Está en la página 1de 51

Prof.

Cleber Affonso Angeluci


Organizador

Grupo de estudos: O Direito de Famlia Contemporneo

Ficha Catalogrfica

ANGELUCI, Cleber Affonso [org.] Cartilha de Direito de Famlia / Faculdade de Cincias Gerenciais de Dracena CESD 2009 Dracena: publicao Cd-Room, Vol. 1, 2009.

Anual 1. Direito 2.Sociedade 3.Direito de Famlia. I. Faculdade de Cincias Gerenciais de Dracena - CESD CDD:340

Colaboradores
Amanda Las Tanaka Ana Cludia Vieira Moura Andra Cristina Cavalcante Farias Brbara Cristina Ulbano Bachega Camila Bordoni Camila Ussifati Rodrigues Camila Silvia Sobu Valero Dbora da Silva Marqueti Gislaine Cezrio de Lima Irma Galliotti Pereira Izabel Cristina Arelhano Karen Paola Tanaka Lvia Tieko Cervo Maceno Marcia Mitiko Sato Carli Mariana Karam Mnica Brigago Natlia Daniel Meira Paulo Srgio Teixeira Rafael Bratfich Goulart Rodrigo Valverde da Silva Rosngela Almeida de Oliveira Valria Aurelina da Silva Leite Valdir Segura Jnior Willian Altali da Silva Agudo

Sumrio
VERBETE

Pg. 05 07 10 11 13 14 15
Fiana

VERBETE

Pg. 28

Apresentao Abandono Afetivo Afinidade Alienao Parental Capacidade Celebrao do Casamento Companheiro

Filhos
Guarda Compartilhada Homoafetividade Impedimento Matrimonial Investigao de Paternidade Mediao Familiar Menor Impbere Monogamia Nascituro Pacto Antenupcial Parentesco Poder Familiar Procurao para Casamento Regime de Bens Separao Unio Estvel Bibliografia

29
30 31 33 35 36 38 39 40 41 42 43 44 45 47 48 50
4

Concubinato
Curatela Dano Moral Dever no Casamento Dissoluo de Sociedade Conjugal Divrcio DNA Doao Familia Anaparental Famlia Eudemonista Famlia Monoparental

16
17 18 19 21 22 23 24 25 26 27

Apresentao
A famlia contempornea est passando por profundas transformaes que esto sendo sentidas em todos os setores da sociedade, tendo em vista a sua importncia na formao e estrutura do Estado. Assim, visando divulgar as definies prprias e atuais dos temas relacionados com o direito de famlia, de forma didtica e acessvel, foram abordados conceitos de relevncia referentes ao assunto. Trata-se de uma proposta sria e integradora do Curso de Direito da Faculdade de Cincias Gerenciais de Dracena (CESD), a partir das pesquisas realizadas pelos alunos participantes do grupo de estudos O direito de famlia contemporneo buscando a proximidade da sociedade e da comunidade acadmica. Este trabalho resultado da dedicao cientfica dos alunos que esto sendo preparados para a atuao, como futuros profissionais da rea jurdica, numa formao humanista e fraterna, amparadas nos ideais da justia. O seu objetivo maior permitir populao em geral a aproximao com temas relacionados famlia e ao direito de famlia, tendo em vista sua ntima presena na formao da pessoa em suas bases e estruturas, pois no se pode falar em dignidade humana, sem falar em famlia. Pretende-se, num primeiro momento, a integrao sociedade/faculdade/futuros profissionais, num verdadeiro dilogo, em busca de respostas e acalento para as modificaes que esto sendo diuturnamente sentidas. Conhecendo as expresses bsicas deste to importante ramo do Direito, certamente a discusso acerca do tema tender a ser mais interessante e aprofundada, estreitando as bases para a melhor compreenso do fenmeno da mutao social, permitindo-se aos futuros profissionais uma atuao mais efetiva e humana.
5

Abandono Afetivo

Por: Ana Claudia Vieira Moura Tavares Irma Galliotti Pereira Willian Altali S. Agudo

O abandono afetivo a ausncia dos pais (um ou ambos) com relao ao exerccio do poder familiar sobre os filhos, caracterizando-se pelo descumprimento de deveres como criao, educao, formao moral, afeto, ateno. Estes so deveres dos pais, essenciais formao emocional, intelectual e psquica da pessoa, tendo em vista ser a famlia a estrutura bsica ao desenvolvimento saudvel da personalidade humana. Assunto recente e polmico referente ao abandono se trata da possibilidade de indenizao de filhos que sofreram abandono afetivo, como meio de tentar compensar o sofrimento vivido. dever dos pais proporcionar a seus filhos as condies necessrias a subsistncia material e emocional, para que tenham uma vida digna, pois a assistncia material sem o afeto, ateno, carinho e convivncia no suficiente, porque a ausncia destes traz consequncias graves, profundas e negativas para os filhos. Dispositivos legais sobre a proteo dos filhos podem ser encontrados na Constituio Federal, Cdigo Civil, Estatuto da Criana e do Adolescente. A falta do cumprimento do dever de alimentos para a subsistncia dos filhos configura crime de abandono material (art. 244 do Cdigo Penal); bem como o no cumprimento do dever de instruo, crime de abandono intelectual (art. 246 do Cdigo Penal).

Abandono Afetivo
A falta do afeto por parte dos pais prejudica a formao saudvel da personalidade dos filhos, o que fere a dignidade humana dos mesmos. A negligncia afetiva dos pais no condiz com correto exerccio do poder familiar, gerando danos morais com graves conseqncias aos filhos. Danos morais, que como afirmam Cenezim (2006) e Costa (2008) tm origem no Princpio da afetividade e no Princpio da dignidade da pessoa humana. Contrariamente, outros argumentam no ser possvel uma sentena condenatria dessa natureza invocar sentimentos e obrigaes que nunca existiram, podendo a coao despertar sentimentos nocivos (mgoa, vingana e raiva) que distanciaro ainda mais a relao. Aldrovandi e Simioni (2006) citam dois julgados nos quais o pai foi condenado a pagar indenizao por abandono afetivo, ressaltando porm, que os filhos envolvidos, ao serem entrevistados a cerca da relao que se estabeleceu posteriormente com seus respectivos pais, afirmaram ter havido distanciamento ainda maior que impossibilitou qualquer perspectiva de perdo e conciliao. Difcil tambm adentrar no mundo subjetivo de algum que tenha sofrido abandono afetivo e compreender quais as reais motivaes que o levam a buscar essa reparao: uma tentativa de compensar o sofrimento vivido ou um mero e ambicioso meio de obter vantagem financeira? E no caso de indenizao cabvel, at que ponto esta cumpre com sua funo?
8

Abandono Afetivo
fato que o amor no se compra, construindo-se e conquistando-se dia a dia. Todavia, se por um lado no se pode forar ou recuperar o amor por meio de reparaes pecunirias; por outro lado, traduz-se numa maneira de alertar as pessoas para a paternidade responsvel, visto existirem mtodos prticos para se estabelecer um planejamento familiar. Ademais, imperioso que o ordenamento jurdico brasileiro, que prima por valores como dignidade da pessoa humana, tica e moral, busque meios de tentar garant-los aos filhos, que sero os pais de amanh e continuaro a solidificar esses importantes valores.

