Está en la página 1de 8

26/03/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&

Curso: Cursos do Programa +Saber Contbil Disciplina: Contabilidade Pblica X Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico - V3

>> Ncleo Temtico 1 > Unidade de Estudo 1

Breve relato: campo de atuao e estrutura da administrao pblica


OBJETIVO Compreender a estrutura da administrao pblica e o papel do contador em todas as administraes, a fim de perceber a base da aplicabilidade da nova Contabilidade Pblica.

Ao iniciar um curso, um estudo, ingressar numa empresa ou at mesmo em sua residncia, em algum momento, h a relao direta ou indireta com a administrao pblica. E o que significa, ento, a administrao pblica, qual o seu conceito? Para que serve? Qual a sua estrutura?

Para algumas pessoas, as respostas para essas indagaes so extremamente fceis, uma vez que participam do desenvolvimento das aes promovidas pela administrao pblica.

Para explanar o conceito simplificado destas indagaes, precisa-se primeiramente recorrer aos diversos autores que atribuem excelentes definies sobre administrao pblica, como Heilio Kohama, Inaldo Arajo e Daniel Arruda, Valmor Slomski, Hely Lopes Meireles, Maria Sylvia Zanela de Pietro, entre outros grandiosos mestres.

Em sntese, pode-se dizer que a administrao pblica a convergncia de bens e servios ao bem comum. entender que esta demanda (bem comum) necessita de uma estrutura organizada para cumprir com o propsito de existir do governo, um dos desafios constantes a ser percorrido.

Ao compreender o conceito sinttico e macro da administrao, importante salientar, ainda, que as pessoas que interagem com os rgos pblicos so, em grande parte dos momentos, os mais diversos profissionais, que efetuam trabalhos de maneira direta ou indireta com a administrao pblica.

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&UNID

1/8

26/03/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&

Figura 1 Diversos profissionais interagem com os rgos pblicos.

Diante desse cenrio, quais os itens que se devem levar em considerao nesta interao e quais as particularidades existentes da coisa pblica que devem ser respeitadas?

Um desses profissionais que se relaciona e possui um papel importante no dia a dia da administrao pblica o contador. Sua ao ocorre atravs de diferentes contextos: pode ser efetuando o auxlio aos seus clientes, s pessoas fsicas e, ainda, atuando e avanando de maneira vital com seus controles e seus planejamentos, corroborando ainda na construo de uma nova histria social das organizaes pblicas.

Ao falar do profissional que participa da administrao pblica, preciso, em primeiro lugar, comentar as caractersticas da origem do Estado1, bem como comentar as suas definies,

possibilitando assim uma viso geral da sua estrutura hierrquica. evidente que o conceito de Estado varia segundo as interpretaes daqueles que dominam o conhecimento e efetuam as explanaes.

Contudo, importante dizer que o Estado constitudo por elementos originrios e indissociveis:

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&UNID

2/8

26/03/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&

Figura 2 - Elementos que constituem o Estado.

Em relao ao povo, sua principal caracterstica est em compor o Estado, ou seja, garantir a existncia da humanidade. O territrio a parte fsica. A soberania do Estado est relacionada vontade de fazer, de decidir, de conduzir com poder absoluto a auto-organizao.

Para que isso ocorra, manifestam-se os denominados trs poderes do Estado. Segundo o composto histrico, na clssica tripartio de Montesquieu, e a prpria Constituio Federal (Brasil, 1988), em seu artigo 22 esses poderes so representados pelo Legislativo, pelo Executivo e o pelo Judicirio.

Em linhas gerais, no que se refere formao do Estado, existem diversas teorias, como por exemplo, a do contrato social3.

Segundo Karl Max,

a origem do poder poltico e do Estado nada mais que o fruto da dominao econmica do homem pelo homem. O Estado vem a ser uma ordem coativa, instrumento de dominao de uma classe sobre a outra.

MAX apud ARAUJO; ARRUDA, 2009, p. 6.

Note que, ao ingressar nos compostos tericos, os itens de reflexo so "astronmicos", pois a cada momento, a cada circunstncia que o poder est em discusso, evidencia-se uma infinidade de contextos importantes. Contudo, deve-se mencionar que, nos tempos atuais, em decorrncia da globalizao e dos efeitos das aes positivas produzidas por esta administrao pblica, o Estado est num processo de reformulao.

Uma vez que vrios pontos foram solidificados pela histria, est se discutindo, atualmente, qual o verdadeiro papel do Estado, o termo "governar", por exemplo, est em processo de transformao.

Todavia o termo "governar" ou "governo", palavra que vem do grego e que significa navegar, est
www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&UNID 3/8

26/03/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&

em ampla discusso, porque as aes desta administrao pblica, para sanar os anseios da populao e atender coletividade (o bem comum), precisam ser convergentes no sentido de prevalecer a ideia de prestar servio e fornecer bens com qualidade a esta sociedade.

