Está en la página 1de 18

EIXO TEMTICO I: CONHECIMENTO E EXPRESSO EM ARTES VISUAIS Nos dias de hoje, a imagem visual tem uma insero cada

vez maior na vida das pessoas. Imagens nos so apresentadas e reapresentadas a todo momento, num misto de criao e recriao. Nesse contexto, importante desenvolver a competncia de saber ver e analisar imagens, para que se possa, ao produzir uma imagem, fazer com que ela tenha significao tanto para o autor quanto para quem vai v-la. Nesse sentido, preciso conhecer a produo artstica visual j existente, tanto a internacional quanto a nacional, regional e local, da comunidade, dando-lhe o devido valor. Os modos de produo e de conhecimento de imagens so bastante diversificados. Entre os meios eletrnicos e os tradicionais, h uma variedade bastante grande de possibilidades a serem exploradas e usadas. Construir conhecimentos que ajudem as escolhas dentre essas possibilidades extremamente importante para a insero do aluno no contexto contemporneo de produo e fruio visual. Isso s pode acontecer se for trabalhado, com o aluno, o pensamento crtico aliado ao pensamento artstico.

Tambm essencial o conhecimento das possibilidades de uso dos diversos instrumentos de produo artstica, ficando bem claro que esse conhecimento no deve ser fim em si mesmo, mas um meio para que se consiga ver, significar e produzir arte. As artes visuais, alm das formas tradicionais pintura, escultura, desenho, gravura, objetos, cermica, cestaria, entalhe etc. , incluem outras modalidades que resultam dos avanos tecnolgicos e transformaes estticas do sculo XX: fotografia, artes grficas, cinema, televiso, vdeo, computao, performance, holografia, design, arte em computador. Neste incio de sculo XXI, o que se apresenta a possibilidade de aprofundamento no saber de cada uma dessas modalidades artsticas e de redimensionamento das relaes possveis com elas. Cada uma dessas modalidades artsticas tem a sua particularidade e utilizada em vrias possibilidades de combinaes, por intermdio das quais os alunos podem expressar-se e comunicar-se entre si e com outras pessoas de diferentes maneiras. No mundo contemporneo as expresses visuais ampliam-se, fazendo novas combinaes e criando novas modalidades. A multimdia, a performance, o

videoclipe e o museu virtual so alguns exemplos em que a imagem integra-se ao texto, som e espao. O ensino de artes visuais requer entendimento sobre os contedos, materiais e tcnicas com os quais se esteja trabalhando, assim como a compreenso destes em diversos momentos da histria da arte, inclusive na arte contempornea. Para tanto, a escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experincias de aprender e criar, articulando percepo, imaginao, sensibilidade, conhecimento e produo artstica pessoal e coletiva. O desenvolvimento do aluno nas expresses visuais requer, ento, aprendizagem de tcnicas, procedimentos, informaes sobre histria da arte, artistas e sobre as relaes culturais e sociais envolvidas na experincia de fazer e apreciar arte. Sobre tais aprendizagens o jovem construir suas prprias representaes ou idias, que transformar ao longo do desenvolvimento, medida que avana no processo educacional. Em artes visuais, a escola no pode separar as experincias do cotidiano do aprender individual e coletivo. Entende-se o estudante na escola como um produtor de cultura. A escola deve incorporar o universo jovem, trabalhando seus valores estticos, escolhas artsticas e

padres visuais. No entanto, se, por um lado, no se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula, por outro, no se pode permitir uma escola que no proporcione ao aluno o acesso s formas mais complexas de arte. A escola tambm deve ter propostas de orientao para jovens que ampliem seu repertrio esttico e os ajudem a posicionar-se criticamente sobre questes da vida artstica e social do cidado. OBJETIVOS expressar, representar idias, emoes, sensaes por meio da articulao de poticas pessoais, desenvolvendo trabalhos individuais e coletivos; construir, expressar e comunicar-se em artes visuais articulando a percepo, a imaginao, a memria, a sensibilidade e a reflexo, observando o prprio percurso de criao e suas conexes com o de outros; reconhecer, diferenciar e saber utilizar com propriedade diversas tcnicas de arte, com procedimentos de pesquisa, experimentao e discurso prprios; desenvolver nos jovens a capacidade de leitura audiovisual atravs de projees de produtos audiovisuais, visando estabelecer sua capacidade de anlise para a

