Está en la página 1de 14

http://www.ufrb.edu.

br/griot

NIETZSCHE E A PRIORIDADE DO ARTISTA SOBRE A ARTE


Jasson da Silva Martins1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

RESUMO: A esttica de Nietzsche pode ser caracterizada como esttica da expressividade. atravs da expressividade do conjunto de seus escritos que ele constri a imagem do filsofo-artista. O caminho que vai do filsofo ao filsofo-artista construdo com a aniquilao dos conceitos clssicos da esttica e o confronto produtivo do mundo pessoal do filsofo e da arte, apresentados como a criao de novos valores. Para Nietzsche, a criatividade filosfica est a servio da expresso do seu pensamento enquanto obra de arte e o seu ponto de partida e de chegada a vida. Partindo dessa concepo de esttica e de criatividade, possvel compreender melhor a crtica endereada obra de Wagner. PALAVRAS-CHAVE: Esttica; Expresso; Artista; Criao; Arte.

NIETZSCHE ET LA PRIORIT DE L'ARTISTE A PROPOS DE L'ART


RSUM: Lesthtique de Nietzsche peut tre caractris comme esthtique de l'expressivit. C'est grce l'expressivit de l'ensemble de ses crits qu'il construit l'image duphilosophe-artiste. Le chemin qui va de philosophe philosophe-artiste est construit avec l'anantissement de toutes les notions classiques de l'esthtique et confrontation productive du monde personnelle du philosophe et de l'art prsente comme la cration de nouvelles valeurs. Pour Nietzsche, la crativit philosophique sert l'expression de sa pense comme une uvre d'art et de son point de dpart et d'arrive, c'est la vie. De cette conception de l'esthtique et la crativit, vous pouvez comprendre lescritiques adresses l'uvre de Wagner. MOTS-CLS: Esthtique; Expression; Artiste; Cration; Art.

Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Bahia Brasil e Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Rio Grande do Sul Brasil (bolsista PROSUP/CAPAES). Coordena a Coleo Plemoi, da Editora Nova Harmonia. E-mail: jassonfilos@gmail.com.

Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 60

http://www.ufrb.edu.br/griot

Introduo O artista criador adquire, na obra de Nietzsche, o carter de modelo para o pensar filosfico e de critrio para determinar a essncia do filsofo. O filsofoartista tem que transformar sua relao com o pensamento e com a verdade, para que esta no seja uma relao contemplativa, passiva, mas uma relao, conscientemente, criativa e ativa. Para o filsofo-artista, a investigao da natureza da arte e do artista deve exceder o mbito estritamente esttico e desempenhar uma funo fundamental no conjunto de seu prprio pensamento. A ideia diretriz do presente texto a noo de criatividade, com a qual defendo uma esttica da criatividade, no contexto da obra de Nietzsche. O objetivo apresentar os traos essenciais da esttica nietzschiana, centrando a ateno em um de seus pontos nodais: o problema da relao entre a arte, enquanto produto artstico, e o artista, enquanto criador de novos valores. Para examinar a relao arte-artista, analisarei alguns fragmentos da vasta obra do pensador alemo, nos quais esse problema discutido. Como ponto de partida da anlise dos fragmentos, interpretarei o binmio arte-artista a partir de dois critrios: de um lado, a viso que Nietzsche possui de sua obra e, de outro, a relao que ele estabeleceu com a sua produo na condio de criador e produtor de uma obra de arte. Pretendo mostrar que a relao que Nietzsche mantm com sua prpria obra o que o leva a julgar, esteticamente, todas as obras de arte e todos os seus criadores. Esse carter estetizante da sua crtica visvel, por exemplo, na sua crtica a Wagner e suas peras. No aspecto valorativo e hierrquico, Nietzsche acentua a prioridade do artista sobre a arte, na relao entre arte e artista. Valorizar o artista, em linguagem nietzschiana, valorizar o processo criativo e artstico sobre o produto da criao. A energia, a energia criativa maximamente exaltada, em detrimento do ergon, o resultado obtido, a obra. Nietzsche defende a ideia do artista-filsofo enquanto criador de novos valores e artista de sua prpria criao. O principal carter do pensamento esttico de Nietzsche est centrado no processo de criao da obra e do artista, enquanto criador e artista da prpria vida que se expressa na arte. O ponto de partida do juzo esttico Os escritos de Nietzsche revelam que, em quase todo o perodo de sua produo, ele se interessou mais pela dinmica da criao, pelo processo criador da arte, do que pelo produto artstico terminado e esttico. O seu olhar esttico est mais voltado para o artista do que para a obra de arte. No livro Aurora, publicado em 1881, por exemplo, alude o processo de configurao da obra atravs do artista e revela que o seu juzo esttico no dirigido ao belo, enquanto resultado final do fazer artstico, mas ao belo oculto e nsito no interior do gnio que cria.
E, assim, talvez o mais belo continue a se dar na escurido, afundando, apenas nascido, na noite eterna ou seja, o espetculo daquela fora que um gnio no emprega em obras, mas em si como obra, isto , na sua prpria dominao, na depurao de sua fantasia, na escolha e ordenao
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 61

http://www.ufrb.edu.br/griot

do afluxo de tarefas e ideias (NIETZSCHE, 2004b, 548, p. 273, grifos do autor).

