Está en la página 1de 4

CESPE / UnB ANP

CONHECIMENTOS BSICOS
De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras, que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse e que teclar corresponda operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.
1

10

13

16

19

22

25

Hoje, o petrleo e o carvo so responsveis pela maior parte da gerao de energia no mundo e h poucas perspectivas de mudanas da matriz energtica mundial, em um futuro prximo. Sabe-se que o processo de combusto de combustveis fsseis atualmente empregado bastante ineficiente e perdida boa parte da energia gerada. Relativamente ao petrleo, enquanto uma revoluo tecnolgica na rea de energia no chega, busca-se conhecer melhor essa matria-prima e trabalha-se para torn-la mais eficiente. No fim do sculo XIX, o aumento da procura do petrleo decorreu principalmente da necessidade de querosene para iluminao em substituio ao leo de baleia, que se tornava cada vez mais caro. Produtos como a gasolina ou o dsel eram simplesmente descartados. Na poca, o querosene de qualidade era aquele que no incorporava fraes correspondentes a gasolina, pois haveria probabilidade de exploso, ou a dsel, que geraria uma chama fuliginosa. A ttulo de curiosidade, a cor azul preponderante em companhias de petrleo derivou da cor das latas de querosene que no explodiam, como representao de seu selo de qualidade. No futuro, talvez daqui a 50 ou 100 anos, olhando para trs, perceba-se o desperdcio da queima dessa matria-prima to rica!
Cludio Augusto Oller Nascimento e Lincoln Fernando Lautenschlager Moro. Petrleo: energia do presente, matria-prima do futuro? In: Revista USP, n. 89, 2011, p. 90-7 (com adaptaes).

No haveria prejuzo para a correo gramatical e o sentido geral do texto, caso o trecho No fim do sculo XIX, o aumento (...) cada vez mais caro. (.12-15) fosse assim reescrito: O aumento na procura de petrleo no sculo XIX se deu principalmente em razo da necessidade de querosene para substituir ao leo de baleia que tornava-se, cada vez mais, caro para iluminao.

Em o querosene de qualidade era aquele que no incorporava fraes correspondentes a gasolina, pois haveria probabilidade de exploso, ou a dsel, que geraria uma chama fuliginosa (.17-20), sem provocar incorreo gramatical, poder-se-ia empregar o acento indicativo de crase em a gasolina, desde que a expresso a dsel fosse alterada para ao dsel, para manter o paralelismo.

Pela estruturao gramatical e pelos sentidos do texto, conclui-se que, em torn-la (.11), a forma la, refere-se expresso essa matria-prima (.10), que, por sua vez, retoma petrleo (.8).

Se, em vez de o aumento da procura do petrleo decorreu principalmente da necessidade de querosene (.12-14), fosse escrito do aumento da procura do petrleo decorreu principalmente a necessidade de querosene, no haveria prejuzo da correo gramatical nem do sentido original do texto.

10

Permanece gramaticalmente correto o trecho Produtos como a gasolina ou o dsel eram simplesmente descartados (.15-16) se reescrito da seguinte forma: Simplesmente, descartava-se produtos tais como a gasolina e o dsel.

Com relao s ideias e s estruturas gramaticais do texto, julgue os itens de 1 a 10.


1

Depreende-se do texto que, no passado, houve grande desperdcio de matrias-primas derivadas do petrleo, como o descarte de gasolina e de dsel. As expresses Hoje (.1), No fim do sculo XIX (.12), Na poca (.17) e No futuro (.24) estabelecem, no texto, encadeamento de ideias de temporalidade. Caso a expresso combustveis fsseis (.6) fosse substituda pela forma no singular combustvel fssil, o perodo em que essa expresso se insere se tornaria ambguo. O vocbulo combusto (.5) empregado, no texto, em sentido conotativo, com o significado de queima. A orao introduzida pelo elemento que (.5) funciona como sujeito da orao que inicia o perodo.

