Está en la página 1de 11

Maria Cndida Almeida

Procuradora-geral adjunta

A cooperao policial na luta contra o terrorismo e o crime organizado


O terrorismo e o crime organizado so fenmenos que atravessam fronteiras e mares, no tm limites nem condicionantes. Aos Estados de Direito democrtico impe-se-lhes a luta contra este tipo de criminalidade, sem trguas mas desigual, considerando que, por essncia e inerncia definio de democracia, os Estados so obrigados a uma tica de resposta e devem sujeitar-se aos princpios universais dos direitos humanos e ao respeito pela dignidade da pessoa humana. O desafio centra-se, assim, na aparente dicotomia entre a Paz, a Liberdade e a Democracia, por um lado, e a Segurana, a luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada, por outro. Mas no em alternativa que a opo se coloca. Os Estados de Direito democrtico, conscientes dos seus deveres ticos e humanistas, mas tambm determinados a encontrar solues compatveis com o debelar do terrorismo e da criminalidade organizada, vm, progressivamente, (re)descobrindo as vantagens da cooperao internacional, desmultiplicada na cooperao policial e judiciria em matria penal. Porm, o novo conceito de terrorismo global, introduzido pelo fanatismo de matriz religiosa islmica, que irrompe abruptamente no dealbar do sculo XXI, arrasta actos de inexcedvel terror, contaminando de medo, insegurana e ansiedade o esprito e a mente do cidado relativamente ao futuro da Paz, da Democracia, da Liberdade, da Justia e da Segurana no Mundo. Perante esta nova realidade, os Estados devem apostar e incrementar a cooperao policial, densificada numa permanente e cada vez mais profunda troca e anlise da informao, colocando a inteligncia, a experincia e o saber de todos os respectivos departamentos de informao e policiais ao servio da mesma causa comum a luta contra o terrorismo. Paralelamente, no que concerne luta contra o chamado terrorismo convencional e a criminalidade organizada, devem tm de os Estados unir esforos e intensificar a cooperao, j no s policial mas tambm judiciria, considerando as caractersticas e motivaes das suas actividades. Conscientes desta realidade, ONU, Unio Europeia e Conselho da Europa, unindo esforos na luta pela Paz, a Democracia, a Liberdade, a Justia e a Segurana, tendo sempre por referncia os princpios universais dos direitos humanos e a dignidade da pessoa humana, tm produzido um manancial de instrumentos jurdicos de superior qualidade e interesse de cuja aplicao vm resultando frutos sensveis e susceptveis de aferio.
209

Terrorism and organised crime are phenomena that cross borders and seas and have no limitations or restraints. Democratic States must combat this unequal type of criminality without quarter considering that, owing to the intrinsic definition of democracy, States are ethically obliged to respond and must submit to the universal principles of human rights and respect for the dignity of human beings.
210

The challenge therefore lies in the apparent dichotomy between peace, freedom and democracy, on the one hand, and security and the fight against terrorism and organised crime, on the other. This is not an either/or situation. Conscious of their ethical and humanist duties but equally determined to find solutions that are compatible with fighting terrorism and organised crime, democratic States have progressively rediscovered the advantages of international cooperation, divided into police cooperation and judicial cooperation in criminal matters. However, the new concept of global terrorism introduced by religious Islamic fanaticism, which abruptly breaks out at the dawn of the 21st century, drags with it acts of extreme terror; it contaminates with fear, insecurity and anxiety the spirit and the mind of citizens in relation to the future of global peace, democracy, freedom, justice and security. Facing this new reality, States must be committed to and increase police cooperation, expressed as the permanent and increasingly profound exchange and analysis of information, placing intelligence, experience and know-how of all the police forces and intelligence departments at the service of the same common cause, the fight against terrorism. At the same time, as concerns the fight against so-called conventional terrorism and organised crime, States can and must combine their efforts and strengthen not only police cooperation but also judicial cooperation, given the characteristics and motivations of their activities. Aware of this reality, the United Nations, the European Union and the Council of Europe have united their efforts in the fight for peace, democracy, freedom, justice and security, their reference always being the universal principles of human rights and the dignity of human beings, and have produced a stream of legal instruments of great quality and interest whose application has resulted in gains that must be evaluated.

