Está en la página 1de 18

Histria da dana

Danar, danar, danar...basta querer, s comear! A dana uma das expresses artsticas mais antigas. Na pr-histria danava-se pela vida, pela sobrevivncia, o homem evoluiu e a dana obteve caractersticas sagradas, os gestos eram msticos e acompanhavam rituais. Na Grcia, a dana ajudava nas lutas e na conquista da perfeio do corpo, j na Idade Mdia se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dana tem histria e essa histria acompanha a evoluo das artes visuais, da msica e do teatro.

Dana Primitiva

Danas Milenares

Dana Moderna

Dana Contempornea

Dana Primitiva A A dana nasceu associada s prticas mgicas do homem, com o desenvolvimento da civilizao, o rito separou-se da dana. O homem danava pela sobrevivncia, danava para a natureza em busca de mais alimentos, gua e tambm em forma de agradecimento. A dana era quase um instinto e esses acontecimentos registrados nas paredes de cavernas em forma de desenhos, ficaram conhecidos como arte rupestre. O homem primitivo pintava nas paredes das grutas, cavernas e galerias subterrneas cenas de caa e rituais que representavam a caada. Pareciam acreditar ser possvel, pela representao pictrica, alcanar determinados objetivos, como abater um animal, por exemplo.

Pintura rupestre

voltar ao topo

Danas Milenares Egito: a dana no antigo Egito era ritualstica e tinha caractersticas sagradas. Danava-se para os Deuses, em casamentos e funerais.

Acrobata

Grcia: a dana originou-se de rituais religiosos, os gregos acreditavam no seu poder mgico, assim os vrios deuses gregos eram cultuados de diferentes maneiras. As danas preparavam fisicamente os guerreiros e sempre eram feitas em grupos. A dana era muito difundida na Grcia Antiga, importante no teatro, a dana se manifestava por meio do coro. Roma: a dana entra em decadncia, pois nunca foi privilegiada e s vai recuperar sua importncia no Renascimento. Idade Mdia: nesse perodo, a dana, como todos os outros movimentos artsticos, sofreu um retrocesso. A dana, pelo fato de se utilizar do corpo como expresso, foi considerada profana, porm, continuou sendo praticada pelos camponeses.

Dana de camponeses no sculo XV

Renascimento: a dana ressurge, apreciada pela nobreza adquirindo um aspecto social e tornando-se mais complexa, passa a ter estudos especficos feitos por pessoas e grupos organizados sendo conhecida como bal. At essa poca a dana era algo improvisado, s a partir do Renascimento passa de atividade ldica, de divertimento, para uma forma mais disciplinada, surgindo repertrios de movimentos estilizados. O uso do termo bal, na poca balleto, significava um conjunto de ritmos e passos. A moda do balleto na Itlia se espalhou tambm pela Frana durante o sculo XVI. O sculo XVII considerado o grande sculo do bal, saindo dos sales e transferindo-se para os palcos, provocando mudanas na maneira de se apresentar surgindo, assim, os espetculos de dana. A partir do sculo XVIII o drama-bal-pantomima executado nos palcos dos teatros por verdadeiros profissionais de ambos os sexos. A dana adquire todo o seu esplendor, com ricos e belos cenrios e figurinos. O bal passa a contar uma histria com comeo, meio e fim.

Romantismo: o termo Romantismo absorvido pelo bal que, at aquela poca, falava de histrias de fadas, bruxas e feiticeiras. Procurou recuperar a harmonia entre o homem e o mundo. nessa poca, sculo XVIII, que os bailarinos comeam a usar sapatilhas, completando a revoluo do bal. Na segunda metade do sculo XIX uma mulher novamente iria revolucionar toda a dana, era Isadora Duncan, provocando uma imensa renovao com uma dana mais livre, mais solta, mais ligada vida real.

Isadora Ducan

voltar ao topo

Dana Moderna: a dana moderna uma negao da formalidade do bal. Os bailarinos trabalham mais livres, porm no rompem completamente com a estrutura do bal clssico. Os movimentos corporais so muito mais explorados, existe um grande estudo das possibilidades motoras do corpo humano. Solos de improvisao so bastante frequentes. Martha Grahan e Nijinski so os grandes revolucionrios da dana dessa poca. Serge Pavlovitch Diaglhilev, ou Nijinski, russo, mesmo no sendo um danarino, criou condies mticas para a dana. Marta Grahan nos Estados Unidos na dcada de cinquenta criou uma nova maneira de danar independente da msica, baseando-se principalmente nos sentimentos que qualquer som pode provocar, abrindo espao para todas as possibilidades da dana.

Dana Moderna

Marta Grahan

Trecho do filme Flash Dance

voltar ao topo

Dana Contempornea A arte contempornea complicada de se compreender. Por qu? algo que no previsvel, o novo, a ruptura com aquilo que conhecemos como arte. Na dana, a contemporaneidade fica mais evidente, pois ela deixa de ter uma estrutura clara, preocupando-se mais com a transmisso de conceitos, ideias e sentimentos do que com a esttica. A dana contempornea surgiu na dcada de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clssica. Depois de um perodo de intensas inovaes e experimentaes, que muitas vezes beiravam a total desconstruo da arte, finalmente - na dcada de 1980 - a dana contempornea comeou a se definir, desenvolvendo uma linguagem prpria. Os movimentos rompem com os movimentos clssicos e os movimentos da dana moderna, modifica o espao, usando no s o palco como local de referncia. A dana contempornea uma exploso de movimentos e criaes, o bailarino escreve no tempo e no espao conforme surgem e ressurgem ideias e emoes. Os temas refletem a sociedade e a cultura nas quais esto inseridos, uma sociedade em mudana, so diversificados, abertos e pressupem o dilogo entre o danarino e o pblico numa interao entre sujeitos comunicativos. O corpo mais livre, pois dotado de maior autonomia. A dana contempornea uma circulao de energia: ora explosiva, ora recolhida. A respirao, a alternncia da tenso e do relaxamento em Martha Graham, o desequilbrio e o jogo do corpo com a gravidade em D.Humphrey; E.Decroux faz trabalhar o dilogo da pele e do espao retornando s origens do movimento. A dana contempornea no possui uma tcnica nica estabelecida, todos os tipos de pessoas podem pratic-la.

Grupo Cena 11 - Skinnerbox

Quasar Companhia de Dana - Cu na Boca

voltar ao topo

Fontes consultadas: www.centroartisticodedanca.com.br www.edukbr.com.br www.brasilescola.com mundodadanca1.blogspot.com portfoliodedanca.hdfree.com.br PUJADE-RENAUD, C. LINGUAGEM DO SILNCIO: Expresso Corporal. So Paulo: Editora Summus,1982. SIQUEIRA, D. de C. O. CORPO, COMUNICAO E CULTURA: a dana contempornea em cena. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. SANTOS, P. L. L. dos. ARTES. Curitiba, PR: IESDE, 2003. Acesso em: abr 2012.

A Histria da Dana

Maria Taglioni A dana surgiu antes mesmo de o homem ser homem. Nos rituais pr-histricos, era uma das principais formas de expresso e de aproximao dos Deuses. Durante toda a histria humana, a dana esteve presente, sendo considerada divina ou maldita, mas sempre fazendo parte da vida cotidiana das mais incrveis sociedades. Fizemos uma pesquisa minuciosa para voc aprender, usar na escola, ler por diverso, e, principalmente, conhecer melhor como surgiu e como se desenvolveu essa atividade que faz parte de nossa vida e nos traz tanta alegria e prazer.