Afinidade
Por: Mrcia Mitiko Sato Carli

Consiste no parentesco que se adquire com o casamento ou unio estvel, ou seja, a relao com os pais, irmos e filhos do cnjuge ou companheiro. Assim, o marido ou companheiro torna-se parente por afinidade dos parentes de sua mulher ou companheira, como acontece entre sogro e nora, madrasta e enteado, cunhado, etc, e vice-versa. Portanto, marido e mulher no so parentes entre si, mas sim causa de parentesco por afinidade em relao aos seus parentes, ou seja, do casamento ou da unio estvel originaram os laos de parentescos com outros indivduos da famlia. Em relao aos pais do cnjuge (sogros), a afinidade em linha reta e no se desfaz com o rompimento do vnculo matrimonial (divrcio ou morte), permanecendo o impedimento para o casamento. Os irmos da esposa so parentes por afinidade em relao ao marido, em linha colateral (cunhado e cunhada), a afinidade em linha colateral no constitui empecilho ao casamento (Gonalves, 2008, p.56), isso quer dizer que aps o divrcio ou a morte, pode haver casamento entre ex-cunhados. Importante que afinidade no gera afinidade, ou seja, o marido de sua cunhada no seu parente; o mesmo vale para os colaterais. Nesta linha, o parente por afinidade no vai alm do segundo grau (irmos), assim, com o casamento ou unio estvel, uma pessoa tornase afim com os irmos o cnjuge, dessa forma, cunhados sero parentes por afinidade em 2 grau.
10

Alienao Parental
Por: Karen Paola Tanaka

A sndrome da alienao parental tambm conhecida pela sigla em ingls PAS bastante comum em situaes em que um dos cnjuges, depois de um divrcio ou separao, manipula a criana (filhos) fazendo com que sejam rompidos os laos afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e medo em relao a ele. Os casos mais freqentes esto relacionados a situaes onde a ruptura do relacionamento dos pais, gera em um deles, inconformado, uma tendncia de vingana, desmoralizao, destruio e descrdito do outro. Ao ver o pai ou a me com o interesse em preservar a convivncia com o filho ou filha, o outro quer vingar-se, tentando influenciar a criana ou adolescente para se afastar. Assim, neste processo vingativo, o filho quem acaba sendo utilizado como um instrumento de agressividade direcionada ao ex-parceiro ou ex-parceira. O pai ou a me a quem foi dada a guarda da criana, vale-se de comportamentos manipuladores, induzindo a criana a criar uma m impresso do outro genitor, usando-se de expresses como: seu pai abandonou voc, voc deveria sentir vergonha de seu pai, seu pai no se importa com voc, seu pai no d dinheiro suficiente para manter voc, dentre outras situaes, o mesmo valendo em relao me. Para o psiclogo Douglas Darnall, alienao parental consiste em qualquer atitude por parte de um dos genitores, mesmo antes de uma separao conjugal, para denegrir ou dificultar a relao da prole com outro genitor.
11

Alienao Parental
Ao destruir a relao do filho com o pai, a me assume o controle total, e assim a criana ir perdendo todo o respeito e admirao pelo pai, desenvolvendo um sentimento de rancor e dio sem justificativa. Nem mesmo a me distingue mais a verdade da mentira, e a sua verdade passa a ser uma realidade para o filho, que vive com personagens fantasiosos, implantando-se assim falsas memrias, comportamento que tambm pode ser realizado pelo pai em relao me. Certo que as conseqncias so muito graves: desde comportamento agressivo, baixa auto-estima, agressividade sem motivos, dentre outras, at tendncias depressivas e suicidas, o que acaba comprometendo o desenvolvimento sadio da criana. Neste jogo de manipulao, so usadas todas e quaisquer formas contrrias, inclusive a afirmao de ter sido o filho vtima de abuso sexual, o que torna a situao ainda mais complexa e delicada, pois nem sempre a criana consegue discernir que est sendo manipulada e passa a acreditar naquilo que lhe foi dito. Importante ressaltar que o maior prejudicado nesta situao o filho ou filha que se v influenciado falsamente e, as vezes, inconscientemente, por um dos pais, sendo de extrema importncia, nestas situaes o acompanhamento de profissional tcnico qualificado.

12

Capacidade
Por: Andra Cristina Cavalcante

a aptido da pessoa para exercer, por si mesma, os atos da vida civil. A capacidade de uma pessoa fsica ou de personalidade jurdica a possibilidade dela exercer pessoalmente os atos da vida civil adquirindo direitos e contraindo obrigaes, que capacidade de gozo ou de direito. Toda pessoa, independentemente de idade, cor, raa ou mesmo de sanidade mental gozam de capacidade de direito ou de gozo, mas, no possuem a capacidade de fato ou de exerccio. At mesmo antes de nascer, o nascituro tem seus direitos reconhecidos conforme o artigo 2 do Cdigo Civil, muito embora, no tenha personalidade civil. A capacidade de direito no pode ser recusada ao indivduo, sob pena de se negar sua qualidade de pessoa, entretanto, a capacidade pode sofrer restries legais no seu exerccio. A capacidade da pessoa natural limitada ou plena, pois uma pessoa pode ter o gozo de um direito, sem ter o exerccio por ser incapaz ou possuir as duas espcies de capacidade (de fato e de exerccio). Existem pessoas que no podem exercer atos da vida civil por faltarem requisitos materiais, como maioridade, sade, desenvolvimento mental etc., estas so consideradas incapazes, absolutamente ou relativamente, mesmo assim, h proteo legal a elas, determinando que seus atos sejam realizados com a participao de outra pessoa, que as representa ou assiste. A capacidade civil plena ocorre aos 18 anos.

