Está en la página 1de 13

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS DE XANXER

GABRIELA CASAROTTO DANIEL GREICE LEME REIS

DIAGNSTICO DE PIOMETRA EM FMEAS CANINAS

XANXER SC, 2012

GABRIELA CASAROTTO DANIEL GREICE LEME REIS

DIAGNSTICO DE PIOMETRA EM FMEAS CANINAS

Trabalho apresentado Disciplina de Prticas Hospitalares, do curso de Medicina Veterinria da Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC.

Prof. Ktia Lucena Alves de Oliveira

XANXER SC, 2012

RESUMO Na rotina da clinica de pequenos animais, os mdicos veterinrios recebem cadelas doentes que apresentam caractersticas tpicas e diferenciais de piometra e que devem decidir com rapidez sobre a melhor forma de tratamento para essa enfermidade, pois as vidas das pacientes esto em risco. O complexo- piometra um distrbio comum e potencialmente fatal, acometendo cadelas de meia-idade e no castradas, geralmente no perodo aps o cio (estro) no qual o tero est sofrendo ao da progesterona que estimula o crescimento e a atividade das glndulas endometriais. O acmulo de lquido no lmen do tero e glndulas endometriais, associadas diminuio da contratilidade do miomtrio causada pela progesterona favorecem a invaso de bactrias. A mortalidade e morbidade associadas ao complexo- piometra so dadas como infeco bacteriana secundaria do tero normal. O objetivo deste trabalho fazer uma reviso desta doena e apresentar alternativas para o diagnostico e o tratamento.

Palavras-Chave: cadela, piometra, ultrassom, radiografia.

1. INTRODUO

A piometra uma infeco bacteriana que acomete o endomtrio, tem sido diagnosticada com muita freqncia na clnica de pequenos animais, como uma conseqncia de estmulos prolongados a hormnios. Est presente com freqncia na clnica de pequenos animais. Na rotina comum o atendimento de mdicos veterinrios cadelas doentes que apresentam caractersticas tpicas e diferenciais de piometra. Portanto, de suma importncia que se faa um rpido e correto diagnstico, para que a interveno cirrgica seja feita o mais breve possvel quando necessria e, tambm, que se possa escolher um adequado protocolo farmacolgico. com base nisso que surgem cada vez mais profissionais atuando na rea de diagnstico veterinrio, e nesse cenrio que temos a ultrassonografia, apontada como mtodo de eleio para indicao de piometra.

2. PIOMETRA EM CADELAS

Em fmeas caninas a piometra tem grande destaque quanto a patologias que afetam o trato reprodutivo. Normalmente se deve a uma hiperplasia endometrial cstica, gerada pela contnua exposio do endomtrio a progesterona, durante um certo perodo de tempo. caracterizada por ser uma infeco uterina bacteriana, com presena de exsudato muco-purulento no lmen uterino, essa patologia se d no endomtrio que sofreu hiperplasia cstica em decorrncia de uma estimulao prolongada de hormnios (LIMA, 2009). Meldau (2010), nos diz que como em cadelas o diestro muito longo, estas ficam mais predispostas ao aparecimento de piometra. A hiperplasia uterina somada diminuio das defesas celulares e imunitrias locais, propiciam timas condies para a multiplicao de bactrias da prpria flora existente na vagina. O complexo- piometra um distrbio comum e potencialmente fatal, acometendo cadelas de meia-idade e no castradas. A mortalidade e morbidade associadas ao complexo- piometra so dadas como infeco bacteriana secundaria do tero normal. Geralmente acometem cadelas inteiras, sendo que cadelas nulparas tm mais chances de adquirir a doena do que cadelas primparas e plurparas, cadelas mais velhas tem maior incidncia e geralmente acomete animais com mais de 9 anos (LIMA, 2009). Como diagnstico diferencial encontramos diversas patologias reprodutivas, entre elas metrite crnica, endometrite catarral, endometrite purulenta, endometrite cstica, crnica e endometrite purulenta crnica.

2.1 ANATOMIA DOS RGOS GENITAIS FEMININO

Os rgos genitais femininos so formados por um par de ovrios que produzem os vulos e hormnios, como o estrgeno e a progesterona; um par de tubas uterinas

cuja funo capturar e transportar os vulos em direo ao tero e tambm transportar os espermatozides na sua ascendncia para a fecundao; tero onde ocorre a nutrio e fixao de vulos fertilizados; a vagina que o rgo copulador e serve como canal para o nascimento; e o vestbulo que a continuao da vagina e abre-se para o exterior na vulva.

