Está en la página 1de 80

Introduo Tecnologia Metalrgica Aula 3 Aspectos gerais sobre fundio

Prof. Dr. Rodrigo Lupinacci Villanova 2010/02

FUNDIO GENERALIDADES O processo de fundio consiste em vazar metal lquido num molde contendo uma cavidade com formato e medidas correspondentes aos da pea a ser fabricada. No se restringe apenas s ligas de ao, mas a vrios tipos de ligas metlicas, desde que apresentem temperatura de fuso no elevada e fluidez adequada. Os materiais mais comumente utilizados neste processo so aos, ferros fundidos, alumnio, cobre, zinco, magnsio e respectivas ligas.

FUNDIO - GENERALIDADES

A fundio permite obter, de modo econmico, peas grandes ou de geometria complexa, que sua principal vantagem em relao a outros processos. Porm existem tambm desvantagens. Os aos fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tenses residuais, microporosidade e variaes de tamanho de gro. Tais fatores resultam em menor resistncia e ductilidade, quando comparados aos aos obtidos por outros processos de fabricao, como por exemplo a conformao a quente.

FUNDIO - GENERALIDADES

Existem muitas variantes no processo de fundio (grau de automao, produtividade, preciso dimensional, acabamento superficial, etc.), entretanto destaca-se a influncia do tipo de molde nas propriedades fsicas do material resultante. Por exemplo, a taxa de dissipao de calor atravs do molde determina o tamanho final de gro, e portanto a caracterstica de resistncia mecnica da pea. Logo, o tipo de molde que determina a qualidade da pea. Por este motivo os processos de fundio so muitas vezes classificados de acordo com o tipo de molde utilizado. Alm disso, podem tambm ser classificados pela fora ou presso usada para preencher o molde com o metal lquido (por gravidade ou por presso).

FUNDIO - FUNDAMENTO

CLASSIFICAO DOS PROCESSOS DE FUNDIO

FLUXOGRAMA BSICO DO PROCESSO DE FUNDIO

CARACTERSTICAS GERAIS DAS PEAS FUNDIDAS

As peas fundidas possuem algumas caractersticas inerentes a este processo, tais como: - Sobremetal, que ser desbastado na usinagem; -Ausncia de furos pequenos e detalhes complexos, pois dificultam oprocesso e podem ser realizados mais facilmente por usinagem; - Cantos arredondados e paredes mais grossas, para evitar trincas e melhorar o preenchimento com metal lquido.

DEFEITOS EM PEAS FUNDIDAS

Os defeitos mais comuns das peas fundidas so: - Incluso de material refratrio do molde na pea, causando defeitos superficiais e problemas para usinagem (formam abrasivos para as ferramentas da usinagem); - Heterogeneidade na composio da liga metlica, causando o aparecimento de partculas, segregaes, etc.; - Rechupe, que a falta de material causado por projeto de massalote mal feito; - Porosidade, originado nos gases no eliminados durante o processo de vazamento e solidificao, causando fragilidade e defeitos superficiais.

SELEO DO PROCESSO DE FUNDIO


O tipo de processo a ser usado deve ser escolhido adequadamente. Os mais importantes fatores a considerar so: - Quantidade de peas a produzir; - Projeto da fundio; - Tolerncias requeridas; - Grau de complexidade; - Especificao do metal; - Acabamento superficial desejado; - Custo do ferramental; - Comparativo econmico entre usinagem e fundio; - Limites financeiros do custo de capital; - Requisitos de entrega.

PROCESSOS EM MOLDE DE AREIA AREIA VERDE


Existem muitos processos de fundio com molde de areia (aglomerada com cimento; com resinas de cura a frio; com resinas de cura a quente; com silicato de sdio, etc.), mas o mais conhecido e empregado a fundio em areia verde. chamado de areia verde porque a mistura mantm sua umidade original, ou seja, o molde formado pela mistura no passa por processo de secagem. A composio do agregado granular refratrio (molde) feita por areia-base que pode ser silica (SiO2), cromita ou zirconita, mais argila (como aglomerante) e gua. Os moldes so preparados compactando a mistura de areia numa caixa sobre um modelo com formato da pea a ser fundida. Tal processo pode ser mecanizvel, sendo realizado por mquinas automticas. Preparado o molde, o metal vazado e as peas so desmoldadas durante rpidos ciclos de produo. Aps a utilizao, praticamente toda a areia (98%) pode ser reutilizada.

