre outros aparecem. Maneirismo Perodo do fim do Cinquecento, conturbado por diversos acontecimentos polticosociais e religiosos. O Maneirsmo apresentou a origem de diversas tendncias antagnicas mais do que um ideal predominante como no resto do Renascimento. considerada uma poca cheia de contradies internas no diferente dos dias de hoje, por isso mesmo considerada particularmente fascinante por ns.

12 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Arte no Renascimento:
A arte o renascimento foi marcado pelos autores completos ou totais, isso porque possuam habilidades no apenas em um tipo de arte, mas dominavam de forma ostensiva grande parte dos conhecimentos. Uma caracterstica comum foi busca pela perfeio em suas obras, o que fez esse perodo se tornar marcante com relao a detalhes e expressividade. Essa arte se caracterizou pela influencia marcante das obras greco-romanas e pela concepo de arte como uma imitao da natureza, tendo o homem nesse panorama um lugar privilegiado ao contrario da viso usada no perodo anterior. Porm, mais do que uma imitao, a natureza devia, a fim de ser bem representada, passar por uma traduo que a organizava sob uma ptica racional e matemtica, num perodo marcado por uma matematizao de todos os fenmenos naturais. Pintura: Nesse momento da historia da arte, algumas caractersticas inovadoras e importantes foram utilizadas, como a perspectiva, que representava de forma fiel s diversas distncias e propores que tm entre si e os objetos vistos distncia, segundo os princpios da matemtica e da geometria, que foi capaz de representar as imagens de forma tridimensional em uma superfcie plana, significando um afastamento radical em relao forma medieval de representao esttica e seu sistema de propores simblico, onde os personagens maiores tinham maior importncia numa escala que ia do homem at Deus. O desenho era agora considerado o alicerce de todas as artes visuais e seu domnio era um pr-requisito para todo artista. Na construo da pintura, a linha convencionalmente constitua o elemento demonstrativo e lgico, e a cor indicava os estados afetivos ou qualidades especficas. Outro diferencial em relao arte da Idade Mdia foi a introduo de maior dinamismo e gestos nas cenas, e a descoberta do sombreado, ou claro-escuro que causou a impresso de volume nas obras. Artistas como Leonardo da Vinci desenvolveram tcnicas prprias na pintura que depois passaram a ser copiada por outros artistas, sua tcnica foi o esfumaamento ou esfumato, que se refere tcnica de pintura em que sucessivas camadas de tintas so misturadas em diferentes gradientes de forma a passar ao olho humano a sensao de profundidade, forma e volume. Outra tcnica desenvolvida e utilizada amplamente foi a produo de afrescos, que consiste em uma obra pictrica feita sobre parede com base de gesso e argamassa ainda frescos. A representao pessoas nuas ou seminuas foi bastante abordada, representando pensamento humanista. No perodo do quattrocento as representaes da figura humana adquiriram solidez, majestade e poder, refletindo o sentimento de autoconfiana de uma sociedade que se tornava muito rica e complexa, o que levou a dar mais valor a arte e gerar o mecenato. Tambm foi nesse perodo que a pintura a partir de tinta leo foi desenvolvida e atingiu a maturidade, e atingira elevado nvel de refinamento, possibilitando a criao de imagens muito mais precisas e ntidas e com um sombreado
13 | P g i n a

Renascimento e Barroco

muito mais sutil do que o que era conseguido com a encustica e a tmpera. Antes do desenvolvimento desta tcnica eram utilizadas as tintas temperadas, que no geravam tantos detalhes e no possua cores to vivas. O maneirismo meche com tudo isso, coroando o processo de exaltao do homem, levando-o a uma nova dimenso, a do sobre-humano, abrindo-lhe tambm as portas do trgico e do pattico. Com os maneiristas toda a noo de espao foi ento alterada, a perspectiva se fragmentou em mltiplos pontos de vista, e as propores da figura humana foram distorcias com finalidades expressivas ou meramente estticas, formulando-se uma linguagem visual mais dinmica, vibrtil, subjetiva, dramtica e sofisticada.

Escultura: Nas esculturas o renascimento se destaca por conseguir distingue-se da gtica essencialmente, e por deixar de ter a funo de elemento ornamental, valorizando-se. A representao naturalista do nu e seminu, assim como na pintura, foi bastante utilizada, com tcnicas aperfeioadas graas ao estudo detalhado da anatomia. O corpo humano representou a beleza absoluta e as suas dimenses eram bem definidas matematicamente e esteticamente. A mitologia, assim como no perodo clssico, tambm ganhou o seu destaque, s que dessa vez ela foi representada com uma viso mais humanista. Tambm se inspiraram na natureza e nos seus elementos. Nesta poca foi quando se deu praticamente a libertao da escultura do quadro arquitetnico, os relevos foram realizados com as regras da perspectiva e as personagens mostravam-se com expresses de dramatismo que levavam a sensao de grandiosidade nos sentimentos expostos nas esculturas. Outro gnero dentro da escultura que tambm acaba sendo beneficiado pela aplicao dos conhecimentos da perspectiva o baixo-relevo (escultura sobre o plano). Donatello, empregando uma tcnica denominada schiacciato, posiciona suas figuras a distncias precisas, de tal maneira que elas parecem vir de um espao interno para a superfcie, proporcionando uma iluso de distncia, algo indito at ento. As tcnicas desenvolvidas nesse perodo foram de fundamental importncia para conseguir alcanar esse alto nvel de perfeio nas obras, cada artista escolhia a melhor forma para representar a sua arte a partir de blocos dos variados matrias. As esttuas equestres voltaram a ser representadas, sendo exemplo do realismo. As esculturas eram dotadas de uma perfeio grandiosa, algumas possuem grande porte outras no. A esttica era muito valorizada e a riqueza de detalhes com que as obras eram feitas, se tornou caracterstico.

14 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Materiais Utilizados A pintura no renascimento foi caracterizada pela inovao no material, veio com a utilizao da tinta a leo. Mas os quadros tambm foram pintados com tintas temperadas por alguns artistas. J nas esculturas os materiais foram amplamente utilizados, como o mrmore, madeira, bronze e terracota. O bronze foi amplamente utilizado nas figuras equestres. Madeira foi utilizada na execuo de imaginria religiosa como: retbulos e altares. J a terracota que um material mais pobre, foi utilizada em vrias esculturas por vrios artistas, assim como o mrmore. Tinta a leo:

Escultura de Terracota:

Andrea del Verrochio, Busto de Giuliano de' Medici, (1475-1485). National Gallery, Washinton. Fonte: http://arthistory.about.com/od/renaissanceart/l/bl_lmedici_bust.htm Acesso em: 24 de Abril de 2012.
15 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Escultura de Bronze

Bartolomeo Colleoni, Andrea del Verrochio. Campo di san Zanipolo Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bartolomeo_Colleoni,_statua_equestre_del_Verro cchio,_Venezia,_campo_di_san_Zanipolo.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012. Escultura de mrmore

Giambologna, Rapto da Sabina, 1574- 1582. Loggia dei Lanzi. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Giambologna _raptodasabina.jpg. Acesso em: 22 de Abril de 2012.

16 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Msica O perodo do renascimento foi de grande renovao no tratamento da voz e orquestrao, apesar de ser uma poca em que no existiram mudanas abruptas no pensamento musical. Foi nesse perodo que surgiram ritmos e gneros totalmente instrumentais, voltados para danas em bailes. Literatura A literatura tenta recuperar a Antiguidade Clssica atravs da retomada de seus modelos artsticos. Assim, a busca pela perfeio esttica e a pureza das formas, trazem de volta os sonetos, a ode, a elegia, a cloga e a epopeia, inspirados em Homero, Plato e Virglio. Criando obras de extrema importncia como Divina Comdia, por Dante Aligheri; O Prncipe, por Maquiavel; Os Lusadas, por Cames.

17 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Estudo da obra de Leonardo da Vinci: GIULANNN A ltima ceia: Trata da representao do anuncio de Jesus de que entre os apstolos existe um traidor, a diferena das outras pinturas sobre este tema o que mostra a genialidade de Da Vinci. Nesta representao Judas esta junto da mesa integrado com os outros e no excludo que foi algo inovador, cada personagem foi milimetricamente estudado, e ele utilizou pessoas reais para dar cara a cada personagem, inclusive a sua. Os discpulos foram agrupados em grupos de trs em uma composio formando tringulos, a perspectiva central onde todas as linhas saem da cabea de Cristo, o artista cuidou muito da iluminao e as trs janelas no fundo e elas que ditam a claridade da obra.