I. O dealbar de um novo conceito de terrorismo no sculo XXI


A 11 de Setembro de 2001, o cidado do mundo paralisou, estupefacto, perante as imagens brutais, inesperadas e at ento inimaginveis que de Nova Iorque e Washington lhe chegavam, praticamente em tempo real, pela televiso, dimensionando o terror a uma escala jamais vista, imagens fericas de avies em chamas a rasgar e dilacerar o corao da nao mais poderosa do Globo. A brutalidade e a dimenso dos actos, espalhando o desespero, a impotncia e a morte que voavam daquelas torres, antes orgulhosas e altivas, fez o mundo acordar para um novo tipo de ameaa global paz, segurana e justia que a comunidade internacional ia lenta, mas consistentemente, construindo e institucionalizando em organismos e instituies supranacionais. O terrorismo de matriz islmica radical, sem fronteiras nem limites, alicerado em dio, vingana e retaliao contra o infiel, caracterizado por uma brutalidade, uma frieza, uma raiva e uma autoflagelao sem precedentes, acabava de infligir o mais rude golpe na autodenominada civilizao ocidental, ferindo de morte os Estados Unidos da Amrica, que o mundo tinha como inexpugnvel e intocvel. No obstante os avisos anteriores, assinalados fundamentalmente nos atentados contra as embaixadas dos EUA no Qunia e na Tanznia, em 1998, a comunidade internacional no compreendeu nem quis, sequer, reflectir sobre a ameaa e o significado que esses atentados revelavam e documentavam. Um agravamento, sem paralelo, da intensidade e da desumanidade da violncia, interpretada por um terrorismo religioso e radical, porventura com longnquas e desesperadas razes, mas absolutamente inaceitveis nas formas e nos modos utilizados. S com os acontecimentos terrficos do dia 11 de Setembro de 2001, reiterados depois em Bali e, mais recentemente, em Madrid, o mundo, atordoado, acorda para um novo tipo de terror global, identificado por caractersticas totalmente diversas e tenebrosas relativamente s que so habitualmente associadas quer ao chamado terrorismo domstico e convencional, quer s organizaes criminosas de dimenso transnacional.

Gente disposta a morrer no acto terrorista, sem escrpulos nem limites, para quem o tempo no tem dimenso, que laboriosamente prepara o momento do terror que transporta para a sua prpria morte a promessa de uma vida plena de ventura e xtase no Alm e, na Terra, um amanh governado por uma s lei e religio, a islmica, no teme, obviamente, uma deteno, um julgamento, uma condenao. Indiferente privao da liberdade, no receia o julgamento dos tribunais infiis, e o tempo e o espao no tm limites nem condicionantes. O terrorista ser um heri perante os seus pares, gozar de prestgio acrescido perante os aclitos e chefes, ansiar por novos combates, e at a morte, ao servio da espiral de terror. Este tipo de terrorismo agrupa-se e actua em clulas autnomas e locais, e porventura a sua relao com outras clulas ou grupos internacionais far-se- apenas atravs da chefia superior mxima; os contactos acontecem, to-s, nas alturas de preparao de operaes, utilizando as novas tecnologias de informao e comunicao, centrando-se a ligao ao chefe e grupo supremo mais ao nvel ideolgico e nos canais psicolgicos do que atravs de uma efectiva e real hierarquia organizacional. Por isso se enfrenta uma extrema dificuldade na identificao e na localizao daquelas clulas, particularmente secretas, cujos membros se mostram aparentemente conquistados e integrados nos hbitos e vivncia ocidentais que publicamente adoptam, sem problemas de financiamento, perfeitamente automatizados e fixados nos alvos a abater e no ideal a alcanar. Com extrema mobilidade e capacidade de disfarce, este novo tipo de terrorismo representa uma sria ameaa Paz, Liberdade e Segurana mundiais. Nesta luta desigual, o combate ao terrorismo impe uma permanente, profunda, franca e forte cooperao internacional entre os Estados, com especial incidncia na rea da cooperao policial, enquanto instrumento de preveno da realizao e da difuso dos actos de terror. Para alm da discusso e da adopo de polticas que conduzam erradicao das suas causas mais profundas, em minha opinio, no desmembramento prvio das clulas terroristas, na capacidade de fazer abortar os seus actos, impedindo o seu financiamento e dispersando os seus

211

212

membros, que se obtm vitrias contra este novo fenmeno, de contornos alucinantes. Perante esta ameaa, fora e fanatismo do servidor do terror, a cooperao judiciria deve surgir como ltima ratio de interveno. Este novo tipo de agente de terrorismo, escala mundial, no receia o julgamento, a condenao. Aqui falham, em todas as suas extenso e significncia, o fim das penas. Este agente, disposto a morrer na cena do acto de terror que congemina e constri, apenas anseia e procura no ser descoberto e detido antes do acontecimento. Mas no tem medo da morte, nem de um qualquer julgamento ou condenao. Ele um heri, luta pelo ideal extremista islmico. Como afirma Joo Paulo Ventura1, no se vislumbram argumentos que os inibam ou faam deter. A interveno policial, a jusante dos ataques cometidos, a ltima ratio e a excepo que confirma a regra enunciada. Este novo terrorismo fantico de cariz religioso, que extravasou as fronteiras de um qualquer pas ou regio e se globalizou, que pretende subjugar pela fora de uma religio nica e radical o mundo que no a acata e segue, no tem termo de comparao, limites ou fronteiras ticas. Este conceito de terrorismo, pese embora o facto de a actuao dos seus chefes, membros e aderentes se revestir das caractersticas de crime organizado, no se confunde, no entanto, com tal tipo de criminalidade de dimenso transnacional, nem com o chamado terrorismo convencional. Na verdade, o terrorismo que conhecamos, adentro das fronteiras dum Estado, nao ou regio, tinha objectivos polticos e/ou religiosos, de reconhecimento e autoridade, procurava, ainda que de forma ilegtima e condenvel, substituir o regime poltico vigente, intrafronteiras, por outro que os seus agentes advogavam e defendiam, prosseguia a construo de uma independncia, o reconhecimento de uma autonomia ou de uma f. Tinha um objectivo de vida terrena melhor para os prprios, a sua famlia e o seu pas. Embora enfrentando a morte, no a procuravam. Queriam viver no futuro pas que moldavam com o bisel do terror. Mas queriam vida futura na Terra. Queriam a liberdade. Temiam a priso. Pelo contrrio, este novo terrorismo quer destruir, a prazo, todos os sistemas polticos e

