Está en la página 1de 8

1

INTRODUO

A soja originria da China e do Japo. No Brasil foi introduzida no final do sculo XIX, na Bahia, tornando-se importante para a balana comercial do pas, onde temos vrios incentivos para a produo e comercializao do leo de Soja que pode ser produzido nas seguintes qualidades: bruto, refinado comestvel, refinado industrial, lecitina. O leo de Soja Refinado apresenta-se como um leo de cor levemente amarelado, lmpido com odor e sabor suave caracterstico. Tomando como base de estudo, escolhemos uma refinaria de segmento de leos de soja, onde relataremos como conquistou reconhecimento no mercado atravs de Custo de Oportunidade, Curva de Possibilidade de Produo, produto elstico, produto inelstico e Microeconomia. Logo mais nos prximos captulos entrarem no assunto quais so os impactos do comportamento da oferta e da demanda e macroeconomia e passando quais so os efeitos das polticas governamentais dentro da poltica fiscal, monetria, cambial e renda.

CAPITULO 1

FUNDAMENTOS ECONMICOS Neste captulo iremos falar sobre a Histria do leo de Soja onde abordaremos o Custo de Oportunidade, Curva de possibilidade de Produo, Produto Elstico ou Inelstico.

A. Histria do leo de Soja Com a grande aceitao do leo se soja, a produo e a distribuio se ampliaram gradativamente. Outras unidades de refino precisaram ser inauguradas devido grande demanda pelo produto. O sucesso instantneo, assim como a conquista da preferncia das consumidoras brasileiras, fez com que sua imagem de leo de soja de primeirssima qualidade se consolidasse de forma definitiva. B. Custo de Oportunidade Quando a demanda do leo de soja est em alta, os gros importados pela refinaria sobem, aumentando o valor final do produto. Com esse aumento, a procura cai, havendo o equilbrio de mercado e diminuindo a produo. Assim, o empresrio da refinaria investiria em tecnologias e funcionrios para aumentar a produo e atender a demanda. C. Curva de Possibilidade de Produo Com o aumento do preo do leo de soja por causa da demanda, a refinaria obrigada a colocar em venda, um produto similar mais em conta, para no perder sua competitividade com o mercado. Pensando assim, o empresrio coloca a venda o leo de milho, um cereal rico em amido e protenas - os consumidores no perderiam em questo de qualidade e o preo estaria mais acessvel aos mesmos. D. Produto Elstico e Produto Inelstico A refinaria trabalha com produtos elsticos, pois os mesmos so de fcil substituio no mercado. Como exemplo disso, podemos citar a seguinte situao: a demanda de

determinado leo est em alta, acontece o aumento no preo pelas empresas e a possibilidade de escassez da matria prima. Se a renda dos consumidores no aumentar junto com o preo do leo, eles conseqentemente vo optar por outro tipo que esteja mais em conta, talvez de uma qualidade inferior, para no afetar sua renda.

CAPITULO 2

MICROECONOMIA: FORMAO DE PREOS A microeconomia analisa a formao de preos no mercado, isto , como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preo e a quantidade de um produto ou servio, se preocupa em explicar como fixado o preo e seus fatores de produo. Baseado na explicao acima, a formao de preos no segmento de leos vegetais, da-se pelo clculo dos custos das atividades envolvidas na produo, como a matria prima, mquinas (tecnologia), mo-de-obra (trabalhadores), entrega, entre outros. Calculando cada um dos fatores de produo, chegaremos ao preo do produto final, do qual sera colocado a venda, competindo com os demais no seguimento.

MAXIMIZAO DE LUCROS Para houver a maximizao de lucro na refinaria, o empresrio resolve expandir seu mercado de atuao. Ele coleta o que sobra dos leos j colocados a venda, e transforma-os em sabo. Assim, obtm um lucro maior, por no aumentar seu custo, j que no processo de produo do leo, se extrai os cidos carboxlicos onde o produto final o sabo. O leo de soja o mais consumido mundialmente. No entanto, cabe evidenciar que o potencial de produo e exportao de leo de soja poderia ser bem superior, haja vista que a maior parte da soja exportada em gro. Caso fosse esmagada, a produo nacional de leo praticamente dobraria. A Lei Kandir, que isenta de ICMS os produtos agrcolas exportados, garantem que a maior parte da soja exportada seja em gro.

CAPITULO 3 PRODUO E O MERCADO. O MERCADO SOB CONCORRNCIA PERFEITA E MONOPOLISTA. A produo o processo de transformao dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. Existem vrios tipos de mercados: Monoplio, Oligoplio, Monopsnio e Oligopsnio.

