Está en la página 1de 3

Disciplina: Fsica Professor: Fabinho

MECNICA
01. (UFPel RS) Perder peso prioridade de muitas pessoas que se submetem s mais diversas dietas, algumas absurdas do ponto de vista nutricional. O gato Garfield, personagem comilo, tambm perseguido pelo padro esttico que exige magreza, mas resiste a fazer qualquer dieta, como mostra o dilogo abaixo:

d) ele poderia levantar o referido peso se estivesse num planeta cuja presso atmosfrica fosse maior que a da Terra. e) ele poderia levantar o referido peso se estivesse num planeta cuja presso atmosfrica fosse menor que a da Terra. 03. Marcos Pontes, o astronauta brasileiro, foi entrevistado enquanto em rbita da Terra, flutuando no interior da nave, em situao de imponderabilidade. Pode-se dizer que este fato consequncia: a) da completa ausncia de peso do astronauta; b) da ausncia de gravidade naquele local; c) do astronauta e nave estarem caindo (sem se aproximar do solo terrestre) sujeitos a uma mesma acelerao; d) de estarem no vcuo; e) h mais de uma opo correta. 04. No cotidiano observamos muitas pessoas brigando com a balana, na tentativa de manter sua forma fsica. Uma pessoa que se encontra com alguns quilogramas a mais que o desejado, resolve estabelecer um plano com o objetivo de, na prxima vez que subir em sua balana (dessas de banheiro), observar valor menor que o da ltima medida realizada. Aps pensar no tema, ela conclui que pode: I. consumir diariamente uma quantidade de alimentos de maneira que o nmero de calorias ingeridas seja 80% das gastas em atividades fsicas. II. Mudar-se para a Lua pois l a gravidade cerca de seis vezes menor que a da Terra. III. morar dentro de um elevador em queda livre. Admitindo que todas as opes sejam possveis de serem executadas, qual (ou quais) delas permitir que o objetivo seja atingido? a) Todas b) Nenhuma c) Somente I d) Somente II e) Somente III

Analisando a resposta de Garfield, voc a) concorda com ele, pois, se o seu peso se tornar menor em outro planeta, sua massa tambm diminuir. b) discorda dele, pois o peso de um corpo independe da atrao gravitacional exercida sobre ele pelo planeta. c) concorda com ele, pois o peso de um corpo diminui quando a atrao gravitacional exercida pelo planeta sobre ele menor. d) discorda dele, pois seu peso no poder diminuir, se sua massa permanecer constante. e) discorda dele, pois, se a gravidade do outro planeta for menor, a massa diminui, mas o peso no se altera.

02. Um casal de namorados, assistindo s Olimpadas pela televiso, observam a prova final de halterofilismo. Ele olha para a namorada e diz: eu tambm consigo levantar esse peso com apenas uma de minhas mos. Sabendo que seu namorado no pratica nenhum tipo de atividade fsica, ela d uma risadinha com um leve ar de deboche. Sobre a afirmao do rapaz , voc conclui que: a) ele poderia levantar o referido peso se aqui na Terra fosse vcuo. b) ele poderia levantar o referido peso se estivesse num planeta cuja acelerao da gravidade fosse maior que a da Terra. c) ele poderia levantar o referido peso se estivesse num planeta cuja acelerao da gravidade fosse menor que a da Terra.

Disciplina: Fsica Professor: Fabinho


05. Alguns carros possuem um equipamento chamado piloto automtico, cujo nome mais adequado deveria ser acelerador automtico pois sua funo a de manter a velocidade do veculo praticamente constante, sem a necessidade da interveno do motorista. Quando este dispositivo acionado, o acelerador passa a ser controlado pelo prprio veculo, de maneira que, independente de a estrada ser plana ou de possuir subidas e descidas, a velocidade no mais se altera. Admitindo uma situao real em que, em uma rodovia reta e plana, um carro mantm uma velocidade constante por certo tempo, pode-se concluir que: I. no h foras atuando sobre carro. II. a fora resultante sobre o carro constante e diferente de zero, pois a velocidade constante e diferente de zero. III. obrigatoriamente a fora resultante ter a mesma direo e sentido da velocidade. IV. embora existam foras agindo sobre o veculo, a resultante de todas elas deve ser nula. So verdadeiras: a) somente I e IV b) somente II e III c) somente IV d) somente III e) nenhuma. 06. A matemtica uma das formas de os cientistas expressarem suas ideias. Atravs das equaes possvel explicar, entender e at prever o comportamento da natureza. Muitas das concluses cientficas foram obtidas, primeiro matematicamente, depois experimentalmente. Por tudo isso, a importncia da Matemtica inegvel, e compreender o bsico da sua linguagem de grande importncia para a compreenso da Fsica. Na equao abaixo, K uma constante admensional, enquanto A, B, C so grandezas independentes entre si e que se relacionam com W. Com base na equao, assinale a opo verdadeira. W = K A B/ C2 a) W b) W c) W d) W e) W inversamente proporcional a C diretamente proporcional a C diretamente proporcional ao produto A . B inversamente proporcional a A inversamente proporcional a B 07. (ENEM) (...) Depois de longas investigaes, convenci-me por fim de que o Sol uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela o centro e a chama. Que, alm dos planetas principais, h outros de segunda ordem que circulam primeiro como satlites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) No duvido de que os matemticos sejam da minha opinio, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, no superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstraes que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que toram o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemticas no devem ser julgadas seno por matemticos.
(COPRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

Aqueles que se entregam prtica sem cincia so como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bssola. Sempre a prtica deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou trs vezes e verifique se as experincias produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigao humana pode se considerar verdadeira cincia se no passa por demonstraes matemticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno a) a f como guia das descobertas. b) o senso crtico para se chegar a Deus. c) a limitao da cincia pelos princpios bblicos. d) a importncia da experincia e da observao. e) o princpio da autoridade e da tradio. O texto abaixo refere-se s questes 08 e 09. A Lei do Movimento de Aristteles (384322 a.C., Grcia), pode ser escrita pela seguinte relao matemtica: F v R Sendo que: v representa a velocidade adquirida por um corpo ao receber uma fora; F representa a intensidade da fora aplicada no corpo; R representa a resistncia do meio; Este sbio grego no concebia a possibilidade de movimento no vcuo. Ele afirmava que para haver movimento (v > 0) necessrio um meio material e, alm disso, a fora (F) deve ser maior que a resistncia (R).

Disciplina: Fsica Professor: Fabinho


08. Com base nesta teoria, so feitas as seguintes afirmaes: I. Se tanto a fora aplicada num corpo quanto a resistncia do meio forem constantes e diferentes de zero, a velocidade tambm ser constante e diferente de zero. II. Para Aristteles, se F = 0, ento v = 0. III. Analisando a Lei do Movimento de Aristteles sob o ponto de vista matemtico atual, se R = 0, ento v = 0. So verdadeiras: a) apenas I e II b) apenas I e III c) apenas II e III d) todas e) nenhuma 09. Comparando a Lei do Movimento de Aristteles e as Leis de Newton, so feitas as seguintes afirmaes: I. A Lei do Movimento de Aristteles confirmada pela Primeira Lei de Newton, tambm conhecida como Princpio da Inrcia. II. Para Aristteles, se F > R > 0 v > 0 e constante. Esta afirmao coerente com a Segunda Lei de Newton. III. Tanto a Lei de Aristteles quanto as Leis de Newton no admitem a existncia de movimento no vcuo. So verdadeiras: a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) todas e) nenhuma

También podría gustarte