Está en la página 1de 11

ARTIGO

O USO DAS TECNOLOGIAS NA ALFABETIZAO ESCOLAR

ALMEIDA, Luciana Aparecida da Fonseca. luciana.aparecida.maria@gmail.com VIEIRA, Laura Aparecida. lauraapvieira@yahoo.com.br


2

QUINTAO, Renata Soares. renatasq@gmail.com (orientadora)

RESUMO:
O presente trabalho aborda o uso de tecnologias na prtica educativa. Refora a importncia do planejamento pedaggico adequado tecnologia e aos recursos utilizados, frente s prticas sociais da escrita e da leitura. Trata-se da criticidade dos alunos e interao em sala de aula, com a perspectiva do letramento. E a necessidade da formao continuada do professor. Conclui-se que as tecnologias no substituem os professores, mas subsidiam sua prtica educativa.

PALAVRAS-CHAVE:
Educao Alfabetizao Letramento Recursos Didticos Tecnologia

Alunas do 4 perodo do Curso Normal Superior da Universidade Presidente Antnio Carlos / UNIPAC Conselheiro Lafaiete MG.
2

Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Lngua Portuguesa (USP); Especialista em Coordenao e Superviso Pedaggica (PUC-MG); Especialista em Tecnologias e Educao a distncia (UCB); Coordenadora Pedaggica da Ps-graduao em Cons. Lafaiete (FACREDENTOR/ETTAL); Professora da Graduao dos cursos de Pedagogia e Normal Superior (UNIPAC) e Professora efetiva de Lngua Portuguesa da rede estadual.

ARTIGO

INTRODUO:

Ao longo dos anos, a educao vem buscando desenvolver no aluno competncia da leitura e escrita, o que indispensvel para vivermos num mundo onde o acesso s informaes cada vez mais rpido e nossa participao como cidado cada vez mais exigente. O artigo proposto tem como objetivo identificar o uso das tecnologias no desenvolvimento da alfabetizao. Devido s rpidas mudanas ocorridas na sociedade e o grande volume de informaes que esto refletindo no ensino, a escola deve se aprimorar, para que no seja mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante alfabetizador, capaz de desenvolver o pensamento crtico de seus alunos. Para o cumprimento do objetivo proposto, realizamos uma reviso bibliogrfica em livros, artigos e peridicos que determinou a escolha considerando-se a relao com o tema e as propostas de leitura que foram apresentadas. Neste artigo destacaremos fundamentos bsicos das teorias de KENSKI, SOARES e FERREIRO. Depois faremos algumas reflexes sobre o processo de letramento e as tecnologias de informao bem como a importncia da formao do professor, para que se torne um educador capaz de mediar o processo de ensino - aprendizagem. Em seguida apresentaremos alguns recursos didticos e tecnolgicos que devem ser utilizados pelo professor para o desenvolvimento da alfabetizao escolar. Logo aps sero analisadas algumas propostas educativas: MSN, Orkut e Chats como recurso metodolgico. E por fim nas consideraes finais enfatizaremos o que de fato mais relevante no processo do uso das tecnologias para a alfabetizao escolar.

1. REFERENCIAL TERICO

As prticas pedaggicas eram concebidas na concepo tradicional, onde a escrita era considerada como um cdigo de representao da fala, um reflexo da lngua oral sem reflexo. Eram utilizadas atividades mecnicas para se alfabetizar como a cartilha e as cpias para memorizao. Soares (2006, p. 23), diz que:
A natureza complexa e multifacetada do processo de alfabetizao e seus condicionantes sociais, culturais e polticos tm importantes repercusses no

ARTIGO

problema dos mtodos de alfabetizao, do material didtico para alfabetizao, particularmente a cartilha, da definio de pr- requisitos e da preparao para a alfabetizao, da formao do alfabetizador.