rea e a compreenso dos elementos especficos do discurso audiovisual; desenvolver uma relao de autoconfiana com a produo artstica pessoal, relacionando a prpria produo com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade esttica, artstica e de gnero; desenvolver possibilidades tcnicas de fabricao artesanal de equipamentos fotogrficos e de projees de imagens estticas e/ou em movimento para compreenso das tcnicas utilizadas nos mesmos; incentivar a criao de grupos de estudo e de utilizao de novas tecnologias na rea audiovisual; conhecer, relacionar, apreciar objetos, imagens, concepes artsticas e estticas na sua dimenso material e de significao , criados por produtores de distintos grupos tnicos em diferentes tempos e espaos fsicos e virtuais, observando a conexo entre essas produes e a experincia artstica pessoal e cultural do aluno; freqentar e saber utilizar as fontes de documentao de arte, valorizando os modos de preservao, conservao e restaurao dos acervos das imagens e objetos presentes em variados meios culturais, fsicos e virtuais, museus, praas, galerias, atelis de artistas, centros de cultura, oficinas populares, feiras, mercados etc.

ESTRATGIAS exemplos ver orientaes pedaggicas

EIXO TEMTICO I : CONHECIMENTO E EXPRESSO EM ARTES VISUAIS Os tpicos obrigatrios so numerados em algarismos arbicos. Os tpicos complementares so numerados em algarismos romanos e o texto est em itlico. TEMA: Percepo Visual e Sensibilidade Esttica. SUB-TEMA: Apreciao e Anlise de Imagens e Objetos Artsticos.

Tpicos

Habilidades bsicas

1-Anlise e crtica de obras de - Identificar os artes visuais elementos de composio de obras de artes visuais. - Usar vocabulrio apropriado para a anlise de obras de artes visuais. - Estabelecer relaes entre anlise formal, contextualizao, pensamento artstico e

identidade pessoal. - Usar vocabulrio apropriado para discorrer sobre essas relaes. - Saber posicionarse individualmente em relao s produes de artes visuais, sendo capaz de formular crticas fundamentadas. - Estabelecer relaes entre anlise formal, contextualizao, pensamento artstico e identidade cultural. - Identificar as caractersticas das obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais.

I-Anlise e crtica de obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais

TEMA: Movimentos artsticos em Artes Visuais em diferentes pocas e diferentes culturas. SUB-TEMA: Relaes entre as artes visuais e seu contexto na histria da humanidade.

Tpicos

H a b i l i d a d

e s b s i c a s 2-Estudo da histria das artes visuais S a b e r i d e n t i f i c a r e c o n t e x t u a l i z a

r o b r a s d e a r t e s v i s u a i s . E n t e n d e r q u e a s r e

l a e s e n t r e a s o b r a s d e a r t e d a s d i f e r e n t e s

p o c a s h i s t r i c a s n o s e d s o m e n t e p o r l i n e a r i

d a d e , m a s p e l a h e r a n a c u l t u r a l e p e l o c o n t e x t

o a t u a l .

3-Introduo composio

R e c o n h e c e r o s e l e m e n t o s d e c o m p o s i

o d a s o b r a s d e a r t e s v i s u a i s . 4. II-Glossrio S e r c a p a z d e i d

e n t i f i c a r e c o n c e i t u a r o s t e r m o s e s p e c f i c o s d

a s a r t e s v i s u a i s . 5-Introduo s artes audiovisuais C o n h e c e r a s c a r a c t e r s t i c a s

f u n d a m e n t a i s d a s a r t e s a u d i o v i s u a i s .

TEMA: Expresso em artes visuais SUB-TEMA: Elaborao de obras em artes visuais

Tpicos 6-Elaborao de obras bidimensionais e tridimensionais

Habilidades bsicas -Saber expressar-se atravs de obras artsticas bidimensionais. - Saber expressar-se atravs de obras artsticas tridimensionais.

También podría gustarte