Partindo deste processo de automodelao do gnio, prvio expresso artstica contida na obra de suas mos, possvel caracterizar a esttica de Nietzsche como uma esttica da criao artstica e no tanto uma esttica da obra de arte. Na relao criador/fruidor da obra, essa caracterizao da esttica de Nietzsche prioriza o sujeito que cria, em detrimento do sujeito que frui. Em outras palavras, o ponto de vista do criador tem prioridade sobre o ponto de vista do desfrutador da obra de arte: Criadores e desfrutadores. Todo desfrutador acha que para a rvore importa o fruto; mas a ela importa a semente. Eis aqui a diferena entre os criadores e os desfrutadores (NIETZSCHE, 2008b, 406, p. 157). O decisivo no o fruto, a obra concluda, mas a semente, o elemento no visvel que guarda o potencial gerador do fruto, permitindo que este ltimo se torne visvel. Essa potncia (semeion, smen) est no artista e atravs dela que ele se torna quem ele : criador. Com essa centralidade na potncia criativa, partindo de Nietzsche, Heidegger retira o princpio hermenutico da arte: Esse um princpio diretriz da doutrina nietzschiana sobre a arte: ela precisa ser concebida a partir daquele que cria e produz, e no a partir daquele que recebe (HEIDEGGER, 2007, p. 64). Arte geral e oniabrangente, que mostra mediante a ocultao na obra a sua essncia e a genialidade do seu autor. Tendo em vista tal princpio hermenutico, ou seja, o ponto de partida que fundamenta a arte em Nietzsche, no resta dvida que o artista o portador da arte, atravs da obra. preciso restringir esse princpio em vrios pontos, pois as manifestaes de Nietzsche sobre o binmio arte-artista so inmeras e, por vezes, contraditrias. Um exemplo, retirado da obra de 1887, A genealogia da moral, pode colocar em dvida a indissociabilidade nsita entre artista e obra:
[...] o melhor certamente separar o artista da obra, a ponto de no tomlo to seriamente como a obra. Afinal, ele apenas a precondio para a obra, o tero, o cho, o esterco e adubo no qual e do qual ela cresce e assim, na maioria dos casos algo que preciso esquecer, querendo-se desfrutar a obra mesma. A inquirio sobre a origem de uma obra concerne aos fisilogos e vivisseccionistas do esprito: jamais absolutamente aos seres estticos, aos artistas! (NIETZSCHE, 2003, 4, p. 91, grifos nosso).

Em franca oposio ao que foi dito anteriormente, na passagem citada, Nietzsche acentua a prioridade da obra sobre o artista. O artista aparece apenas como um mero meio um instrumento da obra e no mais como potncia criadora. Enquanto precondio para a produo, a arte e o artista deixam de ser o artfice e perdem a condio de reclamar para si o interesse primrio da criao. A ideia da prioridade da obra sobre o processo criativo conduz Nietzsche, aps afirmar que o decisivo no a gravidez, mas sim a criana, a exemplificar essa anterioridade com o Parsifal de Wagner:

Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 62

http://www.ufrb.edu.br/griot

O poeta e criador do Parsifal conheceu uma profunda, radical, mesmo terrvel identificao e inclinao a conflitos de alma medievais, um hostil afastamento de toda elevao, disciplina e severidade do esprito, uma espcie de perversidade intelectual (se me permitem a palavra), tanto quanto uma mulher grvida conhece os desgostos e caprichos da gravidez: os quais, como disse, devem ser esquecidos, para se desfrutar a criana (NIETZSCHE, 2003, 4, p. 91, grifos nosso).

S compreendo essa mudana interpretativa, essa inverso na ordem de prioridades entre artista e obra, medida que realizo, tambm, uma mudana do centro da esttica nietzschiana, atravs da qual a prioridade produtora (energia) cede lugar ao consumo. A valorizao da obra, em detrimento do artista, realizada no por indivduos produtores, mas por consumidores e estes cometem uma injustia apreciativa, ao medir o artista a partir da obra de arte. Em um aforismo de Alm do bem e do mal, obra publicada em 1886, Nietzsche leva s consequncias extremas este desdobramento. Essa inverso entendida, por ele, como fico histrica do artista e de sua personalidade, construda, postumamente, em torno da sua obra:
O xito sempre foi o maior mentiroso e a obra mesma um xito; o grande estadista, o conquistador, o descobridor est disfarado em suas criaes, at um ponto irreconhecvel; a obra, a do artista, do filsofo, s ela inventa quem a criou, quem a teria criado; os grandes homens, tal como so venerados, so pequenas criaes ruins, feitas posteriormente; no mundo dos valores histricos a moeda falsa domina (NIETZSCHE, 2004g, 269, p. 184).

Somente a interpretao do sucesso do artista, enquanto produto da histria da repercusso da sua obra, capaz de inverter o princpio hermenutico da obra. Com isso, ratifica-se, na esttica nietzschiana, a preeminncia do artista sobre a obra. Essa preeminncia no ocorre entre o artista e a obra de arte, pois a grandeza de um artista no precede a obra de arte e a sua qualidade esttica, mas ao contrrio, o produto de sua obra. Por conseguinte, a crtica endereada a Wagner a crtica personalidade do artista Wagner, na medida em que a sua grandeza o resultado de uma construo histrica, que no corresponde pessoa real do artista (produtor), mas apenas o resultado de uma construo lendria sobre o produto de suas entranhas. Nietzsche visa os seus contemporneos, entorpecidos pelos maiores narcticos europeus: o lcool e o cristianismo2. Na imagem histrica do artista h sempre uma grande parte de construo mtica, que produto do fenmeno que a prpria aura da obra se transfere, ao longo do processo histrico, da arte para o artista. base desta transferncia realiza-se uma identificao mtica e abstrata entre obra de arte e artista, que uma construo precipitada, uma concluso abstrata precipitada. Este, no entanto, no o princpio
NIETZSCHE, 2008b, 2, p. 56: Mas esse povo se imbeciliza voluntariamente h quase mil anos: em nenhum outro lugar se abusou to viciosamente dos dois grandes narcticos europeus, o lcool e o cristianismo. [...] Quanta enfadonha gravidade, paralisia, umidade, robe de dormir, quanta cerveja h na inteligncia alem!
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins
2