governamentais, laicos ou religiosos, que no professem e sigam o seu fanatismo islmico, a sua interpretao, muito prpria e singular, da religio do Islo. Por outro lado, o crime organizado no visa derrubar nenhum Governo ou sistema poltico; procura, sim, coloc-los ao seu servio e us-los por forma a da extrair os chorudos lucros dos seus negcios criminosos. Na feliz imagem de Joo Paulo Ventura e Jos Miguel Nascimento2, as principais diferenas entre as organizaes criminosas e as associaes terroristas situam-se no plano das motivaes: enquanto para as multinacionais do crime a obteno de riqueza representa um objectivo que se esgota em si mesmo, para os actores do terrorismo assume-se como meio para a manuteno das actividades desestabilizadoras e intimidatrias. Mas o terrorismo a que assistimos at ao dealbar do sculo XXI, que resiste ainda em alguns pontos localizados do Globo e a que podemos chamar de dimenso domstica ou intrafronteiras no comparvel, nos seus meios e objectivos finais, na brutalidade e na espectacularidade dos mtodos utilizados, a este novo terrorismo. Para este, o TUDO OU NADA, destruio e morte para o infiel, o reino de Al para quem morre, aterrorizando, em nome de um futuro califado nico que domine todo o Planeta. O terrorista que hoje enfrentamos fantico, laborioso e paciente, no teme a morte, espera alcanar o Cu com o seu acto suicida, sujeito a persistentes e contnuas lavagens ao crebro sobre a sua superioridade moral e religiosa. Na sua vivncia diria, o terrorista no se distingue do cidado comum; simptico e integra-se aparentemente na comunidade onde vive. No entender dos autores j citados3, os comportamentos e prticas terroristas no so, de forma geral, produtos de indivduos com perturbaes psicolgicas e/ou psiquitricas, a motivao para a aplicao terrorista decorre da necessidade de formar o autoconceito e a identidade social, facilitada por plrimas vicissitudes e circunstncias exteriores aos sujeitos e, ao nvel da motivao para a aco, os princpios ideolgicos conjugados com as necessidades de pertena e reconhecimento exercem uma decisiva influncia na medida em que fornecem um objecto exterior aos sujeitos servindo de

alvo para a atribuio de responsabilidade e projeco de qualidades agressivas. Constituindo este tipo de terrorismo extremista religioso uma ameaa global, mas perfeitamente identificada e, apesar da sua ressonncia e dos seus efeitos, com um quantificvel nmero de apoiantes, bvio se mostra que s da conjugao de esforos da comunidade internacional, da inteligncia, da busca e da eliminao das suas causas poder resultar a vitria final da paz, da justia e da liberdade por que toda a comunidade internacional anseia. Por isso que, conforme nos revelam os considerandos da Deciso n. 2003/48//JAI do Conselho, de 19 de Dezembro de 20024, logo a [] 21 de Setembro de 2001, o Conselho Europeu, em reunio extraordinria, declarou que o terrorismo constitui um verdadeiro desafio para o mundo e para a Europa e que o combate ao terrorismo passaria a ser um objectivo prioritrio da Unio Europeia; a 8 de Outubro de 2001, o Conselho da Unio Europeia reafirma e subscreve [] a determinao da Unio Europeia e dos seus Estados Membros de participar plenamente, de forma coordenada, na coligao mundial contra o terrorismo, sob os auspcios das Naes Unidas; e, a 19 de Outubro de 2001, o Conselho Europeu declarou-se [] decidido a combater o terrorismo [] e a prosseguir os seus esforos para reforar a coligao da comunidade internacional para combater o terrorismo sob todas as formas, intensificando, por exemplo, a cooperao entre os servios operacionais responsveis pela luta antiterrorista: Europol, Eurojust, servios de informao, polcia e autoridades judiciais. Uma das estratgias que, neste mbito e perante este cenrio, os pases que combatem o terrorismo tm utilizado cada vez mais insistentemente a cooperao internacional, desdobrada, ou melhor, espelhada em duas formas: a cooperao policial e a cooperao judiciria, que mais no so do que as duas faces da mesma moeda, partes de um todo, indissociveis e inquebrantveis. Porm, se de alguma forma as pudermos considerar de per si, eu diria que, na referncia a este novo terrorismo, a cooperao policial primacial, reservando-se a cooperao judiciria, como ltima ratio, para os casos, que desejo cada vez mais excep-