Com o surgimento crescente do mundo industrial e capitalista as exigncias foram maiores mudando o rumo da sociedade e consequentemente, a educao. Esta agora precisaria se adequar para suprir as demandas do mundo moderno. O mundo tecnolgico entra em cena e no diferente a educao amplia seu processo de alfabetizao surgindo o termo letramento que a utilizao das habilidades de ler e escrever no contexto social. H, portanto, uma dimenso social do alfabetismo. As relaes entre alfabetismo, sociedade e cultura, as habilidades e conhecimentos de leitura e escrita, no podem ser dissociadas de seus usos (SOARES, 2006, p. 33), da a ampliao do processo de alfabetizao. Nessa perspectiva as prticas educacionais precisariam fazer uma reflexo sobre o uso das tecnologias, das quais, nos fornecem maior agilidade sobre as informaes da atualidade. Segundo Ferreiro (2008) O desenvolvimento da alfabetizao ocorre, sem dvida, em ambiente social, mas as prticas sociais assim como as informaes sociais, no so recebidas passivamente pelas crianas. Ento tendo em vista a inovao da tecnologia, no poderemos mais nos distanciar delas, pois seu uso aproxima os saberes e organiza a sociedade de forma a sair da sua forma primitiva e passiva. As novas tecnologias surgiram para integrar e ampliar o conhecimento de forma mais acessvel, ai que as propostas educacionais principalmente na alfabetizao, precisam orientar sua prtica abordando novos caminhos que acabem com o isolamento e a verticalizao do ensino. Para alguns autores como Ferreiro, Kenski e Soares para as propostas educacionais o uso da tecnologia vem somar, pois possibilita emergir o aluno num universo interativo alm de benefcios em aspecto construtivista, proporciona interao de aluno-professor.

A escola precisa assumir o papel de formar cidados para a complexidade do mundo e para os desafios que ele prope. Preparar cidados conscientes para lidar criticamente com o excesso de informaes e mudana, a fim de lidar com as inovaes e as transformaes sucessivas dos conhecimentos em todas as reas. (KENSKI, 2007, p. 64).

ARTIGO

Para Ferreiro (2001, p. 105) A escola uma das instituies mais conservadoras que existem na sociedade. As mudanas so lentssimas. Da a necessidade de se repensar a educao e com o uso das tecnologias que de forma alguma vem para substituir o professor, mas para aproxim-lo do aluno e subsidiar na sua prtica pedaggica.

2. O processo de LETRAMENTO e as tecnologias de informao

As tecnologias de informao contribuem para a perspectiva do letramento em sala de aula, pois professores e alunos tm contatos durante todo o dia com as mais diversas mdias. As atividades metodolgicas propostas para crianas e jovens que utilizam a internet, devem ser calcadas na explorao e problematizao de filmes, documentrios, letras de msica, textos de fico, de informao, de propaganda, textos em versos, textos de linguagem iconogrfica charges, tirinhas. Na perspectiva de alfabetizar letrando, como uma exigncia do mundo moderno, importante colocar em prtica as vivncias do cotidiano das crianas na prtica de leitura e escrita, dando subsdios para usar vrios tipos de linguagem em qualquer situao. Cabe ressaltar tambm os projetos que podem ser concludos utilizando-se imagens de obras de artes disponveis nos sites de museus internacionais e de pintores renomados. Msicas antigas podem ser resgatadas pela internet e utilizadas como recurso musical e textual, sendo a internet, um espao rico de informaes educativas. A respeito disso temos as seguintes contribuies:
Mesmo textos ditos de cultura popular, como os raps e funks, retratam a situao vivida pelos membros de determinada sociedade. A utilizao desses textos oportuniza a anlise de elementos externos como a estrutura de versos e estrofes, a presena de rimas, de ritmo (musicalidade) e sons, bem como questionamentos socioeconmico-culturais desses sujeitos, alm das relaes de gnero estabelecidas na sociedade. (KENSKI apud MAIA e MENTZ, 2006, p. 114)

A ao educativa frente s prticas sociais da leitura e da escrita transformam os sujeitos modificando significativamente suas condies de vida cognitivas, lingustica, social e culturalmente. Reforando assim os princpios de Vigotsky e Piaget, a aprendizagem se processa em uma relao interativa entre o sujeito e a cultura em que vive. Sobre este prisma

ARTIGO

podemos dizer que a alfabetizao hoje promove a socializao. Com isso, a alfabetizao no consiste meramente num processo de codificao e decodificao, numa habilidade mecnica sem criticar, compreender e produzir conhecimento. A necessidade de esclarecer esse procedimento de ensino e de aprendizagem de leitura e escrita em comportamentos e prticas surge o termo letramento saber exercer as prticas sociais de leitura que circula na sociedade. Segundo Ferreiro (2001, p. 67) letramento algo que deveria estar dentro do processo de alfabetizao. Assim sendo podemos dizer que letramento uma ampliao do processo de alfabetizao. E s ter sentido quando inserido na prtica de contexto social. Apesar de ainda haver muita polmica a respeito dos mtodos convencionais sobre como ensina e como aprende, Ferreiro (2001) nos ensina a relao de como as crianas aprendem a ler e a escrever. O enfoque agora tentar compreender como aprendem os que conseguem aprender a ler e escrever sem dificuldade. Com esse novo conceito de escrita agora no ser mais possvel considerar a transcrio grfica de cdigos desconsiderando os saberes que a criana constri antes de aprender a ler.
[...] as crianas elaboram ideias prprias a respeito dos sinais escritos, ideias estas que no podem ser atribudas influncia do meio ambiente. Desde aproximadamente os quatro anos, as crianas possuem slidos critrios para admitir que uma marca grfica possa ou no ser lida, antes de serem capazes de ler os textos apresentados. (FERREIRO, 2001, p.45)