13

Celebrao do Casamento
Por: Nathlia Daniel Meira

O casamento cercado de um verdadeiro ritual, exigindo-se formas essenciais para sua validade, que lhe atribuem seriedade e certeza, j que este o ponto de partida para a constituio de uma famlia. Sem a observncia destas formalidades, o casamento ser nulo ou mesmo inexistente. Estando habilitados com a certido, o casal deve pedir autoridade que ir celebrar o casamento, que determine o dia, hora e local para sua celebrao. O local via de regra na sede do prprio Cartrio, mas pode o casal com o consentimento do juiz indicar outro lugar, podendo este ser pblico ou particular, o importante que as portas do local permaneam abertas, permitindo a entrada de qualquer pessoa, dando assim publicidade ao ato e permitindo a alegao de eventuais impedimentos. No tocante a hora, poder o casamento ser realizado durante o dia ou noite e em qualquer dia, inclusive nos feriados e finais de semana. Chegado o dia determinado devero estar presentes: o casal, em pessoa ou procurador, as testemunhas e o oficial do registro. Ento perante o juiz cada uma dos noivos dever manifestar sua vontade de estabelecer um vnculo conjugal, assim o juiz os declarar casados nos seguintes termos: de acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados, estando, dessa forma, celebrado o casamento.
14

Companheiro

Por: Willian Altali S. Agudo

Companheiro e companheira em nossa legislao atual compara-se muito ao cnjuge, pois trata-se do parceiro(a) que vive junto em relao afetiva, duradoura e pblica, com o objetivo de constituir famlia, hoje reconhecida como unio estvel. Antes de a Constituio Federal ter reconhecido a unio estvel como entidade familiar, facilitando a sua converso em casamento, outras legislaes esparsas j equiparavam a figura do companheiro com a do cnjuge, como por exemplo, a legislao que trata do acidente de trabalho, Lei n 3724 de 1919, estabelecendo que se fosse comprovado que a companheira era sustentada pelo homem, esta seria equiparada esposa. Nesse mesmo sentido surgiu a Lei da Previdncia Social permitindo que: a companheira fosse includa como dependente desde que o falecido no tivesse expressamente declarado a existncia de dependentes. A Lei de Registros Pblicos n 6015/73 inovou ao autorizar que a mulher que fosse solteira, separada judicialmente ou viva, companheira de homem em uma dessas condies, pudesse requerer fosse averbado o nome do companheiro em seu registro de nascimento. Assim, a partir da Constituio Federal de 1988, a unio estvel passou a ser considerada entidade familiar, buscando dia-a-dia o reconhecimento de direitos s pessoas que vivem sob esta forma de famlia, no apenas equiparando a sua situao ao do cnjuge, at mesmo porqu, de cnjuge no se trata, mas lhe garantindo direitos que at ento no eram reconhecidos.
15

Concubinato

Por: Rafael Bratfich Goulart

O concubinato surgiu na poca do Brasil colnia, devido prtica dos portugueses que ao chegarem ao territrio brasileiro estabeleciam novo relacionamento sem terem condies legais para isso, pois que normalmente j eram casados. Trata-se de relacionamento de longo tempo entre um homem e uma mulher, sendo que existe entre eles algum impedimento legal para o casamento. Esta relao est disciplinada pelo Cdigo Civil no art. 1.727, nos seguintes termos: As relaes no eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato. Alguns autores, como Edgard de Moura Bittencourt, tratam do concubinato e da unio livre como sendo semelhante, o que no parece ser a opinio mais acertada haja vista que na primeira hiptese se tem um impedimento legal para a unio entre um homem e uma mulher, j na unio livre como o nome indica no h nenhum impedimento. Encontramos alguns doutrinadores e dentre eles o j mencionado Edgard da Moura Bittencourt que entendem que embora os concubinos no tenham juntado nada no perodo em que estiveram juntos, ainda assim devem fazer a dissoluo do concubinato e pagar uma indenizao por servios domsticos, geralmente para a concubina.

16

Curatela

Por: Rodrigo Valverde da Silva.

Consiste na nomeao de um maior e capaz para exercer todos os atos da vida civil como aqueles que no possuem o necessrio discernimento, aqueles que no podem exprimir sua vontade, os deficientes mentais, os brios habituais e os viciados em txicos, os excepcionais sem completo desenvolvimento mental e os prdigos. Mais tecnicamente se denomina curadoria. E desbordam da proteo aos maiores incapazes, para as vezes alcanarem menores e at nascituros. H necessidade de nomeao de curador para quem no tenha capacidade plena, ou seja, para as pessoas que no tm condies de realizar sozinhos os atos da vida civil, seja porque no conseguem exprimir sua vontade, seja porque no tm discernimento acerca da sua vontade, ou ainda, porque se encontram em situaes de limitaes, sejam temporrias ou permanentes. Diferencia-se da tutela nos seguintes aspectos: a) A tutela destinada a menores de 18 anos de idade, enquanto a curatela deferida, em regra, a maiores; b) a tutela pode ser testamentria, com nomeao do tutor pelos pais; a curatela sempre definida pelo juiz; c) a tutela abrange a pessoa e os bens do menor (auctoritas e gestio), enquanto que a curatela pode compreender somente a administrao dos bens do incapaz, como no caso do prdigos; d) os poderes do curador so mais restritos do que do tutor.

17

Dano Moral
Por: Willian Altali S. Agudo

Em um breve conceito, pode se dizer que o dano moral est ligado a uma situao de afronta moral de uma pessoa, infringindo-a em seus direitos, tais como, a honra, a privacidade, a intimidade, a imagem e o nome do indivduo, podendo assim, buscar na Justia uma possvel indenizao pela dor sofrida. Trata-se da privao de valores prprios para a vida da pessoa, como a paz, a tranqilidade, a liberdade, enfim seu conceito como e enquanto sujeito de direito. Assim, possvel dizer que toda leso a qualquer direito traz como conseqncia a obrigao de indenizar, ainda mais quando essa leso fere a pessoa em sua dignidade. A Constituio Federal, em seu art. 5, incisos V e X, prev a indenizao por dano moral como proteo a direitos individuais. Cabe ressaltar que, embora exista a dor moral, com ofensa a estes direitos, muitas vezes no so apagados com mera indenizao devido as profundas cicatrizes que deixam, entretanto, um meio de diminuir o sofrimento do qual aflige uma pessoa ou at mesmo uma famlia inteira. No direito de famlia, pode haver dano moral, entre outras situaes, na conduta do marido ou da mulher que age em desrespeito ao outro, exercendo condutas que denigrem a sua imagem diante de si e da sociedade, bem como, alguns tribunais j decidiram, quando h abandono por parte dos pais em relao aos filhos.

