Está en la página 1de 8

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CVEL DA COMARCA DE ___ PROCESSO N ..............

INDSTRIA ......... LTDA., (nome, qualificao e endereo), vem, mui respeitosamente, atravs de seu advogado infra-assinado, a ilustre presena de Vossa Excelncia, com arrimo nos dispositivos de leis, doutrina e jurisprudncia, mormente nos termos dos artigos 798, 826 e seguintes do Cdigo de Processo Civil, propor a presente,

MEDIDA CAUTELAR INOMINADA INCIDENTAL SATISFATIVA

em face do BANCO ............ S/A., j qualificado nos autos supramencionado, na pessoa de seu representante legal, pelos motivos de ordem ftica e de direito a seguir expostos:

I - DOS FATOS

1 - Conforme depreende-se nos autos do processo supramencionado, em curso nessa ilustrada ___ Vara Cvel, a requerente e seus fiadores, esto sendo executados para pagamento de um emprstimo representado por um contrato bancrio, tudo conforme a exordial.

2 - O valor do dbito, incluindo juros extorcivos e calculados com anatocismo inaceitvel, importa numa quantia de R$ 226.000,00 em 11.11.1998.

3 - A requerente, atravs da presente ao, pretende a SUBSTITUIO do bem dado em garantia da dvida, at porque tem se demonstrado ilquido ao credor-requerido, e o faz em obedincia aos preceitos legais vigentes, que admitem a SUBSTITUIO de bens dados em garantia por Ttulos da

Dvida Pblica com LIQUIDEZ IMEDIATA, de propriedade da requerente, que detentora do valor de R$ 14.000.000,00 (quatorze milhes de reais), pois ela credora perante a Fazenda Pblica do Estado do Paran conforme se depreende da Escritura Pblica de Cesso de Direito Creditrio, que oferece preventivamente, desde j, Cauo, sendo esta representada por: Direitos de Crditos oriundos de JOS ________ referente a PARTE IDEAL de uma rea de 280 (duzentos e oitenta) alqueires paulistas dos 1.083,39 alqueires paulista que possui, no imvel que em cujo todo tem a rea de 10.318 alqueires paulistas correspondente a 24.970 hectares, denominado "______", constitudo do quinho n ______ de acordo com a Escritura Pblica de Cesso de Crdito lavrada no Tabelionato e Registro Civil de ______ na Comarca de _____________, livro _________, s fls.___, tendo como cessionrio o Sr. PAULO _________ em favor da requerente na pessoa de seu representante legal, que tal direito de crdito proveniente das apelaes cveis ns _____ e _____, transitadas em julgado no STF-Supremo Tribunal Federal.

4 - Os ttulos da dvida pblica como forma de utilizao para garantia ou pagamento de dbitos, alm de transformar-se em receita praticamente imediata para o credor-requerido, na forma dos dispositivos legais de nossa legislao, esto mais garantidos e possuem liquidez mais rpida que qualquer outra espcie de garantia. Superam at mesmo os imveis e fianas bancrias (que precisam ser executadas para satisfao da garantia), circunstancias que do aos Ttulos da Dvida Pblica, perfeita e harmoniosa segurana na liquidez e certeza do recebimento, afinal, sero resgatados pela Instituio Financeira mais poderosa do pas, exatamente o Tesouro Nacional.

5 - Em sendo assim, como GARANTIA esses ttulos podem ser usados atravs de CAUO DE DVIDA (artigo 789 do Cdigo Civil e artigo 827 do Cdigo de Processo Civil) para medidas preparatrias. Podem, tambm, ser ofertados em PENHORA ou como SUBSTITUIO DE PENHORA, com base na gradao legal estabelecida no artigo 655, inciso III do Cdigo de Processo Civil e na Lei n 6.830/80 (Lei das Execues Fiscais), "ex vi"do artigo 11, inciso II. H ainda a possibilidade de se usar os ttulos como pagamento, atravs da figura jurdica da DAO EM PAGAMENTO, contemplada no artigo 995 do Cdigo Civil ou, ainda, ser usado na COMPENSAO de dbitos com a Unio, a teor do artigo 1.109 do Cdigo Civil. H finalmente, a possibilidade de se operar a EXTINO DE DBITOS atravs daqueles ttulos, consoante se infere do artigo 170 do Cdigo Tributrio Nacional.