PROCESSOS EM MOLDE DE AREIA AREIA VERDE

As vantagens do processo so: - Tem o mais baixo custo dentre todos os mtodos; - Facilidade de reparo dos moldes; - Equipamentos mais simples. As desvantagens so: - A areia natural normalmente heterognea, ou seja, sua composio varia para cada parte, influenciando na qualidade das peas; - Acabamento superficial inferior; - Maior deformao do molde (eroso) com peas de maior tamanho.

PROCESSOS EM MOLDE DE AREIA AREIA VERDE

FUNDIO EM CASCA (SHELL MOULDING)


As desvantagens do processo em areia verde levaram ao desenvolvimento de novos tipos de molde. E o uso das resinas foi um grande aperfeioamento na utilizao de areia para a produo de moldes de fundio. A areia no precisa mais ser compactada porque o aglomerante, que como uma espcie de cola, tem a funo de manter juntos os gros de areia. A cura (secagem) pode ser a quente ou a frio. A cura a frio mais caro e utiliza substncias cidas e corrosivas como catalisadores da reao qumica, que exigem muito cuidado na manipulao porque so txicas. Por estas desvantagens pouco utilizado. A cura a quente chamada de shell moulding (moldagem em casca). As resinas empregadas so normalmente do tipo polister, uria formaldedo ou fenolformaldedo. A resina constitui de 3 a 10% do molde, sendo o restante constitudo de areia-base, que deve ser isenta de argila ou impurezas e ser fina. Quanto mais fina a areia, maior ser a permeabilidade da casca.

FUNDIO EM CASCA (SHELL MOULDING)

FUNDIO EM CASCA (SHELL MOULDING)

FUNDIO EM CASCA (SHELL MOULDING)

FUNDIO EM CASCA (SHELL MOULDING)


Devido caracterstica do processo, a casca corresponde a uma metade do molde. Para obter o molde inteiro, necessrio colar duas metades e inserir os machos, se existentes. O vazamento feito por gravidade. As vantagens do processo so: - Permite que moldes e machos sejam estocados para uso posterior; - Bom acabamento superficial; - Estabilidade dimensional do molde; - Tolerncias mais estreitas; - Facilidade de liberao de gases durante a solidificao; - Mecanizvel e automatizvel; - Adequado para peas pequenas e de formatos mais complexos. As desvantagens so: - Custo mais elevado em relao fundio em areia verde; - Dimenses mais limitadas em relao fundio em areia verde.

FUNDIO EM CASCA (SHELL MOULDING)

Molde em casca - virabrequim

FUNDIO EM CASCA (SHELL MOULDING)

MICROFUSO (CERA PERDIDA, FUNDIO DE PRECISO) - A microfuso produz peas com peso mximo de 5 kg, formato complexo, melhor acabamento superficial, tolerncias menores e geralmente sem macho. - So produzidas ligas de alumnio, de nquel, de magnsio, de cobre, de cobreberlio, de bronze-silcio, lato ao silcio, ligas resistentes ao calor, alm do ao comum e inoxidvel. - Este processo bastante eficaz na produo de peas pequenas e aparentemente inviveis por outros processos (pelo formato complexo e custo). -Os modelos para a confeco dos moldes so produzidos em cera a partir do vazamento de cera lquida em uma matriz formada por uma cavidade com o formato e dimenses da pea desejada. O modelo de cera mergulhado numa pasta ou lama refratria feita com slica ou zircnia, na forma de areia muito fina, misturada com um aglomerante de gua, silicato de sdio e/ou silicato de etila. - Essa lama endurece em contato com o ar e, aps endurecida, o molde aquecido e o modelo derrete. Permanece s a casca, que recebe o metal lquido. Assim que a pea solidificada, o molde quebrado para retirada da pea. Portanto, tanto o molde quanto o modelo so inutilizados no processo.