Quando a criana aprender a ler ela poder ao mesmo tempo aprender contedos como, as caractersticas discursivas da lngua, em diferentes gneros atravs dos quais se realiza socialmente. Por isso o livro didtico dever constituir-se de uma variedade de gneros textuais, para que o aluno tenha um nmero maior de informaes sua disposio. Na perspectiva de alfabetizar letrando, como uma exigncia do mundo moderno, importante colocar em prtica as vivncias do cotidiano das crianas na prtica de leitura e escrita, dando subsdios para usar os vrios tipos de linguagem em qualquer situao. Dessa forma observando a evoluo do conceito da alfabetizao at os dias atuais fica claro o conceito de analfabetismo funcional pessoas que embora dominem as habilidades, do ler e do escrever, no so capazes de utilizar a escrita na leitura e na

ARTIGO

produo de textos na vida cotidiana ou na escola para satisfazer as exigncias do aprendizado. Na trajetria da histria da alfabetizao importante salientar que eles so conhecimentos que dominam a atualidade sobre os aspectos da aprendizagem do sistema alfabtico. Se olharmos para os ltimos 20 anos, podemos dizer, com certeza que em nosso pas avanamos nas questes que envolvem a alfabetizao. ramos cerca de 18% de alfabetizados, j no incio do sculo XXI, esse ndice aumentou para 83% de alfabetizados. Frente perspectiva do mundo moderno, isso mostra que ampliamos nosso conceito de alfabetizao. Segundo Liliana Landsmann citada por Naspolini (1990) ser alfabetizado :
Desempenhar um conjunto de atividades associadas ao uso prtico. Por exemplo: saber ler uma bula, escrever uma lista de compras ou preencher um formulrio, atividades que tornam o indivduo mais adaptado sociedade. Outra concepo tem aquele que v na utilizao da escrita tambm uma aquisio do poder poltico, econmico e mental. Um terceiro modo de ver a questo entender que o essencial para ser alfabetizado ter adquirido as formas de expresso contidas nos livros e apreciar seu valor esttico.

As contribuies das teorias somadas ao processo de transformao social em busca de uma educao com perspectiva de uma sociedade mais justa e livre de preconceitos lingusticos na verdade um caminho longo a ser trilhado, pois ainda possvel ver fracassos na rea da alfabetizao com alguns avanos na verdade, pois o analfabetismo como se tem verificado diminuiu consideravelmente no nosso pas. Soares (2003, p. 95) explica que:
preciso no ter medo do mtodo diante do assustador fracasso na rea da alfabetizao, e considerando as condies atuais de formao do professoralfabetizador, em nosso pas, estamos, sim, em busca de um mtodo que tenhamos a coragem de afirm-lo.

Mas, mesmo com alguns avanos no devemos nos contentar, pois alfabetizao um assunto amplo que exige prtica, leitura de mundo, crtica da realidade, competncia, discusso, participao, assumindo e vencendo obstculos. Segundo Ferreiro (2001, p.105), A escola uma das instituies mais conservadoras que existem na sociedade. As mudanas no sistema escolar so lentssimas. Portanto a prtica docente frente perspectiva de aprendizagem deve direcionar seu trabalho, ampliando sua competncia, de observar, ouvir, discutir, participar e aprender juntos, a fim de que sua atuao pedaggica esteja voltada para a necessidade do grupo, pois a exigncia que se tem hoje de um professor no sculo XXI impe uma

ARTIGO

tarefa que ultrapassa o domnio conceitual e instrumental, relevante que se faa uma leitura do mundo. Alfabetizar fazer a diferena, vendo os acontecimentos em nosso redor e tendo atitudes. Pois como diz Freire (1996, p.77) Ningum pode estar no mundo, com o mundo e com os outros de forma neutra.

