Está en la página 1de 27

Elaborao de Projeto de Pesquisa

Prof. Msc. Silvio Santiago

ORIENTAES INSTITUCIONAIS DE TRABALHOS DE CONCLUSO DE CURSOS DE PS GRADUAO LATO SENSU

MODALIDADE ARTIGO 1. INFORMAES GERAIS Para a realizao do Artigo de Concluso de Curso de Especializao (ACCE), devem ser observados os seguintes itens:

1.1 O prazo de entrega e aprovao do ACCE ser convencionado pela Coordenao de Pesquisa e Extenso em calendrios.

1.1.1 ACCEs que no apresentarem requisitos mnimos para um trabalho cientfico, conforme normas institucionais, no sero aprovados e/ou os alunos que no enviarem o ACCE no prazo estabelecido, devero solicitar prorrogao por mais trs (03) meses mediante pagamento de taxa equivalente a trs mensalidades; 1.1.2 O prazo para solicitao de prorrogao ser estabelecido pela instituio;

1.2 A nota mnima de aprovao do ACCE 7,0 (sete) na escala de zero a dez. Os alunos com nota inferior a 7,0 devero refazer o ACCE, desde que obedecidas as regras estabelecidas nos itens 1.1.1 e 1.1.2. 1.3 A nota do trabalho de concluso do curso ser representada pela mdia entre a nota obtida no texto, com peso 7,0 (sete) e a da mostra da monografia em pster juntamente com breve explicao com peso 3,0 (trs), representada pela seguinte equao: MAcce = NAT + NAP = 10

1.4 O aluno ser acompanhado por um orientador aps as orientaes dadas na disciplina Metodologia da Pesquisa Cientfica, devendo seguir suas orientaes e prazos para elaborao do texto a ser apresentado.

1.4.1 O professor orientador somente encaminhar para a realizao da apresentao em Pster o aluno que tiver uma avaliao mnima de cinco (5,O) na nota da apresentao textual.

1.5 Somente podero participar da orientao do ACCE os alunos que estiverem adimplentes com as mensalidades do curso, de acordo com as Legislaes em vigor. 1.6 Somente podero realizar a defesa da apresentao oral os alunos que estiverem em situao regular com as obrigaes acadmicas.

1.6.1 Considera-se em situao regular o aluno que tiver concludo e estiver aprovado em todas as unidades curriculares do seu ciclo e ter concludo sua graduao antes do inicio das orientaes.

1.7 O aluno que no concluir o ACCE no prazo, ou no atender s condies estabelecidas no poder receber o certificado de Especialista. Neste caso, o aluno poder requerer certificado de Extenso Universitria (curso de aperfeioamento) das disciplinas concludas com aprovao. 1.8 Os trabalhos nos quais se constatarem trechos que no sejam de autoria do aluno, sem a respectiva identificao da fonte, de acordo com as normas, sero reprovados, pois a falta de indicao de crdito da autoria pode caracterizar infrao Lei de direito autoral, Lei N. 9.610, de 19/02/1998. 1.9 A verso final dos ACCEs devem ser encaminhadas a secretaria acadmica em trs vias, em modo impresso, aps a concluso e parecer favorvel do orientador, no sendo aceitos de forma alguma por e-mail. 1.10 Os temas de pesquisa, objeto da elaborao do trabalho de concluso de curso devem estar de acordo com a rea do curso, com os contedos trabalhados nas disciplinas.

1.10.1 Quando o tema de pesquisa do ACCEs no estiver de acordo com a rea da Ps-Graduao cursada pelo aluno o orientador poder instru-lo a adequar a temtica.

ESTRUTURA E APRESENTAO DO PROJETO/ARTIGO

O projeto de pesquisa dever ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, com espaamento entrelinhas 1,5, contendo de 1 (uma) a 3 (trs) pginas. O Projeto de pesquisa parte integrante, para todos os efeitos, a elaborao do artigo e no ser considerado em separado.

O QUE PESQUISA?
procurar respostas para inquietaes, ou para um problema. Atividade bsica das cincias na sua indagao e descoberta da realidade. uma atitude e uma prtica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente (MINAYO, 1993). um processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico (GIL, 1999).

ETAPAS DA PESQUISA
O projeto de pesquisa deve, fundamentalmente, responder as seguintes perguntas (Rudio, 1986): O que pesquisar? Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar? Com que recursos? Pesquisado por quem?