MICROFUSO (CERA PERDIDA, FUNDIO DE PRECISO)

MICROFUSO (CERA PERDIDA, FUNDIO DE PRECISO)

Mergulho do cacho em lama refratria

MICROFUSO (CERA PERDIDA, FUNDIO DE PRECISO)

As vantagens do processo so: -Produo em massa de peas de formato complexo; -Reproduo de detalhes, cantos vivos, paredes finas, etc.; - Maior preciso dimensional e melhor acabamento superficial; - Utilizao de praticamente qualquer liga. As desvantagens so: - Peso limitado, mximo 5kg, devido elevao do custo; - Custo se eleva medida que a pea aumenta de tamanho.

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE - COQUILHA


Dependendo da pea a ser fabricada, da quantidade e do tipo de liga metlica que ser fundida, a melhor opo a fundio em molde permanente. Este processo evita problemas comuns aos processos que utilizam moldes descartveis, como quebras e deformaes dos moldes, incluses de material do molde, entre outros. So utilizados moldes metlicos de ligas de ao ou ferro fundido, cuja vida til permite a fundio de at 100 mil peas. Mas sua utilizao est restrita a ligas metlicas com ponto de fuso mais baixo que ligas de ao, como chumbo, zinco, alumnio, magnsio, bronze e excepcionalmente, o ferro fundido. Comparado s peas produzidas em moldes de areia, apresentam maior uniformidade, melhor acabamento superficial, tolerncias menores e melhores propriedades mecnicas. Por outro lado, as peas devem ser de tamanho pequeno, produzidas em grande quantidade, e devem possuir formatos simples. Os moldes possuem duas ou mais partes unidas por grampos, os quais so fechados manualmente ou automaticamente. Antes de fechados para receberem o material fundido por gravidade, a cavidade coberta com uma pasta adesiva de material refratrio para proteger os moldes e facilitar a desmoldagem das peas. Aps o fechamento, ocorre o vazamento por gravidade. Depois da solidificao da pea, o molde aberto e a pea ejetada por pinos de acionamento hidrulico (quando o processo no manual).

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE - COQUILHA

As vantagens do processo so: - Alta capacidade de produo; - Grande automao do processo. As desvantagens so: - No permite materiais com alto ponto de fuso; - Dimenses e pesos limitados; -A produo deve ser grande para compensar o custo do molde; - Reteno de ar no interior da matriz, gerando peas incompletas e porosas.

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE - COQUILHA

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE - COQUILHA

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE - COQUILHA

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE - COQUILHA

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE - COQUILHA

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIO SOB PRESSO, DIE CASTING


A fundio em molde permanente pode ser feita tambm sob presso (injeo). O processo consiste em forar a penetrao do metal lquido na cavidade do molde, tambm chamado de matriz. A presso garante o preenchimento total da matriz. O processo automatizado, garantindo fechamento, presso do lquido, abertura e desmoldagem por pinos ejetores. Muitas matrizes so refrigeradas gua, evitando superaquecimento e elevando sua vida til. So capazes de confeccionar entre 50 mil e 1 milho de injees. A unidade de fuso do metal pode estar junto da mquina de fundio por injeo ou no, dependendo da temperatura de fuso do material. No primeiro caso, o equipamento chamado de mquina de cmara quente, e no segundo, de cmara fria. No equipamento de cmara quente, h um recipiente aquecido onde o metal lquido est depositado. Em seu interior, h um pisto hidrulico que fora o metal lquido para dentro da matriz. Aps a solidificao o pisto volta posio inicial, a matriz se abre, e a pea ejetada, iniciando um novo ciclo.

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIO SOB PRESSO, DIE CASTING

Ferramental (matriz) utilizado no processo

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIO SOB PRESSO, DIE CASTING

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIO SOB PRESSO, DIE CASTING

Equipamento de fundio sob presso cmara quente

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIO SOB PRESSO, DIE CASTING

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIO SOB PRESSO, DIE CASTING

Equipamento de fundio sob presso cmara fria

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIO SOB PRESSO, DIE CASTING

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIO SOB PRESSO, DIE CASTING

As vantagens do processo so: - Possibilidade de produo de peas mais complexas em relao ao molde permanente por gravidade; - Possibilidade de peas com paredes mais finas; - Alta produo e automatizao no processo. As desvantagens so: - Limitaes de materiais; - Limitao de peso e dimenses; - A produo deve ser grande para compensar o custo da mquina.

