Está en la página 1de 4

O conceito de Atividade Jurdica Magistratura e Ministrio Pblico

Felipe Remonato*

para

concursos

da

Estamos em fase de grande dinamicidade da rea jurdica brasileira, onde a cada dia se d uma interpretao diferente a institutos semelhantes, entretanto buscando uma uniformidade, em breves linhas, tecerei alguns comentrios acerca dos conceitos jurdicos e jurisprudenciais de atividade jurdica para efeito de concursos para a Magistratura e Ministrio Pblico. Com efeito, a Emenda Constitucional n. 45, de 08 de dezembro de 2004, chamada de Reforma do Poder Judicirio, alterou inmeros artigos da Constituio da Repblica, em especial o art. 93 e 129, in verbis:

Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial ser o de juiz substituto, mediante concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e obedecendo-se, nas nomeaes, ordem de classificao; Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: 3 O ingresso na carreira do Ministrio Pblico far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realizao, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e observando-se, nas nomeaes, a ordem de classificao.

A partir da passou-se a exigir dos postulantes aos cargos de membros da Magistratura e do Ministrio Pblico o requisito temporal da atividade prtica jurdica. Assim, o bacharel em direito deve comprovar, no mnimo, trs anos de atividade jurdica para alar o almejado cargo pblico de Juiz ou Promotor, mas o que seria enquadrado como atividade jurdica?

O Conselho Nacional de Justia, tambm criado pela EC 45/2004, para o acompanhamento administrativo e financeiro do Poder Judicirio, por meio da Resoluo n. 75 de 12 de maio de 2009, conceituou atividade prtica jurdica para os certames referentes Magistratura, in verbis:

Art. 59. Considera-se atividade jurdica, para os efeitos do art. 58, 1, alnea i: I aquela exercida com exclusividade por bacharel em Direito; II o efetivo exerccio de advocacia, inclusive voluntria, mediante a participao anual mnima em 5 (cinco) atos privativos de advogado (Lei n 8.906, 4 de julho de 1994, art. 1) em causas ou questes distintas; III o exerccio de cargos, empregos ou funes, inclusive de magistrio superior, que exija a utilizao preponderante de conhecimento jurdico; IV o exerccio da funo de conciliador junto a tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais, no mnimo por 16 (dezesseis) horas mensais e durante 1 (um) ano; V o exerccio da atividade de mediao ou de arbitragem na composio de litgios. 1 vedada, para efeito de comprovao de atividade jurdica, a contagem do estgio acadmico ou qualquer outra atividade anterior obteno do grau de bacharel em Direito. 2 A comprovao do tempo de atividade jurdica relativamente a cargos, empregos ou funes no privativos de bacharel em Direito ser realizada mediante certido circunstanciada, expedida pelo rgo competente, indicando as respectivas atribuies e a prtica reiterada de atos que exijam a utilizao preponderante de conhecimento jurdico, cabendo Comisso de Concurso, em deciso fundamentada, analisar a validade do documento.

J o Conselho Superior do Ministrio pblico, criado pela mesma Emenda Constitucional j citada, nos mesmos moldes do CNJ, por meio da Resoluo n. 40 de 26 de maio de 2009, alterada posteriormente pela Resoluo n 57, de 27 de abril de 2010, conceituou prtica jurdica para efeitos de concurso para o Ministrio Pblico, como se v:

Art. 1 Considera-se atividade jurdica, desempenhada exclusivamente aps a concluso do curso de bacharelado em Direito: I O efetivo exerccio de advocacia, inclusive voluntria, com a participao anual mnima em 5 (cinco) atos privativos de advogado (Lei n 8.906, de 4 Julho de 1994), em causas ou questes distintas. II O exerccio de cargo, emprego ou funo, inclusive de magistrio superior, que exija a utilizao preponderante de conhecimentos jurdicos.