cionais, em que no foi obtido xito na preveno do crime ou, ento, nas situaes de perseguio criminal dos ilcitos instrumentais, anteriores ou posteriores ao acto terrorista. na preveno, na recolha, na anlise e na troca de informaes, convocados os servios de informao militares, civis e policiais de todos os pases que lutam contra o terrorismo, na partilha da inteligncia por todos eles, que melhor se alcanar a vitria contra o terror. buscando e debelando as causas que levam ao terrorismo e na deteco preventiva da actividade terrorista que se vai lograr a vitria, reservando-se para a cooperao judiciria o papel de reafirmao da norma que protege os bens jurdicos da paz, da humanidade, da liberdade, da justia, da defesa e da segurana mundiais. De novo invocando Joo Paulo Ventura5, a melhor estratgia e orientao a adoptar na luta contra o terrorismo [] aponta inequivocamente para a deteco em sede de investigao preventiva, focalizando e investindo sobre os crimes instrumentais []. A actuao conjugada de foras policiais e demais servios de segurana dever ser ento dirigida no sentido da antecipao de eventuais ataques e correlatos planos e/ou preparativos [], absolutamente necessrio e indispensvel, prevenir os crimes de resultado, investindo e fazendo convergir esforos na deteco e investigao preventiva, to precoce quanto possvel, a montante e ao nvel dos crimes instrumentais. Por outro lado, e no despiciendo, importa combater a prpria apologia do terrorismo, mtodo manifestamente utilizado, e pelas formas mais dspares, na difuso da ideologia terrorista e no fomento do recrutamento dos seus agentes. nesta plataforma que se combate esta nova manifestao de terrorismo, na fase prvia do acto terrorista. Depois, j morreram milhares de pessoas e a sujeio dos seus autores e mandantes a um processo judicial , para eles e para a sua causa, absolutamente irrelevante e a pena eventualmente aplicada no prossegue os fins de preveno geral e especial das penas, nem sequer possvel a formulao de um juzo de prognose relativamente reinsero social do terrorista. absurda esta imagem, absolutamente desajustada ameaa que este tipo de terrorismo protagoniza.

213

214

O suicdio acompanha normalmente os executores, os chefes e companheiros so servos de uma interpretao fantica de religio que os transcende e os transforma. , pois, na preveno, na troca de informaes, na cooperao policial nacional e transnacional que o combate se ganha ou se perde. Mas no so os discursos de boa vontade, so as boas prticas, a partilha plena da inteligncia e da informao que fazem a diferena entre a vida e a morte, entre a paz, a liberdade, a justia e segurana, por um lado, e o terror, as trevas e a morte de milhares de inocentes, por outro. A previso e a desmontagem de atentados preparados por este novo tipo de terroristas impe a utilizao de tcnicas avanadas e expedientes de pesquisa, recolha, tratamento e troca de informaes entre os servios policiais e os servios de informao de todos os Estados, unidos nesta luta gigante, morosa e desesperante contra o terrorismo. O conhecimento e o domnio da cultura, da histria, dos ideais polticos e da lngua utilizados pelos seus agentes fundamental para os infiltrar, para se saber porqu, quando e como agem. H que apurar os meios de financiamento e as suas ligaes criminalidade comum que, por vezes, funcionam como obreiras da teia de apoios financeiros e logsticos dos terroristas. A movimentao dos seus membros, as suas ligaes a outros grupos, os encontros que tm, os recuos que utilizam, os telefones que partilham ou trocam so dados essenciais preveno do terrorismo e ao desmantelamento das suas clulas em tempo til. Tarefas estas a realizar em perfeita sintonia e partilha da inteligncia e da informao no mbito da cooperao policial que , repito-o, absolutamente vital consagrao da paz e da liberdade sobre o terror. Ao invs, no mbito do chamado terrorismo convencional e do crime organizado transnacional, a cooperao judiciria caminha, lado a lado, com a cooperao policial. A preveno policial, traduzida na sua cooperao, importante, mas demanda aqui uma cooperao judiciria fundamental reposio da paz jurdica, composio dos interesses, reafirmao do valor da norma violada e do bem jurdico protegido. Neste mbito, j a cooperao policial no basta, no suficiente a preveno do crime, considerando a quantidade e a qualidade

da actividade criminosa e a especial relevncia da insero social do seu agente. Embora permanea imprescindvel a cooperao policial, a cooperao judiciria v reafirmada e alargada a sua essencialidade, dado o cariz acentuadamente transnacional das actividades duma criminalidade cada vez mais organizada e sofisticada. Considerando o escopo destes grupos, a obteno do maior lucro em resultado das suas actividades ilcitas, usando e aproveitando-se das estruturas polticas e administrativas dos Estados que minam, eles procuram corromper e condicionar, mas no destruir, a realizao da Justia, concretizada na investigao, no julgamento e na condenao dos criminosos, que se mostra essencial solidificao e estruturao das democracias nos Estados de Direito, que, por isso, recorrem cada vez mais cooperao judiciria internacional. No obstante os diferentes patamares de interveno da cooperao policial e/ou judiciria internacional, condicionada pelos diversos tipos de criminalidade que visam prevenir e combater primacialmente a cooperao policial, como forma mais eficaz, no combate ao novo terrorismo global e a utilizao simultnea da cooperao policial e judiciria no mbito do crime organizado e do terrorismo convencional , os instrumentos, mecanismos e organismos entretanto criados ou reajustados s novas realidades, so indiferentemente utilizados, de acordo com o objectivo que no momento se pretende alcanar. Registe-se, porm, que qualquer tipo de cooperao, seja ela policial ou judiciria, se desenvolver sempre no quadro dos direitos humanos e no respeito pela dignidade humana. Esta uma preocupao presente e permanentemente espelhada em todos os instrumentos jurdicos vigentes, oriundos quer da Unio Europeia, quer do Conselho da Europa ou da Organizao das Naes Unidas. Por forma no exaustiva e perfunctria, meramente exemplificativa, passarei em revista alguns desses instrumentos e organismos que do corpo cooperao policial e judiciria transnacional, na luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada. Optarei pela referncia sumria a alguns instrumentos que nos so mais prximos, e que so tambm os nossos, porque vigentes na Unio Europeia.

