Está en la página 1de 8

Prefeitura Municipal de Botucatu

CONCURSO PBLICO EDITAL N 001/2012 AGENTE TCNICO ADMINISTRATIVO I 402 AGENTE DE SADE PBLICA Nome do Candidato Nmero de Inscrio

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO


INSTRUES GERAIS
0 receber do fiscal: O candidato

Um Caderno de Questes contendo 40 (quarenta) questes objetivas de mltipla escolha. Uma Folha de Respostas personalizada para a Prova Objetiva. 0 Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no Caderno de Questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas e se no h falhas, manchas ou borres. Se algum desses problemas for detectado, solicite ao fiscal outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. 0 das Provas ter a durao de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para preenchimento da Folha de Respostas da A totalidade Prova Objetiva. 0 O candidato poder se retirar da sala de prova aps transcorridas 2 (duas) horas do efetivo incio da prova, entregando sua Folha de Respostas ao fiscal, a qual ser o nico documento vlido para a correo. 0 O candidato somente poder levar o Caderno de Questes faltando 60 (sessenta) minutos para o trmino do horrio estabelecido para o fim da prova, desde que o candidato permanea em sala at esse momento, deixando com o fiscal de sala a sua Folha de Respostas. 0 permitidas consultas a quaisquer materiais, uso de telefone celular ou outros aparelhos eletrnicos. No sero 0 necessria a utilizao do sanitrio, o candidato dever solicitar permisso ao fiscal de sala, que designar um fiscal Caso seja volante para acompanh-lo no deslocamento, devendo manter-se em silncio durante o percurso, podendo, antes da entrada no sanitrio e depois da utilizao deste, ser submetido a revista com detector de metais. Na situao descrita, se for detectado que o candidato estiver portando qualquer tipo de equipamento eletrnico, ser eliminado automaticamente do concurso. 0 Aps o trmino da prova, ao sair da sala de prova, o candidato dever retirar-se imediatamente do local de realizao das provas, no podendo permanecer nas suas dependncias, bem como no poder utilizar os sanitrios.

ATENO
0 seus dados esto corretos na Folha de Respostas. Verifique se 0 Respostas NO pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais A Folha de

destinados s respostas. 0 alternativa que julgar correta para cada questo na Folha de Respostas, usando caneta esferogrfica de tinta preta Assinale a ou azul. Para cada questo, existe apenas 1 (uma) resposta certa no sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras. 0 O modo correto de assinalar a alternativa cobrindo, completamente, o espao a ela correspondente, conforme modelo abaixo:
0 Todas as questes devero ser respondidas.
OS TEXTOS E AS QUESTES FORAM REDIGIDOS CONFORME O NOVO ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA PORTUGUESA, MAS ESTE NO SER COBRADO NO CONTEDO.

09/2012
Espao reservado para anotao das respostas

CONCURSOS PBLICOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTUCATU CONCURSO PBLICO EDITAL 001/2012


AGENTE TCNICO ADMINISTRATIVO I 402 AGENTE DE SADE PBLICA
CONCURSOS PBLICOS

Nome:__________________________________________________________

Inscrio:_______________________

O gabarito da Prova Objetiva estar disponvel no site da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br) a partir do dia 03 de setembro de 2012.

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 8. Falta de gua pode afetar crescimento econmico mundial Sempre ouvimos falar que a gua essencial para a vida do ser humano, mas sua disponibilidade est alm da esfera biolgica, e afeta tambm o campo econmico. o que salienta um novo relatrio da consultoria Frontier Economics, que afirma que a escassez hdrica poder prejudicar o crescimento econmico mundial nas prximas dcadas. A sada investir em uma melhor distribuio, saneamento, tratamento e economia de gua para todos. De acordo com o documento, at 2050, as dez bacias hidrogrficas mais populosas do mundo dos rios Ganges, Yangtz (Rio Azul), Indo, Nilo, Huang He (Rio Amarelo), Huai, Nger, Hai, Krishna e Danbio tero capacidade para gerar 25% do PIB global; atualmente, as regies que compreendem essas bacias geram 10% do PIB global. No entanto, isso s acontecer se houver uma mudana no processo de manejo hdrico dessas bacias, caso contrrio este crescimento ficar sob a ameaa de um consumo insustentvel de gua. Se isso acontecer, o texto prev a escassez de gua em pelo menos sete das dez bacias, incluindo a dos rios Ganges, Amarelo e Nger. Assumia-se at agora que a gua sempre estaria disponvel. As pessoas esto percebendo que isso agora no assim, comentou Nick Robins, diretor do Centro de Excelncia em Mudanas Climticas do HSBC. Por isso, o relatrio sugere que necessrio um maior investimento nos recursos de gua doce e um melhoramento no tratamento, na economia e em como a gua usada na agricultura, na indstria e nas residncias. Alm disso, o documento indica que os desenvolvedores de polticas devem entender a relao entre a gua, a produo de alimentos, a energia e as mudanas climticas e procurar formas de atrair investimentos para aperfeioar a infraestrutura hdrica.
Revista Envolverde.