18

Dever no Casamento
Por: Mrcia Mitiko Sato Carli

Existem algumas obrigaes que os cnjuges devem cumprir, sob pena de possibilitar ao outro o pedido de separao judicial, entre outras, podem ser enumeradas: * Fidelidade recproca ou seja, nenhum dos cnjuges poder manter relao sexual com terceiros, implicando em adultrio; prtica que constitui sria injria por afetar a moral do consorte; * Domiclio conjugal h necessidade de que ambos residam sob o mesmo teto, embora no haja vedao para que eventualmente possam passar tempos distncia em razo do trabalho, interesses comuns ou familiares; * Mtua assistncia trata-se do dever de cooperao, obrigao de socorro e auxlio mtuos e a de assumirem em conjunto as responsabilidades inerentes vida da famlia que fundaram; * Sustento, guarda e educao dos filhos os filhos, enquanto menores vivem sob os cuidados dos pais. O fato de deixar ao abandono os filhos, sem oferecer-lhes condies de subsistncia, uma razo jurdica para embasar eventual separao por descumprimento destes deveres. No caso de abandono dos filhos, tal prtica gera ainda a perda do poder familiar;

19

Dever no Casamento
* Dever de respeito respeitar o outro cnjuge no lesar a sua integridade fsica ou moral, o seu bom nome, dignidade, honra etc.; Assim, o respeito personalidade do cnjuge, integridade fsica e psquica, honra, liberdade de pensamento e sua expresso, de crena e de exerccio profissional, so deveres do casamento e sua violao acarreta ato ilcito, podendo levar dissoluo da sociedade conjugal.

20

Dissoluo de Sociedade Conjugal

Por: Mnica Brigago

A dissoluo da sociedade conjugal a forma pela qual se extingue a sociedade conjugal, possibilitando aos cnjuges a sada do lar comum, bem como, permitindo a partilha dos bens, trata-se, pois, da extino da sociedade conjugal. Essa extino significa o fim dos deveres inerentes ao casamento, entretanto, em caso de separao, por exemplo, os cnjuges podem reatar os laos matrimoniais com um pedido simples dirigido ao juiz. Deve ser lembrado que a separao judicial ou extrajudicial no extingue o vnculo matrimonial, que s ser completamente desfeito com o divrcio ou com a morte, por isso, as pessoas separadas judicialmente ou extrajudicialmente no podem ser casar novamente enquanto no houver a converso da separao em divrcio.

21

Divrcio
Por: Mariana Karam

O divrcio foi introduzido no Brasil pela Emenda Constitucional nmero 9 de 28 de Junho de 1977, que deu nova redao ao dispositivo constitucional vigente na poca, suprimindo o princpio da indissolubilidade do vnculo matrimonial. No mesmo ano houve a edio da Lei n 6.515 que ficou conhecida como a Lei do Divrcio, que ainda hoje est em vigor. O Cdigo Civil estabelece que o divrcio uma das causas que ensejam o trmino da sociedade conjugal e do vnculo matrimonial. Para se requerer o divrcio h necessidade de prvia separao de fato por mais de dois anos ou ento que tenha sido realizada a separao judicial e haja decorrido um prazo de um ano entre a data da separao e o pedido de divrcio. Tramita no Congresso Nacional um Projeto de Emenda Constituio para alterao da Constituio Federal, permitindo-se o pedido de divrcio independentemente de prvia separao. O divrcio pode ser provocado por um dos cnjuges ou por ambos e acarreta conseqncias patrimoniais sobre os bens do casal, sobre os filhos, sua guarda, direitos de visita, entre outros.

22

DNA

Por: Dbora da Silva Marqueti

O DNA o cido desoxirribonuclico, o componente bsico do material gentico de cada indivduo, presente em todas as clulas do corpo, conservado por toda vida. Uma das maiores utilidades do chamado exame de DNA a averiguao da paternidade. Este exame pericial exige uma pequena quantidade de sangue (2,5 a 5 ml) ou outro material, a exemplo de fios de cabelo, e no possui restries de idade para ser realizado. praticamente impossvel encontrar duas pessoas com a mesma impresso digital de DNA, por isso a confiabilidade da determinao da paternidade realizada atravs do exame de DNA praticamente absoluta, chegando a um resultado matemtico de 99,9999%. importante evitar uma divinizao do DNA, que no se tornou prova exclusiva em tais aes, pois outras provas e indcios devem ser levados em considerao pelo juiz ao analisar o caso concreto. Ningum pode ser constrangido a fornecer amostras de seus tecidos para a realizao do exame, uma vez que o Direito garante proteo a privacidade, imagem e intangibilidade corporal, no entanto, tal recusa leva presuno de paternidade do suposto pai. Caso o suposto pai seja falecido, possvel a realizao do exame atravs da exumao do cadver. Tal procedimento deve ser minuciosa e cautelosamente realizado, pois a decomposio do material dificulta o isolamento do DNA..

23

Doao
Por: Irma Galliotti Pereira

Consiste num contrato pelo qual algum transfere do seu patrimnio bens ou vantagens para o patrimnio de outra pessoa, de forma voluntria e por mera liberalidade, portanto, traz benefcio ou vantagem apenas para uma das partes, o donatrio, criando obrigao somente para o doador. Para a sua validade, a doao deve observar a forma estabelecida na lei, ou seja, deve ser feita por escritura pblica ou ento por escrito particular, a menos que se trate de bens mveis de pequeno valor. A doao entre cnjuges s ser vlida se no subverter o regime de bens, no tem sentido o ato de doao no regime universal de bens. No regime de separao obrigatria de bens, a doao no pode ocorrer, porque os bens so particulares de cada cnjuge por imposio legal e por isso no se comunicam, admitindo-se a doao em caso de separao convencional. Em se tratando de regime de comunho parcial de bens, a doao ser permitida para os bens particulares de cada cnjuge. J a doao de pai ou me ao filho ou filha considerada como adiantamento de legtima, ou seja, adiantamento daquilo que o filho receberia em ocasio da morte do seu ascendente a menos que o doador tiver ressalvado que esta doao deva ser considerada da poro disponvel. Os filhos so obrigados no inventrio do doador a fazer a colao dos bens recebidos, pelo valor que lhes atribuir o ato de liberalidade naquela poca, para que sejam igualados os quinhes dos herdeiros.

24

Famlia Anaparental
Por: Rafael Bratfich Goular

A famlia anaparental no reconhecida pelo ordenamento jurdico brasileiro que estabelece no artigo 226 e seus pargrafos da Constituio Federal, as formas de famlia, entre elas a famlia proveniente do casamento, a entidade familiar decorrente da unio estvel e a famlia monoparental. O significado de famlia anaparental, explicado por uma palavra de origem grega ana significa falta, ou seja, anaparental significa a falta de parentesco, estabelecendo a relao existente entre pessoas que no esto na posio de descendncia e ascendncia umas das outras. A famlia anaparental geralmente surge pela falta dos pais no lar, ou seja, ela pode dar-se entre irmos, porm no restritiva a essa forma de constituio. Para formao da famlia anaparental o importante levar em conta o aspecto do afeto que deve existir nessa unio, ou seja, necessrio se sujeitar aos deveres e direitos que uma famlia proporciona para ser considerado uma famlia anaparental.

