Está en la página 1de 3

Bullying - Quando a escola se torna um pesadelo Marcelo da Cruz Oliveira* Brigas, ofensas, disseminao de comentrios maldosos, agresses fsicas

e psicolgicas, represso. A escola pode ser palco de todos esses comportamentos, transformando a vida escolar de muitos alunos em um verdadeiro inferno. Mas afinal, o que Bullying? A palavra bullying derivada do verbo ingls bully que significa usar a superioridade fsica para intimidar algum. Tambm adopta aspecto de adjetivo, referindo-se a valento, tirano. Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adoptada em vrios pases como designao para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente as relaes interpessoais. As vtimas so os indivduos considerados mais fracos e frgeis dessa relao, transformados em objeto de diverso e prazer por meio de brincadeiras maldosas e intimidadoras. Estudos indicam que as simples brincadeirinhas de mau-gosto de antigamente, hoje denominadas bullying, podem revelar-se em uma aco muito sria. Causam desde simples problemas de aprendizagem at srios transtornos de comportamento responsveis por ndices de suicdios e homicdios entre estudantes. Mesmo sendo um fenmeno antigo, mantm ainda hoje um carter oculto, pelo facto de as vtimas no terem coragem suficiente para uma possvel denncia. Isso contribui com o desconhecimento e a indiferena sobre o assunto por parte dos profissionais ligados a educao. Pode ser manifestado em qualquer lugar onde existam relaes interpessoais. Consequncias marcantes As consequncias afetam a todos, mas a vtima, principalmente a criana agredida , a mais prejudicada, pois poder sofrer os efeitos do seu sofrimento silencioso por boa parte de sua vida. Desenvolve ou refora atitude de insegurana e dificuldade relacional, tornando-se uma pessoa aptica, retrada, indefesa aos ataques externos. Muitas vezes, mesmo na vida adulta, centro de gozaes entre colegas de trabalho ou familiares. Apresenta um autoconceito de menos-valia e considera-se intil, descartvel. Pode desencadear um quadro de neuroses, como a fobia social e, em casos mais graves, psicoses que, a depender da intensidade dos maus-tratos sofridos, tendem a depresso, ao suicdio e ao homicdio seguido ou no de suicdio. Em relao ao agressor, reproduz em suas futuras relaes, o modelo que sempre lhe trouxe resultados: o do mando-obedincia pela fora e agresso. fechado a afetividade e tende a delinquncia e a criminalidade. Isso, de certa maneira, afeta toda a sociedade. Seja como agressor, como vtima, ou at espectador, tais aes marcam, deixam cicatrizes imperceptveis em curto prazo.

Dependendo do nvel e intensidade da experincia, causam frustraes e comportamentos desajustados gerando, at mesmo, atitudes sociopatas. O papel da educao A educao do jovem no sculo XXI tem se tornado algo muito difcil, devido a ausncia de modelos e de referenciais educacionais. Os pais de ontem, mostram-se perdidos na educao das crianas de hoje. Esto cada vez mais ocupados com o trabalho e pouco tempo dispem para dedicarem-se a educao dos filhos. Esta, por sua vez, delegada a outros, ou em caso de famlias de menor poder aquisitivo, os filhos so entregues a prpria sorte. Os pais no conseguem educar seus filhos emocionalmente e, tampouco, sentem-se habilitados a resolverem conflitos por meio do dilogo e da negociao de regras. Optam muitas vezes pela arbitrariedade do no ou pela permissividade do sim, no oferecendo nenhum referencial de convivncia pautado no dilogo, na compreenso, na tolerncia, no limite e no afeto. A escola tambm tem se mostrado inabilitada a trabalhar com a afetividade. Os alunos mostram-se agressivos, reproduzindo muitas vezes a educao domstica, seja por meio dos maus-tratos, do conformismo, da excluso ou da falta de limites revelados em suas relaes interpessoais. Os professores no conseguem detectar os problemas, e muitas vezes, tambm demonstram desgaste emocional com o resultado das vrias situaes prprias do seu dia sobrecarregado de trabalhos e dos conflitos em seu ambiente profissional. Muitas vezes, devido a isso, alguns professores contribuem com o agravamento do quadro, rotulando com apelidos pejorativos ou reagindo de forma agressiva ao comportamento indisciplinado de alguns alunos. O que a famlia pode fazer? No h receita eficaz de como educar filhos, pois cada famlia um mundo particular com caractersticas peculiares. Mas, apesar dessa constatao, no se pode cruzar os braos e deixar que as coisas aconteam, sem que os educadores (primeiros responsveis pela educao e orientao dos filhos e alunos) faam algo a respeito. A educao pela e para a afetividade j um bom comeo. O exerccio do afeto entre os membros de uma famlia prtica primeira de toda educao estruturada, que tem no dilogo o sustentculo da relao interpessoal. Alm disso, a verdade e a confiabilidade so os demais elementos necessrios nessa relao entre pais e filhos. Os pais precisam evitar atitudes de autoproteo em demasia, ou de descaso referente aos filhos. A ateno em dose certa elementar no processo evolutivo e formativo do ser humano.

O que a escola pode fazer?

Em relao a escola, em primeiro lugar, deve conscientizar-se de que esse conflito relacional j considerado um problema de sade pblica. Por isso, preciso desenvolver um olhar mais observador tanto dos professores quanto dos demais profissionais ligados ao espao escolar. Sendo assim, deve atentar-se para sinais de violncia, procurando neutralizar os agressores, bem como assessorar as vtimas e transformar os espectadores em principais aliados. Alm disso, tomar algumas iniciativas preventivas do tipo: aumentar a superviso na hora do recreio e intervalo; evitar em sala de aula menosprezo, apelidos, ou rejeio de alunos por qualquer que seja o motivo. Tambm se podem promover debates sobre as vrias formas de violncia, respeito mtuo e a afetividade tendo como foco as relaes humanas. Mas tais assuntos precisam fazer parte da rotina da escola como aes atitudinais e no apenas conceituais. De nada valer falar sobre a no violncia, se os prprios profissionais em educao usam de atos agressivos, verbais ou no, contra seus alunos. Ou seja, procurar evitar a velha poltica do faa o que eu digo, no faa o que eu fao. *Marcelo da Cruz Oliveira aluno do primeiro semestre, manh, de Pedagogia da UNINOVE, campus Memorial. Texto elaborado para a disciplina de Mtodos de Estudos Acadmicos, sob a orientao do Prof. Wendel Christal.

También podría gustarte