1.

De acordo com o texto, analise as assertivas abaixo. I. II. O crescimento econmico mundial no diretamente relacionado escassez hdrica. est

As dez bacias hidrogrficas mais populosas do mundo tero capacidade para gerar 25% do PIB global, caso haja mudana no processo de manejo hdrico dessas bacias. Formas de atrair investimentos para a infraestrutura hdrica devem ser feitas pelos desenvolvedores de polticas.

III.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 2. I, apenas. I e II, apenas. II, apenas. II e III, apenas. III, apenas.

Assinale a alternativa cujo emprego da preposio destacada feito nas mesmas circunstncias de conforme no trecho abaixo. Conforme sugestes, realizaremos a palestra sobre a gua naquele mesmo anfiteatro. (A) (B) (C) (D) Sempre ouvimos falar que a gua essencial para a vida do ser humano. A sada investir em uma melhor distribuio, saneamento, tratamento e economia. Assumia-se at agora que a gua sempre estaria disponvel. Os desenvolvedores de polticas devem entender a relao entre a gua, a produo de alimentos, a energia e as mudanas. Muitos esperam como prmio a melhoria e abundncia da gua.

(E)

3.

Leia o trecho abaixo. O texto prev a escassez de gua em pelo menos sete das dez bacias, incluindo a dos rios Ganges, Amarelo e Nger. Assinale a alternativa que apresenta o sinnimo correto para o termo escassez. (A) O texto prev a falta de gua em pelo menos sete das dez bacias, incluindo a dos rios Ganges, Amarelo e Nger. O texto prev a busca por gua em pelo menos sete das dez bacias, incluindo a dos rios Ganges, Amarelo e Nger. O texto prev a necessidade de gua em pelo menos sete das dez bacias, incluindo a dos rios Ganges, Amarelo e Nger. O texto prev a abundncia de gua em pelo menos sete das dez bacias, incluindo a dos rios Ganges, Amarelo e Nger. O texto prev a ganncia por gua em pelo menos sete das dez bacias, incluindo a dos rios Ganges, Amarelo e Nger.
2

(B)

(C)

(D)

(E)

Prefeitura Municipal de Botucatu Agente Tcnico Administrativo I 402 Agente de Sade Pblica

www.pciconcursos.com.br

4.

Leia o trecho abaixo. o que salienta um novo relatrio da consultoria Frontier Economics, que afirma que a escassez hdrica poder prejudicar o crescimento econmico mundial nas prximas dcadas. Assinale a alternativa cujo termo em destaque seja da mesma classe de palavras que novo na orao acima. (A) Sempre ouvimos falar que a gua essencial para a vida do ser humano, mas sua disponibilidade est alm da esfera biolgica. A sada investir em uma melhor distribuio, saneamento, tratamento e economia de gua para todos. O relatrio sugere que necessrio um maior investimento nos recursos de gua doce e um melhoramento no tratamento. Se isso acontecer, o texto prev a escassez de gua em pelo menos sete das dez bacias, incluindo a dos rios Ganges, Amarelo e Nger. Assumia-se at agora que a gua valiosa sempre estaria disponvel.

7.

Assinale a alternativa cujo verbo destacado esteja no mesmo tempo verbal de queriam no trecho abaixo. Queriam reforar a importncia de investimentos em procedimentos de purificao dos canais hdricos. (A) (B) Sempre falava sobre a gua ser essencial para a vida do ser humano. O novo relatrio da consultoria Frontier Economics afirma que a escassez hdrica poder prejudicar o crescimento econmico mundial. O documento indica que os desenvolvedores de polticas devem entender a relao entre a gua, a produo de alimentos, a energia e as mudanas climticas. As pessoas perceberam que isso agora no assim. O relatrio sugere que foi necessrio um maior investimento nos recursos de gua doce e um melhoramento no tratamento.

(B)

(C)

(C)

(D) (E)

(D)

(E) 5.

