Está en la página 1de 5

1

Mas o que educao a distncia?


(Andrea Brando Lapa, UFSC) A educao a distncia geralmente caracterizada por aquilo que ela no , isto , em comparao educao convencional da sala de aula chamada de presencial. Segundo Garca Aretio (1994), ela tem se caracterizado principalmente: - pela separao entre professor e aluno no espao e/ou tempo; - pelo controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante; e - pela comunicao entre alunos e professores, que mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia. H outro conceito tambm bastante citado, que diz que: Educao a distncia o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo tcnicas especiais de criao do curso e de instruo, comunicao por meio de vrias tecnologias e disposies organizacionais e administrativas especiais (Moore e Kearsley, 2007). Neste caso, os autores salientam alguns aspectos importantes, entre eles que: se trata de ensino e aprendizagem, eles acontecem em tempo e espao separados, a aprendizagem no acidental e requer muito planejamento, e a comunicao feita por meio de diversas tecnologias.
1

Vamos por partes, ento, separando alguns aspectos importantes apresentados pelos diversos autores para pensarmos essa nova modalidade de educao a que nos propusemos neste curso. Trataremos a seguir os seguintes aspectos: A separao temporal e espacial entre: professores alunos, e ensino- aprendizagem. A mediao comunicativa por meio de novos recursos tecnolgicos. A autonomia do aluno.

Separados no Tempo e no Espao A separao entre professores e alunos parte do parmetro da prtica educativa tradicional, mais conhecida, e onde domina a contigidade e a simultaneidade. A partir deste princpio da distncia fsica e temporal, hoje temos a educao presencial, a semipresencial (parte presencial/parte virtual ou a distncia) e a educao a distncia (ou virtual). Moran (2007) nos ajuda a compreender as diferenas entre as modalidades ao defini-las. A educao presencial o ensino convencional, a modalidade dos cursos regulares, em qualquer nvel, nos quais professores e alunos se encontram sempre num local fsico, chamado sala de aula. A educao semipresencial acontece uma parte na sala de aula e outra parte a distncia, atravs de tecnologias. A educao a distncia pode ter ou no momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espao e/ou no tempo, mas podendo estar juntos atravs de tecnologias de comunicao. So as novas tecnologias de informao e comunicao que criam alternativas e disponibilizam novas opes em tempo e espao, pois permitem prticas educativas em diferentes combinaes, como: (1) mesmo tempo e mesmo espao (a tradicional sala de aula); (2) mesmo tempo e espao diferente (as aulas por conferncia de vdeo, rdio, ou telefone); (3) tempo diferente e mesmo espao (aulas individuais em laboratrios); (4) tempo diferente e espao diferente (instruo de ritmo individual).
1

As diretrizes polticas do governo brasileiro apresentam a seguinte definio de EaD: "Educao a Distncia uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicao (Decreto 2.494, de 10.02.1998)

2
Falamos anteriormente que a separao no acontece apenas entre aluno e professor, mas tambm entre o ensino e a aprendizagem. Consideramos educao o ato planejado em que o aluno se prope a aprender e o professor auxilia, criando os meios pelo qual esta aprendizagem deve ocorrer. Portanto, EaD no significa apenas o aprendizado pelo aluno, mas tambm, as propostas de ensino, intencionais, do professor. Na EaD temos a possibilidade que elas aconteam em momentos separados, isto , o professor planeja, organiza e prope prticas de aprendizagem que geralmente ocorrem em outro momento, muitas vezes sem a presena dele. O aluno, por sua vez, pode ocasionalmente encontrar-se face a face com professores, tutores e colegas de curso, mas o local normal da sua aprendizagem no inclui a presena do professor.

A dependncia das tecnologias de comunicao na EAD A separao tempo-espao, a princpio superada pela comunicao professor-aluno mediada por alguma tecnologia, por isso to importante compreender os padres e tipos de comunicao permitidos nessa nova condio da EAD. No momento, nos concentraremos no que muda em relao ao ensino presencial. Todo ato de ensino-aprendizagem, em princpio, um ato de comunicao. No ensino presencial,

A comunicao professor-aluno mediada prioritariamente pela comunicao presente e direta entre professor e aluno.

Eventualmente, tambm por documentos textuais e audiovisuais, como transparncias, slides, filmes e programas de multimdia.

No entanto, o ensino na sala de aula usando variados recursos tecnolgicos no dependente de tecnologia. Porque o lugar principal do aprendizado assumido como o mesmo lugar do ensino, no encontro presencial de professor e aluno.