A Dana na Pr-Histria A Dana Hebraica A Dana na Grcia O Imprio Romano e a Dana Represso na Idade Mdia A Dana no Renascimento Os Grandes Ballets de Corte A Inveno da Dana Clssica

A Evoluo no Sculo XVIII A pera-Ballet A Reforma da Dana Os Ballets Romnticos A Dana espalha-se pela Europa O Neoclassicismo na Dana A Dana Moderna Jazz

DA PR-HISTRIA AO EGITO ANTIGO

A dana surgiu na poca Paleoltica, antes mesmo de o homem aprender a cultivar a terra, quando ainda migravam buscando um lugar para caar, colher e pescar. As figuras desenhadas, que nos servem de documentos sobre essa era, representavam os animais e as caadas, raramente os homens. No entanto, desenhos que representam um mesmo movimento foram encontrados nas regies mais variadas, como a Europa e a frica do Sul. Essas figuras comprovam que a humanidade tem um fundo cultural comum. Nelas, a cabea est voltada para frente, o tronco apresenta-se num falso perfil, os dois braos em semiextenso, com o direito um pouco mais alto que o esquerdo. O corpo est inclinado em

relao s pernas, que esto levemente flexionadas. A perna esquerda est frente da direita, com o p no cho, e o p direito est em relev. O conjunto do desenho aparenta um giro com as pernas flexionadas, e a figura est vestida com uma pele de biso e mscara de rena ou cervo. ("A figura de trois-Frres", em Montesquiou-Avants). Como tudo que era desenhado tinha carter sagrado, presume-se que esta era uma dana sagrada. O giro, mesmo nesses homens pr-histricos, provocava sensao de vertigem e uma espcie de desapossamento de si mesmo, o que nos leva a acreditar que essa dana era uma forma de "entrar em contato com os espritos ou qualquer entidade 'superior' ". Essa era a dana participativa: o homem participava dos rituais. No perodo Neoltico o homem aprende a cultivar e se organiza em grupos e at em cidades. Surge um esboo de classe sacerdotal, que vai "supervisionar" os rituais de dana, no os deixando ao acaso das inspiraes individuais. Dessa forma, a dana deixa de ser participativa para se tornar representativa: o homem deixa de entrar em contato com os espritos para comear a representar os mitos e os Deuses. A dana representativa utiliza mscaras, e, ao contrrio de sua antecessora, feita em grupo. So danas de roda e em filas, e seus participantes se encontram, na maioria das vezes, de mos dadas. Esse tipo de dana pode aparecer como uma forma de dana litrgica, como nos rituais dos enterros egpcios. As primeiras referncias s danas recreativas tambm so do Egito Antigo: os desenhos e esculturas da poca retratam acrobacias, como figuras com a cabea e todo o corpo para trs formando uma ponte (fragmento da danarina, no museu de Turim).

A DANA HEBRAICA O povo hebreu foi o nico a no transformar sua dana em arte, pois eram proibidos por sua religio de representarem seres vivos. Suas danas eram espontneas nas multides, principalmente em rodas e fileiras. O principal documento que descreve a dana hebraica a Bblia, onde se encontram vrias citaes: Danas em fileiras aparecem, por exemplo: * no xodo 15, quando a profetisa Mriam, irm de Moiss, com tamborim na mo, dirige um coro de mulheres para celebrar a passagem pelo Mar Vermelho; * o mesmo rito ser danado na vitria de Jeft (Juzes 11, -34), * na vitria de Davi sobre Golias (Samuel 18, 6-7), * na vitria de Judith sobre Holoferno (Judith 15, 12-13). As rodas so evocadas em: * no xodo 32, quando, ao descer do Sinai, Moiss encontra seu povo danando em torno do Bezerro de Ouro; * nos Salmos (26, 6): "Jav, ando em roda em torno de teu altar". * As "jovens de Silo" danam em roda nos vinhedos, sem dvida durante a festa dos Tabernculos, quando os homens de Benjamin vm rapt-las (Juzes 21, 19-23). Uma dana importante, que deve ser estudada mais detalhadamente, a famosa dana de Davi quase nu diante do Arco, ao voltar de Jerusalm (Samuel 6). Essa dana se caracteriza por giros e saltos, lembrando a dana pr-histrica, e talvez a nudez de Davi esteja relacionada, milhares de anos depois, queles rituais.

A DANA NA GRCIA Na Grcia antiga a dana aparece completamente presente em quase todos os setores da vida social: na religio, na educao, nas datas de comemoraes, nos ritos agrrios, nos estudos filosficos e na vida cotidiana. As danas religiosas eram as mais diversas possveis: cada Deus tinha seu prprio rito, e cada rito ainda tinha variaes regionais. Os rituais mais conhecidos atualmente so os Dionisacos, ou seja, do Deus Dionsio, o Deus do despertar primaveril da vegetao, da fertilidade e da fecundidade, do entusiasmo e da embriaguez, do transe, do irracional. Suas danas sofreram enormes modificaes com o tempo: De cerimnia litrgica com data fixa no calendrio, tornou-se cerimnia civil, depois ato teatral, para finalmente ser conhecida como dana de diverso. De dana sagrada, passou a ser dana profana, seguindo assim um movimento (sagrado-profano) encontrado em muitos aspectos das culturas antigas. Um exemplo da dana Dionisaca era um cortejo, onde Dionsio era acompanhado por mnades