8.

Leia o trecho abaixo. Sempre ouvimos falar que a gua essencial para a vida do ser humano, mas sua disponibilidade est alm da esfera biolgica. Assinale a alternativa que, de acordo com o contexto, apresenta o antnimo de essencial do trecho acima. (A) Sempre ouvimos falar que a gua crucial para a vida do ser humano, mas sua disponibilidade est alm da esfera biolgica. Sempre ouvimos falar que a gua dispensvel para a vida do ser humano, mas sua disponibilidade est alm da esfera biolgica. Sempre ouvimos falar que a gua acessvel para a vida do ser humano, mas sua disponibilidade est alm da esfera biolgica. Sempre ouvimos falar que a gua primordial para a vida do ser humano, mas sua disponibilidade est alm da esfera biolgica. Sempre ouvimos falar que a gua importante para a vida do ser humano, mas sua disponibilidade est alm da esfera biolgica. 9.

Assinale a alternativa cujo termo em destaque no classificado como advrbio. (A) (B) Sempre ouvimos falar que a gua essencial para a vida do ser humano. As dez bacias hidrogrficas mais populosas do mundo tero capacidade para gerar 25% do PIB global. Assumia-se at agora que a gua sempre estaria disponvel. O relatrio sugere que hoje necessrio um maior investimento nos recursos de gua doce e um melhoramento no tratamento. O texto prev a escassez de gua em pelo menos sete das dez bacias, incluindo a dos rios Ganges, Amarelo e Nger.

(C) (D)

(B)

(E)

(C)

(D)

(E)

De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta em relao ao uso da crase. (A) (B) (C) (D) (E) Todos foram reunio convocada pelos dirigentes. Foi feita exigncia s clusulas estipuladas. Muitos foram estimulados comprar mais recursos. Todos ficaram sensveis dor dos que perderam tudo. Compramos uma deliciosa pizza baiana.

6.

Em relao ortografia, assinale a alternativa incorreta. (A) A sada investir adequadamente em uma distribuio razovel, saneamento, tratamento e economia de gua para todos. Assumia-se at agora o fato de que a gua sempre estaria disponvel e ascessvel. O relatrio sugere que estritamente necessrio um maior investimento nos recursos de gua doce e um melhoramento no tratamento da gua. O texto prev a inevitvel escassez de gua em pelo menos sete das dez bacias, incluindo as famosas dos rios Ganges, Amarelo e Nger. O documento indica que os conhecidos desenvolvedores de polticas devem entender a delicada relao entre a gua, a produo de alimentos, a energia e as mudanas climticas. 10.

(B) (C)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o substantivo com seu respectivo plural. (A) (B) (C) (D) (E) O dramalho os dramalhes. O bastio os bastios. O sacristo os sacristes. O cristo os cristos. O chapelo os chapeles.

(D)

(E)

Prefeitura Municipal de Botucatu Agente Tcnico Administrativo I 402 Agente de Sade Pblica

www.pciconcursos.com.br

11.

Correlacione as conjunes destacadas abaixo com sua classificao correspondente e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) ( ) ( ) ( ) (1) (2) (3) (4) (A) (B) (C) (D) (E) medida que se explica, mais as pessoas aceitam o novo regulamento. Alguns realizaro a mudana, desde que haja cooperao de todos. Os diretores so os nicos responsveis, logo precisam tomar providncia. Todos entraram em acordo, embora fosse difcil. Concessiva. Condicional. Proporcional. Conclusiva.

14.

Assinale a alternativa que apresenta a mesma regra de acentuao da palavra destacada na orao abaixo. Assumia-se at agora que a gua sempre estaria disponvel. (A) (B) (C) (D) (E) Vu. Xar. Mau. Chapu. m.

MATEMTICA

15. 3/ 2/ 4/ 1 2/ 3/ 4/ 1 3/ 4/ 1/ 2 1/ 4/ 2/ 3 4/ 1/ 3/ 2

Seja

a funo de

em

assim definida:

. Logo,

2 f (5), f , f 3

( 8) e f (

7 +2

so,

respectivamente, (A)

2, 2 8 2 e 7 . 2, 2, 2 e 7 .
4 2, , 8 2 e 7 . 3 3, 2, 8 2 e 7 . 3, 2, 2 e 7 .

12.

De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa e em relao concordncia verbal, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Naquele dia, as amigas foram os seus apoios. No futuro, havero novas alternativas para o racionamento de gua. Todo ele era olhos e emoo. Tudo aquilo era reclamaes sem fundamento. Faziam dez anos que no se viam, por isso, marcaram um encontro. 16.

