Está en la página 1de 6

Entendendo domnios de broadcast e domnios de coliso

Postado por Danilo Augusto | 16 - janeiro - 2012 | 0 Comentrio Submarino.com.br Noto que muitas pessoas ainda tm dvidas sobre as diferenas entre domnios de broadcast e de coliso. Pensando nisso, escrevi este post que vai trazer uma explicao respeito desses dois conceitos e uma questo comentada sobre o assunto. Em provas de certificao como a CCNA e ICND1, ambas da Cisco, so cobrados os conceitos de domnios de broadcast e coliso. Para entender o funcionamento de hubs, switches e roteadores tambm precisamos ter bem clara na cabea a ideia do que so esses dois domnios. Um domnio de broadcast pode ser definido como o raio de ao de um pacote broadcast. Ento se um host emite um broadcast o domnio de broadcast deste host ir at onde o broadcast emitido por ele for. Encontrei uma definio bem legal na Wikipdia sobre o que vem a ser um domnio de broadcast. primeira vista a definio da Wiki soa estranha, mas basta lembrarmos que um roteador no encaminha broadcasts e portanto separa domnios de broadcast. Definio de domnio de broadcast pela Wikipdia: Um domnio de broadcast um segmento lgico de uma rede de computadores em que um computador ou qualquer outro dispositivo conectado rede capaz de se comunicar com outro sem a necessidade de utilizar um dispositivo de roteamento. Switches e Hubs encaminham pacotes de broadcast (roteadores no) e por isso formam somente um domnio de broadcast. J um roteador no encaminha broadcasts e por isso cada porta dele forma um domnio de broadcast. Podemos entender um domnio de coliso como canais de comunicao. No caso de um Hub, temos um barramento lgico onde todo pacote propagado mesmo unicasts replicado para todas as portas. Neste caso temos somente um canal de comunicao que compartilhado por todas as portas. J um switch tem um canal de comunicao exclusivo em cada porta e por isso cada porta um domnio de coliso. Roteadores tambm possuem um domnio de coliso em cada porta. 1. No final das contas a regra geral sobre domnios de broadcast e de coliso : 2. Todo Hub possui apenas um domnio de coliso e um domnio de broadcast; 3. O nmero de domnios de coliso de um switch igual ao nmero de portas dele e todo switch sem VLANs s possui um domnio de broadcast; 4. Roteadores possuem um domnio de broadcast em cada porta; O exerccio abaixo foi tirado do blog Linkstate e reflete exatamente o tipo de questo que encontramos na prova CCNA e ICND1. A questo pede que o leitor defina quantos domnios de coliso e quantos de broadcast h em cada uma das duas topologias. Na primeira topologia temos 2 domnios de broadcast e dois domnios de coliso. Na segunda topologia temos 2 domnios de broadcast e oito domnios de coliso.

Exerccio #106: Domnios de Broadcast e Coliso.


Posted on August 22nd, 2011 Diego 11 comments Observe a figura abaixo e responda:

Quantos domnios de broadcast e de coliso h no cenrio? a) Broadcast: 1. Coliso: 7. b) Broadcast: 7. Coliso: 2. c) Broadcast: 2. Coliso: 7. d) Broadcast: 3. Coliso: 10. e) Broadcast: 10. Coliso: 3. f) Broadcast: 2. Coliso: 3. g) N/A

PS: Atendendo a sugesto do Junior, segue ilustrao da resposta da questo. Cada cor nas imagens representa um domnio. Na primeira temos dois domnios de broadcast. Como sabemos, roteadores segmentam domnios de broadcast. Neste caso, o trfego broadcast que switches e hubs propagam no iro passar de um lado para o outro do cenrio, mas sim, iro parar na interface do router.

Na segunda, h sete cores onde cada cor representa um domnio de coliso. Do lado esquerdo, cada porta ativa do switch representa um dominio de coliso. Switchs (camada 2, enlace) por padro segmentam este dominio, fornecendo uma via de transporte dedicado para cada porta ativa. A direita, temos um HUB, que atua na camada fsica, encaminhando bits sem se importar com seu contedo (camada 1, fsica). Tudo o que estiver conectado a um HUB, como na imagem, estar no mesmo domnio de coliso e ser propagado para todas as portas, ou seja, estaro compartilhando a mesma via de transporte dos dados. Quando um transmite, os outros esperam para que no aja coliso. J no caso dos switchs, este problema no ocorre, cada dispositivo envia e recebe dados sempre que precisar.
Bom sabido que o switch grava em sua memria uma tabela com uma associacao lgica/fsica (IP/MAC) para poder mandar os dados a penas para o destinatrio do pedido, gostaria de saber como ele recebe essas informaces, se via broadcast ou alguma outra forma. Obrigado
08-02-2007 por ffugita

Se ele no sabe a quem mandar o pacote ele distribui para todos, espera o dono responder, e a partir dai os demais pacotes so entregues a apenas o destinatrio correto. Se a tabela de endereos do switch lotar ele passa a funcionar como mero hub. Dessa forma, no podemos confiar a segurana dos dados de uma rede apenas usando um switch, pois mesmo assim existe como capturar os dados que trafegam pela rede se alguem efetuar algum ataque de MAC flooding.
08-02-2007 por dextter

