Está en la página 1de 9

Terminologia dos Movimentos

A posio anatmica uma conveno adotada em anatomia para descrever as posies espaciais dos rgos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posio anatmica, o corpo estudado deve ficar ereto (de p), calcanhares unidos, com os olhos voltados para o horizonte, os ps tambm apontados para frente e perpendiculares ao restante do corpo, braos estendidos e aplicados ao tronco e com as palmas das mos voltadas para frente (os dedos estendidos e unidos). Na posio anatmica, o corpo referenciado de acordo com trs planos mutuamente ortogonais:

O Plano Sagital, divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As aes articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem

os movimentos de flexo e extenso. O Plano Coronal ou Frontal, divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As aes articulares ocorrem em torno de um eixo nteroposterior (AP) e incluem a abduo e a aduo. O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal). As aes articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotao medial lateral e pronao supinao. Os termos que descrevem os movimento podem ser usados para vrias articulaes em todo o corpo, sendo que alguns termos so especficos para certas regies, mas sempre respeitando a posio anatmica.

Flexo: o segmento corporal se move no plano antero-posterior com a face anterior ou posterior se aproximando do segmento adjacente. um movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro,ou seja,curvatura ou diminuio do ngulo entre os ossos ou partes do corpo.

Extenso: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal edistal) afastam-se um do outro. o contrrio da flexo de uma posio fletida volta para a anatmica

Hiperextenso: a continuao da extenso, alm da posio anatmica.

ABDUO : um movimento do segmento corporal afastando-se da linha mediana, Independentemente de qual o segmento que se move. Movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha central (mdia) do corpo.

ADUO : uma posio ou movimento aproximando-se da linha mediana. Movimento no plano frontal, a partir de uma posio de abduo de volta posio anatmica, podendo at Ultrapassa-la Aduo alm da linha mdia.

CIRCUNDAO: A combinao de todos esses movimentos,em que a parte da extremidade faz um grande crculo no ar, enquanto as partes prximas extremidade proximal fazem um crculo pequeno. movimento circular de um membro que descreve um cone, combinando os movimentos de flexo, extenso, abduo e aduo. Rotao Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano.

Rotao Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano. Retruso: movimento de retrao (para trs) como ocorre na retruso da mandbula e no ombro. Protruso: movimento dianteiro (para frente) como ocorre na protruso da mandbula e no ombro. Ocluso: movimento em que ocorre o contato da arcada dentrio superior com a arcada dentria inferior. Abertura: movimento em que ocorre o afastamento dos dentes no sentido spero-inferior. Rotao Inferior da Escpula: movimento em torno de um eixo sagital no qual o ngulo inferior da escpula move-se medialmente e a cavidade glenide movese caudalmente. * Rotao Superior da Escpula: movimento em torno de um eixo sagital no qual o ngulo inferior da escpula move-se lateralmente e a cavidade glenide move-se cranialmente. * Elevao: elevar ou mover uma parte para cima, como elevar os ombros. * Abaixamento: abaixar ou mover uma parte para baixo, como baixar os ombros.

* Retroverso: posio da pelve na qual o plano vertical atravs das espinhas ntero-superiores posterior ao plano vertical atravs da snfise pbica.

* Anteroverso: posio da pelve na qual o plano vertical atravs das espinhas ntero-superiores anterior ao plano vertical atravs da snfise pbica. * Pronao: movimento do antebrao e mo que gira o rdio medialmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mo olha posteriormente. e no ombro.

Supinao: movimento do antebrao e mo que gira o rdio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mo olha anteriormente. e no ombro. * Inverso: movimento da sola do p em direo ao plano mediano. Quando o p est totalmente invertido, ele tambm est plantifletido. Everso: movimento da sola do p para longe do plano mediano. Quando o p est totalmente evertido, ele tambm est dorsifletido. Dorsi-flexo (flexo dorsal): movimento de flexo na articulao do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo.

