Está en la página 1de 11

MESTRADO EM CINCIAS DA EDUCAO REA DE SUPERVISO E ORIENTAO PEDAGGICA

ANO LETIVO 2012/2013

UNIDADE CURRICULAR

TICA NA PROFISSO DOCENTE DOCENTE: PROF. RAMIRO MARQUES

TICA E DEONTOLOGIA NA CARREIRA DOCENTE

DISCENTES: Isabel Lopes, n. 120222008 Snia Oliveira, n. 120222010

Santarm, Fevereiro de 2013

ndice

Introduo.............................................................................................

Pg. 3

tica de Kant .......................................................................................

Pg. 4

tica na profisso ...............................................................................

Pg. 6

Cdigo tica Profissional .....................................................................

Pg. 7

Deontologia ..........................................................................................

Pg. 8

tica e Deontologia na Carreira Docente ............................................

Pg. 8

Prticas Eficazes e Prticas Excelentes .............................................

Pg. 9

Concluso ............................................................................................

Pg. 10

Referncias...........................................................................................

Pag.11

Introduo

No mbito da Unidade Curricular tica na Profisso Docente, do 1 Semestre do Mestrado de Orientao e Superviso Pedaggica, lecionada pelo docente Prof. Ramiro Marques, foi-nos solicitado a realizao de um trabalho que tivesse por base os contedos programticos desenvolvidos. Aps anlise dos contedos/temas e tendo em conta a pertinncia dos mesmos luz da nossa prtica, optmos por desenvolver o tema tica e Deontologia na Carreira Docente. Neste trabalho e por indicao do docente temos como ponto de partida a tica na tica de Immanuel Kant e a anlise da vrios documentos do Prof. Dr.Ramiro Marques. Explormos ainda a componente legislativa da carreira docente, nomeadamente o Estatuto da Carreira Docente. Pretende-se desta forma encontrar um fio condutor desde a definio dos conceitos tica e deontologia, passando pela vertente histrica, chegando at atualidade, compreendendo desta forma o que representam, ou deviam representar estes conceitos na atual carreira docente.

tica de Kant Como ponto de partida sobre o tema tica e deontologia na carreira docente importa realar o trabalho desenvolvido por Immanuel Kant (1724/1804) sobre este tema. Kant entendido como expoente mximo da tica iluminista, acreditava que nada incondicionalmente bom, excetuando a boa vontade. Este autor afirmava que o homem est constantemente a ser posto prova e que nas suas tomadas de deciso impera a escolha entre, por um lado as suas convices e, por outro, o cumprimento do seu dever, mas defende Kant que o homem deve ter como princpio fundamental a obedincia lei, ou seja o dever de cada um passa pelo cumprimento obrigatrio da Lei Moral. O cumprimento da Lei Moral remete, segundo Kant, para o Imperativo Categrico ou seja para a moralidade; nesse sentido, Kant dizia age de tal maneira que a mxima da tua vontade possa valer sempre, ao mesmo tempo, como princpio de legislao universal, por outras palavras, cada um de ns deve agir sempre de acordo com os princpios que desejaria ver tornados leis universais. O imperativo categrico remete-nos tambm para uma leitura mais sinttica onde por imperativo temos o dever moral e categrico porque atinge todos sem exceo. Kant defendia tambm que independentemente do contexto e das particularidades de cada uma das situaes, da cultura, das ideias de cada um nas tomadas de deciso, o que era fundamental era o respeito pela Lei Moral, ainda que possa no advir da nenhum ganho. O Imperativo Categrico obriga a que cada um de ns proceda incondicionalmente para consigo e com os outros sempre como um fim e nunca como um meio, o Imperativo Categrico deve sempre ser respeitado A nica coisa incondicionalmente boa deste mundo a boa vontade - a vontade de obedecer lei moral, independentemente do seu proveito ou desvantagem para ns mxima defendida por Kant que ilustra na generalidade o tipo de tica por ele defendida muito embora tenha sido bastante contestada, principalmente porque nos diz o

que no fazer (e.g. mentir, roubar), mas remete-se ao silncio sobre aquilo que devemos fazer. Em suma, a tica Kantiana remetemos para os seguintes postulados: Age de tal forma que trates a humanidade, na tua pessoa ou na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como um meio(Principio da Lei Moral); Age desinteressadamente (Princpio do Desinteresse); Decide com imparcialidade (Princpio da Imparcialidade); Age apenas por dever e no segundo quaisquer interesses motivos ou fins (Princpio do Dever);Age apenas segundo uma mxima tal possas querer ao mesmo tempo se torne uma lei universal (Princpio da Universalidade); Age como se a mxima da tua ao se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza e age de tal maneira que a vontade pela sua mxima se possa considerar a si mesma ao mesmo tempo como legisladora universal (Princpio da Autonomia); Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre e simultaneamente como fim e nunca apenas como meio (Princpio do Respeito pela Pessoa). A contribuio de Kant na tica foi substancial. Ele foi o nome cimeiro na tica deontolgica, ou tica baseada no dever. Para Kant, a moralidade de um ato no deve ser julgada por suas consequncias, mas apenas pela sua motivao tica, o motivo que est por detrs da ao.