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 63

http://www.ufrb.edu.br/griot

modulador real e histrico da esttica nietzschiana, centrada no autor/produtor de obra, mas o resultado dos consumidores da arte: os fisilogos e vivisseccionistas do esprito. A primazia da expresso na arte: obra ou artista? A partir do que j afirmei anteriormente, apresenta-se na concepo nietzschiana uma contradio entre obra e artista, quando ocorre a mistura entre os termos, autor/obra e obra/artista. Por um lado, se acentua a prioridade da semente sobre o fruto e, por outro, a prioridade da criana sobre a gravidez. A partir de um exame mais detalhado da questo, sob este aparente embarao, descobre-se um sentido mais conexo e unitrio da esttica em Nietzsche. Ele parece distinguir, implicitamente, uma clara separao entre artista, enquanto sujeito emprico e o criador, enquanto sujeito esttico. Esta distino conduz outra, aquela distino entre a pessoa emprica do artista frente ao processo criador e o seu produto, a obra de arte. Essa primeira distino permite compreender o artista enquanto pessoa emprica como mero instrumento, mero meio e precondio da obra. Permite, tambm, compreender que a vida pessoal do artista, a sua vida privada, no um elemento definidor da qualidade da sua obra. A qualidade, a liberdade e a verdade da obra esto vincadas, sobremaneira, ao sujeito esttico; e atravs dele, enquanto criador e detentor da fora criadora, que a arte atinge o seu apogeu na obra criada. Essa relao entre obra e artista, em boa medida, pode ser ligada quela psicologia do desmascaramento, tpica do pensamento nietzschiano. Essa psicologia aplicada somente ao artista. Desde a obra de 1878, Humano, demasiado humano, Nietzsche pratica, assiduamente, essa psicologia. Tal prtica, somada ao epteto de filsofo da suspeita, torna-se ainda mais visvel e culmina na imagem do gnio do corao (Cf. NIETZSCHE, 2004g, 295, p. 195), em seu sentido propriamente grego, como ho toros daimn. O gnio do corao um pathos, que engloba tanto o distanciamento quanto a aproximao, tanto a separao quanto a compenetrao dos humores. Na esttica nietzschiana, essa problemtica corre paralelamente com o desmascaramento do artista e o seu pathos artstico. O Nietzsche, enquanto psiclogo, explorador e escrutinador das almas, no alimenta iluso alguma frente ao artista. Toda a sua obra revela que o artista deve ser um homem desenganado em relao busca de fama, que deve estar inscrita em todo artista, de tal modo que chega a lastimar o sucesso daquele que algum dia decifrou um artista: [...] que tortura so esses grandes artistas, e os homens superiores em geral, para aquele que alguma vez os decifrou! (NIETZSCHE, 2004g, 269, p. 185). O sucesso da psicologia do desmascaramento do artista est intimamente relacionado com o seu objetivo: mostrar que existe um abismo entre a vida concreta do artista e a lenda histrica, que foi formada sobre a sua pessoa.3 Elevada segunda potncia da
Propositadamente emprego a palavra formada, que remete ao demirgica do artista/organizador de Plato e no emprego a palavra criada, empregada na descrio genealgico-crist do mundo, enquanto ao do artista/criador, a partir do nada (ex nihilo).
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins
3

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 64

http://www.ufrb.edu.br/griot

conscincia, o desmascaramento contribui, mediante uma autossimulao, para o encobrimento do sujeito esttico, transformado em idealista.
Esses grandes criadores, por exemplo, esses Byron, Musset, Poe, Leopardi, Kleist, Gogol (no ouso citar nomes maiores, mas penso neles) tal como so e talvez tenham de ser: criaturas do momento, entusiasmados, sensuais, pueris, levianos e impulsivos no confiar e desconfiar; tendo almas em que habitualmente se deve esconder uma ruptura; muitas vezes vingando-se como suas obras de uma mancha interior; tantas vezes buscando, com seus voos, esquecimento face a uma memria demasiado fiel; frequentemente atolados e quase enamorados da lama, at semelharem os fogos-ftuos dos pntanos e fazerem-se de estrelas o povo chama-os ento idealistas (NIETZSCHE, 2004g, 269, p. 184-85).