25

Famlia Eudemonista
Por: Brbara Cristina Ulbano

A famlia eudemonista centrada nas relaes de sentimentos entre seus membros e tem por base uma comunho de afeto recproco. Novas famlias passaram a ser constitudas margem do direito, sendo um exemplo clssico o caso do concubinato, a unio estvel e a unio homoafetiva. Desta forma, o sentimento ganhou fora que antes no possua, pois os casamentos eram celebrados por interesses. um conceito moderno de famlia em que se busca a realizao plena de afeto recproco independentemente de vnculo biolgico, ou seja, ela decorrente de laos de afeto, respeito e amor recprocos em busca da felicidade comum, compartilhando as alegrias e tristezas formando assim uma entidade familiar..

26

Famlia Monoparental
Por: Brbara Cristina Ulbano

denominada de famlia monoparental pelo fato de ser constituda por apenas um dos pais e seus filhos devido a circunstncias como morte, separao, adoo ou abandono. Um exemplo tpico o das mes solteiras, sendo cada vez maior o nmero das mulheres que vivem s por opo, mas sem abrir mo da maternidade; outro exemplo tpico de famlia monoparental so os casos de separao onde o pai ou a me assume a guarda dos filhos cabendo ao outro apenas o direito de visita, ou seja, a famlia monoparental est ligada por parentesco entre um dos genitores e os filhos, um elo monoparental. A Constituio Federal define famlia monoparental em seu artigo 226, 4 ao determinar que: entende-se, tambm como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

27

Fiana

Por: Valdir Segura Junior

Consiste no contrato atravs do qual um terceiro ocupa a posio de garantidor das dvidas de um devedor, sendo obrigado a seu pagamento caso o devedor no cumpra sua obrigao. Algum estranho relao obrigacional originria, denominado fiador, obriga-se perante o credor, garantindo com o seu patrimnio a satisfao do crdito deste, caso no o solva o devedor. Para que se d por efetivada a fiana, existe a necessidade de que seja elaborado de forma escrita, devendo o fiador, mediante contrato, certificar estar de acordo a honrar o compromisso do devedor e por ele pagar. A fiana de certa forma pode ser considera gratuita, pois, o fiador assume a responsabilidade de auxiliar o afianado de favor, nada recebendo em troca pelos servios prestados. O que nos importa realmente o fiador casado, pois neste caso, somente poder se obrigar nesta condio de garante se houver autorizao do seu cnjuge para a prtica deste ato, pois caso no haja este consentimento, no ter valor a fiana dada, a menos que seja casado no regime da separao absoluta de bens. Estabelece ainda o Cdigo Civil que, a morte do fiador extingue a fiana, mas a obrigao passa aos seus herdeiros, limitada, porm, s foras da herana e aos debitos existentes at o momento do falecimento.

28

Filhos
Por: Mariana Karam

Toda pessoa considerada, de um ponto de vista, filho, eis que concebido de um pai e de uma me de forma natural, ou, ainda, que tenha sido o processo de inseminao artificial, ou mesmo adoo. Portanto, filhos so aqueles parentes que esto numa relao de descendncia quanto aos seus parentes: pai e me. Dessa forma, o filho fruto da concepo da unio do material gentico de um homem e mulher, ou seja, a juno do vulo ao espermatozide. So pessoas que vivem at completar a maioridade sob o poder familiar, quer dizer, sob a educao, orientao e cuidado dos pais, que devem lhes prestar a devida assistncia material e educacional sob pena de responsabilidade. A Constituio Federal no admite qualquer forma de discriminao, seja o filho concebido ou no da relao de casamento ou mesmo por adoo, devendo ser tratado de forma igual.

29

Guarda Compartilhada
Por: Brbara Cristina Ulbano

Nos dias atuais os casais esto mais propensos ao divrcio, devido quebra de preconceitos e a sua facilidade, bem como pela importncia ao bem estar e a busca da felicidade, levando as pessoas a no mais permanecerem unidas apenas pela conveno social. Quando h a ruptura do casamento ou mesmo da unio estvel, h necessidade de se estabelecer com quem ficaro os filhos, ou de outro lado, a quem ser atribuda a responsabilidade de ficar em sua companhia, a quem ser atribuda a guarda. A guarda compartilhada uma espcie de guarda na qual ambos os genitores tm a responsabilidade sobre os filhos menores e compartilham ao mesmo tempo e na mesma intensidade todas as decises importantes relativas aos filhos, trata-se de uma forma madura pela qual h participao efetiva dos pais nas decises relevantes em relao aos filhos. Sua finalidade precpua permitir a convivncia harmnica entre pais e filhos mesmo com o fim do relacionamento do casal, preservando a convivncia familiar e as relaes de afeto entre os pais e os filhos.

30

Homoafetividade
Por: Willian Altali S. Agudo

A homoafetividade, talvez seja um dos temas de maior polmica no cenrio jurdico, tendo em vista que, at pouco tempo no se tinha respaldo jurdico, alm tambm, de uma grande interferncia religiosa contrria ao seu reconhecimento. Com a Constituio Brasileira de 1988, assegurou o direito dignidade humana, como disposto expressamente no seu artigo 1, inciso III, estabelecendo inclusive, proteo a todos, vedando discriminao e preconceitos por motivo de origem, raa, sexo ou idade. A prpria Constituio Federal, no art. 5, dispe sobre direitos e garantias fundamentais, proclamando que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza. Entretanto, mesmo a Carta Magna dispondo de artigos que asseguram a dignidade da pessoa humana, bem como, vedando a discriminao sexual e garantindo a igualdade, no devemos ainda comemorar, sendo que ainda existe uma desigualdade social, alvos de excluso entre homens e mulheres quanto ao que se refere sexualidade. As unies homoafetivas, ou seja, as relaes mantidas por pessoas do mesmo sexo, embora no encontrem respaldo expresso na legislao vigente, como entidade familiar, aos poucos esto merecendo tratamento digno, com a ruptura dos paradigmas at ento existentes, garantindo-se s pessoas que vivem sob tal unio direitos at ento exclusivos da unio estvel e do casamento.
31

Homoafetividade
Segundo alguns estudiosos do direito, a Lei Maria da Penha (Lei n 11.340) foi a primeira norma federal a reconhecer expressamente a unio homoafetiva como entidade familiar, pois dispe expressamente que so aplicadas a esta forma de sociedade as disposies daquela lei. Deve ser anotado, finalmente, que vrios estatutos reconhecem direitos aos atores dessa relao, porm, ainda h grande obstculo para reconhec-la como entidade familiar.