tica O conceito de tica um termo de origem Grega, significando: thos, que significa hbito ou costume, que originou o termo latino morus (Moral) e thos que significa propriedade do carcter, sendo o princpio orientador do que denominamos por tica. De acordo com Aristteles, o primeiro a destacar tica como um ramo da filosofia referindo que, ambos os termos so inseparveis (384-322 a.C.) visto que o sujeito ou a sua personalidade se desenvolve a partir dos seus hbitos e costumes. A sua maior obra foi: tica a Nicmaco.

Esta obra expe as suas concees de racionalidade prtica, da virtude como mediania e as suas consideraes acerca do papel do hbito e da prudncia e da prudncia na tica. Esta obra foi traduzida para o latim, tendo dado origem ao termo. De acordo com Braz (2011) tica definida como um conjunto de princpios e enunciados criados pela razo, uma racionalizao do comportamento humano A tica estuda os atos que conduzem ao aperfeioamento, tem como princpio que o homem imperfeito, mas que poder ambicionar o perfeccionismo. O homem como sujeito inserido na sociedade, convivendo com outros sujeitos tem como objetivo repensar o seu comportamento e como dever de agir com os outros de forma correta. Este o principal objetivo da tica.

tica na Profisso A tica uma cincia que tem como objetivo a anlise dos atos dos humanos tentando explicar questes to subjetivas como a liberdade, o bem e o mal, a virtude, a felicidade entre outros. A tica Prtica ser a aplicao da tica ou da moral a questes prticas (relacionadas com a biologia, a prtica mdica, os negcios, a poltica, etc.), como o aborto, a eutansia, o tratamento das minorias tnicas, a igualdade das mulheres, a utilizao de animais para a alimentao e a investigao, a conservao do meio ambiente, e outros temas. Integrada na tica Prtica temos: a tica na Educao, a tica Internacional, a tica da Comunicao Social e a tica Profissional. A tica na profisso est diretamente ligada s relaes sociais com finalidade do bem comum e o interesse comunidade primando sempre o interesse desta sobre o interesse particular. Quanto tica empresarial esta poder ser entendida como um valor da organizao e o assegurar dos bons resultados desta.

Deontologia um termo que vem da filosofia contempornea, que tem origem do grego (deon, dever, obrigao) e ( logos cincia). Esta uma cincia baseada em saber quais as escolhas moralmente necessrias, proibidas ou permitidas. Deontologia tambm conhecida como Teoria do Dever, sendo um dos ramos principais de tica normativa juntamente com a axiologia. A Deontologia Profissional advm de uma tica descritiva e prescritiva. Esta entendida como um conjunto de comportamentos que se exigem aos profissionais tendo estes de conhecer e seguir princpios deontolgicos conduzindo perfeio pessoal, profissional e coletiva.

Cdigo tica Profissional A deontologia refere-se tambm ao conjunto de regras de conduta e princpios de determinadas profisses e regulada por uma deontologia prpria e por um cdigo de tica de acordo com a sua categoria. As normas existem para modelar comportamentos, intenes e aes tendo em conta direitos, deveres e princpios, nas relaes entre profisses e na sociedade. Desta forma existe um conjunto de normas representadas por cdigo de tica sob a superviso de um grupo tica responsvel. Dever Prima Facie -Este um conceito que surgiu com Sir David Ross (1930) em que consistia em que no h regra sem exceo. O Dever Prima Facie uma obrigao que se deve cumprir a no ser que haja um conflito com outro dever. Este obrigatrio a no ser que se sobreponha a outro valor moral.

Regra de Ouro - A regra de Ouro surgiu na humanidade como Golden Rule, estas regras visam fazer o bem ou evitar o mal e tm como objetivo: Preservar a Dignidade e Humanidade da Pessoa. Destaca-se algumas das Regras de Ouro: "Aquilo que no desejas para ti, tambm no o faas s outras pessoas.Confcio (551 aC - 489 aC)

"No faas aos outros o que no queres que te faam." Rabi Hillel (60 aC - 10 dC) Mateus 7,12 e Lucas 6,31 "Tudo o que vocs quiserem que as pessoas vos faam, faam-no tambm a elas." Jesus Cristo (c30 dC).