(B) (C) (D) (E)

A base de um prisma de12cm de altura um tringulo retngulo issceles cuja hipotenusa mede 2 2cm . Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o volume deste prisma. (A)

13.

Leia o trecho abaixo. Tais medidas no podem ser esquecidas pela populao. Assinale a alternativa que apresenta termo com a mesma funo gramatical de tais. (A) (B) (C) (D) (E) Todos falaram sobre a causa que ainda no foi resolvida. Ainda no se sabe por que motivo os dirigentes no compareceram. Algo ainda incomoda os diretores das empresas. Foi a prpria gerente quem me convidou festa. Seu projeto foi negado pela instituio de ensino.

12cm3 . 24cm3 .
24 2cm3 . 12 2cm3 . 144 2cm3 .

(B) (C) (D) (E)

Prefeitura Municipal de Botucatu Agente Tcnico Administrativo I 402 Agente de Sade Pblica

www.pciconcursos.com.br

17.

Assinale a alternativa que apresenta o 166 termo da

22.

3 5 3 progresso aritmtica ,1, , , ... . 4 4 2


83 . 2 167 . 4 169 . 4
42. 43.
23.

Flvio e Fernando recebem o mesmo valor por hora trabalhada. Aps Flvio ter trabalhado 5 horas e Fernando ter trabalhado 4 horas e 40 minutos, Flvio tinha a receber R$200,00 a mais que Fernando. Portanto, um quinto do que Fernando recebeu igual a (A) (B) (C) (D) (E) R$120,00. R$280,00. R$560,00. R$600,00. R$720,00.

(A)

(B)

(C) (D) (E) 18.

Assinale a alternativa que apresenta o montante de uma dvida de R$1.250,00, contrada a juros simples, por 7 meses, taxa de 36% ao ano. (A) (B) (C) (D) (E) R$1.512,50. R$1.624,75. R$2.545,25. R$3.192,00. R$4.400,00.

Em uma quermesse, havia duas barracas de bebidas. Sabe-se que os preos eram iguais para as duas barracas. Na barraca A, foram consumidos 162 quentes e 124 vinhos quentes, arrecadando um total de R$1.082,00, e na barraca B foram consumidos 156 quentes e 248 vinhos quentes, arrecadando um total de R$1.492,00. Portanto, possvel concluir que o preo do vinho quente era igual a (A) (B) (C) (D) (E) R$2,50. R$3,00. R$3,50. R$4,00. R$4,50.

19.

Sejam as matrizes A = (aij)3x3, tal que aij = i 3j, B = (bij)3x3, 2 tal que bij = 2j + i , e C = (cij)3x3, tal que cij = i j. Ento a soma dos elementos da diagonal principal da matriz Q, onde Q = A + B C, (A) (B) (C) (D) (E) -12. -18. 0. 12. 18.

24.

Uma junta mdica dever ser formada por 5 mdicos e 3 enfermeiros. Sabendo que esto disponveis 9 mdicos e 7 enfermeiros, assinale a alternativa que apresenta o nmero de maneiras distintas que ela poder ser formada. (A) (B) (C) (D) (E) 161. 276. 945. 3.864. 4.410.

20.

Assinale a alternativa que apresenta os valores de m para que o conjunto soluo da equao

x + 2mx + m 6m + 12 = 0 , em
2

, seja o conjunto

vazio. (A) (B) (C) (D) (E) 21. m > 2. m < -2. m = 2. m > -2. m < 2. (A) Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de nmeros pares de quatro algarismos distintos que pode ser formada com os algarismos 1, 3, 6, 7 e 8. (A) (B) (C) (D) (E)
5

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
25. A garantia de ateno sade a todo e qualquer cidado e a implicncia do dever de prestao de servios de sade por parte dos governos municipais, estaduais e federal denominam-se Universalidade. Integralidade. Equidade. Descentralizao. Regionalizao.

(B) (C) (D) (E)

12. 24. 36. 48. 120.

Prefeitura Municipal de Botucatu Agente Tcnico Administrativo I 402 Agente de Sade Pblica

www.pciconcursos.com.br

26.

Os gestores do Sistema nico de Sade (SUS), em nvel municipal, so compostos por (A) (B) (C) (D) (E) secretrios estaduais municipais. de sade e vereadores

31.

direo nacional do SUS compete a participao na implementao de polticas de I. II. III. saneamento bsico. controle das agresses ambientais. condies de trabalho.

vereadores e deputados estaduais. secretrios municipais de sade e prefeitos. ministro da sade e da educao. prefeitos e governadores.

correto o que est contido em (A) (B) (C) (D) (E) 32. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III. I, apenas. II, apenas.