3. RECURSOS DIDTICOS E TECNOLGICOS

Muitos recursos didticos e tecnolgicos como: jogos, brincadeiras, msicas, portadores de textos, jornais, revistas, vdeos, filmes, multimdia, data show, slides, etc., podem ser utilizados. Todavia, por melhores que sejam estes recursos necessria a realizao de planejamento: o contedo a ser trabalhado, os objetivos de aprendizagem que se pretende alcanar e se est apropriado ao tipo de aluno. Alm disso, preciso a preparao prvia dos alunos para observarem no filme, por exemplo, os aspectos relacionados com os temas que esto em discusso e que faam uma anlise crtica. Para que depois, o intermediador possa canalizar todo o envolvimento dos educandos com as cenas vistas para a formulao de debates, conversas e atividades comunicativas, que orientam a reflexo do que foi visto. Outras atividades posteriores vo aprofundar estas observaes, levando-os ao processo de construo e sistematizao de suas prprias aprendizagens. Na trajetria da histria de alfabetizao importante salientar que so conhecimentos que dominam a atualidade sobre os aspectos da aprendizagem do sistema alfabtico. Verifica-se, portanto, que a simples apresentao de um filme ou outro recurso, sem nenhum tipo de trabalho pedaggico anterior ou posterior ao, desloca professores e alunos para uma forma receptiva e pouco ativa de educao, se tornando convencional. De acordo com Kenski (2007, p.46):
Mais importante que as tecnologias, que os procedimentos pedaggicos mais modernos, no meio de todos esses movimentos e equipamentos, o que vai fazer a diferena qualitativa a capacidade educacional aos objetivos que levaram voc, pessoa, usurio, leitor, aluno, ao encontro desse desafio de aprender.

Pois, dependendo da tecnologia o processo educacional com certeza sofrer alterao, e tendo em vista a educao sendo utilizada como uma importante ferramenta de

ARTIGO

poder, atravs do uso das tecnologias a possibilidade de romper com a forma verticalizada de ensino bem maior, onde tudo repassado hierarquicamente sem refletir, formando um crculo vicioso de contedos. Assim sendo:
A linguagem digital, a imagem, o som e o movimento oferecem informaes mais realistas ao que est sendo ensinado. Quando bem utilizada provocar alteraes no comportamento de professore e alunos levando ao melhor conhecimento e maior aprofundamento dos contedos estudados. (KENSKI, 2007, p. 45)

Nessa perspectiva, a dinmica em sala de aula deve ser concebida no pressuposto de que a interveno do professor junto ao aluno essencial e altera consideravelmente na utilizao do recurso tecnolgico e nos resultados. O distanciamento da pesquisa faz com que essa verticalizao dos contedos se prolifere, mas com o uso adequado das tecnologias com a interveno, o ensino seguir outro rumo, com qualidade, e sua prtica, a aprendizagem se dar de forma eficaz, pois o homem naturalmente, curioso, o que facilita o gosto pela pesquisa e sua prtica.

4. PROPOSTAS EDUCATIVAS: MSN, ORKUT E CHATS

Ao nos remetermos ao MSN, Orkut e Chats pensamos inicialmente em diverso. Porm o uso desses recursos em nossas prticas educativas leva-nos a conhecer nossos alunos e sua linguagem como recurso didtico-metodolgico. Para Soares (2006, p. 20):
O processo da alfabetizao no ocorre da mesma maneira em diferentes regies do pas, porque a distncia entre cada dialeto geogrfico e a lngua escrita no a mesma (sobre o que se refere correspondncia entre o sistema fonolgico e o sistema ortogrfico).

Devido possibilidade de interveno e mediao lingustica, bem como descobertas de novos espaos relacionados ao processo de socializao dos jovens. Infelizmente, em um pas como o nosso, com desigualdades sociais, culturais e econmicas significativas, sabe-se que as tecnologias de informao inexistem e so desconhecidas por vrios sujeitos de todos os estados que o compem.