6 - Pela hierarquia descrita no artigo 655 do Cdigo de Processo Civil, percebe-se que os Ttulos da Dvida Pblica da Unio ou dos ESTADOS encontram-se em TERCEIRO LUGAR. Sob a tica da Lei 6.830/80, os "ttulos da dvida pblica, bem como ttulo de crdito, que tenham cotao em Bolsa"encontram-se em SEGUNDO LUGAR. Isso significa dizer que, na HIERARQUIA DAS NOMEAES PENHORA, os Ttulos da Dvida Pblica encontram-se em grau SUPERIOR ao bem que, como visto, garantem o processo executivo movimentado pelo ora Banco-requerido em face da requerente e de outros devedores noticiados naquele processo j referido.

7 - nesse sentido que a requerente vem at Vossa Excelncia, no exerccio de seu direito de tutela, pleitear a SUBSTITUIO da garantia da dvida em questo, garantida pelo bem descrito na exordial, pela CAUO da Escritura Pblica de Cesso e Transferncia de Direitos Creditrios

supramencionada, eis que perfeitamente legal e adequada ao presente caso concreto.

II - DOS FUNDAMENTOS JURDICOS

8 - Sustenta o artigo 798 do Cdigo de Processo Civil:

"Alm dos procedimentos cautelares especficos, que este Cdigo regula no captulo II deste livro, poder o juiz determinar as medidas provisrias que julgar adequadas, quando houver fundado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra leso grave e de difcil reparao".

9 - dito no artigo 827 do Cdigo de Processo Civil:

"Quando a lei no determina a espcie da cauo, esta poder ser prestada mediante depsito em dinheiro, papis de crdito, TTULOS da Unio ou DO ESTADO, pedras e metais preciosos, hipoteca, penhor e fiana".

10 - Por outro lado, dito no artigo 789 do Cdigo Civil :

"A cauo de ttulos nominativos da dvida da Unio, dos Estados ou dos Municpios equipara-se ao penhor e vale contra terceiros, desde que for transcrita, ainda que esses ttulos no hajam sido entregues ao credor".

11 - E complementa o artigo 792, inciso IV do mesmo Cdigo Civil:

"Ao credor por essa cauo compete o direito de:

IV - Receber a importncia dos ttulos caucionados e restitu-los ao devedor, quando este solver a obrigao por eles garantida".

12 - Explicitando a matria, proclamam respectivamente os artigos 793 e 820 do Cdigo Civil:

"No caso do artigo antecedente, n IV, o credor caucionado ficar, como depositrio, responsvel ao credor caucionrio, pelo QUE RECEBER ALM DO QUE ESTE LHE DEVIA".

13 - E como no poderia deixar de acontecer, a jurisprudncia tem emantado a pretenso da requerente ao decidir:

"Agravo de Instrumento n 13.999-6/180(9800171711) - Comarca de So Miguel do Araguaia - GO. Agravante: Banco do Brasil S/A.; Agravado: Moacir Alves de Menezes e Outro. Relator: Desembargador Antnio Nery da Silva, TJ-GO".

EMENTA :

"AO CAUTELAR - LIMINAR - PROCEDNCIA - SUBSTITUIO - CAUO IDNEA - O artigo 827 do C.P.C. no contempla ordem expressa, com prioridade para a cauo do depsito em dinheiro. PROCEDE A LIMINAR QUE, APS A COGNAO SUPERFICIAL DO TTULO DADO EM CAUO, AUTORIZA A SUBSTITUIO DO BEM PENHORADO, POR NO FERIR O ESTATUDO NO ARTIGO 827 DA LEI ADJETIVA CIVIL. Agravo Improvido "(destaquei).