(espcie de ninfa que representava uma amante insacivel) e stiros, cujos movimentos eram de passos corridos ou escorregadios, braos escondidos em oposio, saltos com pernas esticadas ou flexionadas, torso, pescoo e cabea jogados para trs num gesto tpico que parecia triturar a nuca. Encontramos algumas citaes interessantes dos filsofos gregos sobre a dana. Plato estudou a dana e a classificou em dana de beleza e dana de feira, com subgrupos (Leis, I); segundo ele, ordem e ritmo, caractersticas dos Deuses, so tambm as da dana (Leis, II); "A dana um meio excelente de ser agradvel aos Deuses e honr-los" (Leis, VI); "Os que honram melhor os Deuses pela dana so tambm os melhores no combate" (Leis, VII); e alm de tudo isso, d propores corretas ao corpo. Os filsofos Pitagricos afirmavam que "a dana expulsa os maus humores da cabea", um bom exemplo da crena de que a dana era divina porque d alegria. Uma cano de Anacreonte diz: "Quando um velho dana, conserva seus cabelos de ancio, mas seu corao o de um jovem". Por no separarem o corpo do esprito, e por ser a dana uma forma de integr-los, os Gregos consideravam a dana um dom dos imortais. Para eles, "os Deuses ensinaram a dana aos mortais, para que estes os honrassem e os alegrassem atravs dela". O teatro grego apresenta vrios elementos com dana: os coros das tragdias e das comdias clssicas podiam danar, sendo que alguns coros apenas danavam, enquanto outro cantava "em off", num processo parecido com a dublagem. Na comdia a dana era um pouco mais movimentada que na tragdia, e caracterizava-se por saltos, pelo busto quebrado para frente e por ondulaes no quadril, que podiam lembrar a dana do ventre. Havia ainda outros tipos de danas, como a sikinnis, a dana da farsa, um estilo de teatro que mais tarde transformou-se na comdia dell'arte. O cotidiano do povo grego era infestado de danas. Eles danavam em ocasies como nascimentos, passagem de efebos para cidados, npcias, banquetes, e outros. Essas danas eram livres, no havendo uma lista de passos preestabelecidos ou que deveriam ser aprendidos, mas rodas e filas espontneas. Os gregos costumavam danar na meia ponta, as vezes to alta que era representada como ponta. Buscavam a simetria, principalmente dos membros. Havia ainda uma posio muito comum: o p colocado na altura do jarrete (articulao atrs do joelho), lembrando um pass. Existiam danas com tcnicas e passos convencionados, mas essas eram as danas dos cultos, dos teatros ou das celebraes tradicionais. Uma das danas mais importantes era a prrica, a dana guerreira e competitiva usada na educao e na preparao militar. As crianas a aprendiam desde os 5 anos, e o aprendizado compreendia exerccios preparatrios de flexibilidade onde os participantes jogavam o corpo para trs at alcanarem os tornozelos com as mos. Em seguida, vinham os exerccios de quironomia, nos quais aprendia-se o porte dos braos e das mos e simulava-se gestos de combate. Em ocasies solenes, os pirriquistas eram recrutados e treinados por cidados ricos, e concorriam entre si nas apresentaes: o primeiro classificado ganhava um boi no valor de 400 gramas de prata, para ser sacrificado. Em outras danas, praticadas por mulheres, encontramos gestos interessantes, e um especial: com os braos em oposio, a danarina quebra os antebraos na altura dos cotovelos, colocando-os num ngulo de 90, um para baixo e um para cima. No primeiro caso, a palma da mo se abre em direo ao cho e, no outro, em direo ao cu. Esse gesto foi encontrado em representaes das mais diversas danas, desde as prhistricas s egpcias, e ilustra o intercmbio que houve entre as civilizaes. Nos banquetes, danarinas profissionais executavam movimentos provocantes e acrobticos, acompanhadas por uma tocadora de aulos. Existiam passos e nomenclatura, e um exemplo a kubistsis: a danarina saltava sobre as mos, com a cabea jogada para frente e ou recaa sobre os ps ou permanecia equilibrada sobre as mos e esboava passos com os ps. Havia ainda convenes com significaes: os braos estendidos com as mos voltadas para o cu significavam splica, as mos estendidas diante do espectador significavam apstrofe ao pblico e as mos horizontais, paralelas ao cho, significavam tristeza. Todas as danas e movimentos esto gravados em vasos, alm dos escritos dos filsofos e estudiosos que dedicaram seu tempo s danas. Podemos encontrar representaes da prrica, por exemplo, no flanco da Acrpole e no friso do Partenon.

O IMPRIO ROMANO E A DANA

Estampa de figuras humanas em jarro tpico. Para ser estudada, a histria do Imprio Romano foi dividida em trs perodos: Reis, Repblica e Imprio. Sob os Reis, do sculo VII ao sculo VI a.C., a dana era praticada como rito religioso, freqentemente de origem agrria. Um dos rituais mais conhecidos era o Saliano: uma dana guerreira, praticada mais comumente na primavera, em honra de Marte (o ms do nascimento da primavera). Remetia a rituais que garantiam a perenidade de Roma, utilizando-se de escudos sagrados que eram guardados para esses eventos. Essa dana era um Tripudium, uma dana em trs tempos.

Danarino em esttua de bronze No incio da Repblica as origens sagradas da dana j estavam esquecidas. Por isso, alguns estadistas como Cipio Emiliano e Ccero hostilizaram e fecharam as escolas que ensinavam dana s crianas de boa famlia. Porm, as danas tradicionais da velha cultura romana, como as nupciais, no morreram. Durante o Imprio a dana voltou a ser praticada com freqncia, inclusive por mulheres de classes altas, mas as danas que fizeram mais sucesso foram as dos jogos de circo. A prrica (dana tpica da Grcia Antiga) voltou a ser praticada, e os pirriquistas eram trazidos da Jnia. Existiam at danarinos famosos, como Batilo e Plado, que eram reconhecidos por seus estilos diferentes. Mas a dana que no era mais sagrada tambm perdeu, alm de seu sentido inicial, muitos movimentos e denotaes, chegando a ter caractersticas que a aproximavam da indecncia, como o caso das danas de banquetes. Na pintura de Pompia no Museu de Npoles, h um exemplo disso, de uma danarina nua.

A REPRESSO NA IDADE MDIA A Idade Mdia foi responsvel por uma ruptura brutal na evoluo da dana. Na antigidade, a dana era sagrada, e logo evoluiu para um rito tribal em honra aos Deuses. Por no aceitar outras crenas, a Igreja Catlica medieval proibiu esses tipos de dana e a modernidade continuou o processo evolutivo apenas da dana recreativa. Essa dana, mesmo no sendo proibida, era mal vista pelas autoridades eclesisticas, pois era danada como uma manifestao da espontaneidade individual. Com isso, conclumos que a dana no foi integrada liturgia catlica, apesar de aparecer nas comemoraes. Como exemplo disso temos um decretal do papa Zacarias, no ano de 774, "contra os movimentos indecentes da dana ou carola" (Carola era uma dana tpica dessa poca); ou um decreto do conclio de Avignon, dizendo que "Durante a viglia dos Santos no deve haver nas Igrejas espetculos de dana ou carolas". Apesar da represso e das proibies, pode-se encontrar evidncias de que as pessoas danavam em comemoraes e em momentos de festa. Eles danavam a Carola e o Tripudium, sendo a primeira uma dana de roda e o segundo uma dana em trs tempos, na qual os participantes no se tocavam. Eram danas ao som de cantos Gregorianos, e ritmadas com tambores e tamborins. Dessa forma, a Carola e o Tripudium eram danados por qualquer um, mas apenas nas ocasies no religiosas. Era a dana popular e livre, que significava comunho porque era danada em grupos, em rodas ou fileiras. Ento, as camadas privilegiadas, buscando uma forma de se diferenciar, inventaram uma dana mais rica, na qual o corpo acompanhava uma mtrica musical que mudava. Ao mesmo tempo, comearam a procurar a beleza das formas, a esttica que iria organizar os movimentos. Essa era a poca do incio da decadncia do feudalismo e os movimentos intelectuais comeavam a ganhar fora. A dana erudita, das camadas privilegiadas, separava-se das danas populares (Carola e Tripudium)