A. Monoplio Caracteriza-se por apresentar condies diametralmente opostas s da concorrncia perfeita, pois existe um nico empresrio (empresa) dominando inteiramente a oferta. Por tanto no h concorrncia e nem produto substituto. B. Oligoplio Caracteriza-se por um pequeno nmero de empresas que dominam a oferta de mercado. C. Monopsnio uma estrutura de mercado intermediria entre a concorrncia perfeita e o monoplio, mas que no se confunde como o oligoplio, pelas seguintes caractersticas: 1. Nmero relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porm com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por caractersticas fsicas, embalagem, seja pela prestao de servios complementares (ps-venda); 2. Margem de manobra para fixao dos preos no muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado. D. Oligopsnio o mercado que h poucos compradores negociando com muitos vencedores. Na refinaria de leo de soja o que se enquadra o mercado Monopsnio, pois um mercado intermedirio onde o nmero de empresas grande com certo poder concorrencial mais que se destaca na sua caracterstica fsica, embalagem e etc.

CAPITULO 4

COMPORTAMENTO DA OFERTA E DA DEMANDA A Lei da Procura pode estar definindo com a quantidade da procura de um bem que varia quando, o quanto mais elevado for o preo, menor a quantidade procurada. Fatores que influenciam a procura: O preo dos bens; variaes do rendimento dos consumidores; variaes no gosto dos consumidores; variao no preo de outros bens; aumento da populao; publicidade; e entre outros. A Lei da Oferta pode estar definindo-se como a quantidade oferecida de um bem que varia na razo direta do preo, sendo que quanto mais for elevado o preo, maior a quantidade oferecida pelos produtores. Fatores que influenciam a oferta: So os preos de

venda; alterao dos fatores de produo, como alteraes dos preos das matrias-primas, variaes salariais, os preo dos combustveis, etc.; as mudanas tecnolgicas; a alterao dos preos de outros bens; as condies climatricas de produtos agrcola; as previses do produtor relativamente relao preo-custo, e entre outros. Mercado onde se podem encontrar bens, conhecendo seus preos, como o mercado de trabalho, de capitais, etc. Onde existe a interao de produo e produtores, que com a oferta, se tenha uma solicitao do consumo de consumidores, a procura resulta no preo de mercado, a produo sendo vendida pelo seu preo, trazendo assim a satisfao do seu consumidor. Entre a oferta e a procura, o so compatveis no mercado a procura com o seu preo certo. Nos ltimos anos, o leo de soja brasileira encontra-se uma profunda alterao na relao entre oferta e demanda domstica resultante do continuo crescimento da produo. A medida que a produo brasileira cresce, altera o perfil da comercializao domstica e da exportao. O alongamento das vendas externas de soja, no decorrer do ano, deixa o mercado brasileiro mais dependente do comportamento dos preos internacionais e das relaes de oferta e demanda nos principais pases consumidores e exportadores do produto. medida que o Brasil aumenta sua necessidade de exportar soja no segundo semestre, ele passa a enfrentar maior concorrncia dos pases a fora.

Soja- Oferta e Demanda de leo no Brasil.


Produo 04/05 05/06 06/07 07/08* 5500 5750 5445 5600 Exportao 2531 2696 2370 1750 Importao 14 1 25 25 Consumo 2910 3058 3150 3950 Estoque Final 275 272 222 174

*Estimativa - Todos os dados esto em mil toneladas. Fonte: Safras & Mercado.

Conceitos de procura e oferta que podem ser aplicados ou utilizados por empresas ou organizaes.
Com a crise envolvendo os pases europeus e uma queda relativa do euro, investidores mudaram para o dlar, tirando sustentao das commodities (matria-prima).

Em relao ao produto estudado pelo grupo, aps o aumento do dlar o leo de soja ficou 10% mais caro. O preo s no subiu mais, porque o mercado internacional de gros caiu em torno de 8%. Mesmo sendo um produto do qual a civilizao necessita, a alta do preo abalou a demanda/procura (quantidade de certo bem ou servio que os consumidores desejam adquirir em determinado perodo de tempo), para um consumo reduzido dos consumidores, no apenas pelo preo, mas por outros motivos que afetam a procura, sendo eles: a renda (que dificilmente cresce com a inflao), pela preferncia e pelo preo dos bens concorrentes. A oferta (quantidade de bens ou servios que os produtores desejam vender em determinado espao de tempo) do leo de soja, com o crescimento da rea na Amrica do Sul, boas expectativas de aumento de produo so esperadas pelos produtores, que precisam estar sempre atentos, pois comum termos alta por causa do clima. Cada um deve saber seu custo e buscar diminuir seus riscos. O equilbrio de mercado da empresa/organizao acontece quando as quantidades oferecidas do leo de soja so igual s quantidades procuradas. Quando a oferta maior que a demanda, ocorre liquidao por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, conseqentemente, os preos dos leos, fazendo assim com que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa levar o mercado para o preo e quantidade de equilbrio. Havendo igualdade entre oferta e demanda, ter uma harmonizao entre os variados interesses entre os produtores e os consumidores. Dessa forma, o grfico abaixo representa o equilbrio de mercado. Nesta situao h uma harmonia entre oferta e demanda. Teoricamente, neste ponto, o nvel de preo no est nem muito alto nem muito baixo, satisfazendo tanto a consumidores quanto a produtores.