14 - O referido crdito reconhecido pela Justia, sacramentado pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL e da legislao pertinente sua aceitao tem-se o seguinte:

a) O Cdigo de Processo Civil, em seu artigo 655, classifica-o como a terceira garantia para execuo.

b) A lei de execuo fiscal (Lei n 6.380/80) coloca, em seu artigo II, o ttulo da dvida pblica como crdito em 2 lugar na ordem de classificao.

c) Tambm o artigo 827 de Processo Civil prev a possibilidade de caucionar-se ttulos da Unio ou dos Estados.

d) O Decreto-Lei n 1.647, de 27 de setembro de l.995, tem a seguinte redao:

Artigo 1 - Fica autorizado o Ministrio da Fazenda a negociar as obrigaes vencidas e vincendas, decorrente de norma legal ou no, inclusive contrato, das unidades que tenham a assuno de suas obrigaes, pela Unio, autorizadas por lei. (....)

Artigo 5 - A negociao entre a Unio e seus credores poder ter como objetos crditos expedido, bem como de sentena lquida, com transito em julgado, que ainda no esteja em fase de execuo.

15 - Esperando que a deciso seja norteada, tambm, pelas disposies de Lei de Introduo ao Cdigo Civil, que prescreve:

Artigo 4 - Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito.

Artigo 5 - Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum.

J o artigo 131 do Cdigo de Processo Civil menciona que o juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegadas pelas partes.

16 - Nesse diapaso leva-nos a inspirar em um texto da renomada Jurista MARIA HELENA DINIZ , que nos presenteia com uma obra do mais lmpido raciocnio que d inveja a um enorme grupo de pensadores deste fim de sculo:

"O Direito deve ser visto em sua dinmica, como uma realidade que est em perptuo movimento, acompanhando as relaes humanas, modificando-se, adaptando-se as novas exigncias e necessidades da vida, inserindo-se na histria, brotando do contexto cultural, razo pela qual as normas por mais completas, por mais compostas que sejam, so apenas uma parte do Direito".

17 - No caso vertente, presentes se encontram o "fumus boni juris" e o "periculum in mora" que autorizam a concesso da liminar aqui pretendida.

18 - Sobre o "fumus boni juris" o eminente processualista HUMBERTO THEODORO JNIOR, "in""Processo Cautelar", 6 edio, Editora Leud, pgina 73, assim se manifesta:

"Para a tutela cautelar, portanto, basta a provvel existncia de um direito a ser tutelado no processo principal. E nisto consistiria o "fumus boni juris", isto , no juzo de probabilidade e verossimilhana do direito cautelar a ser acertado e o provvel perigo em face do dano ao possvel direito pedido no processo principal".

19 - Acerca do "periculum in mora", tem ensinado HUMBERTO THEODORO JNIOR, Ob. Cit. pgina 77:

"Para a obteno da tutela cautelar, a parte dever demonstrar fundado temor de que, enquanto aguarda a tutela definitiva, venham a faltar as circunstncias de fato favorveis prpria tutela. E isto pode ocorrer quando haja o risco de perecimento, destruio, desvio, deteriorao ou qualquer mutao das pessoas, bens ou provas necessrias para a perfeita e eficaz atuao do provimento final do processo principal".

20 - Mas, se a medida demorar, poder resultar em prejuzos irreparveis (artigo 804 do Cdigo de Processo Civil), porque :

a) a atividade da requerente est pare ser definitivamente interrompida, vez que a continuidade do processo de execuo levar os bens dados em garantia hasta pblica, o que extremamente gravoso para a requerente, que vem buscar tambm, sustentao no grande e imortal PONTES DE MIRANDA, em sua festejada obra "Comentrios ao Cdigo de Processo Civil" deixou assinalado que :

"Na aplicao do artigo 620, o Juiz no tem arbtrio, mas sim o dever de escolher o modo menos gravoso para o devedor".

b) a instituio financeira, ora requerida, como de sabena comum, no tem interesse nenhum em sanar suas pendncias, pois o devedor quem sofrer as conseqncias prejudiciais ao final, aambarcando juros sobre juros e encargos extorsivos; a venda dos bens hasta pblica no alcana preo do mercado, o que poder gerar um injusto e altssimo prejuzo ser suportado pelos devedor, ora requerente; e a garantia no se deteriorar ou desfalcar com a passagem do tempo, ao contrrio, permanecer ntegra, pois o ttulo garantido pelo Tesouro Estadual e Federal.

