Está en la página 1de 2

UFRGS- FACED- EDU 03057 Polticas e Legislao da Educao, Nal Farenzena Danielle Peirot Paz Cad a vaga na Educao

Infantil? Partindo da deciso judicial Vaga na Educao Infantil, em que uma criana de dois anos entra na justia, representada por sua me, para conseguir uma vaga em uma escola de Educao Infantil, pretendo explorar atravs de recortes dessa deciso, certas ideias e relacionar com o que hoje entendemos ser nosso direito e pelo processo histrico entender a criao da Educao Infantil, apresentando algumas leis que legitimam o direito a educao.
ANA CLAUDIA S., com 02 anos de idade data do ajuizamento da ao, representada por sua genitora CLEDIR Q. S., em desfavor do ora apelante, confirmou a liminar concedida, para que o demandado fornea vaga na Escola de Educao Infantil Beija-Flor a Ana Claudia, (...) v aga nas escolas da rede municipal sem ter sequer efetuado a prvia inscrio, impede que a administrao pblica se organize a fim de atender a todos os interessados. Tece informaes a respeito da ao civil pblica movida pelo Ministrio Pblico e pela Defensoria Pblica pleiteando vagas em escolas de educao infantil. () Destarte, compete ao Municpio de Canoas providenciar vaga para Ana Claudia, (...) insero na educao infantil, no podendo as crianas ficar aguardando a realizao de obras para que, sabe-se l quando, passem a frequentar a educao infantil. ()

Pela leitura destes recortes que fiz da deciso judicial, pode-se pensar e problematizar vrias pontos, comeando pelo fato de constar o nome da criana como sendo a pessoa portadora de direito e que procura o cumprimento dele atravs de sua me. Como consta na Constituio Federal (CF) no artigo 208, pargrafo primeiro, O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo. O direito pblico subjetivo (DPS), partindo da definio apresentada em aula 1, reconhece o poder do indivduo, no caso da criana Ana Cludia, de dois anos, sendo tambm de interesse poltico e social pois a educao necessria para a continuidade do processo cultural, cientifico e tecnolgico de uma nao. O segundo ponto interessante o fato da exigncia ser quanto a Rede Municipal de Ensino, remetendo-nos a histria. Ao tornar-se repblica, o Brasil adotou a organizao poltica federativa, o que quer dizer que, em nosso pas o poder poltico descentralizado. Isto significa que a Unio, os Estados e os Municpios tem autonomia de gerenciar-se, de organizar-se, contando com recursos prprios ou transferidos. Dentro da organizao da educao, a partir da Constituio de 1988, a educao bsica (Educao Infantil e Ensino Fundamental) ficou a cargo dos municpios, sendo que as trs esferas de governo devem organizar o sistema de educao em regime de colaborao, 1 Clarisse de Souza Duarte, O DPS instrumento jurdico, que reconhece o poder do indivduo de colocar em
movimento normas jurdicas com vistas a atender um interesse (garantir um bem) individual. O interesse em questo individual e tambm pblico (da seguridade).

compartilhando tambm a responsabilidade de sua oferta. Muitas mes ao precisar trabalhar fora de casa procuram uma creche ou escola de Educao Infantil. Pode parecer naturalizado mas nem sempre foi assim, antigamente as mes nem pensavam em trabalhar fora de casa e quando o faziam deixavam seus filhos com avs e /ou com babs. As primeiras creches e/ou escolinhas eram lugares onde os bebs /crianas ficavam sem nenhuma atividade de desenvolvimento, estmulo ou mesmo educao. A funo destes espaos era mais de carter assistencialista, sem professores qualificados, sem regulamentao, normatizao e fiscalizao. A Educao Infantil, tem mais de um sculo de histria, com influncias Francesas e Inglesas, esses espaos eram chamados de creches, asilos da infncia, jardim-de-infncia, destinavam-se ao cuidado e educao extra domiciliar, vinha antes da escola e permitia que a me fosse trabalhar fora de casa. Somente nos ltimos anos foi reconhecida como direito da criana, das famlias e como dever do Estado. Hoje, entendemos a infncia como uma fase de descobertas, construo de valores, formao da personalidade, sendo importante para o desenvolvimento da criana um ambiente estimulador, educador, com pessoas qualificadas para este fim. Dentro desta perspectiva, o ambiente escolar tem sido o local para este desenvolvimento, como nos refora o artigo 29 da LDB, a educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus aspectos fsicos, psicolgicos, intelectuais e sociais, complementando a ao da famlia e da comunidade. Ana Cludia, cidad brasileira, apesar de to nova, j tem assegurado os seus direitos, sejam eles polticos, civis e sociais. Nem sempre na nossa histria tivemos a oportunidade de contemplar a todos os brasileiros com os seus direitos. O nosso povo no conquistou seus direitos sociais, recebeu por decreto, sendo muitas vezes interpretado por grande parte da populao como favor de poltico. Estamos longe de sermos respeitados pelo poder pblico no cumprimento de seus deveres presentes na constituio, tendo que, em muitos casos recorrer ao rgo mximo como o Ministrio Pblico. Entretanto, estamos em tempo de nos posicionarmos em relao ao futuro, de entendermos que, o que de direito, tem que ser cumprido.

También podría gustarte