Está en la página 1de 9

DICAS PARA OBTER SUCESSO NO TESTE DE AVALIAO FSICA ACABE COM O MEDO DO TESTE DE APTIDO FSICA No se intimide com

as provas do TAF. Com dedicao ao treinamento e fora de vontade voc ser capaz de superar as limitaes e passar por esse temido obstculo. A deciso j foi tomada, eu quero me tornar um funcionrio pblico. Sabemos que o caminho longo, teremos que vencer diversas etapas: escolher uma carreira de acordo com sua aptido e formao (Poder Legislativo, Executivo ou Judicirio), se inscrever em um curso preparatrio, aguardar a publicao do edital, se inscrever no concurso escolhido, continuar estudando muito e iniciar o processo seletivo. Ufa ...!!!! Quanta coisa em que se preocupar, e olha que isso no tudo, cada uma dessas etapas possui suas peculiaridades, sendo que hoje falaremos especificamente sobre uma etapa que muitos candidatos desavisados deixam sempre para ltima hora, o TESTE DE APTIDO FSICA, tambm conhecido como TAF. Os candidatos que desejarem se tornar um funcionrio pblico devero, primeiramente, obter todas as informaes a respeito da carreira escolhida. Ns temos diversos meios para obt-las, atravs da internet, revistas especializadas, reportagens semanais em jornais, entre outros. dessa maneira que voc iniciar seu planejamento de estudo/treino. Na maioria das vezes no h grandes variaes no edital de um determinado rgo pblico, com isso basta conseguir o edital do concurso anterior para voc poder obter informaes bsicas que te ajudar muito no futuro. O conhecimento de todas as etapas que compe o seu concurso de extrema importncia, principalmente se no edital constar o maldito Teste de Aptido Fsica (TAF). Para muitos candidatos, essa etapa no considerada importante, e cada um possui uma desculpa para justificar sua deciso: depois eu penso nisso, eu tenho primeiro que passar na prova de conhecimentos ..., cada coisa no seu tempo, primeiro a prova terica ..., detesto fazer exerccios, no quero me estressar com isso agora, pois vai me prejudicar na prova terica ... . Realmente, o Teste de Aptido Fsica no o primeiro desafio a ser vencido no processo de conquista de uma vaga em um concurso pblico; entretanto deixar para se preparar no ltimo momento, poder ser uma estratgia inadequada, resultando em grandes decepes e sentimento de culpa por no ter treinado por um perodo maior. Ento o que fazer? Como mudar esse cenrio? Por onde eu comeo? Quem eu procuro para me ajudar? Uma das principais preocupaes dos candidatos com relao a incluso do treinamento fsico no seu planejamento de estudos que isso poder prejudic-lo, pois ele ficar muito cansado e atrapalhar seu rendimento no dia da prova terica principalmente os que no gostam de praticar atividade fsica regularmente. Podemos afirmar que esse pensamento no correto, pois h diversos estudos cientficos comprovando que um treinamento fsico planejado e executado de forma adequada auxilia no desempenho intelectual. E outro aspecto que preocupa, que muitos candidatos preferem iniciar seu treinamento fsico aps o resultado da prova terica, e