II. A cooperao policial e judiciria em matria penal


Nos anos 70, os Estados-membros das Comunidades Europeias, considerando que as liberdades e potencialidades do mercado comum arrastavam, em contraponto, um aumento da criminalidade transnacional e que a eficcia da sua preveno e represso impunha situaes que transvasavam os limites das fronteiras nacionais, decidiram intensificar a cooperao intergovernamental com a criao, em Dezembro de 1975, do Grupo Trevi, constitudo, ao mais alto nvel, pelos ministros dos Assuntos Internos dos Estados-membros. Esta cooperao, de natureza policial e desenvolvida margem das instituies comunitrias, tinha como objectivo reforar aquela cooperao, a preveno e a represso do terrorismo, do trfico de droga, da imigrao clandestina e, de uma maneira geral, toda a criminalidade grave e organizada. Em Fevereiro de 1986, o Acto nico Europeu, frum onde, fora do quadro comunitrio, os Estados Membros trabalharam juntos na rea penal6, no mbito de grupos intergovernamentais, procura reafirmar a cooperao judiciria e policial, nomeadamente atravs da elaborao, a cargo do grupo de cooperao judiciria em matria penal, de vrios instrumentos jurdicos, quais sejam a conveno, de 25 de Maio de 1987, relativa aplicao do princpio ne bis in idem; o acordo, de 25 de Maio de 1987, sobre a aplicao da Conveno do Conselho da Europa sobre transferncia de pessoas condenadas; o acordo, de 26 de Maio de 1989, relativo simplificao e modernizao das formas de transmisso de pedidos de extradio; o acordo, de 6 de Novembro de 1990, atinente transmisso dos processos penais; a conveno, de 13 de Novembro de 1991, sobre a execuo de condenaes penais estrangeiras. Entretanto, e igualmente fora do percurso formal de integrao e desenvolvimento da Unio Europeia, alguns Estados-membros7 assinaram, a 14 de Junho de 1985, o Acordo de Schengen e, a 19 de Junho de 1990, a conveno para a sua aplicao8. No fundamental, estes instrumentos tinham como objectivos a reduo gradual dos controlos nas fronteiras internas e o reforo do controlo das fronteiras externas, ensaiando me-

didas compensatrias a curto e a longo prazo. De entre as primeiras, registe-se a fiscalizao de veculos, controlos espordicos e o reforo da cooperao policial. Entre as medidas a longo prazo, relevam a deciso de celebrao de convenes sobre cooperao policial em matria de preveno e investigao dos crimes e a harmonizao da legislao penal relativa ao trfico de droga, armas e explosivos. No mbito da cooperao policial, a conveno de aplicao prev a assistncia mtua entre as polcias e o intercmbio de informaes, atravs de uma autoridade central para isso criada (artigo 39.), a possibilidade de a polcia prosseguir operaes de vigilncia no territrio de outros Estados-membros (artigo 40.) e de perseguio transfronteiria (artigo 41.). De sublinhar ainda, neste mbito, o Sistema de Informao Schengen (SIS) (artigos 92. a 116.) que perspectiva, como objectivos essenciais, a eficcia das aces de polcia e controlo aduaneiro, mediante a sua coordenao, o acesso a dados comuns sobre pessoas e objectos, o controlo da circulao de pessoas e a preservao da ordem e da segurana pblicas. Este sistema, que se traduz numa rede informtica alimentada pelos subsistemas nacionais (NSIS), ligados a um sistema central (CSIS), permite a informao e o controlo policiais relativos criminalidade transnacional, prevendo o artigo 94. da Conveno as categorias de dados, relativos a pessoas, objectos e veculos, que podem e devem ser introduzidos no sistema. A autoridade central de intercmbio de informaes, a que j me referi, , em Portugal, o Gabinete Nacional Sirene9 e tem, como principais funes, inserir, modificar, completar e rectificar informaes no Sistema de Informaes Schengen (SIS), receber comunicaes de entidades estrangeiras relativas descoberta de pessoas e objectos no territrio, comunicar s entidades competentes dos outros Estados-membros do espao Schengen a descoberta, no nosso pas, de pessoas ou objectos procurados e transmitir pedidos de assistncia mtua dos servios policiais. Recentemente, a 13 de Junho de 200210, o Conselho Europeu adoptou uma deciso e um regulamento relativamente substituio do SIS por um mais moderno e completo sistema, a que chamou SIS II, uma vez que o originrio