A potncia criativa do sujeito esttico, sua genialidade, interpretada como produto de uma estilizao efetuada primeiro pelo prprio artista e, em seguida, assim interpretado pela posteridade. Esse mais um exemplo onde o ponto de partida da compreenso do artista/criador o resultado de uma interpretao s avessas, ou seja, do efeito para a causa, da obra ao artista. Este , obviamente, o juzo esttico da massa, da mediania, aqui nomeada atravs da expresso genrica, povo. O juzo esttico da mediania, longe de ser o resultado de um percurso investigativo, contentase com a caracterizao e justaposio do binmio artista e obra, no interior do juzo esttico, para julgar a arte. Com isso, est dado, de sada, o objetivo da arte: para a mediania, a arte deve tornar-se manifesta na pessoa emprica do artista. Quando isso no ocorre, constroem-se, atravs de um processo irrefletido, os eptetos: idealistas! Para evitar tal juzo preciso ter em mente que a identificao entre a obra criada e o criador deve levar em conta o sujeito esttico, e no a pessoa emprica do artista. Em ltima anlise, a reflexo de Nietzsche pode ser resumida assim: afirmar a prioridade da obra sobre o artista afirmar a prioridade do criativo sobre o emprico, definindo como errneo o juzo esttico, que identifica a obra artstica com a pessoa emprica do artista. O resultado dessa dmarche especulativa conduz unio entre o pathos da obra de arte e a psicologia de desmascaramento do artista. Em outras palavras, a afirmao da energia, sobre o ergo, do sujeito esttico sobre o sujeito emprico. Em razo dessa diferena fundamental, entre o sujeito emprico e o sujeito esttico, a indicao de Nietzsche, da prioridade da obra sobre o artista, se insere, perfeitamente, no primado fundamental da esttica da criao (pathos) sobre a esttica da obra. A prioridade recai sobre o processo patolgico/humoral da criao e no sobre o resultado final da criao (obra). Porm, a importncia que se deve dar obra no causa contradio alguma com sua esttica da criatividade. O ltimo Nietzsche, o Nietzsche que escreve em 1888 a sua ltima obra, na condio de ltimo discpulo do filsofo Dionsio (NIETZSCHE, 2008b, 5, p. 107), centra suas reflexes no s no processo criativo, nos estados excepcionais do sujeito criador, mas, tambm, sobre seu produto, sobre a prpria obra, sobre a prpria condio do artista trgico, enquanto evento dionisaco: O artista trgico no um pessimista ele diz justamente Sim a tudo [que ]
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 65

http://www.ufrb.edu.br/griot

questionvel e mesmo terrvel, ele dionisaco (NIETZSCHE, 2008b, 6, p. 29, grifos do autor). Para Nietzsche, no interessa apenas o criador, mas, tambm, o criado; no s o artista, mas a obra; no apenas o resultado final, mas, sobretudo, o esprito, que conduz o processo de elaborao do artista. Essa conscincia dionisaca est presente, em Nietzsche, desde sua primeira grande obra, O nascimento da tragdia, como possvel ler na sua tentativa de autocrtica, onde apresenta a simbitica relao entre arte e vida:
[...] dezesseis anos depois ante um olhar mais velho, cem vezes mais exigente, porm de maneira alguma mais frio, nem mais estranho quela tarefa de que este livro temerrio ousou pela primeira vez aproximar-se a cincia com a ptica do artista, mas a arte, com a da vida (NIETZSCHE, 2004c, 2, p. 15, grifos nosso).

No esprito da filosofia trgica, embebido do esprito dionisaco, Nietzsche converte a obra de arte na ideia reguladora de sua esttica. Em Assim falou Zaratustra encontra-se esta centralidade: Pois se ama com profundidade apenas o prprio filho e a prpria obra (NIETZSCHE, 1983, p. 230). Porm, apesar de tudo, a obra segue sem possuir um valor autnomo, visto que o seu valor deriva da expresso da vontade criadora. Na realidade, em Nietzsche, a obra vista sempre como expresso do ato criador e ele no chega a desenvolver uma pura esttica da obra, mas sim uma interpretao da obra de arte atravs de uma esttica da expresso. Expresso tomada aqui no sentido lato, enquanto manifestao do produto artstico, como expresso da criatividade, por meio da qual o sujeito criador encontra sua realizao, na reconciliao do homem e da natureza. Na esttica de Nietzsche, a obra de arte no se torna independente e algo que possa ser concebida, percebida e compreendida a partir de uma esfera autnoma tal como prescreve a esttica de Baumgarten e Kant. Ao contrrio, em Nietzsche, a obra permanece sempre ligada, conectada ao criador e a sua interpretao requer a sintonia com o esprito que a possibilita. Ante o relativismo subjetivista, que procura desligar a obra de seu criador, para torn-la algo divino, Nietzsche insiste no carter criador da vontade, fruto do engenho do sujeito esttico. Nietzsche como artista Dentro dessa mesma relao artista-obra, para alm do que foi dito anteriormente, fundamental considerar a viso que Nietzsche tinha de sua prpria obra. Inmeras so suas manifestaes sobre a importncia, em sua vida, da criao, sobretudo com referncia ao Assim falou Zaratustra e a projetada A vontade de poder. A ambio mais ntima de Nietzsche era escrever verdadeiras obras de arte, na medida em que s a obra justifica a existncia. Com a publicao do seu Zaratustra, Nietzsche est convencido de ter criado a obra mais profunda de todo o sculo. Desde Assim falou Zaratustra ele no est interessado apenas pelo processo de criao, pela vivncia do artista, ele procura apresentar a sua obra escrita artisticamente enquanto expresso criativa da genialidade do filsofo-artista. Cada
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 66