ARTIGO

Outra questo a ser discutida o analfabetismo digital, tanto de professores quanto de alunos em nossas escolas. Se construirmos conhecimento frente s relaes sociais estabelecidas, tambm devemos aprender a usar o computador. Nas prximas dcadas ser preciso um avano na utilizao desse recurso devido ao avano tecnolgico e possvel uma excluso de quem no os utilizar sendo no campo pessoal ou profissional, cultural e social para interao do indivduo. O analfabetismo funcional ligado a uma m qualidade de educao levar o indivduo a uma interpretao errnea dos acontecimentos reais da nossa realidade. E isso se relaciona tambm com aquelas pessoas, que s sabem o bsico de um computador tal como ligar e desligar ou acessar a internet e entra num e-mail isso associa-se com as pessoas que sabem escrever, mas no faz o uso na sociedade em diversas situaes. Se o ensino no resistir ao uso das tecnologias a alfabetizao/letramento ter um ganho para as sries iniciais onde a coordenao motora da criana est em desenvolvimento e a curiosidade mais apurada, eles conseguem aprender o processo de utilizao desse recursos com mais rapidez que o prprio adulto, e a aprendizagem poder ser atravs da prtica utilizando os diversos textos que circulam na sociedade. O comeo do conhecimento a ao do sujeito sobre o objeto, o que refora Piaget, o conhecimento humano se constri na interao sujeito-meio e sujeito-objeto.

5.

CONSIDERACES FINAIS

Com esses novos recursos educacionais, possvel se ter uma interao maior entre professores e alunos, o que torna a aula mais prazerosa e ativa, transformando a escola em um ambiente agradvel, evitando-se, assim, a evaso escolar. importante ressaltar que a escola no se acaba por conta das tecnologias, mas, que estas so suportes a serem aproveitados pela escola, impulsionando a educao de acordo com as necessidades sociais de cada poca. Estes aspectos de alterao necessitam de reorganizao das polticas educacionais, da gesto e das formas de avaliao da educao e no apenas as mudanas dos mtodos pedaggicos e das disciplinas. Ou seja, as mais modernas tecnologias de informao e comunicao exigem uma reestruturao do sistema escolar como um todo.

ARTIGO

10

Um dos grandes desafios que os professores brasileiros enfrentam est na necessidade de saber lidar pedagogicamente com alunos e situaes extremas:
[...] dos alunos que j possuem conhecimentos avanados e acesso pleno s ltimas inovaes tecnolgicas aos que se encontram em plena excluso tecnolgica; das instituies de ensino equipadas com as mais modernas tecnologias digitais aos espaos educacionais precrios e com recursos mnimos para o exerccio da funo docente. O desafio maior, no entanto, ainda se encontra na sua prpria formao profissional para enfrentar esses e tantos outros problemas. (KENSKI, 2004, p.78)

Professores bem formados e criativos conseguem administrar a diversidade de formaes entre seus alunos, transformando o isolamento, a indiferena e a alienao com que costumeiramente os alunos frequentam as salas de aula, em interesse e colaborao, passam a ser parceiros de um mesmo processo de construo e aprofundamento do conhecimento. necessrio capacitar os alunos para a produo e manipulao das informaes e para o posicionamento crtico diante desta nova realidade. Diante dos fatos mencionados, verifica-se, portanto, que o avano tecnolgico ganhou um espao muito grande no mundo contemporneo. Contudo, a ao do professor de suma importncia na formao dos alunos e, consequentemente, da sociedade. preciso que os professores se conscientizem do seu papel de educador e busque nas tecnologias um suporte para seu trabalho e se qualifiquem para atender nova demanda da sociedade.

ARTIGO

11

REFERNCIAS:

FERREIRO, Emlia. Cultura escrita e educao. Porto Alegre: Artmed, 2001.

______________. Reflexes sobre alfabetizao. So Paulo: Cortez, 1988.

KENSKI, Vani Moreira. Das salas de aula aos ambientais virtuais de aprendizagem. Mtodos e Tecnologias. Educao Continuada em Geral, 2005.

________________. Educao e tecnologias: o novo rumo da informao. Campinas SP: Papirus, 2007.

MAIA, Christiane Martinatti; SCHEIBEL, Maria Fani. Didtica. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. p. 174-177.

NASPOLINI, Ana Tereza. Didtica de Portugus: tijolo por tijolo: leitura e produo escrita. So Paulo: FTD, 1996.

SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; GLAURA, Vasques de Miranda. COLEO VEREDAS. Formao superior de professores. Mdulo 5- v. 2-4. Belo Horizonte: SEEMG, 2004.

SOARES, Magda. Alfabetizao e letramento. So Paulo; Contexto, 2003.

TEDESCO, Juan Carlos.

Educao e tecnologias: Esperanas ou incertezas? So

Paulo: Cortez, UNESCO, 2004.

También podría gustarte