2.1.1 Ovrios

Os ovrios so rgos pequenos, ovalados e possuem um contorno alongado e achatado, em mdia seu dimetro de aproximadamente 2 cm na cadela. Esto localizados de 1 a 2 cm caudalmente ao plo caudal do rim correspondente ou em contato com o mesmo. O ovrio direito est localizado entre a parte direita do duodeno e a parede abdominal lateral, j o ovrio esquerdo est relacionado lateralmente com o bao. Os ovrios e ovidutos so presos s paredes dorsolaterais da cavidade abdominal e a parede lateral da cavidade plvica por meio de pregas do peritnio, chamadas de ligamentos largo direito e esquerdo respectivamente, e os ligamentos suspensores dos ovrios 13 costela. A bolsa ovrica formada pelo mesvario e a mesossalpinge envolvendo o ovrio, sendo completamente recoberta por tecido adiposo na cadela. O complexo arteriovenoso (AV) ovariano repousa sobre o lado medial do ligamento largo e se estende da aorta para o ovrio. A artria ovariana supre o ovrio e a poro cranial do corpo uterino na cadela, a artria ovariana direita emerge da artria renal e a artria ovariana esquerda da aorta abdominal.

2.1.2 Tubas Uterinas

As tubas uterinas so estruturas pequenas que possuem entre 5 e 8cm de comprimento. So rgos pares, sustentados pela mesossalpinge. A extremidade cranial recebe o ovcito liberado na ovulao denominada de infundbulo da tuba uterina, sua superfcie interna possui pregas da mucosa e na sua margem esto as

fimbrias tubricas que se unem parcialmente superfcie do ovrio. O infundbulo da tuba uterina possui pregas dispostas radialmente formando o stio abdominal da tuba uterina estabelecendo contato entre cavidade peritonial e o meio externo. Aps o infundbulo, observa-se uma pequena dilatao da tuba uterina chamada de ampola da tuba uterina, sendo o lugar onde ocorre a fecundao. Depois que o ovcito permanece alguns dias na ampola ele ser transportado para o istmo, que mais estreito e contorcido, e que ir desembocar no pice do corno do tero. A cadela possui uma pequena papila que contm o stio uterino da tuba, que a abertura da tuba para o corno uterino, este age como uma barreira contra infeces .

2.1.3 Utero

Nas espcies domsticas, o tero bicrnico e continuam cranialmente como tubas uterinas. Em cadelas, a mucosa do tero possui longas glndulas uterinas e criptas tubulares e curtas, j as gatas possuem pregas longitudinais radiais ou espiraladas. No h nenhuma linha de demarcao entre tero e vagina, porm a crvix do tero possui maior espessura e projeo cilndrica. Ela localiza-se num segmento caudal onde a poro vaginal projeta-se no lmen vaginal comunicando-se com o stio externo. O tero possui corpo muito pequeno em relao aos cornos que so longos, estreitos e com dimetro uniforme que varia de acordo com as espcies. O tero pode ser dividido em 3 regies: o mesovrio, a mesossalpinge e o mesomtrio, sendo um rgo sustentado pelo ligamento largo.

2.1.4 Vagina

A vagina um rgo considerado longo e cranialmente estreito, constitudo de uma tnica muscular espessa de fibras circulares e tnica mucosa de pregas longitudinais. Ocupa uma posio mediana na cavidade plvica onde se relaciona ventralmente com a bexiga e uretra e dorsalmente com o reto. Apesar do peritnio

recobrir as paredes craniais tanto da superfcie dorsal como ventral, a vagina tem o predomnio retroperitonial. Na parte cranial da vagina situam-se as glndulas responsveis pela umidade da regio, e possui uma superfcie lisa e circular podendo formar pregas longitudinais quando as paredes do rgo colabam para o interior, at a juno com a crvix onde se reduz o lmen a um espao chamado de frnice.

2.1.5 Vulva

a parte mais externa do aparelho reprodutor da cadela, formada por dois lbios espessos e o orifcio urogenital externo, que formam as comissuras dorsal e ventral, a comissura dorsal direcionada a um plano dorsal atravs da snfise plvica e a comissura ventral direcionada caudoventralmente. O aspecto dessa mucosa liso e avermelhado, esse rgo tambm chamado de pudendo feminino. Est situada em posio ventral ao solo da pelve e seu tamanho depende da raa e fase do ciclo estral. A vulva deve ser observada quanto a anomalias estruturais, posio e tamanho e tambm quanto a presena de secreo. .

3 DIAGNSTICO

Comumente, o diagnstico de piometra se d com base na anamnese, exame fsico e exames complementares como exames laboratoriais, radiogrficos e ultrassonogrficos, atualmente o uso do exame radiogrfico no utilizado com freqncia.