o problema maior que na grande maioria das vezes restam no mximo duas semanas da data da divulgao do resultado da prova terica at o Teste de Aptido Fsica, o que para muitos candidatos tempo insuficiente para participar de um programa de treinamento fsico adequado. Ainda sobre esse assunto, cabe salientar que quanto menor o perodo do programa de treinamento fsico, maior ter que ser a sua intensidade, e consequentemente h um aumento significativo na probabilidade da ocorrncia de leses musculoesquelticas. Outro aspecto extremamente relevante, sobre como treinar para obter sucesso no Teste de Aptido Fsica, a escolha dos profissionais para trein-lo. Evite procurar pseudos-treinadores, aquele amigo que gosta de fazer exerccios fsicos e disse para voc que poderia trein-lo, ESQUEA!!!! O primeiro passo procurar profissionais de Educao Fsica com registro no Conselho Regional de Educao Fsica (CREF) de seu Estado e que tenha experincia com treinamento fsico para concursos pblicos, ou seja, voc quer um servio especfico para obter xito numa bateria de testes fsicos com ndices predeterminados. Lembrem-se o Teste de Aptido Fsica a nica etapa do processo de seleo, onde o gabarito se encontra publicado no edital. A escolha do profissional fundamental para o seu rendimento no TAF. Diversos sero os desafios para um candidato a um cargo pblico, cabe aos profissionais da rea procurar todos meios para facilitar essa longa caminhada, tornando-a menos desgastante possvel, atravs de informaes precisas e objetivas. Claro que tudo ir depender do empenho do candidato, pois no basta estar matriculado no melhor curso preparatrio ou contratar o melhor personal trainer que tudo se resolver automaticamente. A participao de corpo e alma por parte do candidato imprescindvel para seu sucesso no futuro, no deixe para depois o que voc pode iniciar hoje. E claro, boa sorte. DICAS PARA OBTER SUCESSO NO TESTE DE APTIDO FSICA: O Teste de Aptido Fsica no deve ser considerado o bicho papo do processo seletivo para um concurso pblico, uma vez que todos os testes fsicos (corrida, abdominal, flexo, barra, salto em altura, entre outros), assim como os ndices que devero ser realizados pelos candidatos fazem parte do edital do concurso. No existe o fator surpresa. O Professor da EFFSICA - Elon Junior, pioneiro na rea de treinamento fsico para concurso pblico, diz que um dos maiores problemas a procura da maioria dos candidatos, procura o treinamento faltando uma semana para o dia do TAF, e muitos deles deixavam de realizar seu sonho de ser funcionrio pblico em virtude dessa escolha. Anote a algumas dicas imprescindveis para que voc obtenha sucesso nos prximos testes fsicos:

1. importante estar com a sade 100%, com isso, realize, pelo menos, os seguintes exames mdicos: eletrocardiograma de repouso, teste de esforo e exame de sangue (hemograma completo); 2. Procure o quanto antes um profissional de Educao Fsica com registro no CREF de seu Estado, com experincia em treinamento fsico para concursos pblicos, esse detalhe muito importante, pois muitos candidatos se matriculam em uma academia de ginstica e imaginam que seus problemas esto resolvidos. Ledo engano, um programa de treinamento fsico para concurso pblico deve trabalhar a especificidade, ou seja, trabalhar os gestos esportivos que mais se aproximam do que ser realizado no dia do teste fsico. O trabalho na academia um complemento do programa de treinamento fsico; 3. No aceite ajuda de amigos que se dizem treinadores, a probabilidade de leso aumenta e o ndice de aprovao diminui significativamente; 4. No deixe para treinar na ltima hora, inicie seu treinamento fsico assim que souber que o concurso est confirmado; 5. O perodo ideal para realizar um treinamento fsico de 6 meses, e no mnimo 3 meses; entretanto, cabe salientar que cada caso um caso, tudo depender do perfil do candidato (nvel de aptido fsica, disponibilidade de tempo, entre outros fatores).

Testes de Aptido Fsica


Capacidades motoras
Flexibilidade Capacidade motora que permite executar movimentos de grande amplitude, atravs da elasticidade muscular e da mobilidade articular. Tem como variantes a flexibilidade geral e a flexibilidade especfica. Velocidade Capacidade motora que permite realizar movimentos (aes motoras) no menor tempo possvel. Tem como variantes a velocidade de reao, a velocidade de execuo e a velocidade de repetio. Fora Capacidade motora que permite vencer uma resistncia exterior, com base na contrao muscular. Tem como variantes a fora mxima, a fora rpida e a fora resistente.

Para treinar a fora, indispensvel considerar a intensidade da carga, a durao do esforo, o nmero de repeties, o nmero de sries e os respectivos intervalos de recuperao. Resistncia Capacidade motora que permite realizar um esforo relativamente longo, resistindo fadiga, e que permite uma rpida recuperao depois dos esforos. Tem como variantes a resistncia aerbia (que implica um equilbrio entre o oxignio gasto e o recebido) e a resistncia anaerbia (que implica esforos com dvida de oxignio). Destreza Geral Capacidade motora que permite a realizao de movimentos com preciso, agilidade e sem hesitao.