Na educao a distncia,

O uso da tecnologia de comunicao e informao imprescindvel, e at obrigatrio o uso de formas midiatizadas de comunicao: dos impressos, das fitas de vdeo, da televiso, do software ou do ciberespaoRecurso tecnolgico que faz a mediao na educao a distncia, com o objetivo de difundir o conhecimento atravs de suas mltiplas ferramentas

Isto porque a distncia separa os atos de ensinar e aprender, como falamos anteriormente, onde a presena dos atores da comunicao pedaggica no seria mais necessariamente simultnea.

A autonomia do estudante A outra caracterstica da educao a distncia, o controle da aprendizagem pelo aluno, que fala da facilidade de deslocar o centro do processo do ensino e do professor para a aprendizagem e o aluno. Se, por um lado, a pedagogia crtica defende a centralidade do processo de ensino-aprendizagem no aluno, ela afasta- se consideravelmente de 2 vises positivistas que entendem essa centralidade no aluno como a justificativa para uma aprendizagem individualista .

As abordagens individualistas tem inspirao nas teorias da aprendizagem da Psicologia, em que as mais difundidas so a behaviorista, a cognitivista, a humanista e a social-situacional. Na orientao behaviorista, a aprendizagem vista num modelo estmulo-resposta, isto , o ambiente providencia estmulos e o indivduo desenvolve respostas. Desse modo, o ambiente tomado como o elemento essencial que determina o que algum ir aprender, relegando a um segundo plano a potencialidade individual do aluno (Watson, 1913; Skinner, 1974,1982).

3
O estudo das abordagens individualistas importante por serem pensamentos fundadores de diferentes prticas pedaggicas da EAD, que geralmente entendem que o indivduo aprende sozinho, em um momento e lugar determinados. Muitas vezes concentrando-se mais em atitudes e comportamentos individuais, ou no ambiente de aprendizagem, do que nos espaos coletivos de interao. Suas prticas costumam valorizar mais as capacidades cognitivas para aquisio de conhecimento, a preparao adequada do ambiente de aprendizagem, os interesses individuais de cada um, aspectos certamente importantes, que, no entanto, no podem substituir o contexto social da prtica da aprendizagem como um processo ininterrupto de troca e interao. A escolha de uma determinada abordagem terica significa escolher os princpios que todos os envolvidos nas propostas educativas devem orientar-se. Elas esto expressas nos projetos polticos pedaggicos dos cursos.

Cooperao como princpio educativo

Os psiclogos da Gestalt da abordagem cognitivista se debruaram sobre os processos mentais do indivduo, isto , preocuparam-se com a cognio, o ato ou o processo de conhecimento. Piaget (1926) reconheceu que conhecer no fazer uma reproduo mental do real, mas agir sobre ele (Hartley, 1998). J a abordagem da psicologia humanista defende a identificao de necessidades individuais variadas, cognitivas e afetivas, o que trouxe uma viso positiva dos indivduos sendo capazes de controlar sua prpria aprendizagem em processos experimentais significativos (Rogers, 1983). A essncia da aprendizagem passa, ento, a ser o significado pessoal que cada objeto de estudo remete ao indivduo. Uma abordagem mais radical vem dos situacionistas que, no lugar de perguntar qual processo cognitivo ou estrutura conceitual estava envolvida na aprendizagem, perguntaram que tipo de engajamento social proporciona um contexto apropriado para que a aprendizagem acontea (Lave e Wenger, 1991). A aprendizagem entendida dessa forma exige a participao em uma comunidade de prtica, pois no entendida como uma aquisio de conhecimento pelo indivduo, mas um processo de participao social. A aprendizagem acontece nos relacionamentos, nas condies de agrupar as pessoas e organizar um ponto de contato que permita que pedaos particulares de informao tenham relevncia (Murphy, 1999). H, assim, uma conexo ntima entre conhecimento e ao, onde no somente a aprendizagem parte da vida cotidiana, mas tambm a aprendizagem pela problematizao e a vivncia se tornam centrais no processo.

