Está en la página 1de 7

GUSTAVO JAVIER FIGLIOLO

O PR-MODERNISMO E JOO DO RIO

Itaja 2007

O presente paper tem como objetivo elaborar um roteiro de leitura do perodo conhecido no Brasil como pr-modernismo, analisando seu contexto histrico, comentando suas caractersticas e destacando seus autores mais importantes. Alm disso, e concatenando o tema, expor-se- uma sntese da vida e obra de Joo do Rio, pertencente ao movimento. Para entendermos a semntica, a estilstica e, principalmente, a temtica do assim chamado Pr-modernismo brasileiro, necessrio situarmo-nos primeiro no contexto histrico poca como ponto de partida da anlise. O final do sculo XIX e incio do XX foi um perodo de grandes mudanas, tanto no contexto internacional quanto no Brasil. Na Europa, as naes mais industrializadas se disputavam os mercados e as fontes de matria prima, o que acabou eclodindo na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). No Brasil, dois grandes fatos marcavam um antes e depois do pas na sua consolidao como Nao: a Abolio da Escravatura (1888) e a Proclamao da Repblica (1889). Estes fatos, porm, no fizeram com que o pas passasse automaticamente para uma condio de absoluta igualdade s pelo fato de abandonar a Monarquia; pelo contrrio, a Nova Repblica (que j era Velha em 1930, incio mais ou menos do Modernismo) veria surgir novos atores sociais que seriam representados na literatura por uma srie de escritores que, cada qual ao seu estilo, com abordagens individualmente originais, situar-se-o entre o Realismo-Naturalismo que languidece e o Modernismo que abandonar definitivamente os cdigos parnasianos e simblicos. As causas desta passagem se podem buscar principalmente em dois fatores: As condies scio-culturais no Brasil desde o incio do sculo XX; e Os vanguardismos europeus, como fonte de influncia.

hegemonia latifundiria rural do eixo So Paulo-Minas, cujos carros-chefe eram a cultura cafeeira e a pecuria, e que marcavam as decises poltico-econmico-sociais do pas, ops-se-lhe uma nova safra de atores sociais, que aparecera ora pela prpria dinmica capitalista industrial, ora pelas injustas condies scio-econmicas que caracterizavam aquele perodo. Assim, temos a ascenso de uma burguesia industrial, em So Paulo e no Rio de Janeiro; profissionais liberais, surgidos das novas possibilidades de acesso ilustrao; e o exrcito, que desde a Proclamao exercia um papel poltico importante.

Quanto situao social, uma nova emergncia de classes trar outros tantos problemas: imigrao europia crescente, engrossamento da classe operria e do proletariado, somados expulso destes quando a reforma da capital, em incio do sculo, s reas perifricas e a marginalizao dos escravos, disseminados por atacado em vastas reas do pas. Dessa situao econmica e social emerge uma tenso poltica inevitvel: o tradicionalismo agrrio oposto ao progressismo burgus urbano e ao esprito anrquicorevolucionrio dos estratos mdios e operrios. Bosi (19876, p.343) destaca quatro caractersticas marcantes: a) uma viso do mundo esttica quando no saudosista; b) uma ideologia liberal com traos anarcides; c) um complexo mental pequeno-burgus, de classe mdia, oscilante entre o puro ressentimento e o reformismo; d) uma atitude revolucionria. No surpreende, ento, a quantidade de revoltas to importantes que se sucedem em um perodo curto de tempo: a Revolta da Armada, em 1883; a quase mtica Guerra de Canudos, em 1896; a Revolta da Chibata, em 1910; a greve geral em So Paulo, em 1917. Nesta Belle poque que surgir uma literatura de denncia social, cujas personagens sero o sertanejo, o caipira, o proletrio miservel. Alfredo Bosi diz se pode chamar prmodernista ... tudo o que, nas primeiras dcadas do sculo, problematiza a nossa realidade social e cultural (Bosi, 1987, p.345). Depois de criticar a literatura da poca como atrelada a um neo-vanguardismo, sem interessar-se por refletir a verdadeira situao scio-cultural brasileira poca, incapaz de divorciar-se do conceito artstico herdado do Realismo-Naturalismo, afirma:
[...] Caberia ao romance de Lima Barreto e de Graa Aranha, ao largo ensasmo social de Euclides [...] e vivncia brasileira de Monteiro lobato o papel histrico de mover as guas estancadas da belle poque, revelando, antes dos modernistas, as tenses que sofria a vida nacional. (Bosi, 1986, p.345-6).