Flexibilidade
Exerccio: Senta e alcana Material: Caixa com 35cm de altura sobre a qual se coloca uma fita mtrica ou rgua, folhas de registro e caneta. Objetivo: Conseguir alcanar a distncia mxima dos lados direito e esquerdo. Execuo: Coloca-se sobre a caixa uma fita mtrica ou rgua com 30 cm de comprimento (o ponto 0 o mais prximo do aluno). O aluno senta-se, com ambas as pernas esticadas. Estas devem estar encostadas extremidade mais prxima da caixa. Os braos esto estendidos para frente,

as mos so colocadas de forma paralela e sobre a fita ou rgua. O aluno flete o tronco para frente, onde dever manter-se nessa posio durante 1 segundo para se registrar o resultado, ou seja, medir a distncia alcanada pelos dedos da mo.

Fora Mdia
Exerccio: Abdominais Material: Colches de ginstica, folhas de registro e caneta. Objetivo: Realizar o maior nmero possvel de abdominais, em 30 segundos. Execuo: Partindo da posio de deitado no solo em decbito dorsal, com as pernas flectidas e unidas e com as mos atrs da nuca, os alunos tero de realizar o maior nmero de flexes do tronco, em 30 segundos.

Fora Superior
Exerccio: Suspenso de braos Material: Uma barra fixa, a uma altura a que os alunos no a consigam alcanar com os ps no solo, folhas de registro e caneta. Objetivo: Aguentar o mximo tempo possvel mantendo a suspenso de braos e o queixo acima do nvel da barra.

Execuo: Agarrar a barra, elevar-se at a posio em que o queixo est acima do nvel da barra. Manter essa posio o mximo tempo possvel sem oscilar o corpo.

Fora Inferior
Exerccio: Impulso Horizontal

Material: Fita mtrica, folhas de registro e caneta. Objetivo: Saltar a mxima distancia possvel, atingindo ou ultrapassando nvel de prestao definido. Execuo: O aluno coloca-se com os ps juntos, com as pontas dos sapatos na linha correspondente ao zero. Com a ajuda dos braos, o aluno deve saltar o mais longe possvel, devendo estabilizar a recepo na posio de p. O ponto da marcao na extremidade do calcanhar que ficou mais recuado. Repetir a prova considerando o melhor valor.

Resistncia
Exerccio: Corrida da milha (1609 metros) Material: Pista de corrida (onde se possa determinar um percurso de 1609 m), cronmetro, folhas de registro e caneta.

Objetivo: Correr esse percurso no menor tempo possvel, num ritmo regular. Execuo: Para cada aluno determinado o colega que fica encarregado de registrar o nmero de voltas. Ao sinal de partida procurar efetuar esse percurso mantendo um ritmo constante e no menor tempo possvel.

Destreza Geral
Exerccio: 4x10 metros Material: Cronmetro, duas bolas, dois arcos, folhas de registro e caneta. Objetivo: Realizar os 4 percursos no menor tempo possvel. Execuo: Num percurso determinado (2 linhas de 10 metros, tendo nas respectivas extremidades um arco). Partir do ponto inicial para ir apanhar um objecto (bola) e traze-lo para a partida, colocando-o no respectivo arco; fazer o percurso duas vezes sem parar. Cronometrar o tempo gasto.

Velocidade
Exerccio: Corrida de 50 metros Material: Pista (onde se possa determinar um percurso de 50 m), cronmetro, folhas de registro e caneta. Objetivo: Percorrer os 50 metros no menor tempo possvel. Execuo: Realizando a partida a dois apoios, os alunos realizaro uma corrida de 50m em linha recta, tentando fazer esta no menor tempo possvel.

Bibliografia:
BATISTA P.; RGO L.; AZEVEDO A.. (2002). Em Movimento 3 Ciclo 789. Porto: Edies Asa. COSTA M.; COSTA A. (2001) Na aula de educao fsica 7/8/9. Porto: Arial Editores COSTA M.; COSTA A. (2002) Na aula de educao fsica 7/8/9. Porto: Arial Editores ROMO P.; PAIS S. (2002). Educao Fsica - 1 Parte 7/8/9.Porto: Porto Editora.

También podría gustarte