Está en la página 1de 20

As dez caractersticas do vaso que Deus usa

Meus amados e queridos irmos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Nesta oportunidade vamos meditar na carta de Paulo aos 2 Co 4.7-12 7 Temos, porm, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelncia do poder seja de Deus e no de ns.

8 Em tudo somos atribulados, mas no angustiados; perplexos, mas no desanimados;

9 perseguidos, mas no desamparados; abatidos, mas no destrudos;

10 trazendo sempre por toda parte a mortificao do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste tambm em nossos corpos.

11 E assim ns, que vivemos, estamos sempre entregues morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste tambm em nossa carne mortal.

12 De maneira que em ns opera a morte, mas em vs, a vida.

Deus decidiu guardar Seus tesouros em recipientes muito fracos. Por isso temos nosso tesouro em vasos de barro que somos ns mesmos , para que a excelncia do poder seja de Deus, e nunca nossa. O poder de Deus sempre se aperfeioa na nossa fraqueza, pois, do contrrio, certamente ficaramos arrogantes.

Por essa razo que em tudo somos atribulados, mas no angustiados; perplexos, mas no desesperados; perseguidos, mas no desamparados; abatidos, mas no destrudos. Assim caminhamos, sempre trazendo no nosso corpo o morrer, para que tambm a vida de Jesus se manifeste em ns. Isso porque ns, que vivemos pela f em Cristo, estamos sempre entregues morte por amor a Jesus e para crescermos em Sua Graa.

Ora, isso tambm acontece a fim de que a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal, que s pode experimentar vida to mais excelente se nossa animalidade mais bsica for sempre relativizada. E se desejamos muito ser instrumentos de Deus tambm pura obra da Graa , ainda mais teremos que conhecer o caminho da fraqueza, a fim de que discirnamos nossos prprios coraes. Por essa razo que aquele que visto como algum que

edifica outros, mais profundamente conhecer a operao da morte para que outros possam experimentar a vida. As dores de uns so as sabedorias de Graa que traro vida a outros. Ora, o esprito de nossa f simples, e manifesta-se conforme est escrito: "Eu cri, por isso falei!" Tambm ns cremos, por isso tambm falamos! Mas fazemos isto sabendo que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitar com Ele sim, a todos ns! Desse modo, sendo j herdeiros de todas as coisas, mesmo que existindo em fraqueza, devemos saber que todas as coisas existem por amor a ns. Somente pessoas conscientes de sua prpria fraqueza podem experimentar esse privilgio como gratido, e nunca como arrogncia. E tal conscincia no se jacta como se isso fosse uma conquista individual e pessoal. Essa Graa est sobre muitos. Isto para que a Graa, multiplicada por meio da vida e dons de muitos, faa abundar muita gratido entre os homens para a Glria de Deus. por essa razo que no desfalecemos nunca. Mesmo quando vemos o nosso homem exterior se consumindo, pois sabemos que existe uma contrapartida. Afinal, na mesma proporo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Dito isso, quero apenas recordar que no somos filhos da animalidade. Temos um tesouro eterno habitando em nossa fraqueza.

Ora, tal conscincia gera muita paz. Afinal, sabemos que a nossa tribulao na terra leve e momentnea, mas produz para ns cada vez mais abundantemente um eterno peso de glria.

Vejamos agora As dez caractersticas do vaso que Deus usa.

I . VASO DE OURO .

Um objeto de ouro representa riqueza; ouro caro, precioso. Representa poder e beleza. Poucos podem t-lo. Em que se parece conosco? Quando usamos o cargo que Deus colocou em nossas mos apenas para demonstrar poder e autoridade. Queremos mostrar que somos poderosos, queremos que todos os refletores da mdia estejam sobre ns, queremos aparecer ( 1Pe 5.5).

II . VASO DE PRATA . Um vaso de prata tambm usado para embelezar ambientes; tambm valioso, poucos podem t-lo. Em que se parece conosco? Quando somos apenas parte da decorao da igreja, porque poucos podem contar conosco, guardamos bem trancados os nossos dons ( Hb 13.16)

III . VASO DE BARRO

(marrom) - o vaso que se deixa moldar pela mo do Oleiro. Sua aparncia no demonstra poder ou riqueza, mas tem a beleza do brilho que vem do seu Criador. Em que se parece conosco? Quando todos podem contar conosco e gostam de estar perto de ns, pois exalamos o bom perfume de Cristo. s vezes pode acontecer do vaso cair e quebrarse, mas o Oleiro pega os cacos e faz outro vaso, colocando tudo no lugar certo ( Is 64.8).