Leonardo da Vinci, ltima Ceia. Santa Maria delle Grazie. http://artetropia.blogspot.com.br/2010/06/ultima-ceia-leonardo-da-vinci.html em: 22 de Abril de 2012. Linhas de Perspectiva e ponto de fuga:

Fonte: Acesso

Leonardo da Vinci, ltima Ceia. http://artetropia.blogspot.com.br/2010/06/ultima-ceialeonardo-da-vinci.html

18 | P g i n a

Renascimento e Barroco

O Renascimento Setentrional
Ao norte dos Alpes, a maioria dos artistas do sculo XV ficou alheio s ideias e formas italianas. Desde o Mestre de Flemalle e van Eycks buscaram mais informaes na regio de Flandres do que em qualquer outra. Por volta de 1500 a influncia italiana irrompeu Alpes acima e despejou toda sua influncia sobre o norte, a arte do Renascimento Setentrional comea a substituir o Gtico final que se refere a uma tradio de estilo nico e claramente identificvel. A influncia italiana foi diversa, pois chegar ao norte toda ao mesmo tempo, o proto-renascimento, o renascimento pleno, e o maneirismo que j so divergentes dentro da prpria Itlia foram tambm acrescidos de variantes efeitos que foram: superficiais ou profundos, diretos ou indiretos, especficos ou genricos. O gtico final manteve-se vivo, porm no dominante, e do seu encontro com a arte italiana resultou em uma espcie de guerra dos Cem Anos da arte. Outro fator que feio afetar este Renascimento foi a Reforma que alterou quase que de imediato as caractersticas do movimento. Alemanha Na Alemanha o bero da Reforma travou-se as principais batalhas desta guerra de estilos, logo no primeiro quartel do sculo XVI. As realizaes de este curto perodo porem brilhante pode ser mensurado pelas duas personalidades contrastantes da poca Mathias Grnewald e Albrecht Drer. Grnewald permaneceu com pouca fama, ao contrrio de Drer que obter fama internacional ainda em vida. Grnewald (1470 1528) Grnewald s veio ficar conhecido na atualidade, a Drer era atribuda sua maior obra, o Rtabulo de Isenheim comparado em fora criadora at mesmo com a Capela Sistina. O Altar foi esculpido em dois volantes com trs cenrios. Com o retbulo fechado podemos ver A Crucificao talvez a mais impressionante j pintada, esta pintura remonta muito a arte medieval com a intolervel agonia de Cristo e a dor da virgem Maria de Maria Madalena e de So Joo. Mas os membros retorcidos, as feridas o sangue escorrendo em escala heroica eleva a figura de Cristo acima da figura humana comum. Revelando assim suas duas naturezas enquanto o trio chora, So Joo Batista aponta para ele com uma serena firmeza. At a ambientao do quadro mostra este aspecto onde o fundo envolto em nevoa e escurido contrasta com o brilho do primeiro plano. Quando aberto o tom do retbulo muda completamente, a Anunciao, o Concerto dos Anjos para a Virgem e o Menino e a Ressurreio celebram acontecimentos to jubilosos quanto a Crucificao severa. A principal diferena desta obra para o gtico final justamente o sentido difundido nos painis, tudo se anima e ganha vida prpria. A luminosidade foi a marca da genialidade de Grnewald e at hoje no fora ultrapassada. Em suma Grnewald foi um homem de esprito livre e individualista como os renascentistas italianos, porm tinha sua base no gtico final e condensou esses dois estilos com intensidade e originalidade nica.

19 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Grnelwald, Retbulo de Isenheim. Museu de Unterdelin, Frana. Fonte: http://v1.cache6.c.bigcache.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/4418 917.jpg?redirect_counter=1 Acesso em: 24 de Abril de 2012. Drer (1471 1528) Era um homem estudioso e sistemtico at mesmo quando ia executar suas obras dosava sua habilidade artstica com suas tcnicas. Foi o maior gravador de seu tempo tanto em madeira quanto em metal. As cpias de Mategna que Drer fizera assim como de outros mestres do Proto-Renascimento, mostram que ele era um hbil captor de elementos essenciais de outras correntes artsticas, suas aquarelas eram igualmente surpreendentes, a viso da natureza a sua totalidade orgnica tambm foi uma forte marca fazendo-o ser colocado no mesmo patamar de Da Vinci. Drer revolucionou totalmente elevando a gravura de arte popular para uma Arte amadurecida de Plena. Foi Drer o primeiro artista a se fascinar pelo seu prprio retrato, a pintura de tradio flamenga, apesar da postura frontal e a relao com as feies de Cristo afirma uma segurana que ultrapassa retratos vulgares, de fato a at mesmo um caminho pela histria neste nico quadro. O aspecto didtico seja mais claro na gravura de Ado e Eva onde um tema bblico retradado com nus, onde Drer julgou propores perfeitas e os gravou. Era um humanista cristo por isso se juntou logo a causa de Lutero, ofereceu a Nuremberg uma pintura chamada Os Quatro Evangelistas. Fez um estudo aprofundado em geometria baseado no trabalho de Piero della Francesca .

20 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Drer, Auto-Retrato. Museu de Pinakothek, Alemanha. Fonte: http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/durer/self/self-28.jpg Acesso em: 24 de Abril de 2012. Cranach, o Velho (1472 1553). Foi um pintor germnico renascentista, autor tambm de gravuras e xilografias. Foi pintor da corte dos Eleitores da Saxnia durante a maior parte de sua carreira, e mais conhecido por seus retratos, tanto de prncipes alemes como de lderes da Reforma Protestante, cuja causa abraou com entusiasmo, tornando-se amigo prximo de Martinho Lutero. Pintou tambm assuntos religiosos, primeiro na tradio catlica, depois buscando novas formas de transferir para a arte as referncias religiosas luteranas. Durante toda sua carreira pintou nus baseados na mitologia e na religio. Tinha um grande estdio e muitos trabalhos existem em diferentes verses.

21 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Cranach o Velho, Ado e Eva. Stdel Museum, Alemanha. Fonte: http://static.artbible.info/large/cranach_adameva_1526.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012. Altdorfer (1480 1538) Nas suas obras podemos observar uma pura pintura de paisagens, animada pela narrao de lendas, como por exemplo, em Susana no Banho o quadro mostra o fabuloso palcio de construo onrica, cuja composio geomtrica e cristalina se ope as linhas curvas da paisagem; e, em So Jorge e o Drago o santo dificilmente se destaca da minuciosa massa de arvoredo. Mas h em Altdorfer a noo fundamental de um indissolvel lao entre a natureza e os acontecimentos humanos que nela passam. Na Batalha de Alexandre em Issus a paisagem universal assume dimenses csmicas o drama terrestre encontra o seu eco no combate dos exrcitos, das nuvens, do sol e da lua, da luz e de obscuridade. Exprime-se nesta pintura inquieta uma nova representao do espao aberto e nela a miniatura uma arte monumental.
22 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Altdorfer, Susana no Banho. Museu de Pinakothek, Alemanha. Fonte: http://4.bp.blogspot.com/l_Ri7s3tgO4/TecrCHnNi7I/AAAAAAAADPc/skO2HDdFfPs/s1600/Albrecht_Altdorfe r_susanna+im+bade.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012. Retrato Holbein (1498 1543) Embora muito talentosos Cranach e Altdorfer no enfrentaram o principal desafio do renascimento o homem, que Drer aceitou com maestria. Eles adotaram um estilo antimonumental, diferente de Holbein que seguiu neste segmento, o retrato. A grande influencia de Andre Mategna e Leonardo da Vinci teve um impacto sobre a obra de Holbein pode observar-se no modelado e na composio renascentista de um de seus primeiros retratos, Erasmo de Rotterdam.

23 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Holbien o Jovem, Erasmos de Rotterdam. Museu do Louvre, Frana. Fonte: http://flipsideflorida.files.wordpress.com/2012/02/holbein_the_younger_hanserasmus.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012. Pases Baixos Os Pases Baixos tiveram no sculo XVI a historia mais conturbada quando a Reforma comeou eles estavam sobre o domnio do imprio dos Habsburgo, o protestantismo logo comeou a ganhar fora nos Pases Baixos, e tentativa da corte de suprimi-lo resultou numa revolta contra o domnio estrangeiro. Depois de uma disputa sangrenta o norte (regio da Holanda) conseguiu sua independncia enquanto o sul (Blgica hoje) ficou no domnio dos Espanhis. As disputas religiosas e polticas podiam ter tido resultados terrveis para a arte, mas, surpreendentemente isso no ocorreu, bem verdade a pintura do sculo XVI no igualou o brilho da do sculo XV nos pases baixos, nem chegaram a produzir precusores do renascimento comparveis a Durer e Holbein. Essa regio assimilou de forma mais segura e sistemtica a influencia italiana do que a Alemanha, por isso em vez de um pico ou outro temos uma sucesso de cumes no to altos porem constantes. Entre 1550 e 1600 os Pases Baixos produziram grandes nomes que abriram caminho para os mestres holandeses e flamengos do sculo seguinte. Haviam duas preocupaes hora ligadas, hora distintas que caracterizam as pinturas dos Pases Baixos uma era assimilar a arte italiana de Rafael e Tintoretto, e criar um repertorio capaz de superar e eventualmente substituir os assuntos religiosos tradicionais. Todos os temas que foram largamente explorados no Barroco holands e flamengo como: paisagem, natureza-morta e o gnero.