e a cincia que estudava as regras que regem o corpo comeava a ganhar espao. Em oposio ao desenvolvimento do sculo XIII, o sculo XIV foi conhecido como "o sculo negro". Na poca da Guerra dos Cem Anos, das piores colheitas da era medieval e da crise da Igreja, a dana seguiu as tendncias refinando suas formas, variando seus ritmos e simbolizando a morte em seu sentido mais brutal. Os ritmos passaram a ser mais variados, alternando tempos lentos e tempos rpidos. A Carola, dana da Alegria, tornou-se uma dana macabra, muitas vezes danada em cemitrios. Esse costume difundiu-se com o objetivo de mostrar que "a vida uma Carola conduzida pela morte", transformando a morte num motivo para se viver de acordo com as regras e dogmas catlicos (o medo de ir para o "inferno" comandava as escolhas e as vidas das pessoas). Danava-se at para espantar uma epidemia. Nessa poca, a nica dana destinada ao espetculo era a dana dos nobres: as outras danas eram como rituais. Foi nesse momento, entre os nobres, que apareceu o Momo, um gnero de dana que serviu como base do futuro ballet-teatro. Era uma espcie de Carola onde os participantes danavam mascarados e disfarados. Uma histria interessante sobre essa dana a do Rei louco: "Numa festa na manso Saint Paul, por ocasio do casamento do Duque de Vermandois com a dama de honra da Rainha, o rei Carlos VI - dito o louco - quis fazer um momo e se disfarou, com quatro companheiros, de "homem selvagem". Estavam cobertos de plos, da cabea aos ps. Usavam camisas impregnadas de pez sobre as quais haviam posto grandes quantidades de fios de linho fino. Para reconhecer o rei, o duque de Orlans aproximou uma tocha de fogo dos momos. Os cinco comearam a pegar fogo. Trs morreram imediatamente, um outro no dia seguinte; o rei foi salvo pela duquesa de Orlans que se jogou sobre ele e abafou o fogo com as dobras de seu amplo vestido". Nos bailes de Momos danava-se a Mourisca, uma dana importada dos rabes, em ritmo binrio, marcada por batidas dos ps ou, em caso de cansao, dos calcanhares. O movimento da coreografia era o seguinte: bate-se o calcanhar direito (no cho) / bate-se o calcanhar esquerdo / bate-se os dois calcanhares (um no outro) / suspiro. Na verdade, as partituras indicam uma pausa no momento do suspiro. O momo tornou-se uma dana espetculo quando comeou a ser danado como atrao entre os pratos de um banquete. J no final do sculo XV o momo estava estabelecido com firmeza nas cortes de prncipes. Apresentava, ento diversos elementos dos ballets de corte (antecessores dos ballets de repertrio), como danarinos, cantores, msicos, carros, efeitos de maquinaria; mas faltavalhes a "alma" do espetculo: uma ao dramtica coordenada e a diversidade das danas, pois apenas danavam a Carola e a Mourisca.

A DANA NO RENASCIMENTO

A dana inspirava a arte no renascimento e nos sculos seguintes Edgar Degas - Exame de Dana Nessa poca, na Frana e na Itlia a arte renasceu: um movimento cultural, denominado de Renascimento na Frana e de Quattrocento na Itlia foi o responsvel pelo desligamento da arte com a Igreja e pelo desenvolvimento de uma sociedade que valorizava e arcava com os custos da arte. A burguesia, uma classe de comerciantes que enriquecia facilmente, crescia aos poucos, mostrando-se uma classe liberal e revolucionria. A Nobreza, por sua vez, cultuava o comportamento refinado, buscando a "arte de viver com elegncia". Nesse terreno extremamente frtil para o desenvolvimento e os estudos das artes, o intercmbio entre os dois pases foi intenso, o que favoreceu ainda mais e diversificou esses movimentos. A dana de corte assinalava uma nova etapa: aquela dana metrificada que havia se separado das danas populares se tornou uma dana erudita, onde os participantes tinham que saber, alm da mtrica, os passos. Com isso, surgem os profissionais e mestres, que estudavam as possibilidades de

expresso do corpo e conseqentemente elevavam o nvel tcnico das danas. importante lembrar tambm que eram pessoas que dedicavam muito mais de seu tempo para a dana do que aqueles que apenas danavam por diverso. Os professores eram pessoas altamente valorizadas nas cortes, sendo convidados especiais em todas as festas e respeitados pelas famlias. Eles chegavam a assumir o papel de pais e chefes de famlia nas apresentaes das noivas a suas futuras famlias, pois esses eventos eram feitos sob a forma de um ballet mudo.

Edgar Degas - A Bailarina de Quatorze Anos Ainda nessa poca, foram escritos os primeiros livros sobre a dana. O primeiro deles teria sido "Il perfetto Ballerino", de Rinaldo Rigoni, imprimido em Milo em 1468. Infelizmente, essa obra no existe mais. O mais antigo livro sobre dana que temos atualmente "L'art et Instruction de bien danser...", editado por Michel Toulouze em Paris, de 1496 a 1501. Das escrituras antigas, a que melhor nos retrata a dana do Quattrocento um manuscrito de Domenico da Piacenza, que est atualmente na Biblioteca nacional de Paris. Ele retrata uma gramtica do Movimento, baseada em cinco elementos constituintes da dana: mtrica, comportamento, memria, percurso, aparncia. importante lembrar que esses termos no tm o mesmo significado exato de hoje. Uma segunda parte desse manuscrito enumera os passos fundamentais, dentre os quais temos os passos simples e duplos, a volta e a meia-volta (que no eram em meia-ponta), os saltos, os battements de ps e as mudanas de ps. No cinquecento (sc. XVI), como poderamos esperar, a evoluo rumo a uma tcnica mais apurada prosseguiu. Dois autores foram responsveis por esse desenvolvimento: Cesare Negri e Marco Fabrizio Caroso. O primeiro escreveu um tratado com cinqenta e cinco regras tcnicas, descries coreogrficas e novos passos, como o trango (meia-ponta) e o salto da fiocco, uma espcie de jet que girava. Sua mais importante contribuio foi a introduo do piedi in fuore, o incio do en dehors. O segundo apresenta em seu tratado a pirueta e passos que deram origem ao pas de bourr e ao coup (fioro e groppo, respectivamente). As obras que se seguiram apresentam 68 tipos de passos com relevs.

OS GRANDES BALLETS DE CORTE

Figura retratando a dana de corte As danas de corte eram executadas como coreografias, sempre da mesma forma, e deviam ser aprendidas por todos os nobres. Cada coreografia possua um nome, como o Pas de Brbant e o Bransle franceses, o Canrio, a Chacona e a Passacale vindos da Espanha, e a Pavana, o Pazzo mezzo e a Volta italianas. Essa ltima, a Volta, era considerada uma dana imoral, porque os cavalheiros seguravam as damas proximamente de seus corpos, giravam sobre si mesmos fazendo-as saltarem, numa espcie de carregada. Com esse movimento, as longas saias levantavam-se e mostravam parte dos tornozelos. Essa dana pode ser vista no filme "Elizabeth" que concorreu ao Oscar em 1999, onde Cate Blanchet (Rainha Elizabeth) e Robert Fiennes (Lorde Robert) executam os passos diante da corte boquiaberta! J os Ballets de Corte eram uma espcie de teatro danado, bastante comuns nos grandes acontecimentos. Para se entender como era um Ballet de Corte basta-se imaginar uma pea de teatro com as danas da poca, que usava poesia para contar a histria e que no era repetido muitas vezes, no mximo 1 ou 2, e por isso que no foram conservados como os repertrios. Na realidade, possuam cinco elementos constituintes: dana, msica, poesia, cenrio e ao dramtica. Os Ballets de Corte surgiram na Frana, mas a partir de 1600 se espalharam pelas cortes

