Está en la página 1de 4

Acelerao gravitacional

Lus Fbio Simes Pucci * Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Os acontecimentos e as descobertas dos sculos 16 e 17 foram, aos poucos. convencendo a cultura ocidental que o universo como um todo poderia ser afinal compreendido pelo homem. Dentro desse novo esprito, a mais revolucionria das obras talvez tenha sido a "Principia", de Isaac Newton. A Lei da Gravitao Universal, de Newton, j previa que a intensidade das foras de atrao entre os corpos seria funo de suas massas: quanto maior a massa, maior a fora. Tambm dependeria da distncia que separa os corpos. Neste caso, a variao se daria na razo inversa do quadrado da distncia entre eles.
Como calcular a acelerao gravitacional

A acelerao da gravidade, medida na superfcie de um certo corpo, pode ser calculada se partirmos da lei proposta por Newton, que conseguiu elabor-la ao convencer-se de que a mesma fora que fazia cair um objeto (como uma ma da rvore) tambm fazia a Lua se manter na rbita da Terra. Vejamos o exemplo da acelerao gravitacional na superfcie da Terra: sabemos que ela vale aproximadamente 9,81 m/s2 na superfcie situada ao nvel do mar e a 45 graus de latitude. Mas como este valor pode ser determinado? Partindo da lei da Gravitao Universal, temos que:

Considerando um objeto qualquer sobre a superfcie da Terra (no solo), de massa m, a fora de atrao gravitacional exercida sobre ele seria a chamada fora peso, que sabemos ser igual sua massa multiplicada pela acelerao local.

Logo:

A massa M neste caso a massa do corpo que interage com o objeto, ou seja, a massa da Terra. A distncia da frmula o prprio raio da Terra (veja a figura abaixo).

Portanto, podemos escrever:

Isolando o valor da acelerao:

Perceba que esta frmula nos permite calcular o valor da acelerao gravitacional (g) em qualquer ponto da superfcie terrestre ou de outro planeta, bastando para isso que se tenha o raio e a massa desse planeta. No caso da Terra, sabemos que ela possui uma massa de 6.1024 kg e que o seu raio de 6.378 km (no equador). Podemos encontrar o valor da acelerao da gravidade local. importante lembrar que G constante e que vale 6,67.10-11 Nm2/ kg2:

Clculos semelhantes valem para qualquer planeta ou satlite.


Peso lunar

A Lua tambm tem acelerao gravitacional, mas como possui massa bem menor do que a da Terra, sua gravidade de cerca de um sexto da de nosso planeta. O valor de g na superfcie lunar de 1,6 m/s . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele estivesse na

Lua. Na Terra, o mesmo astronauta tem quase 700 newtons de peso. Lembre-se que: Peso = Massa . g. O valor de g na superfcie da Terra de 9,8 m/s.
http://educacao.uol.com.br/fisica/astronomia---gravidade-aceleracao-gravitacional.jhtm

También podría gustarte