24 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Aertsen (1508 1575) e Brueghel (1530 1569) Aertsen comeou pintando retbulos, mas com a presso iconoclastas destruindo seus retbulos decidiu se dedicar a pintura da natureza-morta. Brueghel foi um pintor de multides e de cenas populares, com uma vitalidade tal que transborda do quadro. Alm da sua predileo por paisagens, pintou quadros que realavam o absurdo na vulgaridade, expondo as fraquezas e loucuras humanas, que lhe trouxeram muita fama. A mais bvia influncia sobre sua arte de Hieronymus Bosch. Foi na natureza, no entanto, que ele encontrou seu maior inspirao, sendo identificado como um mestre de paisagens. Ele muitas vezes creditado como sendo o primeiro pintor ocidental a pintar paisagens como elemento central e no como um pano de fundo histrico de uma pintura

Aertsen, Cena do Mercado. Museu de Pinakothek Alemanha. Fonte: http://www.terminartors.com/files/artworks/5/2/7/52734/Aertsen_Pieter-Market_Scenec._1550-II.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012.

Brueghel, O triunfo da morte. Museu do Prado, Espanha. http://wiki.eca.luli.com.br/images/4/48/Bruegel-triunfo-da-morte.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012.
25 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Frana A influncia renascentista vindo de Flandres e Borgonha desde o sculo XV, como vista em Fouquet. O grande legado Frances desta poca foi a escola de Fontainbleuau, onde passaram grandes nomes tanto franceses quanto italianos. Tambm teve no renascimento muita influncia na msica pela escola de Bolonha. Jean Fouquet (1420 1481) Foi o mais importante pintor francs do sculo XV do comeo do Renascimento. Era um mestre na criao de painis e iluminuras e renovou a pintura francesa no sculo XV. Formado na tradio francesa do Gtico Internacional, desenvolveu um novo estilo integrando as fortes tonalidades cromticas do gtico, com a perspectiva e os volumes italianos, assim como a inovao naturalista dos artistas flamengos.

Jean Fouquet, Etienne Chevalier e Santo Estevo Lado esquerdo do dptico de Melun. Real Museu de Belas Artes de Anturpia, Blgica. Fonte: http://www.ricciart.net/img003/559.jpg Acesso em: 24 de Abril de 2012. Portugal A influncia do Renascimento em Portugal estende-se de meados do sculo XV a finais do sculo XVI. Embora o Renascimento italiano tenha tido um impacto modesto na arte, os portugueses foram influentes no alargamento da viso do mundo dos europeus, estimulando a curiosidade humanista. Portugal floresceu no final do sculo XV com as navegaes para o oriente, auferindo lucros imensos que fizeram crescer a burguesia comercial e enriquecer a nobreza, permitindo luxos e o cultivar do esprito. O contacto com o Renascimento chegou atravs da influncia de ricos
26 | P g i n a

Renascimento e Barroco

mercadores italianos e flamengos que investiam no comrcio martimo. Espanha Na Espanha, as circunstncias foram em vrios pontos semelhantes. A reconquista do territrio espanhol aos rabes e o fantstico afluxo de riquezas das colnias americanas, com o intenso intercmbio comercial e cultural associado, sustentaram uma fase de expanso e enriquecimento sem precedentes da arte local. deixaram obra notvel em estilo clssico ou maneirista, mais dramtico do que seus modelos italianos, j que o esprito da Contra-reforma ali tinha um baluarte.

27 | P g i n a

Renascimento e Barroco

El Greco (1541 1614) Pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem. O estilo dramtico e expressivo de El Greco foi considerado estranho por seus contemporneos, mas encontrou grande apreciao no sculo XX, sendo considerado um precursor do expressionismo e do cubismo, El Greco considerado pelos modernos estudiosos como um artista to individual que no o consideram como pertencente a nenhuma das escolas convencionais. mais conhecido por suas figuras tortuosamente alongadas e uso frequente de pigmentao fantstica ou mesmo fantasmagrica

El Greco, Agonia no jardim. Museu de Belas Artes de Budapeste, Hungria. Fonte: http://www.cybergrain.com/tech/hdr/images1/elgreco.jpg Acesso em: 24 de Abril de 2012.

28 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Inglaterra Na Inglaterra, o Renascimento coincide com a chamada Era Elisabetana, de grande expanso martima e de relativa estabilidade interna depois da devastao da longa Guerra das Rosas, quando se tornou possvel pensar em cultura e arte. Como na maior parte dos outros pases da Europa, a herana gtica ainda viva mesclou-se com referncias da Renascena tardia, mas suas caractersticas distintivas so o predomnio da literatura e da msica sobre as outras artes, e sua vigncia at cerca de 1620. Nicholas Hilliard (1547 1619) foi um ourives e retratista ingls conhecido sobretudo pelos retratos em miniatura de membros das cortes. Pintou principalmente pequenas miniaturas ovaladas, mas tambm algumas miniaturas de cavalete um pouco maiores, at 25 centmetros de altura. Teve um xito contnuo como artista, mas tambm contnuos problemas econmicos, durante quarenta e cinco anos, e as suas pinturas ainda exemplificam a imagem visual da era isabelina, muito diferente da pintura da maior parte da Europa de finais do sculo XVI. Tecnicamente era muito conservador, segundo os padres europeus, mas as suas pinturas esto magnificamente executadas e tm uma frescura e encanto que lhe asseguraram una reputao continuada como a figura artstica central da poca isabelina.

Nicholas Hilliard.O homem segurando a mo da nuvem. Victoria e Albert Museum, Londres. Fonte: http://assets.nybooks.com/media/photo/2011/11/30/wood_1122211_jpg_411x500_crop_q85.jpg Acesso em: 24 de Abril 2012

29 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Barroco
Introduo
O significado original da palavra barroco algo irregular, contorcido, grotesco, caractersticas que visivelmente no so compatveis com a grandiosidade do seu estilo. J os artistas que demarcaram este perodo conseguiram transmitir sentimentos e estados de esprito atravs de suas obras, cada um de seu jeito, fazendo que compreendssemos as suas artes quase como se fosse um livro. A busca ao realismo dramtico, a cor e o movimento, nos propiciam uma viso aguada do que o artista queria expor em sua obra.

Contexto Histrico
O Barroco surgiu em uma poca plena de artistas grandiosos e mecenas, aquelas que patrocinavam a arte. preciso deixar claro que o movimento no foi homogneo, cada artista tinha seu modo de expresso, seu individualismo, o que o torna rico e diversificado. Contudo os artistas barrocos tinha em comum o profundo interesse pelo Renascimento e pela arte clssica. No se tinha perspectiva de que Roma pudesse voltar a ser o centro cultural que fora durante sua poca de glria, o Imprio, todavia em 1527 ela foi o marco inicial barroco, atravs do mecenato da Igreja Catlica e dos abastados prncipes da Igreja. Neste ano Roma havia sido saqueada por um grande nmero de mercenrios espanhis e a Igreja sofria fortes crticas pela Reforma Protestante de Lutero. A cidade havia sofrido grande destruio, muitos morreram e outros tantos foram embora, porm para os que permaneceram, nasceu neles o sentimento, a necessidade de reconstruir. A Igreja reformou-se, o Conclio de Trento reuniu o clero durante 20 anos para discutir seus dogmas que foram reafirmados e tornou-se ainda mais rigorosa em suas prticas. Nesse esprito a Igreja enfatizou ainda mais a iconoclastia to rejeitada pelos protestantes, como exemplo do Juzo Final de Michelangelo que foi concluda pouco antes da abertura do conclio. As obras artsticas serviriam para a instruo dos fiis catlicos, educando-os religiosamente. Por volta de 1590 houve ento uma reforma urbanstica em Roma durante o pontificado de Sisto V, o papa buscava revitalizar a cidade, torn-la mais digna, como fora em seus anos de imprio. Assim, reergueu-se Roma sendo um grande polo de atrao de diversos e brilhantes artistas.