IV. VASO DE BRONZE (amarelado)

Nada precioso, porm, se bem polido, pode parecer-se com o ouro e pode enganar algum desavisado. Em que se parece conosco? Quando parecemos to crentes, to polidos na linguagem, to prontos a ajudar, mas estamos usando nossos dons para adquirir vantagens. Quando falamos, podemos enganar a muitos, que dizem nos achar sbios e sensatos, porm com a convivncia do dia-a-dia descobre-se que no somos o que pregamos ou dizemos ser ( Pv 6.16-19).

V . VASO DE ALUMNIO

feito de metal sem valor, no representa poder ou riqueza, amassa com facilidade, dura pouco, serve apenas para guardar algumas coisas que no nos servem. Em que se parece conosco? Quando agimos, apenas entrando e saindo da igreja, dia aps dia, culto aps culto, mas nada muda em nossa vida; tambm quando somos solicitados e so tantas as desculpas que damos! Estamos sempre de igreja em igreja, procurando uma que nos agrade mais; o nosso brilho dura pouco, e logo somos amassadas pelos ventos de doutrina. No nosso interior, o que guardamos so coisas como inveja, maledicncia, rancor, cimes, intrigas... coisas que para nada servem ( Tg 4.11).

VI.

Os vasos que Deus usa so conhecidos por ele. v. 19. Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que so seus... A. A segurana desta promessa. 1) No importa se o presidente da repblica no te conhece. 2) No importa se os artistas de Hollywood no te conhece. 3) No importa se s um desconhecido para teus amigos e tua famlia. 4) Mas se Deus te conhece, o que importa quem no te conhece. 5) O fundamento firme de que Paulo nos fala neste texto tem este primeiro selo. a) um selo de propriedade, de legitimidade, de reconhecimento. b) O contexto da passagem, que d origem a esta promessa, tem a ver com dois homens chamados Himeneu e Fileto. c) Ambos estavam confundindo a igreja, dizendo que j a ressurreio se havia efetuado. d) Isto resultou que ambos foram assinalados como autores do erro e conseqentemente desconhecidos pelo Senhor, mesmo participando na igreja.

e) O Senhor sabia que estes dois homens no eram seus, porque ningum que seu se aparta da verdade, seguindo seus prprios erros. 6) O Antigo Testamento nos mostra Cor quem se envolveu em um grande pecado contra Deus. a) Este homem quis desconhecer a autoridade de Moiss, e ao ser confrontado com sua maldade, foi lhe dito: "E falou a Cor e a toda a sua congregao, dizendo: Amanh pela manh o Senhor far saber quem seu e quem o santo que ele far chegar a si; e aquele a quem escolher far chegar a si." (Nm. 16:5). b) Cor pereceu com todos seus seguidores e famlia. c) Deus conhece os que so seus. d) Uma das maiores promessas bblicas foi feita por Jesus, quando afirmou: "Minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheo, e eu lhes dou a vida eterna...". B. O descanso desta promessa. 1) Qual importncia teria conhecer a Deus se Ele no nos conhecesse? Seria uma tragdia! 2) A ltima coisa que gostaramos de ouvir um dia so as palavras de Jesus: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vs que praticais a iniqidade." (Mt 7:21-23).

3) Frente a esta solene declarao, que alivio e confiana produz o saber que Deus nos conhece.

4) De que maneira o saber que Deus me conhece produz este descanso? a) Bom, que Ele conhece meus temores, b) meus sentimentos, c) minhas preocupaes, d) minha solido, e) meus anelos, f) meus desejos legtimos; g) Ele conhece meus fracassos, dos quais me levanta e logo me sustm. h) Se algum soube descansar na promessa de ser conhecido por Deus, foi Paulo. i) Quando teve que enfrentar aos que questionavam seu apostolado, lhes deu uma informao completa de como era sua vida, e ainda que fosse desconhecido para muitos, sabia que era bem conhecido por Deus (2 Co 6:3-10).

VII . Os vasos que Deus usa devem separados de toda imundcia. v.19b. e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqidade. A. A sujeira pega com facilidade.