Estrutura do Projeto de Pesquisa

Tema A primeira, e fundamental fase de qualquer pesquisa a definio do que ser estudado, a definio do objeto de investigao. A escolha do assunto no deve ocorrer ao acaso, pois se articula com o curso e as disciplinas, e com as experincias, adquiridas por meio de leituras ou na prpria prtica profissional.

Delimitao do tema O tema precisa ser delimitado com preciso, distinguindo-o de temas prximos. Representa a especificao de uma parte no todo, indicando-se as caractersticas ou circunstncias que definem o objeto, assim como a perspectiva pela qual ser abordado. Quanto mais demarcado for o objeto de estudo, mais fcil ser alcanar os objetivos propostos.

Cont.

PROBLEMA Explicitar o problema uma questo bsica da investigao, pois pressupe reflexo, amadurecimento do tema pela LEITURA ou pela EXPERINCIA, troca de ideias com pares. Com a problematizao, aparecem polemicas que envolvem o tema e/ou problema. O problema uma pergunta ou questo especfica que se pretende investigar. Supe uma delimitao maior do que o tema. Ao problematizar a questo, cabe perguntar que outros aspectos da realidade se relacionam com o problema.

Cont.

2 - JUSTIFICATIVA As questes de pesquisa devem ser relevantes, de interesse cientfico, social ou cultural, e devem ser viveis do ponto de vista do seu estudo. A pesquisa supem alocao de recursos, o que torna necessrio explicitar a natureza do assunto, sua relevncia ou importncia para a rea de conhecimento, impactos sociais de seus resultados e viabilidade da pesquisa.

Cont.

3 - OBJETIVOS O objetivo intrnseco de uma pesquisa responder analiticamente a questo ou ao problema central que foi enunciado e problematizado. Eles so importantes porque sintetizam a discusso anterior e do mais clareza e visibilidade ao que se pretende conhecer com a pesquisa.

Cont.

4 - REFERENCIAL TERICO

Este tpico o mais crucial na construo de um objeto de pesquisa. O referencial comea com as LEITURAS para a problematizao, mas ganha peso medida que vai permitindo passar de uma proposta de pesquisa, para um projeto com todas as etapas de elaborao.

Cont.

5 - METODOLOGIA

Deve ser entendida no seu sentido prprio de mtodo, de caminho para alcanar determinado objetivo, o que implica uma concepo da realidade ou do fragmento de realidade escolhido como objeto de estudo. Enfim, deve descrever de forma detalhada como se pretende atingir o objetivo proposto. A metodologia pode ser organizada na forma de tpico, como por exemplo:
Populao e amostra - Incluir a descrio das caractersticas da populao e da amostra. - O processo de seleo dos sujeitos. - O tamanho da amostra e como foi estabelecido.

Cont.

Instrumentao - Descrio dos instrumentos utilizados. Indicar as fontes a serem utilizadas para elaborao dos instrumentos. Coleta de dados - Como (grupo ou individual); - Quando (qual perodo); - Onde (local);

- Quem (pelo pesquisador, equipe ou correio) e


- A quem vai ser aplicado o instrumento. Tratamento dos dados

- Quando utilizar, sempre indicar o uso de tratamento estatstico.

Cont.

6 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Consiste na distribuio das diversas etapas da pesquisa por um espao de tempo.
7 - ORAMENTO Destina-se a previso de recursos humanos, materiais e financeiros para o desenvolvimento do projeto. 8 - BIBLIOGRAFIA Trata-se de expor, dentro das normas da ABNT, os livros e documentos consultados.

Elaborao de Artigo Cientfico

ARTIGO CIENTFICO

Conceito de Artigo Cientfico:


parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento.
(GONALVES, 2004).

Definio de Artigo de Peridico: ... trabalhos tcnico-cientficos, escritos por um ou mais autores, com a finalidade de divulgar a sntese analtica de estudos e resultados de pesquisas. Formam a parte principal em peridicos especializados e devem seguir as normas editorias do peridico a que se destinam. Os artigos podem ser de dois tipos: a) originais, quando apresentam abordagens ou assuntos inditos; b) de reviso, quando abordam, analisam ou resumem informaes j publicadas. Normas para apresentao de Documentos Cientficos, 2001.

FINALIDADES DO ARTIGO CIENTFICO


Comunicar os resultados de pesquisa, idias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna.
Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das instituies a qual servem.

Servir de medida nas decises referentes contratao, promoo e estabilidade no emprego.


Refletir a anlise de um dado assunto, num certo perodo de tempo. Servir de meio de comunicao e de intercmbio de idias entre cientistas da sua rea de atuao. Levar os teste de uma hiptese, provar uma teoria (tese, trabalho cientfico).

