Está en la página 1de 5

DZIMOS E OFERTAS "Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei

i prova de mim, diz o Senhor dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu e no derramar sobre vs uma bno tal, que dela vos advenha maior abastana." Malaquias 3:10. 12.1 - Definio de Dzimo A palavra hebraica para "dzimo" (ma'aser) significa literalmente a dcima parte. Neste estudo vamos procurar saber mais sobre os dzimos e ofertas, Deus em relao aos dzimos e ofertas. As bnos no Velho Testamento e em relao ao Novo Testamento. Tambm vamos compreender a definio de dzimos e ofertas segundo a bblia sagrada. Deus no nos v como pessoas que simplesmente fazem de si mesmos seres robotizados, que s fazem aquilo que nos mandam fazer. Muito pelo contrrio, ele (Deus) nos v como seus administradores, administradores dos seus bens. Por isso vamos procurar falar neste estudo de trs conceitos importantes: dzimos, ofertas e administrao crist. 12.2 - Administrao Crist 12.2.1 - Somos administradores dos recursos de Deus Todos os crentes so administradores de tudo o que possuem. 'como cada um recebeu.. assim tambm administra aos outros, como bons administradores da multiforme graa de Deus." (I Pedro 4:10). "alm disso, requer-se nos administradores que cada um se ache fiel' (I Corntios 4:2). Um administrador algum que gerencia, administra e toma conta daquilo que pertence a outra pessoa. J que Deus aquele que nos d todas as bnos materiais, reconhecemos que ele o dono. "Porque todas as coisas procedem de ti, e da tua prpria mo demos de volta a ti" (I Crnicas 29:14). "Toda boa ddiva e todo dom perfeito procedem do alto, descendo do pai.." (Tiago 1:17). 12.3 - A Administrao do Nosso Dinheiro Os exemplos dos dzimos e ofertas no Antigo Testamento contm princpios importantes respeito de como administrar nosso dinheiro, que so vlidas para todo os crentes do Novo Testamento. 1 - devemos lembrar-nos que tudo quanto possumos 2 - Devemos decidir, pois, de todo corao, servir Deus e no ao dinheiro (Mateus 6:19-24). A bblia deixa claro que a cobia, a avareza uma forma de idolatria (Colossenses 3:5). 3 - Os nossos dzimos e ofertas devem ser para a promoo do reino de Deus, especialmente para a obra na Igreja local e a disseminao do evangelho pelo mundo (I Corntios 9:14) e

para ajudar os necessitados (Provrbios 19:17 - Glatas 2:10) e para acumular tesouros no cu (Mateus 6:20; Lucas 6:36) e para aprender a temer ao Senhor (Deuteronmio 14:L22, 23). Nossas contribuies ou ofertas devem ser voluntrias e generosas, pois assim ensinado tanto no Antigo Testamento (xodo 35:21-29; II Crnicas 24:10), quando o dos cristo macednio do Novo Testamento (II Corntios 8:1-5), servem-nos de exemplos e modelos. 12.4 - Deus nos Pede que Paguemos os Dzimos Daquilo que Ele nos deu, Ele nos pede o dzimo (10% - dez por cento): "E todos os dzimos do tema, que sejam da semente da terra, ou dos frutos da rvore, so do Senhor: so santos ao Senhor". (Levtico 27:30). "Certamente dars os dzimos de toda novidade da tua semente, que cada ano se recolher do campo (Deuteronmio 14:20). Jesus elogiou a inteno de dar os dzimos "... pois pagais os dzimos... isto devereis fazer..." (Lucas 11:42). 12.5 - O Propsito de Deus para os Dzimos no Antigo Testamento a) No Antigo Testamento, o propsito de Deus para os dzimos era de Sustentar os pobres e os necessitados (xodo 23:11; Deuteronmio 15:1b; Levtico 19:10); Sustentar os levitas (Deuteronmio 14:28-29; Deuteronmio 26:13); Para que houvesse mantimentos em sua casa (local onde se adora ao Senhor), o templo (Malaquias 3:10a).

Na Lei de Deus, os israelitas tinham a obrigao de entregar a dcima parte das crias dos animais domsticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratido pelas bno divinas (ver Lucas 27:30-32; Nmeros 18:21, 26; Deuteronmio 14:22, 29). O dzimo era usado primeiramente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes. Quando lemos a Sagrada Escritura, comprovamos que Deus dono de tudo (xodo 19:5; Salmos 24;1; Salmos 50:10). Os seres humanos foram criados por Ele, e a Ele devem o flego de vida (Gnesis 1:26, 27). Sendo assim, ningum possui nada que no haja recebido originalmente do Senhor (J 1;21; Joo 3:27). Houve ocasies na histria do Antigo Testamento em que o povo de Deus reteve egoisticamente o dinheiro, no repassando os dzimos e ofertas regulares ao Senhor. Durante a reconstruo do segundo templo, os judeus pareciam mais interessados na construo de suas propriedades, por causa dos lucros imediatos que lhes trariam, do que nos reparos na casa de Deus que se achava em runas. Por causa disto, alertou-lhes o profeta Ageu, muitos estavam sofrendo na parte financeira de sua vidas (Ageu 1:3, 6). Coisa semelhante acontecia nos tempos do profeta Malaquias e, mais uma vez, Deus castigou o seu povo por se recusar a trazerlhe dos dzimos sua casa (Malaquias 3:9, 12). 12.6 - O propsito de Deus para os Dzimos no Novo Testamento a) No Novo Testamento, o propsito de Deus para os dzimos : sustentar os pobres e necessitados na famlia de Deus (Atos 4:34-37; Romanos 15:26).