1) Todos os trabalhos que realizam nossas mos esto potencialmente rodeados de sujeiras. 2) Mesmo os trabalhos que no esto expostos ao contato com a terra, a sujeira se faz presente. 3) Os escritrios que parecem mais impecveis, ao final do dia; algum tem que fazer uma limpeza. 4) Porque? Porque a sujeira tem a propriedade de agarrar-se a tudo o que est limpo. a) Como fica feio uma mancha em uma roupa! b) Porque lavamos o corpo todos os dias? Porque o mesmo corpo sente as impurezas atravs dos odores que deixa a sujeira. c) Quando o apstolo Paulo falou do conhecimento que Deus tem dos seus, introduziu o outro selo que est colado ao "fundamento de Deus"; isso , o dever que nos assiste: "Aparte-se da iniqidade todo aquele que invoca o nome do Senhor". d) A "iniqidade" a sujeira que se apegou ao vaso da vida. e) Sua persistncia tal que est presente, e dela devemos cuidar sempre. f) Etimologicamente a iniqidade definida como algo que est torcido. g) A iniqidade o que tem torcido o caminho reto de Deus.

B. O chamado do cu. "Aparte-se da iniqidade todo aquele que invoca o nome do Senhor". 1) Aqui est o maior chamado do Senhor. 2) Quem so os que devem se apartar da iniqidade? a) No o inconverso, pois ele vive em total iniqidade. b) Ento quem deve apartar-se da iniqidade todo aquele que "invoca o nome do Senhor". c) Quando Davi cometeu os dois pecados para os quais no havia sacrifcios prescritos pela lei, e logo depois de ser perdoado e coberto seu pecado, pronunciou um dos grandes textos da Bblia, quando dizer: "Bem aventurado o homem a quem o Senhor no imputa maldade, e em cujo esprito no h engano". (Sl 32:2). 3) A iniqidade afeta a alma, a) destroam os mais nobres anelos, b) traz desonra ao nome do Senhor e faz envelhecer os ossos, conforme a experincia do mesmo salmista (Salmos 32). c) Devemos lembrar que a iniqidade foi o primeiro pecado conhecido. d) Os verdadeiros vasos do Senhor devem se apartar da iniqidade para no serem aliados do anjo de luz, que depois da sua rebelio se transformou em Satans. e) Foi a iniqidade que mudou seu estado original (Ez 28:1516).

VIII. Os vasos que Deus usa sempre trazem honra ao seu nome ( v. 20). "Ora, numa grande casa no somente h vasos de ouro e de prata, mas tambm de madeira e de barro; uns para honra, outros, porm, para desonra". A. H vasos de ouro para servir ao Rei. 1) Salomo foi um homem que teve duas grandes riquezas: a) sua sabedoria e seus bens materiais. b) Sem dvida que sua vida palaciana excedia a todos os reis de sua poca. c) Quando se faz meno dos utenslios que havia em sua casa, ressaltam os vasos de ouro que seus serventes adornavam as mesas e que serviam ao rei. d) fato que a prata para seu tempo no era to valorizada como o ouro, portanto os vasos com que se serviam na presena do rei eram de ouro, denotava a grandeza do seu reino. 2) Agora ns somos os sditos de um reino maior que o de Salomo. a) Ns somos os vasos desta grande Casa que a igreja do Senhor, "coluna e baluarte da verdade". b) A tarefa por excelncia de um filho de Deus trazer honra ao seu nome. c) Os instrumentos de ouro e de prata dessa grande Casa representam

1. A qualidade, o prestigio, o distinto. 2. Se os anjos so os que trazem sempre honra e glria nos cus ao seu nome, ns somos chamados para faz-lo na terra. B. No somos feitos para desonra. 1) No deveriam nossos vasos ser de barro e de madeira para servir ao Senhor. 2) No quer dizer que estes vasos no servem para nada, pois j temos explicado a importncia que tem para o uso cotidiano. 3) Mas bem temos dito, de acordo ao que Paulo disse, que nessa grande Casa onde h utenslios para usos honrosos e para usos desonrosos, ns no podemos desonrar ao Rei que amamos e servimos. 4) Pelo contrrio, se alguma vez ns desonramos ao Rei porque fomos alcanados pelo pecado, que os vasos de honra com os quais servimos ao Senhor, sejam fontes para repreender o pecado. 5) Que assim como o rei Belsazar (Dn 5:1-6) a) foi repreendido por haver usado os vasos santos do santurio para beber vinho com seus nobres, esposas e concubinas, b) at o ponto de haver acabado com seu reino, c) assim tambm ns vasos sejamos instrumentos de juzo contra o pecado porque no fomos feitos para uso desonroso, mas para honrar e servir ao Senhor.

IX. Os vasos que Deus usa devem santificar-se para um melhor uso. v. 21 A. O vaso deve estar limpo dessas coisas. 1) De quais coisas? O contexto imediato nos refere as discusses sobre palavras (v. 14). 2) Ao que parece nada contamina mais o vaso de nossas vidas que o uso desenfreado que damos a nossas palavras. 3) O livro de provrbios sentenciam que nas muitas palavras no falta pecado. 4) Tambm diz que h contaminao quando no controlamos a nossa lngua.