A funo do Estado para governar com qualidade e cumprir com seu propsito existencial est relacionada sua estrutura hierrquica e como suas aes so representadas por aspectos oramentrios e financeiros. Desta forma, preciso distinguir a sua aplicabilidade. aes Para compreender esta estrutura e a distino preciso entender que, no Brasil, as governamentais esto divididas em esferas: Unio, estados e municpios.

Com essa diviso, o propsito est no equilbrio, na economicidade, na efetividade da gesto pblica, que corresponde a toda a infraestrutura e sua composio.

Como

as

aes

governamentais relacionam-se

execuo

de

servios, e

Brasil tem

caractersticas principais legalistas, evidente que sua estrutura est descrita e determinada em um composto legal, que o Decreto-Lei n. 200 e suas alteraes posteriores, que estabelecem a disposio sobre a organizao da administrao pblica.

O gerenciamento dos interesses da sociedade compete ao administrador pblico ou ordenador de despesa, que o servidor pblico legalmente investido em cargo pblico, efetivo ou temporrio, cuja atribuio est na gesto dos interesses do Estado. Ou seja, compete ao ordenador de despesa planejar, dirigir, acompanhar e controlar os projetos preestabelecidos em programas de governo.

Para que isso ocorra, a administrao pblica divide-se em dois nveis: a) Administrao direta; b) Administrao indireta. A principal caracterstica da auxlio de seus rgos. administrao direta4 ou centralizada5 que possui identificao

de um objetivo diretamente pelo responsvel do ente pblico, denominado chefe do Poder Executivo, com

A identificao hierrquica da administrao direta ou centralizada compreende a estrutura dos trs poderes (Legislativo, Executivo e Judicirio), bem como as unidades organizacionais que complementam diretamente a estrutura administrativa de cada esfera de governo. So elas: o Ministrio Pblico e a Defensoria Pblica, com suas subdivises, nos mbitos federal, estadual e municipal; os gabinetes dos chefes do Poder Executivo e suas secretarias, com seus respectivos departamentos e sees, nas esferas estadual e municipal, e ainda os gabinetes dos presidentes do Poder Legislativo, nas trs esferas.

Conforme se observa, a estrutura da administrao direta complexa e ampla, pois para atender e sanar os anseios da coletividade preciso estar adequado o estreitamento das aes por aqueles que comandam.

O segundo nvel, a administrao indireta ou descentralizada, so as entidades com diversas personalidades jurdicas. Estas entidades consistem no surgimento de uma atividade, cuja caracterstica
www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&UNID 4/8

26/03/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&

principal um servio pblico ou um servio de interesse pblico, que fora transferido ou deslocado do Estado para outra entidade por ele criada ou por ele autorizada a realizar a criao.

Estas criaes ou autorizaes esto pautadas no conceito dos essncia so atividades exercidas diretamente pelo Estado.

servios pblicos6, que na

Alguns desses servios pblicos so de natureza exclusiva da administrao pblica, por exemplo, a emisso de moeda, a segurana do territrio nacional, os que se referem fiscalizao e ao controle de servios e de instituies ou ainda o poder de polcia que exija medidas compulsrias em relao aos indivduos.

Neste contexto de servios pblicos, temos as prestaes de servios de utilidade pblica. A incumbncia de promov-los intimamente relacionada ao Estado, por preceitos constitucionais. Porm, para atender s necessidades coletivas, esses servios podem ser delegados, permanentemente, pelo poder pblico, seguindo regras provenientes do prprio Estado. Os principais termos relacionados delegao de atividade de servio de utilidade pblica a concesso7 e a permisso8. So exemplos

de concesso os servios de transportes coletivos de uma entidade pblica nas trs esferas. So exemplos tpicos de permisso a delegao e a outorga aos capites de navios realizarem casamentos em alto mar e, ainda, a colocao de bancas para venda de jornais.

Estas entidades jurdicas dotadas de individualidade, que se encontram conectadas aos poderes por meio de determinaes da lei so compostas em nveis. Observe no quadro abaixo um exemplo: Quadro 1 - Composio dos nveis da administrao pblica Direta
Pode r Le gislativo Asse m ble ias Le gislativas Tribunais de C ontas

Indireta

Pode r Ex e cutivo Gabine te do Gove rno Se cre tarias

Autarquias Fundae s Em pre sas Pblicas

Pode r Judicirio Tribunal de Justia

Socie dade s de e conom ia m ista

Minist rio Pblico

De fe nsoria Pblica

Fonte de pesquisa: ARAJO; ARRUDA, 2009, p. 9.

Saiba Mais
Para facilitar o entendimento das entidades que compem a administrao indireta, imprescindvel visualizar alguns significados e distines de cada uma. Clique aqui e veja um material sobre o assunto!

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&UNID

5/8

26/03/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&

Ao conferir uma srie de informaes, de origem do direito pblico e privado, fica a pergunta: a administrao pblica trabalha com receitas e despesas?