Registrar e transmitir algumas observaes originais.


Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.

REDAO DO ARTIGO E AS MOTIVAES DO AUTOR

aquele que sabe o qu e como, provavelmente, escreve um bom trabalho, mas aquele que sabe o porqu no s escreve um timo artigo, como tambm sabe corrigir o prprio trabalho e o dos outros autores.
Artigo Cientfico: do desafio conquista Victoria Secaf, 2004.

O ARTIGO Aps orientao e liberao do projeto de pesquisa, inicia-se a elaborao do artigo cientfico. Este se trata de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento. O artigo pode ser: original (relatos de experincia de pesquisa, estudo de caso, entre outros) ou de reviso (situao dos conhecimentos relativos a um objeto a partir da literatura j existente), sempre fundamentados teoricamente. O Artigo versar sobre um tema relacionado com as disciplinas do ncleo especfico da Especializao que o aluno estiver cursando. Deve conter no mnimo 12 (doze) e no mximo 15 (quinze) pginas digitadas, consideradas apenas os elementos textuais, excluindo-se os elementos pr e ps-textuais.

ESTRUTURA RECOMENDADA DE UM ARTIGO CIENTFICO

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS Ttulo e subttulo (se houver) Nome do(s) autor(es) Crdito(s) do(s) autor(es) Resumo (no idioma do pas) Palavras-chave ou descritores

Conceituao, concepo e organizao de um programa de ps-graduao para docentes da Educao Profissional Agrcola. Sandra Barros Sanchez
Prof. do Colgio Tcnico da UFRRJ, Vice-coordenadora do PPGEA, PhD. em Cincia do Solo

O presente trabalho tem por objetivo propor um programa inovador para a qualificao dos docentes da educao profissional agrcola. Em pesquisa anterior, ficou evidente a impossibilidade de liberao dos docentes para realizao de formao nos moldes tradicionais. Partindo desse desafio, procurou-se organizar o trabalho em trs momentos. O primeiro momento consistiu em resgatar, catalogar, organizar e interpretar textos relacionados com o ensino tcnico agrcola, a formao de docentes, propostas metodolgicas para a educao continuada, interdisciplinaridade e reforma da educao profissional. No segundo momento, realizou-se o levantamento e anlise da problemtica, para isso foram organizadas visitas, reunies, entrevistas, aplicao de questionrios e tambm contatos com outras instituies nacionais e internacionais. No ltimo momento, procurou-se elaborar uma proposta de programa com a finalidade de atendimento s expectativas dos docentes da educao profissional. O programa foi idealizado para atender as modalidades lato e stricto sensu, com atuao em cinco campos: educao profissional agrcola, produo animal, produo vegetal, agroindstria e meio ambiente, com a formao estruturada para ser realizada em 18 meses ou 72 semanas. A proposta faz uso de metodologias como a formao por alternncia, a

educao assistida e a pedagogia de projetos. Traz, ainda, como inovao, a criao de Centros de Formao, com a finalidade de aproximar a comunidade das Instituies de ensino agrcola, alm de evitar a disperso ou sada dos docentes para regies muito diferentes daquelas de origem. A organizao curricular est estruturada para trabalhar com ncleos temticos, porm procurando sempre vincular o pedaggico ao tecnolgico, considerando-se o sistema de formao agrcola. O desafio da proposta o desenvolvimento de competncia a partir de uma metodologia que se desvincule da concepo tradicional de aprender a fazer, fazendo. O conceito de aprendizagem no qual se apia a proposta aprender a aprender. Portanto, o propsito geral do programa o desenvolvimento de profissionais docentes da Educao Profissional Agrcola que contribuam com a formao de recursos humanos nas diversas Instituies e produo de projetos de insero e participao, apoiados na economia regional.

Palavras-chave: ensino agrcola, formao por alternncia, formao docente.

Cont.

ELEMENTOS TEXTUAIS So elementos que compe o texto do artigo. Introduo (tema, objetivo, relevncia) Desenvolvimento (metodologia, resultados e discusso) Argumentao ou fundamento lgico Concluso

Cont.

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS Referncias

Apndices (elaborados pelo autor)


Anexos (documentos) Traduo do Resumo Traduo dos descritores Data

CONCLUSO
A escrita de um bom artigo depende de muito trabalho e no somente de uma boa idia. Porm uma idia que no necessariamente brilhante pode dar um bom artigo, com bastante trabalho.

MUITO TRABALHO

También podría gustarte