Euclides da Cunha retratou a face trgica da Nao em Os Sertes, onde narra a sangrenta guerra de Canudos. Fortemente influenciado pelo positivismo, sua narrativa faz uma descrio minuciosa da terra e do homem, com a autoridade da erudio cientfica e histrica. Sua obra altamente sociolgica, a de um idealista que denuncia o crime ao tempo que sabe da inelutabilidade do curso da histria: a supremacia das raas do litoral. Nessa dialtica se sintetizam um pensamento determinista, mas tambm uma viso para a tcnica e o progresso.

Graa Aranha foi, juntamente com Lima Barreto, o grande premonitor da revoluo literria da dcada de 20. Sua passagem pela Europa acelerou a conformao de seu esprito moderno e sua viso monista do mundo permitiu-lhe teorizar filosoficamente sobre a arte. Da Esttica da Vida surgir uma espcie de metafsica da arte (Bosi, 1986, p.372), cujo componente imaginativo pretender inaugurar um modernismo autctone, definitivamente desligado das vanguardas europias. Monteiro Lobato, por sua vez, foi um esprito racionalista e pragmtico. Soube apontar com grande ironia e sarcasmo as mazelas fsicas e sociais do Brasil oligrquico e da I Repblica. Foi o divulgador da Cincia e do mundo moderno, com uma prosa, porm, que vinha da tradio romntica e no rompeu moldes convencionais. (Bosi, 1986, p.241-2). Na poesia, Augusto do Anjos foi o grande expoente pr-modernista, se bem que mais pela coincidncia cronolgica que pelas caractersticas especficas de tema ou estilo. Apesar disso, sua poesia reflete um profundo pessimismo e uma constante tenso de desconformidade, numa espcie de neo-barroco que tambm apareceu por vezes na prosa de Euclides da Cunha, e que de alguma maneira revela o protesto e a passagem histrica de um mundo scio-cultural que j no ser mais o mesmo depois da Semana da Arte Moderna, em 1922. Escritor quase inclassificvel, Augusto dos Anjos assim definido por Alfredo Bosi:
[...] no se trata de um cultor da arte pela arte, entendida maneira parnasiana. Seus processos literrios, basicamente projetivos, situam-no entre a retrica cientfica dos anos 70 e a inflexo simbolista dos princpios do sculo. Esse encontro, irregular para o tempo, deu-lhe a marca da originalidade pela qual ainda hoje estimado (BOSI, 1986, p.328).

No faremos comentrio aqui de Lima Barreto, j que ser resenhado num trabalho aparte. Resta, dentre os grandes nomes do pr-modernismo, o do Joo do Rio, em quem nos deteremos mais extensamente. Filho do Dr Alfredo Coelho Barreto e de D. Florncia Cristvo dos Santos Barreto, Paulo Barreto, conhecido como Joo do Rio, nasceu em 5 de agosto de 1881 na Rua do Hospcio, em Rio de Janeiro. Considerado um dos mais importantes cronistas do Rio de Janeiro do incio de sculo, Joo do Rio soube retratar como ningum sua cidade natal, nessa passagem da Belle poque para a Art Nouveau que, imitando a Paris, pretendia ajustar-se ao processo de modernizao e transformar o rosto de ruas estreitas, velhos edifcios, esgoto a cu aberto, comrcio ambulante de produtos de pssima qualidade e uma populao de maltrapilhos e mal-