A cooperao um princpio que exige colaborao e contribuio dos participantes do sistema de educao. Demanda trabalho conjunto e coletivo para alcanar um objetivo compartilhado. Para a efetivao da aprendizagem, no basta a reflexo individual do aluno em relao aos contedos, mas compartilhar sua reflexo com as reflexes dos outros participantes do processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento conceitual provm desta reflexo ampliada e da mudana interna dos sujeitos em processo de conhecimento em resposta a essas reflexes. Na EaD, requer a participao e integrao coletiva, tanto de alunos como de professores e tutores. Para Vygotsky (1984), a aprendizagem A construo do conhecimento estimulada quando o aluno fundamentalmente uma experincia social, de tem oportunidade de se relacionar com outros, quando interao pela linguagem e pela ao. As precisa interagir, cooperar e coordenar pontos de vista com interaes sociais, o respeito, a diversidade do outros colegas. pensamento, o pensamento flexvel e a competncia social so objetivos educacionais de uma proposta educativa que visa formao Outro princpio educativo: autonomia para a sociedade contempornea que falamos anteriormente. O trabalho cooperativo e a A autonomia refere-se s mltiplas capacidades do indivduo interao social devem propiciar a formao de em representar-se, tanto nos espaos pblicos como nos uma comunidade de aprendizagem de tal espaos privados da vida cotidiana. Compreende o domnio maneira que seja possvel compreender novas crtico e referenciado do conhecimento. A sua capacidade de questes e produzir significados individuais e decidir, de processar e selecionar informaes, de lidar com coletivos. Que seja possvel assegurar a elas criticamente. Mas, acima de tudo, a criatividade e a centralidade do indivduo na aprendizagem, iniciativa. Pressupe que tais atributos no so inerentes ao mas tambm promover a cooperao e a indivduo, no nascemos autnomos. Tais competncias so autonomia. Pois se almeja resultados no construdas por meio de uma srie de aes e tomadas de apenas de ordem cognitiva, mas tambm de deciso frente a novos desafios, problemas e contextos ordem afetiva. educativos. Alm disso, optando por afastarmo-nos de uma abordagem individualista da educao a distncia, compreendemos que autonomia no significa que o estudante deva ser autodidata. Significa, sim, que o estudante o responsvel por

4
percorrer a trajetria da aprendizagem proposta por seu professor nas estratgias de ensino, mas construindo conhecimento em interao e cooperao com todas as outras pessoas envolvidas no processo de ensinoaprendizagem.

NOVOS PAPIS importante chamar a ateno para outro grande diferencial da EAD em relao ao ensino presencial tradicional: o dos diversos novos atores do processo de ensino- aprendizagem. No ensino presencial, entre o saber e o estudante h apenas o professor, que media a relao entre o aluno e o conhecimento que este quer adquirir. J na EAD h muitos outros envolvidos, cada um com um papel diferente e novo no processo de ensino-aprendizagem sejam eles professores, tutores, monitores, alunos... A principal caracterstica do ensino a distncia apresentada por Maria Luiza Belloni (2006) a transformao do professor de uma entidade individual para uma entidade coletiva. Usamos esse conceito para entender que no se trata mais de uma nica pessoa responsvel pelo ensino, mas uma equipe de educadores (professores, monitores, tutores) que em conjunto vo se responsabilizar pela ao pedaggica necessria para o desenvolvimento das diversas etapas do curso na modalidade a distncia. So professores, monitores, tutores, todos docentes, assumindo papis especficos. Mesmo tratando-se de um grupo, esta equipe tambm no tem o papel central de detentora exclusiva do conhecimento e de transmissora de contedos. Ela planeja e desenvolve atividades de ensino-aprendizagem que devem, antes de ensinar, promover a aprendizagem atravs da autonomia, a interao e a cooperao. Esta equipe tambm acompanha a aprendizagem 12 autnoma do estudante, atravs da comunicao mediada pelos recursos dos meios tecnolgicos . J vimos uma mudana significativa para o professor. Mas, o que muda para o aluno? O principal seria assumir o seu papel de sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possvel, preciso: conhecer as novas ferramentas de comunicao e as bases nas quais acontecero as prticas de ensino e aprendizagem; buscar uma apropriao crtica das novas ferramentas tecnolgicas, isto , ultrapassar o domnio instrumental para um uso crtico e criativo nas atividades de ensino- aprendizagem; ser ativo, abandonar o papel de receptor passivo de contedos para o de sujeito ativo na construo coletiva do conhecimento; organizar e planejar cuidadosamente o estudo, de modo a preparar as condies necessrias para a aprendizagem e tambm a tirar o mximo proveito das oportunidades disponibilizadas pelas propostas de ensino apresentadas pelos professores.