215

216

tratava de matrias relativas a vistos, asilo e imigrao, no mbito do primeiro pilar do Tratado da Unio Europeia. Ora, as matrias relativas cooperao policial e judiciria integram o terceiro pilar, interessando, por isso, criar neste mbito um outro SIS (o SIS II), cujas natureza e extenso se mantm em discusso: instrumento de compensao pela ausncia de controlo de fronteiras internas ou, muito mais ambiciosamente, efectivo instrumento no combate a todas as formas de criminalidade grave, nomeadamente o terrorismo e o crime organizado. O acervo de Schengen veio a ser incorporado no mbito da Unio Europeia pelo Tratado de Amesterdo11 ,12. Um pouco semelhana do que ocorreu com o Acordo de Schengen e a conveno para a sua aplicao, tambm o Tratado de Amesterdo introduziu o direito de os nacionais dos Estados-membros circularem e permanecerem no espao da Unio Europeia, assim se impondo, em compensao, a adopo de medidas de preveno, deteco e represso da criminalidade transnacional. Um protocolo ao Tratado da Unio Europeia e ao Tratado que institui a Comunidade Europeia regula as questes institucionais e jurdicas levantadas por esta incorporao (Protocolo de Schengen), nele se podendo ler que o acquis de Schengen se destina a reforar a integrao europeia e, em especial, a possibilitar que a Unio Europeia se transforme mais rapidamente num espao de liberdade, de segurana e de justia. Por sua vez, o artigo 29. do tratado consagra, como objectivos do terceiro pilar, facultar aos cidados um elevado nvel de proteco num Espao de Liberdade, Segurana e Justia, mediante a instituio de aces em concreto entre os Estados, a preveno e o combate ao racismo e xenofobia, a preveno e a represso da criminalidade grave, com especial incidncia nos aspectos seguintes: terrorismo, trfico de seres humanos, trfico ilcito de estupefacientes, corrupo, fraude fiscal, trfico de armas e toda a criminalidade contra crianas. Estes objectivos sero alcanados, prev o tratado, atravs da aproximao das normas de direito penal dos Estados-membros e da cooperao, cada vez mais estreita, entre as foras policiais nacionais, directamente ou atravs do

Servio Europeu de Polcia Europol e de uma cooperao mais estreita entre as autoridades judicirias, directamente ou por intermdio da Unidade Europeia de Cooperao Judiciria Eurojust. Como afirmam Anabela Rodrigues e Lopes da Mota13, a principal ambio [] do Tratado de Amesterdo sincronizar, de maneira progressiva, o espao jurdico judicirio com o espao de mercado e fazer com que o dispositivo judicirio, especialmente penal, corte o passo a certas formas de criminalidade, tambm ela sem fronteiras. Acompanhando Constana Urbano de Sousa14, o Tratado de Amesterdo comunitarizou alguns domnios do terceiro pilar atravs da sua transferncia para a esfera de competncias da Comunidade Europeia, quais sejam os relativos a vistos, asilo, imigrao e outras polticas relativas livre circulao de pessoas, a cooperao aduaneira entre os Estados-membros e entre estes e a Comisso e, finalmente, atribuindo competncia legislativa Comunidade no domnio do combate fraude e a actividades ilegais lesivas dos seus interesses financeiros. No artigo 30., n. 1, do tratado, so versadas matrias relativas cooperao policial, traduzida na cooperao operacional em matria de preveno, deteco e investigao de infraces penais, a recolha, o armazenamento, o tratamento, a anlise e o intercmbio de informaes, bem como ainda formao e ao intercmbio de agentes de ligao, a avaliao em comum de tcnicas de investigao especficas relacionadas com a deteco de formas graves de criminalidade organizada. A cooperao judiciria est contemplada no artigo 31., n. 1, relativamente s seguintes matrias, entre outras: Tramitao dos processos e execuo das decises; Extradio entre os Estados-membros; Compatibilizao das normas nacionais; Preveno de conflitos de jurisdio; Harmonizao gradual do direito penal nos domnios da criminalidade organizada, do terrorismo e do trfico de estupefacientes. A relevncia fundamental que a Unio Europeia atribui ao Espao de Liberdade, Segurana e Justia , ainda, espelhada no Conselho Europeu de Tampere15, que estabeleceu, neste

mbito, algumas prioridades, com especial destaque para: a adopo de normas mnimas sobre a proteco das vtimas; o reconhecimento mtuo de sentenas judiciais, medida considerada a pedra angular da cooperao judiciria; a constituio de uma unidade operacional de chefes de polcia para intercmbio de experincia e informaes; a constituio de equipas de investigao conjuntas; a criao de uma unidade de cooperao judiciria em matria penal, Eurojust, que veio a ser consagrada, definitivamente, no Tratado de Nice16; o reforo da Europol; a criao da Academia Europeia de Polcia. Efectivamente, no que concerne operacionalizao das medidas adoptadas, que vimos de referir, no mbito da cooperao policial e judiciria, a Unio Europeia goza hoje de um Servio Europeu de Polcia Europol e da Unidade de Cooperao Judiciria em matria penal Eurojust. A Europol, contemplada no Tratado de Maastricht17, foi criada pela conveno de 26 de Julho de 1995 e tem como funes primordiais a recolha, o intercmbio e a anlise de informaes provenientes das autoridades policiais dos Estados-membros e a sua cooperao no domnio da preveno e do combate ao terrorismo, do trfico de estupefacientes e outras formas de criminalidade grave que afectem, pelo menos, dois dos Estados-membros. A Eurojust, criada por deciso do Conselho de 28 de Fevereiro de 200218, uma unidade de cooperao judiciria que actua no mbito da investigao criminal relativa criminalidade mais grave, como terrorismo, corrupo e trfico de estupefacientes. O Conselho Europeu de Tampere previu, nas suas concluses, o aprofundamento da cooperao judiciria atravs da criao de uma unidade (EUROJUST) composta por procuradores, juzes ou agentes das polcias nacionais com competncias equivalentes, destacados por cada Estado-membro []. A EUROJUST dever ter por misso facilitar a coordenao adequada entre as autoridades repressivas nacionais e dar apoio s investigaes