5) Paulo recomenda a Timteo evitar profanas e vs palavras porque as mesmas conduzem a impiedade (v. 16).

6) As palavras de Himeneu e Fileto eram comparadas com uma gangrena que come a vida dos que assim agem.

7) Tudo isto traz iniqidade a alma, e isto precisa ser evitado. 8) Os vasos que Deus quer usar devem ser vasos santos, portanto devemos nos esforar para nos manter limpos. 9) Que nenhum pecado contamine este vaso.

B. Porque estar sempre pronto um vaso limpo v. 21?

1) Em primeiro lugar para ser um instrumento adequado por meio do qual flui a honra, a santidade e a utilidade ao Senhor. 2) Sua condio de limpeza o deixa apto para fazer qualquer coisa nessa grande Casa, que a igreja do Senhor. 3) Mas, sabe porque muitos cristos nem sempre esto dispostos? Porque seu vaso no est limpo. um fato que quando na vida crist h impurezas, a) pecados que, todavia dominam o carter; nesse crente falta disposio para "toda boa obra". b) Qual ser, ento, nossa deciso hoje? c) Qual espcie de vaso seremos?

X. VASO ESCOLHIDO (At 9.15): esta primeira revelao est no Episdio da converso de Saulo. Aps ele ter um encontro com o Senhor e ficar cego, Deus envia o seu servo, Ananias para ir ao seu encontro. Porm Ananias responde ao Senhor que muitas coisas ruins haviam sido ditas acerca de Saulo, mas o Senhor o diz: Ananias este para mim um vaso escolhido para levar o meu nome aos gentios e aos Reis de Israel. Somos vasos escolhidos. Dentre milhares de pessoas Deus escolheu a ns.

O presente versculo ensina o propsito e desgnio de DEUS nas vidas dos homens, em termos gerais, porquanto DEUS conhecia a Saulo e Ananias, e ambos tinham lugar nesse plano, como tambm dele participam todos os homens. Isso tesmo ao invs de desmo.

O tesmo ensina que DEUS no apenas criou todas as coisas, mas tambm que conserva o interesse pela sua criao, dirigindo e exercendo a influncia de sua vontade sobre as vidas humanas, para cumprimento de seus propsitos, determinando os seus destinos; tambm galardoa e pune aos homens, e, de modo geral, intervm sobre a vida humana, sendo ele o alvo apropriado de todos os homens.

J o desmo aceita a existncia de um "deus", de deuses ou de foras csmicas que teriam criado o universo; no entanto, no se interessam pelo mesmo, tendo-se afastado do mesmo, sendo que tambm nem pune e nem galardoa aos homens.

"Porque os atributos invisveis de Deus, assim o seu eterno poder, como tambm a sua prpria divindade, claramente se reconhecem, desde o princpio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. tais homens so, por isso, indesculpveis" (Rm. 1:20).

Alm disso, este mesmo versculo ensina-nos que o interesse de DEUS no tem apenas um carter geral, que reduz os homens a pessoas sem nome, pelo contrrio, o Senhor se interessa individualmente por cada um, tendo uma misso para cada um.

Dessa forma, todos os homens, em certo sentido, podem ser vasos ou instrumentos como no bem-estar de seus semelhantes humanos.

Assim sendo, o poder de DEUS fez com que Paulo se tornasse um vaso escolhido tendo-lhe sido conferida uma misso distinta. E o prprio Paulo, j apstolo, sentia ser um vaso de barro, indigno de encerrar to grande tesouro.

"Temos, porm, este tesouro em vasos de barro, para que a excelncia do poder seja de deus e no de ns"(2 Co 4. 7).

Por conseguinte, a mensagem que Ananias foi encarregado de transmitir a Saulo foi realmente grandiosa.

"Ento, Ananias foi e, entrando na casa, imps sobre ele as mos, dizendo: saulo, irmo, o senhor me enviou, a saber, o prprio jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recupere a vista e fiques cheio do Esprito Santo". (At 9. 17).

Deve-se observar, por semelhante modo, como DEUS determina os acontecimentos da vida de um homem, a fim de torn-lo apto para o tipo de vaso que deve ser para a obra particular que ele precisa realizar na vida.

Assim que, no caso de Saulo de Tarso, tudo quanto ele fora e aprendera a educao que recebera, o seu prepara intelectual na religio judaica, e at mesmo o contexto de sua personalidade, contribua para fazer dele um caso como DEUS queria.

DEUS outorga e utiliza os dotes naturais de um indivduo, e ordena sua forma de treinamento e desenvolvimento, antes mesmo de sua

converso, a fim de prepar-lo para a obra e a misso que deve receber, aps sua converso.