Contudo, fundamental a disposio do estudante a aprender como aprender a distncia. Alguns aspectos importantes so apresentados por Lia Cavellucci (2004): Primeiramente, precisamos reconhecer que diversos fatores, como o ambiente fsico, cognitivo, afetivo, cultural e scio-econmico, influenciam o nosso modo de aprender. Por isso preciso entender como eles nos afetam, identificar nossos hbitos, conhecer nossos prprios limites. Ao nos conhecermos melhor, poderemos organizar estratgias de estudo mais eficazes para as caractersticas da nossa prpria individualidade. Os contedos podem ser apresentados de diversas formas, por exemplo, em texto escrito, em vdeo. Os dados podem aparecer na forma de textos, grficos, figuras. Alguns estudantes rendem mais na aprendizagem individual, outros em grupos de estudo. Diante de tantas alternativas, possvel desenvolver diferentes estratgias de aprendizagem para lidar com a informao de diferentes maneiras, o que cria maiores possibilidades de sucesso na aprendizagem. Essas escolhas so feitas pelo estudante autnomo, que tem como desafio descobrir seu estilo de aprendizagem para organizar seus estudos.

5
A COMUNICAO NA EDUCAO A DISTNCIA Como j falamos, a Educao , por princpio, um processo de comunicao. Se optarmos, como proposto anteriormente, por uma abordagem que no entende a tecnologia como o centro do processo educativo, mas as pessoas e suas competncias - de uso dessas tecnologias - perceberemos que esta organizao em geraes apenas nos aponta que hoje temos possibilidades tecnolgicas adequadas para suportar formas mais interativas de comunicao. So as opes educativas e no simplesmente aquelas baseadas nas possibilidades dos recursos tecnolgicos que devem orientar a prtica pedaggica. Podemos identificar estas opes atravs dos tipos de comunicao permitidos e promovidos no curso. Segundo Sumner (2000), opera-se uma diviso na tecnologia usada nas prticas comunicativas da educao a distncia: ou ela envolve uma comunicao primria unidirecional (unidades de curso, fitas de vdeo, televiso e rdio), que mal se poderia consider-la realmente uma forma de comunicao dialgica mas, sim, apenas uma transferncia de informao; ou ela envolve uma comunicao primria bidirecional (tutoria por telefone, videoconferncia, e-mail, conferncia por computador), que teria o potencial de suportar uma ao comunicativa, sem contudo trazer em si a garantia de que ela ocorra. O uso de tecnologias de comunicao unidirecionais necessrio e bem-vindo, mas deve ser complementar, e no ser o padro de comunicao das prticas educativas a distncia. A predominncia de uma comunicao unidirecional nas trocas comunicativas caracteriza um modo de educao transmissiva, enquanto a predominncia na criao de ambientes de troca e interao comunicativa, no s entre professor, administrao, tutor, monitor e aluno, mas entre os prprios alunos e no processo de aprendizagem, reflete uma proposta que pode criar esferas pblicas de aprendizagem atravs da promoo do dilogo.

REFERNCIAS BELLONI, Maria Luiza. Educao a distncia. Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleo educao contempornea). CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo: Paz e Terra, 2003. CAVELUCCI, Lia. Estilos de aprendizagem: em busca das diferenas individuais. Disponvel em <http://ead.unicamp.br/~renata/trabalho_pesquisa>. GARCA ARETIO, Lorenzo. Educacin a distancia hoy. Madrid:UNED, 1994. GATES, Bill. A estrada do futuro. So Paulo: Cia. das Letras, 1995. 347 p. HILTZ, S.; TUROFF, M. Network nation. Cambridge, MA: MIT Press, 1995. KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distncia. Campinas, SP: Papirus, 2003. LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educao a Distncia. So Paulo: Thomson Pioneira, 2007. MORAN, Jos Manuel. O que educao a distncia. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran>. Acesso em: ago. 2007. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. QUARTIERO, Elisa Maria; CATAPAN, Araci Hack; GOMES, Nilza Godoy; CERNY, Roseli Zen. Introduo Educao Distncia. Florianpolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2005. RAMAL, Andrea Ceclia. Educao na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. SILVEIRA, Maria Helena; RAJ, Paulo Pavarini. Formao do professor e a educao a distncia: do impresso s redes eletrnicas. TV na escola e os desafios de hoje: Curso de extenso para professores do ensino fundamental e mdio da rede pblica. UniRede e Seed/MEC/Coordenao de Leda Fiorentini e Vnia Lcia Carneiro. Braslia: Ed. UnB, 2003. SUMNER, Jennifer. Serving the system: a critical theory of distance education. Open Learning, v. 15, n. 3, November, p. 267-285, 2000. VYGOTSKY, L.S. Formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1984.

También podría gustarte