http://www.ufrb.edu.br/griot

vez mais, a sua ateno se volta no somente para a energia criadora, que se revela no processo da criao, mas, tambm, para o produto da criao. Muito embora Nietzsche no tenha concebido a obra como uma forma esttica, desligada do criador, tal como toda a estatutria grega o exemplo mximo, ele trata de algo estvel. No dessa obra que ele est tratando e sim da sua produo literria. Essa concepo de arte abre a possibilidade para a compreenso do seu pensamento. Utilizando-me do conceito de esttica, enquanto princpio hermenutico da obra e empregando o valor da obra aos seus livros, o complexo esttico da obra nietzschiana encontra-se indissoluvelmente unido ao aspecto esttico-criativo do criador em detrimento do sujeito emprico. Na sua autobiografia intelectual, Nietzsche concebe sua obra e a si mesmo como um destino, capaz de construir destruindo:
Eu sou, no mnimo, o homem mais terrvel que at agora existiu; o que no impede que eu venha a ser o mais benfico. Eu conheo o prazer de destruir em um grau conforme minha fora para destruir em ambos obedeo minha natureza dionisaca, que no sabe separar o dizer Sim do fazer No. Eu sou o primeiro imoralista: e com isso sou o destruidor par excellence (NIETZSCHE, 2004a, 2, p. 110, grifos nosso).

Compreendida enquanto destino, a obra de Nietzsche revela a arte, enquanto funo vital, como instrumento a servio da vida e no apenas meio para o aumento da vitalidade do artista (autor). Nietzsche est to consciente do seu conceito de arte que no hesita em lanar um olhar para o futuro do homem e da arte. Bem compreendida, a arte deixou de ser uma esfera autnoma para julgar obras e artistas, e se converteu em expresso da capacidade da vontade de criar. Criar no novas obras, mas sim novas possibilidades de vida. Nietzsche eleva a capacidade do artista ao status equiparado ao de um deus, ao poder de uma religio, na medida em que exalta no artista o aspecto de sua capacidade de possibilitar formas de vida. Mais do que isso: ao exaltar a capacidade de criar valores, Nietzsche ratifica a caracterstica do artista, enquanto criador. Estabelecendo uma nova hierarquia, o carter do homem no propriamente ser artista, mas ser criador. Essa nova hierarquia ultrapassa a noo de artista, enquanto sujeito que se limita a criar formas artsticas, dentro de uma compreenso absoluta da arte. Aqui entra em cena o filsofo-artista, pois ele no o resultado da reflexo sobre a arte, mas da observao do artista superior; ele quem coloca a arte a servio da vida: aquele que, atravs de sua arte, cria novos valores e novas possibilidades de vida. Nesses termos, possvel compreender os escritos de Nietzsche como obra de arte e o filsofo como artista. Significa dizer, em outros termos, que a criao de novos valores no compete propriamente ao artista, em sentido clssico, mas ao pensador. Enquanto o artista restringe sua ao imanncia da obra, o pensador procura transformar os prprios fundamentos da vida, ao transformar sua vida em obra. Essa ideia da vida como obra e do viver como arte, fica subtendida em inmeros aforismos de Nietzsche. O subttulo da sua autobiografia intelectual como algum se torna o que de teor essencialmente pindrico, refora essa ideia
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 67

http://www.ufrb.edu.br/griot

de que a vida uma obra em devir e que o viver a nica grande e digna tarefa, atravs da qual ocorre a passagem da vida obra. Essa tarefa, visvel na criao de novos valores, eis a nova categoria, o novo patamar artstico: a classe dos artistasfilsofos. Se a tarefa do artista, em sentido clssico, tornar-se criador de novos valores; a tarefa do pensador, na condio de filsofo-artista, expressar, artisticamente, os novos valores. Ambos devem partir do mesmo ponto: a vida e o viver. Essa minha interpretao encontra eco na crtica de Nietzsche aos artistas que, a exemplo de Wagner, tornam-se vtimas da sua prpria obra. Nietzsche exige do artista que no conceba sua obra de maneira absoluta, mas funcional, posto que a absolutizao da obra conduz alienao da arte no que diz respeito vida e converte o artista em prisioneiro de sua prpria criao. S uma m compreenso da tarefa do artista e da obra, no interior da arte, permite que o artista se torne vtima, pois, s compreendendo a arte do ponto de vista do consumidor que o artista e a obra de arte no correspondem ao princpio do criar, do criar valores alm de si mesmo. A obra de Nietsche como expresso criativa Como procurei mostrar, o ideal de artista, para Nietzsche, no o gnio (Kant), aquele indivduo capaz de criaes originais que, ao expressar-se na obra, revela as suas condies subjetivas, as suas vivncias pessoais. Ao contrrio, o ideal do artista o artista-pensador, o criador, que configura novos projetos de existncia e de mundo. Nietzsche critica, por sua vez, o conceito tradicional de gnio, fundado na esttica da subjetividade e na expresso subjetiva da arte, ou seja, a concepo tradicional da obra de arte, fundada na esttica da obra de arte absoluta. A criao do gnio clssico a arte da obra de arte, a obra da esttica da pura, expressa imanente e absolutamente na arte. Essa esttica pura pode ser encontrada, de modo exemplar na esttica clssica, atravs da estatutria grega e, tambm, no lema da moderna esttica da lart pour lart. As duas expresses estticas puras, terica e prtica encontram o seu princpio na obra de arte absoluta. Contrapondo, assim, a ideia da obra de arte como funo vital, que possui o seu ponto de partida na vida e, sua meta, na melhoria e na transformao do homem, atravs da criao de novos valores e da abertura de novas perspectivas de futuro. O mrito da concepo esttica de Nietzsche a realizao de uma crtica avassaladora arte da obra de arte, enquanto mera autorreflexo da arte. Frente a essa autorreflexo, Nietzsche reivindica a arte que procura transcender a prpria vida, no como fuga mas interiorizao do viver. Seu ideal, frente a arte que gira sempre entorno de si mesma, a arte capaz de se autotranscender. Porm, se a arte deve apontar para a vida, a prpria vida deve, definitivamente, converter-se em uma obra de arte. Em outras palavras, converter a vida em obra no um mero decalque, onde a vida imita a arte, mas a superao da mimese platnica e a instaurao da essncia da arte. Qual a essncia da arte? Nietzsche, na sua obra mais conhecida, publicada logo aps a sua morte, define o que
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 68