FUNDIO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIO SOB PRESSO, DIE CASTING

QUADRO COMPARATIVO ENTRE OS PROCESSOS

PROCESSOS ESPECIAIS DE FUNDIO Fundio por centrifugao Baixa presso Fundio por evaporao de modelo Solidificao unidirecional Produo de monocristais Processo Shaw Outros

FUNDIO POR CENTRIFUGAO O processo de fundio por centrifugao consiste em vazar o metal lquido num molde dotado de movimento de rotao, de modo que a fora centrfuca origine uma presso que fora o metal lquido de encontro s paredes do molde, onde ocorre a solidificao. A fora centrifuga ser tanto maior, quanto maior for a densidade do metal, a velocidade de rotao e o raio de giro do molde As principais vantagens da fundio centrfuga so: Grande velocidade de produo; Uniformidade do produto; Ausncia de defeitos internos; Propriedades fsicas superiores s que poderiam ser obtidas na fundio esttica equivalente (gravidade). O processo pode ser utilizado tambm para a produo de paredes de tanques ou tubos.

FUNDIO POR CENTRIFUGAO

FUNDIO POR CENTRIFUGAO

FUNDIO POR CENTRIFUGAO

FUNDIO SOB BAIXA PRESSO

FUNDIO SOB BAIXA PRESSO

FUNDIO POR EVAPORAO DE MODELOS

FUNDIO POR EVAPORAO DE MODELOS

FUNDIO POR EVAPORAO DE MODELOS

FUNDIO POR EVAPORAO DE MODELOS

FUNDIO POR EVAPORAO DE MODELOS

FUNDIO POR EVAPORAO DE MODELOS

FUNDIO POR EVAPORAO DE MODELOS

FUNDIO POR EVAPORAO DE MODELOS

Equipamentos utilizados em fundio Forno Cubil

O cubil um forno vertical feito de chapa de ao, revestida internamente por tijolos refratrios. Dimetro interno do forno: pode chegar a cerca de 1,80m. Altura: pode superar 15 metros. Capacidade de fuso: varia de 1 t/h at cerca de 50 t/h. O bico de vazamento com furo de 12,5mm, por ex.: pode vazar cerca de 5 t/hora de metal lquido.

Equipamentos utilizados em fundio Forno Cubil

Equipamentos utilizados em fundio Forno Cubil

Composio tpica de carga no forno cubil

Equipamentos utilizados em fundio Forno Eltrico de Induo


Os fornos eltricos de induo so fornos usados para a fuso e ajuste de vrios tipos de ligas ferrosas e no ferrosas. Garantem um bom controle da composio qumica das ligas que so elaboradas. Princpio de funcionamento o mesmo para todas as variaes, e se baseia no princpio do transformador. Subdividem-se em: Fornos de induo de baixa freqncia (at 50Hz) Fornos de induo de mdia freqncia (volta dos 500Hz) Fornos de induo de alta freqncia (acima dos 5000Hz) fornos de induo a vcuo, geralmente, usado para baixa freqncia, Consiste de uma bobina primria (refrigerada por fluxo de um fluido) pela qual percorrida por corrente alternada, induzindo um campo eletromagntico alternado (ou seja, gera correntes parasitas ou correntes de Foucalt no metal produzindo um efeito de aquecimento) no metal de carga (cadinho) que atuam como bobina secundria.

Equipamentos utilizados em fundio Forno Eltrico de Induo

Equipamentos utilizados em fundio Forno Eltrico de Induo

Equipamentos utilizados em fundio Mquina de moldagem contnua - DISA

Equipamentos utilizados em fundio Mquina de moldagem contnua - DISA

Equipamentos utilizados em fundio Mquina de moldagem contnua - DISA

FUNDIO NO BRASIL DADOS GERAIS Fonte: ABIFA/2004

Total de empresas 1.231 Faturamento 2,9 bilhes US$ N de empregados 50.000 Produo 2,25 milhes ton/ano Capacidade Instalada 2,60 milhes ton/ano Tamanho das empresas 95% PME