30 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Caractersticas do Barroco
O perodo do barroco foi marcado por vrias caractersticas, que definem e expressam o pensamento da poca. Essas caractersticas foram: Dualismo O barroco foi um momento marcado por contrastes entre as grandes foras da existncia humana como: f x razo; corpo x alma; Deus x Diabo; vida x morte, etc. frequente nas pinturas e esculturas o jogo dessas contradies, mas no s o choque entre elas que explorado, procuraram concili-los e integr-los, e para isso fizeram uso de muitas figuras de linguagem. Fugacidade O pensamento barroco prega a existncia efmera das coisas, onde no mundo tudo temporrio e instvel. Pessimismo A conscincia da fugacidade da vida leva a ideia pessimista, onde a nica certeza seria a morte. Gerando o desencantamento com a vida gerando a arte barroca se transformar em uma arte pessimista. Fesmo A atrao por aspectos cruis, grotescos, dolorosos e dramticos. Sempre repleto de detalhes nas obras, e rompendo com a harmonia, e sobriedade do perodo clssico. Conceptismo Jogo de palavras gerando retricas e raciocnio para melhor exemplificar o conflito dos opostos. Antropocentrismo x Teocentrismo A viso dos artistas desse perodo para o conflito entre homem x Deus, e o sagrado x o profano. Conflito existencial a contradio existente no pensamento do homem entre o prazer pago e a f religiosa.

31 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Arte no Barroco Ao contrrio do Renascimento, que buscava criar atravs da arte um mundo de formas idealizadas, purificadas de suas imperfeies e idiossincrasias individuais dentro de uma concepo fixa do universo, durante o Barroco a mutabilidade das formas e da natureza e o dinamismo de seus elementos se tornaram evidentes. Contrapondo essas duas pocas. A arte em si do barroco buscava impactar os sentidos pela sua exuberncia, opulncia e grandiosidade, propondo uma integrao entre as vrias linguagens artsticas e prendendo o observador numa atmosfera catrtica, retrica e apaixonada. Para muitos autores, nenhuma obra produzida nesse perodo poderia ser analisada sem levar em considerao todo o contexto, pois sua natureza sinttica, aglutinadora e envolvente. muito difcil definir com clareza a arte neste perodo, pois ela no apresenta uma uniformidade, onde cada artista se manifesta da sua maneira escolhida. A arte buscava um efeito no linear, essencialmente pictrico e no grfico, procurava criar uma impresso de ilimitado, imensurvel, infinito, dinmico, subjetivo e inapreensvel; com o objetivo de representar como importncia maior o processo e no o resultado final. Apresentavam um gosto especial por esculturas mais dinmicas, se contrapondo a figuras estticas anteriores. Numa composio clssica, a cena representada um todo autossuficiente e autocontido, todos os seus elementos so inter-relacionados e interdependentes, nada suprfluo ou casual e tudo veicula um significado preciso, enquanto que uma obra barroca parece mais frouxamente organizada, com vrios elementos parecendo arbitrrios, circunstanciais ou incompletos, produtos de uma fantasia que adquire valor por si mesma e no pretende ser essencial ao discurso visual, tendo antes um carter decorativo e improvisatrio. Alm disso, na forma clssica a linha reta, o equilbrio e as coordenadas ortogonais so elementos fortes na articulao da composio, mas no Barroco a preferncia passa para as diagonais, a assimetria, as formas curvas e espiraladas, e um desprezo pela orientao provida pelos limites fsicos da obra, se organizando livremente pelo espao disponvel e parecendo poder continuar para alm da moldura. Pintura No barroco uma modalidade ilusionista de pintura se expandiu em larga escala, que foi a criao de grandes tetos pintados com grande riqueza de detalhes, onde as paredes de apoio pareciam uma continuidade desse teto, criando a viso de um cu onde seus personagens descem em nuvens, repletos de esplendor e glria. Essa tcnica j era utilizada no renascimento, mas teve o seu auge no barroco graas a sua ampla utilizao. A pintura dos afrescos continuou sendo utilizada em larga escala nas paredes e quadro, mas principalmente no teto. Uma corrente importante desse perodo foi a Tenebrista, que se utilizou do intenso contraste entra luz e sombra, em alguns casos exageradamente, como tcnica para tornar a pintura mais realista, tornando mais evidente as expresses faciais, consegue enfatizar o primeiro plano e a movimentao dos personagens, assim como detalhar a musculatura. A utilizao de tintas escuras em
32 | P g i n a

Renascimento e Barroco

grandes reas tambm bastante comum, dando uma importncia maior s partes mais claras. A pintura de paisagens era bem comum nessa poca, geralmente despojadas com contedos narrativo ou dramtico, ou exibindo cenas histricas, religiosas e alegricas. A riqueza de detalhes foi assim como no renascimento um tema bastante explorado, aonde em alguns casos chega a impactar o sentido visual, mas exibindo de forma cada vez mais impressionante o perfeccionismo. As cenas que seriam representadas eram escolhidas no seu clmax, para tornar a pintura mais forte. Tambm se tornou comum prtica de pintar a natureza morta, assim como o interior domstico e fatos do cotidiano, este que abrangia todas as classes sociais. Escultura: Com a influncia da Contrarreforma, as esculturas passaram a ser um ponto de extrema importncia para o culto catlico, as imagens eram tratadas como elos entre Deus e os fiis, graas a sua capacidade de mexer com a imaginao e emoo do povo, levando cada vez mais pessoas a igreja. O que gerou um embate com os religiosos protestantes, que no acreditavam no poder dessas representaes chegando a destruir algumas obras. Aps esse perodo a valorizao das esculturas passou a ser algo inevitvel surgiu na Europa uma corrente chamada de Sacro Monte, que significa a representao da Paixo de Cristo em imagens detalhadas em alto relevo, dramatizadas e teatralizadas, com o objetivo de comover as pessoas. Com o grande valor dado as figuras sacras, os altares em que elas eram colocadas tambm passaram a ser esculpidos para dar uma forma teatral e engrandecedora as obras, enriquecendo mais ainda a escultura. Uma caracterstica importante das esculturas nesse momento foi representao perfeita dos movimentos corporais e atividade, a partir de gestos e semblantes, e das vestimentas, mostrando inclusive as dobras que os tecidos formavam a partir de uma rajada de vento. Os semblantes dos perfis esculpidos expressando os mais variados sentimentos e comoo eram bastante imponentes e detalhados, chegando a gerar emoes no pblico ao avistar tal perfeio. A escultura barroca contraria a ideia anterior do renascimento: a sobriedade e racionalidade das formas. Ideia esta que foi utilizada em outras artes e tambm no pensamento das pessoas. Materiais Utilizados: A pintura assim como no renascimento foi feita a partir de tinta a leo. Nas esculturas assim como nas pinturas, os materiais foram semelhantes ao perodo passado, utilizao de pedras como: mrmore e granito, continuou sendo comum, assim como a criao de obras a partir do bronze.

33 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Escultura em pedra:

Mattana, Sacro Monte di Varallo. Salita Pedonale Sacro Monte. Fonte: http://letraslinhas.blogspot.com.br/p/historia-da-arte.html Acesso em: 22 de Abril de 2012. Esculturas em metal:

Bernini, Baldaquino da Baslica de So Pedro. Baslica de So Pedro, Vaticano. Fonte: http://www.starnews2001.com.br/aleijadinho/abre_tela2.htm Acesso em: 22 de Abril de 2012.
34 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Msica: O perodo do barroco trata-se da poca musical de maior extenso, fecunda, revolucionria e importante da msica ocidental, e provavelmente tambm a mais influente. Durante a msica barroca, os compositores e intrpretes usaram a ornamentao musical mais elaborada e ao mximo, algo que nunca foi utilizado tanto antes ou mais tarde noutros perodos, para elaborar suas ideias; fizeram mudanas indispensveis na notao musical, e desenvolveram novas tcnicas instrumentais, assim como novos instrumentos. A msica, no Barroco, expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance da poca, alm de tambm estabelecer inmeras formas musicais novas, como a pera. Inmeros termos e conceitos deste Perodo ainda so usados at hoje. Literatura: Como na essncia do barroco revela a busca da novidade e da surpresa; o gosto pela dificuldade, pregando a ideia de que se nada estvel, tudo deve ser decifrado; a tendncia ao artifcio e ao engenho; a noo de que no inacabado reside o ideal supremo de uma obra artstica. Na literatura no poderia ser diferente, ela se baseia em fazer uso da linguagem dramtica, expressa no exagero de figuras de linguagem, hiprboles, metafricos, anacolutos e antteses. Na maior parte das obras existia uma grande contradio entre os pensamentos do autor. Pintura em gua-forte Esta foi uma tcnica desenvolvida para a melhor gravura, utilizava-se uma placa de cobre cobrindo ela com resina desenhava-se com estilete para retirar a resina e mergulhava a placa em um cido que formava sulcos onde era desenhado fazendo assim a gravura.