32

Impedimento Matrimonial
Por: Mrcia Mitiko Sato Carli

Impedimento matrimonial, como o prprio nome diz, so situaes em que a lei no permite o casamento, impondo-se s pessoas que se encontram em determinadas circunstncias a proibio de se casarem com determinadas pessoas. O Cdigo Civil no seu art. 1.521 determina quais as circunstncias que as pessoas que esto impedidas de se casar. So elas: Impedimentos resultantes de parentesco (art. 1521, I a V) que se subdividem em: razo da consanginidade (incisos I e IV), ou seja, no podem se casar parentes em linha reta, independentemente do grau (pais e filhos, netos e avs) e os parentes em linha colateral (irmo e irm); em razo da afinidade (inciso II), ao contrair matrimnio, as pessoas adquirem parentesco por afinidade, nesse caso no podem se casar, sogra com genro, nora com sogro, padrasto e enteada. Lembrando que a relao de afinidade no se acaba com o fim do casamento; em decorrncia da adoo (incisos I, ltima parte, III e V), o filho adotado equiparado ao filho consanguneo para efeitos matrimoniais, conservando assim os mesmos impedimentos do filho natural.

33

Impedimento Matrimonial
So tambm impedidos, em decorrncia do vnculo, as pessoas j casadas (inciso VI), pois o nosso direito adota a monogamia como princpio familiar, entretanto, se dissolver o vnculo conjugal com o falecimento ou divrcio, haver a liberao para novo casamento. Portanto, as pessoas separadas judicialmente tambm no podem se casar (inciso III), pois a separao no extingue o vnculo matrimonial, apenas dissolve a sociedade conjugal, ou seja, pe fim aos deveres do casamento. Finalmente, so impedidos de se casar o vivo ou a viva com o assassino de seu cnjuge, para evitar que o crime seja origem da famlia. Havendo a realizao de casamento de pessoas impedidas, este casamento ser nulo, no gerando efeitos, seno apenas em relao aos filhos e ao cnjuge de boa-f.

34

Investigao de Paternidade
Por: Dbora da Silva Marqueti

Utiliza-se o termo paternidade de forma genrica para expressar a relao do pai e da me com os filhos, referindo-se tanto maternidade, como paternidade. Tal termo comumente confundido com a descoberta apenas do pai biolgico, pois o nmero de pessoas que procuram pela me biolgica menor ao daqueles que procuram pelo pai; causando tal equvoco. Desse modo, investigao de paternidade trata-se da procura, da vontade de se saber a verdadeira filiao, ou seja, quem o pai e/ou a me biolgica; sendo, em ambos os casos, o mesmo processo. Tem direito a investigao de paternidade o filho no reconhecido voluntariamente, sendo que esse processo movido pelo filho contra o suposto pai que lhe nega a paternidade. Aps a entrada com a Ao de Investigao de paternidade, o juiz determina a realizao do exame de DNA ao Instituto de Medicina Social e de Criminologia de So Paulo (IMESP) que, marcar o dia e local do exame. Todos os interessados (me, filho e suposto pai) devem comparecer munidos com o documento de identidade ao local e horrio estipulados; caso isso no ocorra, ou seja, algum falte, o exame no se concretiza, podendo ter a conseqncia da presuno de paternidade pela falta do exame, caso o faltante seja o suposto pai. O reconhecimento da paternidade tem efeito retroativo, quer dizer, suas conseqncias influenciam desde a data do nascimento, devendo ser alterado o registro de nascimento, constando os dados atualizados de sua ascendncia.
35

Mediao Familiar
Por: Dbora da Silva Marqueti

Trata-se de um mtodo alternativo de resoluo pacfica de conflitos, possibilitando s pessoas perceberem quais seus reais interesses, por exemplo: casos de divrcio ou de separao de pessoas e bens, casos de penso alimentcia, etc. Realiza-se atravs de um processo simples, envolvendo apenas as partes interessadas e uma terceira pessoa chamada de mediador. Funciona basicamente como uma reunio: em uma sala ficam apenas os trs, ou seja, as partes e o mediador, em que cada uma das partes dir sua verso dos fatos e suas reivindicaes, assim, o mediador escutar e tentar fazer com que cheguem a um consenso benfico a todos. O mediador um terceiro neutro, imparcial, auxiliando no dilogo e reflexo entre as pessoas em conflito, alm da formao de base (Direito, Psicologia, etc.), deve ter uma formao especifica em mediao. A mediao um processo voluntrio, as partes no so obrigadas a participarem e tm a livre escolha de abandonarem o processo a qualquer momento; alm disso, confidencial, havendo a preservao de todos os dados constantes no procedimento.

36

Mediao Familiar
Na maioria das vezes, a soluo proposta pelo mediador aceita pelas partes, mas caso contrariem, no so obrigadas a acatar a deciso, mais barata que uma demanda judicial, em custo e em tempo, mas um pouco mais cara do que uma negociao; sendo um complemento da via judicial, no podendo substitu-la, apenas auxilia-la. A mediao contribui imensamente para a chegada de uma cultura baseada na tolerncia, respeito, cooperao, requisitos indispensveis para uma sociedade que zele pela dignidade humana.

37

Menor Impbere
Por: Mariana Karam

considerado impbere o menor de dezesseis anos que no pode praticar atos ou negcios jurdicos sozinho, havendo a necessidade de ser representado por seus pais ou tutor. Para a plena capacidade h necessidade da maioridade civil, ou seja, completar dezoito anos, pois o pressuposto rigorosamente a puberdade, mas como seria impraticvel individualiz-la, apurando-a em cada caso, a lei estabelece uma idade a partir da qual, presumivelmente, todos se tornam pberes, isto fisiologicamente aptos a procriar. Enquanto no atingida a maioridade, aos pais compete dirigir a criao dos filhos, dando a eles a educao necessria ao seu desenvolvimento, mantendo-os sob sua companhia e guarda, entre outros deveres.