III O exerccio de funo de conciliador em tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais, assim como o exerccio de mediao ou de arbitragem na composio de litgios, pelo perodo mnimo de 16 (dezesseis) horas mensais e durante 1 (um) ano. 1 vedada, para efeito de comprovao de atividade jurdica, a contagem de tempo de estgio ou de qualquer outra atividade anterior concluso do curso de bacharelado em Direito. 2 A comprovao do tempo de atividade jurdica relativa a cargos, empregos ou funes no privativas de bacharel em Direito ser realizada por meio da apresentao de certido circunstanciada, expedida pelo rgo competente, indicando as respectivas atribuies e a prtica reiterada de atos que exijam a utilizao preponderante de conhecimentos jurdicos, cabendo comisso de concurso analisar a pertinncia do documento e reconhecer sua validade em deciso fundamentada. Art. 2 Tambm sero considerados atividade jurdica, desde que integralmente concludos com aprovao, os cursos de psgraduao em Direito ministrados pelas Escolas do Ministrio Pblico, da Magistratura e da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como os cursos de ps-graduao reconhecidos, autorizados ou supervisionados pelo Ministrio da Educao ou pelo rgo competente. 1 Os cursos referidos no caput deste artigo devero ter toda a carga horria cumprida aps a concluso do curso de bacharelado em Direito, no se admitindo, no cmputo da atividade jurdica, a concomitncia de cursos nem de atividade jurdica de outra natureza. (Texto alterado pela Resoluo n 57, de 27 de abril de 2010).2 Os cursos lato sensu compreendidos no caput deste artigo devero ter, no mnimo, um ano de durao e carga horria total de 360 horasaulas, distribudas semanalmente. 3 Independente do tempo de durao superior, sero computados como prtica jurdica: a) Um ano para ps-graduao lato sensu. b) Dois anos para Mestrado. c) Trs anos para Doutorado. 4 Os cursos de ps-graduao (lato sensu ou stricto sensu) que exigirem apresentao de trabalho monogrfico final sero considerados integralmente concludos na data da respectiva aprovao desse trabalho. 5 Os casos omissos sero decididos pela comisso de concurso. Art. 3 A comprovao do perodo de trs anos de atividade jurdica dever ser feita no ato da inscrio definitiva ao concurso.

Dentre as diferenas mais marcantes das Resolues apontadas, vislumbra-se que para os concursos do Ministrio Pblico aceito como atividade prtica jurdica os cursos de ps-graduao, mestrado e doutorado, ao contrrio na Magistratura, que no as contempla. Por sua vez, o Supremo Tribunal Federal definiu que a comprovao da prtica jurdica dever dar-se no momento da inscrio definitiva no concurso e no no momento da posse (ADI 3460, Relator Min. Carlos Britto, Tribunal Pleno, julgado em 31/08/2006).

Em outro assentado o STF firmou que: 1. No julgamento da ADI 3.460, o Supremo Tribunal Federal concluiu que: a) os trs anos de atividade jurdica a que se refere o 3 do art. 129 da Constituio Federal contam-se da data da concluso do curso de Direito; b) o momento da comprovao desse requisito a data da inscrio no concurso pblico. 2. de se computar, para fins de comprovao de atividade jurdica, o tempo de exerccio de cargo no-privativo de bacharel em Direito, desde que, inexistindo dvida acerca da natureza eminentemente jurdica das funes desempenhadas, o cargo seja incompatvel com o exerccio da advocacia. O mesmo se d na hiptese de ser privativo de bacharel em Direito, em outras unidades da Federao, cargo com idnticas atribuies. Precedente: Rcl 4.906, da relatoria do ministro Joaquim Barbosa. 3. O termo inicial da atividade jurdica do impetrante como advogado sua inscrio na Ordem dos Advogados do Brasil. Faltaram-lhe 19 (dezenove) dias para o matemtico preenchimento dos trs anos. Perodo faltante que corresponde ao prazo razovel para a expedio da carteira de advogado aps o seu requerimento. Precedente: MS 26.681, da relatoria do ministro Menezes Direito. Segurana concedida. (MS 27604, Relator(a): Min. AYRES BRITTO, Tribunal Pleno, julgado em 06/10/2010, DJe-026 DIVULG 08-02-2011 PUBLIC 09-02-2011 EMENT VOL02460-01 PP-00102). Desse modo, em brevssimas consideraes tenta-se esclarecer aos concurseiros aspirantes aos cargos de Juzes, Promotores e Procuradores da Repblica o conceito de atividade jurdica e alentar-los para as diferenas existentes entre os institutos.

* Advogado. Ps-Graduando em Direito Pblico pela Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE). Assessor de Juiz de Direito na Comarca de Sananduva/RS. feliperemo1@yahoo.com.br

También podría gustarte