Está en la página 1de 5

A Doena um Mestre Parte 1 :: Conceio Trucom :: A Interpretao Fsica A represso est acontecendo.

o. Para ser amado, produtivo e invejvel preciso seguir os modelos e condicionamentos. No penso e vou em frente. Mas, l no fundo, sinto raiva, medo e culpa. Tudo isso me intoxica e vem a dificuldade de pensar e discernir. O qu fazer? O instinto de preservao prevalece. No fao o qu realmente desejo. Me sedo com o que primeiro vier nesta confusa cabea. Ento, rapidamente vem a sensao de cansao e falta de vitalidade. Vem a frustrao, depresso, sensibilidade flor da pele, choro, desespero, falta de nimo, mau humor e ansiedade.

Mas, cada um reage de um jeito. A pessoa mais guerreira ir esconder-se na sua ao incessante. A pessoa mais sensvel ir fragilizar-se, compensando em outras fontes de nutrio e levar um bom tempo para re-agir. Enfim, sempre optamos igual: nos distanciar (sedar) cada vez mais da origem. Perceba que tudo o que foi gerado neste processo venenoso. Os pensamentos, as emoes e os sentimentos no foram amorosos, mas sofridos, in-sanos. As formas de compensao tambm so drogas ao serem usadas como um pio para sedar a dor, o vazio e a subnutrio da Alma. Para sair deste crculo vicioso e discernir o que sano h que se fazer uma faxina. Desintoxicar-se. Precisamos dos nossos rgos excretores a pleno vapor para nos ajudar. Mas, sem conscincia, acordamos e imediatamente tomamos um estimulante qualquer - caf, ch, lcool, fumo ou comida. Desta forma, todos os sintomas descritos acima, que correspondem sobrecarga nos rgos de eliminao e a um incio de intoxicao geral, desaparecem em alguns instantes. Todos os estimulantes - ou o simples fato de comer - bloqueiam os mecanismos de eliminao. A sensao de melhoria imediata, mas para complicar, as funes excretoras so interrompidas antes que sua tarefa cotidiana tenha sido finalizada. Desta forma, todas as toxinas no eliminadas - ou precariamente eliminadas - sero certamente reabsorvidas, acumulando-se, dia aps dia. Quando um rgo de eliminao est sobrecarregado, o corpo cria um recurso de compensao, aumentando a mobilizao via os outros rgos excretores. Este mecanismo funciona bem se for por um breve perodo ou esporadicamente. Mas quando acontece com freqncia, este recurso entrar em "alerta" avisando o "proprietrio" do corpo, atravs de sintomas cada vez mais intensos que algo no est bem. Entretanto, se os avisos ficam sem resposta, crises de eliminao iro surgir em diferentes

nveis de gravidade. A maior parte das inflamaes e infeces so esforos do organismo para se livrar das substncias nocivas que se depositam nas suas clulas e nos espaos intercelulares. Alergias, intoxicaes, fungos, vrus e bactrias no so agressores externos que atacam o organismo "por acaso". Seu papel super til, desde que os mecanismos de auto-defesa do corpo estejam prontos para bloquear e controlar a sua ao. Entretanto, a maior parte dos tratamentos realizados somente pelos sintomas de doenas agudas, bloqueiam os mecanismos de eliminao, proporcionando um bem estar imediato, mas sem assegurar uma cura verdadeira. Ou seja, a causa da doena fica abafada por terapias supressivas, criando ainda outros fenmenos aos quais chamamos de efeitos colaterais. Neste caso, a causa no atacada, o organismo fica mais intoxicado e mais enfraquecido. O corpo fsico no consegue mais se recuperar por crises de eliminao e aparecem as doenas crnicas. Mas, ainda num esforo de absoluta inteligncia divina, o organismo trata de confinar as toxinas a locais delimitados (como os abscessos de fixao, os tumores e cistos) ou para manter abertas algumas vlvulas de segurana para a eliminao (como as lceras que no cicatrizam). Sem dvida, Deus perfeito. Ns que complicamos. Ento, que tal comearmos a ser cmplices do nosso corpo e dialogarmos com ele diariamente? Permitirmos um banho interno dirio, que limpa todas as toxinas de todas as partes dele? Todas as culturas orientais valorizam estes rituais de limpeza para poder intensificar os trabalhos de evoluo, o alinhamento com as energias de sanidade. Para estas mesmas culturas, quando algum acometido de algum mal, a pessoa se sente grata, pois um momento especial para a realizao de uma introspeco e auto-anlise. hora de saber se o que est acontecendo tem origem psicolgica, emocional ou fsica (ou todas) e desfazer este padro. Trata-se de um momento de reflexo: parar, pensar e repensar a vida. Devemos ser gratos a tudo, inclusive quela parte do corpo que est se sacrificando para ANUNCIAR. O trabalho com a desintoxicao muito simples, o difcil despertarmos para a responsabilidade consciente de que devemos deixar sair TUDO o que nos impede de crescer. Para tanto, a doena um grande mestre.