Planti-flexo (flexo plantar): dobra o p ou dedos em direo face plantar, quando se fica em p na ponta dos dedos

Termos de Relao: * Anterior / Ventral / Frontal: na direo da frente do corpo. *Posterior / Dorsal: na direo das costas (traseiro) *Inferior / Caudal: na direo da parte inferior do corpo. *Superior / Cranial: na direo da parte superior do corpo. Medial: na direo do plano sagital mediano. * Lateral: mais afastado do plano sagital mediano. * Mediano: exatamente sobre o eixo sagital mediano. * Intermdio: entre medial e lateral. , * Mdio: estrutura ou rgo interposto entre um superior e um inferior ou entre anterior e posterior

Termos de Comparao: * Proximal: prximo da raiz do membro. Na direo do tronco. * Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco, ou do ponto de insero. * Superficial: significa mais perto da superfcie do corpo. * Profundo: significa mais afastado da superfcie do corpo. * Homolateral / Ipsilateral: do mesmo lado do corpo ou de outra estrutura. * Contralateral: do lado oposto do corpo ou de outra estrutura.

movimentos da coluna

A coluna vertebral, como rgo cintico ou de movimento, permite os movimentos conjuntos da cabea, do pescoo e do tronco. O atlas e o xis permitem os movimentos da cabea, que so de trs tipos: flexo e extenso, inclinao lateral e rotao. Os movimentos de flexo e extenso so feitos atravs da articulao occipito-

atloideia, segundo um eixo que passa pelo centro da curvatura dos dois cndilos do occipital. Estes movimentos podem ser tambm feitos atravs das articulaes atlido-axoideias, mas de modo muito limitado. Os movimentos de inclinao lateral so executados atravs da articulao occipito-atloideia, mas segundo um eixo mediano ntero-posterior que passa pelo centro da curvatura transversal dos dois cndilos do occipital. Estes movimentos podem tambm ser feitos atravs das articulaes atlidoaxoideias, mas muito limitadamente. Os movimentos de rotao tm origem nas articulaes atlido-odontoideia e atlido-axoideias, atravs de um eixo vertical que passa pelo dente do xis. Os movimentos de flexo da coluna vertebral tendem a diminuir as curvaturas sagitais cervical e lombar, acentuando um pouco a curvatura dorsal. Os movimentos de extenso da coluna vertebral so muito ntidos ao nvel das colunas cervical e lombar, exagerando assim as curvaturas sagitais normais. Os movimentos de inclinao lateral da coluna vertebral so reduzidos ao nvel da coluna lombar, aumentando de amplitude nas colunas dorsal e cervical. Os movimentos de rotao da coluna vertebral so muito pouco evidentes ao nvel das colunas lombares e dorsal, mas muito desenvolvidos na coluna cervical.

Tabela da American Academy of Orthopaedic Surgenos


Articulao Ombro Flexo Extenso Abduo Movimento Graus de Amplitude 0 a 180 0 a 60 0 a 180

Rotao medial Rotao lateral Cotovelo Antebrao Flexo Pronao Supinao Punho Extenso Flexo Desvio radial Desvio ulnar Quadril Flexo Extenso Abduo Aduo Rotao lateral Rotao medial Joelho Tornozelo Flexo Flexo dorsal Flexo Plantar Inverso Everso Coluna Cervical Coluna Torcica Flexo Extenso Flexo lateral Rotao Flexo Coluna Lombar Extenso Flexo lateral

0 a 70 0 a 90 0 a 150 0 a 80 0 a 90 0 a 70 0 a 80 0 a 20 0 a 30 0 a 120 0 a 30 0 a 45 0 a 30 0 a 45 0 a 45 0 a 135 0 a 20 0 a 50 0 a 35 0 a 15 0 a 45 0 a 45 0 a 60 0 a 80 0 a 25 0 a 45

También podría gustarte