38

Monogamia
Por: Rafael Bratfich Goulart

Ao contrrio de alguns pases que adotam o vnculo matrimonial entre duas ou mais pessoas em uma mesma relao, o Brasil adota a monogamia, ou seja, a unio entre um homem e uma mulher, no havendo a possibilidade de mais de um casamento simultneo pela mesma pessoa. O fundamento do sistema monogmico consiste em s ser possvel a entrega mtua numa relao de intimidade entre duas pessoas, onde elas vo compartilhar de todos os pormenores da vida um do outro. Alm da monogamia existem outros sistemas matrimoniais, tais como, a poliandria, ou seja, quando uma s mulher ligada a dois ou mais homens, j a bigamia consiste na unio matrimonial de uma pessoa que j casada e a poligamia um relacionamento amoroso e sexual entre mais de duas pessoas, ou seja, vrias mulheres e vrios homens. Em nosso ordenamento jurdico qualquer forma de unio matrimonial que contrariar o sistema monogmico contraria a lei, sendo punido de duas formas, a primeira a nulidade do ato praticado, ou seja, no haver efeitos a sua prtica, a nulidade declarada pelo art. 1.548, II do Cdigo Civil. A segunda de ordem penal, ou seja, aquele que desobedecer ao preceito do artigo acima mencionado ficar sujeito a uma punio de dois a seis anos de recluso, de acordo com o art. 235 do Cdigo Penal.
39

Nascituro
Por: Andra Cristina Cavalcante Valdir Segura Jnior

Trata-se da expresso utilizada para denominar o ser j concebido, mas que ainda se encontra no ventre materno, ou seja, aquele que est por nascer. A lei no lhe concede personalidade, a qual s lhe ser atribuda se nascer com vida. Mas, como provavelmente nascer com vida, o ordenamento jurdico desde logo preserva seus interesses futuros, tomando medidas para sua garantia. O critrio de personalidade muito discutido perante o Direito, torna-se extremamente relevante o momento em que a adquire. Perante o Direito, qualquer pessoa a partir do momento em que adquire personalidade, consequentemente, torna-se sujeito de direitos. O Direito brasileiro atribui personalidade ao recm nascido no exato momento em que nascer e respirar, no sendo relevante caso ocorra de o recm nascido morrer em seguida, apenas de existir a comprovao de que este nasceu vivo, passar a usufruir direitos como os de sucesso, por exemplo. A constatao para se verificar se o recm nascido realmente nasceu vivo ou morto de competncia mdica, sendo feito um exame simples que verifica a existncia de ar nos pulmes da criana .

40

Pacto Antenupcial
Por: Rosangela Almeida de Oliveira Karen Paola Tanaka

Pacto Antenupcial um acordo solene, porque realizado atravs de escritura pblica, atravs do qual se estabelece o regime de bens que os nubentes escolheram para vigorar no seu casamento, por isso condicional porque s ter eficcia se o casamento realizar. No silncio dos noivos ir vigorar o regime legal: comunho parcial de bens. Para qualquer outro regime, desde que no seja por imposio legal o regime da separao obrigatria de bens, h necessidade da realizao do pacto antenupcial. Dever ser lavrada a escritura pblica de pacto antenupcial no Tabelio de Notas, na presena dos cnjuges para assin-lo. No Pacto Antenupcial no se pode admitir qualquer disposio que contrarie ou infrinja direitos fundamentais ou da personalidade, constar exclusivamente direitos patrimoniais do casamento, o regime de bens ou outras clusulas que as partes considerem relevantes, desde que no proibida em lei.

41

Parentesco
Por: Mrcia Mitiko Sato Carli

H relao de parentesco quando une duas ou mais pessoas por vnculos de sangue (descendncia ou ascendncia), por adoo ou por afinidade (vnculo obtido com o casamento ou unio estvel). Os filhos, netos, bisnetos so considerados parentes em linha reta, pois descendem de um mesmo tronco, ligados uns aos outros pelo mesmo sangue. J os tios, primos so considerados parentes em linha colateral, pois no descendem uns dos outros, mas possuem um ancestral comum. Na linha reta no h limite, pois a contagem do parentesco infinito, na linha colateral o parentesco existe para a lei apenas at o quarto grau. Parentesco civil o que se refere adoo, estabelecendo um vnculo entre adotante e adotado, que desvincula o adotado dos parentes anteriores adoo, exceto para efeito de impedimento matrimonial. Deve ser lembrado que marido e mulher no so considerados parentes e sim cnjuges. Conhecer o parentesco importante, pois esta relao estabelece direito sucesso e alimentos e h casos que levam aos impedimentos para o casamento, como exemplo os parentes em linha reta.

42

Poder Familiar
Por: Karen Paola Tanaka Mnica Brigago

Poder familiar o conjunto de direitos e deveres que tm os pais para com seus filhos menores, assim como tambm o dever de zelar pelos seus bens, com o objetivo de proteglos. O Poder familiar, antes chamado de ptrio poder, deve ser exercido pelo pai e pela me e abrange a responsabilidade de cuidar, criar, assegurar a educao, a sade, a convivncia familiar, a assistncia material, moral e emocional, de forma a proporcionar condies que permitam uma boa e saudvel formao para seus filhos. voltado sempre ao melhor interesse do menor. Deve ser exercido pelo pai e pela me (independente do vnculo que os une) de maneira igual, sendo que na falta ou impedimento de um dos pais, o outro o exercer plenamente. Em caso de separao, divrcio ou dissoluo da unio estvel, o poder familiar no alterado e continua a ser exercido pelos pais ou eventualmente por um terceiro que detenha a guarda da criana.

43

Procurao para Casamento


Por: Nathlia Daniel Meira

Procurao um instrumento, pblico ou particular, atravs do qual uma pessoa d a outra, poderes para praticar determinados atos em seu nome. O casamento pode ser celebrado mediante procurao, exigindo-se que esta seja feita em instrumento pblico, portanto, em cartrio. Assim a pessoa que no puder comparecer pessoalmente em seu casamento por qualquer motivo e no queira adi-lo, poder nomear um procurador com poderes especiais para represent-lo no ato de celebrao do casamento, pouco importando o sexo do procurador e do representante, podendo ser homem ou mulher, independendo do sexo o noivo que estar representando. Se ambos os noivos no puderem comparecer, devero nomear procuradores diferentes. A revogao do mandato poder ser feita at o momento da celebrao do casamento, atravs de escritura pblica e dever ser comunicada ao juiz, que cancelar a cerimnia. Se, porm tomarem o conhecimento no momento da celebrao, esta dever ser suspensa. Se revogado o mandato, porm, realizado o casamento sem que o mandatrio ou a outra parte tivessem o conhecimento da revogao, responder o mandante por perdas e danos, e o casamento ser anulado, desde que no haja coabitao entre os cnjuges.

44

Regime de Bens
Por: Rosangela Almeida de Oliveira

Os regimes de bens entre os cnjuges so de suma importncia no mbito social, pois a partir dele so regidos os direitos e deveres na relao econmica dos cnjuges entre si e em relao a terceiros, sobre os bens anteriores ou adquiridos na constncia do casamento. Os nubentes antes da celebrao do casamento podem estipular o regime de bens, que pode ser: comunho parcial de bens, comunho universal de bens, participao final nos aquestos e separao de bens, ou mesmo um regime diverso destes. No silncio dos noivos e no havendo a incidncia de causas suspensivas, o regime aplicvel o regime da comunho parcial de bens. Pelo regime da comunho parcial de bens, no necessrio o pacto antenupcial, sua essncia a incomunicabilidade, isto , os bens adquiridos antes do casamento no se comunicam, tambm no se comunicam dvidas por qualquer dos cnjuges, antes do casamento; a comunho s compreende os bens adquiridos a ttulo oneroso na constncia do casamento.