Indstria de Fundio produo mundial (base 2002)


1 CHINA 16.261.563 2 EUA 11.811.742 3 RUSSIA 6.200.000 4 JAPO 5.751.760 5 ALEMANHA 4.595.442 6 INDIA 3.267.000 7 FRANA 3.018.180 8 ITALIA 2.440.566 9 MXICO 2.030.000 10 BRASIL 1.970.631 11 CORIA 1.713.500 12 ESPANHA 1.628.620 Fonte: Modern Casting/Dez 2003

Indstria de Fundio - Brasil evoluo da produo (mil ton) ton) Fonte: ABIFA/2004
2500 2000 1500 1000 500 0 80 82 84 86 88 90 92 94 96 98 OO O2

Indstria de Fundio - Brasil produo regional Fonte: ABIFA/2004

34%

29,3%
Centro/MG Sul Rio de Janeiro Norte/NE So Paulo

2,3% 6,3% 28,1%

Indstria de Fundio - Brasil distribuio das vendas internas Fonte: ABIFA/2004

3,8%

6,2% 16,8%
Infraestrutura Outros Bens de Capital

6,1% 67,1%

Siderurgia Automotivo

Indstria de Fundio - Brasil evoluo das exportaes (M US$) Fonte: ABIFA/2004


600 500 400 300 200 100 0 1980 1983 1986 1989 1992 1995 1998 2001

Indstria de Fundio - Brasil evoluo da produtividade (t/h.homem) Fonte: ABIFA/2004


50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 1990 1992 1994 1996 1998 2000 2002

Produo de fundidos no Brasil (t) Fonte: ABIFA 2010

PERODO METAL 1- FERRO TOTAL 2- AO TOTAL 3- NO FERROSOS 3.1 - COBRE 3.2 - ZINCO 3.3 - ALUMNIO 3.4 - MAGNSIO 4 - TOTAL GERAL

MAI/10 (A) 234.382 19.802 21.530 1.374 233 19.593 330 275.714

ABR/10 (B) 222.983 18.618 20.944 1.402 234 18.945 363 262.545

MAI/09 (C) 143.637 13.498 17.763 863 234 16.468 198 174.898

Produo de fundidos por regio (t) Fonte:ABIFA 2010

PERODO REGIO 1- CENTRO/MG 2- NORTE/NE 3- R. DE JANEIRO 4- SO PAULO 5- SUL 6 - TOTAL

MAI/10 (A)

ABR/10 (B)

MAI/09 (C)

76.982 9.620 18.644 83.938 86.530 275.714

71.807 9.406 18.298 84.787 78.247 262.545

54.012 8.857 18.700 45.022 48.307 174.898

Pessoal empregado no setor de fundio Fonte: ABIFA/2004

PERODO REGIO 1- CENTRO / MG 2- NORTE / NE 3- R. DE JANEIRO 4- SO PAULO 5- SUL 6- TOTAL

MAI/10 (A) 9.971 1.414 3.600 18.272 18.181 51.438

ABR/10 (B) 9.973 1.395 3.568 17.868 17.785 50.589

MAI/09 (C) 8.367 1.490 2.602 18.118 15.356 45.933

mai abr mar fev jan/10 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/09 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/08 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/07 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/06
60 55 50 45 40

Milhares

PESSOAL OCUPADO NO SETOR DE FUNDIO

Fonte: ABIFA/2010

mai abr mar fev jan/10 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/09 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/08 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/07 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/06
59,0 58,5 58,0 57,5 57,0 56,5 56,0 55,5 55,0 54,5 54,0 53,5 53,0 52,5 52,0 51,5 51,0 50,5 50,0 49,5 49,0 48,5 48,0 47,5 47,0 46,5 46,0 45,5 45,0

Fonte: ABIFA/2010

PRODUTIVIDADE t/h ANO

mai abr mar fev jan/10 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/09 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/08 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/07 dez nov out set ago jul jun mai abr mar fev jan/06

PRODUO BRASILEIRA DE FUNDIDOS - t

Fonte: ABIFA/2010

300

250

200

150

Milhares

100

También podría gustarte