A doena um Mestre Parte 2 :: Conceio Trucom :: Os sintomas so um espelho da Alma Uma doena uma trama simblica, onde os sintomas mostram o que no vai bem na alma do paciente. Sei! Essa viso cruel, pois o doente tem nos seus sintomas uma salvaguarda para se justificar e obter a compaixo de si mesmo e dos demais. No entanto, cada sintoma mostra de forma nua e crua o que se passa no interior do indivduo. Espelham aquilo que no pode ser expresso, ou entendido, por outras linguagens do Ser. Por esta abordagem, todos os males so psicossomticos desde uma espinha na face ao cncer de pele. No corpo, cada rgo especfico tem uma funo, que faz parte de um todo integrado. Quando surge uma desarmonia contnua do Ser, e inevitavelmente, um ou mais rgos encontram dificuldades para seu perfeito desempenho, surgem os sintomas, trazendo mensagens da Alma, revelando suas necessidades imediatas. Uma vermelhido na pele pode estar indicando a impacincia contra os limites naturais da vida (vermelho = conflito, pele = limites), no entanto, enquanto o indivduo continuar emocionalmente doente sua pele continuar avermelhada. Esta alergia poder ser debelada com medicamentos, mas no ser curada verdadeiramente. Se a pessoa continuar em turbulncia, com sua expresso bloqueada, outros sintomas viro para simbolizar aquela impacincia contra os limites. Como seres humanos, imperfeitos e polarizados, estamos todos doentes. Intoxicados pela poluio do mundo moderno, por hbitos, modelos, condicionamentos e a iluso de que eles so verdadeiros. Em todas as extenses. Precisamos nos voltar para dentro, dialogar com o corpo, que uma representao fsica de todo o Ser, e descobrir o que ele est querendo nos comunicar. Ironicamente, o nico propsito da doena nos avisar. Como uma amiga sincera, ela tem por objetivo purificar e unificar todos os corpos, no se intimidando em apontar os nossos desvios. Mas na insanidade do Homem, uma inimiga que, sem mais delongas, deve ser rapidamente eliminada. Mas, como entender o significados destes sintomas? Como entender a linguagem do nosso corpo? Garanto a voc que para o intoxicado fica difcil ter lucidez e dialogar com o corpo e a Alma. Em algum momento temos que interferir neste crculo vicioso: - Estou doente porque estou intoxicado ou;

- Estou to intoxicado que no sei como achar o caminho da cura. A Interpretao Metafsica Maldizer a doena e correr para suprimir os sintomas atravs de algum tratamento meramente aloptico, jamais poder resultar em cura verdadeira. Os sintomas iro voltar. Muitas vezes de forma ainda mais cruel e dolorosa, como se fossem aumentando o volume da advertncia. Segundo Thorwald Dethlefsen, no seu livro "A Doena Como Caminho", existem sete nveis crescentes de manifestao dos sintomas. Quanto maior a resistncia ao autoconhecimento, maior a presso exercida e a intensidade dos sintomas.

- Primeiro: vem a expresso psquica com as idias, desejos e fantasias. So as expectativas, crenas e os "pr-conceitos". - Segundo: vem o sintoma com distrbios funcionais. Este nvel de sintoma deveria tornar a pessoa honesta: algo no est bem! O que isto revela? - Terceiro: o sistema imunolgico fica em cheque e acontecem as inflamaes ou os distrbios fsicos agudos. Exemplos so a faringite, hepatite ou gastrite. Como tambm ferimentos e pequenos acidentes. - Quarto: a dificuldade de comunicao se mantm e os distrbios se tornam crnicos. Exemplos so a micose, artrose e osteoporose. - Quinto: a dificuldade de comunicao com a vida se manifesta via processos incurveis como a modificao de rgos (diabetes), cncer, aids, etc. - Sexto: morte, que pode ocorrer aps passagem por todas as etapas anteriores ou por um acidente. Stimo: Deformaes congnitas e perturbaes de nascena. Trata-se de uma histria que vem de outra vida.
interessante notar que, antes que um sintoma se manifeste no corpo fsico, ele se apresenta na psique como um tema, idia, desejo ou fantasia. Isso nos mostra como a negao dos anseios pode levar manifestao fsica desta represso.

Qual represso? Aquela provocada pelos modelos e condicionamentos familiares, sociais e culturais. Tais modelos nos afastam da nossa essncia (natureza) e ainda nos fazem sentir culpados por no conseguirmos ser aquilo que eles estabelecem como normal. Enquanto no se acessar verdadeiramente a doena da Alma, causada por este afastamento e culpa, os sintomas voltaro de diversas formas, algumas bastante criativas. No ser de muita valia culpar um vrus ou um grupo de clulas que, a despeito do previsto, resolvem rebelar-se e passam a se reproduzir por conta prpria, gerando um tumor. Mas, ser de total valia buscar a lucidez e o autoconhecimento, de tal forma que os sintomas no passem do nvel 1 ou 2, quando a presso e a severidade do aviso ainda facilmente contornvel. Neste sentido, a Alimentao Desintoxicante passa a ser A grande aliada.
Conceio Trucom qumica, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reproduo permitida desde que mantida a integridade das informaes e citada a autora.

También podría gustarte