Acerca da linguagem e do formato empregados na redao de correspondncias oficiais, julgue os itens de 11 a 18.
11

Com vistas agilidade e para evitar o desnecessrio aumento do nmero de comunicaes, recomenda-se que os despachos ao memorando sejam efetuados no prprio documento e, se faltar espao, em folha de continuao.

4 5

12

No que se refere redao de um memorando, que se caracteriza como comunicao interna, dispensa-se, ao contrrio do ofcio, a indicao de endereamento do destinatrio no cabealho ou no rodap da pgina.
Pgina 1

CESPE / UnB ANP 13

Na redao de uma ata, devem-se relatar exaustivamente, com o mximo de detalhamento possvel, incluindo-se os aspectos subjetivos, as discusses, as propostas, as resolues e as deliberaes ocorridas em reunies e eventos que exigem registro.

Brazil government, states jockey in fight over oil wealth BRASLIA Brazils government is rallying its forces to try to avoid the possibility of a rebellion in a heated dispute over the distribution of wealth from the countrys oil fields. Lawmakers and governors representing 24 Brazilian states that produce little or no oil are upset with President Dilma Rousseffs decision to veto some parts of the legislation, which they say will reduce their revenue from existing oil contracts by around 12 billion Brazilian reais ($5.7 billion) of royalties a year. Ms. Rousseff vetoed those parts of the bill just as her predecessor, Luiz Incio Lula da Silva, did in 2010. Otherwise the legislation would reassign revenue that had already been allocated to oil-producing states, primarily Rio de Janeiro, So Paulo and Esprito Santo. The three states are home to most of Brazils existing oil production. Output is expected to rise sharply in coming years as the country starts to tap vast new fields found off the countrys southeast coast. Developing them still poses a huge challenge, as they lie beneath deep Atlantic waters and several kilometers of rock and a shifting layer of salt. The emphasis of the legislation, according to the government, should be on the new oil wealth expected to flow from the new fields that have not yet started production. Politicians from the non-producing states who have an overwhelming majority in both houses of Congress are trying to drum up support to override the veto. There are signs of support in the lower house, which had already approved it once. They are also now working on gaining support in the Senate. A simple majority is needed in a joint session of congress to override the veto. Supporters of the government said an override would send the matter to the courts, which would further postpone plans to get oil exploration and development back on track after years of delays. Some of the governments most senior allies in Congress, including Lower House Speaker Marco Maia and Sen. Wellington Dias, both of Ms. Rousseffs Workers Party, have shown less than full enthusiasm for the administrations position. Sen. Dias said the government could appease the nonproducing states by simply allocating more money their way. The federal government wants to funnel all of its proceeds from the oil wealth into a fund for education; Sen. Dias said that instead, a part of it could be set aside for other purposes.
Internet: www.nasdaq.com (adapted).

14

O relatrio, que deve ser reproduzido em tantas cpias quantos forem os destinatrios, refere-se correspondncia oficial dirigida a pessoas ou unidades da instituio remetente, para a transmisso de comunicados, informaes, ordens ou instrues gerais.

15

Ao redigir uma declarao no mbito de um dos setores da Agncia Nacional do Petrleo, o remetente dever empregar linguagem simples e despretensiosa e dever dirigir-se ao destinatrio, o diretor de determinado setor, por exemplo, da seguinte forma: Vossa Excelncia conheces o assunto a ser tratado.

16

Com

vistas

ao

atendimento

das

caractersticas

dos

documentos oficiais, recomenda-se que os textos dos documentos sejam escritos em linguagem clara, concisa e objetiva, preferencialmente em terceira pessoa do singular ou em primeira pessoa do plural, primando-se pela sistematicidade desse emprego, de modo que no haja verbos conjugados em mais de uma pessoa ou com interferncia da individualidade do elaborador.
17

O ofcio correspondncia destinada a tratar de assuntos oficiais pelos rgos ou entidades da administrao pblica entre si ou com cidados em geral.