criminais em processos de crime organizado [] bem como cooperar de forma estreita com a Rede Judiciria Europeia. Os seus objectivos fixam-se, fundamentalmente, em: melhorar o auxlio mtuo judicirio entre os Estados-membros, assegurar a coordenao das investigaes e das aces penais conduzidas por vrios Estados-membros, incitar os Estados-membros a desencadear investigaes e aces penais, em funo de dados de que a Eurojust dispe e das prioridades poltico-criminais a definir, bem como garantir, em modalidades a estabelecer, uma forma de controlo judicirio da Europol e da OLAF. Uma outra unidade fundamental no aprofundamento, na eficcia e na celeridade da cooperao judiciria a Rede Judiciria Europeia, criada pela aco comum de 29.6.9819, adoptada pelo Conselho, com base no artigo K.3 do Tratado da Unio Europeia, e tem por fundamental funo facilitar o estabelecimento de ligaes adequadas entre os pontos de contacto dos Estados-membros, tendo em vista o desempenho das funes de facilitar a cooperao judiciria entre os Estados-membros, em especial no combate s formas graves de criminalidade, criando e favorecendo o estabelecimento dos contactos directos mais adequados entre as autoridades judicirias locais e outras autoridades competentes do seu pas com os pontos de contacto de outros pases, das respectivas autoridades judicirias locais e outras autoridades competentes cfr. artigos 3. e 4. da aco comum. Importa finalmente recensear alguns dos instrumentos jurdicos fundamentais, entretanto adoptados no mbito da Unio Europeia, como o reforo da cooperao policial e judiciria na luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada, sempre no respeito pelos direitos humanos e pugnando pela dignidade da pessoa humana: Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia 20; Conveno relativa ao auxlio judicirio mtuo em matria penal entre os Estados-membros da Unio Europeia21; Conveno relativa proteco dos interesses financeiros das comunidades22; Conveno relativa extradio entre os Estados-membros da Unio Europeia23;

217

218

Conveno relativa luta contra a corrupo de funcionrios das Comunidades Europeias ou dos Estados-membros da UE24; Deciso-quadro relativa ao estatuto da vtima em processo penal, adoptada na sequncia de uma iniciativa de Portugal25; Deciso-quadro do Conselho, de 26 de Junho de 200126, relativa a branqueamento de capitais, identificao, deteco, congelamento, apreenso e perda dos instrumentos e produtos do crime; Aco comum de 21 de Dezembro de 1998, adoptada pelo Conselho, relativa incriminao da participao numa organizao criminosa nos Estados-membros da Unio Europeia 27; Resoluo do Conselho de 23 de Novembro de 1995, relativa proteco das testemunhas no mbito da luta contra o crime organizado internacional28; Resoluo do Conselho de 20 de Dezembro de 1995, relativa s pessoas que colaboram com a justia contra a criminalidade organizada internacional29; Mandado de deteno europeu30; O Tratado que estabelece uma Constituio para a Europa31, em cujo artigo 31., da Parte I, relativa construo de um espao de liberdade, segurana e justia, se atribui Unio Europeia a responsabilidade de realizar aquele espao atravs de uma cooperao operacional do conjunto das autoridades competentes dos Estados-membros para a segurana interna. Particular relevncia assumem ainda as concluses da Presidncia do Conselho Europeu de Bruxelas, reunido a 4 e 5 de Novembro de 2004, s quais foi anexado o Programa da Haia,

o qual versa sobre aspectos das polticas relacionadas com o Espao de Liberdade, Segurana e Justia, e a sua dimenso externa, designadamente os direitos fundamentais e a cidadania, o asilo e a emigrao, a gesto de fronteiras, a integrao, a luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada, a justia e a cooperao policial e judiciria. Uma nota final para o Conselho da Europa, que, concomitantemente, vem produzindo instrumentos jurdicos de especial relevncia na luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada, como sejam, por exemplo, a conveno relativa a branqueamento, deteco, apreenso e perda dos produtos do crime32, o acordo relativo ao trfico ilcito por mar, que implementa o artigo 17. da Conveno das Naes Unidas contra o trfico de estupefacientes33 e a Conveno Penal sobre a corrupo34. Estes so alguns dos instrumentos e organismos de que a Unio Europeia e o Conselho da Europa vm lanando mo para o combate ao terrorismo e ao crime organizado. um processo dinmico e incompleto. Mas, o que fundamentalmente importa reter que urge o espao de unio, colaborao e cooperao entre todos aqueles que combatem o crime. O apelo de unidade, a oportunidade esgota-se. Tenhamos a conscincia de que no h mais lugar para os pequenos poderes, para as ridculas e inconsequentes feiras de vaidade e protagonismo. O toque de rebate. No h mais contemplaes. Nesta luta sem cartel, ou conjugamos esforos, saber e vontades, ou pereceremos sob as malhas da avidez, da ganncia e do fanatismo que dominam e caracterizam a actual criminalidade organizada de dimenso transnacional e o terrorismo global.