45

Regime de Bens
A separao obrigatria ou regime da separao legal tem incidncia quando h causas suspensivas, para pessoas maiores de sessenta anos e daqueles que dependerem de suprimento judicial; j a separao de bens pode ser convencional, contanto que os nubentes optem por fazer o pacto antenupcial, sendo assim, no haver comunicao entre os bens de cada um. Finalmente, o regime da participao final nos aquestos uma novidade, introduzida na legislao a partir de 2002, nele cada um possui patrimnio prprio, havendo a partilha da metade quando da dissoluo do casamento.

46

Separao
Por: Mnica Brigago

A separao uma forma de dissoluo do matrimnio que pe fim sociedade conjugal, mas no ao casamento, pois impede um novo casamento, entretanto, outras causas, como a morte, a anulao e o divrcio, extinguem totalmente o vnculo e permitem novo matrimnio. A separao judicial uma das formas de dissoluo da sociedade conjugal, que pode ser proposta por qualquer um dos cnjuges se a vida em comum se torna insuportvel para uma das partes ou, se as partes j no convivem mais juntas e no pretendem um retorno convivncia familiar, ou ainda, por doena mental grave por parte de um dos cnjuges, desde que manifestada aps o casamento e depois de dois anos de tratamento se descubra que a cura improvvel ou mesmo por acordo entre ambos. Havendo acordo, tem-se a separao consensual, que ocorre quando os cnjuges, casados h mais de um ano, concordam com a separao judicial e ambos esto de acordo na separao de corpos, na partilha de bens, na guarda e penso alimentcia de filhos, na penso alimentcia ao cnjuge e na declarao a respeito do nome. Por outro lado, no havendo acordo, o caminho para a dissoluo ser a separao litigiosa ou no-consensual que ocorre quando os cnjuges ou apenas um, pretende se separar e no h consenso sobre o fim do casamento, pairando o conflito. Neste caso necessrio um processo judicial, acompanhado de advogados, onde o juiz dar a deciso final.
47

Unio Estvel
Por: Valdir Segura Junior

Entende-se por unio estvel a convivncia entre um homem e uma mulher sob o mesmo teto ou no, unidos entre si, de forma duradoura (como se fossem casados) e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. Deve-se ressaltar, contudo, que a lei no estabelece prazo certo para existncia da unio estvel, devendo, obvio, em cada caso, verificar se realmente existe essa espcie de famlia, pela posse recproca dos companheiros, com intuito de formao do lar, desde que a convivncia seja duradoura a demonstrar a existncia da unio familiar. Integra a natureza da unio estvel, o lao afetivo, a lealdade, o reconhecimento social, seno por todos, pela comunidade que cerca o casal, estabelecendo verdadeira relao de famlia. Diferente do casamento, os interessados desta unio, so denominados companheiros, no sendo necessrio haver o casamento civil para que sejam reconhecidos como tais, entretanto, nada os impede de converter esta unio em casamento, pelo contrrio, cabe a lei proporcionar maior facilidade para que isto ocorra.

48

Unio Estvel
Os companheiros que constituem unio estvel possuem o comprometimento para com o outro obedecendo aos deveres de lealdade, respeito mtuo, assistncia moral e material recproca, guarda, sustento e educao dos filhos comuns, no que se aproxima e se identifica a unio estvel com o casamento em tudo que disser respeito responsabilidade dos companheiros com relao aos filhos e a si prprios.

49

Bibliografia
BARROS, Srgio Resende. Direito de Famlia, Direitos Humanos e Direito de Famlia, Disponvel em:<http://www.srbarros.com.br>. Acesso em 26 agosto 2009. ALDROVANDI, Andra e SIMIONI, Rafael L. O direito de Famlia no contexto de organizaes socioafetivas: dinmica, instabilidade e polifamiliaridade. Revista Brasileira de direito de Famlia, Porto Alegre, v.7, n.34, p.5-30, fev/mar, 2006. CANEZIN, Claudete Carvalho. Da reparao do dano existencial ao filho decorrente do abandono paterno-filial. Revista Brasileira de direito de famlia, Porto Alegre, v. 8, n. 36, p.71-87, jun/jul, 2006. CASSETARI, Cristiano. Responsabilidade civil dos pais por abandono afetivo de seus filhos- Dos deveres constitucionais. Revista IOB de direito de famlia, Porto Alegre, v. 9, n.50, p.87-99, out/nov 2008. COSTA, Maria Isabel Pereira. A responsabilidade civil dos pais pela omisso do afeto na formao da personalidade dos filhos. Revista Jurdica, Porto Alegre, ano 56, n.368, p.45-70, junho, 2008. CASTRO, Leonardo. O preo do abandono afetivo. Revista IOB de direito de famlia, Porto Alegre, v.9, n.46, p.14-21, fev/mar, 2008. DIAS, Maria Berenice. Sndrome da Alienao Parental. Disponvel http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8690> acessado em: 20 de ago.2009. em

50

Bibliografia
DINIZ, Maria Helena. Teoria Geral do Direito. So Paulo: Editora Saraiva, 2008. ______ Curso de direito civil brasileiro: direito de famlia. So Paulo: Editora Saraiva, 2009. GOLDRAJCH, Danielle. A Alienao Parental e a Reconstruo dos Vnculos Parentais: Uma abordagem interdisciplinar. Revista Brasileira de Direito de Famlia. Porto Alegre: Sntese, 2006.p 07. GONALVES Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito de famlia. So Paulo: Editora Saraiva. JORGE JUNIOR, Alberto Gosson. Unio estvel e concubinato. Revista do Advogado, So Paulo, v. 27, n. 91, p.7-16, maio, 2007. RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: direito de famlia. So Paulo: Editora Saraiva, 2009. SCHUH, Lizete P. X. Responsabilidade civil por abandono afetivo: a valorao do elo perdido ou no consentido. Revista Brasileira de direito de famlia, Porto Alegre, v. 8, n.35, p.53-77, abr/mai, 2006. TEIXEIRA, Slvio de Figueiredo. Direitos de Famlia e do Menor: inovaes e tendncias. Belo Horizonte: Del Rey, 1992. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito de Famlia. So Paulo: Editora Atlas, 2009.
51

También podría gustarte