de toda a Europa. Na segunda metade do sculo XVI uma grande quantidade de problemas na sucesso dos reis da Frana, brigas e guerras entre as famlias dos nobres geraram a necessidade de se reafirmar o poder real. O ballet se tornou, ento, um meio privilegiado de propaganda, e aps a consolidao do reinado de Lus XIV, era danado como uma cerimnia de adulao ao Rei. Alis, Lus XIV era um apaixonado pela dana. Praticou desde pequeno, s vezes at preocupando os responsveis por sua educao porque ele no se interessava por mais nada. Incentivou a dana durante todo o seu reinado, e no s comps um ballet inteiro como participou como ator de muitos, e, a ttulo de curiosidade, preferia os papis de "grotescos mal vestidos" e de mulheres. Desse modo, os ballets contavam desde fatos polticos como uma vitria na guerra at romances. Infelizmente, no h sequer resqucios de libretos que narrassem as histrias representadas. O que podemos descrever que as coreografias apresentavam figuras geomtricas como crculos, quadrados, tringulos e at letras, geralmente a letra do monograma do rei. Para que essas formaes fossem visveis, as danas eram exibidas num nvel abaixo dos espectadores, numa forma parecida mas no semelhante dos teatros de arena ou dos estdios de futebol (bem menores, logicamente). interessante notar que a dana de corte utiliza como personagens elementos no humanos, at Deuses das culturas grega e romana, que representam as pessoas da vida real. Para ilustrar, descrevemos abaixo dois Bals muito importantes: O primeiro Ballet de Corte que apresentava os cinco elementos conjugados (dana, msica, poesia, cenrio e ao dramtica) foi feito em 1564, quando Carlos IX, influenciado por sua me, fez uma viagem de propaganda pela Frana. Perto do feudo de seu rival, o duque de Guise, foi representado um bal onde Jpiter, que representava o Rei, apaziguava as desordens que os outros quatro astros (planetas, na realidade) "aprontavam". O Ballet Comique de La Reine (Bal cmico da rainha) foi um dos mais conhecidos, servindo de modelo para todos os que foram criados depois. Ele foi apresentado em 1581, na ocasio do casamento do Duque de Joyeuse com a irm da rainha, e durou quase cinco horas. Nele havia seis entres, e as formas geomtricas eram largamente utilizadas. Sua principal inovao foi o final, onde todos os nobres entram num enorme baile, participando, assim, do grand-finale da "histria" contada.

Lus XIV O Rei Lus XIV, nesse Ballet, era diferenciado por fitas amarradas nos braos. A dana comea, ento, a retratar apenas a Antigidade clssica (greco-romana), tornando-se repetitiva, montona e perdendo de vista os valores em transformao da poca. Somado a isso, a exigncia por perfeio tcnica de Lus XIV faz com que surja uma arte rigorosa e artificial, na qual o gesto tinha mais importncia que a emoo que o produziu. Dessa forma, a expresso individual foi recusada em favor de uma cultura perene, que continuasse sendo lembrada e usufruda atravs dos tempos. Percebe-se que a dana nessa poca se aproxima perfeitamente dos ideais greco-romanos de perfeio esttica e de imortalidade. Em 1661, primeiro ano de Lus XIV em poder oficial, ele fundou a Academia Real de Dana, antes mesmo das Academias de Letras (1663) e de Cincias (1666). A Academia Real de Dana tinha a funo de preservar a dana e a qualidade tcnica. Nenhum ballet podia se apresentar na Corte ou fora dela sem antes ser aprovado pelos acadmicos. Todavia, a academia no foi totalmente levada srio nem mesmo pelos seus prprios membros, de forma que no cumpriu sua misso e foi fechada em 1780.

A INVENO DA DANA CLSSICA

As 5 posies bsicas

A evoluo da tcnica da dana clssica foi de responsabilidade de um homem: CharlesLouis- Pierre de Beauchamps. O mestre de Beauchamps foi uma espcie de principal coregrafo da Frana. Quase todas as grandes produes tiveram um toque seu, principalmente as da corte. Ele colocou em prtica um "sistema de dana", que, de acordo com os ideais de Lus XIV, tendia beleza das formas, rigidez, ao virtuosismo, que valorizava a esttica do corpo, demonstrando o quanto que a esttica do movimento, naquela poca, era mais importante que a emoo que o gerou. Assim, houve uma intensa profissionalizao dos bailarinos e de outros profissionais ligados dana. A tcnica era quase tudo. Beauchamps, se apropriou dos passos do Ballet de Corte transformando-os, lapidando-os at chegar em produtos que so conhecidos atualmente: os entrechats (entrechatquatre, entrechatcinq, etc.), o grand-jet, o pas de bourr. Alm disso, ele tambm estabeleceu as 5 posies bsicas, como formas de se aproximar ou afastar os ps numa distncia proporcional e medida. Sua inteno era descobrir uma maneira certa para que o corpo do bailarino encontrasse sempre o seu eixo e o equilbrio, estando ele danando ou parado. Dessa forma, o mestre criou uma forma de se "escrever" o ballet, a partir da nomenclatura que deu aos passos formais de sua autoria. Um outro grande contribuidor da dana clssica foi Molire. Primeiramente um produtor de espetculos de teatro, Molire adotou a dana em suas montagens e logo passou a criar suas conhecidas comdias-ballet, que eram, em sua essncia, um Ballet de Corte com algumas novidades, mas que ainda usava rcita de versos em sua trama. Uma das diferenas era o tema, pois Molire rompeu com o tdio causado pela utilizao da mitologia grega. Suas histrias eram uma pintura dos costumes, como as comdias que conhecemos atualmente. Na realidade, a maior inovao das comdias-ballet est na integrao total da dana com a ao dramtica. Se antes, nos Ballets de Corte, a dana servia para "enfeitar" o enredo, com Molire a dana tem um porqu de estar no meio da ao. Em quase todas as obras, Jean Baptiste de Lully foi seu parceiro, e quando se separaram mais tarde, Lully produziu espetculos que no passavam de remontagens de peas de Molire e do Mestre de Beauchamps. Lully acabou realizando um movimento contrrio ao da poca, pois suas remontagens diminuam a importncia da dana em relao aos outros elementos do espetculo. Assim, ele contribuiu com a longa sobrevivncia do Ballet de Corte, onde a dana no era o principal elemento. Nessa mesma poca, em meados do sculo XVII, surgiu uma outra figura importantssima para a dana: a senhorita Lafontaine, conhecida como a primeira bailarina a danar sozinha.

A EVOLUO NO SCULO XVIII Em 1713, foi fundada a escola de dana da Academia Real. Havia um regulamento que impunha que os diretores escolhessem os melhores sditos e ensinassem para eles gratuitamente sua tcnica. Sem dvida, a criao da escola colaborou para o aprimoramento tcnico da dana, mas por outro lado contribuiu para a monotonia que foi gerada pelo apego ao movimento e o esquecimento da emoo que ele exprime. Havia uma rotina na escola que se fixava ainda mais no virtuosismo puro. Nessa poca, surgiram estudiosos que desejavam escrever a dana. Eles criaram uma espcie de partitura, onde os nomes dos passos, smbolos e desenhos so escritos paralelamente s notas musicais. Nos livros onde foi "escrita" a dana, tambm foram catalogados novos passos: relevs, tombs, glisss, diversos tipos de pequenos saltos, cabrioles, coup (que no era igual ao coup de hoje) contratempos, chasss e sissones. Obviamente, o desenvolvimento da nomenclatura e da escrita da dana clssica facilitou o ensino e ampliou o aprendizado da dana. Mas os coregrafos no adotaram a tcnica da escrita, e por isso, ao contrrio do que aconteceu com a msica, no possvel reproduzir um ballet assim como ele foi concebido. Havia uma certa resistncia escrita: segundo um famoso maitre de ballet da poca, "A coreografia escrita apaga a genialidade". Foi a partir desses pequenos avanos que surgiu a dana acadmica, a tcnica clssica definida, que a mesma tcnica que conhecemos hoje, apesar das mudanas e influncias sofridas nesses dois sculos.