educados (Domingues, 2005, p.21-22). A velha monarquia seria atualizada ao nvel das modernas democracias europias. Na descrio dos trabalhos de reconstruo de Paris feita por Walter Benjamin em Paris, Capital do Sculo XIX, Rouanet (1998, p.89) comenta que (durante os trabalhos) os operrios se refugiam nos subrbios, expulsos pelos aluguis altos. O verdadeiro objetivo ... era facilitar o transporte das tropas, das casernas aos bairros populares, e impedir, pela largura das avenidas, a construo de barricadas. No muito distante da descrio de Domingues (2005, p.24) da reconstruo de Rio de Janeiro, onde ruas estreitas e imundas so alargadas ... estradas so pavimentadas e asfaltadas. Velhas propriedades ... casarios, cortios ... destrudos. A urbanizao do Rio de Janeiro traz inevitveis mudanas na arquitetura o que, somado s novas tendncias europias em moda e teatro, faro tambm surgir uma nova literatura; e a estar Joo do Rio, como o flaneur1 parissino de Benjamin, para testemunhar, com sua verbe irnica, seu retrato fiel, quase que naturalista, seu fotografar cru e nu da realidade carioca, a passagem da marginalidade que a burguesia quer ocultar: os presdios, as favelas, o comrcio de pio, a prostituio, a misria. No estranha ento que provoque malestar, tanto nas senhoras que trajam casacos de pele moda francesa num calor de 35 graus do Rio, como at em prprios colegas escritores. Joo do Rio foi um retratista de sua cidade, que espelhou como ningum o que uma cidade tem de mais essencial: a vida em suas ruas. Pde fazer isto porque ele era, de fato, parte da rua, desde a qual tomou a posio de observador para contar o mundo que ningum contava. Assim, Joo do Rio faz desfilar o Homem da Cabea de Papelo, numa perfeita analogia ao que ele considerava incompreenso de sua pessoa por parte dos outros, junto com o que ser a outra grande temtica de sua obra: a mulher. A mulher que na continuao da analogia representar a cidade de Rio de Janeiro, que encanta, que seduz, que fascina, que conduz ao crime, ao desespero, loucura, morte. A obra de Joo do Rio no se separa de sua vida. Impossvel dissociar o homem de sua cidade e, dentro desta, a rua. No somente o srdido narrado por Joo do Rio; ele retrata tambm a parte de brilho da capital carioca: os clubs, os music halls, a high society; e os dois mundos tero um lugar comum nessa nova Rio de Janeiro de incio de sculo.

Flaneur: pessoa que flana observando a paisagem; vagabundo. (Dicionrio Larousse, 1998, p.133) [Traduo nossa].

Sua obra tem sido muito contestada. Contemporneos dele como Monteiro lobato, entre outros, a consideram com um plgio ora de Ea de Queiros, ora de Oscar Wilde. Outros crticos, entretanto, como Lus Martins consideram estes autores simples influncias inevitveis. Quanto a suas tradues, principalmente de Oscar Wilde, Brito Broca assinala que so trabalhos apresados, mas nos quais se percebe a nota de brilho e colorido que o cronista punha em tudo quanto escrevia (BROCA, 1975 p.111 apud DOMINGUES, 2005 P.42). Gentil de Faria, por outro lado, discorda desta opinio e considera que as tradues de Joo do Rio deixam muito a desejarno so do infles, como ele costumava dizer, mas do francs (DOMINGUES, 2005, p.42). Entre suas principais obras se destacam A Mulher e os Espelhos, Dentro da Noite e O Momento Literrio, este ltimo um dos primeiros livros de crtica literria do Brasil. Gnio polmico, talentoso, provocativo, Joo do Rio chegou a ingressar na Academia de Letras, aos 29 anos, sabendo tirar partido das crticas em sua contra, desde as acusaes de plgio at seu homossexualismo, ao melhor estilo malandro carioca e ocupa, sem dvidas, um lugar de destaque dentro do movimento assim chamado pr-modernista da literatura brasileira.

REFERNCIAS ALVES, Marcelo e DOMINGUES, chirley. A Cidade Escrita: literatura, jornalismo e modernidade em Joo do Rio Itaja: Universidade do Vale do Itaja, 2005. BOSI, Alfredo. O Pr-modernismo e O Romance Social: Lima Barreto. In: Histria Concisa da Literatura Brasileira. So Paulo: Cultrix, 1987. LAROUSSE. Dicionrio Espaol-Francs. Mxico, D.F.: Ediciones Larousse, 1983. ROUANET, Srgio Paulo. As Razes do Iluminismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1998.

También podría gustarte