http://www.ufrb.edu.br/griot

permanece essencial na arte: O essencial na arte permanece a plenificao da existncia, a produo de perfeio e plenitude; arte , essencialmente, afirmao, bno, divinizao da existncia... (NIETZSCHE, 2008c, 821, p. 411, grifos do autor). A verdadeira arte, portanto, no a arte da obra de arte, mas a arte de divinizar a vida, aplicando a ela os eptetos destinados aos deuses e suas aes; tal divinizao desdobra-se em festa: arte superior. Em um aforismo da obra de 1882, A gaia cincia, ele contrape a arte grega (expresso de momentos felizes) arte moderna (destinada aos miseravelmente exaustos e enfermos):
Que importa toda a arte de nossas obras de arte, se chegamos a perder a arte superior que a arte das festas? Antigamente as obras de arte eram expostas na grande avenida de festas da humanidade, para lembrana e comemorao de momentos felizes e elevados. Agora se pretende, com as obras de arte, atrair os miseramente exaustos e enfermos para fora da longa via dolorosa da humanidade, para um instantezinho de prazer; um pouco de embriaguez e de loucura lhe oferecido (NIETZSCHE, 2004f, 89, p. 117).

Em linha de continuidade com o que afirmei anteriormente, a primeira parte do fragmento citado se refere aos produtores, como expresso do mais elevado, enquanto que a segunda parte se refere ao destino da arte moderna, apresentada como lenitivo para os doentes e para os sedentos consumidores sem tempo. A autntica obra de arte no criada para representar um mundo esttico, numa esfera autnoma da vida individual, mas deve ser orientada para a vida, com o fito de transformar a prpria vida em uma obra de arte, em suma, em uma festa. A relao interdependente entre arte e artista, aparentemente contraditria, pareceu priorizar, algumas vezes, a arte sobre o artista e, outras vezes, o artista sobre a arte. O ponto de ancoragem e a condio de superao dessa aparente aporia desaparece se as afirmaes de Nietzsche forem ouvidas a partir de pressupostos especficos, quais sejam, o seu contexto histrico, atravessado pelo tema da vida, enquanto tema filosfico-artstico. A obra de arte deve manifestar claramente (ekfanestaton) a criatividade. Esta, por sua vez, enquanto fenmeno esttico torna irrelevante a pessoa emprica do autor, bem como o comentrio sobre o artista. Tal obra, para ser auscultada e decifrada, requer ouvidos e olhos de filsofo-artista. De ambos, criadores e fruidores da obra se arte, so requeridos o mesmo ponto de partida: a experincia pessoal e a forma existencial frente vida e a partir dela. Sem a experincia pessoal do solo fecundo da existncia, o artista no consegue cristalizar a expressividade da vida em obra. Sem este solo fenomenal da qual surge a obra de arte, o fruidor no consegue captar a criatividade expressa na obra. Essa a razo pela qual Nietzsche se ope pretenso prpria do naturalismo de sua poca de que o artista adote uma posio neutra frente temtica de sua obra. Nesse postulado reside uma fico esttica, cuja origem se acha na necessidade de fatos bem ao gosto dos realistas modernos. Esta pretenso de impessoalidade do artista, tal como reclamam os realistas, incluindo o seu objetivismo naturalista , para o psiclogo do desmascaramento, uma forma de encobrimento da autoexpresso do artista.
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 69

http://www.ufrb.edu.br/griot

Ambas, a obra de arte desligada do sujeito criador, o mundo esttico da arte absoluto e a obra de arte reprodutiva dos naturalistas, desconhecem a essncia da criatividade artstica. Criatividade e sujeito esttico formam, na perspectiva da esttica nietzschiana, uma unidade, na medida em que as categorias estticas do contedo formam uma unidade com as categorias estticas formais. A forma sem o contedo se degenera na lart pour lart, pois a autntica obra de arte est fundada essencialmente no carter do artista. No entanto, o contedo sem forma estril, incapaz de criar, uma desartizao da arte. Um exemplo desse modelo sem forma, desartizado a obra de Richard Wagner, onde o gosto pela forma sem contedo transmutou a forma em contedo:
Em Wagner se encontra no incio a alucinao: no de sons, mas de gestos. Ele busca ento a semitica de sons para os gestos. Querendo admir-lo, observemo-lo a trabalhar nisso: como separa, como obtm pequenas unidades, como as aninha, lhes d relevo e as torna visveis. Mas aqui se esgota a sua fora: o resto nada vale. Coisa pobre, leigo e canhestro o seu modo de desenvolver, sua tentativa de fazer entrelaar o que no se teceu naturalmente! (NIETZSCHE, 2009, 7, p. 23, grifos nosso).