A PERA-BALLET

Cenrio de um ballet retratado em pintura Na primeira metade do sculo XVIII, entra em cena na Frana a pera-ballet, que realizou o inverso dos ballets anteriores. Nas comdias-ballet, a dana est a servio do enredo, da msica, e dos outros elementos. J na pera-ballet, todos os elementos esto subordinados dana e servem para conduzi-la. Era praticamente uma pea inteiramente cantada e danada. O enredo, porm, era extremamente fraco, no havendo uma trama ou histria propriamente dita, com incio, meio e fim. Personagens mitolgicos voltaram a ser usados, porm viviam como se fossem mortais, quase sempre passando por aventuras amorosas. A pera-ballet herdou dos ballets de crte a cenografia e as vestimentas pouco adequadas. As roupas cobriam todo o corpo e inclusive o rosto: as mscaras eram amplamente utilizadas, de forma que no trabalhavam a expresso facial. O figurino era sempre pesado e incmodo, quase incompatvel com a dana leve e elevada, mas, no entanto, a tcnica era bem menos rigorosa que a atual.

A REFORMA DA DANA

A expresso e valorizao do rosto na dana atual so decorrentes dos ideais dos reformistas. Em 1754, Lus de Cahusac foi o primeiro a criticar o excessivo apego forma e no ao contedo da dana. Ele era um famoso libretista (que constri o libreto, a histria da pea), historiador, e, principalmente, crtico. Para ele, qualquer manifestao artstica servia para imitar a vida real, e por isso a dana deveria ser uma forma de se expressar com o corpo as intempries da alma. Franz van Weuwen Hilferding, um bailarino austraco que estudou na Frana, se tornou maitre de ballet em Viena, Stuttgart, e So Petersburgo, onde produziu ballets repletos de aes, mmicas e mise-en-scenes. Mas esses ballets ainda no constituam uma ao completa, eram um aglomerado de historietas que juntas no tinham sentido algum. O principal nome da reforma Jean Georges Noverre. Conhecido por sua insatisfao com a dana e as regras de sua poca, ele estudou dana mas no entrou na Academia Real, como ditavam as regras. Comeou, ento, a viajar de um lugar para outro, primeiramente como bailarino, e logo coreografando peas e espetculos. Com 27 anos j era um maitre de ballet de renome, espalhando suas idias inovadoras por onde passasse e influenciando toda a Europa. Dessa forma, depois de muito viajar por todo o continente, foi finalmente nomeado Maitre de Ballet da Academia Real de Paris (contra a vontade do corpo de baile e dos tradicionais, porque esses acreditavam que s algum que j foi bailarino da Academia poderia ser maitre da academia). L, ele criou poucas peas em virtude da falta de apoio por parte dos bailarinos, mas talvez uma delas seja a mais inovadora de sua carreira: "ls Caprices de Galanthe", em 1781. No continha canto, mas apenas danas e mise-emscenes. Foi o primeiro ballet a romper definitivamente com o estilo das peras. Noverre criou, assim, o ballet que girava em torno de uma s ao dramtica, que contava uma histria, sntese do Ballet de Repertrio. O mestre acreditava que, antes de ser uma manifestao esttica, a dana era uma forma de se exprimir emoes com o corpo. A esttica do movimento era apenas uma consequncia da emoo que brotava na alma do danarino. Os bailarinos no poderiam deixar de lado a tcnica, mas esta no era, de forma alguma, mais importante que a emoo que a dana busca exprimir.

Noverre insistia muito no endehors, mas para ele nada deveria ser forado: a abertura do quadril seria trabalhada atravs de exerccios como os rond de jambs e grand battements. Ele ainda criticava os bailarinos de sua poca por trabalharem excessivamente o corpo e pouco a alma, tornando-se ignorantes na arte expressiva. Para ele, o bailarino deveria dividir seu tempo igualmente entre os estudos da arte dramtica e as aulas para o corpo. Noverre criticou fortemente as vestimentas que cobriam os bailarinos: para ele, tudo deveria facilitar a tcnica e principalmente a expresso no desenvolvimento da trama da histria de cada ballet. Por isso, ele tambm retirou as mscaras de cena: "O rosto o rgo da cena muda, o intrprete fiel de todos os movimentos da Pantomima (dana expressiva), o suficiente para banir as mscaras da dana". Em 1789, um discpulo de Noverre, Jean Dauberval, foi para Bordeaux, seguindo uma bailarina que amava, mas que no se dava bem com a direo da pera de Paris. Em Bordeaux, Dauberval criou La Fille Mal Garde, o mais antigo ballet danado at hoje. Quase nada de sua coreografia original foi mantida, mas sabe-se que era um ballet alegre e impregnado dos ideais da Revoluo Francesa (*ver La Fille em Ballets de Repertrio). Nasceram assim os Ballets de Repertrio, que vm sendo danados e adaptados at hoje, e nos quais a ao dramtica deve ter incio, meio e fim, representados a partir de danas e mise- en-scenes. O mestre Noverre transformou o ballet clssico em uma dana que no se limitava a uma execuo mecnica, que foi capaz de emocionar pessoas em todo o mundo nos sculos seguintes.

OS BALLETS ROMNTICOS

Maria Taglioni Foi na poca do romantismo que os Ballets de Repertrio se firmaram. O Romantismo foi um movimento artstico de valorizao do sentimento em detrimento da razo (como desejava o mestre Noverre) e no qual a imaginao era deixada solta, sem qualquer controle ou auto-censura. Dessa forma, a dana que expressa algo, que mostra sentimento, cresce notoriamente, sem deixar morrer o imenso desenvolvimento tcnico que havia acontecido anteriormente. No momento, o que se buscava atravs da tcnica eram formas expressivas, a poesia do corpo, a fluidez da dana e no o virtuosismo e a beleza das formas. Esses novos ideais, baseados na "Igualdade, Liberdade e Fraternidade" da Revoluo Francesa, se afastam totalmente dos ideais estticos greco-romanos. Os artistas tendem a se inspirar no seu cotidiano, nas suas emoes reais, e no na idealizao da perfeio dos Deuses. Uma das grandes inovaes da Era Romntica foi o surgimento da dana na ponta dos ps. Eis um bom exemplo dos ideais romnticos: houve um imenso desenvolvimento da tcnica, mas os objetivos desse desenvolvimento vo muito alm da esttica da forma: na ponta dos ps, a bailarina se torna muito mais leve e expressiva, pelo menos aos olhos do espectador. Com as pontas, surge a supremacia feminina no bal: os bailarinos agora serviam de suporte, para apoiar e levantar as grandes estrelas. Para isso, eles deviam ser fortes, e belos e expressivos para as histrias de amor. A dana agora se torna mais sensual (para os padres da poca): para equilibrar a bailarina na ponta, o partner deveria amparala com seu corpo ou ao menos segura-la pela cintura. Nesse clima, em 1832, nasceu La Sylphide. Foi o primeiro ballet j coreografado para as pontas. Retratava um dos tema preferidos do romantismo: o amor entre mortais e espritos, e inaugurava a imaginao sem fim, que tratava de temas cotidianos somados a seres como ninfas, duendes, fadas e elfos. Os Deuses do Olimpo (gregos e romanos) estavam quase esquecidos. As roupas brancas e longas das ninfas, quase sempre com fartas saias de tule com collants, acentuavam o corpo das bailarinas, o que contribuiu para a sensualidade e para a necessidade de se lapidar ainda mais a tcnica, pois agora o corpo aparecia mais (as saias de tule so um pouco transparentes) e no era mais to disfarado pela roupagem.