Ento as vezes ele tem que fazer o broadcast. Se eu plugar um novo micro na rede, na volta do pacote ele ainda no vai reconhecer o micro, ele ter que jogar todas as portas? Porque para as portas que ele ja tem o cadastro ele sabe que no , correto? (mandei at um e-mail para d-link pedindo essa informaco, porque ja conversei com engenheiros, tcnicos, CCNAs e ninguem responde com certeza).
08-02-2007 por ffugita

Ele acaba jogando em todas as portas, pois nao sabe em qual delas o micro est. Em algum switches gerenciaveis vc pode configurar o comportamento ao lotar a tabela MAC, bloquear um nmero "x" de MACs por porta para evitar ataque de MAC flooding e coisas do tipo.
08-02-2007 por dextter

Perfeitamente ffugita! Agradeco sua ajuda, um pouco antes de postar esse topico eu havi enviado um e-mail para a d-link achando que ia demorar dias para eles responderem, mas ele ja me enviaram um retorno. Prezado Cliente, Quando a solicitao de um pacote efetuado para uma mquina, e os dados do mesmo no constarem na tabela, o swtich solta um broadcast, na segunda vez que for solicitado o pacote, como o swtich j possui a informao da mquina devido o broadcast anterior, ele encaminha o pacote direto para o IP da mquina. Colocamo-nos disposio para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Switches no trabalham com pacotes, e sim com "Quadros" (Como a gente escreve "pacote" sem sentir, capaz de eu deixar passar algum pacote, em vez de quadro) Um quadro Ethernet tem um endereo de origem e um endereo de destino. Digamos que voc acabou de ligar seu switch, e ele est igual ao Lula: no sabe nada, no viu nada. Da, uma mquina de sua rede, que tem o MAC A, e est ligada na porta X do switch, quer falar com outra mquina, que tem o MAC B, e que est ligada na porta Y do switch (no se importe ainda sobre como a primeira mquina sabe que o MAC da segunda B, ela apenas sabe disso --- se te ajudar, fui eu que contei pra ela). Pois bem, o switch tem uma tabela interna chamada CAM. Quando o switch v o quadro de A para B, ele no sabe em que porta est B, e por isso faz broadcast do quadro para todas as portas --menos a porta X, pois foi de onde o quadro veio. Mas alm disso, ele anota na tabela CAM que "o MAC A est na porta X". Eventualmente, B vai querer responder para A, concorda? Pois bem, quando ele fizer isso, o switch vai olhar na tabela CAM, e vai encontrar a informao de que A est na porta X. E pimba: envia o quadro pela porta X. E, mais que isso, ele anota tambm que B est na porta Y. Da em diante, qualquer quadro para B vai pra porta Y, e qq quadro para A vai pra porta X. Isso fica registrado pra sempre? No, depois de algum tempo, se no aparecerem mais quadros vindos de A, o switch apaga essa informao da tabela CAM. Da se A aparecer em outra porta, ele no se confunde. PS: Faltou dizer alguma coisa??? Ah, sim!!! A tabela CAM no guarda endereos IP, e sim endereos MAC.

Em telecomunicaes e teoria da informao , a radiodifuso refere-se a um mtodo de transferncia de uma mensagem para todos os destinatrios simultaneamente. Radiodifuso pode ser realizada como uma operao de elevado nvel de um programa, por exemplo radiodifuso Message Passing Interface , ou pode ser uma operao de rede de baixo nvel, por exemplo de radiodifuso em Ethernet.

Contedo
[hide]

1 Viso Geral 2 Ver tambm

3 Referncias 4 Ligaes externas

[ editar ] Viso Geral


Roteamento esquemas

anycast

difundir

multicast

unicast

geocast

v t e

Em redes de computadores , radiodifuso refere-se a transmisso de um pacote que ir ser recebido por cada dispositivo na rede. [1] Na prtica, o mbito da transmisso limitada a um domnio de transmisso . Transmitir uma mensagem em contraste com unicast endereamento em que um host envia datagramas para outro host nico identificado por um endereo IP exclusivo. Nem todas as tecnologias de rede suportam lano abordando, por exemplo, nem X.25 e nem Frame Relay ter transmitido a capacidade, nem h qualquer forma de Internet em toda a transmisso. Radiodifuso

restrita a rede de rea local (LAN) tecnologias, principalmente Ethernet e Token Ring , onde o impacto no desempenho de radiodifuso no to grande quanto seria em um rede de rea ampla . O sucessor do Internet Protocol Version 4 (IPv4), IPv6 tambm no implementa o mtodo de transmisso para evitar perturbar todos os ns em uma rede quando apenas um pode ser pouco interessado em um servio particular. Em vez disso, depende de multicast abordar uma metodologia de roteamento conceitualmente similar de um-para-muitos. No entanto, multicasting limita o nmero de receptores para aqueles que participar de um grupo receptor especfico de multicast. Ethernet e IPv4 usa um all-entes endereo de broadcast para indicar um pacote de broadcast. Token Ring utiliza um valor especial no IEEE 802.2 campo de controle. Broadcasting pode ser abusado para executar um ataque DoS- . O atacante envia solicitao de ping falso com a fonte de endereo IP do computador da vtima. O computador da vtima inundado pelas respostas de todos os computadores no domnio.

También podría gustarte