1 Motivao e Identidade Psicossocial no Terrorista: da Violncia Poltica Guerra Psicolgica, Crimes: Prticas e Testemunhas , Departamento de Psicologia, Instituto de Educao e Psicologia da Universidade do Minho, p. 109 ss. 2 Violncia, Terrorismo e Psicologia: Uma Abordagem Exploratria, Revista Portuguesa de Cincia Criminal , Ano 11, Fasc. 4., Outubro-Novembro de 2001, Coimbra Editora, p. 633 ss., maxime p. 646.

Loc. cit., p. 698. Jornal Oficial das Comunidades Europeias , L16/68, PT, de 22.1.2003, considerandos (1), (3) e (4). 5 Terrorismo: da Caracterizao do Fenmeno Reactividade Proactiva, em Revista de Polcia e Justia, n. 3, Janeiro-Junho 2004, Instituto Superior de Polcia Judiciria e Cincias Criminais, Coimbra Editora, p. 215 ss. 6 Cfr. Anabela Rodrigues e Lopes da Mota, Para Uma Poltica Criminal Europeia, Coimbra Editora, 2002, p. 22.
3 4

7 Frana, Alemanha, Pases Baixos, Blgica e Luxemburgo, com a posterior adeso da Itlia em 1990, de Portugal e Espanha em 1991, da Grcia em 1992, da ustria em 1995, da Dinamarca, da Finlndia e da Sucia em 1996. 8 Relativamente a Portugal, cfr. o Decreto do Presidente da Repblica n. 55/93, DR n. 276, I Srie-A, de 25.11.93. 9 Criado pelo Decreto-Lei n. 292/94, de 16 de Novembro. 10 Artigo 2. da Deciso-Quadro 2002/584/JAI, em JO L 190/1, de 18.7.02. 11 Entrou em vigor a 1 de Maio de 1999. 12 Cfr. Anabela Rodrigues e Lopes da Mota, loc. cit., p. 24; Constana Urbano de Sousa, O novo Terceiro Pilar da Unio Europeia: a Cooperao Policial e Judiciria em Matria Penal, Estudos em Homenagem a Cunha Rodrigues, Coimbra Editora, Vol. I, p. 883 e ss. 13 Loc. cit., p. 38. 14 A Cooperao Policial e Judiciria em Matria Penal na Unio Europeia Evoluo e Perspectivas, Polcia e Justia , revista do Instituto Superior de Polcia Judiciria e Cincias Criminais, Julho-Dezembro de 2003, n. 2, p. 19 ss. 15 De 15 e 16 de Outubro de 1999. 16 Entrou em vigor a 1 de Fevereiro de 2003. 17 Assinado a 7 de Fevereiro de 1992 e entrado em vigor a 1 de Novembro de 1993. 18 Alterada pelo Protocolo de 27.11.03; cfr. JO L 63, de 6 de Maro de 2002, p. 15; Anabela Rodrigues e Lopes da Mota, ob. cit., p. 94 e ss.

19 Em JO L 191, de 7.7.98, p. 4, ratificada por Portugal a 16.10.2001, pelo Decreto do Presidente da Repblica n. 53/2001, DR , I Srie A, de 16.X.01. 20 Cfr. JOC 364, de 18.12.2000, p. 1. 21 Ratificada pelo Decreto do Presidente da Repblica n. 53/01, de 16.10.01; Cfr. Protocolo Conveno, de 16.X.01, em JOC 326, de 21.11.01 e Lei n. 5/ /02, de 11.11; 22 Ratificada por Decreto do Presidente da Repblica n. 82/2000, de 15.12.2000. Cfr. protocolos da Conveno, ratificados pelo Decreto do Presidente da Repblica n. 82/2000, de 15.12.2000. 23 Ratificada por Decreto do Presidente da Repblica n. 40/98, de 5.9.98. 24 Ratificada pelo Decreto Presidencial n. 58/2001, de 15.11.01. Cfr. Lei n. 108/2001, de 28.11.01. 25 Cfr. Deciso-Qquadro 2001/220/JAI do Conselho, de 15.03.2001, em JOCE n. 190, de 19.7.2002. 26 Cfr. JO L 182, de 5.7.01, p. 11. 27 JO L 351, de 29.12.98, p. 1. 28 Cfr. JO C 327, de 7.12.95, p. 5, da Lei n. 93/99, de 14 de Julho. 29 JO C 10, de 11.1.97, p. 1. 30 Cfr. Lei n. 55/2003, de 23 de Agosto. 31 Assinado em Roma, a 29.X.04. 32 Ratificada pelo Decreto Presidencial n. 73/97, de 13.12.97. 33 No assinada nem ratificada por Portugal. 34 Ratificada pelo Decreto Presidencial n. 56/01, de 26.X.01.

219

También podría gustarte