Está en la página 1de 3

01- Qual a diferena de hiperplasia e hipertrofia. 02- Qual o significado de metabolismo.

03- Descreva como acontece a primeira via metablica.

04-2. O que ocorre na primeira etapa da gliclise? E na segunda?


Na primeira etapa da gliclise, etapa de investimento de energia, a molcula de glicose fosforilada e preparada para ser degradada. Para tanto, a clula gasta 2 ATPs. Ao final da primeira etapa da gliclise, uma molcula de glicose clivada em duas molculas de trs carbonos, o gliceraldedo fosfato e a dihidroxiacetona.
05- Descreva como acontece a segunda via metablica.

Na segunda etapa da gliclise, etapa de recuperao de energia, so produzidos 2 ATPs para cada molcula de gliceraldedo fosfato que inicia esta etapa, sendo produzidos no total 4 ATPs; como na primeira etapa haviam sido gastos dois ATPs, o ganho lquido de 2 ATPs. Cada molcula de gliceraldedo fosfato transformado em piruvato numa seqncia de 5 reaes, em que h tambm produo de um total de 2 NADHs.
0607080910111213141516171819Qual a funo da enzima fosfofrutoquinase (PFK). Qual a funo da enzima lactato desindrogenase (LDH). Quais so os tipos de contraes existente no msculo esqueltico. Quais as propriedades bioqumica do msculo esqueltico. Descreva o termo sinergsimo. Descreva o termo cinestesia. Descreva o termo propriecepo. Qual a funo da isoforma da ATPASE. Qual a funo da placa motora. Defina o termo gliconeognese. Defina o termo glicogenlise. Defina o termo gliclise. Qual a funo do ciclo de cori Defina o termo glicose.

Respostas:

Metabolismo o conjunto de reaes qumicas que ocorrem nas clulas e que lhe permitem manter-se viva, crescer e dividir-se. O metabolismo divide-se classicamente em: Catabolismo - obteno de energia e poder redutor a partir de macromolculas como protenas, triacilgliceris. Anabolismo - produo de novos componentes celulares, em processos que geralmente utilizam a energia e o poder redutor a partir de molculas menores

como aminocidos.

No estado de anabolismo ocorre a formao dos compostos e no estado de catabolismo ocorre a quebra dos compostos.

Sinergismo: trabalho ou esforo coordenado de vrios subsistemas na realizao de uma tarefa


complexa ou funo. Ou seja, o ato simultneo de diversos rgos ou msculos para o mesmo fim. A propriocepo o termo que descreve a percepo do prprio corpo, e inclui a conscincia da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanas no equilbrio, alm de englobar as sensaes de movimento e de posio articular. Lactato: molcula de piruvato derivado do que gerado principalmente no msculo, ao

executar um exerccio intenso no processo conhecido como fermentao lctica.

O ciclo de Cori: funo de transferncia de lactato e glicose entre o msculo e o fgado. O lactato produzido no msculo transportado para o fgado, onde transformado em glicose, a qual transportada do fgado de volta para o msculo.

Contraes no msculo esqueltico


Existem dois tipos de contraes musculares: contrao isotnica e contrao isomtrica. A contrao isotnica refere-se a uma contrao em que um msculo encurta enquanto exerce uma fora constante que corresponde carga que est sendo erguida pelo msculo. Divide-se em concntrica e excntrica. Na concntrica a contrao vence a resistncia e h o encurtamento muscular e na excntrica a resistncia vence a contrao havendo o alongamento muscular. Ex: A corrida concntrica pois o velocista vence a barreira do ar Ex: Queda de brao excntrica pois a resistncia est em seu oponente. A contrao isomtrica refere-se a uma contrao em que o comprimento externo do msculo no se altera, pois a fora gerada pelo msculo insuficiente para mover a carga qual est fixado. No corpo, a maioria das contraes uma combinao de ambas contraes.

También podría gustarte