18

Considere o modelo de documento apresentado a seguir. Senhor Chefe do Setor de Pessoal da ANP, Maria das Neves, servidora lotada nesse setor, vem, respeitosamente, presena de Vossa Senhoria, solicitar a expedio de documentos necessrios sua transferncia para outro setor, tendo em vista autorizao superior, em anexo. Nestes termos, pede deferimento. Braslia, 13 de fevereiro de 2013. _______ (Assinatura) Pelo contedo e estrutura apresentados, conclui-se que esse documento um atestado.

According to the text above, judge the following items.


19 20

Rio de Janeiro, So Paulo and Esprito Santo are responsible for most of the Brazilian oil production. President Dilma Rousseff has reiterated the decision president Luiz Incio Lula da Silva had made in the past and vetoed the bill. It can be inferred from the text that if the bill is fully approved, it is likely that politicians representing Rio de Janeiro, So Paulo e Esprito Santo will take the matter to court, which would delay the tapping of the newly-found pre-salt oil areas. Sen. Dias suggests the federal government should redistribute money from already existing education funds to other purposes, in other to avoid further disagreements with the non-producing states.
Pgina 2

21

22

CESPE / UnB ANP

Em relao a conceitos de informtica, julgue os itens seguintes. 23 A recente verso do navegador Internet Explorer possibilita o encaminhamento de email diretamente pelo aplicativo Outlook Express e a insero, no aplicativo Word, de resultados de pesquisa da Internet selecionados, sem a necessidade de sair da tela de navegao. 24 Firewall um dispositivo eletrnico que estabelece regras de segurana que propiciam maior velocidade de acesso Internet a partir de redes wireless. 25 possvel vincular ao Word 2010 uma planilha eletrnica originalmente desenvolvida no Excel. 26 Bancos de dados podem ser organizados em tabelas relacionais, que facilitam o armazenamento e a busca de informaes. No que concerne organizao administrativa e administrao pblica direta e indireta, julgue os itens subsequentes. 27 Compete s agncias reguladoras controlar as atividades que constituem objeto de concesso ou permisso de servio pblico ou de atividade econmica monopolizada pelo Estado, a exemplo da ANP. 28 O pessoal das empresas pblicas, das sociedades de economia mista e das agncias reguladoras, como regra, se submete ao regime trabalhista comum, prprio da Consolidao das Leis do Trabalho. 29 A administrao direta composta de todos os rgos dos entes polticos, inclusive os rgos do Poder Judicirio e do Legislativo. Acerca de ato administrativo e poderes administrativos, julgue os itens que se seguem. 30 Poder regulamentar tem por finalidade complementar as leis no intuito de possibilitar sua execuo. A finalidade do poder discricionrio propiciar a prtica de atos administrativos insuscetveis de controle do Poder Judicirio. 31 A autorizao em que a administrao reconhece que um particular detentor de um direito subjetivo configura um ato administrativo vinculado. No que se refere Lei n. 8.666/1993, julgue o item abaixo. 32 Em consonncia com a previso constitucional de observncia do procedimento licitatrio no mbito da administrao pblica, no admissvel, em nenhuma hiptese, o contrato verbal. Com base na Constituio Federal de 1988 e na legislao vigente, julgue os itens a seguir. 33 Considere a situao em que um brasileiro nato, aps vinte anos de residncia no Brasil, tenha passado a residir em outro pas por ter conseguido melhor oportunidade de emprego. Considere, ainda, que, aps anos de trabalho, tenha requerido, voluntariamente, a naturalizao daquele pas. Nessa situao, a nacionalidade brasileira ser mantida, pois o nato no a perde. 34 Considere que determinado autor falea um dia aps o lanamento de sua obra e deixe herdeiros. Nessa situao, o direito exclusivo de publicao ser transmitido aos herdeiros por tempo indeterminado. Com relao organizao do Estado, administrao pblica e s finanas pblicas, julgue os itens seguintes. 35 Mesmo quando um servidor perde a funo pblica por atos de improbidade administrativa, ele ainda pode responder criminalmente por tais atos. 36 O fato de a Unio publicar determinada lei com normas gerais sobre educao e cultura no impede os estados da Federao exercerem suas competncias suplementares. 37 Poder o Banco Central do Brasil comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional com o objetivo, por exemplo, de regular a taxa de juros.