35 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Comparando Renascimento ao Barroco


Discute-se ainda hoje se o Barroco a ltima fase do Renascimento ou se uma poca distinta do mesmo. Ambos buscaram inspirao na arte antiga, sendo que cada perodo buscou uma inspirao diferente para suas obras. Analisam-se aqui algumas diferenas entre as obras destes movimentos culturais. Pintura Em 1595, o jovem cardeal Oduardo Farnese pediu a Annibale Caracci, pintor vindo da Bolonha, que decorasse o teto do seu salo de banquetes com o que poderia ser considerada uma primeira verso barroca com cenas da vida dos deuses mitolgicos gregos. A sala foi pintada como se estivesse ascendendo aos cus, ricamente decorada com figuras esculpidas e medalhes de bronze, tudo realizado em pintura o que torna mais convincente pelos jovens nus em verdadeira cor de carne presentes no salo. As cenas das vidas dos deuses eram postas como se fossem quadros emoldurarados. No centro do teto foi pintado Baco e Ariadne, a cena parece representar um desfile, a imagem nos transmite um esprito de alegria exuberante e as algumas figuras bem localizadas nos trazem uma ideia de perspectiva, isto em conjunto com o realismo e a ideia de movimento faz com que esta pintura seja adotada como arte barroca.

Annibale Carracci, Galeria do Palcio Farnese, Roma, afresco. Fonte:


http://cv.uoc.edu/~04_999_01_u0 7/percepcions/perc68a.html. Acesso em 19 de Abril de 2012.

36 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Comparando esta obra com uma de Rafael, gnio do Renascimento, percebe-se claramente a ausncia de movimento, todas as representaes humanas presentes do ideia de estaticidade alm de se alinharem como se estivessem em um mesmo plano diante de ns, excluindo a ideia de perspectiva para sua obra.

Rafael, As npcias de Cupido e Psiqu, 1516, afresco, Villa Farnesina, Roma. Fonte:
http://algargosarte.lacoctelera.net/post/2011/04/13/la-villa-farnesina-roma-frescos-rafael-sanzioy-otros. Acesso em: 21 de Abril de 2012.

Annibale Carracci, O triunfo de Baco e Ariadne, 1597-1600, detalhe do afresco do teto no Palcio Farnese, Roma. Fonte:
http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com.br/2010_07_11_archive.html. Acesso em: 21 de Abril de 2012.

37 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Outra comparao que podemos fazer entre os movimentos artsticos entre as obras de Ticiano e Agostino de Carracci, irmo de Annibale. Cada uma reproduz a mesma cena, porm em pocas diferentes. O quadro de Ticiano nos apresenta um pouco mais que o de Agostino ao inserir na sua obra a figura de Deus e um anjo que esperam a chegada da virgem aos cus para sua coroao, j o dele nos traz uma unidade entre os elementos e uma ideia de movimento continuo entre as figuras que esto colocadas, apresenta maior dramaticidade. Mesmo assim, ambas apresentam aspectos particulares cada figura humana representada e as cores se assemelham.

Ticiano, A Assuno da Virgem, 1516-1518, leo sobre madeira, 6,90x3,60m, igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari, Veneza. Fonte: http://faroldeluz.wordpress.com/2009/08/
Acesso em: 21 de Abril de 2012.

38 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Agostino Carracci, A Assuno da Virgem, 1592, Galleria, Bolonha. Fonte: Mainstone, Medelainde; Mainstone Rowland. Pgina 7, Introduo Histria da arte da Universidade de Cambridge. O Barroco e Sculo XXI. Edio Integral. Zahar Editores, 1981. Escultura Analisando as esculturas dos dois movimentos pode-se ver claramente as divergncias que elas tm. Toma-se por estudo a representao da figura bblica de Davi por dois grandes artistas: Michelangelo criou uma obra tpica do Renascimento, nota-se a tonalidade dos msculos que parecem estar vivos sob a pele, uma escultura tensa e poderosa, porm uma obra autnoma que em nenhum momento faz-nos sentir parte do que se vivenciado pela obra devido a sua estaticidade.

39 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Michelangelo Buonarroti, Davi, 1501-1503, mrmore, altura: 4,34m, Accademia, Florena. Fonte (imagem da esquerda; imagem da direita, canto esquerdo):
http://arteemerson.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html; http://colunistas.ig.com.br/paulocleto/2010/09/14/o-pintor-e-oescultor/; http://www.biografia.inf.br/michelangelo-escultorpintor-arquiteto.html. Acesso em 22 de Abril de 2012.

J na obra de Bernini, somos acolhidos pela cena, percebe-se toda uma dinmica em seu Davi. Sente-se a presena implcita de Golias, mesmo ele no estando presente no cenrio, Davi claramente olha em sua direo. A sua musculatura est contrada e ele, prestes a atirar a pedra. justamente esse sentimento de participao do observador com a arte que difere a arte barroca da renascentista.
40 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Gian Lorenzo Bernini, Davi, 1623, mrmore, altura: 1,70m, Galeria Borghese, Roma. Fonte (esquerda para direita): http://caroleleeh.blogspot.com.br/; http://escafandrorespire.blogspot.com.br/2008_07_01_archive.html. Acesso 22 de Abril de 2012.

Estes dois artistas tambm podem ser usados em comparao para se estudar a composio das artes, vendo-se duas fundaes de carter religioso de cada um. Michelangelo na composio da Nova Sacristia e Bernini ao esculpir o xtase de Santa Teresa. Observa-se um misto entre arquitetura, escultura e pintura na obra de Bernini, as artes fundem-se criando uma nica s, nos sentimos atrados para entrar na igreja. J no caso da Nova Sacristia de Michelangelo percebe-se claramente a diferena entre as artes, escultura e arquitetura no se misturam como na arte barroca, e o ambiente nos passa uma sensao de que o estamos invadindo, de que no pertencemos quele local.

41 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Gian Lorenzo Bernini, Capela Cornaro, O xtase de Santa Teresa, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma, 1645-1652. Fonte (esquerda para direita):
http://perspectivabr.wordpress.com/2008/10/15/a-licao-de-uma-santa/; http://www.art.com/products/p234259158-sa-i4006082/rome-church-of-santa-maria-dellavittoria-ecstasy-of-st-theresa.htm. Acesso em 22 de Abril de 2012.

Michellangelo Buanarroti, Nova Sacristia, Baslica de San Lorenzo, Florena, 1519-1533. Fonte:
http://www.art.com/products/p234259158-sai4006082/rome-church-of-santa-maria-dellavittoria-ecstasy-of-st-theresa.htm. Acesso em 22 de Abril de 2012.

42 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Artistas do Barroco
Gian Lorenzo Bernini (1598-1580)

Gian Lorenzo Bernini, Autorretrato, oleo sobre tela, 1630-1635. Galleria de Borghese Fonte: http://www.wikipedia.org/. Acesso em: 22 de Abril de 2012. Bernini considerado o grande astro do Barroco, atuou no ramo da escultura, arquitetura e pintura, foi um artista completo como Michelangelo fora durante o Renascimento. Como artista recriou os velhos mitos de cenas mitolgicas gregas em cenas bem dramatizadas e realistas.

43 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Escultura: Logo aos 18 anos Bernini esculpiu Eneias, Anquise e Ascnio j ressaltando a grandiosidade deste artista. Esta obra representa atravs da continuidade entre a infncia, a maturidade e a velhice, a efemeridade da vida humana, toda sua tragdia, o fim trgico a qual todos esto condenados.

Gian Lorenzo Bernini; Eneias, Anquise e Ascnio; 1618-1619, mrmore, 2,20m, Galeria Borghese, Roma. Fonte: http://www.wga.hu/art/b/bernini/gianlore/sculptur/1610/aeneas.jpg.
Acesso em: 22 de Abril de 2012.

44 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Ao criar Pluto e Persfone, o deus do mundo subterrneo rapta-a enquanto ela est se debatendo e chorando ao tentar uma fuga v. A pele macia de Persfone entre em contato com a rija pele de Pluto que lhe carrega em movimentos violentos.

Gian Lorenzo Bernini, Pluto e Persfone, 1621-1622, mrmore, tamanho natural, Galeria Borghese, Roma. Fonte (acima; a esquerda):
http://2008pequim.blogspot.com.br/2008/04/hadespluto.html; http://cidmarcus.blogspot.com.br/2011/02/korepersefone.html

45 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Monumentos O Sepulcro do Papa Urbano VIII foi tambm obra de Bernini, composto de diferentes materiais fez-se que o monumento fosse bastante pictrico. Utilizou-se bronze escuro para o papa, mrmore colorido para o sarcfago e branco para a f e a caridade representadas uma em cada canto da obra.

Gian Lorenzo Bernini, tmulo de Urbano VIII, 1627-1647, mrmore, Baslica de So Pedro, Roma.
http://www.allaboutarts.com.br/default.aspx?PageCode=12&PageGrid=Articles&item=0706A7

Bernini fez-se presente na construo de dois belssimos monumentos dentro da Baslica de So Pedro, localizada na praa de mesmo nome que tambm foi projetada por ele. So eles O Baldaquino e a Cadeira do santo que leva o nome da baslica. O baldaquino feito por encomenda do papa Urbano VIII tinha a inteno de focalizar o tmulo de So Pedro e o altar. A cadeira do primeiro papa cercada por uma luz celestial que entra pelos vitrais da igreja e envolve o trono de So Pedro dando aspecto celestial a obra de Bernini. Nada poderia ser mais expressivo para remedir ao Barroco do que essas duas obras. Os movimentos naturais das figuras, a unidade de concepo global e as foras das colunas espiraladas, ou a grande exploso de luz em cima da cadeira.