Sustentar os mestres e pregadores que estejam vivendo para o Evangelho (Glatas 6:6; I Corntios 9:14) (ver veja Filipenses 4:15-19 o sustento de Paulo).

O cristo pode contribuir generosamente, ou com avareza. Deus o recompensar de acordo com o que ele lhe d (Mateus 7:1, 2). Para o apstolo Paulo, a contribuio no um a perda, mas uma forma de economizar: ela trar benefcios substanciais para quem contribui (II Corntios 9:11). Paulo no fala, primeiramente, da quantidade ofertada, mas da qualidade dos desejos e dos motivos do nosso corao ao ofertarmos. A viva pobre deu uma oferta pequena, mas Deus considerou uma quantia grande por causa da proporo da ddiva e pela dedicao total que ela revelou ter (Lucas 21:1-4). 12.7 - A Promessa Especial de Deus Aos que do, Deus faz uma promessa especial: "Da, e ser-vos- dado, boa medida, recalcada, sacudida, e transbordando vos deitaro no vosso regao; porque com a medida com que derdes tambm vos daro de novo." (Lucas 6:38). Esta passagem nos ensina que controlamos o fluir (a quantidade) da bno de Deus e da proviso para as nossas necessidades. Se dermos em colherinhas para o Senhor, Ele tambm pegar esta mesma colherinha que usamos e usa-la- para dar o que pedirmos. Se tivermos f para darmos ao Senhor usando uma enorme p, ele tambm usar esta enorme p para nos dar de volta o que precisamos com uma bno muito mais abundante. 12.8 - Os Dzimos so um Privilgio Vrios sculos antes que a lei fosse dada no Monte Sinai, Abrao deu o dzimo (a dcima parte) a um representante de Deus (Gnesis 14:18-24; Hebreus 7:1-2). Jac prometeu dar um dcimo de tudo aquilo com que Deus o abenoasse (Gnesis 28:22). Jesus disse que no deveramos negligenciar os dzimos e as ofertas (Mateus 23:23). O Senhor tambm repreendeu os fariseus ao exercerem a justia, a f e a misericrdia com a mesma sinceridade e obedincia que davam os dzimos. (Lucas 11:42). Assim sendo, as nossas doaes e dzimos no deveriam ser entendidas como sendo uma lei do Antigo Testamento, nem uma obrigao religiosa. Ao invs, eles so um privilgio dos que escolherem exercitar a sua f com suas doaes. 12.9 - Os Dzimos e Ofertas Expressam F Os nossos dzimos e ofertas no compram as bnos de Deus, mas certamente liberam as suas bnos sobre nossas vidas. "... se eu no vos abrir as janelas do cu e no derramar sobre vs uma bno tal, que no haver espao suficiente para receb-la." (Malaquias 3:10b). Os que pagam os dzimos esto expressando a sua f em Deus na maneira prtica. Todos ns devemos pensar assim: "creio que os 90% que me sobraram aps o dzimos tem a bno de Deus. Com a bno de Deus os 90% podem comprar mais do que os 100% comprariam sem a bno de Deus." Precisamos de f para crermos nisso.

12.10 - Seja um ofertante e dizimista A bblia nos ensina que devemos dar voluntariamente e alegremente, com um esprito de generosidade. "fala aos filhos de Israel que me tragam oferta alada... voluntariamente com seu corao..." (xodo 25:2). "cada um d segundo o seu corao... pois Deus d com alegria." (II Corntios 2:67). Deus no mede a nossa doao pela quantia que damos. Deus observa a inteno com que damos, se isto proposto em nosso corao ou a sobra (Lucas 21:1-4). Em suma com tudo isto aprendemos que: Significa: dcima parte; Comeou: antes de qualquer ordenana e lei, a mais de 4.000 anos atrs. (Gnesis 14:20; Hebreus 7:2). Outro exemplo: Jac em Betel. (Gnesis 28:22). O que fez Deus: abenoou e tornou0o santo. Levtico 27:32; O que mais fez Deus: considerou-o necessrio e ordenou sua entrega. (Malaquias 3:10; II Crnicas 31:4-5; Neemias 13:12). Aonde se deve entrega: na casa do tesouro (Malaquias 3:10). Por qu? Para haver mantimento dentro de sua casa (condies de cobrir despesas necessrias). Para quem? Para pessoas responsveis e fiis que o guardaro seguro. (II Crnicas 31:1112); Dizimar : honrar a Deus com seus bens. (Provrbios 3:9). O Senhor fiel no que: nas bnos. (Malaquias 3:10; Provrbios 3:10). Os protege: Malaquias 3:11; Quem no o faz: o Senhor o v como quem rouba. (Malaquias 3:8). O que acontece mais: pode ficar sem proteo. (Malaquias 3:9). Qual maldio: devorador (Malaquias 3:10; o cortador, migrador, destruidor - Joel 1:4; o salrio que se ganha entro no bolso furado. (mercado, gua, lojas etc..). O que o cristo deve fazer: dar prova de seu amor a Deus e no ao dinheiro. Mateus 6:124; II Corntios 8:5. Fazer o que Cristo mandou: dar a Deus o que de Deus (Mateus 22:21; dzimos e ofertas seguido de justia, misericrdia e f. Mateus 23:23; Com que sentimento: (ofertas) - voluntrio (II Corntios 8:3) - com gratido e verdadeiro temos (Lucas 21:1-4). - com alegria e boa vontade (II Corntios 9:7). De tudo o que aprendemos temos exemplos xodo 35:21-29; II Crnicas 24:10 (Velho Testamento). II Corntios 8:1-5; Hebreus 7:8-9 (Novo Testamento)

Bons motivos para ser dizimista e ofertante: Deuteronmio 15:4-6; Mateus 19:21; I Timteo 6:18-19; II Corntios 9:6.

También podría gustarte