Julgue os itens que se seguem, acerca das cadeias produtivas de petrleo e gs natural. 38 As atividades downstream da cadeia produtiva de petrleo se caracterizam pelas oportunidades de economia de escala e as atividades upstream, pelos riscos elevados. 39 O transporte de gs natural mais atrativo em gasodutos quando as distncias so longas, contudo, em relao ao gs natural liquefeito, os gasodutos so mais atrativos para distncias curtas. Em relao a valores mdios internacionais nas atividades de explorao e produo de petrleo, julgue os prximos itens. 40 Entre as atividades de explorao, desenvolvimento e produo, o desenvolvimento tem maior representatividade nos custos totais. 41 Mesmo com o avano de tcnicas de geologia e geofsica, a maior parte das perfuraes de explorao resulta em poos secos. 42 As atividades de geologia representam a maior parte dos custos totais da explorao de petrleo. A descoberta do pr-sal exigiu um novo marco regulatrio da indstria brasileira de petrleo que, entre outras medidas, introduziu o regime de partilha para a explorao e produo de petrleo. Com relao a esse assunto, julgue os itens a seguir. 43 O regime de partilha aumenta os riscos enfrentados pelas empresas operadoras de petrleo. 44 O regime de concesses deixar de ser aplicado em novos contratos de explorao e produo de petrleo. A Organizao dos Pases Produtores e Exportadores de Petrleo (OPEP), criada em 1963, passou a ser mais atuante a partir da dcada de 70 do sculo XX. Julgue o item abaixo, acerca desse tema. 45 A OPEP tem efetividade limitada pela dificuldade de coordenar as decises de produo dos pases membros. No que se refere proteo ambiental determinada na Constituio Federal de 1988, na Poltica Nacional do Meio Ambiente, no Sistema Nacional de Meio Ambiente (Lei n. 6.938/1981) e nas resolues CONAMA n. 1/1986 e n. 237/1997, julgue os itens seguintes. Nesse sentido, considere que a sigla EIA, sempre que utilizada, refere-se a Estudo de Impacto Ambiental. 46 competncia comum da Unio, estados e municpios proteger o meio ambiente e combater a poluio em todas as suas formas. Assim, as normas de cooperao federativa so fixadas por lei complementar, que visa o equilbrio do desenvolvimento e o bem-estar humano em mbito nacional. 47 Entre os deveres constitucionais ambientais impostos ao poder pblico, h a determinao de que os governos incentivem a criao de pequenas e mdias empresas para desenvolverem atividades cujas tcnicas e mtodos no impliquem riscos vida ou ao meio ambiente. 48 O licenciamento ambiental instrumento da Poltica Nacional do Meio Ambiente, exigido para os casos em que o poluidor no tenha cumprido medidas de preservao ambiental, de modo a recuperar ou a indenizar os danos causados. 49 A elaborao do EIA deve conter concluses a serem refletidas no respectivo relatrio de impacto ambiental, o qual necessita ser apresentado de forma objetiva e adequada, em linguagem acessvel e ilustrado por diversas tcnicas de comunicao visual, de modo que proporcione ao pblico interessado o entendimento acerca das vantagens e das desvantagens do projeto a ser implantado, alm das suas consequncias ambientais. 50 Os profissionais habilitados envolvidos na elaborao do EIA sujeitam-se possibilidade de aplicao de sanes nas esferas civil, penal e administrativas quanto s informaes prestadas, exceto o empreendedor, que apenas custeia o estudo ambiental.
Pgina 3

También podría gustarte