A crtica a Richard Wagner uma crtica sua forma musical que, no comeo, tinha contedo e depois foi substituda por uma forma teatral, gestual, com o fito de entorpecer o ouvinte, ou melhor, satisfazer os j entorpecidos ouvidos da sua plateia. Eis, portanto, para Nietzsche o que faz pensar e temer: a transformao do artista em comediante J expliquei qual o lugar de Wagner no na histria da msica. No entanto, que significa ele nessa histria? Ascenso do ator na msica: um acontecimento capital, que d o que pensar, e talvez, tambm o que temer (NIETZSCHE, 2009, 11, p. 31, grifos do autor). Essa oposio obra de Wagner, ou melhor, a Wagner como artista , tambm, a oposio s trs concepes de arte que traem sua natureza essencialmente criativa e ofusca a essncia da arte: a concepo classicista da obra de arte autnoma, a concepo naturalista da obra de arte como reproduo da realidade e a concepo romntica, ou decadente, da obra de arte como expresso subjetiva em vez de forma. Para Nietzsche, essas trs concepes de arte so trs maneiras incongruentes de determinar a relao arte-artista, porque omitem o componente essencial dessa relao, a criatividade. Retomando algo j afirmado anteriormente, a autntica obra de arte possui a sua essncia no sujeito criador e na criatividade artstica, de modo que o fator subjetivo constitui, na obra de arte, uma condio necessria. O que faz pensar e temer na msica wagneriana o seu resultado: a substituio do sujeito criador pelo comediante virtuoso. Em outras palavras, a heroicizao do artista e a monumentalizao da arte, onde a vida no encontra espao para uma manifestao superior: expressar-se como festa. A esttica da criatividade, apresentada e desenvolvida por Nietzsche, no pode ser equiparada esttica subjetiva da expresso, tal como expressa no movimento romntico Sturm und Drang do sculo XVIII. Na esttica nietzschiana a
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 70

http://www.ufrb.edu.br/griot

expresso no se resume completa expresso de um sentimento, bem como a teoria da autolegislao do gnio, da livre produo espiritual do sujeito, da autorrepresentao do sujeito em arte. Ao contrrio do gnio, o criador nietzschiano, apesar de compartilhar certas caractersticas com esta concepo do gnio, aquele sujeito capaz de criar os novos valores, novos sentidos e novos destinos para a humanidade, pois [...] ele que cria a meta do homem e ele que d a terra seu sentido e seu futuro: apenas ele cria o fato de que algo seja bom e mal (NIETZSCHE, 1983, p. 274). O criador aquele que cria a arte para transvalorar os valores clssicos. Essa transvalorao esttica claramente descrita, em oposio consagrada trilogia das cincias belo, bom, verdadeiro , quando Nietzsche conclui: [...] ns temos a arte para no sucumbirmos junto verdade (NIETZSCHE, 2008c, 822, p. 441). O filsofo-artista, portanto, no se limita a transformar artisticamente sua interioridade, nem tampouco a reinventar o mundo pela segunda vez, atravs da sua ao. Ele introduz um novo sentido no mundo: reinterpreta as vivncias subjetivas atravs da instncia pr-subjetiva que subjaz e sustm a vida. A principal categoria nietzschiana para interpretar a arte no apenas a vivncia ou experincia interior, mas a vida, entendida como essencialmente criadora, ativa e ligada ao sujeito esttico. As vivncias, enquanto vivncias da totalidade da vida, atravs do sujeito esttico so a expresso da prpria vida criadora, transformada em pressuposto do autntico ato criador. O artista-filsofo no propriamente o sujeito expressivo das vivncias ocasionais de sua existncia, mas o sujeito apegado a terra, enraizado na prpria vida e capaz de expressar sua prpria interioridade na criao de novos valores e apresent-los artisticamente. Esse movimento criativo e expressivo, essa dynamis do sujeito criador, encontra sua expresso na obra criada. Por isso, pela forma como ela vem ao mundo, pela maneira como a obra ganha visibilidade, esta obra de arte j no aparece como um produto esttico e acabado em si mesmo. Ao contrrio, ela um fenmeno processual que mostra, por si mesmo, seu surgimento e seus efeitos, assim como o fruto a atualizao da semente e a criana o resultado de uma gravidez bem sucedida. A obra de arte, portanto, no , em absoluto, algo pronto e acabado, mas algo que mostra ao homem a sua essncia mais prpria: a contradio. No eplogo do texto O caso Wagner, datado de maio de 1888, Nietzsche sentencia: O homem moderno constitui, biologicamente, uma contradio de valores, ele est sentado entre duas cadeiras, ele diz Sim e No com o mesmo flego (NIETZSCHE, 2009, p. 45, grifos do autor). Esse carter contraditrio, essa mistura apolnea e dionisaca do artista-filsofo transcende as teorias estticas clssicas e instaura o novo, atravs da durao constante do seu acabamento (tornar-se) que permanente, como constata Adorno:
A categoria do novo suscitou um conflito. O conflito entre o novo e a durao no diferente da Querelle ds anciens et ds modernes do sc. XVII. As obras de arte apoiavam-se totalmente na durao. Esta encontrava-se ligada ao seu conceito, ao de objetivao. [...] O esforo por criar obras-primas duradoiras est votado runa. O que notifica uma tradio dificilmente pode apoiar-se noutra em que subsistiria. H tanto
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 71

http://www.ufrb.edu.br/griot

menos motivo para tal quanto, ao agir retrospectiva e incessantemente, muito do que outrora estava provido dos atributos da durao - e o conceito de classicismo a isso se reduzia - no mais se divisa: o duradoiro esvaneceu-se e arrastou no seu vrtice a categoria de durao. O conceito de arcaico define menos uma fase da histria da arte que o estado de decadncia das obras. As obras no tm nenhum poder sobre a durao; em ltima anlise, ela garantida quando o que se presume ligado a uma poca eliminado em favor do permanente (ADORNO, 1970, p. 40).