Nesses mesmos moldes, o ballet "Giselle" estreou em 1841, sendo remontado mais tarde pelo menos duas vezes. Assim como La Sylphide, Giselle apresentava um 1 ato realista, entre os camponeses, e o 2 ato mais fantstico. Ao invs das ninfas apresentadas no primeiro ballet, no segundo ato de Giselle surgiram novos seres imaginrios, as Willis, que eram como ninfas ms (*ver Giselle em Ballets de Repertrio). Dos grandes nomes da primeira metade do sculo XIX, La Sylphide lanou Maria Taglioni, a mais perfeita bailarina romntica, harmoniosa, que parecia flutuar. Giselle lanou Carlota Grisi, uma mulher com uma interessante histria pessoal, inspiradora do ballet: foi profundamente amada por Julius Perrot, o coregrafo do ballet, com quem viveu, e tambm foi musa inspiradora do Libretista dessa obra, Thephile de Gautier, que morreu balbuciando seu nome. A segunda bailarina que estrelou Giselle foi Fanny Elssler, muito conhecida por seu estilo forte e voluptuoso.

A DANA ESPALHA-SE PELA EUROPA

Marius Petipa O romantismo marca tambm a queda da dana francesa. Nessa poca, os grandes nomes, sejam coregrafos ou bailarinos, circulavam por toda a Europa, e principalmente por So Petersburgo e Viena. Na pera de Paris nada de esplendoroso aconteceu, a no ser da criao de Le Corsaire, de Mazilier, em 1856, e Copplia, de Arthur Sait-Leon, em 1870. As bailarinas italianas espalhavam uma nova "moda": a dana mais acrobtica, mais voluptuosa, como a de Fanny Elssler. Na Rssia, a monarquia dos Czares incentivava e investia na dana, como forma de mostrar seu poder e grandiosidade. Tal situao atraiu talentos de toda a Europa, que fugiam do mercantilismo e da conseqente falta de investimento na dana. Dentre eles, estava Marius Petipa, o homem que ergueu e tornou conhecida e respeitada a escola russa. Primeiramente, ele treinou os alunos russos para substiturem as estrelas estrangeiras contratadas para os papis principais das obras apresentadas. Logo, trabalhou em uma tcnica especialmente russa, criando uma escola e bailarinos reconhecidos por sua tcnica clssica em quase todo o mundo. Alm disso, Petipa foi o criador da maior parte dos Ballets de Repertrio preservados at hoje. So eles: Dom Quixote, de 1869; La Bayadre, de 1877; A Bela Adormecida, de 1890; O Lago dos Cisnes, de 1895; e Raymonda, de 1898. Alm desses, Petipa remontou grandes ballets j reconhecidos na poca, como Giselle, em uma verso especialmente russa. Era sua caracterstica montar obras que fugiam um pouco do esprito do romantismo - que a esta altura j estava em decadncia - pois recheava seus atos com nmeros virtuossticos que no tinham muito a ver com a histria que estava sendo contada. Esses nmeros no se desviavam suficientemente da obra para enfraquec-la, mas tornavam os ballets de Petipa ricos superespetculos. Um bom exemplo dessas "interferncias" dentro do enredo do ballet o Pas-de-deux do Pssaro Azul no ltimo ato de A Bela Adormecida. Alm disso, seus ballets sempre agradavam ao pblico. Petipa trabalhou com diversos compositores como Drigo, Glazunov (Raymonda) e Minkus (La Bayadre), mas a parceria mais brilhante foi com Tchaikvsky, em A Bela Adormecida. Dois anos aps a morte do compositor, remontou O Lago dos Cisnes (que j havia estreado anteriormente com outro coregrafo, mas fracassou) em parceria com seu assistente Lev Ivanov, no menos talentoso que o mestre e seu sucessor. O Lago talvez seja a mais conhecida e mais admirada obra clssica representada atualmente.

"Lago dos Cisnes"

A Partir de 1887, Petipa integrou a seu estilo as novidades vindas da Itlia, sob pena de sair de moda. Aps essa data, seus ballets expressam a virtuosidade formal italiana, e tramas um pouco mais simples. Por isso, foi criticado por escolher os temas de suas obras no pelo valor, mas pelas possibilidades cnicas que ofereciam. verdade que o coregrafo valorizava a tcnica e as formas, mas o abandono da poesia e da sensibilidade, como aconteceu no incio do sculo XVII, foi to leve que se tornou insuficiente para tirar o brliho dos grandes ballets que criou. To imenso esse brilho, que esses ballets encantam as platias e influenciam bailarinos e coregrafos at hoje, sculo XXI.

O NEOCLASSICISMO NA DANA

Nijinsky e Pavlova A partir do incio do sculo XX, a influncia do ballet russo se espalhou por toda a Europa. A grande expanso da dana russa se d com Diaghilev, um amante das artes que organizou uma espcie de "grupo itinerante", que apresentava os ballets russos por todo o mundo. Com Diaghilev trabalharam alguns dos maiores nomes do sculo XX: Michel Fokine (coregrafo de Les Sylphides), Anna Pavlova, Nijinsky (grande bailarino e autor de peas como A Sagrao da Primavera) e Balanchine (tambm coregrafo e fundador do New York City Ballet). Diaghilev acreditava que a dana deveria ser o encontro de todas as artes, e por isso os cenrios das peas de seu grupo costumavam ter assinatura de grandes nomes, e as msicas eram de autoria dos novos talentos como compositores, como Stravinsky. Isso tudo sem contar com inovaes como a valorizao do corpo de baile, que ento deixou de apenas figurar, ganhando mais nmeros e destaque. Enfim, foi graas a Diaghilev que a fora da dana ressurgiu no ocidente, chamando a ateno do pblico (porque suas peas eram sempre ricas ou polmicas) e dos novos talentos que surgiram a partir de ento. Era uma nova dana: extremamente virtuosa, com um toque de poesia, modernidade e inovao.

Balanchine Nessa mesma poca, um grupo sueco causa grande polmica. Interessados em romper com as tradies, em 1920 Rolf de Mar e o coregrafo Jean Brlin fundam um grupo cuja maioria provinha da pera Real de Estocolmo. Os suecos passaram 5 anos espalhando sua polmica na Europa, participando da extraordinria criatividade de sua poca e transformando o ballet em uma arte contempornea. Suas peas mais marcante foram La Cration du Monde, em 1923 e Relche, em 1924, sendo que esta ltima foi a primeira pea de ballet que utilizava cinema (o filme entre'acte, de Ren Clair). Sendo assim, os suecos foram responsveis pela introduo do cubismo no bal, utilizando at um cenrio de Picasso no ballet Icaro.

Em 1925, no aguentando as presses que sofriam, por problemas e contradies de sua arte (a tcnica acadmica clssica ainda era utilizada, com toda a sua rigidez, apesar de toda a maleabilidade de suas idias, cenrios e histrias) o grupo se dissolveu. Foi assim que a dana, ainda clssica, incorporou os ideais modernos. Atravs desses grupos, das concepes coreogrficas de Balanchine, Fokine e Nijinsky, de bailarinas revolucionrias e marcantes como Anna Pavlova. As primeiras dcadas do sculo XX se dividiram, assim, entre o brilhantismo acadmico russo e as inovaes dos grupos (russo e sueco) que percorreram o ocidente.