46 | P g i n a

Renascimento e Barroco

O Baldaquino da Baslica de So Pedro e a Cadeira de So Pedro. Fonte (esquerda para direita): http://www.europaenfotos.com/italia/photo_ro10_3.html;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cathedrapetri%2Bgloria.jpg. Acesso em: 22 de Abril de 2012.

Representando os quatro continentes que se conhecia na poca (Oceania ainda no havia sido descoberta pelos europeus) construiu-se a Fonte dos Quatro Rios. Usando rios para simbolizar cada continente do globo. Rio Nilo frica; Rio da Prata Amrica; Rio Ganges sia; Rio Danbio Europa.

Gian Lorenzo Bernini, Fontana dei Quattro Fiumi, 1648-1651, Praa de Navona, Roma. Fonte:
http://www.sajm.net/html/in _and_about_rome.html. Acesso em: 22 de Abril de 2012

47 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Caravaggio (1571-1610)

Ottavio

Leoni,

Caravaggio, Biblioteca

Marucelliana,

Florena.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bild-Ottavio_Leoni,_Caravaggio.jpg. Acesso em: 23 de Abril de 2012.

Viveu uma vida de bomio, criou alguns inimigos, frequentou tanto a corte quanto a taberna romana, chegou at a viver na misria vendendo suas obras nas ruas. Passou por uma vida agitada e faleceu aos seus 37 anos. Contradizendo a tudo e a todos, Caravaggio negou os ideais clssicos. Ele Tentou representar as cenas bblicas de forma mais realstica colocando-as no mbito contemporneo. Em segundo lugar, colocou sobre luz tudo que deveria ser levado como aspecto mais importante nos seus quadros e em sombra aquilo que no era to relevante. Em sua obra Ceia em Emas as figuras humanas assustadas parecem sair da tela e vir ao nosso mundo. O choque dos discpulos ao saberem que esto ao lado do Cristo ressuscitado motivo de espanto, vemos a cadeira indo para nossa direo e a bandeja de frutas beira de cair. As luzes ressalvam ainda mais o comportamento sbito de surpresa.

48 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Michelangelo Merisi da Caravaggio, Ceia em Emas, 1597, leo sobre tela, 1,39x1,95m, National Gallery, Londres. Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Michelangelo_Caravaggio_011.jpg. Acesso em: 22 de Abril de 2012.

Com suas telas monumentais, Caravaggio foi um grande nome da pintura barroca. Suas obras pareciam no se enquadrar em nenhum movimento artstico devido ao naturalismo que ele convoca as suas telas, como o caso de A vocao de S. Matheus. Nunca tinha se visto uma cena bblica retratada como se fosse um acontecimento cotidiano, o que causou um poderoso impacto na sociedade. A luz que entra pela direita no quadro essencial para mostrar as expresses dos elementos implcitos na tela o que essencial para contar a histria que est se desenrolando. A diagonal que a luz que flui da mo de cristo e vai at a cabea de Matheus sugestiona uma luz espiritual passada por Jesus que o tira das trevas.

49 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Michelangelo Merisi da Caravaggio, A vocao de S.Matheus, ca. 1598, leo sobre tela, 3,38x3,48m, capela Contarelli, Igreja de San Luigi dei Francesi, Roma. Fonte:
http://auladearte.zip.net/arch2009-08-02_2009-08-08.html. Acesso em 22 de Abril de 2012.

Em O Beijo de Judas, o artista coloca sete figuras humanas para representar esta cena da vida de Cristo, inclusive h um autorretrato de Caravaggio nesta sua obra, o mesmo est com um lampio. No se sabe direito de onde a luz vem, observa-se tambm So Joo na margem esquerda tentando uma fuga e sendo segurado por um dos soldados.

50 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Michelangelo Merisi da Caravaggio, A captura de Cristo, 1602, leo sobre tela, 133,5x169,5m, Galeria Nacional da Irlanda, Dublin. Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Caravaggio_-_Taking_of_Christ_-_Dublin.jpg. Acesso em 22 de Abril de 2012.

51 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Rembrandt (1606-1669)

Rembrandt, Autorretrato, leo sobre tela, 67cm, 1660. Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque. Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:WLA_metmuseum_Rembrandt_Self-portrait_1660.jpg. Acesso em: 23 de Abril de 2012.

Foi o maior gnio da arte holandesa. Sofreu influncia indireta de Caravaggio. Suas obras so demarcadas pelo nvel de expressividade, compreenso humana e profundo sentimento religioso bastante pessoal devido a seu profundo conhecimento da Bibla. Considerado por muitos um dos maiores pintores de todos os tempos, foi tambm um grande gravador. Destaca-se em sua obra um apelo emocional e um maior realismo. Na gravura dos cem florins, Cristo o centro da figura, toda a ateno est voltada a ele, todos os olhares buscam a imagem de Jesus. O contraste de luz e sombra usado para enfatizar as linhas importantes da composio e o significado psicolgico que a obra transmite ao seu observador.

52 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Rembrandt, A gravura dos cem florins, ca. 1650, gua-forte, segunda prova, 2,78x3,89m, British Museum, Londres. Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt_The_Hundred_Guilder_Print.jpg. Acesso em: 23 de Abril de 2012.

Uma poa de luz lanada em direo cena do Novo Testamento em que Cristo disse: Aquele que dentre vs estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra focando as divergncias entre a atitude de Cristo e a dos fariseus.

Rembrandt, A mulher surpreendida em adultrio, ca. 1664, leo sobre madeira, 835x64,5cm National Gallery, Londres. Fonte:
http://pt.wahooart.com/A55A04/w.nsf/Opra/ BRUE-5ZKEE8. Acesso em: 23 de Abril de 2012.

53 | P g i n a

Renascimento e Barroco

A parbola do filho prdigo remontada por Rembrandt, uma cena serena que causa comoo aos que a assistem. O filho com vestes pobres e descalo vai ao encontro do pai e pede seu perdo ao pai.

Rembrandt, A volta do filho prdigo, ca. 1669, leo sobre tela, 2,64x2,06m, Hermitage, Leningrado. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn__The_Return_of_the_Prodigal_Son.jpg. Acesso em: 23 de Abril de 2012.

O amor que o casal tem terno e sincero nesta obra de Rembrandt, as tonalidades das cores e at o jogo de luz suave ressaltam ainda mais esse sentimento. Vicent van Gogh ao ver o quadro embasbacou-se e em carta ao seu irmo disse: Voc sabe que eu daria dez anos de minha vida se pudesse ficar sentado diante desse quadro durante quinze dias, sem nada para comer alm de um pedao de po duro.

54 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Rembrandt, A noiva judia, ca. 1666, leo sobre tela, 1,21x1,66m, Rijksmuseum, Amsterdam. Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_042.jpg. Acesso em 23 de Abril de 2012.

55 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Peter Paul Rubens (1577-1640)

Peter Paul Rubens, Autorretrato, Rubens era amante da beleza vivas e clidas, ou vestidas ou nuas. Trabalhou muito com modelos vivos, mas tambm estudou as esculturas clssicas. Qualquer que fosse o trabalho que lhe encomendasse, ele criava uma bela composio de figuras humanas colocadas em um espao livre e repleto de luz. Ele conseguia nos mostrar tanto o estado de esprito das passagens bblicas como as cenas mitolgicas pags. Sua grande habilidade na arte da pintura fez com que ele pintasse quadros com figuras fortemente ativas envoltas de uma cena dramtica.

56 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Peter Paul Rubens, A subida da cruz, 1610, leo sobre madeira, 4,62x3,41m, painis centrais de trpticos, catedral de Anturpia, Bruxelas. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Peter_Paul_Rubens_068.jpg. Acesso em: 23 de Abril de 2012.

Peter Paul Rubens, A descida da cruz, 1610, leo sobre madeira, 4,20x3,10m, painis centrais de trpticos, catedral de Anturpia, Bruxelas. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Peter_Pau l_Rubens_066.jpg. Acessado em 23 de Abril de 2012.

57 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Mito e realidade fundem seus elementos para formar o Jardim do amor.

Peter Paul Rubens, O jardim do amor, 1632-1634, leo sobre tela, 1,98x2,83m, Prado, Madri. Fonte: http://marenemanhasemanias.blogspot.com.br/2009/04/rubens-oinsistente.html. Acessado em: 23 de Abril de 2012. Deslumbra-se a beleza do corpo feminino desnudo na cena mitolgica do julgamento de Pris, as mulheres so apresentadas mais carnudas, mesmo assim apresentam sensualidade em seus traos.