A durao, a concepo da obra como monumento duradouro, no prpria das pocas mais criativas, muito menos possui um valor absoluto que lhe confere eternidade. A durao est inscrita no impulso criativo e na capacidade de engendrar sempre novas obras, ou seja, est no criador e no na obra. Esse conceito de durao, aplicado retrospectivamente, o resgate nietzschiano de uma criao tpica do gnio helnico e anterior a Scrates, como resume Marc Jimenez:
O encanto de Dioniso tem assim a virtude de reconciliar o homem e uma natureza que cessa de ser hostil e distribui seus dons, leite e mel, em abundncia. Graas a ele, o homem no mais artista, diz Nietzsche, ele se torna obra de arte. [...] A alma helnica, trgica por excelncia, resulta desta aliana entre o esprito dionisaco e o esprito apolneo: equilbrio entre a medida e o descomedimento celebrado pelas primeiras tragdias antigas, antes da epopeia homrica e, portanto, anterior a Scrates (JIMENEZ, 2006, p. 252-253, grifos nosso).

Na Grcia clssica, as tragdias de squilo ou Sfocles, as comdias de Aristfanes ou os epincios de Pndaro eram compostos para serem interpretados e cantados uma nica vez. O aedo, inspirado pelas musas, no repetia a mesma obra tal como os seus criadores a conceberam, muito menos criava uma nova obra, pois o seu papel de intrprete: seu papel era repetir as verses gerando diferenas e variaes. Ao criador, por outro lado, aps a concluso da obra, comea a sofrer (pathos) as dores do parto da prxima criao, pois nele est contido o grmen da nova obra, o poder de criar novas possibilidades, novas percepes, novos valores. Concluso na condio de criador que Nietzsche funda sua esttica e como tal que ele critica a obra e o artista Wagner. Sua esttica desenvolvida como uma crtica obra de arte que apresenta a arte como uma realidade autnoma, a partir de um ponto de vista objetivo, que decreta a morte da criatividade. Em Nietzsche, flagrante a atitude de defesa, enquanto artista-filsofo, dos artistas e da criatividade, contra tudo aquilo que impede a expresso do homem esttico como criador. Substancialmente, o ponto de vista adotado por Nietzsche para julgar a arte de Wagner e a arte em geral o ponto de vista do filsofo-artista: a partir do criador e da criatividade julgar a obra no interior da arte. Ao ressaltar a fratura entre a perspectiva objetiva do receptor e a perspectiva subjetiva do criador, apresenta-se a viso nietzschiana da esttica: ajuizar a forma da
Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 72

http://www.ufrb.edu.br/griot

obra e seus efeitos, no desde o ponto de vista de consumidores, enquanto receptores passivos, mas do ponto de vista de quem tem a tarefa de criar. Dentro desse contexto, Nietzsche constri (cria) a figura do filsofo-artista substituto do pensador , aquele que deve desenvolver e aplicar o seu componente criativo na criao de novos valores contra os valores tradicionais da esttica: a objetividade e a imparcialidade. Enquanto expresso da realidade humana e mundana, o filsofo s pode julgar a obra de arte como criador e s pode apreci-la corretamente medida que amplia a sua capacidade artstica para captar a criatividade expressa na esttica da subjetividade. De acordo com isso, o discurso esttico a considerao sbria do estado sentimental/patholgico do homem em sua relao com o belo. A esttica a considerao do belo na medida em que ele se encontra em ligao com o estado sentimental do homem. O belo mesmo no nada alm do que aquilo que produz esse estado sentimental, atravs da apario da obra e do artista na arte. A relao do filsofo-artista com a arte e com suas prprias produes deve ser pautada pelo sentimento de apego e afeio vida. Esse apego e essa afeio devem permear tanto a relao com o ato criador quanto a relao com o ato de fruir a arte. Referncias bibliogrficas ADORNO, Theodor W. Teoria Esttica. Lisboa: Edies 70, 1970. HEIDEGGER, Martin. Nietzsche I. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2007. JIMENEZ, Marc. O que esttica? So Leopoldo: UNISINOS, 2006. NIETZSCHE, Friedrich. As habl Zaratustra. Madrid: Alianza, 1983. ______. Ecce homo: como algum se torna o que . 2 ed. So Paulo: Cia das letras, 2004a. ______. Aurora: reflexes sobre os preconceitos morais. So Paulo: Cia das letras, 2004b. _____. O nascimento da tragdia: ou helenismo e pessimismo. So Paulo: Cia das letras, 2004c. ______. Humano, demasiado humano: um livro para espritos livres. So Paulo: Cia das letras, 2004d. ______. A gaia cincia. So Paulo: Cia das letras, 2004f. _____. Alm do bem e do mal: preldio a uma filosofia do futuro. 2 ed. So Paulo: Cia das letras, 2004g. ______. Humano, demasiado humano: um livro para espritos livres II. So Paulo: Cia das letras, 2008. ______. Genealogia da moral: uma polmica. So Paulo: Cia das letras, 2003. ______. Crepsculo dos dolos: ou como se filosofa com o martelo. So Paulo: Cia das letras, 2008. ______. O caso Wagner: um problema para msicos / Nietzsche contra Wagner: dossi de um psiclogo. So Paulo: Cia das letras, 2009. ______. A vontade de poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte Jasson da Silva Martins

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011. 73

También podría gustarte