A DANA MODERNA A dana moderna nasceu nos Estados Unidos, e at hoje um produto tipicamente americano. Fruto de novos pensamentos e crenas de algumas poucas pessoas, se adaptou rapidamente aos novos anseios da sociedade, e os discpulos desses poucos se multiplicaram vertiginosamente. O "terico" da dana moderna Franois Delsarte, e o conjunto de suas idias conhecido como Delsartismo. Quando jovem, no incio do sculo XIX, Delsarte foi inserido no meio da arte mas nunca foi considerado um artista brilhante. Por isso, muito cedo encerrou sua carreira, e culpou seus mestres pelo seu fracasso. Delsarte achava que a tcnica deveria ser ensinada de forma adaptada a cada organismo, a cada pessoa e suas limitaes. assim que ele comea a estudar a relao entre a voz, o movimento, a expresso e a emoo do ser humano, comeando primeiramente a se dedicar aos ramos artsticos que conhecia, como o canto e as artes plsticas, e mais tarde se interessou pela dana. Nesse ponto aparecem os fundamentos mais bsicos da dana moderna: Delsarte constatou que a base de toda expresso a tenso e o relaxamento dos msculos. Por exemplo, a extenso de todo o corpo est relacionada ao sentimento de auto-realizao, e o dobrar do corpo traduz o sentimento de anulao. Cada sentimento tem sua prpria traduo corporal. O Delsartismo foi transmitido por toda a Europa, e atravs de Steele Mackay, um ator americano que se tornou discpulo de Delsarte, chegou aos Estados Unidos. E l que a dana moderna, mais viva expresso do Delsartismo, se desenvolveu.

Isadora Duncan "Desde o incio, apenas dancei a minha vida" Isadora no tinha o biotipo adequado para a tcnica clssica acadmica, apesar de t-la estudado quando nova. E foi por isso, com certeza, que se tornou a danarina moderna mais conhecida at hoje. Ela questionou a dana acadmica, o porqu de cada passo, de cada movimento. Com toda a sua rigidez, a tcnica clssica deixou para trs a origem de seus passos e movimentos. Dessa forma, Isadora colocou em prtica os ideais do Delsartismo, danando sua vida. Durante as primeiras dcadas do sculo XX viajou por toda a Europa, alm dos Estados Unidos, onde nasceu e iniciou seus estudos. Usando os movimentos que entendia como os mais adequados para expressar cada emoo, criou diversas coreografias que significavam no mais do que aquilo que realmente sentia. Isadora no teve discpulos diretos, no criou uma tcnica bem definida que pudesse ser passada adiante. Mas, sem dvida, foi a responsvel pela popularizao da dana moderna. Atravs de suas coreografias, o mundo conheceu a dana que se desenvolveria a seguir, e que conquistou o sculo XX como a dana que tinha a alma da modernidade.

Martha Graham Martha Graham seguiu os ideais Delsartianos quando estes j estavam mais consolidados. A Denishawnschool, escola fundada por Ruth Saint-Denis e Ted Shawn, e primeira escola que trabalhava com tcnica moderna, j era grande e produzia muitos novos talentos, que iriam mais tarde fazer a "cara" da dana moderna. E foi de l que saiu Martha Graham. Ela trabalhou para desenvolver uma tcnica baseada no tension-release (tenso-relaxamento) e que tornaria o aprendizado e o ensino da dana moderna muito mais fceis. Alm disso, antes de Graham a dana moderna se inspirava quase que exclusivamente em motivos orientais, em outras culturas. Graham admite ter sado da Denishawnschool por no agentar mais danar divindades hindus ou ritos astecas, e por ter como objetivo tratar

de temas mais atuais. Ela queria ir mais fundo, conhecer e danar os mais profundos temas da alma humana. Para isso, utilizou as tragdias gregas para construir suas coreografias. Desde dipo at Minotauro, os personagens gregos e seus dramas serviram de instrumento para os estudos de Graham. Martha Graham consolidou e colaborou com a construo da "nova gramtica" da dana, onde retornamos origem de cada movimento e sua relao com os sentimentos para pollos e transform-los em movimentos atuais. Os giros, que na pr-histria serviam como forma de se entrar em contato com as divindades, atravs de transe, voltam a ter esse mesmo sentido. Mas agora eram mais polidos e com uma esttica mais definida, que agradasse ao pblico. Tudo foi redefinido.

Ruth Saint-Denis e Ted Shawn, fundadores da Denishawnschool

O JAZZ

O Jazz um ritmo que nasceu diretamente da cultura negra. No incio, nas viagens dos navios negreiros da frica para os Estados Unidos, os negros que no morriam de doenas eram obrigados a danar para manterem a sade. As danas tradicionais dos senhores brancos eram as polcas, as valsas e as quadrilhas, e os negros os imitavam para ridicularizalos, mas danavam de acordo com a viso que tinham da cultura europia, e misturando um pouco com as danas que conheciam. Dessa forma, surgiu a dana que era uma mistura da imitao dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros. Em 1740, os tambores foram proibidos no sul dos Estados Unidos para evitar insurreies (revoltas) dos negros. Assim, para executar suas danas, eles foram obrigados a improvisar com outras formas de som, como palmas, sapateados, e o banjo. Mais uma vez, a dana dos negros dava um salto, aproximando ainda mais com o que conhecemos atualmente. No incio deste sculo, as danas afro-americanas comearam a entrar para os sales, e a sofrer novas influncias: do can-can e do charleston, principalmente. Logo, essa dana que se pode at chamar de "mista", tomou conta dos palcos e da broadway, se transformando na conhecida comdia musical. A comdia musical, por sua vez, no nada mais que o segundo nome dado dana mais conhecida como jazz.

Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dana, institudo pela UNESCO em homenagem ao criador do bal moderno, Jean-Georges Noverre. A Dana a arte de mexer o corpo, atravs de uma cadncia de movimentos e ritmos, criando uma harmonia prpria. No somente atravs do som de uma msica que se pode danar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e at mesmo sem ele.

A histria da dana retrata que seu surgimento se deu ainda na Pr-Histria, quando os homens batiam os ps no cho. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mos, atravs das palmas. O surgimento das danas em grupo aconteceu atravs dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danas mostram que elas surgiram no Egito, h dois mil anos antes de Cristo. Mais tarde, j perdendo o costume religioso, as danas apareceram na Grcia, em virtude das comemoraes aos jogos olmpicos. O Japo preservou o carter religioso das danas. At hoje, elas so feitas nas cerimnias dos tempos primitivos. Em Roma, as danas se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), e danava-se em festas e bacanais. Nas cortes do perodo renascentista, as danas voltaram a ter carter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ningum a praticava com esse propsito. Praticamente da foi que surgiram o sapateado e o bal, apresentados como espetculos teatrais, onde passos, msica, vesturio, iluminao e cenrio compem sua estrutura. No sculo XVI surgiram os primeiros registros das danas, em que cada localidade apresentava caractersticas prprias. No sculo XIX surgiram as danas feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princpio, no foram aceitas pelos mais conservadores, at que no sculo XX surgiu o rockn roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danas. Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo. O maracatu, o samba e a rumba so prova disso, pois atravs das danas vindas dos negros, dos ndios e dos europeus esses ritmos se originaram. Hoje em dia as danas voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. Nos pases do Oriente Mdio a dana do ventre muito difundida; e no Brasil, o funk e o samba so populares. Alm desses, o strip-tease tem tido grande repercusso, principalmente se unido dana inglesa, pole dance, tambm conhecida como a dana do cano. Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogi

También podría gustarte