Peter Paul Rubens, O julgamento de Pris, ca. 1632-1635, leo sobre madeira, 1,44x1,93m, National Gallery, Londres. Fonte: http://louca-davida.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html. Acesso em: 23 de Abril de 2012.

58 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Nicolas Pousin (1594-1665)

Nicolas Poussin, Autorretrato. Museu do Louvre, Paris. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Nicolas_Poussin_078.jpg. Acesso em: 26 de Abril de 2012. Foi um pintor francs, mas por seu esprito e sensibilidade, romano por adoo. um dos maiores representantes do classicismo do sculo XVII. Trabalhou quase que exclusivamente em Roma. As figuras que Poussin utiliza esto em outro mundo, so elas figuras idealizadas e corpulentas. A diverso est implcita dentro do quadro, h harmonia e equilbrio entre o conjunto, cada pessoa ser est ligado outra.

59 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Nicolas Poussin, Bacanal diante de uma herma de P. 1630, leo sobre tela, 0,99x1,42m. National Gallery, Londres. Fonte: http://www.reproarte.com/cuadro/Nicolas_Poussin/Bacchanale+/8448.html; Acesso em: 25 de Abril de 2012. Em um quadro mais prendido a forma e perspectiva, Poussin confirma que um artista de mltipla face.

Nicolas Poussin, A sagrada famlia na escada, 1648, leo sobre tela. National Gallery of Art, Washington. Fonte: http://historiadaarteiv.blogspot.com.br/2008/06/poussin_6943.html. Acesso em 25 de Abril de 2012

60 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Andrea del Pozzo (1642-1709)

Andrea del Pozzo, Autorretrato. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Andrea_Pozzo,_autoportrait.jpg. Acesso em: 26 de Abril de 2012.

Vendo o teto da igreja de Sant Ignazio nos deparamos com um cu gigantesco acima de ns. A perspectiva na pintura muito bem calculada, e cada figura humana bem posicionada para ressaltar a ideia de profundidade.

61 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Andrea dal Pozzo, Alegoria da obra missionria dos jesutas, 1691-1694, teto em afresco. Igreja de Sant Ignazio, Roma. Fonte: http://italianizzando.wordpress.com/roma/il-campo-marzio-marsfaltet/. Acesso em 26 de Abril de 2012.

Barroco em Flandres, Holanda, Espanha, Frana e Inglaterra


Apesar de ter nascido em Roma o Barroco rapidamente se tornou um estilo internacional, o principal artista responsvel por este rompimento entre o Sul e o Norte (referente a Itlia e ao resto da Europa respectivamente) comeado cem anos por Drer foi Rubens principal pintor flamengo do Barroco. Van Dyck (1599 1641) Um menino prodgio aos vinte anos era o melhor ajudante de Rubens com quem aprendeu muitos artfices das artes. Sua fama deu-se muito pelos seus retratos, principalmente os que executou para Carlos I, o mais clebre destes foi Carlos I na caa. Influenciado pelo maneirismo de Rubens e Ticiano, deixou uma marca na Europa e principalmente na Inglaterra.

62 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Van Dyck, Carlos I na Caa, Museu do Louvre, Frana. Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-MhL5FYsgGc/TexPsxuoPvI/AAAAAAAABE8/9Mo1GUEqL4M/s1600/Charles%2BI.jpg Acessado em 25 de Abril de 2012. Holanda Diferentes de Flandres, que teve toda sua genialidade contida no trabalho de Rubens, a Holanda, apesar de ter revelado artistas menores, porm que no eram comuns, conseguiu mostrar uma gama diversificada de estilos, estavam os holandeses em xtase por sua liberdade conquistada a tanto custo. A arte na Holanda tornou-se um mercado aberto no somente a nobres, mas a toda populao isso moldou tambm o que os artistas fariam.

63 | P g i n a

Renascimento e Barroco

A escola de Utrecht Utrecht foi um importante centro para a disseminao do Barroco principalmente pela influncia de Caravaggio e seus discpulos, o povo daquela cidade ia frequentemente Itlia e de l trouxeram a influncia para a pintura. Apesar desta importncia para o resto da Holanda, Utrecht no produziu grandes nomes. Fran Hals (1580(5) 1666) Hals foi um pintor naturalista belga. Ficou famoso por retratar a sociedade burguesa dos Pases Baixos segundo uma esttica naturalista. Combinava a robustez e amplido de Rubens com o momento dramtico de Caravaggio

Fran Hals, o Alegre beberro. Rijksmuseum, Holanda. Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/09/129_2856-FransHals.jpg Acessado em 24 de Abril de 2012. Paisagens e natureza-morta Como as pinturas na Holanda atendiam a necessidade do comprador seguiram para esse estilo, pois muito mais os holandeses se admiravam por suas paisagens contempladas ao vivo e seus costumes dirios do que coisas intangveis como nas obras de Rembrandt. A natureza morta dividia-se em duas principais correntes as que retratavam alimentos e bebidas e as que retratavam os arranjos de flores, apesar de uma primeira vista meramente contemplativa esses quadros vinham imbudos de simbolismo. Steen e Vermeer (1626 1679; 1632 1675) Steen foi um pintor neerlands do sculo XVII. Percepo psicolgica, senso de humor e abundncia de cores foram marcas dos seus trabalhos. Costumava pintar cenas com uma narrativa, fato que o diferenciou de Vermeer apesar do uso de cores e luzes

64 | P g i n a

Renascimento e Barroco

abundantes como Steen ele preferia pintar coisas simples cotidianas com composies inteligentes.

Steen, A vspera de S.Nicoulau. Rijksmuseum, Holanda. Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_JbifJV9DCB8/SHamTF52N4I/AAAAAAAAAO4/7_RzojS1 h34/s200/SteenHetB.jpeg Acesso em: 24 de Abril de 2012. Vermeer, A carta. Rijskmuseum, Holanda. Fonte: http://pt.wahooart.com/A55A04/w.nsf/OPRA/BRUE6WHL73/$File/Jan%20Vermeer%20-%20The%20Love%20Letter%20.JPG Acesso em: 24 de Abril de2012. Espanha A Espanha apesar (ou por este motivo) de sua situao econmica grande na poca no produziu grandes artistas, nem sequer um artista importado El Greco foi capaz de animar os coraes dos artistas espanhis para mostra de seus talentos. Apenas alguns artistas foram reconhecidos como Cotn, Zubaran e Velazquez. Cotn, Zubaran e Velazquez (1560 1627; 1598 1664; 1599 1660) O primeiro reconhecidamente pintor de naturezas-mortas. Zubaran destacou-se pela intensidade de seus quadros religiosos e Velazquez pintou primeiro a maneiras de Caravaggio, mas se interessou pela pintura de gnero e pela Natureza-morta.

Frana Quando analisada a arte barroca na Holanda, Flandres e Espanha a escultura quase no citada por no ter uma grande influncia para a histria da arte. J na Frana a situao
65 | P g i n a

Renascimento e Barroco

totalmente diferente durante o absolutismo de Lus XIV, Paris competia com Roma para ser o centro das artes plsticas posio que conservou por sculos. A pintura abrangeu vrios estilos e segmentos. Gerges de La Tour (1593 1652) Georges era muito conhecido por suas pinturas contendo efeitos de luzes noturnas e pinturas de uma forma simplificada. Marcas claras da influncia de Caravaggio e estranhamente de Geergten.

Georges de La Tour, So Jos Carpinteiro. Museu do Louvre, Frana. Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-TIZmbkJ5xpA/Tmr1_Tc94I/AAAAAAAAAE4/aykTY27Cagk/s1600/129_104-saojose.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012. Louis Le Nain (1593 1648) Pintor que costumava pintar a vida cotidiana investia nela uma dignidade humana e um peso monumental caracterstica que o tornou conhecido.

66 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Louis Le Nain, A famlia de camponeses. Museu do Louvre, Frana. Fonte: http://www.sabercultural.com/template/pintores/IrmaosLeNain/5.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012 Claude Lorrain (1600 1682) Admirado pelas paisagens campestres e urbanas que pintava, definiu as qualidades heroicas ideias da paisagem.

Claude Lorrain, Pastoral. Yale University Art Gallery, EUA. http://uploads8.wikipaintings.org/images/claude-lorrain/pastoral-landscape-1648.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012. Girardon, Coysevox e Puget (1628 1715; 1640 1720; 1620 1694) Trs escultores que executaram obras em Versalhes. Principal obra de Girardon foi uma estatua equestre do rei Lus XIV, a fluidez do modelado e a cabea um pouco erguida
67 | P g i n a

Renascimento e Barroco

para trs mostrando uma imponncia quase que celeste so marcas fortes neste trabalho. Coysevox foi um escultor principalmente de bustos, executou o de Lebrun em terracota com maestria, diferente de Girardon tendeu menos para o classicismo. Puget foi to ao barroco quanto lhe foi permitido, quando o poder de Lebrun comeou a declinar ele pode satisfazer seu eu artstico, sua principal obra foi o Milo de Crotona.