Mesmo no sendo uma entidade produtiva, como uma empresa comercial, uma empresa de servios ou at uma indstria, as fontes de recursos so as receitas, que na administrao pblica denominam-se tributos, e suas despesas podem ser tanto gastos quanto dispndios com a prestao do servio pblico.

Diante desse cenrio, a pergunta : e a questo do lucro?

A administrao pblica no visa lucros. No caso das despesas superarem as receitas, tem-se um dficit 9; e se as receitas superarem as despesas, tem-se um supervit 10.

Portanto, o resultado que uma administrao pblica busca o equilbrio entre as receitas previstas e realizadas e despesas fixadas e realizadas.

neste momento que entra a figura do contador ou da Contabilidade Pblica.

Animao 1 Registros competentes: comparativo entre indstria e entidade pblica.

Clique aqui para acessar e imprimir o contedo na ntegra!

E no mesmo! Alm de no ser misteriosa, vale lembrar que voc s vai operar a contabilidade dentro de padres estabelecidos pela Lei n. 4.320/1964 e seus ajustes previstos nas portarias editadas pelo Tesouro Nacional do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto.

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&UNID

6/8

26/03/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&

Neste momento propcio conceituar a Contabilidade Pblica. Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade NBCT-16.1,

Contabilidade Pblica o ramo da Cincia Contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os princpios e as normas contbeis direcionados gesto patrimonial de entidades pblicas, oferecendo aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do Patrimnio da Entidade e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso e adequada prestao de contas. O objeto da Contabilidade Pblica o patrimnio da entidade pblica.

Saiba Mais
Clique aqui e leia na ntegra a NBCT 16.1, que dispe sobre a conceituao, objeto e campo Pblico. de aplicao da Contabilidade Aplicada ao Setor

Ainda h diversas discusses acerca da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, principalmente, com a harmonizao da cincia implementada pelos grupos tcnicos do Tesouro Nacional. Entretanto a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico um ramo da Contabilidade Geral aplicada administrao pblica, nos trs nveis de governo e nas entidades autrquicas e paraestatais, que atender os preceitos contbeis, quanto s regras oramentrias que esto dentro das normas gerais do direito financeiro estatudas pela Lei n. 4.320/1964, estando sujeitas integralmente s mudanas promovidas ou no.

O campo de aplicao da Contabilidade Pblica pblicas, preceitos no mas da ser apenas o evidenciar impacto a dos nos A contabilidade evidenciar perante a movimentao do oramento dessas entidades demonstrar Cincia Contbil unificada Fazenda Pblica a situao de todo e qualquer valor pertinente arrecadao das receitas, ao comportamento administrao das ou despesas de e bens ainda a ela guarda

respectivos patrimnios, visando ao seu controle e transparncia dos balanos da Unio, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal.

pertencentes ou confiados

Os servios contbeis, junto s administraes pblicas, em quaisquer de seus nveis, sero organizados de forma a permitir o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios, onde houver, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros.

Na essncia, a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico nica, porm, destacam-se as diversas possibilidades de aplicaes, por exemplo: Contabilidade Nacional, Contabilidade Estadual, Contabilidade Municipal, entre outras.

Na tcnica, todas so exatamente iguais, variando apenas em relao quantidade de contas e subcontas, em funo da abrangncia.

Cursista, ao final desta Unidade de Estudo voc j deve ter compreendido a estrutura da administrao pblica e o papel do contador em todas as administraes. Na sequncia voc se
www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&UNID 7/8

26/03/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&

familiarizar com os sistemas e as subdivises da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico pelos registros dos fatos.

Referncias
ARRUDA, Daniel Gomes; ARAJO, Inaldo da Paixo Santos. Contabilidade Pblica da Teoria Prtica. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Braslia, 5 de outubro de 1988. Acesso em: 5 set. 2012. BRASIL. Decreto-Lei n. 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispe sobre a organizao da Administrao Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0200.htm>. Acesso em: 5 set. 2012. BRASIL. Lei n. 4.320, de 17 de maro de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Braslia, 4 de maio de 1964. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4320.htm>. Acesso em: 6 set. 2012. CFC. Conselho Federal de Contabilidade. Resoluo CFC 1.128 de 21 de novembro de 2008. Aprova a NBC T 16.1 - Conceituao, Objeto e Campo de Aplicao. Braslia: CFC, 2008. Disponvel em: <http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1128_2008.htm>. Acesso em: 18 set. 2012. KOHAMA, Helio. Contabilidade Pblica: Teoria e Prtica. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2009. RUZZA, Antonio. Rousseau e a moralidade republicana no contrato social. Dissertao de Mestrado apresentada ao Departamento de Filosofia da Universidade So Judas Tadeu. So Paulo: Universidade So Judas Tadeu, 2007. Disponvel em: <http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/067.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2012.

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_320/NT_743/UE_2938&DISCIPLINA_ID=320&NUCLEO_TEMATICO_ID=743&UNID

8/8

También podría gustarte