CAPITULO 5

NOES DE MACROECONOMIA A macroeconomia ela analisa a determinao e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nvel geral de preos, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balano de pagamento e taxa de cmbio. Trata do mercado de bens e servios como um todo. Abaixo segue atitudes do governo que podem ser consideradas ou classificadas como: Poltica Fiscal, Poltica Cambial, Polticas de Renda. A. Poltica Fiscal Estudamos-nos a forma do governo de promover a poltica fiscal provocando o aumento ou diminuindo a carga tributria. A refinaria de soja e derivados que trabalhamos se tiver com estoque em excesso de leo e dos outros produtos que temos, levaria a refinaria a diminuir a produo e seu quadro de funcionrios, aumentando assim o desemprego, mas nesse caso as medidas da poltica fiscal que o governo tomaria seriam expansivas, ou seja, como a diminuio dos gastos, diminuio da carga tributaria, estimulando despesas de consumo e investimentos, estmulos as exportaes, tarifas e barreiras as importaes. J se a nossa demanda superasse a capacidade produtiva, onde o estoque da refinaria desaparecesse e os preos subissem as medidas seriam: diminuir os gastos pblicos, elevar a carga tributaria sobre os bens de consumo, diminuindo esses gastos, elevao das importaes reduzindo tarifas e barreiras. A poltica monetria na refinaria tem como objetivo do governo controlar as vendas, o credito e as taxas de juros. Por sua vez alguma medida afeta os custos da empresa e os investimentos se a meta do governo for o controle da inflao a medida tomada diminuir o estoque da economia, aumentando a taxa de juros, das reservas compulsrias ou venda de ttulos no open market, j se a meta o crescimento econmico a inversa reduo na taxa de juros, compulsrio e a compra de ttulos no open market. A. Poltica Cambial A valorizao do cambio reduz a competitividade dos produtos brasileiros prejudicando a refinaria que trabalho com produtos 100% brasileiro, diminudo a rentabilidade das exportaes e inibe investimentos para a exportao, e isso prejudica as exportaes da refinaria que ajuda no crescimento do pas e tambm dificulta a concorrncia de produtos brasileiros com os similares importados no mercado domestico. Os juros altos

dificultam a refinaria a conseguir recursos para o financiamento das atividades produtivas, e tambm em relao aos custos, o que limita a taxa de crescimento sustentado, a refinaria para crescer depende da disponibilidade de recursos, financeiros para investimento em maquinas e equipamentos para o funcionamento da refinaria com custos acessveis. B. Poltica de Renda Na refinaria a poltica de rendas atua mais diretamente no salrio dos funcionrios, pois cada categoria tem o salrio base compatvel com a sua funo, e os aluguis dos galpes que temos para armazenar a soja e os outros produtos derivados tambm tem o aluguel definido pelo governo, os produtos que compramos e vendemos o seu preo definido pelo governo, ele congela os preos. A poltica fiscal, o governo arrecada tributos e impostos da refinaria, a monetria controla a quantidade de mercadoria (moeda, dinheiro). J a poltica cambial controla o quanto podemos exportar ou importar o nosso produto e na poltica de rendas ele atua no controle salarial dos nossos funcionrios. O que claramente que todas as polticas tm como objetivo e preocupao so de controlar a inflao.

CONCLUSO Com esse trabalho conseguimos desenvolver um amplo conhecimento de vrias caractersticas que a economia nos trs para um investimento nas empresas e para um melhor entendimento para nossas vidas. Nossos estudos foram aplicados em uma grande refinaria de leo de soja desde os fundamentos econmicos, formao de preos e lucros, oferta e demanda. Com isso tivemos uma viso de que quando uma empresa de dedica para o seu sucesso tem que impor certos desafios para atingir metas e objetivos.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS VASCONCELLOS, Marcos Antonio Sandoval de, PLT (programa Livro Texto), Economia, Edio Anhanguera So Paulo, 2011. PINAZZA, Luiz Antonio, Srie Agronegcio, Cadeia Produtiva da Soja, Vol. 2 2007. www.administradores.com.br/informe-se...politicafiscal.../52216/ PLT (Programa Livro Texto) N 385

También podría gustarte