3.1 MANIFESTAES CLNICAS

As manifestaes clnicas tornam- se evidentes durante a fase lutenica, geralmente quatro a dez semanas aps o estro ou aps a administrao exgena de progestinas. As manifestaes se associam com a liberao de toxinas bacterianas e sepse e variam de acordo com a condio da crvix. As manifestaes clnicas clssicas da piometra so poliria, polidipsia, vmito, diarria, letargia, desidratao, depresso, anorexia/inapetncia e aumento do volume do tero, facilmente palpvel. A temperatura corprea varivel, freqentemente est normal, mas pode apresentar um aumento por causa da infeco bacteriana, secundria, septicemia ou toxemia.

3.2 DIAGNSTICO COM ULTRASSONOGRAFIA

O diagnstico de piometra baseia-se primeiramente na anamnese, histria clnica, exame fsico e exames complementares como laboratoriais, juntamente com radiografia e/ou ultrassonografia. Esta ltima tem tido um grande destaque no diagnstico em cadelas, deixando a radiografia muito para trs, no sendo utilizado com freqncia. Para Lima (2009),
Os exames de imagem so utilizados com grande freqncia, a radiologia abdominal atualmente no muito utilizada, pois

oferece somente a visualizao do tamanho, formas uterinas e mineralizaes. J a ultrassonografia o exame diagnostico mais utilizado para piometra, pois oferece mais informaes para a preciso do diagnostico, com esse exame podemos obter as dimenses, graus de espessamento de parede, presena ou no de cistos e de contedo no interior do tero, ainda podemos observar o estado dos rins. Para obtermos um diagnstico definitivo de piometra, um exame s no basta e sim temos que ter a complementao de diversos exames.

A ultra-sonografia tem sido cada vez mais utilizada como mtodo auxiliar de diagnostico de diversas doenas, alteraes de estruturas e auxiliar a outros mtodos de diagnostico como biopsias guiadas, cistocentese e etc (MARTINS, 2007). Atualmente na clnica de pequenos animais a ultrassonografia vista como o exame de eleio para piometra e tem sido relatada por diversos autores como um dos melhores mtodos de identificao desta patologia. comumente utilizada por nos apresentar um exame detalhado do tero determinando as suas dimenses, tambm podemos avaliar o espessamento da parede, bem como a presena de cistos endometriais e presena de liquidos e estruturas fetais no interior desse rgo. Como diagnstico diferencial de gestao a ultrassonografia tambm muito til, pois possibilita a identificao das estruturas fetais desde o dcimo dia aps a cobertura e com uma perfeita visualizao aps os 28 dias de gestao.

2.3 DIAGNSTICO COM RADIOGRAFIA

As principais aplicaes do exame radiogrfico simples na avaliao de doenas uterinas so a confirmao de que uma formao abdominal palpvel

consistente com o tero aumentado ou a identificao de aumento uterino em uma cadela difcil de ser palpada (GONZALEZ et al, 2003). No exame radiogrfico avaliamos principalmente o tamanho, juntamente com s formas uterinas e s mineralizaes. A maior limitao do exame radiogrfico do tero a sua incapacidade de distinguir aumentos patolgicos como piometra, mucometra e

etc, gestao inicial e involuo uterina ps-parto, portanto o exame radiogrfico colocado como segunda escolha no diagnstico de piometra. Em relao ao uso de exames radiogrficos contrastados, a maioria dos autores pesquisados no recomenda sua utilizao devido exposio desnecessria do paciente aos riscos de trauma uterino ou ruptura.

CONCLUSO

A piometra uma doena comum na clnica de pequenos animais e no tem predisposio de idade e raa, toda cadela no castrada pode apresentar essa enfermidade. Ateno a todos os detalhes na anamnese, manifestaes clnicas e exame fsico, podendo iniciar um diagnostico de piometra precoce, permitindo melhores resultados no tratamento. O diagnstico se define atravs da soma de um ou mais exames, mas o ultrasom o meio diagnstico mais utilizado na rotina da clnica. O tratamento cirrgico a melhor opo para a resoluo completa do complexo piometra, porm em algumas situaes pode-se utilizar o tratamento medicamentoso. O prognstico dado atravs do tempo para o diagnstico e inicio do tratamento e do estado geral do animal. A piometra uma doena grave, porm no fatal se houver rapidez

REFERENCIAS

LIMA, Luis Ricardo Silva. Piometra em Cadelas. Faculdade Metropolitana Unidas. So Paulo SP, 2009. Disponvel em: <http://arquivo.fmu.br/prodisc/medvet/lrsl.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2012. MARTINS, D. G. Complexo hiperplasia endometrial cstica/piometra: fisiopatogenia, caractersticas clnicas, laboratoriais e abordagem teraputica. Jaboticabal. UnespJaboticabal, 2007. MELDAU, Dbora Carvalho. Piometra em cadelas. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/>. Acesso em: 12 jun. 2012.

También podría gustarte