III - DO CARTER SATISFATIVO DA PRESENTE MEDIDA

21 - Determina o Cdigo de Processo Civil que, em regra, as Medidas Cautelares devam ser erguidas por uma Ao Principal a ser promovida nos 30 (trinta) dias subseqentes data da efetivao da cautela concedida, nos exatos termos do artigo 806 do mesmo diploma legal.

22 - H todavia, Medidas Cautelares que se esgotam em si mesmas, a partir da procedncia da tutela jurisdicional nela pleiteada. No haveria, portanto, a indispensabilidade da ao principal, posto que o objeto pleiteado foi todo ele conquistado em sede da prpria cautelar. So as chamadas Medidas Cautelares de Carter Satisfativo. Como, ento, descobri-las?

23 - O eminente processualista GALENO LACERDA, em sua grandiosa obra "Comentrios ao Cdigo de Processo Civil", vol. VIII, Tomo I, Ed. Forense, pg. 135/136, assim se posiciona sobre este aspecto:

"Os artigos 798 e 799 consagram o poder cautelar geral do juiz, qualificado na doutrina como inominado ou atpico, exatamente porque se situa fora e alm das cautelas especficas previstas pelo legislador. No exerccio desse imenso e indeterminado poder de ordenar as medidas provisrias que julgar adequadas para evitar o dano parte, provocando ou ameaado pelo adversrio, a discrio do juiz assume propores quase absolutas. Estamos na presena de autntica norma em branco, que confere ao magistrado, dentro do estado de direito, um poder puro".

"No sem motivo que se considere tal atribuio como a mais importante e delicada de quantas confiadas magistratura. Ela exige do juiz, chamado a resolver as mais graves e imprevistas

dificuldades, uma compreenso viva, um conhecimento profundo do direito e da jurisprudncia, ao mesmo tempo que um esprito sagaz e pronto a aprender, de imediato, a soluo motivada que se lhe solicite".

24 - No presente caso, colocado alta apreciao de Vossa Excelncia, temos que a Medida Cautelar Inominada ora pleiteada de Carter Satisfativo e, como tal, prescinde de ao principal, por dois motivos bsicos e essenciais:

A ao principal j existe. Trata-se do processo executivo onde o bem mvel do requerente garante a dvida executada.

No se trata, como nas cautelares comuns, de PROCEDIMENTO PREPARATRIO. Trata-se sim, de mero incidente nos Autos da Execuo, onde se pretende, atravs da presente medida, a pura e simples SUBSTITUIO dos bens que garantem a execuo pelos DIREITOS CREDITRIOS, supra narrados e descritos.

25 - No h, por isso mesmo, em se falar na propositura da Medida Principal cabvel porque, como visto, no haver propositura de ao principal alguma, eis que absolutamente impertinente espcie.

IV - DO PEDIDO

26 - Ante todo o exposto e por tudo mais que consta dos autos, pleiteia a requerente o quanto segue:

a) que seja distribuda a presente por dependncia aos autos do processo supramencionado, em trmite por este r. Juzo;

b) que seja deferido a possibilidade aqui suplicada de vir o requerente a CAUCIONAR seus Direitos Creditrios retro mencionados, atravs do competente termo de cauo;

c) que seja feita a CITAO PELO CORREIO do requerido, na pessoa de seu representante legal para que, querendo, apresente a resposta que tiver aos termos da presente, dentro do prazo legal, sob pena de revelia e confisso, e

d ) que seja ao final, JULGADA PROCEDENTE a presente Medida Cautelar Inominada Incidental, de Carter Satisfativo, para o fim de se determinar a SUBSTITUIO do bem que garante o Processo de Execuo em trmite por este r. Juzo, ou seja, o bem mvel pelos Direitos Creditrios, condenando-se o requerido ao pagamento das verbas decorrentes de sucumbncia.

27 - Protesta a requerente em provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito, notadamente depoimento pessoal do representante legal do requerido, sob pena de confisso, j. de novos documentos, exames, vistorias, percias, provas testemunhais, se pertinentes, e tudo o mais necessrio para o perfeito esclarecimento da verdade.

28 - D-se causa o valor de R$ 1.000,00, to somente para fins legais.

Termos em que Pede Deferimento. Local, data. Assinatura do advogado N da OAB

También podría gustarte