27.

A complementariedade do setor privado junto ao Sistema nico de Sade definida e descrita (A) (B) (C) (D) (E) nos contratos de esfera privada dos servios de sade. na participao efetiva do sistema privado junto sade pblica. somente nas legislaes da Agncia Nacional de Sade. somente nas leis municipais. na Constituio Federal.

Assinale a alternativa que apresenta o responsvel por aprovar os critrios e valores para a remunerao de servios e os parmetros de cobertura assistencial do servio privado. (A) (B) (C) (D) (E) Ministrio da Sade. Prefeitura. Estado. Conselho Nacional de Sade. Conselho Municipal de Sade.

28.

A participao dos cidados nos processos de formao de polticas de sade d-se via (A) (B) (C) (D) (E) Prefeituras. Secretaria Municipal de Sade. Conselhos de Sade. Hospitais Pblicos. Unidades Bsicas de Sade. 33.

Quanto sade da criana, importante levar em conta que, aps os 6 (seis) anos de idade, a probabilidade de uma criana j obesa persistir na obesidade de (A) (B) (C) (D) (E) 10%. 20%. entre 20 e 30%. 40%. mais de 50%.

29.

Esto includas no campo de atuao do Sistema nico de Sade-SUS, exceto: (A) (B) (C) (D) (E) execuo de aes de vigilncia sanitria. execuo de polticas de controle de preos de insumos pecurios. execuo de aes junto sade do trabalhador. execuo de aes de vigilncia epidemiolgica. execuo de aes de assistncia teraputica integral. 34.

O Ministrio da Sade, atravs do Programa Nacional de Suplementao de Vitamina A, busca reduzir e controlar a deficincia nutricional dessa vitamina em crianas. Com esta medida, possvel diminuir a incidncia de (A) (B) (C) toxoplasmose congnita. escorbuto. xeroftalmia. deficincias de coagulao do sangue. anemias ferropriva.

30.

Conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade. A descrio faz referncia definio de 35. (A) (B) (C) (D) (E) Vigilncia Sanitria. Vigilncia Epidemiolgica. Vigilncia em Sade do Trabalhador. Vigilncia em Sade da Criana. Vigilncia em Sade do Idoso.

(D) (E)

O cido flico, comumente prescrito s gestantes, tem a funo de (A) (B) (C) (D) (E) manuteno esqueltica do feto. preveno de defeitos do tubo neural. preveno de anemias me e ao beb. preveno do descolamento de placenta. desenvolvimento da acurcia visual da criana.
6

Prefeitura Municipal de Botucatu Agente Tcnico Administrativo I 402 Agente de Sade Pblica

www.pciconcursos.com.br

36.

Assinale a alternativa que apresenta uma doena que deve ser pesquisada durante a gravidez, pois apresenta risco de transmisso vertical. (A) (B) (C) (D) (E) Dengue. Febre Amarela. Sarampo. Plio. AIDS.

37.

correto afirmar que a 1 vacina a ter sua cobertura finalizada foi (A) (B) (C) (D) (E) hepatite B. BCG. poliomielite. vacina trplice viral. vacina trplice bacteriana.

38.

Uma criana, que se apresenta fora de rea endmica, em sua carteira de vacinao, no necessita ter identificao da aplicao da vacina contra (A) (B) (C) (D) (E) tuberculose. difteria. febre amarela. sarampo. ttano.

39.

uma vacina opcional que pode estar descrita na carteira vacinal de uma criana residente no Estado de So Paulo. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) hepatite B. rotavrus. plio. hepatite A. sarampo.

40.

A vacina contra o vrus influenza, para maiores de 60 anos, oferecida pelo SUS, sob a forma de campanha, (A) (B) (C) (D) (E) a cada 6 (seis) meses. em 2 (duas) doses, com intervalos de 30 (trinta) dias entre as aplicaes. anualmente. em 3 (trs) doses, com intervalos de 45 (quarenta e cinco) dias entre as aplicaes. em 4 (quatro) doses, com intervalos de 3 (trs) meses entre as aplicaes.

Prefeitura Municipal de Botucatu Agente Tcnico Administrativo I 402 Agente de Sade Pblica

www.pciconcursos.com.br

También podría gustarte