Da direita para esquerda: Girardon, Esttua equestre de Lus XIV. Yale University Art Gallery, EUA. Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_qPhCscOJJI/Slcjo59dLLI/AAAAAAAADdI/y2QR3wJlz1A/s320/300pxLouis_XIV_statue_equestre.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012; Coysevox, Busto de Lebrun. Wallace Colection, Inglaterra. Fonte: http://www.backtoclassics.com/images/pics/antoinecoysevox/antoinecoysevox_charlesl ebrun.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012; Puget, Milo de Crotona. Museu do Louvre, Frana. Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/11/129_149Milo%20de%20Crotona.jpg. Acesso em 24 de Abril de 2012. Academia Real A academia era um instituto de ensino que se tornou obrigatrio para os artistas, mtodos e instrumentos de estudo foram criados e ali ensinados. Apesar de a ideia ser boa, ela limitou a liberdade artstica obrigando os autores seguirem modelos. Essa imposio durou cerca de 55 anos e acabou quando Watteau ingressou na academia com um quadro que no preenchia nenhum cnone ali estabelecido.

68 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Watteau, Um passeio a Citera. Museu do Louvre, Frana. Fonte: http://www.marioivo.com.br/wp-content/uploads/imbarcoperciterako41.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012. Inglaterra Recebeu muita influncia francesa, fato que elevou o nvel das pinturas e esculturas inglesas. Que desde a idade mdia no tinha um alcance maior do que local. Pintura Hogarth (1697 1764) Pintor, gravador, ilustrador, teve um arsenal diverso de obras, seus quadros principalmente chamavam ateno pela critica e stiras, assuntos morais modernos era como intitulava seu gnero.

69 | P g i n a

Renascimento e Barroco

William Hogarth, Stira sobre a Falsa Perspectiva. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4c/Hogarth-satire-on-falsepespective-1753.jpg Acesso em 24 de Abril de 2012 Gainsborough (1727 1788)

Fonte:

O retrato muito apreciado na Inglaterra era a principal fonte de renda dos artistas da poca, nesse quesito Gainborough ganho a fama at entre a alta sociedade britnica por seus belos quadros que traziam um retrato e transmitiam uma tranquilidade e uma elegncia que s ele atingira.

70 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Gainsborough, Mrs. Siddons. The National Gallery, Inglaterra. Fonte: http://28.media.tumblr.com/tumblr_m14u0t7Rkz1qcg3zwo1_1280.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012. Reynolds (1723 1792) Rival de Gainsborough, Reynolds fundou a Royal Academy que tinha os mesmo moldes da academia da Frana. Escreveu o Discourses uma srie de regras a serem implementadas pela academia. Apesar de preferir pinturas histricas a maioria esmagadora de seus trabalhos foram retratos enobrecidos por alegorias ou disfarces.

Reynolds, Mrs. Siddons como Musa da Tragdia. Henry E. Huntington Library and Art Gallery, EUA. Fonte: http://artmight.com/albums/classic-j/Joshua-Reynolds-17231792/Reynolds-Joshua-Portrait-Of-Mrs-Siddons-As-The-tragic-Muse.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012. Escultura Desde o sculo XIII as esculturas no tinham tanto valor pois com a Reforma ocorreu uma destruio sistemtica das esculturas. Isso teve um efeito inibidor que durante os dois sculos a procura de obras de qualquer espcie de estaturia foi to reduzida que
71 | P g i n a

Renascimento e Barroco

mal sustentava uma modesta produo regional. Com o surto da vigorosa escola inglesa de pintura, tambm cresceu o interesse pela escultura e durante o sculo XVIII a Inglaterra deu um exemplo ao resto da Europa, ao criar um tipo de monumento ao gnio esttuas de grandes vultos da cultura, como Shakespeare, homenagens publicas at ento s reservadas a chefes de Estado. Roubiliac (1702 1762) De origem francesa, foi adotado com carinho pelos Ingleses principalmente aps a execuo da escultura de Gerge Frederick Haendel. Fez referncia a Apolo na estatua colocando Haendel tocando Lirae um garoto escrevendo suas msicas. Ergueu inmeras esttuas para homens importantes da Inglaterra.

Louis-Franois Roubiliac, George Frederick Haendel. Victoria e Albert Museum, Inglaterra. Fonte: http://abrancoalmeida.files.wordpress.com/2009/04/louis-francoisroubiliac-george-frideric-handel-1738.jpg. Acesso em: 24 de Abril de 2012.

72 | P g i n a

Renascimento e Barroco

Bibliografia Janson, H. W. Histria Geral da Arte. 2. Renascimento e Barroco. 2ed. Martins Fontes, 2001. Mainstone, Medelainde; Mainstone Rowland. Introduo Histria da arte da Universidade de Cambridge. O Barroco e Sculo XXI. Edio Integral. Zahar Editores, 1981. Letts, Rosa Maria. Histria da arte da Universidade de Cambridge. O Renascimento. Edio Integral. Zahar Editores, 1981. Godinho, Rosemary de Sampaio. Renascimento: Uma nova concepo de mundo atravs de um novo olhar para a natureza. Disponvel em <http://dgz.org.br/fev12/Art_01.htm> Acesso em 17 de Abril de 2012. BBC. Histria. Ano 1. 4 ed. Trada. Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma, 1519-1533. Disponvel em <http://www.panoramicearth.com/502/Rome/Santa%20Maria%20della%20Vittoria> Acesso em 23 de Abril de 2012. < http://www.wikipedia.org/ > Capela Sistina, Palcio Apostlico, Cidade do Vaticano. Disponvel em <http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html> Acesso em 24 de Abril de 2012. Vista do Baldaquino e da Cadeira de So Pedro, Baslica de So Pedro <http://www.panoramicearth.com/map/rome.html?vt=4900> Acesso em 24 de Abril de 2012. Caravaggio. Disponvel em < http://educacao.uol.com.br/biografias/caravaggio.jhtm> Acesso em 24 de Abril de 2012. A arte Barroca. Disponvel em <http://auladearte.zip.net/arch2009-08-02_2009-0808.html> Acesso em 25 de Abril de 2012. Renascimento. Disponvel em <http://www.suapesquisa.com/renascimento/> Acesso em 19 de Abril de 2012. Renascimento. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento> Acesso em 17 de Abril de 2012. Barroco. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco> Acesso em 17 de Abril de 2012.

73 | P g i n a

Renascimento e Barroco

A Arte Renascentista. Disponvel em <http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_arterenascentista.html> Acesso em 19 de Abril de 2012. Escultura do Renascimento. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_do_Renascimento > Acesso em 19 de Abril de 2012. A arte Barroca. Disponvel em <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/barroco/arte-barroca-5.php> Acesso em 20 de Abril de 2012. A ltima ceia. Leonardo da Vinci. Disponvel em <http://artetropia.blogspot.com.br/2010/06/ultima-ceia-leonardo-da-vinci.html> Acesso em 22 de Abril de 2012. Leitura Barroca. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_barroca> Acesso de 22 de Abril de 2012. Gioto di Bondone. Disponivel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Giotto_di_Bondone > Acesso em 23 de Abril de 2012. Personalidade de Giotto. Disponivel em <http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_digiotto.html> Acesso em 23 de Abril de 2012. Biografia. Giotto. Disponivel em <http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_4152.html> Acesso em 24/04/2012. Santo Sudrio pode ser obra de Giotto. Acesso em: <http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/santo_sudario_pode_ser_obra_de_giotto. html -> Acesso em 25 de Abril de 2012. Donatello. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Donatello> Acesso em 25 de Abril de 2012. Donatello. Disponvel em <http://historiadaarte.pbworks.com/w/page/18413869/Donatello> Acesso em 25 de Abril de 2012. Sandro Boticelli. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sandro_Botticelli> Acesso em 26 de Abril de 2012. Leonardo da Vinci. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci> Acesso em 26 de Abril de 2012. Davi. Acesso em <http://www.biografia.inf.br/michelangelo-escultor-pintor74 | P g i n a

Renascimento e Barroco

arquiteto.html#TXT 03 Davi> Acesso em 26 de Abril de 2012. Michelangelo. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo> Acesso em 26 de Abril de 2012. Rafael Sanzio. Disponvel em < http://www.infoescola.com/biografias/rafael-sanzio/> Acesso em 23 de Abril de 2012. Lista de Pinturas de Rafael. Disponivel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pinturas_de_Rafael> Acesso em 23 de Abril de 2012. Os grandes Artistas. Gtico e Renascimento. Michelangelo, da Vinci, Botticelli. 2 ed. Nova Cultura, 1991.

75 | P g i n a

También podría gustarte