Deontologia Deontologia deve ser entendida como um conjunto de deveres, normas ou princpios que devem ser seguidos por um determinado grupo profissional. A deontologia uma disciplina da tica, nomeadamente da tica normativa e tambm da axiologia1, especial adaptada ao exerccio da uma profisso. Deontologia tambm vulgarmente conhecida como Teoria do Dever o que nos remete para a necessidade de conhecer os princpios definidos para cada uma das atividades profissionais, de modo a poder segui-las e cumprir com os deveres expressos, atingindo desta forma a perfeio pessoal, profissional e coletiva. Agir de acordo com o cdigo deontolgico, implica ser tico e moral. tica e Deontologia na Carreira Docente A deontologia da na Carreira Docente est espelhada no Estatuto da Carreira Docente, decreto-lei 41/2012. Este decreto-lei apresenta uma seco sobre os deveres dos docentes nas seguintes reas: deveres gerais, deveres para com a escola e os colegas, deveres para com os alunos e deveres para com os encarregados de educao. No entanto, importa destacar que apesar da existncia do estatuto acima referido que a base deontolgica na carreira docente, o mesmo no reflete os princpios defendidos nos seguintes documentos: Conveno sobre a luta contra a discriminao no domnio do ensino (UNESCO, 1960); Recomendao sobre a condio do pessoal docente (UNESCO/OIT, 1966); Conveno sobre os direitos da criana (Naes Unidas, 1989).
1
Axiologia (do grego "valor" + "estudo, tratado") o ramo da filosofia que estuda os valores, etimologicamente significa "Teoria do valor", "estudo do valor" ou "cincia do valor"

O vnculo laboral dos professores e educadores ao estado/servio pblico apontado como fator determinante para a no existncia de um cdigo tico da profisso docente. Prticas eficazes e Prticas excelentes De acordo com Marques (2007) Prticas eficazes visam atingir de forma adequada os objetivos exteriores que incluem a aquisio de bens interiores. Estas prticas geram prazer quando o sujeito tem sucesso na atividade a que se prope. As atividades normalmente esto ligadas a instituies como a escola, onde o ensino uma prtica. Sendo a escola uma instituio, esta produz bens interiores como as virtudes intelectuais (inteligncia, sabedoria e prudncia) e as virtudes do carcter (justia, coragem, temperana, esperana, generosidade, amizade). As prticas excelentes por outro lado visam atingir objetivos interiores ao sujeito incluindo atividades relacionadas com a aquisio de bens interiores. Estas atividades proporcionam ao agente a auto-realizao e a realizao pessoal. As prticas excelentes so caracterizadas como um conjunto de atividades que exigem a mobilizao das virtudes intelectuais e as virtudes de carcter. O ensino poder ser uma prtica excelente, no entanto, as instituies que visam a eficcia, podero ser confrontadas com uma contradio entre a exigncia de prticas eficazes e a necessidade de auto-realizao ou seja a prtica excelente. Sendo a instituio/escola dotada de virtudes intelectuais e de carcter esta contradio tende a desaparecer.

10

Os bens internos como as virtudes do carcter so considerados bons, os bens externos so bons para alcanar outros bens (como a fama, a glria e bens materiais). A realizao de prticas excelentes s se poder exercer nas instituies onde os bens exteriores dependam dos bens interiores. Quando isso no acontece, o sujeito no conseguir exercer as prticas excelentes e a consequente auto-realizao. A tica na Prtica Pedaggica exige a aquisio de virtudes intelectuais e as virtudes de carcter. A salientar que a aquisio das virtudes de carcter no interior ao sujeito no se podendo ensinar. Adquirem-se pela prtica e pelos hbitos e costumes. Instituies onde se privilegia a aquisio e conservao de maus hbitos tende a tornar-se uma instituio com vcios (imprudncia, insensibilidade, cobardia, preguia, desleixo, injustia) visto que tal como as virtudes de carcter adquirem-se pela prtica, pelo exemplo e pelos hbitos. Professores e boas prticas tendem a favorecer nas suas crianas e jovens o desenvolvimento das virtudes de carcter. Concluso Ao realizarmos este trabalho tivemos como principal objetivo aprofundar o nosso conhecimento relativamente ao conceito de tica e deontologia, no s no contexto atual, mas tambm numa perspetiva histrica. A apropriao dos conceitos to importantes como tica e deontologia revestese de importncia maior num contexto em que imperam as relaes, como seja a nossa realidade institucional. So os valores, os deveres e a moral fazem de cada um de ns um ser diferente e um profissional melhor.

11

Referncias http://blog.domingosfaria.net/2012/03/deontologia-kantiana-explicada-por.htm http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pratica/Powerpoint.pdf http://pt.scribd.com/doc/47166500/Trabalho-EticDeont-LBRAZ-EticaProfissional https://sites.google.com/site/ramirodotcom/etica-e-deontologia-profissional-ocaso-do-educador-social http://pt.scribd.com/doc/33265962/deontologia-docente http://pt.scribd.com/doc/56483400/Deontologia-pedagogica

También podría gustarte