"Quem quer que considere o carter de Paulo, a sua educao, as suas realizaes quanto aos conhecimentos naturais, o papel distinguido que lhe foi outorgado, primeiramente contra o cristianismo, e depois, na mais profunda convico, o papel que desempenhou em favor do cristianismo, perceber, de imediato, quo bem ele estava qualificado para grande obra para a qual Deus o havia chamado" (Adam Clark).

Trs seriam as esferas principais das atividades de Saulo, quando fosse o grande apstolo Paulo. Vejamos:

a) - Pregaria o evangelho s naes, porque, atravs dele, o evangelho seria estabelecido no mundo gentlico. Foi quase sozinho que ele ergueu o cristianismo posio de uma religio mundial, alterando assim o curso da histria da humanidade.

b) - Pregaria o evangelho a reis. Dentre todos os seguidores de JESUS, Paulo era o mais qualificado para ser testemunha perante os governadores do mundo.

c) - Pregaria o evangelho ao povo de Israel. Fora um dos seus melhores elementos, mas tornara-se elemento excelente quando de sua converso; e foi comissionado a anunciar essa mensagem de transformao ao seu prprio povo, de forma especial e cheia de vigor.

Com sucesso e fielmente foi que Paulo cumpriu essas trs esferas de atividade. Nas duas primeiras esferas ultrapassou imensamente o servio e o poder de quaisquer outros cristos primitivos.

interessante observar, que Paulo seria alvo dos ataques desfechados por muitos, sendo inclusive, punido com muitos sofrimentos.

Contudo, o fato de que Paulo assim tivesse de sofrer, em defesa da f que anteriormente havia perseguido to ferozmente, serve de prova insofismvel da autenticidade de sua converso, bem como da veracidade do cristianismo.

muito significativo que Paulo encarava o sofrimento como uma forma de dom dada aos cristos, contanto que esses sofrimentos fossem em favor de CRISTO.

"Porque vos foi concedida a graa de padecerdes por Cristo e no somente de credes Nele". (Fl 1.29).

Veja como Jesus nos revelou isso em Mateus 7.21 :

15. Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarados em ovelhas, mas por dentro so lobos roubadores. (cuidado com os que falam em nome de Deus, mas que no so ovelhas ovelhas obedecem ao Senhor)

16. Pelos seus frutos os conhecereis. (frutos so: o resultado das atitudes do carter) Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 17. Assim, toda rvore (rvore=pessoa) boa produz bons frutos, porm a rvore m produz frutos maus. (Bons frutos: Atitudes de bom carter Frutos maus: atitudes do mal carter) 18. No pode a rvore boa produzir frutos maus, nem a rvore m produzir frutos bons. 19. Toda rvore que no produz bom fruto cortada e lanada ao fogo (essa rvore pessoa vai ser reprovada). 20. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. (pelo resultado, pelas atitudes do carter conheceremos cada pessoa) 21. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! (Senhor Dono Nem todo que me diz: Tu s meu Dono) entrar no reino dos cus, mas (entrar) aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus. (s vai entrar quem for aprovado, e s ser aprovado quem faz a vontade do pai, ou seja, quem obedece a Deus) 22. Muitos, naquele dia, ho de dizer-me: Senhor, Senhor! (meu Dono) Porventura, no temos ns profetizado em teu nome, e em teu nome no expelimos demnios, e em teu nome no fizemos muitos milagres? (fomos canal de operao do poder do Teu nome na terra, fomos usados por Ti quando vivemos na terra) 23. Ento, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqidade. (no te conheo, saia de perto de mim nunca houve um relacionamento verdadeiro entre ns saiam de perto de mim os que praticam iniqidade = atitudes pecaminosas baseadas num carter corrompido que no se arrepende) 24. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica (obedece) ser comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; (segurana e proteo da rocha)

25. e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com mpeto contra aquela casa, que no caiu, porque fora edificada sobre a rocha. (viro as lutas mas esse crente no vai cair quem obedece se santifica, quem santo protegido contra os ataques do maligno) 26. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e no as pratica (desobedece) ser comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; (vulnervel, desprotegido) 27. e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com mpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua runa. (viro as lutas e esse crente desobediente no tem a proteo, por isso vai cair, e a queda ser grande).

Precisamos santificar a Cristo em nossos coraes, para que possamos estar preparados para responder a todo aquele que nos pedir a razo da esperana que h em ns (1 Pd 3.15).

Que Deus nos abenoe e nos guarde em nome de Jesus, amm!

También podría gustarte